- Mensagens
- 37.150
- Reações
- 58.230
- Pontos
- 2.009
Em seguimento ao primeiro tópico da série:
Um daqueles jogos que só eu (?) adorava e / ou lembra (?)#1: Green Dog, Mega Drive - 1992
é a vez de Felony 11-79, lançado pro PS1 em 97.
Quero tentar postar todas as segunda-feira, vamos ver que m**** vai dar essa bagaça.
A ideia é trazer jogos desconhecidos ou pouco conhecidos, que me marcaram demais e ver se alguns dos tetas outerspacianos também foram agraciados pelo mesmo game.
O meu critério pra definir o que é um game "desconhecido" é meu ciclo de amigos não conhecerem o game e não termos muitos materiais na internet, desde blogs até youtube. Ainda assim assumo o risco de ser um game conhecido bagarai, mas aí f**a-se.
A estrutura de "análise" (BEM SUPERFICIAL) será mantida.
1. SOBRE O GAME
2. MINHA HISTÓRIA COM O GAME
O ano era 97 e diferentemente do que ocorreu com Green Dog eu já tinha o console, então não parecia um sonho tão distante (em partes, já explico mais pra frente).
Minha tia morava em Pelotas, interior do RS (piadas débeis abaixo) e meu primo e eu éramos praticamente caçadores de locadoras, aliás, incrível como tinha locadora espalhada naquela cidade.
Meu primo também tinha um PS1 mas tava estragado, então Íamos na locadora pra jogar ISSS do N64. Um belo dia o console tava ocupado então fomos pro PS1, a ideia era jogar Goal Storm 97 mas o jogo tava alugado, então pegamos aleatoriamente Felony 11-79 (que conhecíamos por Runabout) , mais pela capa que qualquer outra coisa.
Foi paixão a primeira vista: o game tinha uma pegada de Carmaggedon, inclusive foram lançados no mesmo ano, só que menos trash. Inclusive, cabe ressaltar que Felony foi lançado ANTES de Carmaggedon, então não seria um absurdo dizer que estamos diante do precursor do "gênero".
Até então eu nunca tinha visto um game de "corrida" (contra o tempo, na verdade) com tamanha liberdade e tanta coisa destrutível na tela. Os gráficos eram bem decentes, com danos nos carros sem precedentes até então, os carros se demoliam fisicamente mas não era só algo estético, pois também influenciava na dirigibilidade, dificultando demais chegar no fim das fases.
Lembrando que não tínhamos Driver, GTA 3D ou muito menos Crazy Taxi, games que, guardando as proporções, lembram Felony.
O sistema de avanço no game, ou seja, de abertura de novos carros e pistas, era bem compensador e equilibrado. Não lembro do game em detalhes, mas não tenho recordações de me irritar a ponto de quebrar controles, como ocorria em Gran Turismo.
Quando voltei pra Porto Alegre saí desesperadamente atrás do game mas meu console era bloqueado e eu só achava pirata, foi aí que vendi meu PS1 travado e comprei um desbloqueado, somente por causa do Felony. Mas depois que o console chegou eu simplesmente não achava mais o game então pedi pro meu tio trazer de Pelotas, onde ele também não achou. A saída foi comprar do cara da locadora. Aqui vem uma daquelas sensações foda da infância / adolescência quando envolve vídeo game... Lembro que era uma sexta feira e fiquei o fds todo jogando, agora com a "locadora dentro de casa".
Avaliação na época, de zero a 5:
3. COMO O GAME ENVELHECEU?
Meia boca.
6 / 10 tá de bom tamanho...
É jogável, mas no limite.
Na verdade eu revisitei o game somente uma vez após esse período, em um emulador na casa de um amigo há uns 2 anos. Me bateu aquilo de "porra, como eu me divertia tanto com isso" mas aí na hora lembrei que tava falando de um game de 20 anos.
Como eu disse: tivemos muitos games do "gênero" depois e o game tem problemas severos, sobretudo de jogabilidade. Mas nem por isso deixa de ser um game desconhecido que me marcou pra cacete.
Considerando o ENVELHECIMENTO, de zero a 5
Um daqueles jogos que só eu (?) adorava e / ou lembra (?)#1: Green Dog, Mega Drive - 1992
é a vez de Felony 11-79, lançado pro PS1 em 97.
Quero tentar postar todas as segunda-feira, vamos ver que m**** vai dar essa bagaça.
A ideia é trazer jogos desconhecidos ou pouco conhecidos, que me marcaram demais e ver se alguns dos tetas outerspacianos também foram agraciados pelo mesmo game.
O meu critério pra definir o que é um game "desconhecido" é meu ciclo de amigos não conhecerem o game e não termos muitos materiais na internet, desde blogs até youtube. Ainda assim assumo o risco de ser um game conhecido bagarai, mas aí f**a-se.
A estrutura de "análise" (BEM SUPERFICIAL) será mantida.
