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[Tutorial] Emuladores para PCs [+RetroArch]

Falkner

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Pessoal, eu estou dando uma lida sobre esses sistemas de emulação (Batocera, Recalbox, EmuELEC...) e vi aqui que tem como instalar em um Pendrive / HD externo ou até mesmo fazer um dual boot com o sistema no HD interno mesmo.

Pra usar em Raspberry / Mini PC (Batocera, Recalbox) ou TV Box (EmuELEC) eu acho que não tem mistério, mas em Notebook vocês acham que vale mais a pena eu baixar o RetroArch ou usar um desses sistemas prontos?

 

Axel Stone

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Pessoal, eu estou dando uma lida sobre esses sistemas de emulação (Batocera, Recalbox, EmuELEC...) e vi aqui que tem como instalar em um Pendrive / HD externo ou até mesmo fazer um dual boot com o sistema no HD interno mesmo.

Pra usar em Raspberry / Mini PC (Batocera, Recalbox) ou TV Box (EmuELEC) eu acho que não tem mistério, mas em Notebook vocês acham que vale mais a pena eu baixar o RetroArch ou usar um desses sistemas prontos?
Se o notebook for usado exclusivamente pra isso, ligado direto na tv e quase nunca vai usar pra outra função, talvez vale a pena um sistema com boot direto.

Mesmo assim, recomendaria mais usar um frontend bem bonitinho e funcional, tipo launchbox configurado com os emuladores que quiser. Dá um certo trabalho inicial, mas é mais fácil de manter atualizado e melhor pra multifunções, como um alt+tab pra usar o navegador quando quiser.
 

adriano.barbosa42

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Eu sempre tive dificuldade em emular arcade, queria fazê-lo no RetroArch com FB Neo, mas sempre é uma loteria saber se o jogo vai rodar ou não, alguém tem alguma dica aí? pelo que observo emular arcade é cheio de cricri, são muitas plataformas "diferentes".
 

LuxEtUmbra0

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Eu sempre tive dificuldade em emular arcade, queria fazê-lo no RetroArch com FB Neo, mas sempre é uma loteria saber se o jogo vai rodar ou não, alguém tem alguma dica aí? pelo que observo emular arcade é cheio de cricri, são muitas plataformas "diferentes".
Eu aqui uso um pouco de cada, conforme testo e roda melhor o jogo. Neo Geo é neste mesmo, agora jogos da Cave uso o Mame ou Mame16 normalmente, Killer Instinct é algum dos cores do Mame que joguei da última vez.
 

FatallKill

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Eu sempre tive dificuldade em emular arcade, queria fazê-lo no RetroArch com FB Neo, mas sempre é uma loteria saber se o jogo vai rodar ou não, alguém tem alguma dica aí? pelo que observo emular arcade é cheio de cricri, são muitas plataformas "diferentes".
É melhor baixar uma rom set do FB Neo por aí.
 

Azeon

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Galera, alguém consegue me ajudar com um shader ?

Queria muito um Scanline simples de forma quadrada, atualmente eu tenho usado o zfast_CRT que é muito bom, porém são apenas linhas horizontais, queria muito um que fossem quadrados, acho que a definição fica melhor.

Alguém tem algum para compartilhar ? Ah, tem que ser leve, estou usando em um Retroportátil com RK3326
 


LuxEtUmbra0

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Galera, alguém consegue me ajudar com um shader ?

Queria muito um Scanline simples de forma quadrada, atualmente eu tenho usado o zfast_CRT que é muito bom, porém são apenas linhas horizontais, queria muito um que fossem quadrados, acho que a definição fica melhor.

Alguém tem algum para compartilhar ? Ah, tem que ser leve, estou usando em um Retroportátil com RK3326
Pode tentar o CRT Hyllian, que é leve e não tem curvatura (foi o que entendi do "quadrado"). O Royale e Lottes tem curvatura por padrão e são mais complexos.
yOkPAVYCOfSx1METcLcsRZCfwxhEZABn6dybP_j2tBU.jpg
 

Azeon

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Pode tentar o CRT Hyllian, que é leve e não tem curvatura (foi o que entendi do "quadrado"). O Royale e Lottes tem curvatura por padrão e são mais complexos.
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O Hylian não aparece direito as scanlines aqui, parece que está sem, até tentei tirar foto mas é bem difícil.
 

PocketCrocodile

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Galera, alguém consegue me ajudar com um shader ?

