O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[TUTORIAL] Gravadora iXtreme Burner Max

killingjoke

Ser evoluído
Mensagens
106
Reações
3
Pontos
39
Algumas considerações antes de começar:
Estou fazendo este tutorial para tentar ajudar quem não consegue se dar bem com os tutoriais gringos e claro a quem possa interessar. Se estiver atrapalhando de alguma forma peço que deletem o tópico sem dó, afinal quero ajudar e não atrapalhar;
Gostaria de agradecer o pessoal que sempre esta compartilhando conhecimento e ótimos tutoriais que já me ajudaram muito, em especial os do ZerOneX e do Pacote-san.
Todos os créditos do CFW e processo vão claro para os seus criadores: c4eva, Team Jungle, Team Xecuter, codeguys, Defosho... Thanks for your hard work!


Afinal o que é uma gravadora iXtreme Burner Max?
Com ela é possível gravar na totalidade um backup XGD3, ou seja os 8.7GB em uma mídia DVD+R DL comum! Evitando erros e verificações.


! Não é um processo complicado, Se seguir o passo-a-passo qualquer um pode fazer.
! Faça por sua conta e risco. Você é o único responsável por eventuais erros, se não tem conhecimento técnico vá atrás de um profissional de confiança.
! Sempre tome cuidado e evite pular algum passo.


Requisitos: O que é preciso?

  • Uma gravadora compatível;
São os seguintes modelos da LiteOn:
LiteOn iHas124-XX B
LiteOn iHas224-XX B
LiteOn iHas324-XX B
LiteOn iHas424-XX B
LiteOn iHas524-XX B
LiteOn iHas624-XX B

Existem outras gravadoras que podem ser 'convertidas' por Crossflashing em uma LiteOn, abordo um pouco do assunto lá embaixo
  • Pacote com os FW e softwares, facilmente encontrado no Xbins e lugares de sempre;
  • Um computador (Obvio!) - Não é preciso usar o X360USBPRO, é opcional, pode se usar a porta SATA do PC sem problemas;

No tutorial utilizo uma iHas124-04 B, mas o tutorial serve para os outros modelos compatíveis.
00.jpg


Começando
Extraia o conteúdo do arquivo baixado na Xbins para uma pasta qualquer do seu computador, de preferencia que seja de fácil acesso.
Com o PC desligado faça a conexão da gravadora, como qualquer leitora SATA ligue o cabo de alimentação e o cabo de dados normalmente, depois faça todo o processo de instalação que o SO pedir e ao final verifique no gerenciador de dispositivos se esta tudo configurado corretamente:
01.png

Se tiver problemas com o reconhecimento do drive pelo windows ou pelos programas, vá até a BIOS do PC e verifique a configuração das portas SATA, se estiver configurado como AHCI altere para SATA/IDE e tente novamente.
Antes de começar o procedimento certifique-se de não haver nenhum disco, CD ou DVD, na gravadora.


Atualizando e salvando o OFW
Atualizando o Firmware original da gravadora.
! Muito cuidado! Abra o .EXE de atualização especifico para o modelo da sua gravadora, no caso estou utilizando uma iHas124-B, então na pasta do meu modelo abro o AL0S.exe:
02.png


Selecione corretamente a gravadora na lista para prosseguir.
04.png


Clique em sim:
03.png


Clique em Update:
04.png

Reinicie o PC.

Após reiniciar verifique denovo se a gravadora apareçe no gerenciador de dispositivos e se esta tudo em ordem.
01.png


Agora para o backup do Firmware.
Abra o EEPROM_Utility.exe e clique em Backup EEPROM, salve e guarde bem o arquivo gerado!

Feche o EEPROM_Utility.
05.png

Gravando o CFW
Agora para o passo final, abra o Flash_Utility.exe, certifique-se que na lista esta a gravadora correta! Em seguida clique em Read Flash, mais uma vez salve bem o arquivo gerado, no caso são 2MB:
06.png


Por ultimo gravamos o Max iXtreme Firmware, clique em Write Flash, verifique se selecionou a gravadora correta e clique em YES, aponte para o arquivo do Max iXtreme FW, no caso iHAS-124B-AL0S-MKM001MKM003-final.bin:
07.png


Clique em Write Flash e em seguida YES.

