O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Tutorial] Emuladores para PCs [+RetroArch]

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.022
Reações
7.624
Pontos
453
Esse tutorial é pra PCs medianos ou bons, de preferência com placas de vídeos dedicadas.

Esse tópico não cobre emulação em celulares, raspberry pi, consoles, tvs, tvbox, etc.

Importante: Emuladores usam praticamente e principalmente a CPU. A placa de vídeo é só pra api (opengl, etc.) e poder aumentar a resolução. Ou seja, uma boa CPU vai te ajudar muito. Uma placa de vídeo boa vai te dar vantagem pra aumentar resolução interna pra 2k, 4k ou mais. Nvidia é mais recomendada pra opengl.

Placa de vídeo integrada, em geral, só vai te cobrir até PS1/N64 e DC. Mais que isso se funcionar é lucro. Isso porque os drivers não são bons.

Aqui vou descrever os melhores emuladores pra cada sistema e qual configuração usar.


Algumas dicas importantes, algumas são quase regras em qualquer comunidade de emulação:

  • Não fale de pirataria, nem de onde baixar as roms e bios. Emulação não é pirataria.

  • Jamais baixe emuladores de sites que não sejam do próprio emulador. Fuja de links de sites brasileiros e YouTube. Até porque os desenvolvedores fazem contagem de downloads e views dos próprios sites, além de correr risco de vírus ou dar dinheiro/clicks pra terceiros.

  • Não baixe emuladores pré-configurados ou já com as roms, nem em sites de torrents. Só se conhece ou confia na pessoa.

  • De preferência não baixe emulador com instalador. Baixe sempre a versão portable, geralmente em arquivo zipado.


  • Cada um tem sua preferência, mas por favor, não estique a tela do jogo. Um círculo vai virar uma oval. É o mesmo que esticar um quadro famoso até desconfigurar. Se o jogo foi feito pra 4:3 jogue com bordas, até TV de plasma de 2006 não estragam mais com isso, quanto mais as de hoje.

  • Use widescreen hack com consciência, não é sempre que fica bom (hud esticado, sprites e polígonos desaparecendo nos cantos). Em via de regra, use o formato que o jogo foi feito.

  • Nada impede de usar emulador em TV de tubo também, fica excelente!

  • Use um controle, os melhores (na minha opinião) para jogos antigos são: 1 - Um controle original com usb pra cada sistema, 2 - 8bitdo, 3 - PS4 (ótimo pra usar mouse no touchpad e motion control no Wii e WiiU), 4 - PS3, 5 - Xbox One/Xbox 360 (bom controle, mas péssimo direcional, que é muito usado em jogos antigos).

  • Evite ao máximo usar jogos europeus EU/PAL. O frame rate interno é menor, e muitos jogos também acabam sendo mais lentos, inclusive as músicas.
Lembrando também, que alguns emuladores precisam de BIOS do sistema. Não posso fornecer link aqui.
O primeiro passo depois de baixar o emulador é pegar a bios certa e colocar no lugar certo.
Esse site é ótimo pra informações à respeito de emuladores, inclusive qual bios deve usar, na parte FAQs, Files and BIOS: http://emulation.gametechwiki.com/index.php/Main_Page


Links úteis pra novidades dos emuladores:

Alguns dos melhores emuladores de cada sistema estão no Retroarch, então irei fazer um pequeno tutorial de como configurar (nada de avançado):


Usando RetroArch - Básico: Baixe, pegue seu jogo e jogue!

Baixe aqui: https://retroarch.com/index.php?page=platforms
De preferência não baixe o installer, nessa página do link acima vá até sua plataforma, tipo windows, e clique no Download (64bit), ou (32bit) se seu PC for antigo.
Ou como outra alternativa, baixe o penúltimo arquivo daqui (RetroArch.7z), http://buildbot.libretro.com/nightly/windows/x86_64/

Pra quem não sabe Retroarch é um sistema unificado que usa os cores (.dll) de vários emuladores. Parece complicado no começo, mas é extremamente prático pois não precisa configurar controles pra cada emulador. Shaders e atalhos de tecla ou de controle também podem ser unificados pra todos. É possível usar achievements e multiplayer online.

Muitos dizem ser complicado, perder tempo configurando, mas na verdade é bem simples. Se quiser só jogar pode acabar sendo mais fácil que a maioria dos emuladores!

1. Baixe as BIOS, que devem ser colocadas na pasta RetroArch/system. Não posso dar links, mas se você for na gametechwiki, na parte de Files and BIOS, dê uma olhada na parte de Multi-system-RetroArch para melhores informações.

2. Abra o retroarch.exe (e se quiser faça um atalho no desktop ou menu iniciar). Se preferir, aperte "F" no teclado pra ficar em tela cheia.

3. No Main Menu, vá em Online Updater > Core Updater
hDzRYLo.jpg


Os "Cores" são emuladores dentro do RetroArch, então baixe o que quiser usar. Não baixe todos, ou vai ficar uma confusão, melhor baixar só o que for usar. Mais abaixo darei algumas dicas dos que considero os melhores para cada sistema.
Sempre é bom seguir esse passo e fazer os updates dos seus cores de tempo em tempo pra pegar o emulador mais recente.

4. Vá em Load Content, procure o jogo e pronto.
Y68eJA4.jpg


Se quiser só jogar, não precisa de mais nada. Não precisa nem mesmo configurar o controle, vai estar tudo configurado pra você. Só jogar e se divertir!

Dica importante: Use somente boas dumps dos jogos, principalmente de CD. RA não aceita jogos com faixas de áudio em mp3! O melhor formato é .cue + .bin para a maioria dos sistemas de CD. Para Dreamcast, .gdi é o ideal. Não esqueça de verificar se o arquivo .cue (abre com bloco de notas) aponta para o local e nome correto do arquivo .bin. Ou seja, o problema aqui não é o RetroArch, e sim de quem fica baixando roms e isos de formatos estranhos e não formatados.

Dica importante 2: Quer mudar a configuração de controles? Não mude pelo Settings > Input!!! Carregue um jogo primeiro, aperte F1 e mude em Quick Menu > Controls. Depois salve por core (ou por jogo). A maioria das pessoas se atrapalham aqui.

Dica importante 3: Romhacks e traduções de jogos em CD já prontos geralmente dão problema. Não é culpa do emulador, e sim de quem aplica os patches em imagens ruins gerando imagens corrompidas. Sempre que puder tente pegar o patch e você mesmo aplicar em uma boa imagem usando o lunar ips.

Dica importante 4 - Performance: Se seu pc não for da NASA, desative Rewind e Run-Ahead pra sistemas acima de 16-bit. Se ainda sim continuar lento, desative Hard GPU Sync. Depois salve as opções por core.
Se você ver que as sprites do jogo estão bugadas (Dreamcast, alguns arcades), Rewind é o problema. Desative!
Tudo isso é ativado/desativado depois de entrar no jogo e apertar F1, em Latency. Alguns shaders também são pesados, se ver que o jogo está lento ou o som começa ficar quebrado, tente um shader mais leve.

Usando Retroarch - Nível Médio: pra quem quiser algo à mais!

Aqui pode acabar complicando um pouco, mas a maioria dessas opções não existem nos outros emuladores, e a vantagem é que tudo é compartilhado entre os cores, a não ser que você não queira.

Se só quiser jogar, pode pular essa parte. Nada disso é obrigatório, são só extras.

. Mude o idioma: Vá em Settings > User > Language
HOztzOn.jpg


. Não gosta do Menu do RetroArch? Mude!

Se gosta do menu de janelas, só apertar F5. Dá pra configurar tudo por lá e ainda dá pra adicionar seus jogos com capinha e tudo!

Tg7PTIJ.jpg


Quer outros menus e não gosta do estilo PS3/PSP? Vá em Settings > Drivers > Menu

knyl40L.jpg


ozone:
jXL1oLp.jpg


glui:
TlZXuwf.jpg



. Não gosta da imagem meio borrada (bilinear filter) e prefere os pixels quadradões? Vá em Settings > Video > Bilinear Filtering e desmarque.
amwsfwT.jpg


. Algumas pessoas não gostam de aumentar a resolução em números quebrados pra preencher a tela (pois pode causar shimmering). Se é uma dessas pessoas, vá em Settings > Video > e marque Integer Scale. Note que isso deixará a tela do jogo menor que sua tela, com bordas. Só pra puristas!
9Dieo20.jpg


. Tem um bom PC? Quer diminuir o Lag/Input Latency? Essa opção é fundamental, mas pode ser pesada.
Vá em Settings > Latency ou no Quick Menu > Latency, e marque Hard GPU Sync. Quer diminuir mais? Marque Run-Ahead to Reduce Latency. O Number of Frames to Run Ahead, pode deixar entre 1 a 3. Não recomendo mais que isso, e pode variar de jogo em jogo, então recomendo deixar em 2.
WOC4RPQ.jpg


O que isso significa? O RA vai rodar o mesmo emulador várias vezes ao mesmo tempo e vai "prever"/fazer várias combinações de botões e adiantar o que você faria. Se estiver jogando em uma CRT, isso pode fazer o emulador ter menos input lag que o próprio vídeo game. Você pode diminuir o input lag existente no hardware original que o Mario leva pra dar um pulo de 3 frames pra 1 se quiser.

Importante! Ative isso só nos cores mais leves e salve a configuração disso por core. Ou então quando for jogar um core mais pesado, como Saturn, e tudo vai estar super lento e não vai saber o porquê. Se pesar muito, o Hard GPU Sync já ajuda.