Queria muito um Scanline simples de forma quadrada, atualmente eu tenho usado o zfast_CRT que é muito bom, porém são apenas linhas horizontais, queria muito um que fossem quadrados, acho que a definição fica melhor.

Alguém tem algum para compartilhar ? Ah, tem que ser leve, estou usando em um Retroportátil com RK3326
Vc quer com as linhas horizontais e verticais?
Deve ter nos presets de portáteis, eu usava um que simulava muito bem o Dot Matrix do Gameboy, mas era obviamente verde. Talvez se vc mexer e desativar o filtro que deixa a tela verde, quem sabe não fique bom
 

Azeon

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Vc quer com as linhas horizontais e verticais?
Deve ter nos presets de portáteis, eu usava um que simulava muito bem o Dot Matrix do Gameboy, mas era obviamente verde. Talvez se vc mexer e desativar o filtro que deixa a tela verde, quem sabe não fique bom

Isso, chamam de Grid.
 

LuxEtUmbra0

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O Hylian não aparece direito as scanlines aqui, parece que está sem, até tentei tirar foto mas é bem difícil.
Tem default no RA o Crt easy mode também ali da imagem. Quanto a não aparecer não faço ideia, mas tem de selecionar o shader conforme o renderer (openGL, Direct3D, acho que adicionaram Vulkan recentemente também).
 

Azeon

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Tem default no RA o Crt easy mode também ali da imagem. Quanto a não aparecer não faço ideia, mas tem de selecionar o shader conforme o renderer (openGL, Direct3D, acho que adicionaram Vulkan recentemente também).

Sim, só que como a resolução do portátil é 640x480 várias coisas acabam não aparecendo, infelizmente não tem shader próprio para ele.
 

Azeon

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Acho que encontrei minha solução, usar um overlay em .png e desenhar eu mesmo, ou melhor... Minha esposa que manja de Corel Draw.
 

Axel Stone

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Acho que encontrei minha solução, usar um overlay em .png e desenhar eu mesmo, ou melhor... Minha esposa que manja de Corel Draw.
Já tentou algum preset da pasta handheld? Tem alguns com grid lá. Só não sei se vai funcionar na sua resolução.

Overlay só em último caso, não simula nada de crt.
 

Azeon

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Já tentou algum preset da pasta handheld? Tem alguns com grid lá. Só não sei se vai funcionar na sua resolução.

Overlay só em último caso, não simula nada de crt.

Já, a maioria fica lento e não aparecem as linhas.

Então, eu não quero CRT mesmo, eu quero só as linhas ajudando nos pixels e no serrilhado do PS1.
 

Azeon

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00.jpg01.jpg
02.jpg

Não da para ver a diferença nas fotos do zfast_crt para o DotMask mas na tela da pra ver bem a diferença, agora é brincar um pouco para ajustar

Primeira foto : Dotmask, segunda sem nada e terceira zfast_crt
 

PocketCrocodile

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CoyoteBoicote

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Alguém pode me indicar um joystick bom?
Pra jogar no meu notebook, de preferência sem fio ou se for com fio, um q seja de 2mts ou mais...
Obrigado
 

Ryo_Sakazaki

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Papangu

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Um recurso que foi adicionado há pouco tempo no Retroarch e que, pra mim, deu um passo gigante na evolução da latência nos emuladores foi o Run Ahead. Tem um vídeo simples mostrando como configurar isso para cada jogo (acho que só vale a pena se realmente for jogar, pois é importante usar o valor correto para cada jogo).



Como mostrado no vídeo, para configurar é facílimo. Basta rodar um jogo, clicar a tecla "P" do teclado para pausar o jogo, depois segurar o botão de pulo (ou qualquer outra ação imediata) e depois ir clicando a tecla "K" do teclado até perceber uma mudança de frame do sprite que corresponde a ação que escolheu. Se você teclou 3 vezes o K até que a mudança de frame tenha começado, significa que o jogo tem um atraso de 3 frames entre o seu apertar de botão e a ação na tela. Nesse caso, vc deve configurar o run ahead para pular 2 frames (sempre conta um a menos), pois são dois frames antes da ação começar a acontecer. Por exemplo, no Super Mario World, eu testei com botão de pulo e realmente a ação aconteceu depois de clicar 3x no "K". Já o MegamanX e o DKC a ação aconteceu após clicar 2x no "K", sinal de que o run ahead desses deve ser configurado para 1 apenas.

