O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Tutorial] Emuladores para PCs [+RetroArch]

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.029
Reações
7.632
Pontos
453
Fiz isso.

Mas no Beetle PSX HW não aparece mudança de resolução nem a pau!
Era pra aparecer, tenta mudar a resolução, fechar o RA e abrir o jogo outra vez.

Mas também pode ser que você tenha habilitado o SuperSampling o que renderiza internamente na resolução que você colocou e depois voltra pra resolução nativa, o que fica meio borrado mas tira todo o serrilhado. Se for isso, basta desabilitar essa opção (que só tem usando vulkan).
 

O'conner

Bam-bam-bam
Mensagens
3.149
Reações
4.227
Pontos
453
Comprei um controle para jogar com a mulher, mas tem acontecido algo estranho em alguns jogos
No emulador do SNES alguns jogos, por ex: Goof Troop
Eu coloco para jogar de 2P e até começa o jogo com os dois, mas o segundo é uma réplica do primeiro, o segundo controle não tem ação, e o personagem no jogo fica imitando minhas ações.
F-Zero nem apareceu a opção de jogar 2P

Já no PsOne, fui jogar Bomberman Party, e quando começo a jogar de 2P os personagens ficam bugados dentro dos blocos, como se o mapa estive desalinhado com as texturas, isso não acontece de 1P

Como comparação, consegui jogar outros titulos normalmente sem fazer nenhuma configuração
Ex:
Bomberman
Golden Axe
Gradius
 
Ultima Edição:

FatallKill

Bam-bam-bam
Mensagens
626
Reações
556
Pontos
293
Comprei um controle para jogar com a mulher, mas tem acontecido algo estranho em alguns jogos
No emulador do SNES alguns jogos, por ex: Goof Troop
Eu coloco para jogar de 2P e até começa o jogo com os dois, mas o segundo é uma réplica do primeiro, o segundo controle não tem ação, e o personagem no jogo fica imitando minhas ações.
F-Zero nem apareceu a opção de jogar 2P

Já no PsOne, fui jogar Bomberman Party, e quando começo a jogar de 2P os personagens ficam bugados dentro dos blocos, como se o mapa estive desalinhado com as texturas, isso não acontece de 1P

Como comparação, consegui jogar outros titulos normalmente sem fazer nenhuma configuração
Ex:
Bomberman
Golden Axe
Gradius
No caso do Goof Troop, vai na aba configurações>entrada>usuários maximos, coloque em 2, volte uma tela e entre de novo em 'entrada', depois selecione la em baixo de tudo 'controles da porta 2', na opção 'indice de dispositivo' está selecionado o mesmo dispositivo (controle) de 'controles da porta 1' por isso está havendo esse espelhamento nos comandos, portanto, mude para o dispositivo certo.
Quanto ao Bomberman, isso acontece comigo quando ativo o hack de widescreen em alguns jogos de ps1, mas como você disse que de 1 fica normal, então não parece ser o caso, o negocio é ir mudando as opções gráficas no core do ps1, lá tem varias opções que corrigem erros gráficos (ou causam), vai trocando e vendo se o problema some. Dependendo do jogo, ele responde de uma maneira diferente as configs, seja padrão ou não.
 
Ultima Edição:

O'conner

Bam-bam-bam
Mensagens
3.149
Reações
4.227
Pontos
453
No caso do Goof Troop, vai na aba configurações>entrada>usuários maximos, coloque em 2, volte uma tela e entre de novo em 'entrada', depois selecione la em baixo de tudo 'controles da porta 2', na opção 'indice de dispositivo' está selecionado o mesmo dispositivo (controle) de 'controles da porta 1' por isso está havendo esse espelhamento nos comandos, portanto, mude para o dispositivo certo.
Quanto ao Bomberman, isso acontece comigo quando ativo o hack de widescreen em alguns jogos de ps1, mas como você disse que de 1 fica normal, então não parece ser o caso, o negocio é ir mudando as opções gráficas no core do ps1, lá tem varias opções que corrigem erros gráficos (ou causam), vai trocando e vendo se o problema some. Dependendo do jogo, ele responde de uma maneira diferente as configs, seja padrão ou não.
Valeu pelas dicas, vou testar aqui e vejo se da certo
 

Rodders

Supra-sumo
Mensagens
538
Reações
1.855
Pontos
183
Aproveitando aqui o espaço, alguém já utilizou as configurações para aumento da resolução interna? Eu fiz no emulador de 64 ( Core Parallei N64 ) ficou muito show (Fiz tb no PCSX2, que ficou LINDO! Mas aí é fora do Retroarch). Prefiro mexer com o Mame, mas pra N64 o Retroarch tá sendo imbatível, além de não rodar N64 no MAME.