. Rewind: Vá em Settings > Frame Throttle > Rewind, e marque a opção Rewind Support. Você pode aumentar o Granularity e Buffer Size de acordo com sua preferência.
imizztE.jpg


. Hotkeys/Atalhos: Vá em Settings > Input > Hotkey Binds e use de acordo com o que quiser. Minhas sugestões são adicionar hotkeys para Fast forward hold, Rewind, Save State e Load State no controle (tipo no analógico direito/R3/L3) ou mesmo no teclado. Pode até mudar e salvar isso por core quando estiver com um core ativo.
v4ML4Hy.jpg


. Quer usar o analógico com a função do digital? Vá em Settings > Input > User 1 Binds, e marque a opção User 1 Analog to Digital Type
ZO0Pa3q.jpg


. Achievements/Troféus/Conquistas: Vá em Settings > Achievements e marque a opção Achievements.
qoaGTlT.jpg


Vá no site http://retroachievements.org e faça um cadastro/login. Use seu username e password no RetroArch.

. Quer mudar o driver de vídeo? O default é OpenGL, então se quiser mudar vá em Settings > Drivers > Video e mude para o que quiser, depois reinicie. Recomendo deixar em gl para a maioria. Para PSX HW, uso vulkan.

pJny0EA.jpg


. Shader: Inicie o jogo, aperte F1 para acessar o Quick Menu, vá em Shaders, Ative o Video Shaders, vá em Load Shader Preset. Se estiver usando OpenGL, pode usar a pasta shaders_glsl ou shaders_slang. Se estiver usando Vulkan, use somente o shaders_slang. Daí é só escolher o seu shader preferido.
cuD3BXM.jpg
HerUFrv.jpg
SAEhvoM.jpg


Não sou expert, e tem várias configurações de usuários por aqui, mas vai algumas sugestões:

  • pasta cgp/crt-royale-kurozumi
  • pasta cgp/2xbr-crt-hyllian
  • pasta crt/4xbr-hybrid-crt-b
  • usando combinação própria, 2 Shader Passes, com 4xbrz (filter nearest, scale: 2x) + crt-hyllian-3d (filter nearest, scale: don't care)
3ZsO572.jpg
dCj7sSl.jpg
tCaNfAI.jpg



Mega Drive ou jogos que usam muito dithering, pode adicionar um mdapt ou gdapt ou sgenpt-mix antes:

yvSG2lt.jpg


Aproveitando pra deixar algumas sugestões de shaders no RetroArch:
. Para fazer transparência alguns jogos/consoles "piscavam" on/off os sprites a cada frame (Neo Geo abusava disso, principalmente nas sombras). Para eliminar isso e tornar transparente no RA, vá em shaders > adicione 1 shader pass > shader # > shaders_glsl (para gl) ou shaders_slang (para vulkan) > misc > anti-flicker
vUDgRSd.jpg

c36QtWd.jpg

. Para transparência, muitos jogos/consoles faziam checkerboard nos sprites, como Saturn e Arcades em geral. Para tornar esses sprites transparentes no RA, vá em shaders > Load Shader Preset > shaders_glsl (para gl) ou shaders_slang (para vulkan) > dithering > mdapt

Em shader parameters dá pra modificar as configurações do shader, mas para este tipo de transparência sugiro deixar como está. Quase não há perda de detalhes nesse modo.

No Mega Drive para caso de dithering para mesclar cor você pode ajustar essas configurações ou ainda usar gdapt no lugar - mas note que poderá ter perda de detalhes principalmente em textos.

Infelizmente não consegui mesclar o mdapt + anti-flicker de modo satisfatório.

Segue algumas imagens da diferença, incluíndo um scanline:

glwmCF1.jpg
dpysr7q.jpg
ItEvcUH.jpg
aadxzXW.jpg
SGSYum7.jpg
tBzzaFU.jpg
ONKVUU4.jpg
g94nG4l.jpg
RytU6UN.jpg
lbkU8f2.jpg
iJoPVEb.jpg
qibfwFw.jpg

Teste outras combinações e poste aqui. Lembrando que não tem nada como jogar em uma TV de tubo sem filtro nenhum, na resolução nativa. Essa seria a configuração perfeita.

Dica: Para atualizar o RetroArch, baixe o Retroarch_update.7zip, e jogue o conteúdo na pasta do seu Retroarch.
Windows: https://buildbot.libretro.com/nightly/windows/x86_64/


Tem alguma dúvida em um emulador no RetroArch, o que são essas opções ou como fazer para certo emulador funcionar, onde colocar a bios e qual tipo/extensão de jogo que o core suporta? Só entrar aqui: https://docs.libretro.com/

Vai em For Users > Core Library:Emulation e escolha o core que estiver com dúvidas. É detalhado passo a passo todas as opções de cada core.

Em tempo: O intuito do tópico é ajudar a configurar e escolher, ou seja, não passo emuladores configurados por MP.
 
Ultima Edição:

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.022
Reações
7.624
Pontos
453
Emuladores
São só sugestões e usem o que preferir. Mas aqui listo os emuladores mais precisos para cada sistema e os que uso.

Se estiver na dúvida em qual usar, esse site tem várias informações e comparações:


NES/Famicom

Mesen
- RetroArch e standalone
É o emulador mais compatível e mais preciso do NES (apesar de outros como Nestopia, puNES, etc. serem muito bons também).

No RetroArch:
kZS5Yva.jpg


Entre as opções, você pode usar Remove sprite limit, para os sprites pararem de ficar piscando, e adicionar um overclock pequeno para diminuir os slowdowns, se quiser. Pode reduzir o overscan que fica parecendo um glich nos cantos, com Horizontal Overscan. E se quiser pode também diminuir o Vertical Overscan.

HD packs para trocar as sprites por sprites em "HD". Aqui um site com alguns: https://forums.nesdev.com/viewtopic.php?f=21&t=17110

No RetroArch para os HD packs funcionarem, crie uma pasta HdPacks dentro da pasta system, e depois coloque a pasta com o mesmo nome da rom com os sprites. Ex.: ...\Retroarch\system\HdPacks\Mega Man (USA)


Se não gostar de Retroarch, pode baixar o emulador standalone aqui:
Download: https://www.mesen.ca/



SNES/Super Nintendo/Super Famicom

Bsnes/Higan
- RetroArch e standalone
É o emulador mais compatível e mais preciso do Snes. Tem fama de pesado por conta da precisão, mas o Bsnes mais novo ficou muito mais leve.

No RetroArch:
. bsnes: Somente bsnes, sem mais nada no nome. É a versão mais atual.

Tem um monte de opções, na dúvida não precisa mudar nada. Algumas opções que recomendo:
Blur emulation ligado para dar transparência em alguns jogos.​
CPU Overclocking para jogos que tem slowdowns, entre 100 a 150%. Isso varia de jogo para jogo, mas se quer a experiência original, deixe em 100%. Mesma coisa para SA-1 e Super FX Overclocking.​
PPU Fast Mode ligado (já está por default), e PPU Deinterlace ligado (também já está ligado por default)​
PPU No Sprite Limit é pessoal, desligado para experiência original (sprites bugam e desaparecem quando tem muitas, como no console) ou ligado para isso não acontecer.​
Show overcan também é pessoal, são bordas pretas ao redor da imagem, como no console. Off para não mostrar e ON para deixar com as bordas igual no console.​
HD Mode 7 Scale, pode aumentar para deixar o mode 7 em HD, mas não exagere, é pesado! Supersampling renderiza internamente a resolução que escolheu mas mostra com a resolução original, ou seja, deixa mais natural - isso é pessoal, teste e veja se gosta.​
O restante você pode deixar por default (DSP Fast mode ligado, etc.). Agora se quiser a experiência original mesmo quando não precisa, pode desligar todas as opções, inclusive as descritas acima + Entropy em High, porém se prepare pois vai precisar de uma CPU muito boa.​

Gwz5Yvv.jpg



Download: https://bsnes.byuu.org/
Pode fazer o download (stable) - Windows binary, ou a versão nightly, que são betas.

A versão recente do Bsnes ficou bem mais leve e é muito recomendada. Na minha opinião, substitui o snes9x standalone em tudo, a menos que tenha um PC muito, mas muito antigo.

Algumas melhorias:

Overclocking, diferente do snes9x, esse overclock é verdadeiro e preciso, sem alterar a velocidade na maioria dos jogos. Só não exagere, uma faixa de 125 a 150% acaba sendo o ideal.

HD Mode 7, coloque o scale em algo satisfatório que o seu PC aguente.

jEmjIcR.jpg
cIBgnOA.jpg


Snes9x - RetroArch e standalone
Não é tão preciso quanto o Bsnes, mas atende na maioria dos jogos e é bem leve. O que é ótimo no RA pois pode te dar margem para usar o run-ahead para diminuir o input lag. Só isso já seria um bom motivo pra usar esse core. Diferente do bsnes, o core do snes9x é compatível com retroachievments.

Tem muitas opções no RA, mas não acho preciso mudar nada.

Versão standalone para quem não gosta de usar o RetroArch: http://snes9x.ipherswipsite.com/

Zsnes
Não é recomendado. Tem a pior emulação e virou sinônimo de emulação ruim. Cumpriu seu papel nos anos 90, mas foi ultrapassado em todos os sentidos. Todos tem o direito de usar o que quiser, só fique ciente que não chega nem perto de um Snes real, perde em efeitos, sons e música em muitos jogos. Também tem uma falha grave de segurança.

wYHqxKn.jpg


Master System/Game Gear/Mega Drive

. Genesis Plus GX
, core do Retroarch
É um ótimo emulador, que não tem versão standalone. Roda todos os jogos de forma excelente, porém algumas demos recentes que usa recursos que nenhum jogo utilizou não roda bem nesse emulador. Tem também o melhor som de todos, melhor até que soluções fpga existentes.