- Sobre o game
- Minha história com o game
- Como ele envelheceu
1. SOBRE O GAME
wikipedia disse:Felony 11-79
From Wikipedia, the free encyclopedia
Jump to navigationJump to search
�
Felony 11-79 is a video game developed by Climax and published by ASCII for the PlayStation. It was part of a late 1990s wave of driving games which encourage the player to create chaos and destruction, being preceded by Die Hard Trilogy and Carmageddon.[1][2]
Felony 11–79 (Runabout) Developer(s) Climax Entertainment Publisher(s)
- JP: Yanoman
- NA: ASCII Entertainment
- EU: ASCII Entertainment
Director(s) Kazushige Inaba Designer(s) Kan Naitō Platform(s) PlayStation Release Genre(s) Racing Mode(s) Single Player
Contents
Gameplay[edit]
Felony 11-79 is a racing game with some adventure game elements.[3]
The first game in the Runabout series was known outside Asia as Felony 11–79 and was designed and produced by Kan Naito. It features three separate environments (Down Town, Sea Side, Metro City) and a test course as opposed to the later games' use of one city. Most of the player's time is spent unlocking the game's many bonus vehicles. Players can set the car's performance, including steering, front suspension, rear suspension, grip balance, acceleration and brake. Each car has a different performance rate (horsepower, torque, length, weight, fuel). Players may need to refill the tank.
Development[edit]
Though Climax were primarily developing games for the Sega Saturn at the time, they concluded Runabout would be easier to produce on the PlayStation.[4]
Reception[edit]
Critics almost unanimously commented that while Felony 11-79 has an enjoyable concept,[1][2][3][5] the game is too lacking in longevity to be worth buying.[1][2][3][5] Shawn Smith of Electronic Gaming Monthly argued that the game has plenty of replay value in the form of numerous unlockable cars, two unlockable tracks, and hidden routes,[1] but the vast majority of reviewers (including all three of Smith's co-reviewers) pointed out that one can unlock all the tracks, play through the entire game with all the basic vehicle types, and explore all the routes in just two to five hours, and said they would rather have more tracks than the 20 unlockable cars.[1][2][3][5] GamePro summarized the game as "a must-rent".[5]
Some reviewers also complained at the fact that it is impossible to run over pedestrians,[1][2][3] and Next Generation criticized that the story's ending is disappointingly brief and trite, given that Climax were known for their involved and original storylines.[3] GameSpot and GamePro both praised the surf-rock soundtrack.[2][5]
2. MINHA HISTÓRIA COM O GAME
O ano era 97 e diferentemente do que ocorreu com Green Dog eu já tinha o console, então não parecia um sonho tão distante (em partes, já explico mais pra frente).
Minha tia morava em Pelotas, interior do RS (piadas débeis abaixo) e meu primo e eu éramos praticamente caçadores de locadoras, aliás, incrível como tinha locadora espalhada naquela cidade.
Meu primo também tinha um PS1 mas tava estragado, então Íamos na locadora pra jogar ISSS do N64. Um belo dia o console tava ocupado então fomos pro PS1, a ideia era jogar Goal Storm 97 mas o jogo tava alugado, então pegamos aleatoriamente Felony 11-79 (que conhecíamos por Runabout) , mais pela capa que qualquer outra coisa.
Foi paixão a primeira vista: o game tinha uma pegada de Carmaggedon, inclusive foram lançados no mesmo ano, só que menos trash. Inclusive, cabe ressaltar que Felony foi lançado ANTES de Carmaggedon, então não seria um absurdo dizer que estamos diante do precursor do "gênero".
Até então eu nunca tinha visto um game de "corrida" (contra o tempo, na verdade) com tamanha liberdade e tanta coisa destrutível na tela. Os gráficos eram bem decentes, com danos nos carros sem precedentes até então, os carros se demoliam fisicamente mas não era só algo estético, pois também influenciava na dirigibilidade, dificultando demais chegar no fim das fases.
Lembrando que não tínhamos Driver, GTA 3D ou muito menos Crazy Taxi, games que, guardando as proporções, lembram Felony.
O sistema de avanço no game, ou seja, de abertura de novos carros e pistas, era bem compensador e equilibrado. Não lembro do game em detalhes, mas não tenho recordações de me irritar a ponto de quebrar controles, como ocorria em Gran Turismo.
Quando voltei pra Porto Alegre saí desesperadamente atrás do game mas meu console era bloqueado e eu só achava pirata, foi aí que vendi meu PS1 travado e comprei um desbloqueado, somente por causa do Felony. Mas depois que o console chegou eu simplesmente não achava mais o game então pedi pro meu tio trazer de Pelotas, onde ele também não achou. A saída foi comprar do cara da locadora. Aqui vem uma daquelas sensações foda da infância / adolescência quando envolve vídeo game... Lembro que era uma sexta feira e fiquei o fds todo jogando, agora com a "locadora dentro de casa".
Avaliação na época, de zero a 5:
- Gráficos: 3
- Som: 3
- Gameplay: 5
- Replay: 5
- MÉDIA = 4
3. COMO O GAME ENVELHECEU?
Meia boca.
6 / 10 tá de bom tamanho...
É jogável, mas no limite.
Na verdade eu revisitei o game somente uma vez após esse período, em um emulador na casa de um amigo há uns 2 anos. Me bateu aquilo de "porra, como eu me divertia tanto com isso" mas aí na hora lembrei que tava falando de um game de 20 anos.
Como eu disse: tivemos muitos games do "gênero" depois e o game tem problemas severos, sobretudo de jogabilidade. Mas nem por isso deixa de ser um game desconhecido que me marcou pra cacete.
Considerando o ENVELHECIMENTO, de zero a 5
- Gráficos: 2
- Som: 4
- Gameplay: 4
- Replay: 3
- MÉDIA = 3,25
Ultima Edição: