O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Um daqueles jogos que só eu (?) adorava e / ou lembra (?) #5: Claymates, Snes - 1993

Sobre Claymates de Snes:

  • Conheci anos mais tarde e achei um lixo

    Votes: 0 0,0%

  • Total voters
    12

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.153
Reações
58.237
Pontos
2.009
5º episódio da maior série da história da pasta retrospace, que endossa minha qualidade postal inalcançável.

A ideia é trazer jogos desconhecidos ou pouco conhecidos, que me marcaram demais e ver se alguns dos tetas outerspacianos também foram agraciados pelo mesmo game.
O meu critério pra definir o que é um game "desconhecido" é meu ciclo de amigos não conhecerem o game e não termos muitos materiais na internet, desde blogs até youtube. Ainda assim assumo o risco de ser um game conhecido bagarai, mas aí f**a-se.

DEMAIS EPISÓDIOS:

Agora é a vez do game do título.

A estrutura de "análise" (BEM SUPERFICIAL) será mantida.
  1. Sobre o game
  2. Minha história com o game
  3. Como ele envelheceu
A enquete também terá sua estrutura mantida em todos os tópicos da "série".

1. SOBRE O GAME

91284
Claymates
From Wikipedia, the free encyclopedia


Jump to navigationJump to search
This article does not cite any sources. Please help improve this article by adding citations to reliable sources. Unsourced material may be challenged and removed. (June 2017) (Learn how and when to remove this template message)
For the trademarked term denoting fans of singer Clay Aiken, see Clay Aiken#Fans.
��
Claymates
Claymates Coverart.png
North American cover art
Developer(s)Visual Concepts
Danger Productions (animation)
Publisher(s)Interplay Productions
Platform(s)Super NES
Release
  • NA: April 26, 1994
  • PAL: November 20, 1993
Genre(s)Platform game
Mode(s)Single-player
Claymates is a video game for the Super NES. It is one of Interplay's Clay animation titles which also included the ClayFighter series.
Overview[edit]
The protagonist of the game is a boy named Clayton. Clayton's father has developed a formula to manipulate clay into animals. A witch doctor wants the formula and after Clayton's father refuses, he changes Clayton into a ball of clay and steals away both his father and the formula. Clayton vows to save his father and embarks on a journey through his backyard, the Pacific, Japan, Africa, and finally outer space. The player uses bits of formula lying around in these levels to transform into animals to best fit with the environment and make it to the end of the level. Special abilities that are in a clay ball transform Clayton into helpful animals as he races the clock to collect as much as possible and still make it to the end, jumping over obstacles and attacking with the animal in use. Clayton must also be careful not to be hit while a blob or he'll die.
The box touts "Blaze-processing" on the game's box, a reference to Sega's claims of "Blast-processing" in some its Sega Genesis advertisements.
External links

Capa

91285




2. MINHA HISTÓRIA COM O GAME

É outro game que me deixou muito em dúvida sobre o quão des(?)conhecido ele é, de qualquer forma resolvi postar pois eu que mando nessa porra de fórum.

Esse foge um pouco da linha “fui alugar mas meu game preferido não estava disponível e achei esse”.
Eu descobri esse game relativamente tarde em relação a data de lançamento: acho que o conheci em 95, já no final da vida útil do SNES comigo (nesse ano eu ganhei um PS1). O game veio numa troca, emprestei Mario Kart pra um amigo mas roubaram a casa do fdp e levaram tudo, então a mãe dele fez uma proposta pra minha: dar 2 jogos. Pelo pouco que lembro era isso ou nada... Então veio Mortal Kombat 3 + Claymates.
Já tava saturado dos jogos de plataforma e lembro que só fui experimentar CM uns 3 meses depois dessa troca, pois eu tava completamente viciado no recém lançado ISSS Deluxe e ainda por cima tinha o próprio MK3 que veio na troca pra jogar. Fui viajar pra casa da minha tia e quando voltei me deparei com a minha irmã (3 anos mais nova, na época com uns 10 anos) jogando Claymates, atirei a mala na cama e fiquei olhando. Lembro que achei os gráficos uma b*sta, nessa época DK 2 já reinava, mas achei bem diferenciada a mecânica de mudar de personagem, o que por consequência gerava uma grande variação na gameplay. Depois eu comecei a jogar e não larguei mais, lembro que em questão de 1 final de semana zerei o game, que é BEM curto.

Outra curiosidade é que alguns anos depois eu soube que ele fazia parte da "série" Clayfighter, esse sim eu joguei muito perto do seu lançamento e acredito ser bem mais conhecido.

Avaliação na época, de zero a 5:
  • Gráficos: 4
  • Som: 3
  • Gameplay: 5
  • Replay: 4
  • MÉDIA = 4
3. COMO O GAME ENVELHECEU

Virou um platform 2D bem genérico, ainda que seja parte de uma tentativa de uma inovação gráfica com a técnica “massinha de modelar”, cabendo ressaltar que DK saiu depois. Ainda assim podemos considerar que graficamente envelheceu mal bagarai, assim como o som com musicas sem inspiração e efeitos sonoros meh.

Já a jogabilidade é BEM fluida, pude comprovar isso revisitando o game na Box Android TV com 50 milhões de jogos que comprei. O level design é completamente simplório mas eficiente, ficando bem de acordo com a proposta descompromissada do game.