Não são todos os núcleos que pode usar essa feature. Em alguns fica desabilitado. Eu testei no SNES9X. Além disso, é sempre bom desabilitar depois que jogar determinado jogo, pois outros núcleos podem apresentar problema no som caso esteja habilitado. Daí o ideal é usar em config apenas para determinado núcleo em vez de habilitar de forma global. E claro, se o jogo for um RPG, não precisa dessa opção. É uma feature para jogos que exigem um tempo de resposta quase imediato, como em jogos de luta e alguns de ação. Se você estiver travado em determinado jogo que exige reação rápida, vale a pena habilitar essa opção e ver se o jogo se torna mais responsivo, caso contrário, é você que é ruim mesmo, hehehe!
 
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ELTORO

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Um recurso que foi adicionado há pouco tempo no Retroarch e que, pra mim, deu um passo gigante na evolução da latência nos emuladores foi o Run Ahead. Tem um vídeo simples mostrando como configurar isso para cada jogo (acho que só vale a pena se realmente for jogar, pois é importante usar o valor correto para cada jogo).



Como mostrado no vídeo, para configurar é facílimo. Basta rodar um jogo, clicar a tecla "P" do teclado para pausar o jogo, depois segurar o botão de pulo (ou qualquer outra ação imediata) e depois ir clicando a tecla "K" do teclado até perceber uma mudança de frame do sprite que corresponde a ação que escolheu. Se você teclou 3 vezes o K até que a mudança de frame tenha começado, significa que o jogo tem um atraso de 3 frames entre o seu apertar de botão e a ação na tela. Nesse caso, vc deve configurar o run ahead para pular 2 frames (sempre conta um a menos), pois são dois frames antes da ação começar a acontecer. Por exemplo, no Super Mario World, eu testei com botão de pulo e realmente a ação aconteceu depois de clicar 3x no "K". Já o MegamanX e o DKC a ação aconteceu após clicar 2x no "K", sinal de que o run ahead desses deve ser configurado para 1 apenas.

Não são todos os núcleos que pode usar essa feature. Em alguns fica desabilitado. Eu testei no SNES9X. Além disso, é sempre bom desabilitar depois que jogar determinado jogo, pois outros núcleos podem apresentar problema no som caso esteja habilitado. Daí o ideal é usar em config apenas para determinado núcleo em vez de habilitar de forma global. E claro, se o jogo for um RPG, não precisa dessa opção. É uma feature para jogos que exigem um tempo de resposta quase imediato, como em jogos de luta e alguns de ação. Se você estiver travado em determinado jogo que exige reação rápida, vale a pena habilitar essa opção e ver se o jogo se torna mais responsivo, caso contrário, é você que é ruim mesmo, hehehe!

O Super Mario World em específico vira outro jogo com essa configuração.
Testei aqui e fica igualzinho jogar no console.
 

Dmitriy

Novato
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Alguém pode me ajudar com um problema?
Comprei um 8bitdo pro 2 (versão bluetooth) recentemente. O controle tá ok, o RA reconheceu normalmente, porém fiz besteira quando fui fuçar nas configurações de input do RA (mais especificamente settings -> input -> port 1 controls), e cliquei em "reset to default controls". Agora não tô conseguindo fazer com que a configuração do controle fique como da primeira vez em que o conectei (seguindo as configurações do arquivo .cfg do controle). Já excluí os arquivos .cfg no diretório autoconfig/dinput respectivos ao controle, e depois atualizei os controller profiles, mas não resolveu. Também baixei uma versão limpa do RA, e depois copiei tudo (excluindo a pasta autoconfig) da versão que utilizava normalmente pro diretório dessa nova, e ainda assim o problema persistiu. Seria trabalhoso demais remapear tudo manualmente, e antes quero saber se tem como voltar tudo ao normal de forma mais simples, de modo que os botões sejam configurados de acordo com o arquivo .cfg do controle, pra depois eu poder fazer pequenos ajustes (caso necessário, pra navegar no próprio RA), e remapear os botões core por core (com exceção do Snes9x), assim como fiz com o 8bitdo m30.
 

Trump

Bam-bam-bam
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Estou tentando rodar o emulador de PS2 no windows, mas não sai desta tela.

Até consigo movimentar a seta com o controle, mas só fica nisso. Tem que configurar alguma coisa?

ps2.png
 
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