Depois de gravado clique em EXIT e Pronto!

Grave suas mídias com o IMGBurn e seja feliz!
 

killingjoke

Ser evoluído
Mensagens
106
Reações
3
Pontos
39
Créditos por informações de gravadoras compatíveis vão para o tópico do user cross_stix da xbox-scene.

Crossflashing de drives

As gravadoras LiteOn (Alguns dizem que vendem como Philips) iHAS122-04 também são passiveis de crossflashing

Modelos confirmados, tratam-se de iHASx24-B mas com o logotipo de outra marca:
Asus
DRW-24B3LT (confirmado)
DRW-24B3ST (confirmado)
DRW-24B1LT (confirmado os novos modelos são B, os antigos ainda podem ser A)
DRW-24B1ST (confirmado os novos modelos são B, os antigos ainda podem ser A)

HEWLETT PACKARD (HP)
DVD 1270i B (confirmado)
DVD 1260i B (confirmado) pode haver modelos A (ainda não confirmado)

PLEXTOR
PL-L890SA (confirmado)

Para o procedimento serão necessários os Firwmares do pessoal da codeguys (Google), tem uma aba que trata dos LiteOn, procure pelo executável do LiteOn iHASx24-B.
! Substitua o x quando aplicável a sua gravadora, escolher um FW com todas as funções não quer dizer que o mesmo passará a tê-las, algumas funções são dependentes de hardware.

Preparação
Abra o EEPROM.exe e faça um backup da mesma clique em BACKUP EEPROM, salve e guarde bem o arquivo gerado!
05.png


Certifique sempre de estar trabalhando com a gravadora correta, atenção à lista superior o nome da gravadora.

Abra o Flash_Utility, só por garantia, faça o backup do firwmare também, clique em Read Flash e salve o arquivo:
06.png

Crossflash

Agora vamos começar o processo, deve se ter muito cuidado, algum erro e sua gravadora poderá ser inutilizada... Para isso devemos salvar o FW e a EEPROM e voltar caso precise.


Abra novamente o Flash_Utility.exe, só que agora clique em Write Flash, clique em YES e aponte para o arquivo baixado (descompactado) do codeguys (LiteOn iHASx24-B)

Clique em YES e aguarde o termino. A gravadora ficara com o LED piscando.

Desligue o PC, alguns usuários reportaram que não conseguiram com que o SO reconhecesse o drive apenas reiniciando, portanto o ideal é desligar a máquina e aguardar alguns instantes.

Depois de religar o PC abra novamente o EEPROM.exe, certifique se de escolher o drive correto na aba superior.

Vá para a aba CROSSFLASH e clique em CONVERT DRIVE, clique em YES e aguarde o termino do processo, para finalizar reinicie/desligue o PC.
08.png


A gravadora agora deverá ser reconhecida como iHASx24-B!

Agradecimentos vão para os amigos RodrigoSouzaCE e DandareBR pelas informações
 

duello

Ser evoluído
Mensagens
387
Reações
0
Pontos
46
Vc sabe dizer se está funcionando para quem fez cross de 122>124 ?

Estou encontrando somente o modelo 122 para comprar!
 


Mega_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.358
Reações
38.537
Pontos
654
seu tutorial ta de parabéns meu amigo... pretendo só ano q vem desfrutar dos jogos novos, vou esperar a scene e todo esse reboliço se acalmar e comprar um drive lite on pra mim. Acabei de comprar um pionner só pra gravar jogos.
 

Soundwave

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.615
Reações
783
Pontos
609
Parábens pelo tutorial, muito bem feito :D

Excelente atitude sua também de ajudar a galera :kongpositivo:
 

killingjoke

Ser evoluído
Mensagens
106
Reações
3
Pontos
39
duello;8569961 disse:
Vc sabe dizer se está funcionando para quem fez cross de 122>124 ?