No RA não tem muito o que mudar, mas se quiser pode ligar o Remove per-line sprite limit e ainda melhorar um pouco a CPU speed, mas não que os jogos do Mega precise muito. Se não gosta de usar shaders, pode usar o Blargg NTSC filter, que faz por exemplo, a cachoeira do Sonic ficar transparente.

ap9mDxZ.jpg


. BlastEm
É atualmente o emulador mais preciso do Mega Drive, só que ao mesmo tempo muito leve. Passa em todos os testes e demos como overdrive, e exibe as mesmas glitches que o hardware original tem ao contrário de soluções FPGA existentes.
Porém não roda nem Virtua Racing nem Pier Solar, ainda. Emula somente Mega Drive por enquanto, mas já está trabalhando pra adicionar Sega CD e tem planos para 32x.
Tem core no RetroArch e tem versão standalone. A interface é muito simples e crua ainda. Faça um teste!

Download: https://www.retrodev.com/blastem/

. Kega Fusion
O mais popular, não é muito preciso e a última atualização é de 2010. Não roda os demos recentes. Porém a compatibilidade com os jogos é boa, roda de tudo, Sega CD e 32x. Até Sega CD com .mp3 roda.

Download: https://www.carpeludum.com/kega-fusion/

8I15NOM.jpg
O8kk2WY.png


Sony PlayStation

Mednafen standalone/Beetle PSX no RetroArch
Os dois são o mesmo emulador. Só que no RetroArch, tem mais opções/melhorias.
É um dos emuladores mais precisos do PS1. Talvez o mais preciso.
Recomendo muito a versão do RetroArch:

. Beetle PSX
Se quiser jogar da mesma forma que o PS1 original, essa é a melhor forma com a maior precisão possível. A emulação é feita por software (usa só sua CPU), e apesar de poder aumentar a resolução interna (muito pesado) é feito pra ter a mesma experiência que plugar um console na TV. Ideal para emular jogos puramente 2D e talvez até alguns 2,5D.

eRLCuJS.jpg


Sugestões: Tire o Dithering, e aumente o CD loading speed (se o jogo não entrar, deixe em 2x). Se preferir, pode também fazer overclock em CPU frequency scaling, mas não exagere muito, margem boa é até 150%. Não recomendo tirar a intro da bios, pode causar incompatibilidade.

. Beetle PSX HW
É a mesma versão só que emulando por hardware, usando sua GPU. Aqui você pode aplicar várias melhorias, só observe que isso pode causar bugs ou não. Ideal para jogos 3D e 2,5D se quiser melhor resolução e outras melhorias.
Recomendo fortemente usar esse core com vulkan. A diferença de performance é extrema e fica muito mais leve.

Dica: RA não gosta de ficar trocando de api de vídeo toda hora e pode não gravar a preferência, podendo até fazer o programa parar. Há quem sugere ter outra pasta do RA só para vulkan.

PE6dexw.jpg


. Internal GPU resolution: quanto maior mais limpo e menos serrilhado vai ter, mas pode ser pesado (isso também interfere nos shaders). Só para ter uma ideia de como o vulkan é mais rápido, meu PC aguenta até 16x com vulkan e 4x com opengl.
. Super sampling (downsample): Faz downsample de uma resolução alta para a resolução interna, algumas pessoas preferem isso do que polígonos super retos. Deixo em off, mas use se preferir.
. Texture Filtering: Você pode deixar as texturas ficarem iguais ao PS1, quadradonas (nearest) ou mais suaves. Depende do seu gosto ou do jogo. Aprendi a gostar de bilinear pra dar uma borrada leve, mas tirando nearest, as texturas que são montadas em tiles podem parecer meio desconexas e bem aparente a separação dos tiles.
. Internal Color Depth: Deixe em 32bpp, isso elimina o dithering.
. PGXP operation mode: Deixe em memory only. Isso faz os polígonos deixarem de ficar balançando e tremendo, pesa um pouco e tem jogos que dá glitches. Teste de jogo em jogo. (Retroarch permite salvar as configurações por jogo também).
. PGXP perspective correct texturing: Deixe ligado. Faz com que as texturas fiquem alinhadas.
. Adaptive smoothing: Vem ligado por default, isso faz com que os cenários 2D em jogos que usam polígonos (tipo RE) fiquem mais suaves sem interferir nos polígonos.

Caso você não goste do RetroArch, tem o Mednafen, que requer uma GUI.
Download: https://mednafen.github.io/

Duckstation
Atualmente é o melhor emulador standalone de PS1. Substitui o ePSXe em tudo, muito simples de configurar, não tem plugins e tem as últimas e mais avançadas técnicas de melhoramento de imagem, além de ser muito leve.
Download: https://github.com/stenzek/duckstation/releases/tag/latest

Bios - Coloque as bios em uma pasta e a selecione no emulador.
Dica: A bios tem que estar correta, japonesa, americana e europeia. Se selecionar a bios de uma região errada, vai travar.
JVU3zpi.jpg



Você pode adiconar um overclock aqui pra melhorar a estabilidade do fps, mas tenha cuidado pra não exagerar pois pode ocasionar defeitos (120 a 150% geralmente é seguro). Se um jogo não rodar ou ver que deu algum tilt, desabilite.
zo67ZJ5.jpg


Aqui você pode ligar o downsampling se preferir ao aumentar a resolução interna. Isso faz com que o emulador renderize a resolução maior e depois volta pra resolução nativa (240p). Ou seja, a resolução final vai ficar igual a nativa mas vai eliminar o serrilhado sem deixar a imagem totalmente limpa com a resolução alta. Faça um teste!
gmiLa2Y.jpg



Aqui você aumenta a resolução interna e eliminar vários defeitos de polígonos e texturas dançando com PGXP.
Para jogos 2D use somente a resolução de 1x.
7W5s1T3.jpg



Duckstation também tem o core no RetroArch, chamado de swanstation. É também muito recomendado e rápido. Faça o teste pra ver qual te atende mais, swanstation ou beetle.

PSX-Reloaded
Tipo ePSXe, usando plugins. Bom emulador, mas assim como ePSXe, já ficou no passado.
Download: https://archive.codeplex.com/?p=pcsxr

ePSXe (http://www.epsxe.com/) estagnou e já não é tão recomendado. Está atrasado e falta melhorias se comparado com os outros.

Xebra (http://drhell.web.fc2.com/ps1/) emulador japonês, tem um core preciso, mas tanto o áudio como o vídeo são meio problemáticos, além de ser meio difícil de usar. Resolução nativa somente e é o único que emula PocketStation também. Não precisa de bios, ou seja é legalmente permitido usar se não tiver um PS1.

euDyVqo.jpg
RIbJSDu.jpg
K4Kxhbu.jpg


Sega Saturn

Mednafen
standalone/Beetle Saturn, core do Retroarch
Muito preciso. Não precisa de configuração no RA. Infelizmente não tem como alterar a resolução interna ainda, porém os shaders ajudam muito a disfarçar isso. Pra mim é o melhor emulador do Saturn, pois além de ser bem preciso, praticamente sem bugs e glitches, ainda tem input lag mais baixo que os outros emuladores e nem precisa configurar nada. Não usa sua GPU no PC, mas usa toda sua CPU.

Versão standalone do Mednafen (tem que baixar uma GUI)
Download: https://mednafen.github.io/

Kronos/Yaba Sanshiro
São forks do Yabause. E também tem core no RetroArch. Dá pra aumentar a resolução, mas são imprecisos e cheios de bugs. Apesar disso, é inegável que os jogos poligonais ficam bem mais bonitos com resolução alta.
Download: http://www.uoyabause.org/

SSF
Emulador japonês com uma ótima compatibilidade, porém o input lag é meio alto. É bem leve se comparado com Mednafen, e também não dá pra aumentar a resolução interna. Última versão permite usar .cue +.bin!!!
Download: https://twitter.com/FessX

dL6iYgt.jpg


Neo Geo CD

Mas não é melhor emular Neo Geo? Qual a vantagem de emular Neo Geo CD?
Simples: Arranged Soundtrack. Faz toda a diferença, o jogo vira outro. Além de alguns extras em versões CD. E aqui o loading não é problema, só dar um fast forward.

FinalBurn Neo - RetroArch e standalone
Ótimo emulador e roda de tudo, além de ser leve.
Dica: Use somente .cue + .bin, outros formatos não vão rodar bem. Se tiver .mp3 na pasta nem tente.

No RetroArch, tem que primeiro dar load no core FinalBurn Neo, depois vai em load Neo Geo CD, que vai te levar para localizar seu jogo.

Download: https://github.com/finalburnneo/FBNeo-WIP-Storage-Facility/releases/tag/appveyor-build

NeoCD - RetroArch
Ótimo emulador também, mais leve ainda.
O melhor, além de .cue + .bin, dá pra rodar .chd.

Raine - standalone
Bom emulador, bem leve e roda de tudo, incluindo jogos com .mp3. Dá até pra tirar a tela de loading.

Download: http://raine.1emulation.com/download/latest.html

n2oJHLg.jpg


Nintendo 64

Mupen64Plus
- RetroArch e standalone

A versão RetroArch é a melhor forma de emular o N64 atualmente.

Para a melhor emulação, rode o jogo, aperte F1, vá em options e mude o rsp e rdp para Parallel. Depois dê um restart. É a mesma coisa de plugar seu N64 na TV (ou seja meio feio em uma hdtv). Roda todos os jogos da mesma forma nativa do N64, sem tirar nem por, inclusive seus efeitos/defeitos. Dá pra aumentar a resolução mas é pesadíssimo se o fizer, usa quase toda sua CPU. Dica: use com vulkan, em drivers.