Queria colocar alguma coisa pra suavizar a imagem, tipo algum anti aliasing, sem precisar usar algum shader xbrz... alguém tem alguma idéia de como fazer isso?
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.029
Reações
7.632
Pontos
453
Aproveitando aqui o espaço, alguém já utilizou as configurações para aumento da resolução interna? Eu fiz no emulador de 64 ( Core Parallei N64 ) ficou muito show (Fiz tb no PCSX2, que ficou LINDO! Mas aí é fora do Retroarch). Prefiro mexer com o Mame, mas pra N64 o Retroarch tá sendo imbatível, além de não rodar N64 no MAME.

Queria colocar alguma coisa pra suavizar a imagem, tipo algum anti aliasing, sem precisar usar algum shader xbrz... alguém tem alguma idéia de como fazer isso?
Especificamente no N64, a melhor opção é o Mupen64PlusNext. Se seu PC aguentar use como RDP e RSP o ParaLLEI, aumente a resolução interna em 4x, e habilite todas as opções VI que inclui o antialiasing original do console. Essa é a forma mais precisa de emular o N64, mas é pesada.

Ou nesse mesmo core use o GlideN64 como RDP e aumente a resolução até seu PC aguentar. Além disso com esse RDP, nas opções tem MSAA e FXAA.

Mas não esquece que certas opções é preciso dar um reset pra aparecer ou funcionar. Obs. PCSX2 está vindo no retroarch e já tem até versão beta.
 


Rodders

Supra-sumo
Mensagens
538
Reações
1.855
Pontos
183
Especificamente no N64, a melhor opção é o Mupen64PlusNext. Se seu PC aguentar use como RDP e RSP o ParaLLEI, aumente a resolução interna em 4x, e habilite todas as opções VI que inclui o antialiasing original do console. Essa é a forma mais precisa de emular o N64, mas é pesada.

Ou nesse mesmo core use o GlideN64 como RDP e aumente a resolução até seu PC aguentar. Além disso com esse RDP, nas opções tem MSAA e FXAA.

Mas não esquece que certas opções é preciso dar um reset pra aparecer ou funcionar. Obs. PCSX2 está vindo no retroarch e já tem até versão beta.

Deixa eu ver se entendi.. o ParaLLEI não tem anti aliasing nativo? Não sei o que é " RDP e RSP" e também não conheço " as opções VI ".

Desculpe, como eu disse meu lance é MAME, sou muito noob em Retroarch. Na época em que mexi na resolução interna, acho que só o ParaLLEI me dava essa opção.

O PCSX2 já está ótimo pra mim.. acho mais fácil de configurar ele standalone.
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.029
Reações
7.632
Pontos
453
Deixa eu ver se entendi.. o ParaLLEI não tem anti aliasing nativo? Não sei o que é " RDP e RSP" e também não conheço " as opções VI ".

Desculpe, como eu disse meu lance é MAME, sou muito noob em Retroarch. Na época em que mexi na resolução interna, acho que só o ParaLLEI me dava essa opção.

O PCSX2 já está ótimo pra mim.. acho mais fácil de configurar ele standalone.
Só usar o core Mupen64PlusNext e inicie um jogo. Aperte F1 e vá em opções e verá tudo isso que foi descrito acima. Mas como eu disse, tem certas opções que ao mudar exigem que você reinicie pra fazer efeito (fechar e abrir o RA), como a mudança de RDP/RSP dentro das opções e talvez até o aumento da resolução interna.

Ah, e para N64 com esse core e RDP/RSP em parallei, o ideal seria usar vulkan como drive de video. Simplificando, ao entrar no RetroArch vá em Drivers > Video e mude para vulkan.

Esse core do Mupen é bem mais atualizado que o ParaLLEI e agora tem as mesmas funções ao mudar o RDP/RSP o que faz o core do ParaLLEI se tornar dispensável.
 
Ultima Edição:

adriano.barbosa42

Bam-bam-bam
Mensagens
1.195
Reações
1.716
Pontos
253
Depois de fuçar várias configurações diferentes... Descobri a que funciona pra mim. Apenas o filtro CRT EasyMode.