Estou encontrando somente o modelo 122 para comprar!

Cara como consegui achar justamente o modelo certo não fiz nenhum 122,
só estou acompanhando o pessoal que esta tentando... Se sair mais alguma coisa eu complemento aqui
 

duello

Ser evoluído
Mensagens
387
Reações
0
Pontos
46
killingjoke;8569944 disse:
Se faltar algum detalhe me avisem, por favor, que eu complemento!

Saber dizer ser o crossflashing do 122 > 124 o CFW está funcionando nesse caso?
 

Insomniacjr

Veterano
Mensagens
950
Reações
141
Pontos
104
Boa! Muito boa iniciativa! Valeu mesmo ;)
Eu recebi meu 122-04 hoje, vou fazer o cross e ver no que é que dá!
 

lightwarrior

Habitué da casa
Mensagens
320
Reações
15
Pontos
54
Parabens muito bom, se não for pedir demais poderia adicionar as outras gravadoras que suportam este update e se possivel como fazer o cross, vlw
 

hickmorais

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.775
Reações
9.484
Pontos
1.219
até agora não entendi a utilidade, isso por acaso é porque algumas gravadoras não gravam direito??

porque tenho uma pionner aqui e nunca tive problemas.
 

Tio_Cris

Habitué da casa
Mensagens
314
Reações
15
Pontos
64
duello;8569961 disse:
Vc sabe dizer se está funcionando para quem fez cross de 122>124 ?

Estou encontrando somente o modelo 122 para comprar!


Comprei uma 122 na Santa Ifigenia por 45 dilmas , fiz o cross e coloquei o burner max .....acabei de gravar o GOW 3 sem nenhum erro ou truncate , té rodando lisinho por aqui .O caminhão com o Forza acaba de chegar só amanhã....

Na espera do Forza !!!!!!!!!!!
 

heiji39

Larva
Mensagens
16
Reações
0
Pontos
1
Funciona perfeitamente com o iHAS324. Pessoal que esta no japão acha em todo lugar por 1900 yens.
so não testei, ainda não atualizei para LT 2.0


