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6º episódio da maior série da história da pasta retrospace, que endossa minha qualidade postal inalcançável.
A ideia é trazer jogos desconhecidos ou pouco conhecidos, que me marcaram demais e ver se alguns dos tetas outerspacianos também foram agraciados pelo mesmo game.
O meu critério pra definir o que é um game "desconhecido" é meu ciclo de amigos não conhecerem o game e não termos muitos materiais na internet, desde blogs até youtube. Ainda assim assumo o risco de ser um game conhecido bagarai, mas aí f**a-se.
DEMAIS EPISÓDIOS:
A estrutura de "análise" (BEM SUPERFICIAL) será mantida.
1. SOBRE O GAME
Capa
2. MINHA HISTÓRIA COM O GAME
Não lembro exatamente, mas acho que isso ocorreu em 89 ou 90, muito próximo de quando ganhei um Master System pelo aniversário de 7 anos.
Até então eu jogava somente os games mainstream do meu Daktari (genérico do Atari 2600) fuderoso, como Enduro, River Raid, etc. Eu tinha um único amigo que tinha NES e Super Mario 3 era algo de outro planeta, bem como Alex Kidd do Master System, que outro amigo tinha.
Ambos os amigos eram bem mais velhos e eu não tinha muito contato, quanto menos com os games. Em uma época que eu era bem novo e tínhamos total escassez de fontes de informação, me contentava com o Daktari humildão da massa mas chegava a sonhar com um platformer que não fosse Pitfall, algo mais infantil e condizente com a minha idade.
Eis que um belo dia meu pai chega com Smurfs e como não poderia deixar de ser, todo jogo novo era uma alegria. Eu nem imaginava do que se tratava, até ver que finalmente eu tinha um platform infantilizado e com personagem conhecido. Achei os gráficos ESPETACULARES e pros padrões do console acho bonito até hoje em dia, principalmente pelo mérito de não precisarmos usar a imaginação pra saber do que se trata algum objeto da tela LOL.
Lembro que na época não se falava em Smurfs pra outros consoles, então eu passei a me achar o rei da porra toda
Outro detalhe é que se trata de um dos poucos games do console com música durante as fases, algo que agrega pontos ao game.
Eu joguei DEMAIS esse game, talvez sendo o game que mais joguei do console, junto com Keystone Kapers, River Raid e Enduro.
Avaliação do game, na época:
Como a esmagadora maioria dos games de Atari, Smurfs é praticamente injogável onde em dia, exceto pros speed runers etc. Mas dentre os games do console, me arrisco a dizer que é um dos com melhor envelhecimento, sobretudo no gameplay, que é desafiador na medida certa, sem a apelação típica dos games da época.
Como eu disse antes, os gráficos estão dentre os melhores do Atari 2600 e o som é bom, até pelo fato de ter MÚSICA nas fases, algo “inovador”.
Considerando o ENVELHECIMENTO e as limitações do console, de zero a 5:
A ideia é trazer jogos desconhecidos ou pouco conhecidos, que me marcaram demais e ver se alguns dos tetas outerspacianos também foram agraciados pelo mesmo game.
O meu critério pra definir o que é um game "desconhecido" é meu ciclo de amigos não conhecerem o game e não termos muitos materiais na internet, desde blogs até youtube. Ainda assim assumo o risco de ser um game conhecido bagarai, mas aí f**a-se.
DEMAIS EPISÓDIOS:
- Um daqueles jogos que só eu (?) adorava e / ou lembra (?)#1: Green Dog, Mega Drive - 1992
- Um daqueles jogos que só eu (?) adorava e / ou lembra (?) #2: Felony 11-79 (Runabout), PS1 - 1997
- Um daqueles jogos que só eu (?) adorava e / ou lembra (?) #3: Lemmings, Master System - 1991
- Um daqueles jogos que só eu (?) adorava e / ou lembra (?) #4: Nagano Olimpíadas de inverno, PS1 - 1998 (EUA)
- Um daqueles jogos que só eu (?) adorava e / ou lembra (?) #5: Claymates, Snes - 1993
A estrutura de "análise" (BEM SUPERFICIAL) será mantida.