Se sua CPU não aguentar, use com rdp e rsp em GlideN64 e HLE, não é tão preciso mas é bom e bem mais leve.

A vesão standalone é open-source, usa plugins e tem alta compatibilidade se usar o GlineN64. Ótimo pra quem quer melhorias e melhor resolução, além de ser mais leve.
É preciso um GUI, e o melhor é pago (m64p).
Download: http://www.mupen64plus.org/

Project64 - standalone
É close-source e é tão bom quanto o Mupen64Plus se usar o GlideN64 e Azimer's Audio Plugin.
Download: https://www.pj64-emu.com/nightly-builds
Baixe o Windows ZIP, e não baixe o Installer! Agora é só extrair o zip em uma pasta.

Depois baixe o GlideN64:https://github.com/gonetz/GLideN64/releases
Baixe o arquivo GLideN64_Public_Release_4.0.7z (ou o mais atual quando tiver)
No arquivo zipado, vá na pasta bin\Zilmar-specs\, e extraia todo esse conteúdo diretamente na pasta ...\Plugin\GFX\ do Project64.

Em um passo adicional, se quiser, baixe esse plugin de audio pelo link: https://github.com/Azimer/AziAudio/releases
Baixe o arquivo AziAudio v0.70 WIP10.zip (ou o mais atual quando tiver)
Extraia o conteúdo (.dll) na pasta ...\Plugin\Audio\ do Project64

Agora é só abrir o Project64, ir em Options > Settings > Plugins, e mudar para o que baixou. Ainda aqui no Options, você pode tirar o Hide Advanced Settings se quiser. Os settings que uso são esses abaixo, mas você pode alterar de acordo com sua preferência e ajustar pela configuração do seu PC.

Quer tirar o pop up que aparece às vezes? Vá na pasta ...\Config\, abra o arquivo Project64.cfg no bloco de notas e coloque o Run Count=-1

Minhas configurações do GlideN64
BDKRDIY.jpg



Sega Dreamcast

Flycast
- RetroArch
Um dos melhores emuladores de Dreamcast. Não tem muito o que configurar e dá pra aumentar a resolução se quiser. Até aqui, todos os jogos que tentei rodaram muito bem, sem bugs. Também suporta Naomi e Atomiswave, que são placas Arcade baseadas no Dreamcast.
De preferência, use com vulkan.
Dica: Se a tela ficar preta e só sair audio, desabilite os shaders.
Dica 2: Veja se as bios estão corretas e não estão faltando. (Load Core > Flycast > >Information > Core Information), sobre bios, dê uma olhada no gametechwiki.
Dica 3: Dê uma olhada aqui, certamente irá te ajudar: https://docs.libretro.com/library/flycast/
Dica 4: Dê preferência para jogos .gdi (são completos, em torno de 1GB). Jogos .cdi são jogos ripados para caber em 1 CD, geralmente tem conteúdo cortado e não são recomendados, alguns podem até dar erros (Você pode transformar essas GDIs em CHDs e economizar espaço).
Dica 5: Desabilite rewind.

DEmul - standalone
Tem alta compatibilidade e roda de tudo, inclusive Naomi e Atomiswave. Close Source e exclusivo do Windows. Dá pra aumentar a resolução.
Download: http://forum.emu-russia.net/viewtopic.php?f=25&t=503&start=180 (vá para a última página e faça o download do último post)

Redream - standalone
Bom emulador com boa compatibilidade. Ainda há bugs em alguns jogos. É close source e tem duas versões: Lite e Premium. Lite é grátis mas tem melhorias bloqueadas (não dá pra aumentar a resolução).
Download: https://redream.io/

aQ7O9mn.jpg


PlayStation 2

PCSX2
- standalone
Praticamente o melhor emulador de PS2 disponível atualmente. Pode parecer difícil configurar, mas não tem muito segredo.

Guia explicando em detalhes cada opção de configuração: https://pcsx2.net/config-guide/official-english-pcsx2-configuration-guide.html

No plugin de vídeo, opengl é mais compatível porém pode ser mais lento. Dê preferência para DirectX10/11 por ser mais rápido.

Para jogos puramente 2D, tipo luta, recomendo deixar em software.

No (Hardware), pode mudar a resolução interna. Para telas de 1080p, 3x é um bom número. Você pode diminuir serrilhados com FXAA ou se sua placa for boa.

Para CPUs Quad Cores, deixe Extra rendering threads em 3.

Se encontrar dificuldades, deixe em Software e vai rodar tudo, só que na mesma resolução do PS2. Ou seja, é como plugar seu PS2 na TV. Não precisa configurar nada nesse modo. Só que exige uma boa CPU.

Minha configuração:
cN6dypD.jpg



Avançado:
Se quiser configuração salva para cada jogo, vai na pasta inis e crie pastas com o nome de cada jogo, depois copie todos os arquivos de configuração em cada pasta, assim:
W3tEK0o.jpg

Ideal pra quem usa com lauchbox por exemplo.

Você também pode adicionar Reshade ao usar DirectX11. Bom pra quem quer boas scanlines por exemplo.
Só baixar o reshade, executar, escolher a pasta do PCSX2, escolher DirectX11, escolher seus shaders e pronto!

Download do emulador: https://buildbot.orphis.net/pcsx2/index.php

Play! - RetroArch e standalone
Está engatinhando ainda mas já roda alguns jogos até bem. Tem potencial para em um futuro ser melhor que PCSX2.

Download: http://purei.org/

ctCt8Nc.jpg
JGJOHBZ.jpg
Game Cube/Wii

Dolphin
- RetroArch e standalone
Não tem nem o que falar, excelente emulador, bem preciso, e roda praticamente toda a biblioteca desses dois consoles, e ainda jogos do VC.

Download: https://dolphin-emu.org/download/ Recomendo as development versions.

Minhas configurações:
O63GVZl.jpg



CQpUc6W.jpg

Wii U

Cemu
- standalone
Ótimo emulador, mas ainda tem alguns jogos incompatíveis. Aqui sua CPU vai fazer toda a diferença e a GPU é usada para aumentar a resolução através de graphics packs. Nvidia é recomendado para OpenGL.

Download: http://cemu.info/

Baixe o cemuhook e jogue na pasta do cemu, aqui: https://sshnuke.net/cemuhook/ Cemuhook é um plugin extra oficial, que te permite ver vídeos em mp4, fontes do sistema, usar motion control no controle do PS3 e PS4 e mais um monte de extras.

Baixe shader cache para evitar stutterings:
ou se for jogando, você mesmo fará o cache.

Coloque esses arquivos do shader cache, .bin, dentro da pasta \shaderCache\transferable\ A primeira vez que inicia o jogo demora mesmo, mas depois é bem rápido. E cuidado com o nome do arquivo, que muda dependendo se o jogo for EU, USA ou JP, renomeie de acordo.

Baixe o graphic pack se quiser jogar em resolução maior:
tQjULhI.jpg


Link útil pra mais informações: https://www.reddit.com/r/cemu/

dBa0V0e.jpg

PlayStation 3

RPCS3

Bom emulador com boa compatibilidade. Tem feito progressos significantes e melhorando a cada mês.

Primeiro você tem que instalar a firmware.
Depois instale o jogo, geralmente em .pkg, e depois clique no botão Start.

Se o jogo for da psn pode ter que colocar o arquivo .edat ou .rap na pasta ...\rpcs3\dev_hdd0\home\00000001\exdata
O arquivo tem que ser renomeado para .rap
5dvzCzb.jpg


Minhas configurações (note que isso pode variar de jogo em jogo):
5R1jV4F.jpg


Download: https://rpcs3.net/


Game Boy/Game Boy Color

SameBoy
- RetroArch e standalone
É um dos emuladores mais precisos para o GB. Não tem muito o que configurar, é só jogar. Emula cores do GBC e SGB.

Download: https://sameboy.github.io/

Bsnes
O único que emula Super Game Boy de forma nativa, como se fosse o snes rodando. Isso significa que além das cores e temas, emula também o som que o snes altera. Não recomendo no RA ainda, pois a versão mais recente melhorou muito essa emulação.
Não esqueça de colocar a bios certa no local certo.

Download: https://bsnes.byuu.org/


Game Boy Advance

mGBA

É um dos emuladores mais completos, preciso e rápido. Também emula GB/GBC/SGB.
Não tem muito o que configurar no RetroArch, só jogar.

Download: https://mgba.io/


Nintendo DS

DeSmuME

É o melhor emulador de NDS atualmente e roda de tudo. Porém é um pouco pesado, principalmente se aumentar a resolução interna.

No RetroArch, você pode aumentar a resolução interna, aumentar o número de CPU cores, e mudar o layout/posição das duas telas.

Download: https://desmume.org/

melonDS
Está em desenvolvimento e a meta é ser preciso com boa performance. Ou seja, é leve. Tem tudo pra se tornar melhor que DeSmuME. A interface é simples e prática. Faça um teste!

Download: http://melonds.kuribo64.net/


Nintendo 3DS

Citra

Atualmente é o melhor (e talvez o único usável) emulador de 3DS. Com um bom PC vai rodar a maioria dos jogos em fullspeed e com melhorias.

Download: https://citra-emu.org/download/ Vá em manual download e faça o download do Canary Build, que são experimentais mas mais rápidas e com mais opções.


Sony PSP

PPSSPP
Melhor emulador de PSP e muito conhecido, leve e roda praticamente qualquer jogo.

Para jogos puramente 2D, diminua a resolução interna e texture scaling.

