O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Tutorial] Emuladores para PCs [+RetroArch]

FatallKill

Bam-bam-bam
Mensagens
604
Reações
512
Pontos
293
Dá pra alterar o refresh rate em Settings > Output, mas não recomendo.
Tem como alterar o frameskip, mas vai depender do core. Alguns tem essa opção, outros não.
O que recomendaria seria alterar o fps máximo ao apertar espaço. Só ir em Settings > Frame Throttle > Maximum Run Speed.
É no Beetle PSX HW, eu ja fui nessa opção de alterar o fps maximo com espaço, na verdade é ela que eu estava buscando alterar na cfg, eu queria deixar a velocidade um pouco mais baixa que o valor minimo lá, assim eu poderia jogar o jogo um pouquinho mais rapido que o normal, pois no valor minimo ja fica meio rapido demais. Essa opção de refresh rate eu não mexi pelo que me lembro, depois darei uma olhada.
 

G².

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.335
Reações
25.912
Pontos
803
Primos, uma infelicidade aconteceu comigo hoje. Eu estava joojando Conkerzão no core Muppen do RetroArch e o negócio simplesmente parou de funfar, assim do nada, na tora. A princípio não estava usando Vulkan nem nada, estava usando a API correta pro Muppen, mas agora ele simplesmente tá dando erro em toda rom que eu carrego. Um caso curioso, e muito estranho, tentei de tudo, testei vários drivers de vídeo e ainda assim, nada.
 

FatallKill

Bam-bam-bam
Mensagens
604
Reações
512
Pontos
293
Primos, uma infelicidade aconteceu comigo hoje. Eu estava joojando Conkerzão no core Muppen do RetroArch e o negócio simplesmente parou de funfar, assim do nada, na tora. A princípio não estava usando Vulkan nem nada, estava usando a API correta pro Muppen, mas agora ele simplesmente tá dando erro em toda rom que eu carrego. Um caso curioso, e muito estranho, tentei de tudo, testei vários drivers de vídeo e ainda assim, nada.
Não seria alguma opção que você mudou por acidente? remove o core e instala de novo, atualiza os dados também. Uma coisa que descobri (que não sei se é problema do retroarch ou emulador em especifico) é que roms de naomi não estavam carregando em uma pasta que contem alguns caracteres como colchetes e parênteses, dava msg de erro ao carregar conteúdo, então removi esses itens do nome da pasta e o jogo passou a carregar.
 

G².

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.335
Reações
25.912
Pontos
803
Arrumei aqui, HUE que porra é essa mermão
 


Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.742
Reações
4.317
Pontos
703

Cara voce sabe me dizer como eu faço pra atualizar o Retroarch em cada versão nova que sai (1.8>1.9 coisa assim) na versão portable ? Eu sempre excluo a pasta inteira salvando as roms e bios mas depois preciso configurar tudo novamente, tem algo que faça isso de forma automatica ?
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.003
Reações
7.584
Pontos
453
Cara voce sabe me dizer como eu faço pra atualizar o Retroarch em cada versão nova que sai (1.8>1.9 coisa assim) na versão portable ? Eu sempre excluo a pasta inteira salvando as roms e bios mas depois preciso configurar tudo novamente, tem algo que faça isso de forma automatica ?
A maneira mais fácil é apertar F5, ir em tools > Online Updater
Outra maneira é baixar a versão mais nova zipada e simplesmente jogar na pasta antiga substituindo tudo. Assim não vai precisar configurar nada.
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.003
Reações
7.584
Pontos
453
RetroArch lançou emulação de baixo nível, por software, com aumento de resolução interna no N64. Isso já combinado com a emulação por software usando a gpu para ficar mais rápido. Mesmo assim ainda é um pouco pesado, recomendado deixar no máximo em 4x, e usar vulkan.

O que significa? Maior precisão possível do N64, com aumento de resolução.

Mais detalhes e como usar aqui:
 

TiagoS

Bam-bam-bam
Mensagens
160
Reações
29
Pontos
439
gente

tem como converter save de epsxe pra retroarch?

ou save state de epsxe pra retroarch?

eu converto renomeando o arquivo memory card pra ''nome da iso cue.srm'', funfa mas o jogo fica bugado

alguém ai sabe um macetinho? desde já agradeço!
 

