O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Um daqueles jogos que só eu (?) adorava e / ou lembra (?) #2: Felony 11-79 (Runabout), PS1 - 1997

Sobre o Felony 11-79 do PS1

  • Conheci anos mais tarde e achei um espetáculo

    Votes: 0 0,0%
  • Conheci na época e achava um lixo

    Votes: 0 0,0%
  • Conheci anos mais tarde e achei um lixo

    Votes: 0 0,0%

  • Total voters
    15

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.230
Pontos
2.009
Em seguimento ao primeiro tópico da série:

Um daqueles jogos que só eu (?) adorava e / ou lembra (?)#1: Green Dog, Mega Drive - 1992

é a vez de Felony 11-79, lançado pro PS1 em 97.

Quero tentar postar todas as segunda-feira, vamos ver que m**** vai dar essa bagaça.

A ideia é trazer jogos desconhecidos ou pouco conhecidos, que me marcaram demais e ver se alguns dos tetas outerspacianos também foram agraciados pelo mesmo game.
O meu critério pra definir o que é um game "desconhecido" é meu ciclo de amigos não conhecerem o game e não termos muitos materiais na internet, desde blogs até youtube. Ainda assim assumo o risco de ser um game conhecido bagarai, mas aí f**a-se.

A estrutura de "análise" (BEM SUPERFICIAL) será mantida.
  1. Sobre o game
  2. Minha história com o game
  3. Como ele envelheceu
A enquete também terá sua estrutura mantida em todos os tópicos da "série".

1. SOBRE O GAME

88135

wikipedia disse:
Felony 11-79
From Wikipedia, the free encyclopedia


Jump to navigationJump to search

Felony 11–79 (Runabout)
Developer(s)Climax Entertainment
Publisher(s)
Director(s)Kazushige Inaba
Designer(s)Kan Naitō
Platform(s)PlayStation
Release
  • JP: May 23, 1997
  • NA: August 31, 1997
  • EU: December 1997
Genre(s)Racing
Mode(s)Single Player
Felony 11-79 is a video game developed by Climax and published by ASCII for the PlayStation. It was part of a late 1990s wave of driving games which encourage the player to create chaos and destruction, being preceded by Die Hard Trilogy and Carmageddon.[1][2]
Contents
Gameplay[edit]
Felony 11-79 is a racing game with some adventure game elements.[3]
The first game in the Runabout series was known outside Asia as Felony 11–79 and was designed and produced by Kan Naito. It features three separate environments (Down Town, Sea Side, Metro City) and a test course as opposed to the later games' use of one city. Most of the player's time is spent unlocking the game's many bonus vehicles. Players can set the car's performance, including steering, front suspension, rear suspension, grip balance, acceleration and brake. Each car has a different performance rate (horsepower, torque, length, weight, fuel). Players may need to refill the tank.
Development[edit]
Though Climax were primarily developing games for the Sega Saturn at the time, they concluded Runabout would be easier to produce on the PlayStation.[4]
Reception[edit]
Reception

Review scores
PublicationScore
EGM6.5/10[1]
GameSpot6.2/10[2]
Next Generation
3/5 stars
11px-Star_full.svg.png
11px-Star_full.svg.png
11px-Star_empty.svg.png
11px-Star_empty.svg.png
[3]
Critics almost unanimously commented that while Felony 11-79 has an enjoyable concept,[1][2][3][5] the game is too lacking in longevity to be worth buying.[1][2][3][5] Shawn Smith of Electronic Gaming Monthly argued that the game has plenty of replay value in the form of numerous unlockable cars, two unlockable tracks, and hidden routes,[1] but the vast majority of reviewers (including all three of Smith's co-reviewers) pointed out that one can unlock all the tracks, play through the entire game with all the basic vehicle types, and explore all the routes in just two to five hours, and said they would rather have more tracks than the 20 unlockable cars.[1][2][3][5] GamePro summarized the game as "a must-rent".[5]
Some reviewers also complained at the fact that it is impossible to run over pedestrians,[1][2][3] and Next Generation criticized that the story's ending is disappointingly brief and trite, given that Climax were known for their involved and original storylines.[3] GameSpot and GamePro both praised the surf-rock soundtrack.[2][5]

88136




2. MINHA HISTÓRIA COM O GAME

O ano era 97 e diferentemente do que ocorreu com Green Dog eu já tinha o console, então não parecia um sonho tão distante (em partes, já explico mais pra frente).
Minha tia morava em Pelotas, interior do RS (piadas débeis abaixo) e meu primo e eu éramos praticamente caçadores de locadoras, aliás, incrível como tinha locadora espalhada naquela cidade.
Meu primo também tinha um PS1 mas tava estragado, então Íamos na locadora pra jogar ISSS do N64. Um belo dia o console tava ocupado então fomos pro PS1, a ideia era jogar Goal Storm 97 mas o jogo tava alugado, então pegamos aleatoriamente Felony 11-79 (que conhecíamos por Runabout) , mais pela capa que qualquer outra coisa.
Foi paixão a primeira vista: o game tinha uma pegada de Carmaggedon, inclusive foram lançados no mesmo ano, só que menos trash. Inclusive, cabe ressaltar que Felony foi lançado ANTES de Carmaggedon, então não seria um absurdo dizer que estamos diante do precursor do "gênero".

