O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Tutorial]Jogando através de USB ou Rede no PS2 (OPL) [+ATUALIZADO!]

CarlosButler

Bam-bam-bam
Mensagens
375
Reações
910
Pontos
278
Aproveitando o tópico. Estou sem opção de jogar pelo OPL via rede, devido a problemas de distância de cômodos da casa. Os jogos via USB (pendrive ou HD externo) funcionam bem, sem travamentos? A compatibilidade e alta? Nunca usei por USB, somente via rede.
 

natinh0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.113
Reações
2.488
Pontos
989
Aproveitando o tópico. Estou sem opção de jogar pelo OPL via rede, devido a problemas de distância de cômodos da casa. Os jogos via USB (pendrive ou HD externo) funcionam bem, sem travamentos? A compatibilidade e alta? Nunca usei por USB, somente via rede.
Sim, mas os videos pulam ou ficam travando na maioria dos jogos.
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.650
Reações
26.768
Pontos
1.053
Andou aqui, o que acho que estava emperrando é que estava usando as duas USB do console ao mesmo tempo porque tinha intenção de usar o PADEMU, só que acho que isso dava algum tipo de conflito. Depois vou comprar outro controle próprio para PS2 mesmo.

Só preciso dar um jeito de desfragmentar meu HD externo de maneira mais rápida que as que encontrei até agora. Muitos jogos fragmentaram. Mas o que não fragmentou tá rodando liso, nada a reclamar.
Já tentou o Auslogics Disk Defrag?
 

JonattanAgra

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.788
Reações
1.782
Pontos
614
Andou aqui, o que acho que estava emperrando é que estava usando as duas USB do console ao mesmo tempo porque tinha intenção de usar o PADEMU, só que acho que isso dava algum tipo de conflito. Depois vou comprar outro controle próprio para PS2 mesmo.

Só preciso dar um jeito de desfragmentar meu HD externo de maneira mais rápida que as que encontrei até agora. Muitos jogos fragmentaram. Mas o que não fragmentou tá rodando liso, nada a reclamar.



Que bom q deu tudo certo! Aconselho a não usar o PADEMU em todos os games, pode dar conflito.

E se for desfragmentar o pendrive, tem q ser toda vez q colocar novas ISO de PS2, E aconselho a usar o Defraggler, ele é bem mais efetivo.
 

JonattanAgra

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.788
Reações
1.782
Pontos
614
Aproveitando o tópico. Estou sem opção de jogar pelo OPL via rede, devido a problemas de distância de cômodos da casa. Os jogos via USB (pendrive ou HD externo) funcionam bem, sem travamentos? A compatibilidade e alta? Nunca usei por USB, somente via rede.



Hj em dia a grande maioria rodam de boas, mas em alguns games com muitos vídeos, pode dar uma engasgadas neles, mas se é o q tens, vai nessa.
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.229
Reações
41.361
Pontos
1.064
Configurar o PS2 pra detectar na rede é tão chato assim?

Tô usando meu adaptador original da Sony no PS2 fat conectado ao cabo de rede, configurei o ip certinho como vários tutoriais aí e no OPL da erro de conexão via HDL. Dá pra ver no router que ele está conectado.

Quero fazer os testes de passar um jogo via rede, pra não ficar abrindo toda a vez a parte de trás do console.
 


JonattanAgra

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.788
Reações
1.782
Pontos
614
Configurar o PS2 pra detectar na rede é tão chato assim?

Tô usando meu adaptador original da Sony no PS2 fat conectado ao cabo de rede, configurei o ip certinho como vários tutoriais aí e no OPL da erro de conexão via HDL. Dá pra ver no router que ele está conectado.

Quero fazer os testes de passar um jogo via rede, pra não ficar abrindo toda a vez a parte de trás do console.


Era chato a uns tempos atras, hj em dia é extremamente fácil. Recentemente saiu até um programa bem simples q ele facilita a configuração pra jogar via rede ( caco direto do pc/ntebok para o PS2 )


Procura por OPL Server, uso e é muito melhor. Mas fazer sem isso não é difícil também.


veja se nas configurações do OPL vc colocou pra os games via SMB aparecerem.