Emulo SNES, Mega Drive, N64 e PS1. Tudo com cores por default e shader CRT EasyMode ativado. 100% satisfeito. Uso Snes9x Current, Sega Genesis Plus, ParaLLEl e Beetle PSX respectivamente.

Compartilhando porque tem gente que torce o nariz para o RetroArch, mas as várias configurações possíveis dá pra ser ignorada tranquilamente e jogar tudo por default com um simples filtro CRT.
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.029
Reações
7.632
Pontos
453
Depois de fuçar várias configurações diferentes... Descobri a que funciona pra mim. Apenas o filtro CRT EasyMode.

Emulo SNES, Mega Drive, N64 e PS1. Tudo com cores por default e shader CRT EasyMode ativado. 100% satisfeito. Uso Snes9x Current, Sega Genesis Plus, ParaLLEl e Beetle PSX respectivamente.

Compartilhando porque tem gente que torce o nariz para o RetroArch, mas as várias configurações possíveis dá pra ser ignorada tranquilamente e jogar tudo por default com um simples filtro CRT.
Para o Mega Drive, recomendo o shader que o usuário Papangu/Hyllian desenvolveu, sgenpt-mix, para suavizar os dithers, misturando as cores, antes do shader CRT.

Mas é isso aí, dá pra baixar o RetroArch, colocar as bios na pasta system, dar load no jogo e ignorar tudo quanto é configuração. Se brincar nem controle precisa configurar. Depois aos poucos vai olhando as opções de melhorias que se adapta ao gosto pessoal.
 

adriano.barbosa42

Bam-bam-bam
Mensagens
1.195
Reações
1.716
Pontos
253
Para o Mega Drive, recomendo o shader que o usuário Papangu/Hyllian desenvolveu, sgenpt-mix, para suavizar os dithers, misturando as cores, antes do shader CRT.

Mas é isso aí, dá pra baixar o RetroArch, colocar as bios na pasta system, dar load no jogo e ignorar tudo quanto é configuração. Se brincar nem controle precisa configurar. Depois aos poucos vai olhando as opções de melhorias que se adapta ao gosto pessoal.
Valeu pela dica.

Rapaz, nem controle precisa configurar, uso um de PS4 e um Gamesir T4 Pro e nunca precisei mexer em nada, única coisa que fiz foi habilitar apenas uma entrada de joystick pra jogar de 2 no Super Mario World no mesmo controle.

Só lamento um pouco o core do dolphin ter problemas no retroarch, além do PCSX2 ainda não está disponível. Cemu eu nem sonho, nunca vai ter libreto. Eu tô mal acostumado com Retroarch e torço o nariz para versões standalone de emuladores, condicionei minhas jogatinhas retrô as opções do Retroarch. Com Archivements ativado é que fica uma delícia mesmo.
 

Kimer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.053
Reações
9.777
Pontos
779
Alguém usa o core Duckstation? Tava mexendo nesse core mas nunca consegui ajustar uma configuração legal nele... alguma dicas para obter uma imagem mais agradável?
 

espectral

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.847
Reações
3.396
Pontos
1.339
Alguma dica de emulador de saturn que aceita save / load states?
Estou usando o SSF_PreviewVer_R18 (Test) (v8) mas não consigo fazer funcionar isso de jeito nenhum!
 

adriano.barbosa42

Bam-bam-bam
Mensagens
1.195
Reações
1.716
Pontos
253
Alguém usa o core Duckstation? Tava mexendo nesse core mas nunca consegui ajustar uma configuração legal nele... alguma dicas para obter uma imagem mais agradável?
Experimenta jogar por default com shaders CRT, como o CRT Easy Mode. Eu acho que fica muito bom, suaviza as imperfeições de forma mais natural, mesmo para jogos 3D.