Tina Ferrarista

Bam-bam-bam
Mensagens
4.552
Reações
9.156
Pontos
453
gente

tem como converter save de epsxe pra retroarch?

ou save state de epsxe pra retroarch?

eu converto renomeando o arquivo memory card pra ''nome da iso cue.srm'', funfa mas o jogo fica bugado

alguém ai sabe um macetinho? desde já agradeço!
Eu usei o MemcardRex para exportar os saves que eu já tinha no epsxe e jogar no save do Retroarch. Só criar dois saves vazios e jogar tudo lá dentro que o RA se vira depois com tudo.
Aproveitando pra avisar ao eu do futuro: VMU Explorer é o que funciona para Dreamcast(Redream>Reicast), Mega/Genesis só renomear pro mesmo nome do jogo(Kega>Pico/Genesis Plus GX), SNES é na base da loteria, N64 é renomeando(eep para srm), e, pelamor, NÃO TENTAR CONVERTER SAVE DE NEO GEO CD NOVAMENTE! É UM SACO FAZER ESSA PORRA!!!

Update: cwcheats pro PSP, funciona convertendo para .mcr.
 
Ultima Edição:

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.128
Reações
10.501
Pontos
753
Tenta usar algum software externo no caso do save de PS1, já por exemplo passei save do epsxe para o PSP usando o cwcheats. Tem um que já usei para memory card de PS2, mas acredito que não funcione para PS1, mas outro software com certeza existe para isto. Embora não ache que precise. Dá uma olhada @TiagoS no link abaixo:

Saves do snes pelo que lembro são padrões em qualquer emulador (e já usei uns trocentos ao longo dos tempos). Só no máximo alterar o nome. Se carrega de arquivo zipado aí entra uma questão. Tem emuladores que consideram nome do arquivo do save com base no zip, tem emuladores que consideram nome do arquivo interno do zip (o .smc ou .sfc).
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.128
Reações
10.501
Pontos
753
gente

tem como converter save de epsxe pra retroarch?

ou save state de epsxe pra retroarch?

eu converto renomeando o arquivo memory card pra ''nome da iso cue.srm'', funfa mas o jogo fica bugado

alguém ai sabe um macetinho? desde já agradeço!
Testei hoje save do Alundra, passando do PSP a mcr pelo cwcheats, e depois passando para o Retroarch. Funcionou beleza, completei a roleta do jogo usando save-state, para fechar 100%. E depois de salvar no MC pelo RA, voltei para o PSP o save, tudo OK também. Não precisa de conversão nenhuma mesmo.
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.003
Reações
7.584
Pontos
453
Libretro lançou um "RetroArch Light", chamado Ludo. Mais minimalista, os cores já vem no pacote e são pre-configurados, porém bem menos cores e menos configurações.



 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.820
Reações
50.884
Pontos
1.003
Libretro lançou um "RetroArch Light", chamado Ludo. Mais minimalista, os cores já vem no pacote e são pre-configurados, porém bem menos cores e menos configurações.




Ahh, era isso? Tinha visto por alto
Muito massa
 

espectral

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.843
Reações
3.392
Pontos
1.339
Família, é o seguinte, estou para pagar uma dívida histórica que é de nunca ter jogado Castlevania SOTN.
Comecei há pouco no PSP, joguei por cerca de 2h, estou gostando muito, mas o minimap é muito pequeno na tela do PSP e eu não consigo ver m**** nenhuma.

Minha ideia é dropar e começar de novo no PC, emulando.

Mas já que vou pro PC, queria saber qual a config, aplicativos, etc, para deixar com os gráficos mais legais possíveis.

Espero que esse tópico esteja correto para isso.

Tks!
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.820
Reações
50.884
Pontos
1.003
Família, é o seguinte, estou para pagar uma dívida histórica que é de nunca ter jogado Castlevania SOTN.
Comecei há pouco no PSP, joguei por cerca de 2h, estou gostando muito, mas o minimap é muito pequeno na tela do PSP e eu não consigo ver m**** nenhuma.

Minha ideia é dropar e começar de novo no PC, emulando.

Mas já que vou pro PC, queria saber qual a config, aplicativos, etc, para deixar com os gráficos mais legais possíveis.

Espero que esse tópico esteja correto para isso.

Tks!
BeetlePSX roda de boa no Retroarch
Tem filtros CRT muito bons (a não ser que vc esteja falando em outro tipo de melhorar, aí ou to por fora)
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
16.932
Reações
41.253
Pontos
1.003
Família, é o seguinte, estou para pagar uma dívida histórica que é de nunca ter jogado Castlevania SOTN.
Comecei há pouco no PSP, joguei por cerca de 2h, estou gostando muito, mas o minimap é muito pequeno na tela do PSP e eu não consigo ver m**** nenhuma.