Download: http://www.ppsspp.org/
 
Ultima Edição:

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.022
Reações
7.624
Pontos
453
Economizando espaço no seu HD (Avançado):

Transforme suas isos em chd! Só pra que usa RetroArch: possível para PS1, Saturn, Dreamcast

. Pegue o arquivo chdman.exe que fica na sua pasta do MAME e jogue na sua pasta de isos.
. Crie um arquivo de texto no bloco de notas e cole:
Código:
for /r %%i in (*.cue, *.gdi) do chdman createcd -i "%%i" -o "%%~ni.chd"
. Renomeie esse arquivo para .bat
. Agora é só executar esse arquivo .bat que todas suas isos com .cue/.gdi dentro dessa pasta vai ser convertida para .chd

Isso vai te economizar um baita espaço no hd, e pode ser facilmente revertido. O emulador não demora mais pra ler. Aqui economizei em torno de 50% no total.


Para PS2/PSP

. Baixe o MaxCSO e coloque na sua pasta de jogos: https://github.com/unknownbrackets/maxcso/releases
. Crie um arquivo de texto no bloco de notas e cole:
Código:
[USER=12823]@echo[/USER] OFF

FOR %%I IN (*.iso) DO (

  maxcso  --block=16384 --fast "%%I"

)
. Renomeie esse arquivo para .bat
. Agora é só executar esse arquivo .bat que todas suas isos vão ser convertidas para .cso


Meus jogos não estão em .bin + .cue, tem um monte de arquivos, como faço?
- Simples, baixe o CDmage, abra sua imagem e salve como um arquivo .cue, usando o MODE1/2352
Ideal para Neo Geo CD com FinalBurn NEO!

Update: PCSX2 agora aceita CHD. Pra quem já tem seus jogos convertidos em CSO não precisa mudar, mas quem ainda usa imagem, CHD é mais compacto e compensa muito a conversão.
Configurações diferentes no RetroArch (Avançado):

Para quem quer mudar de driver para jogar um core ou mesmo usar outro controle, é possível criar uma configuração separada no RA (configuração > salvar uma nova configuração) e usar só essa configuração ao jogar um core em específico. Se estiver usando uma frontend basta digitar na frente do comando do core -c "config\suaconfig.cfg".

Para launchbox adicione esse parâmetro no Associated Platforms ao editar o emulador.

No meu caso fiz uma config diferente pra quando uso vulkan, e no Associated Platforms fica assim:
Código:
-L "cores\mednafen_psx_hw_libretro.dll" -c "config\RetroArch-Vulkan.cfg"


Personalizando suas pastas
Uso alguns ícones que baixei e outros eu fiz. Se gostar, vai o link:
Ícones - Mega

gEAb5cH.jpg



LaunchBox

Baixe aqui: https://www.launchbox-app.com/

LaunchBox é um sistema que integra todos os emuladores em uma interface customizável e prática. É muito útil, simples de configurar e não precisa abrir nenhum emulador mais. Inclusive se quiser você pode instalar em HD externo ou pendrive e levar pra qualquer PC.

Depois de instalado, clique em Import ROM Files. Ou vá em Tools, Import, ROM Files (ou ainda arraste as roms que quer pra janela do LaunchBox).

nxvmTVZ.jpg



Selecione sua plataforma, no caso aqui é Super Nintendo:

40xxmIy.jpg


Clique em ADD:


DyDiptw.jpg


Clique em Emulator Name e escolha seu emulador (no caso aqui selecionei Retroarch), Vá em Browse e selecione o .exe do emulador:

80YJry1.jpg



No caso do Retroarch, terá que informar qual core você está usando. Pra isso, clique em Associated Plataforms e veja se seu sistema condiz com o core que você usa. Nesse meu caso não condiz:

kpb9Of9.jpg


Caso aconteça isso, vai na sua pasta do Retroarch pelo Windows e entre na pasta cores. Copie o nome...

u0DDyLo.jpg



...e cole assim, não esquecendo do .dll:

hPazeMz.jpg



Clique em Use the files in their current location pra não mexer nas roms. Caso esteja fazendo um HD externo, marque a opção de copiar as roms.

vQN24sy.jpg



Escolha as imagens que quer baixar, caso não queira backgrounds, desmarque. Se tiver espaço sobrando e muito tempo disponível pra download, pode baixar previews de vídeos, basta configurar no EmuMovies.

mbnzDsS.jpg




Pra salvar tempo com erros, verifique se o nome aqui condiz com o nome do jogo, pois se a rom chamar sf2, o LaunchBox pode não achar as imagens. Assim:

fwmQj5I.jpg



Em Tools, Options, vá em Images, Default Background e modifique o background que desejar, ou retirar completamente. Eu gosto de usar o LaunchBox Default Background com o Fade na metade. Mas isso vai do seu gosto:

Q49wx5o.jpg



Pronto, depois de algum tempo de download, deverá ficar mais ou menos assim:

bqlYtta.jpg


Agora basta clicar no jogo (ou usar um controle), que irá executar sem você nem ver o emulador. Para sair do jogo e voltar, basta apertar ESC. Pode também favoritar seus jogos que mais gosta pra aparecerem primeiro na lista.

Aqui um vídeo sobre isso:

E aqui uma lista de tutoriais pra facilitar:

Tudo acima é gratuito, mas se você tiver dinheiro sobrando, pegue a versão premium, que além de outras configurações, te dá direito de usar o modo BigBox:


Big-Box-Arcade.jpg


v39R21t.jpg


 
Ultima Edição:

okhulto

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.364
Reações
771
Pontos
584
Excelente tópico, só uma observação e experiencia minha, controle de PS3 ao meu ver é superior ao de PS4, tanto em duração de bateria quanto em jogabilidade.
 
Ultima Edição:


Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Meus parabéns pelo tópico! Está excelente! Dá pra ver que foi montado com muito carinho e dedicação.

Pessoal que não gosta do RetroArch: taí a chance de aprender. A menos que surja outra opção, o RetroArch é o futuro da emulação. Quem não gosta da interface dele, pode utilizar um frontend. Já mexi com muita coisa complicada nessa vida e, garanto, o RetroArch não é uma delas. Ele apenas tem muitas opções que, em sua maioria, você nem precisa mexer. Deixa quieto, mexe no essencial, e depois é só se divertir com os games. O tutorial do colega facilita muito a compreensão.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.865
Reações
50.965
Pontos
1.003
Foda esse topico vey, nem tava ligado da existência desse ParaLLEI
Mais tarde seria interessante desenvolver melhor a questão de jogar emulador de PC em TV CRT, é um bagulho que eu tenho interesse
 

Agent13

Bam-bam-bam
Mensagens
3.463
Reações
7.887
Pontos
453
Grande tuto! Parabains!

  • Não fale de pirataria, nem de onde baixar as roms e bios. Emulação não é pirataria.
  • Jamais baixe emuladores de sites que não sejam do próprio emulador. Fuja de links de sites brasileiros e YouTube. Até porque os desenvolvedores fazem contagem de downloads e views dos próprios sites, além de correr risco de vírus ou dar dinheiro/clicks pra terceiros.
  • Não baixe emuladores pré-configurados ou já com as roms, nem em sites de torrents só se conhece ou confia na pessoa.
  • De preferência não baixe emulador com instalador. Baixe sempre a versão portable, geralmente em arquivo zipado.
São 4 regras sagradas. Uteis pra quem começar a mexer com emulação no PC!

Evite ao máximo usar jogos europeus EU/PAL. O frame rate interno é menor, e muitos jogos também acabam sendo mais lentos, inclusive as músicas.
É complicado quando você pega um jogo PAL only (são poucos, mas existem). Aí é rezar pro jogo ter seletor de região (oficial do jogo
ou de uma empresa pirata como a Kalisto) :lolwtf
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
É complicado quando você pega um jogo PAL only (são poucos, mas existem). Aí é rezar pro jogo ter seletor de região (oficial do jogo
ou de uma empresa pirata como a Kalisto) [emoji38]wtf

Alguns desses jogos possuem hacks que fazem a conversão para 60hz. Como, por exemplo, o Terranigma, do SNES, ou o Zero Wing, do Mega Drive. Ambos os jogos citados possuem versão japonesa, em 60hz, porém a européia tem idiomas ocidentais e isso facilita bastante. Quanto a jogos europeus de Ps1, você pode definir o emulador pra forçar a região do jogo para americana (NTSC), o que vai fazer ele rodar a 60fps.

Ficam aí essas dicas adicionais pra ajudar o pessoal.
 

Agent13

Bam-bam-bam
Mensagens
3.463
Reações
7.887
Pontos
453
Alguns desses jogos possuem hacks que fazem a conversão para 60hz. Como, por exemplo, o Terranigma, do SNES, ou o Zero Wing, do Mega Drive. Ambos os jogos citados possuem versão japonesa, em 60hz, porém a européia tem idiomas ocidentais e isso facilita bastante. Quanto a jogos europeus de Ps1, você pode definir o emulador pra forçar a região do jogo para americana (NTSC), o que vai fazer ele rodar a 60fps.

Ficam aí essas dicas adicionais pra ajudar o pessoal.
Juro que viajei colocando essa informação, por causa dos hacks de 60hz e opções no emulador. Tava pensando qdo se joga um jogo no hardware oficial, mas a dica tá valendo pro tópico, pois tem jogo que só saiu na Europa. (Ps1 pra cima). :khuebr
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Juro que viajei colocando essa informação, por causa dos hacks de 60hz e opções no emulador. Tava pensando qdo se joga um jogo no hardware oficial, mas a dica tá valendo pro tópico, pois tem jogo que só saiu na Europa. (Ps1 pra cima). :khuebr
Sim, sim. É tudo no contexto de emulação. No hardware oficial, os hacks só vão servir pra quem usa flashcart ou reprograma as ROMs em algum cartucho. Entretanto, pra Ps1, alguns modchips podem forçar o jogo a rodar em 60hz, só que aí envolve destravar o console. Nem todo mundo curte.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Belo tópico com ótimas dicas.