Jogar via SMB ( rede) é tão bom quanto via HD Interno, na maioria dos jogos, até os Loading ficam levemente mais rápidos.
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.229
Reações
41.361
Pontos
1.064
HD interno no meu fat desisto. Não sei se é incompatibilidade do adaptador americano pra console japonês (55000 branco). Peguei 2 originais da Sony, testei em meu console e dá nada no UlanchELF, usei meu HD IDE e um HD IDE de um amigo meu (o dono do outro adaptador).

Vou usar HD externo mesmo, é mais prático até pra copiar os jogos.

EDIT:

Resolvi aqui, era pura besteira, graças a dica do @LCS era só limpar o conector superior com alcóol isopropílico. Agora o HD apareceu.
 
Ultima Edição:
  • Curtir
Reações: LCS

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.728
Reações
4.292
Pontos
704
Resolvi o problema da fragmentação de um jeito pouco usual: Passei tudo do HD externo pro do meu PC, formatei o externo e joguei os arquivos de volta. Obviamente, não posso mexer muito nele agora, mas o que já passei para ele é suficiente, imagino.

Agora tá tudo 100% mesmo, agradeço terem comentado do PS2Home, me clareou muito as idéias ler umas coisas por lá.
 

JonattanAgra

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.788
Reações
1.782
Pontos
614
Resolvi o problema da fragmentação de um jeito pouco usual: Passei tudo do HD externo pro do meu PC, formatei o externo e joguei os arquivos de volta. Obviamente, não posso mexer muito nele agora, mas o que já passei para ele é suficiente, imagino.

Agora tá tudo 100% mesmo, agradeço terem comentado do PS2Home, me clareou muito as idéias ler umas coisas por lá.


Que bom q deu tudo certo, qualquer ajuda q precisar e eu puder ajudar também, coisa só falar
 

caniggiaxx

Bam-bam-bam
Mensagens
2.232
Reações
1.994
Pontos
253
ainda tem ajuda no topico ? eu copiei o boot e o opl que tava no memory card de um amigo e o opl não inicia no meu ps2 , alguem sabe o que pode ser ? segura r1 e a tela da uma piscada e fica preta.
 

Top Speed

F1 King
Mensagens
1.201
Reações
107
Pontos
804
ainda tem ajuda no topico ? eu copiei o boot e o opl que tava no memory card de um amigo e o opl não inicia no meu ps2 , alguem sabe o que pode ser ? segura r1 e a tela da uma piscada e fica preta.


Qual o desbloqueio do seu PS2? Tenta iniciar o OPL pelo pendrive.

O memory card tá com espaço suficiente? Porque se não tiver, o arquivo não passa por inteiro e aí não funciona mesmo.
 

caniggiaxx

Bam-bam-bam
Mensagens
2.232
Reações
1.994
Pontos
253
Qual o desbloqueio do seu PS2? Tenta iniciar o OPL pelo pendrive.

O memory card tá com espaço suficiente? Porque se não tiver, o arquivo não passa por inteiro e aí não funciona mesmo.
Tem que ter algum aplicativo no pen drive junto com o memory card?

Eu copiei o boot e o opl e tentei abrir o negócio

Meu PS2 é o Matrix pirata
 

Top Speed

F1 King
Mensagens
1.201
Reações
107
Pontos
804
Tem que ter algum aplicativo no pen drive junto com o memory card?

Eu copiei o boot e o opl e tentei abrir o negócio

Meu PS2 é o Matrix pirata


Não precisa, mas se vc por o OPL no pendrive vc economiza espaço no memory card.

Aqui eu rodo os jogos por rede, abro o ulaunchelf e deixo um pendrive conectado com o OPL.

Dá uma olhada nesse vídeo, talvez te ajude:


 

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.728
Reações
4.292
Pontos
704
Upando ara avisar que saiu a versão 1.0, primeira estável desde 2015.


Mexeram em uma cacetada de coisas, com direito a melhorias na compatibilidade. Baixando aqui pra dar uma fuçada depois.
 

Mutolopitico

Bam-bam-bam
Mensagens
251
Reações
572
Pontos
278
Upando ara avisar que saiu a versão 1.0, primeira estável desde 2015.


Mexeram em uma cacetada de coisas, com direito a melhorias na compatibilidade. Baixando aqui pra dar uma fuçada depois.

Bagui insano hein, se ñ me engano há duas versões do OPL né? A versão do criador original, que e essa ai, e outra versão do carinha do PS2-HOME.

Estive usando a versão do PS2-HOME, a Rev_1696 que é de 2019...