Até então eu nunca tinha visto um game de "corrida" (contra o tempo, na verdade) com tamanha liberdade e tanta coisa destrutível na tela. Os gráficos eram bem decentes, com danos nos carros sem precedentes até então, os carros se demoliam fisicamente mas não era só algo estético, pois também influenciava na dirigibilidade, dificultando demais chegar no fim das fases.

Lembrando que não tínhamos Driver, GTA 3D ou muito menos Crazy Taxi, games que, guardando as proporções, lembram Felony.

O sistema de avanço no game, ou seja, de abertura de novos carros e pistas, era bem compensador e equilibrado. Não lembro do game em detalhes, mas não tenho recordações de me irritar a ponto de quebrar controles, como ocorria em Gran Turismo.

Quando voltei pra Porto Alegre saí desesperadamente atrás do game mas meu console era bloqueado e eu só achava pirata, foi aí que vendi meu PS1 travado e comprei um desbloqueado, somente por causa do Felony. Mas depois que o console chegou eu simplesmente não achava mais o game então pedi pro meu tio trazer de Pelotas, onde ele também não achou. A saída foi comprar do cara da locadora. Aqui vem uma daquelas sensações foda da infância / adolescência quando envolve vídeo game... Lembro que era uma sexta feira e fiquei o fds todo jogando, agora com a "locadora dentro de casa".

Avaliação na época, de zero a 5:
  • Gráficos: 3
  • Som: 3
  • Gameplay: 5
  • Replay: 5
  • MÉDIA = 4

3. COMO O GAME ENVELHECEU?

Meia boca.
6 / 10 tá de bom tamanho...

É jogável, mas no limite.
Na verdade eu revisitei o game somente uma vez após esse período, em um emulador na casa de um amigo há uns 2 anos. Me bateu aquilo de "porra, como eu me divertia tanto com isso" mas aí na hora lembrei que tava falando de um game de 20 anos.

Como eu disse: tivemos muitos games do "gênero" depois e o game tem problemas severos, sobretudo de jogabilidade. Mas nem por isso deixa de ser um game desconhecido que me marcou pra cacete.

Considerando o ENVELHECIMENTO, de zero a 5
  • Gráficos: 2
  • Som: 4
  • Gameplay: 4
  • Replay: 3
  • MÉDIA = 3,25
156170
 
Ultima Edição:

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.230
Pontos
2.009
Eu joguei este game, mas um dos defeitos era o framerate que caia em algumas cenas explosivas. Vou baixar a rom dele para relembrar
Sabia que tinha esquecido de comentar algo :facepalm

O FR era bem tosco mesmo, a m**** era nas batidas / explosões, quando mudava de câmera. Mas ainda assim não a ponto de atrapalhar a gameplay, era apenas nas cutscenes.
 


Leon Powalski

Bam-bam-bam
Mensagens
1.821
Reações
5.247
Pontos
303
Já joguei ele nos idos de 2005 eu acho. É um jogo mediano, não fede nem cheira...


... Mas a trilha do jogo composta pelo SURF COASTERS é sensacional!



Música: Big Buzz
Álbum: Soundtrack from "RUNABOUT"
Ano: 1997
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.230
Pontos
2.009
Não conhecia. Achei meio zoado. Mas acho que vou pegar para conhecer.
Pois então... Como eu disse, é um game que envelheceu muito mal.
Mas pra curiosidade vale demais a pena, é um jogo bem desconhecido mas que vejo quase como um precursor do gênero "sair andando adoidado pela cidade quebrando a porra toda". Não lembro de outro anterior a Felony.
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Caramba... Eu vi esse jogo, sei lá, umas duas vezes em uma locadora que dificilmente eu frequentava. Conheci na época, mas, sinceramente, nem tenho opinião formada sobre ele, então fiquei sem opção na enquete. Apenas, simplesmente, nunca parei pra pensar sobre ele ou analisá-lo a fundo. Esse daí não despertou meu interesse tanto quanto o Greendog, mas talvez eu confira, só pra ver como é.

Seja como for, gostei dessa série de tópicos. Torço pra continuar.
 

Ulisses Seventy Eight

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.264
Reações
5.421
Pontos
703
Vejo que seria um bom joguete mobile...
jogo mobile para mim é aqueles de quarto para criança, num ferra. Celular para mim não foi feito para jogos, acho uma m**** isso. prefiro jogar no pc ou game de mesa mesmo, mas celular para quem tem mão grande e o resto é uma porcaria. Fora as baterias inchando.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.230
Pontos
2.009
jogo mobile para mim é aqueles de quarto para criança, num ferra. Celular para mim não foi feito para jogos, acho uma m**** isso. prefiro jogar no pc ou game de mesa mesmo, mas celular para quem tem mão grande e o resto é uma porcaria. Fora as baterias inchando.