Minha ideia é dropar e começar de novo no PC, emulando.

Mas já que vou pro PC, queria saber qual a config, aplicativos, etc, para deixar com os gráficos mais legais possíveis.

Espero que esse tópico esteja correto para isso.

Tks!
Ta jogando qual versão? se for a de psx, esqueça

Roda o castlevania do PSP que é um remake e libera o SOTN nele que vem como bonus
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.003
Reações
7.584
Pontos
453
Família, é o seguinte, estou para pagar uma dívida histórica que é de nunca ter jogado Castlevania SOTN.
Comecei há pouco no PSP, joguei por cerca de 2h, estou gostando muito, mas o minimap é muito pequeno na tela do PSP e eu não consigo ver m**** nenhuma.

Minha ideia é dropar e começar de novo no PC, emulando.

Mas já que vou pro PC, queria saber qual a config, aplicativos, etc, para deixar com os gráficos mais legais possíveis.

Espero que esse tópico esteja correto para isso.

Tks!
Como disseram acima, beetle psx pelo retroarch. Mas como é um jogo 2D, não precisa ser o HW, só beetle psx mesmo. E não aumente a resolução interna pois é 2D.

Pra melhorar a imagem, como também disseram, você pode usar um bom shader crt e não jogue com a tela esticada, vá em 4:3 com bordas que é como foi planejado.

Recomendo sim a versão PS1, pode até começar com a versão americana mesmo. Mas vale o teste da versão japonesa traduzida em inglês pois tem mais coisas que foram cortadas da versão americana.
 

espectral

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.843
Reações
3.392
Pontos
1.339
BeetlePSX roda de boa no Retroarch
Tem filtros CRT muito bons (a não ser que vc esteja falando em outro tipo de melhorar, aí ou to por fora)
Então, só estou interessado nesse jogo mesmo. Pode até ser outro emulador, não me importo, só queria uns gráficos massa.
Filtros CRT / scan lines é uma boa pedida mesmo! Vou pesquisar.
Obrigado!
Ta jogando qual versão? se for a de psx, esqueça

Roda o castlevania do PSP que é um remake e libera o SOTN nele que vem como bonus
Como disseram acima, beetle psx pelo retroarch. Mas como é um jogo 2D, não precisa ser o HW, só beetle psx mesmo. E não aumente a resolução interna pois é 2D.

Pra melhorar a imagem, como também disseram, você pode usar um bom shader crt e não jogue com a tela esticada, vá em 4:3 com bordas que é como foi planejado.

Recomendo sim a versão PS1, pode até começar com a versão americana mesmo. Mas vale o teste da versão japonesa traduzida em inglês pois tem mais coisas que foram cortadas da versão americana.
Então pessoal, estou jogando a versão PS1 JP (áudio original) com legendas fanmade em inglês.
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.128
Reações
10.501
Pontos
753
Olha, joguei na tela do PSP e achei ótima. Mas querendo tela grande vá de Retroarch e Beetle. Eu particularmente gosto dos shaders CRT uso um leve e bom (crt-lottes-fast).
 

espectral

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.843
Reações
3.392
Pontos
1.339
Olha, joguei na tela do PSP e achei ótima. Mas querendo tela grande vá de Retroarch e Beetle. Eu particularmente gosto dos shaders CRT uso um leve e bom (crt-lottes-fast).
Acho que desisti da ideia, tu tem razão.
Eu coloquei em fullscreen stretch e ficou melhor.

Sem dizer que o jogo é envolvente demais, não estou afim de parar para config emulador etc tudo não.
E já estou com 2h, não quero ter perdido esse tempo!
 

O'conner

Bam-bam-bam
Mensagens
3.146
Reações
4.223
Pontos
453
Estou tendo um problema para iniciar o emulador de PSOne
Baixei o Core pelo Retroarch, aquele Beetle PSX HW

Baixei a Bios no GameTechWiki e coloquei tudo certo na pasta System do Retroarch
Fui baixei um Castlevania pra fazer o teste, e sempre que tento iniciar o jogo me aparece a mensagem que falta o arquivo
scph5502.bin
O arquivo esta na pasta, pesquisando na internet, vi que isso é meio comum de acontecer com algumas pessoas, mas não consegui solucionar, se alguém souber uma solução.
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.003
Reações
7.584
Pontos
453
Estou tendo um problema para iniciar o emulador de PSOne
Baixei o Core pelo Retroarch, aquele Beetle PSX HW

Baixei a Bios no GameTechWiki e coloquei tudo certo na pasta System do Retroarch
Fui baixei um Castlevania pra fazer o teste, e sempre que tento iniciar o jogo me aparece a mensagem que falta o arquivo
scph5502.bin
O arquivo esta na pasta, pesquisando na internet, vi que isso é meio comum de acontecer com algumas pessoas, mas não consegui solucionar, se alguém souber uma solução.
Você tirou o arquivo do zip e colocou direto na pasta system? Se sim, não sei o que pode ser. Tenta pegar essa bios no the-eye ou archive org ou em outro lugar.