Eu não gosto de polir completamente, acho que os problemas gráficos faz parte da experiência de emular um console retrô, então pra mim é bem tranquilo, mas depende realmente do seu gosto.
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.513
Reações
2.761
Pontos
703
Eu já tentei o Retroarch inúmeras vezes, mas desisto por que ele exige muito para que eu consiga deixar rolando como gostaria. O principal sistema que queria rolar nele é o Saturn, mas como não deu, pergunto: dentre emuladores de Saturn avulsos, qual os colegas consideram o melhor em termos de regulagem de imagem, principalmente?
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.029
Reações
7.632
Pontos
453
Eu já tentei o Retroarch inúmeras vezes, mas desisto por que ele exige muito para que eu consiga deixar rolando como gostaria. O principal sistema que queria rolar nele é o Saturn, mas como não deu, pergunto: dentre emuladores de Saturn avulsos, qual os colegas consideram o melhor em termos de regulagem de imagem, principalmente?
Mednafen é o melhor atualmente, mas não é bem avulso. Acho até mais complicado que RetroArch. Mas se conseguir, é o mais preciso. Vale a pena.

Depois vem SSF. Bem fácil de usar e muito bom emulador.

Kronos e YabaSanshiro tem a melhor imagem pra jogos 3D pois dá pra aumentar a resolução, porém tem tantos bugs que na minha opinião nem vale a pena. Tem jogo que até a tela de loading é bugada, fora o som, etc.

Se você falar qual o problema com o RA, te ajudam aqui. Sendo sincero acho mais fácil que qualquer emulador, você coloca a bios certa na pasta system, abre o RA, dá load no jogo e joga. Simples assim, capaz de não precisar nem configurar o controle.
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.513
Reações
2.761
Pontos
703
---
Se você falar qual o problema com o RA, te ajudam aqui. Sendo sincero acho mais fácil que qualquer emulador, você coloca a bios certa na pasta system, abre o RA, dá load no jogo e joga. Simples assim, capaz de não precisar nem configurar o controle.
|
|
Cara, agradeço, só vou dar um tempo no RA por que to meio cansado de tentar e re- tentar ele sem satisfação.

Mas, aproveitando o ensejo, gostaria de lhe fazer uma pergunta genérica sobre emulação, se me permite. Emuladores como o Redream (versão paga) permitem duplicar, triplicar, etc, a resolução. Isso faz diferença em jogo 2d?
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.029
Reações
7.632
Pontos
453
|
|
Cara, agradeço, só vou dar um tempo no RA por que to meio cansado de tentar e re- tentar ele sem satisfação.

Mas, aproveitando o ensejo, gostaria de lhe fazer uma pergunta genérica sobre emulação, se me permite. Emuladores como o Redream (versão paga) permitem duplicar, triplicar, etc, a resolução. Isso faz diferença em jogo 2d?
Nenhuma. Aliás, talvez possa até introduzir bugs como tiles desalinhados, sprites bugando, entre outros.

Para jogos 2D sempre jogue na resolução original. Se possível/disponível use o modo software dos emuladores para esses jogos, pois nesse modo os emuladores são muito precisos, quase como usar o console original. Redream acho que não tem esse modo, então basta deixar na resolução em 1x e já está ótimo.
 

Rodders

Supra-sumo
Mensagens
538
Reações
1.855
Pontos
183
@Axel Stone Vc sabe como fazer para as configurações de shader ficarem gravadas? Eu tô aqui com o Emuelec, coloco o shader, ajusto, aplico, gravo (já tentei de tudo, por jogo, por core, global) e quando eu troco de jogo tenho que fazer tudo de novo..
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.029
Reações
7.632
Pontos
453
@Axel Stone Vc sabe como fazer para as configurações de shader ficarem gravadas? Eu tô aqui com o Emuelec, coloco o shader, ajusto, aplico, gravo (já tentei de tudo, por jogo, por core, global) e quando eu troco de jogo tenho que fazer tudo de novo..
Talvez o problema seja o Emuelec, que vai me desculpar mas não conheço.

No PC é só fazer o que você tentou, salvar por core/jogo e pronto.
 

espectral

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.847
Reações
3.396
Pontos
1.339
Que maravilha que é esse retroarch, hein?
Ontem instalei pela primeira vez pois queria jogar Saturn com save states.