Li o changelog dessa versão oficial 1.0 e realmente melhoraram uma caralhada de coisas, inclusive melhorar a velocidade de acesso da USB, mesmo que seja extremamente limitada na versão 1.1, os caras ainda dão um jeito de melhorar a performance via programação, negócio surreal. Vou testar Baldur Gate dark alliance nessa versão pra vê se melhorou o carregamento do jogo, pq no OPL do PS2-HOME é impossível de jogar o game, cenários não carregam e o jogo quebra completamente...

EDIT: Um lançamento grande como esse era algo que a cena de homebrew's do PS2 tava precisando, algo desse tamanho vai instigar e fazer velhos projetos (POPS to olhando pra vc) voltarem a vida, PS2 tem a maior base instalada de retrogamers, porém a comunidade de homebrew's sempre esteve muito tímida e andando a passos de tartaruga, um lançamento gigante como esse é era algo que tava precisando acontecer, algo que inspire a vontade da galera de se interessar por essa peça de hardware incomum ao olhos de hoje.

Só falta esses Dev abrirem um Patreon, e o dinheiro começar a entrar pra muita coisa boa começar a aparecer, PS2 virou retro oficialmente, e ta na hora dessa comunidade crescer de fato.
 
Ultima Edição:

CarlosButler

Bam-bam-bam
Mensagens
375
Reações
910
Pontos
278
Upando ara avisar que saiu a versão 1.0, primeira estável desde 2015.


Mexeram em uma cacetada de coisas, com direito a melhorias na compatibilidade. Baixando aqui pra dar uma fuçada depois.

Instalei essa nova versão oficial e só posso dizer uma coisa: espetacular.
Os jogos por USB estão rodando lisos, sem travamentos e com carregamento muito (muito mesmo) rápido. Testei 15 games, e nenhum teve problemas, incluindo as CGs.
 

Mutolopitico

Bam-bam-bam
Mensagens
251
Reações
572
Pontos
278
Instalei essa nova versão oficial e só posso dizer uma coisa: espetacular.
Os jogos por USB estão rodando lisos, sem travamentos e com carregamento muito (muito mesmo) rápido. Testei 15 games, e nenhum teve problemas, incluindo as CGs.

Me dei o trabalho de atualizar o OPL aqui e realmente de fato o negocio ta bão, testei Badulr Gate Dark Alliance do Ps2 e os cenários agora tão carregando perfeitamente, a vila inicial do jogo ta carregando rápido e o jogo não "quebra" mais, antes os cenários não carregavam, ficavam tudo preto com os NPC andando em círculos, saia da taverna do jogo e não conseguia entrar mais de volta porque o jogo simplesmente quebrava...

Testei alguns jogos com CG's, e os 3 FF do PS2 que testei, (FFX,X-2,XII) as CG's desses jogos continuam travando, mas percebi algo... as CG de FF12 e FFX tão carregando um pouco melhor, ainda travam, porém travam menos. Porém em outros jogos que testei, CG's Do Gow 1, 2, FMV dos 3 Fatal Frames, as FMV de RE4, não travaram aqui. To testando os jogos aos poucos.

Algo que percebi aqui, não sei se é um defeito do meu PS2, mas antes na versão antiga do OPL que usava, a função IGR era meio, inconsistente, as vezes funcionava, as vezes não, algumas vezes dava tela preta nos jogos e talz. Ao usar essa versão 1.0 oficial do OPL, o comportamento do IGR agora tá melhor, ate agora nos games que testei, funcionou 100% das vezes, sem tela preta.
 

Bis_RetroGamer

Habitué da casa
Mensagens
11
Reações
2
Pontos
63
Olá pessoal, estou com uma dúvida e gostaria de saber se alguém aqui entende bem sobre o funcionamento em rede. Recentemente eu atualizei o OPL pra versão mais atual que é a 1950 (Daily Build) no memory card. E algo me incomoda na hora de testar alguns jogos: a maior vantagem da opção via rede é a satisfação em observar as CGs dos jogos funcionando perfeitamente. Antes eu utilizava a versão 1619 (DB) e funcionava tudo muito bem, mas como atualizei para essa versão estável, reparei que as CGs dao um leve engasgo que antes não estava dando.

A questão é: sabem me dizer se pode ser um problema no meu roteador ou no cabo de rede? No pc ou memory card? Antes estava funcionando tudo certo e agora reparei nesse detalhe, não é algo tão prejudicial mas incomoda um pouco. Agradeço a atenção de vocês.
 