I 00:36:50 ImgBurn Version 2.5.6.0 started!
I 00:36:50 Microsoft Windows 7 Ultimate Edition (6.1, Build 7601 : Service Pack 1)
I 00:36:50 Total Physical Memory: 3.136.628 KB - Available: 2.131.320 KB
I 00:36:50 Initialising SPTI...
I 00:36:50 Searching for SCSI / ATAPI devices...
I 00:36:50 -> Drive 1 - Info: ATAPI iHAS324 B AL1B (F:) (SATA)
I 00:36:50 -> Drive 2 - Info: HL-DT-ST BD-RE BH10NS30 EL00-07 (E:) (SATA)
I 00:36:50 Found 1 DVD±RW/RAM and 1 BD-RE!
I 00:44:56 Operation Started!
I 00:44:56 Source File: L:Nova pasta
rod-w4sm.dvd
I 00:44:56 Source File Sectors: 4.267.015 (MODE1/2048)
I 00:44:56 Source File Size: 8.738.846.720 bytes
I 00:44:56 Source File Volume Identifier: DVD_ROM
I 00:44:56 Source File Volume Set Identifier: 499b4000MS UDFBridge
I 00:44:56 Source File Application Identifier: CDIMAGE 2.45 (12/06/2000 TM)
I 00:44:56 Source File Implementation Identifier: Microsoft CDIMAGE UDF
I 00:44:56 Source File File System(s): ISO9660; UDF (1.50)
I 00:44:56 Destination Device: [8:0:0] ATAPI iHAS324 B AL1B (F:) (SATA)
I 00:44:57 Destination Media Type: DVD+R DL (Disc ID: UMEDISC-DL1-64)
I 00:44:57 Destination Media Supported Write Speeds: 4x; 6x; 8x
I 00:44:57 Destination Media Sectors: 4.267.040
I 00:44:57 Write Mode: DVD
I 00:44:57 Write Type: DAO
I 00:44:57 Write Speed: 2,4x
I 00:44:57 Link Size: Auto
I 00:44:57 Lock Volume: Yes
I 00:44:57 Test Mode: No
I 00:44:57 OPC: No
I 00:44:57 BURN-Proof: Enabled
W 00:44:57 Write Speed Miscompare! - Wanted: 3.324 KB/s (2,4x), Got: 5.540 KB/s (4x)
W 00:44:57 The drive only supports writing these discs at 4x; 6x; 8x.
I 00:44:57 Book Type Setting: DVD-ROM
I 00:44:57 Advanced Settings - Force HT: No, Online HT: No, OverSpeed: No, SmartBurn: Yes
I 00:44:57 Optimal L0 Data Zone Capacity: 2.133.520
I 00:44:57 Optimal L0 Data Zone Method: Copied From Original Disc
I 00:44:57 Set L0 Data Zone Capacity Succeeded!
I 00:44:57 Filling Buffer... (40 MB)
I 00:44:58 Writing LeadIn...
I 00:45:36 Writing Session 1 of 1... (1 Track, LBA: 0 - 4267014)
I 00:45:36 Writing Track 1 of 1... (MODE1/2048, LBA: 0 - 4267014)
I 00:45:36 Writing Layer 0... (LBA: 0 - 2133519)
I 00:58:51 Writing Layer 1... (LBA: 2133520 - 4267014)
I 01:12:12 Synchronising Cache...
I 01:12:18 Closing Track...
I 01:12:19 Finalising Disc...
I 01:12:56 Exporting Graph Data...
I 01:12:56 Graph Data File: C:AppDataRoamingImgBurnGraph Data FilesATAPI_iHAS324_B_AL1B_DOMINGO-23-DE-OUTUBRO-DE-2011_00-44_UMEDISC-DL1-64_2,4x.ibg
I 01:12:56 Export Successfully Completed!
I 01:12:56 Operation Successfully Completed! - Duration: 00:27:56
I 01:12:56 Average Write Rate: 5.347 KB/s (3.9x) - Maximum Write Rate: 5.636 KB/s (4.1x)
 

Insomniacjr

Veterano
Mensagens
950
Reações
141
Pontos
104
AnzLP;8571249 disse:
e para o ihas 122-04b como faz?
Como já dito, tem que ser feito o crossflash para transformá-lo em um drive compatível, e logo em seguida fazer os passos desse tutorial.
 

RodrigoSouzaCE

Bam-bam-bam
Mensagens
7.753
Reações
7.288
Pontos
379
Bom, eu tenho um desses compativeis, mas tenho gravado normal usando o imgburn atualizado e gravando TRUNCADE... Então por esse metodo é possivel gravar OVERBURN , é isso? e sendo assim, fica como nos originais xgd3. eh so isso? pq ate agora nao tive problemas, apesar de nao gostar de forza, mas nos outros foi de prima.
 

jedi_pereira

Habitué da casa
Mensagens
637
Reações
7
Pontos
74
Só discordo com o fato de falar que os LiteOn são fáceis de encontrar!
Ou então o google me odeia...
 

RodrigoSouzaCE

Bam-bam-bam
Mensagens
7.753
Reações
7.288
Pontos
379
jedi_pereira;8571664 disse:
Só discordo com o fato de falar que os LiteOn são fáceis de encontrar!
Ou então o google me odeia...

Na santa efigenia tem de monte. Os liteon são os PHILIPS.

O meu no caso é um 122. Vou ter que fazer o crossflash, mas ainda nao vi a utilidade real.. so pra gravar o forza? Se bem q o medo geral eh se os outros games que virao a sair terem o mesmo tipo de verificação.. então deve ser por isso.
 

jedi_pereira

Habitué da casa
Mensagens
637
Reações
7
Pontos
74
Na santa efigenia tem de monte. Os liteon são os PHILIPS.