Retroarch vem se apresentando como o lar definitivo para emulação de games 2D pela excelência de seus shaders e constante atualização.

Já jogos 3D vai depender de caso a caso. E também um pouco do gosto pessoal.

Não chega a ser uma regra, mas fujo de fullsets. Tenho arquivos guardados por segurança, mas configuro para jogar só o que me interessa ou quero conhecer. Além de combater paradoxo da escolha, elimina muito "lixo" que poderia ser carregado sem necessidade.
 

CJ*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
561
Reações
861
Pontos
784
Parabéns pela dedicação no tópico. Vou testar algumas coisas quando tiver mais tempo.
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Belo tópico com ótimas dicas.

Retroarch vem se apresentando como o lar definitivo para emulação de games 2D pela excelência de seus shaders e constante atualização.

Já jogos 3D vai depender de caso a caso. E também um pouco do gosto pessoal.

Não chega a ser uma regra, mas fujo de fullsets. Tenho arquivos guardados por segurança, mas configuro para jogar só o que me interessa ou quero conhecer. Além de combater paradoxo da escolha, elimina muito "lixo" que poderia ser carregado sem necessidade.

Gosto bastante dos sistemas 3D que o RetroArch emula bem ou, pelo menos, é a melhor opção disponível. O Ps1 e N64 são bem tranquilos e possuem várias opções para melhoria gráficas ou pra ficar no purismo. Saturno é algo de emulação mais delicada, então vai depender do caso, mesmo. Porém, o Dreamcast é bem de boa com o Reicast/Flycast, sendo leve, prático e com opções de melhoria gráfica, sem deixar de citar que, para compatibilidade máxima, é melhor ficar com o Demul, fora do RetroArch. Por fim, Gamecube/Wii tem o Dolphin, que funciona bem, mas tem menos opções que o emulador fora do RetroArch, então funciona só pra quem quer aquelas melhorias gráficas básicas (tipo aumento de resolução interna). Vale citar como nota de rodapé: o núcleo de emulação do Ps2 ainda está um tanto cru, então é bem melhor buscar opções externas. Ps3 e WiiU não existem no RetroArch.

Quanto aos fullsets, faço a mesma coisa. Tenho alguns pequenos guardados em um hd externo, que servem de repositório pra mim, mas em qualquer emulador meu existe apenas uma lista de jogos selecionados por mim mesmo, pra economizar espaço e deixar mais prática a escolha do que quero jogar. Tem gente que surta com fullset, tem que ter cada joguinho da lista e, se rodar por algum frontend, ainda rola de achar imagem de capa, screenshot, descrição, etc. É um esforço sem fim.
 

Rodin

Bam-bam-bam
Mensagens
1.019
Reações
2.211
Pontos
303
Amigos,eu sou leigo na arte do Retroarch e depois de observar esse tópico adquiri um certo interesse,sendo assim pergunto;

85943


É obrigatorio baixar todos esses 6 arquivos? :kpensa
 

okhulto

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.364
Reações
771
Pontos
584
Emuladores
São só sugestões e usem o que preferir. Mas aqui listo os emuladores mais precisos para cada sistema e os que uso.

Se estiver na dúvida em qual usar, esse site tem várias informações e comparações:


NES/Famicom

Mesen
- RetroArch e standalone
É o emulador mais compatível e mais preciso do NES (apesar de outros como Nestopia, puNES, etc. serem muito bons também).

No RetroArch:
kZS5Yva.jpg


Entre as opções, você pode usar Remove sprite limit, para os sprites pararem de ficar piscando, e adicionar um overclock pequeno para diminuir os slowdowns, se quiser. Pode reduzir o overscan que fica parecendo um glich nos cantos, com Horizontal Overscan. E se quiser pode também diminuir o Vertical Overscan.

HD packs para trocar as sprites por sprites em "HD". Aqui um site com alguns: https://forums.nesdev.com/viewtopic.php?f=21&t=17110

No RetroArch para os HD packs funcionarem, crie uma pasta HdPacks dentro da pasta system, e depois coloque a pasta com o mesmo nome da rom com os sprites. Ex.: ...\Retroarch\system\HdPacks\Mega Man (USA)


Se não gostar de Retroarch, pode baixar o emulador standalone aqui:
Download: https://www.mesen.ca/

Qx9qjBf.png


SNES/Super Nintendo/Super Famicom

Bsnes/Higan
- RetroArch e standalone
É o emulador mais compatível e mais preciso do Snes. Tem fama de pesado por conta da precisão, mas o Bsnes mais novo ficou muito mais leve.

No RetroArch:
. nSide Balanced: É o Bsnes/Higan, um pouco menos pesado.

Deixe o Internal resolution em 512x240, para não atrapalhar os shaders e atender alguns jogos que usam a resolução maior. Pode ligar o blur emulation para dar transparência em alguns jogos. Também gosto do color emulation que deixa as cores um pouco mais escuras, mas é algo pessoal.

9Inp4sZ.jpg



Download: https://bsnes.byuu.org/
Pode fazer o download (stable) - Windows binary, ou a versão nightly, que são betas.

A versão recente do Bsnes ficou bem mais leve e é muito recomendada. Na minha opinião, substitui o snes9x standalone em tudo, a menos que tenha um PC muito, mas muito antigo.

Algumas melhorias, que por enquanto não chegou no RA:

Overclocking, diferente do snes9x, esse overclock é verdadeiro e preciso, sem alterar a velocidade na maioria dos jogos. Só não exagere, uma faixa de 125 a 150% acaba sendo o ideal.

HD Mode 7, coloque o scale em algo satisfatório que o seu PC aguente.

jEmjIcR.jpg
cIBgnOA.jpg


Snes9x - Retroarch e standalone
Não é tão preciso quanto o Bsnes, mas atende na maioria dos jogos e é bem leve. O que é ótimo no RA pois pode te dar margem para usar o run-ahead para diminuir o input lag.

Tem muitas opções no RA, mas não acho preciso mudar nada.

Zsnes
Não é recomendado. Tem a pior emulação e virou sinônimo de emulação ruim. Cumpriu seu papel nos anos 90, mas foi ultrapassado em todos os sentidos. Todos tem o direito de usar o que quiser, só fique ciente que não chega nem perto de um Snes real, perde em efeitos, sons e música em muitos jogos. Também tem uma falha grave de segurança.

wYHqxKn.jpg


Master System/Game Gear/Mega Drive

. Genesis Plus GX
, core do Retroarch
É um ótimo emulador, que não tem versão standalone. Roda todos os jogos de forma excelente, porém algumas demos recentes que usa recursos que nenhum jogo utilizou não roda bem nesse emulador. Tem também o melhor som de todos, melhor até que soluções fpga existentes.

No RA não tem muito o que mudar, mas se quiser pode ligar o Remove per-line sprite limit e ainda melhorar um pouco a CPU speed, mas não que os jogos do Mega precise muito. Se não gosta de usar shaders, pode usar o Blargg NTSC filter, que faz por exemplo, a cachoeira do Sonic ficar transparente.

ap9mDxZ.jpg


. BlastEm
É atualmente o emulador mais preciso do Mega Drive, só que ao mesmo tempo muito leve. Passa em todos os testes e demos como overdrive, e exibe as mesmas glitches que o hardware original tem ao contrário de soluções FPGA existentes.
Porém não roda nem Virtua Racing nem Pier Solar, ainda. Emula somente Mega Drive por enquanto, mas já está trabalhando pra adicionar Sega CD e tem planos para 32x.
Tem core no RetroArch e tem versão standalone. A interface é muito simples e crua ainda. Faça um teste!

Download: https://www.retrodev.com/blastem/

. Kega Fusion
O mais popular, não é muito preciso e a última atualização é de 2010. Não roda os demos recentes. Porém a compatibilidade com os jogos é boa, roda de tudo, Sega CD e 32x. Até Sega CD com .mp3 roda.

Download: https://www.carpeludum.com/kega-fusion/

8I15NOM.jpg
O8kk2WY.png


Sony PlayStation

Mednafen standalone/Beetle PSX no RetroArch
Os dois são o mesmo emulador. Só que no RetroArch, tem mais opções/melhorias.
É um dos emuladores mais precisos do PS1. Talvez o mais preciso.
Recomendo muito a versão do RetroArch:

. Beetle PSX
Se quiser jogar da mesma forma que o PS1 original, essa é a melhor forma com a maior precisão possível. A emulação é feita por software (usa só sua CPU), e apesar de poder aumentar a resolução interna (muito pesado) é feito pra ter a mesma experiência que plugar um console na TV. Ideal para emular jogos puramente 2D e talvez até alguns 2,5D.

eRLCuJS.jpg


Sugestões: Tire o Dithering, e aumente o CD loading speed (se o jogo não entrar, deixe em 2x). Se preferir, pode também fazer overclock em CPU frequency scaling, mas não exagere muito, margem boa é até 150%. Não recomendo tirar a intro da bios, pode causar incompatibilidade.

. Beetle PSX HW
É a mesma versão só que emulando por hardware, usando sua GPU. Aqui você pode aplicar várias melhorias, só observe que isso pode causar bugs ou não. Ideal para jogos 3D e 2,5D se quiser melhor resolução e outras melhorias.
Recomendo fortemente usar esse core com vulkan. A diferença de performance é extrema e fica muito mais leve.

Dica: RA não gosta de ficar trocando de api de vídeo toda hora e pode não gravar a preferência, podendo até fazer o programa parar. Há quem sugere ter outra pasta do RA só para vulkan.