Nada é mais casual que jogo mobile, principalmente pela praticidade.
Por exemplo: sempre que dá uma brecha jogo xadrez on line... Jogar celular cagando é o que há.

Lembra um pouco o modo corrida do Die Hard Trilogy também para PS1.
NaturalGiddyGavial-size_restricted.gif


Brinks, lembra demais mesmo.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.209
Reações
23.309
Pontos
1.619
Isso é verdade. Mas 1997 já tinha Castlevania. :viraolho
Mas, nunca persegui o Drácula numa caminhonete enquanto ele assombrava a Transilvânia de dentro de um Porsche! (se bem que.... Isso poderia ser mais uma ideia tosca que quem sabe, pode dar certo...):kcool

Inexplicavelmente eu joguei uma versão pirata dele, mas com uma capa estranha, onde era a capa japonesa, com o nome de Felony 11-79 na placa ao invés de Runabout!

Quando o consegui original, era a versão japonesa que tive na minha coleção e não foi fácil de se conseguir (pois teve que vir do PY e, pro pessoal daqui trazer jogos originais era muito cansativo de se pedir: pagava o valor COMPLETO do jogo, mais 40% de 'lucro' deles. E mesmo que NÃO trouxessem o jogo (por diversos motivos, desde não achar ou falar que foram pegos na fronteira e tomaram....) não devolviam o dinheiro de forma nenhuma)

A continuação direta dele no PSX eu nunca o joguei, mas eu joguei a versão que saiu pro Dreamcast.
 
Ultima Edição:

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.230
Pontos
2.009
Mas, nunca persegui o Drácula numa caminhonete enquanto ele assombrava a Transilvânia de dentro de um Porsche! (se bem que.... Isso poderia ser mais uma ideia tosca que quem sabe, pode dar certo...):kcool

Inexplicavelmente eu joguei uma versão pirata dele, mas com uma capa estranha, onde era a capa japonesa, com o nome de Felony 11-79 na placa ao invés de Runabout!

Quando o consegui original, era a versão japonesa que tive na minha coleção e não foi fácil de se conseguir (pois teve que vir do PY e, pro pessoal daqui trazer jogos originais era muito cansativo de se pedir: pagava o valor COMPLETO do jogo, mais 40% de 'lucro' deles. E mesmo que NÃO trouxessem o jogo (por diversos motivos, desde não achar ou falar que foram pegos na fronteira e tomaram....) não devolviam o dinheiro de forma nenhuma)

A continuação direta dele no PSX eu nunca o joguei, mas eu joguei a versão que saiu pro Dreamcast.
Até hoje não entendi a correlação entre os nomes Felony 11-79 e Runabout.

Eu sempre conheci como Runabout (que acho que é a "série"), mas vi que o game é popularmente conhecido como Felony 11-79
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.209
Reações
23.309
Pontos
1.619
Até hoje não entendi a correlação entre os nomes Felony 11-79 e Runabout.

Eu sempre conheci como Runabout (que acho que é a "série"), mas vi que o game é popularmente conhecido como Felony 11-79

Engraçado ver que, na Wiki comenta muito pouco sobre a série, que teve títulos para o PSX (2), Dreamcast (2, mais ou menos, já que tem duas versões do mesmo jogo...), PS2 (1) e 3DS (1)

Pelo que eu entendi, a explicação mais lógica seria o fator do primeiro ser como uma explêndia versão 'Tech Demo': um teste para o lançamento real do jogo, que seria definido com o nome de Runabout. Por isso o motivo dele ter esse 'nome código'. E como curiosidade, era pra ter uma versão Saturn, já que a Climax fazia mais jogos pra ele. Porém, foi cancelado pra manter a versão PSX em primeiro lugar (se duvidar, foi criado na época do declínio certeiro do videogame com o anúncio da Sega pelo 'Black Belt')

AS versões PS2 e 3DS são completamente desconehcidas pra mim. Vou procurar a do PS2 e testar em casa.....
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.230
Pontos
2.009
Engraçado ver que, na Wiki comenta muito pouco sobre a série, que teve títulos para o PSX (2), Dreamcast (2, mais ou menos, já que tem duas versões do mesmo jogo...), PS2 (1) e 3DS (1)

Pelo que eu entendi, a explicação mais lógica seria o fator do primeiro ser como uma explêndia versão 'Tech Demo': um teste para o lançamento real do jogo, que seria definido com o nome de Runabout. Por isso o motivo dele ter esse 'nome código'. E como curiosidade, era pra ter uma versão Saturn, já que a Climax fazia mais jogos pra ele. Porém, foi cancelado pra manter a versão PSX em primeiro lugar (se duvidar, foi criado na época do declínio certeiro do videogame com o anúncio da Sega pelo 'Black Belt')

AS versões PS2 e 3DS são completamente desconehcidas pra mim. Vou procurar a do PS2 e testar em casa.....
Interessante...

Eu vi esse vídeo e pode notar que é JP:



Será que não é a versão?
 
Topo Fundo