O meu no caso é um 122. Vou ter que fazer o crossflash, mas ainda nao vi a utilidade real.. so pra gravar o forza? Se bem q o medo geral eh se os outros games que virao a sair terem o mesmo tipo de verificação.. então deve ser por isso.

Não sei nada das partes técnicas, mas acho q nada impede de outros jogos terem a verificação em uma nova dash.
Tipo o Gears 3...

E qualquer philips é liteon?? Como eu sei qual modelo do x24 ele é?
Ou isso é só na santa efigenia?
 

RodrigoSouzaCE

Bam-bam-bam
Mensagens
7.753
Reações
7.288
Pontos
379
jedi_pereira;8571696 disse:
Não sei nada das partes técnicas, mas acho q nada impede de outros jogos terem a verificação em uma nova dash.
Tipo o Gears 3...

E qualquer philips é liteon?? Como eu sei qual modelo do x24 ele é?
Ou isso é só na santa efigenia?

Sim, todos atuais são, eh tipo uma nova franquia e talz, pra vc saber o modelo exato só olhando na etiqueta embaixo, ou no windows.


Quanto a utilidade, ainda to meio sem saber.. tenho o gears aqui, funcionda de boa. No meu caso estou totalmente atualizado, lt 2.0 e ultima dash.
 

RodrigoSouzaCE

Bam-bam-bam
Mensagens
7.753
Reações
7.288
Pontos
379
mpjusto;8571820 disse:
alguem tem um tutorial pra fazer 122b se transformar em 124b!!!!

Mesmo sem saber a utilidade real do processo, mas como sou tecnico e dar update em firmwares pra mim é diversão. :-D então resolvi fazer.
Acabei de transformar o meu 122 em 524 de acorddo com esse tuto. tudo foi OK. e alias, uso NOTEBOOK então fiz usando meu adaptador SATA 2 USB GENÉRICO.


Crossflashing any re-badged iHASx24 B to Lite-On firmware (Thanks to Spark for procedure)

Utilities and Lite-On iHASx24 B firmware can be found here:
http://codeguys.rpc1.org/

Personally I would recommend iHAS624 B firmware for LightScribe drives and iHAS524 B firmware for non LightScribe drives as this gets you the largest feature set (SmartErase + LabelTag), but you can chose any iHASx24 B firmware you wish.

Process is:

1. Launch EEPROM utility and backup EEPROM.
2. Launch Firmware utility and backup Firmware.

With the above steps, these dumps will be needed if you ever need to return the drive to stock for warranted repair etc so it's a good idea to make 2 dumps just to be sure.

3. Flash the drive using the Firmware utility selecting the exe file. All settings should be left as default. (note: unscrabbled c0deguys firmware is required)
4. After the Flashing utility confirms that the flash is successful, power cycle the drive. The Green activity LED on it will now flash constantly but the eject button etc should respond as normal.
5. Run the EEPROM utility and launch the Convert option. This will finalize the cross flash process.
6. Once this has completed successfully, power cycle the drive again.
7. The drive will now be recognized as an iHASx24 B model and the process is now complete.

Note: Once cross flashed with c0deguys firmware, you should be able to use official Lite-On firmware updates

retirado daqui: http://forums.xbox-scene.com/index.php?showtopic=737081&st=0

Abraço a todos.:rox
 

mpjusto

Veterano
Mensagens
1.019
Reações
16
Pontos
119
RodrigoSouzaCE;8571877 disse:
Mesmo sem saber a utilidade real do processo, mas como sou tecnico e dar update em firmwares pra mim é diversão. :-D então resolvi fazer.
Acabei de transformar o meu 122 em 524 de acorddo com esse tuto. tudo foi OK. e alias, uso NOTEBOOK então fiz usando meu adaptador SATA 2 USB GENÉRICO.




retirado daqui: http://forums.xbox-scene.com/index.php?showtopic=737081&st=0

Abraço a todos.:rox
e pq tu nao transformo em 124b pq tu escolheu os 524? abraço?
 