PE6dexw.jpg


. Internal GPU resolution: quanto maior mais limpo e menos serrilhado vai ter, mas pode ser pesado (isso também interfere nos shaders). Só para ter uma ideia de como o vulkan é mais rápido, meu PC aguenta até 16x com vulkan e 4x com opengl.
. Super sampling (downsample): Faz downsample de uma resolução alta para a resolução interna, algumas pessoas preferem isso do que polígonos super retos. Deixo em off, mas use se preferir.
. Texture Filtering: Você pode deixar as texturas ficarem iguais ao PS1, quadradonas (nearest) ou mais suaves. Depende do seu gosto ou do jogo. Aprendi a gostar de bilinear pra dar uma borrada leve, mas tirando nearest, as texturas que são montadas em tiles podem parecer meio desconexas e bem aparente a separação dos tiles.
. Internal Color Depth: Deixe em 32bpp, isso elimina o dithering.
. PGXP operation mode: Deixe em memory only. Isso faz os polígonos deixarem de ficar balançando e tremendo, pesa um pouco e tem jogos que dá glitches. Teste de jogo em jogo. (Retroarch permite salvar as configurações por jogo também).
. PGXP perspective correct texturing: Deixe ligado. Faz com que as texturas fiquem alinhadas.
. Adaptive smoothing: Vem ligado por default, isso faz com que os cenários 2D em jogos que usam polígonos (tipo RE) fiquem mais suaves sem interferir nos polígonos.

Caso você não goste do RetroArch, tem o Mednafen, que requer uma GUI.
Download: https://mednafen.github.io/

PSX-Reloaded
Tipo ePSXe, usando plugins. Bom emulador.
Download: https://archive.codeplex.com/?p=pcsxr

ePSXe (http://www.epsxe.com/) estagnou e já não é tão recomendado. Está atrasado e falta melhorias se comparado com os outros.

Xebra (http://drhell.web.fc2.com/ps1/) emulador japonês, tem um core preciso, mas tanto o áudio como o vídeo são meio problemáticos, além de ser meio difícil de usar. Resolução nativa somente e é o único que emula PocketStation também. Não precisa de bios, ou seja é legalmente permitido usar se não tiver um PS1.

euDyVqo.jpg
RIbJSDu.jpg
K4Kxhbu.jpg


Sega Saturn

Mednafen
standalone/Beetle Saturn, core do Retroarch
Muito preciso. Não precisa de configuração no RA. Infelizmente não tem como alterar a resolução interna ainda, porém os shaders ajudam muito a disfarçar isso. Pra mim é o melhor emulador do Saturn, pois além de ser bem preciso, praticamente sem bugs e glitches, ainda tem input lag mais baixo que os outros emuladores e nem precisa configurar nada. Não usa sua GPU no PC, mas usa toda sua CPU.

Versão standalone do Mednafen (tem que baixar uma GUI)
Download: https://mednafen.github.io/

Kronos/Yaba Sanshiro
São forks do Yabause. E também tem core no RetroArch. Dá pra aumentar a resolução, mas são imprecisos e cheios de bugs. Apesar disso, é inegável que os jogos poligonais ficam bem mais bonitos com resolução alta.
Download: http://www.uoyabause.org/

SSF
Emulador japonês com uma ótima compatibilidade, porém o input lag é meio alto. É bem leve se comparado com Mednafen, e também não dá pra aumentar a resolução interna. Última versão permite usar .cue +.bin!!!
Download: https://twitter.com/FessX

dL6iYgt.jpg


Neo Geo CD

Mas não é melhor emular Neo Geo? Qual a vantagem de emular Neo Geo CD?
Simples: Arranged Soundtrack. Faz toda a diferença, o jogo vira outro. Além de alguns extras em versões CD. E aqui o loading não é problema, só dar um fast forward.

FinalBurn Neo - RetroArch e standalone
Ótimo emulador e roda de tudo, além de ser leve.
Dica: Use somente .cue + .bin, outros formatos não vão rodar bem. Se tiver .mp3 na pasta nem tente.

No RetroArch, tem que primeiro dar load no core FinalBurn Neo, depois vai em load Neo Geo CD, que vai te levar para localizar seu jogo.

Download: https://github.com/finalburnneo/FBNeo-WIP-Storage-Facility/releases/tag/appveyor-build

Raine - standalone
Bom emulador, bem leve e roda de tudo, incluindo jogos com .mp3. Dá até pra tirar a tela de loading.

Download: http://raine.1emulation.com/download/latest.html

n2oJHLg.jpg


Nintendo 64

ParaLLEI
- RetroArch
É o mais preciso. Tudo por software, ou seja só usa sua CPU. É a mesma coisa de plugar seu N64 na TV (ou seja meio feio em uma hdtv). Roda todos os jogos da mesma forma nativa do N64, sem tirar nem por. Dá pra aumentar a resolução mas é pesadíssimo se o fizer, pois é tudo na sua CPU. Use o GFX Plugin angrylion.

UFONAnS.jpg


Dicas de configuração:



Mupen64Plus - RetroArch e standalone
É open-source, usa plugins e tem alta compatibilidade se usar o GlineN64. Ótimo pra quem quer melhorias e melhor resolução, além de ser mais leve.
No RA, basta aumentar a resolução, dê um restart e se divirta.
Versão standalone precisa de GUI, e o melhor é pago (m64p).
Download: http://www.mupen64plus.org/

Project64 - standalone
É close-source e é tão bom quanto o Mupen64Plus se usar o GlideN64 (https://github.com/gonetz/GLideN64/releases - Zilmar specs) e Azimer's Audio Plugin. Baixe a versão zip e nunca baixe a versão de instalador.
Download: https://www.pj64-emu.com/nightly-builds

Minhas configurações do GlideN64
BDKRDIY.jpg



Sega Dreamcast

Flycast
- RetroArch
Um dos melhores emuladores de Dreamcast. Não tem muito o que configurar e dá pra aumentar a resolução se quiser. Até aqui, todos os jogos que tentei rodaram muito bem, sem bugs. Também suporta Naomi e Atomiswave, que são placas Arcade baseadas no Dreamcast.
Dica: Retire todos os seus shaders antes de iniciar o core.
Dê preferência para jogos .gdi (são completos, em torno de 1GB). Jogos .cdi são jogos ripados para caber em 1 CD, geralmente tem conteúdo cortado e não são recomendados.

DEmul - standalone
Tem alta compatibilidade e roda de tudo, inclusive Naomi e Atomiswave. Close Source e exclusivo do Windows. Dá pra aumentar a resolução.
Download: http://forum.emu-russia.net/viewtopic.php?f=25&t=503&start=180 (vá para a última página e faça o download do último post)

Redream - standalone
Bom emulador com boa compatibilidade. Ainda há bugs em alguns jogos. É close source e tem duas versões: Lite e Premium. Lite é grátis mas tem melhorias bloqueadas (não dá pra aumentar a resolução).
Download: https://redream.io/

aQ7O9mn.jpg


PlayStation 2

PCSX2
- standalone
Praticamente o melhor emulador de PS2 disponível atualmente. Pode parecer difícil configurar, mas não tem muito segredo.

Guia explicando em detalhes cada opção de configuração: https://pcsx2.net/config-guide/official-english-pcsx2-configuration-guide.html

No plugin de vídeo, opengl é mais compatível porém pode ser mais lento. Dê preferência para DirectX10/11 por ser mais rápido.

Para jogos puramente 2D, tipo luta, recomendo deixar em software.

No (Hardware), pode mudar a resolução interna. Para telas de 1080p, 3x é um bom número. Você pode diminuir serrilhados com FXAA ou se sua placa for boa.

Para CPUs Quad Cores, deixe Extra rendering threads em 3.

Se encontrar dificuldades, deixe em Software e vai rodar tudo, só que na mesma resolução do PS2. Ou seja, é como plugar seu PS2 na TV. Não precisa configurar nada nesse modo. Só que exige uma boa CPU.

Minha configuração:
cN6dypD.jpg



Avançado:
Se quiser configuração salva para cada jogo, vai na pasta inis e crie pastas com o nome de cada jogo, depois copie todos os arquivos de configuração em cada pasta, assim:
W3tEK0o.jpg

Ideal pra quem usa com lauchbox por exemplo.

Você também pode adicionar Reshade ao usar DirectX11. Bom pra quem quer boas scanlines por exemplo.
Só baixar o reshade, executar, escolher a pasta do PCSX2, escolher DirectX11, escolher seus shaders e pronto!

Download do emulador: https://buildbot.orphis.net/pcsx2/index.php

Play! - RetroArch e standalone
Está engatinhando ainda mas já roda alguns jogos até bem. Tem potencial para em um futuro ser melhor que PCSX2.

Download: http://purei.org/

ctCt8Nc.jpg
JGJOHBZ.jpg
Game Cube/Wii

Dolphin
- RetroArch e standalone
Não tem nem o que falar, excelente emulador, bem preciso, e roda praticamente toda a biblioteca desses dois consoles, e ainda jogos do VC.

Download: https://dolphin-emu.org/download/ Recomendo as development versions.

Minhas configurações:
O63GVZl.jpg



CQpUc6W.jpg

Wii U

Cemu
- standalone
Ótimo emulador, mas ainda tem alguns jogos incompatíveis. Aqui sua CPU vai fazer toda a diferença e a GPU é usada para aumentar a resolução através de graphics packs. Nvidia é recomendado para OpenGL.

Download: http://cemu.info/

Baixe o cemuhook e jogue na pasta do cemu, aqui: https://sshnuke.net/cemuhook/ Cemuhook é um plugin extra oficial, que te permite ver vídeos em mp4, fontes do sistema, usar motion control no controle do PS3 e PS4 e mais um monte de extras.