Top Speed

F1 King
Mensagens
1.201
Reações
107
Pontos
804
Olá pessoal, estou com uma dúvida e gostaria de saber se alguém aqui entende bem sobre o funcionamento em rede. Recentemente eu atualizei o OPL pra versão mais atual que é a 1950 (Daily Build) no memory card. E algo me incomoda na hora de testar alguns jogos: a maior vantagem da opção via rede é a satisfação em observar as CGs dos jogos funcionando perfeitamente. Antes eu utilizava a versão 1619 (DB) e funcionava tudo muito bem, mas como atualizei para essa versão estável, reparei que as CGs dao um leve engasgo que antes não estava dando.

A questão é: sabem me dizer se pode ser um problema no meu roteador ou no cabo de rede? No pc ou memory card? Antes estava funcionando tudo certo e agora reparei nesse detalhe, não é algo tão prejudicial mas incomoda um pouco. Agradeço a atenção de vocês.


Provavelmente o problema deve ser o OPL novo mesmo, os desenvolvedores disseram que essa nova versão talvez possa afetar a compatibilidade, então pediram para o pessoal testar. Infelizmente tem alguns jogos que funcionam bem em uma versão e não funcionam tão bem em outra. Jogo por rede tbm, mas aqui eu uso a versão oficial, essa última ainda não testei.
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.219
Reações
10.709
Pontos
753
Se não precisa atualizar, não atualize é sempre uma dica. Tu pode rodar o OPL pelo pendrive também, assim, pode ter n-versões sem ocupar espaço do memory card. Aqui estou usando uma build que corrigiu bug de sprites bem antigo do remake do Phantasy Star. Um ou outro jogo funciona pior/não abre nesta versão, aí uso a antiga que funcionava para quase tudo.
 

Bis_RetroGamer

Habitué da casa
Mensagens
11
Reações
2
Pontos
63
Se não precisa atualizar, não atualize é sempre uma dica. Tu pode rodar o OPL pelo pendrive também, assim, pode ter n-versões sem ocupar espaço do memory card. Aqui estou usando uma build que corrigiu bug de sprites bem antigo do remake do Phantasy Star. Um ou outro jogo funciona pior/não abre nesta versão, aí uso a antiga que funcionava para quase tudo.
Então, como eu uso em rede, estava colocando a outra versão de OPL na pasta de APPS. Resolvi atualizar pois vi que acrescentaram novas informações a partir da versão que passou a ficar como 1.0. Então quando queria voltar pra anterior, acessava pelo APPs a versão 1619 DB (que tem a aba de PS1), só que quando fui realizar a transição dessa maneira, o jogo que eu havia testado deu uma travada monstra na CG e ficou paralisado. Portanto, caso me incomode muito, farei o downgrade, caso seja possível, para a versão 1619 no meu memory card. Pode ser que resolva o problema. O ruim disso tudo é que a gente tem que ficar fazendo testes para descobrir a causa do problema, por isso trouxe esse questionamento para a comunidade. Caso eu consiga solucionar, aviso a vocês. Agradeço pelas informações, pessoal!
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.219
Reações
10.709
Pontos
753
No pendrive pode rodar a versão descompactada também do OPL (sempre tem 2 nos downloads, no MC é recomendável a versão compactada pelo tamanho), que aparentemente tem uma pequena melhora de performance.
 

Bis_RetroGamer

Habitué da casa
Mensagens
11
Reações
2
Pontos
63
No pendrive pode rodar a versão descompactada também do OPL (sempre tem 2 nos downloads, no MC é recomendável a versão compactada pelo tamanho), que aparentemente tem uma pequena melhora de performance.
Sim, mas como eu disse, via rede eu consigo colocar qualquer versão de OPL na pasta APPS. Fica mais prático. De qualquer forma vou testar as versões descompactadas também. Valeu!
 

Love Over Gold

Praise the Sun!
VIP
Mensagens
7.870
Reações
11.377
Pontos
774
Nobres, é possível utilizar o mesmo hd para jogos do PS2 e do Wii? existe algum conflito?

P.S. Hd formatado em fat 32.
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.219
Reações
10.709
Pontos
753
Nobres, é possível utilizar o mesmo hd para jogos do PS2 e do Wii? existe algum conflito?