Agora, só uma observação, essa bios é européia, o que significa que o jogo que está tentando rodar é europeu. Sempre prefira um jogo americano ou até japonês, mas europeu só em último caso pois rodam a 50fps ou 25fps, inclusive tem jogos que alteram a velocidade e a música pra mais lento. A resolução também fica diferente. Isso serve pra qualquer sistema, snes, mega, saturn, mesmo que alguns emuladores tem opção de converter, não é igual o nativo, então o melhor é evitar.
 

O'conner

Bam-bam-bam
Mensagens
3.146
Reações
4.223
Pontos
453
Você tirou o arquivo do zip e colocou direto na pasta system? Se sim, não sei o que pode ser. Tenta pegar essa bios no the-eye ou archive org ou em outro lugar.

Agora, só uma observação, essa bios é européia, o que significa que o jogo que está tentando rodar é europeu. Sempre prefira um jogo americano ou até japonês, mas europeu só em último caso pois rodam a 50fps ou 25fps, inclusive tem jogos que alteram a velocidade e a música pra mais lento. A resolução também fica diferente. Isso serve pra qualquer sistema, snes, mega, saturn, mesmo que alguns emuladores tem opção de converter, não é igual o nativo, então o melhor é evitar.
Descobri meu problema, e era muito simples
Eu estava colocando os arquivos da Bios dentro da Pasta System só que dentro dela tinha outra pasta System, ai eu colocava la dentro, e por isso não encotrava
Coloquei dentro da Primeira Pasta system e funcionou, e alias, segui sua dica e baixei a versão USA agora.
Outra duvida, esta cheio de arquivos dentro da Subpasta System, o que são aquele tanto de bios? é para meus outros emuladores, NES e Megadrive?
Agora vou configurar o Core pra rodar melhor hahahahah
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.003
Reações
7.584
Pontos
453
Descobri meu problema, e era muito simples
Eu estava colocando os arquivos da Bios dentro da Pasta System só que dentro dela tinha outra pasta System, ai eu colocava la dentro, e por isso não encotrava
Coloquei dentro da Primeira Pasta system e funcionou, e alias, segui sua dica e baixei a versão USA agora.
Outra duvida, esta cheio de arquivos dentro da Subpasta System, o que são aquele tanto de bios? é para meus outros emuladores, NES e Megadrive?
Agora vou configurar o Core pra rodar melhor hahahahah
Sim, bios para o mega, sega-cd, snes e seus chips especiais, neo geo, etc. Apesar de alguns emuladores não precisarem da bios, ter a bios e rodar por elas sem dar skip, pode garantir maior precisão ou maior compatibilidade (mesmo fora do retroarch). Já vi alguns casos de jogos que precisam da bios e não poder dar o fast boot para ter que rodar, principalmente no pcsx2.
 

O'conner

Bam-bam-bam
Mensagens
3.146
Reações
4.223
Pontos
453
Sim, bios para o mega, sega-cd, snes e seus chips especiais, neo geo, etc. Apesar de alguns emuladores não precisarem da bios, ter a bios e rodar por elas sem dar skip, pode garantir maior precisão ou maior compatibilidade (mesmo fora do retroarch). Já vi alguns casos de jogos que precisam da bios e não poder dar o fast boot para ter que rodar, principalmente no pcsx2.
Falando em Playstation 2, é meu próximo passo
Já tenho Mega Drive, SNES, PsOne, todos rodando lindamente, pelo menos igual original, tenho uma certa dificuldade pra aprender a aperfeiçoar eles nesses vários tutorais da net, mas estou me virando.
O seu tutorial ajuda de mais para quem esta começando a tentar entender esse mundo

No momento estou arrumando a questão das capas dos jogos, bem legal a questão dos download automático, agora tudo com capinha...
 