Baixe shader cache para evitar stutterings:
ou se for jogando, você mesmo fará o cache.

Coloque esses arquivos do shader cache, .bin, dentro da pasta \shaderCache\transferable\ A primeira vez que inicia o jogo demora mesmo, mas depois é bem rápido. E cuidado com o nome do arquivo, que muda dependendo se o jogo for EU, USA ou JP, renomeie de acordo.

Baixe o graphic pack se quiser jogar em resolução maior:
tQjULhI.jpg


Link útil pra mais informações: https://www.reddit.com/r/cemu/

dBa0V0e.jpg

PlayStation 3

RPCS3

Bom emulador com boa compatibilidade. Tem feito progressos significantes e melhorando a cada mês.

Primeiro você tem que instalar a firmware.
Depois instale o jogo, geralmente em .pkg, e depois clique no botão Start.

Se o jogo for da psn pode ter que colocar o arquivo .edat ou .rap na pasta ...\rpcs3\dev_hdd0\home\00000001\exdata
O arquivo tem que ser renomeado para .rap
5dvzCzb.jpg


Minhas configurações (note que isso pode variar de jogo em jogo):
5R1jV4F.jpg


Download: https://rpcs3.net/


Game Boy/Game Boy Color

SameBoy
- RetroArch e standalone
É um dos emuladores mais precisos para o GB. Não tem muito o que configurar, é só jogar. Emula cores do GBC e SGB.

Download: https://sameboy.github.io/

Bsnes
O único que emula Super Game Boy de forma nativa, como se fosse o snes rodando. Isso significa que além das cores e temas, emula também o som que o snes altera. Não recomendo no RA ainda, pois a versão mais recente melhorou muito essa emulação.
Não esqueça de colocar a bios certa no local certo.

Download: https://bsnes.byuu.org/


Game Boy Advance

mGBA

É um dos emuladores mais completos, preciso e rápido. Também emula GB/GBC/SGB.
Não tem muito o que configurar no RetroArch, só jogar.

Download: https://mgba.io/


Nintendo DS

DeSmuME

É o melhor emulador de NDS atualmente e roda de tudo. Porém é um pouco pesado, principalmente se aumentar a resolução interna.

No RetroArch, você pode aumentar a resolução interna, aumentar o número de CPU cores, e mudar o layout/posição das duas telas.

Download: https://desmume.org/

melonDS
Está em desenvolvimento e a meta é ser preciso com boa performance. Ou seja, é leve. Tem tudo pra se tornar melhor que DeSmuME. A interface é simples e prática. Faça um teste!

Download: http://melonds.kuribo64.net/


Nintendo 3DS

Citra

Atualmente é o melhor (e talvez o único usável) emulador de 3DS. Com um bom PC vai rodar a maioria dos jogos em fullspeed e com melhorias.

Download: https://citra-emu.org/download/ Vá em manual download e faça o download do Canary Build, que são experimentais mas mais rápidas e com mais opções.


Sony PSP

PPSSPP
Melhor emulador de PSP e muito conhecido, leve e roda praticamente qualquer jogo.

Para jogos puramente 2D, diminua a resolução interna e texture scaling.

Download: http://www.ppsspp.org/

Amigo consegue upar seu P`roject64 configurado e manda link pra mim, estou com dificuldade para acrescentar o plugin de video.
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.022
Reações
7.624
Pontos
453
Amigo consegue upar seu P`roject64 configurado e manda link pra mim, estou com dificuldade para acrescentar o plugin de video.
Você pode baixar o PJ64 pelo link: https://www.pj64-emu.com/nightly-builds
Baixe o Windows ZIP, e não baixe o Installer! Agora é só extrair o zip em uma pasta.

Depois baixe o GlideN64:https://github.com/gonetz/GLideN64/releases
Baixe o arquivo GLideN64_Public_Release_4.0.7z (ou o mais atual quando tiver)
No arquivo zipado, vá na pasta bin\Zilmar-specs\, e extraia todo esse conteúdo diretamente na pasta ...\Plugin\GFX\ do Project64.

Em um passo adicional, se quiser, baixe esse plugin de audio pelo link: https://github.com/Azimer/AziAudio/releases
Baixe o arquivo AziAudio v0.70 WIP10.zip (ou o mais atual quando tiver)
Extraia o conteúdo (.dll) na pasta ...\Plugin\Audio\ do Project64

Agora é só abrir o Project64, ir em Options > Settings > Plugins, e mudar para o que baixou. Ainda aqui no Options, você pode tirar o Hide Advanced Settings se quiser. Os settings que uso são o que está na imagem do tópico, mas você pode alterar de acordo com sua preferência e ajustar pela configuração do seu PC.

Quer tirar o pop up que aparece às vezes? Vá na pasta ...\Config\, abra o arquivo Project64.cfg no bloco de notas e coloque o Run Count=-1
 
Ultima Edição:

sux

soteropolitano
Mensagens
15.282
Reações
27.582
Pontos
1.553
que topeco maravilhoso, isso aí é pra aumentar a reputacao do forum como um todo

sobre os filtros graficos para retroarch, meu favorito dentre os mostrados é cgp/2xbr-crt-hyllian no PC
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.865
Reações
50.965
Pontos
1.003
que topeco maravilhoso, isso aí é pra aumentar a reputacao do forum como um todo

sobre os filtros graficos para retroarch, meu favorito dentre os mostrados é cgp/2xbr-crt-hyllian no PC
Pois é, a moderassaum pinando que é bom nada...
 

G².

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.335
Reações
25.913
Pontos
803
Alguém aí tá tendo problemas com a resolução em fullscreen na emulação do Saturn no Mednafen? Aqui a proporção tá zoada mesmo usando os parâmetros de resolução da área de trabalho.
 

T.Chico

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.637
Reações
18.309
Pontos
1.084
Qual emulador é fácil e tranquilo para CPS1, CPS2 e Neo Geo fui testar o winkawaks mais não funciona com meu controle Madcatz só com ps4 e ainda não configura o digital só analógico.
 

okhulto

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.364
Reações
771
Pontos
584
Você pode baixar o PJ64 pelo link: https://www.pj64-emu.com/nightly-builds
Baixe o Windows ZIP, e não baixe o Installer! Agora é só extrair o zip em uma pasta.

Depois baixe o GlideN64:https://github.com/gonetz/GLideN64/releases
Baixe o arquivo GLideN64_Public_Release_4.0.7z (ou o mais atual quando tiver)
No arquivo zipado, vá na pasta bin\Zilmar-specs\, e extraia todo esse conteúdo diretamente na pasta ...\Plugin\GFX\ do Project64.

Em um passo adicional, se quiser, baixe esse plugin de audio pelo link: https://github.com/Azimer/AziAudio/releases
Baixe o arquivo AziAudio v0.70 WIP10.zip (ou o mais atual quando tiver)
Extraia o conteúdo (.dll) na pasta ...\Plugin\Audio\ do Project64

Agora é só abrir o Project64, ir em Options > Settings > Plugins, e mudar para o que baixou. Ainda aqui no Options, você pode tirar o Hide Advanced Settings se quiser. Os settings que uso são o que está na imagem do tópico, mas você pode alterar de acordo com sua preferência e ajustar pela configuração do seu PC.

Quer tirar o pop up que aparece às vezes? Vá na pasta ...\Config\, abra o arquivo Project64.cfg no bloco de notas e coloque o Run Count=-1
Valeu amigo
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.022
Reações
7.624
Pontos
453
Qual emulador é fácil e tranquilo para CPS1, CPS2 e Neo Geo fui testar o winkawaks mais não funciona com meu controle Madcatz só com ps4 e ainda não configura o digital só analógico.
Acho o mais fácil (e mais atual) Finalburn Neo. https://github.com/finalburnneo/FBNeo-WIP-Storage-Facility/releases/tag/appveyor-build
Se for Windows 64bits, pegue fbn-x64-vs.7z. Tem a versão para o RetroArch também. É bem leve e é sempre atualizado.

Mas também tem o MAME.

Alguém aí tá tendo problemas com a resolução em fullscreen na emulação do Saturn no Mednafen? Aqui a proporção tá zoada mesmo usando os parâmetros de resolução da área de trabalho.
Só tem esse problema na emulação com Saturn no Mednafen? Você usa um front-end? Pode ser o problema lá, vale uma olhada no arquivo de configuração gerado ou até trocar por outro front-end. Aqui uso esse mesmo emulador no RetroArch e não tenho esse problema.
 
Ultima Edição:

T.Chico

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.637
Reações
18.309
Pontos
1.084
Acho o mais fácil (e mais atual) Finalburn Neo. https://github.com/finalburnneo/FBNeo-WIP-Storage-Facility/releases/tag/appveyor-build
Se for Windows 64bits, pegue fbn-x64-vs.7z. Tem a versão para o RetroArch também. É bem leve e é sempre atualizado.

Mas também tem o MAME.


Só tem esse problema na emulação com Saturn no Mednafen? Você usa um front-end? Pode ser o problema lá, vale uma olhada no arquivo de configuração gerado ou até trocar por outro front-end. Aqui uso esse mesmo emulador no RetroArch e não tenho esse problema.
Algum desses já esta pronto para jogar ou precisa bios,drives, etc....?
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.022
Reações
7.624
Pontos
453
Algum desses já esta pronto para jogar ou precisa bios,drives, etc....?
Que eu saiba, todos precisam da bios do Neo Geo (neogeo.zip) e talvez do Qsound (qsound.zip), que geralmente vem junto na pasta com as roms. Mas não precisa configurar nem indicar o lugar, basta estar junto com as roms. É bem provável de já ter essas bios na pasta.
 
Topo Fundo