P.S. Hd formatado em fat 32.
Não sei dizer de Wii, mas PS2 é só ter os diretórios no formato que o OPL reconhece, em Fat32 isto mesmo. Pode ter diretórios e arquivos a mais, sem problemas para o OPL.
 

ClaireSandwich

Supra-sumo
Mensagens
76
Reações
58
Pontos
188
Faz um tempinho já que meu OPL freeza jogando via rede em qualquer game, e não tem um tempo determinado para freezar. Pode ocorrer em meia hora jogando, uma hora, duas. Mas sempre freeza, alguém tem noção do que pode ser?

Estou usando a versão mais atualizada da daily build DB 2158. Meu PS2 é conectado no roteador > pro PC.
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.219
Reações
10.709
Pontos
753
Faz um tempinho já que meu OPL freeza jogando via rede em qualquer game, e não tem um tempo determinado para freezar. Pode ocorrer em meia hora jogando, uma hora, duas. Mas sempre freeza, alguém tem noção do que pode ser?

Estou usando a versão mais atualizada da daily build DB 2158. Meu PS2 é conectado no roteador > pro PC.
PC não está entrando em stand-by, algo assim? Pode ser problema de instabilidade na rede ou também bug do opl. Tem como colocar múltiplas versões, aí pega uma estável mais antiga e faz o teste se não é algum bug destas versões recentes. Descartando bug deve ser um dos dois problemas anteriores.
 

ClaireSandwich

Supra-sumo
Mensagens
76
Reações
58
Pontos
188
PC não está entrando em stand-by, algo assim? Pode ser problema de instabilidade na rede ou também bug do opl. Tem como colocar múltiplas versões, aí pega uma estável mais antiga e faz o teste se não é algum bug destas versões recentes. Descartando bug deve ser um dos dois problemas anteriores.
Stand-by acho que não é não, pode ser algum problema de instabilidade na rede. Mas vou seguir o que você disse e testar umas versões anteriores primeiro, e ver no que dá.
 

Ging Freecs1

Bam-bam-bam
Mensagens
2.542
Reações
6.088
Pontos
353
Já viram essa maravilha aqui? Comprei por menos de 50 da china no shopee. Já até aposentei meu modem e mini pcs como rpi3 e opi zero que utilizava para esta função:


Cara o meu chegou hoje mas não consegui configurar sempre da esse erro, Erro 300: Impossível conexão com servidor SMB
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.747
Reações
10.871
Pontos
753
galera, to meio perdido aqui.

fiz o tutorial do OPL, gravei o dvd pra bootar o uLaunchelf, e nele copiei a pasta boot e opl pro memory card. depois abri o menu do matrix e coloquei pra bootar via mc, resetei e abriu o OPL.

no caso, o pendrive precisa estar sempre no console, com os arquivos do opl?
no meu não apareceu a opção de USB device start mode nos menus do opl. depois copiei um jogo em .iso, menor que 4gb em uma pasta chamada DVD na raiz do pendrive, mas não abre a opção de game list.

pra voltar a ler os jogos via dvd é só mudar novamente no matrix? tem como deixar em algum modo que eu consiga alterar sem mexer toda hora?
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.219
Reações
10.709
Pontos
753
galera, to meio perdido aqui.

fiz o tutorial do OPL, gravei o dvd pra bootar o uLaunchelf, e nele copiei a pasta boot e opl pro memory card. depois abri o menu do matrix e coloquei pra bootar via mc, resetei e abriu o OPL.

no caso, o pendrive precisa estar sempre no console, com os arquivos do opl?
no meu não apareceu a opção de USB device start mode nos menus do opl. depois copiei um jogo em .iso, menor que 4gb em uma pasta chamada DVD na raiz do pendrive, mas não abre a opção de game list.

pra voltar a ler os jogos via dvd é só mudar novamente no matrix? tem como deixar em algum modo que eu consiga alterar sem mexer toda hora?
Tu muda no L1/R1 se nao me engano para navegar modo rede/pendrive. Agora se não estiver sparecenxo mesmo teria de ver qual opl pegou. Tem versões com msis dldmentos ou bem basicos também.
Outra coisa, não precisa alterar no matrix, aqui só seguro r1 no ligar para bootar o ulaunch pelo memory card. Do ulaunch tenho configurado algumas versoes de opl para carregar.
 
Topo Fundo