O'conner

Bam-bam-bam
Mensagens
3.146
Reações
4.223
Pontos
453
@Axel Stone
Você sabe como colocar bordas pretas nos emuladores/cores?
Normalmente as pessoas querem é tirar, mas no meu caso, minha tv é muito grande e com resolução 4k, alguns jogos mesmo na configuração boa, ficam com uma aparência serrilhada por eu ficar perto da TV, queria colocar um pouco de borda pra poder talvez jogar numa resolução menor.
 

arqueiro182

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.026
Reações
66.067
Pontos
553
@Axel Stone

Saberia me dizer como aciono os cores do PS1? Não consigo aumentar a resolução já tentei de tudo, desinstalei e reconfigurei, etc... e nada.

O estranho que até Dreamcast eu jogo em 4K mas o PS1 nada.
 

pylm

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.171
Reações
4.142
Pontos
703
@Axel Stone
Você sabe como colocar bordas pretas nos emuladores/cores?
Normalmente as pessoas querem é tirar, mas no meu caso, minha tv é muito grande e com resolução 4k, alguns jogos mesmo na configuração boa, ficam com uma aparência serrilhada por eu ficar perto da TV, queria colocar um pouco de borda pra poder talvez jogar numa resolução menor.

Ativa a escala de valores inteiros, deve arrumar grande parte desse serrilhado.

Config > vídeo > escala

Isso nas configurações o próprio retroarch, é independente dos núcleos.
 

O'conner

Bam-bam-bam
Mensagens
3.146
Reações
4.223
Pontos
453
Ativa a escala de valores inteiros, deve arrumar grande parte desse serrilhado.

Config > vídeo > escala

Isso nas configurações o próprio retroarch, é independente dos núcleos.
Vou tentar isso em casa, e falo o resultado aqui

E bordas, você sabe como colocar?
 

pylm

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.171
Reações
4.142
Pontos
703
Vou tentar isso em casa, e falo o resultado aqui

E bordas, você sabe como colocar?

A escala de inteiros já vai deixar umas bordas pretas, se quiser aquelas personalizadas vai em

Config > sobreposição na tela > exibir sobreposição

Não esquece de baixar as sobreposições lá no "Atualizador online"
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.003
Reações
7.584
Pontos
453
@Axel Stone

Saberia me dizer como aciono os cores do PS1? Não consigo aumentar a resolução já tentei de tudo, desinstalei e reconfigurei, etc... e nada.

O estranho que até Dreamcast eu jogo em 4K mas o PS1 nada.
É no PC no Windows? É só ir no online updater > core downloader e baixar.

. Beetle PSX HW: o melhor porém tem muitas configurações, dá pra aumentar a resolução no options depois que rodar um jogo, depois feche e abra outra vez. Mas recomendo mudar o driver gráfico para vulkan antes.

. Duckstation: Menos opções, mais simples, porém ótimo! Faça um teste.

@Axel Stone
Você sabe como colocar bordas pretas nos emuladores/cores?
Normalmente as pessoas querem é tirar, mas no meu caso, minha tv é muito grande e com resolução 4k, alguns jogos mesmo na configuração boa, ficam com uma aparência serrilhada por eu ficar perto da TV, queria colocar um pouco de borda pra poder talvez jogar numa resolução menor.
A sua tela está toda preenchida, até nas laterais esticadas em widescreen?

Se for, você pode ir em Config > Video > Scaling e em Aspect Ratio deixar como core provided ou até mesmo forçar em 4:3.

Além disso, você pode fazer o que o usuário já te descreveu que é ativar o Integer Scale (seria em tese a forma mais correta de jogar). Mas como está em uma tv 4k pode não fazer tanta diferença assim (9 x 240 = 2160 exatos). Se estivesse em 1080p, a tela fica menor (4 x 240 = 960, o que sobraria 120 px de bordas pretas).

Depois que você estiver jogando, você também pode ir na opção do core no quick menu e ativar overscan area. Quase sempre é desativado por default e depende de cada emulador ter essa opção.
 
Ultima Edição:

arqueiro182

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.026
Reações
66.067
Pontos
553
É no PC no Windows? É só ir no online updater > core downloader e baixar.

. Beetle PSX HW: o melhor porém tem muitas configurações, dá pra aumentar a resolução no options depois que rodar um jogo, depois feche e abra outra vez. Mas recomendo mudar o driver gráfico para vulkan antes.

. Duckstation: Menos opções, mais simples, porém ótimo! Faça um teste.

Fiz isso.

Mas no Beetle PSX HW não aparece mudança de resolução nem a pau!
 
Topo Fundo