O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Tutorial] Emuladores para PCs [+RetroArch]

T.Chico

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.644
Reações
18.325
Pontos
1.084
Que eu saiba, todos precisam da bios do Neo Geo (neogeo.zip) e talvez do Qsound (qsound.zip), que geralmente vem junto na pasta com as roms. Mas não precisa configurar nem indicar o lugar, basta estar junto com as roms. É bem provável de já ter essas bios na pasta.
Testei hoje o MAME e esse Final Burn nem um deles rodou o KOF95 já perdi a paciência e o tesão da nostalgia:ktriggero pior que o winkawaks funciona mais não com meu joy madcatz larguei mão.
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.031
Reações
7.644
Pontos
453
Testei hoje o MAME e esse Final Burn nem um deles rodou o KOF95 já perdi a paciência e o tesão da nostalgia:ktriggero pior que o winkawaks funciona mais não com meu joy madcatz larguei mão.
Pode ser o formato da rom. Quanto mais nova a versão, mais diferente algumas roms vão ficando. A mesma rom no MAME em 2003 já pode não funcinar no MAME recente. Por isso o Winkawaks funcionou pois é bem antigo. O ideal seria um update dessas roms ou baixar de outro lugar.
É importante também ter o neogeo.zip na mesma pasta da rom. Também pode ser isso.
No site gametechwiki, na seção ROM & ISO Sites, pode ter referências que pode te ajudar.
 

LuffyKurosaki

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.255
Reações
25.417
Pontos
1.004
eu não sei o que estou fazendo de errado, eu já catei a rom de 3 lugares diferentes, e continuo sem conseguir jogar, eu ja botei a bios do neogeo na pasta da rom, na pasta system do retroarch, ja tentei com emulador isolado como Final Burn Neo, que nesse caso com ele escaneio o diretorio e não aparece nada.
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.031
Reações
7.644
Pontos
453
eu não sei o que estou fazendo de errado, eu já catei a rom de 3 lugares diferentes, e continuo sem conseguir jogar, eu ja botei a bios do neogeo na pasta da rom, na pasta system do retroarch, ja tentei com emulador isolado como Final Burn Neo, que nesse caso com ele escaneio o diretorio e não aparece nada.
Jogos de Arcade acabam sendo complicados por conta das centenas de revisões dos emuladores e roms. Uma rom que funcinava até pouco tempo pode não funcionar na nova versão do emulador.

Vale lembrar que algumas roms precisam de outras para funcionar. Tipo se você só baixar o SFA2U, não vai rodar pois vai precisar do SFA2.

Você pode tentar rodar no core do MAME 2003 e ver se consegue, ou então baixar a rom de outro lugar, de preferência da versão mais recente do MAME que puder, acho que 0.213 (procure por "mame roms" no buscador archive.org).
 

LuffyKurosaki

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.255
Reações
25.417
Pontos
1.004
Jogos de Arcade acabam sendo complicados por conta das centenas de revisões dos emuladores e roms. Uma rom que funcinava até pouco tempo pode não funcionar na nova versão do emulador.

Vale lembrar que algumas roms precisam de outras para funcionar. Tipo se você só baixar o SFA2U, não vai rodar pois vai precisar do SFA2.

Você pode tentar rodar no core do MAME 2003 e ver se consegue, ou então baixar a rom de outro lugar, de preferência da versão mais recente do MAME que puder, acho que 0.213 (procure por "mame roms" no buscador archive.org).
Acabei descobrindo qual era o problema, era a bios, que eu tinha, so tinha 56kb, e peguei uma com quase 2 megas, e ai rodou direitinho.
 


spawn-logan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
439
Reações
335
Pontos
999
Quero gravar algumas gameplays no RetroArch mas não estou conseguindo.

Quem souber, por favor mostre um passo a passo ou indique onde tenha um, não encontrei nada que detalhe a sequência da configuração.

Valeu!
 

Tina Ferrarista

Bam-bam-bam
Mensagens
4.661
Reações
9.503
Pontos
453
Bem, tentando passar para o Mesen do Retroarch, mas ele não quer aceitar meus HdPacks. A pasta certa não é "...\Retroarch\system\hdpacks"? Então, o que estou fazendo de errado? Já tentei tanta coisa que até tentei com a opção no core de HDPack desativada, para ver se não era algum bug ou algo do tipo.
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.031
Reações
7.644
Pontos
453
Quero gravar algumas gameplays no RetroArch mas não estou conseguindo.