RodrigoSouzaCE

Bam-bam-bam
Mensagens
7.753
Reações
7.288
Pontos
379
mpjusto;8571897 disse:
e pq tu nao transformo em 124b pq tu escolheu os 524? abraço?

Porcausa dessa recomendação aqui do tutorial.

"Personally I would recommend iHAS624 B firmware for LightScribe drives and iHAS524 B firmware for non LightScribe drives as this gets you the largest feature set (SmartErase + LabelTag), but you can chose any iHASx24 B firmware you wish."


Translating:

Pessoalmente eu recomendaria o iHAS624 B para drives com a funcionalidade do LightScribe e o iHAS524 B para os que não tem e com isso vc habilita as ultimas "features' como o SMART ERASE e LabelTAG, porem vc pode escolher qualquer um da mesma 'linhagem" iHASx24 B.


;D
 

rons

Ser evoluído
Mensagens
161
Reações
14
Pontos
29
Alguem poderia postar aqui os modelos de outas marcas compativeis ? Não existe nenhum sansung ou lg comparivel não ? Queria saber os compativeis paara procurar algum para comprar. Valeu!
 

RodrigoSouzaCE

Bam-bam-bam
Mensagens
7.753
Reações
7.288
Pontos
379
rons;8571975 disse:
Alguem poderia postar aqui os modelos de outas marcas compativeis ? Não existe nenhum sansung ou lg comparivel não ? Queria saber os compativeis paara procurar algum para comprar. Valeu!


Confirmed iHASx24 B re-badges
(thanks to Exobex for 1270i and PL-L890SA)

Asus
DRW-24B3LT (confirmed)
DRW-24B3ST (confirmed)
DRW-24B1LT (confirmed newer drives are B chipset, older may be A chipset)
DRW-24B1ST (confirmed newer drives are B chipset, older may be A chipset)

HEWLETT PACKARD (HP)
DVD 1270i B (confirmed)
DVD 1260i B (confirmed) there may also be older A model (unconfirmed)

PLEXTOR
PL-L890SA (confirmed)

Font: xboxscene

Hoje to bonzinho, mas da proxima da uma lida nos posts no forum hei,,, ja postaram a lista de compatibilidade.[kaham]
 

mestregroda

Larva
Mensagens
4
Reações
0
Pontos
1
Pessoal,
já estou com iXtreme Burner Max funcionando.
MInha duvida é a seguinte. No Imgburn tinha setado o layerbreak no padrão 1913760.
Para os jogos XGD3 eu tenho que mudar o valor desse layerbreak ou deixo setado pra "Calculate Optimal" e o proprio Imgburn sabe automaticamente qual é o layerbreak e nunca mais preciso me preocupar com esses numeros de layer break novamente?
Enfim como funciona a partir de agora?
 

Tio_Cris

Habitué da casa
Mensagens
314
Reações
15
Pontos
64
mestregroda;8572315 disse:
Pessoal,
já estou com iXtreme Burner Max funcionando.
MInha duvida é a seguinte. No Imgburn tinha setado o layerbreak no padrão 1913760.
Para os jogos XGD3 eu tenho que mudar o valor desse layerbreak ou deixo setado pra "Calculate Optimal" e o proprio Imgburn sabe automaticamente qual é o layerbreak e nunca mais preciso me preocupar com esses numeros de layer break novamente?
Enfim como funciona a partir de agora?


Bem... vamos lá ... mesmo se você usa o arquivo .dvd que é gerado pelo abgx então não tem que se preocupar com o ajuste do layer break , é só deixar setado em calculate optimal que o imgburn vai setar de acordo com o .dvd selecionado no ato da gravação , ou seja , 1913760 para XGD2 e 2133520 para XGD3 . Na realidade o imgburn não sabe qual o melhor LB, ele vai setar de acordo com o .dvd da imagem .
Só uso o imgburn para gravar xbox e nunca tive problemas.
 
Topo Fundo