Claymates está longe de ser um primor, mas eu o classificaria como jogável.

De maneira geral acho MUITO melhor que muito game até mais aclamado, com por exemplo Bubsy, que saiu na mesma época. Mas é um game que requer coragem pra chegar até o final nos dias de hoje e se chegar, nunca mais joga.

Considerando o ENVELHECIMENTO, de zero a 5:
  • Gráficos: 2
  • Som: 1
  • Gameplay: 4
  • Replay: 1
  • MÉDIA = 2
156167
 

Anexos

  • 1571074057602.png
    1571074057602.png
    14,9 KB · Visualizações: 6
Ultima Edição:

Riveler

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
3.810
Reações
7.736
Pontos
1.264
Curioso entrar nesse tópico agora. Ontem eu o tinha visto, mas estava meio sem tempo para entrar e passei direto.

Ontem à noite eu estava colocando mais uns jogos de SNES no pen drive pra jogar no PSC e um deles foi esse Playmates.

Gostei muito do jogo, mesmo sendo um genérico jogo de plataforma. O que me ganhou foi a possibilidade de virar outros animais a depender da cor da massa de modelar que você encontra pelo caminho.

Eu nem pude testar todos os jogos que coloquei porque quando comecei a jogar esse, não consegui parar. E... esqueci de salvá-lo ants de sair. Vou ter de fazer tudo de novo.

Você só deu 2 pros gráficos? Mas são tão bonitos e coloridos. O som por outro lado é bem chatinho.
 
Ultima Edição:

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.153
Reações
58.237
Pontos
2.009
Curioso entrar nesse tópico agora. Ontem eu o tinha visto, mas estava meio sem tempo para entrar e passei direto.

Ontem à noite eu estava colocando mais uns jogos de SNES no pen drive pra jogar no PSC e um deles foi esse Playmates.

Gostei muito do jogo, mesmo sendo um genérico jogo de plataforma. O que me ganhou foi a possibilidade de virar outros animais a depender da cor da massa de modelar que você encontra pelo caminho.
Justamente, a gameplay é o maior diferencial do game.
O bacana é que está longe de uma mera mudança estética, temos de fato uma mudança brusca no jogo de acordo com o animal selecionado.

Isso não é nenhuma novidade, já tínhamos essa mecânica em vários jogos como Psycho Fox do MS e Kid Chameleon, mas foi muito bem implementado em Claymates.

Você só deu 2 pros gráficos? Mas são tão bonitos e coloridos. O som por outro lado é bem chatinho.

Veja a obervação: "considerando o ENVELHECIMENTO". IMO, os gráficos envelheram mal bagarai. Até to pensando em editar os tópicos da "série" e fazer essa mesma avaliação mas me colocando na época do jogo.
EDIT: editei lá no tópico 2, "minha história com o game":

Avaliação na época, de zero a 5:
  • Gráficos: 4
  • Som: 3
  • Gameplay: 5
  • Replay: 4
  • MÉDIA = 4

E lá na época os gráficos eram bonitos, mas absolutamente genéricos, ainda mais se comparado com o seu irmão Clayfighter. A impressão que me dá é que se aproveitaram da mesma engine gráfica e deram uma capada monstra pra encaixar em um platform genérico.

De qualquer forma, essa "série" é sobre jogos desconhecidos que na época me impactaram positivamente, lembrando que quanto mais novo, menos crítico éramos.
 

tchones

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.594
Reações
1.849
Pontos
629
Eu não me lembro se podia desenterrar um tópico antigo, mas não tem sentido eu criar outro só para isso.

Outra curiosidade é que alguns anos depois eu soube que ele fazia parte da "série" Clayfighter, esse sim eu joguei muito perto do seu lançamento e acredito ser bem mais conhecido.

Real isso? Eu lembro que conheci Claymates naqueles jogos que vinham em CD com frontend para jogar no emulador de PC. Pensei ter escolhido um Clayfighters, mas caí nesse e na época eu adorei. Hoje tentei jogar no meu Raspberry, mas o personagem anda muito mais rápido do que eu lembrava. Com o ratinho fica quase injogável.
 


Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.153
Reações
58.237
Pontos
2.009
Eu não me lembro se podia desenterrar um tópico antigo, mas não tem sentido eu criar outro só para isso.



Real isso? Eu lembro que conheci Claymates naqueles jogos que vinham em CD com frontend para jogar no emulador de PC. Pensei ter escolhido um Clayfighters, mas caí nesse e na época eu adorei. Hoje tentei jogar no meu Raspberry, mas o personagem anda muito mais rápido do que eu lembrava. Com o ratinho fica quase injogável.
Eu não me lembro se podia desenterrar um tópico antigo, mas não tem sentido eu criar outro só para isso.



Real isso? Eu lembro que conheci Claymates naqueles jogos que vinham em CD com frontend para jogar no emulador de PC. Pensei ter escolhido um Clayfighters, mas caí nesse e na época eu adorei. Hoje tentei jogar no meu Raspberry, mas o personagem anda muito mais rápido do que eu lembrava. Com o ratinho fica quase injogável.
Sim man, ambos da Interplay.
Eu coloquei a "série" entre aspas por não necessariamente uma, mas sim o mesmo estilo gráfico (ainda que o Fighter seja MUITO superior ao Mates, graficamente falando).
 
Topo Fundo