Quem souber, por favor mostre um passo a passo ou indique onde tenha um, não encontrei nada que detalhe a sequência da configuração.

Valeu!
Nunca tentei gravar pelo RA, aqui sempre uso o gravador nativo do windows 10 (Win+Alt+R).
Mas que tipo de gravação quer fazer? Um vídeo ou de comandos de gameplay do jogo? Tem diferença.

Bem, tentando passar para o Mesen do Retroarch, mas ele não quer aceitar meus HdPacks. A pasta certa não é "...\Retroarch\system\hdpacks"? Então, o que estou fazendo de errado? Já tentei tanta coisa que até tentei com a opção no core de HDPack desativada, para ver se não era algum bug ou algo do tipo.
Aqui funciona bem. Tenta seguir isso: https://docs.libretro.com/library/mesen/

A pasta tem que ser HdPacks, dentro da pasta system. Não sei se diferenciam letras maiúsculas e minúsculas, mas na dúvida eu coloquei como pediram. Dentro dessa pasta tem que ter outra pasta com o nome da ROM. Ou seja, se sua rom for Mega Man (USA).nes, a pasta tem que ter o nome Mega Man (USA). Dentro dessa pasta é que vão os arquivos.

hdpack.png
 

pylm

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.194
Reações
4.226
Pontos
703
Qual a versão do BSNES que tem o HD Mode 7? O BSNES HD não aparece na lista.
 

Tina Ferrarista

Bam-bam-bam
Mensagens
4.661
Reações
9.503
Pontos
453
Nunca tentei gravar pelo RA, aqui sempre uso o gravador nativo do windows 10 (Win+Alt+R).
Mas que tipo de gravação quer fazer? Um vídeo ou de comandos de gameplay do jogo? Tem diferença.


Aqui funciona bem. Tenta seguir isso: https://docs.libretro.com/library/mesen/

A pasta tem que ser HdPacks, dentro da pasta system. Não sei se diferenciam letras maiúsculas e minúsculas, mas na dúvida eu coloquei como pediram. Dentro dessa pasta tem que ter outra pasta com o nome da ROM. Ou seja, se sua rom for Mega Man (USA).nes, a pasta tem que ter o nome Mega Man (USA). Dentro dessa pasta é que vão os arquivos.

hdpack.png
E é justamente isso que me dá raiva. Tecnicamente, tá tudo certo. HDpacks no lugar certo e talz, mas no Retroarch, não reconhece nem a pau. Até parece que o emulador não quer ver esses arquivos.
E não é problema com o emulador, pois na versão Standalone está funcionando perfeitamente.
90491
 

pylm

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.194
Reações
4.226
Pontos
703
Mudaram o nome, agora é só bsnes.

Ele só aparece ali mas daí não é dado como opção pra iniciar os jogos e nem acontece nada se for em "carregar núcleo".
 

Anexos

  • 2019-10-08-151937_1366x768_scrot.png
    2019-10-08-151937_1366x768_scrot.png
    425 KB · Visualizações: 5

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.031
Reações
7.644
Pontos
453
Ele só aparece ali mas daí não é dado como opção pra iniciar os jogos e nem acontece nada se for em "carregar núcleo".
Deleta os outros cores de bsnes que você tiver. Você pode fazer dentro do retroarch, dando load core e depois em information ou mais facilmente indo na pasta do retroarch/cores e deletando. Ah, e faz o update do "core info files".
 

spawn-logan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
439
Reações
335
Pontos
999
Nunca tentei gravar pelo RA, aqui sempre uso o gravador nativo do windows 10 (Win+Alt+R).
Mas que tipo de gravação quer fazer? Um vídeo ou de comandos de gameplay do jogo? Tem diferença.
Quero fazer uma gravação simples, capturar a tela enquanto jogo.
 

pylm

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.194
Reações
4.226
Pontos
703
Deleta os outros cores de bsnes que você tiver. Você pode fazer dentro do retroarch, dando load core e depois em information ou mais facilmente indo na pasta do retroarch/cores e deletando. Ah, e faz o update do "core info files".
Consegui iniciar alguns jogos indo direto em carregar conteúdo, depois o bsnes não apareceu mais lol
Vou refazer essa instalação quando der, deve ter algo muito errado.

Enviado de meu MI 5s usando o Tapatalk
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.475
Reações
42.329
Pontos
1.074
Bem, tentando passar para o Mesen do Retroarch, mas ele não quer aceitar meus HdPacks. A pasta certa não é "...\Retroarch\system\hdpacks"? Então, o que estou fazendo de errado? Já tentei tanta coisa que até tentei com a opção no core de HDPack desativada, para ver se não era algum bug ou algo do tipo.

Não que eu lembre, vou ver aqui e te falo

EDIT: o diretório que eu uso no caso do Metroid é esse:

D:\Retroarch Stable\RetroArch nightly\system\HdPacks\Metroid (U)

Verifica se a pasta está escrita exatamente como no meu, com H e P maiusculos e o S no final.

Enviado de meu LG-H815 usando o Tapatalk
 

Phoenix89

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
836
Reações
983
Pontos
784
Quase qualquer console 3D tem emuladores com suporte a renderização numa resolução maior que a original, inclusive da pra jogar ps1 em 4K também.

Enviado de meu MI 5s usando o Tapatalk

É verdade, tanto no PCSX2 quanto no Dolphin, Cemu, RPCS3...

Muito bom! Ainda não tinha dado a devida atenção para ver como estava a emulação no PC, máximo que joguei foi SNES lá no PS3.

Agora no fim de semana vou me concentrar em tutoriais para apreender e já testar alguns jogos.

EDIT: Serrilhado realmente diminuiu bastante, nesses jogos ao menos a diferença ficou bem gritante.
 

Montagnani

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.049
Reações
446
Pontos
1.059
Excelente topico......meu Retroarch estava parada fazia mais de ano, e esse topico me deu vontade de usa-lo novamente, so que ai começaram os problemas:

-Primeiro que não abria de jeito nenhum usando o driver "gl"......so abria com vulkan ou d3d12, ou seja, não funcionava o emulador de Dreamcast. Resolvi o problema desinstalando o driver da minha placa de video (GTX 1050) usando o DDU e deixei o Windows instalar o driver e assim eu consegui entrar no RA usando gl novamente

-Agora outra coisa que não consegui resolver, toda vez que eu abro algum jogo direto pelo LaunchBox, ele abre essa tela abaixo e eu tenho que fecha-la manualmente, apertar o "F" pra ir pra fullscreen para depois disso conseguir jogar. Ja habilitei o modo FullScreen, na hora que eu clico ele muda, mas assim que eu saio e abro de novo volta tudo. Ah, e esta marcado para salvar assim que sair. Se alguem tiver uma luz de como tirar isso, agradeço.

90790
 

Montagnani

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.049
Reações
446
Pontos
1.059
Testei hoje o MAME e esse Final Burn nem um deles rodou o KOF95 já perdi a paciência e o tesão da nostalgia:ktriggero pior que o winkawaks funciona mais não com meu joy madcatz larguei mão.
Acabei de testar e consegui rodar o KOF95 perfeitamente usando o Retroarch e o Core "Arcade (FB Alpha 2012 Neo Geo) - fbalpha2012_neogeo_libretro.dll". Não sei se funciona o seu controle, pois testei somente com um HORI Fightpad 4
 

pylm

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.194
Reações
4.226
Pontos
703
O mame tem uma opção pra aumentar a resolução interna, deixa subir até 3820x2160 mas não vi nenhuma diferença.
Testei no street fighter vs capcom, por acaso só funciona com jogos 3D?
 

ChaosRaptor

Bam-bam-bam
Mensagens
3.997
Reações
13.376
Pontos
453
Vou mandar a real sobre filtros
90836
90837
N7Mu1u7.png


e espero que Alguem poste um tutorial de como configurar a praga do dosbox no retroarch, incluindo manches.
Estou lutando para configurar o meu t16000m nele para poder utilizar o filtro LottesCRT nos jogos de 90 a 97
 

pylm

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.194
Reações
4.226
Pontos
703
Tem filtro no retroarch pra tudo nessa porra, tava fuçando hoje e vi que tem até godrays na pasta reshade.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.868
Reações
50.974
Pontos
1.003
Tem filtro no retroarch pra tudo nessa porra, tava fuçando hoje e vi que tem até godrays na pasta reshade.
Eu uso o Preset XM29 que tem na pasta presets, só diminuo o bloom dele
Fica excelente
De novo, ignorem as cores sem noção e cliquem pra ver a imagem inteira (deem zoom tbm)

90840
 

celsojunflu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
98
Reações
8
Pontos
669
Feliz Natal!!! Amigos(as), estou tentando jogar F1 Gran Prix de N64 no Retroarch com o núcleo sugerido mas algumas partes da pista ficam pretas...tanto nesse jogo quanto no F1 Gran Prix II.....alguém pode ajudar? Estou quase comprando um N64 e um everdrive para jogar...kkk Vlw!
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.031
Reações
7.644
Pontos
453
Feliz Natal!!! Amigos(as), estou tentando jogar F1 Gran Prix de N64 no Retroarch com o núcleo sugerido mas algumas partes da pista ficam pretas...tanto nesse jogo quanto no F1 Gran Prix II.....alguém pode ajudar? Estou quase comprando um N64 e um everdrive para jogar...kkk Vlw!
Já tentou o core mupen64plus-next? Ou o ParaLLEl? Qual dos dois fica com a pista bugada? Testei aqui e roda normal.

Se nada deu certo, você pode tentar o Project64, no post da primeira página tem os links e tudo mais.
 

Pmenossi

Larva
Mensagens
7
Reações
1
Pontos
3
Boa noite pessoal blz?
eu jogo com um controle arcade pra maioria dos emuladores, porem comprei um controle USB do N64, alguem sabe como posso fazer pra configurar um controle diferente pra rodar só quando eu abrir as roms do 64? se é q é possivel isso hahaha

vlww
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.031
Reações
7.644
Pontos
453
Boa noite pessoal blz?
eu jogo com um controle arcade pra maioria dos emuladores, porem comprei um controle USB do N64, alguem sabe como posso fazer pra configurar um controle diferente pra rodar só quando eu abrir as roms do 64? se é q é possivel isso hahaha

vlww
Você quer manter os dois controles plugados o tempo todo? Se sim, é só ir no emulador do N64 (tipo Project64, Mupen, etc.) e configurar para o seu controle.

Caso esteja no RetroArch, você pode tentar configurar o controle e salvar a configuração pelo core, e se não der certo, dá pra criar uma configuração separada no RA (configuração > salvar uma nova configuração) e usar só essa configuração ao jogar jogos do N64 e se estiver usando uma frontend basta digitar na frente do comando do core -c "config\suaconfig.cfg".
 

Pmenossi

Larva
Mensagens
7
Reações
1
Pontos
3
Você quer manter os dois controles plugados o tempo todo? Se sim, é só ir no emulador do N64 (tipo Project64, Mupen, etc.) e configurar para o seu controle.

Caso esteja no RetroArch, você pode tentar configurar o controle e salvar a configuração pelo core, e se não der certo, dá pra criar uma configuração separada no RA (configuração > salvar uma nova configuração) e usar só essa configuração ao jogar jogos do N64 e se estiver usando uma frontend basta digitar na frente do comando do core -c "config\suaconfig.cfg".
opa amigo mto obrigado pela ajuda, eu fiz uns testes aqui, nem precisava ser os 2 controles ao mesmo tempo, o que for mais facil hahah
eu conectei o controle do 64 sozinho, ele até reconhece e consegui salvar as configurações, mas ele abre de um jeito q nao consigo ir clicando nos botoes pra configurar, ele auto configurou mas ta tudo errado, bem complicado hahaha mas to tentando e eu uso de frontend o launchbox bigbox

Axel fiz os testes como vc falou e em partes deu certo, consegui fazer a configurar bonitinho e salvei em um arquivo de configuração novo, e quando carrego manualmente os controles voltam corretos como configurei, porem no launchbox não to conseguindo fazer ele "puxar essas configurações, esta correto assim?
101696

outra duvida, eu preciso mexer em alguma opção nos menus de configuração do retroarch? isto influencia em algo?
101697
e obrigado desde de ja, ta me ajudando pra caramba haha
 
Ultima Edição:
Topo Fundo