Baixei o núcleo Beetle Saturn, sofri um pouco (achei os menus pouco instrutivos) mas consegui configurar o controle do XBOX 360 e já estou só na alegria! Devo finalizar o game hoje!
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.868
Reações
50.973
Pontos
1.003
Novo core do Genesis Plus GX, rodando jogos em widescreen:

Será que vai demorar muito pra rolar versão arm? Ainda não tem aqui na TV Box, queria testar com Starflight

Edit: resolvi, não tava ligado que tinha que atualizar o Core Info Files porque eu não ando mexendo nos núcleos uma vez que instalo :klingua

Ficou muito legal com Starflight, no Starport ficou perfeito o scrolling, no espaço também (tirando o HUD que inevitavelmente fica centralizado)
Nas superfícies dos planetas tem glitches nas laterais e nas telas de comércio e administração da nave idem. Não testei ainda as telas de comunicação porém. De noite vou postar umas foto talvez
 
Ultima Edição:

MR ARCADE

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
7.347
Reações
11.977
Pontos
853
Galera o emulador Coinops é melhor que esse Retro arch? To bem por fora vi um vídeo do coinops e achei muito massa
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.029
Reações
7.632
Pontos
453
Galera o emulador Coinops é melhor que esse Retro arch? To bem por fora vi um vídeo do coinops e achei muito massa
Que eu saiba Coinops não é emulador e sim uma frontend que ao escolher um jogo lança o emulador que você escolher, inclusive o retroarch.

Ele é mais comparável com Launchbox, que pra mim é melhor em tudo.
 

MR ARCADE

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
7.347
Reações
11.977
Pontos
853
Que eu saiba Coinops não é emulador e sim uma frontend que ao escolher um jogo lança o emulador que você escolher, inclusive o retroarch.

Ele é mais comparável com Launchbox, que pra mim é melhor em tudo.
Valeu nem sabia! Eu achei o layout do coinops muito bonito vou procurar esse launch box!
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.029
Reações
7.632
Pontos
453
Valeu nem sabia! Eu achei o layout do coinops muito bonito vou procurar esse launch box!
Tem um mini tutorial do launchbox na primeira página.

Sinceramente não gosto desse layout do coinops, acho horrível essa roleta pra escolher os jogos, principalmente quando se tem muitos. A vantagem do launchbox é que é relativamente fácil pra configurar e dá pra escolher diversos layouts, inclusive essa do coinops, apesar da versão bigbox ser paga e muito cara (se der um google acha um craque recente).
 

MR ARCADE

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
7.347
Reações
11.977
Pontos
853
Tem um mini tutorial do launchbox na primeira página.

Sinceramente não gosto desse layout do coinops, acho horrível essa roleta pra escolher os jogos, principalmente quando se tem muitos. A vantagem do launchbox é que é relativamente fácil pra configurar e dá pra escolher diversos layouts, inclusive essa do coinops, apesar da versão bigbox ser paga e muito cara (se der um google acha um craque recente).
Axel vi no tutorial que vc diz pra evitar de baixar torresmo com emulador e ROMs. To num grupo de what's app e um cara tem um canal e ele compartilhou um torresmo desse coinops de 140 gigs. Baixar ou não baixar!?
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.029
Reações
7.632
Pontos
453
Axel vi no tutorial que vc diz pra evitar de baixar torresmo com emulador e ROMs. To num grupo de what's app e um cara tem um canal e ele compartilhou um torresmo desse coinops de 140 gigs. Baixar ou não baixar!?
Bom se você confia no cara e não tem muito tempo pra configurar, baixa.

A única parte ruim é que não dá pra saber qual emulador ele usou, se está atualizado (provavelmente não), se atende as especificações do seu pc. Mas se não liga pra isso, pode ser uma boa, melhor do que ficar sem jogar.

Eu já gosto de configurar pra ficar da forma que eu gosto, conforme as especificações do meu pc, com os jogos que eu gosto sem aqueles tantos jogos inúteis que nunca iria jogar. Mas confesso que isso leva um certo tempo.
 

MR ARCADE

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
7.347
Reações
11.977
Pontos
853
Bom se você confia no cara e não tem muito tempo pra configurar, baixa.

Eu já gosto de configurar pra ficar da forma que eu gosto, conforme as especificações do meu pc, com os jogos que eu gosto sem aqueles tantos jogos inúteis que nunca iria jogar. Mas confesso que isso leva um certo tempo.
Então eu q
Bom se você confia no cara e não tem muito tempo pra configurar, baixa.

Eu já gosto de configurar pra ficar da forma que eu gosto, conforme as especificações do meu pc, com os jogos que eu gosto sem aqueles tantos jogos inúteis que nunca iria jogar. Mas confesso que isso leva um certo tempo.
Vou dar uma olhada. Eu estava jogando alguns jogos no turbo grafix mini, mas tem alguns jogos bons que não constam e queria jogar no emulador. Tb comprei o Sega astro City mini tem jogos de arcade da Sega muito bons.
 
Topo Fundo