- Sobre o game
- Minha história com o game
- Como ele envelheceu
1. SOBRE O GAME
Wikipedia disse:Smurf: Rescue in Gargamel's Castle
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
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Smurf: Rescue in Gargamel's Castle Desenvolvedora(s) Coleco Publicadora(s) Coleco Plataforma(s) Atari 2600, ColecoVision Data(s) de lançamento Atari 2600
ColecoVision
- AN 1982
- AN 1982
Gênero(s) Plataforma Modos de jogo Um jogador
Smurf: Rescue in Gargamel's Castle (Tradução: "Smurf: Resgate no Castelo de Gargamel") é um jogo eletrônico de plataforma lançado para Atari 2600 e para ColecoVision onde um valente Smurf deve enfrentar desafios e salvar Smurfette do castelo do terrível Gargamel. A versão desse jogo para Intellivision foi planejado, porém, nunca foi desenvolvido. Embora esse jogo foi criado antes dos jogos terem rolagem de tela cada vez que o jogador anda até o fim da tela, o jogo oferece uma mudanca do cenário do mesmo ambiente. Em ColecoVision, quando o jogador chega ao fim da tela, a tela faz uma rolagem para o outro cenário.
Jogabilidade[editar | editar código-fonte]
Durante o jogo, o jogador controla o Smurf e ele precisa começar sua aventura dentro da Vila Smurf para entrar em uma floresta. Em seguida, o jogador precisar atravessar os campos abertos, uma caverna até chegar no castelo do terrível Gargamel para salvar Smurfette das garras do vilão. Durante o jogo, o jogador possu uma barra de energia que diminui ao passar do tempo, que quando chega à zero, o jogador perde uma vida.
Dentro do jogo de rolagem horizontal, o jogador precisa superar vários obstáculos perigosos, como pular sobre a cerca, desviar de estalagmites de cavernas e pisar com cuidados nos chãos elevados. Quando o jogador falha em enfrentar os obstáculos, ele perde instantaneamente. Em cada nível que passa, os desafios se tornam mais difíceis, e o jogador precisa enfrentar grandes dificuldades com aparições de aranhas e morcegos na qual o jogador deve desviar.
Capa
2. MINHA HISTÓRIA COM O GAME
Não lembro exatamente, mas acho que isso ocorreu em 89 ou 90, muito próximo de quando ganhei um Master System pelo aniversário de 7 anos.
Até então eu jogava somente os games mainstream do meu Daktari (genérico do Atari 2600) fuderoso, como Enduro, River Raid, etc. Eu tinha um único amigo que tinha NES e Super Mario 3 era algo de outro planeta, bem como Alex Kidd do Master System, que outro amigo tinha.
Ambos os amigos eram bem mais velhos e eu não tinha muito contato, quanto menos com os games. Em uma época que eu era bem novo e tínhamos total escassez de fontes de informação, me contentava com o Daktari humildão da massa mas chegava a sonhar com um platformer que não fosse Pitfall, algo mais infantil e condizente com a minha idade.
Eis que um belo dia meu pai chega com Smurfs e como não poderia deixar de ser, todo jogo novo era uma alegria. Eu nem imaginava do que se tratava, até ver que finalmente eu tinha um platform infantilizado e com personagem conhecido. Achei os gráficos ESPETACULARES e pros padrões do console acho bonito até hoje em dia, principalmente pelo mérito de não precisarmos usar a imaginação pra saber do que se trata algum objeto da tela LOL.
Lembro que na época não se falava em Smurfs pra outros consoles, então eu passei a me achar o rei da porra toda
Outro detalhe é que se trata de um dos poucos games do console com música durante as fases, algo que agrega pontos ao game.
Eu joguei DEMAIS esse game, talvez sendo o game que mais joguei do console, junto com Keystone Kapers, River Raid e Enduro.
Avaliação do game, na época:
- Gráficos: 5
- Som: 5
- Gameplay: 4
- Replay: 3
- MÉDIA = 4,3
Como a esmagadora maioria dos games de Atari, Smurfs é praticamente injogável onde em dia, exceto pros speed runers etc. Mas dentre os games do console, me arrisco a dizer que é um dos com melhor envelhecimento, sobretudo no gameplay, que é desafiador na medida certa, sem a apelação típica dos games da época.
Como eu disse antes, os gráficos estão dentre os melhores do Atari 2600 e o som é bom, até pelo fato de ter MÚSICA nas fases, algo “inovador”.
Considerando o ENVELHECIMENTO e as limitações do console, de zero a 5:
- Gráficos: 4
- Som: 4
- Gameplay: 4
- Replay: 2
- MÉDIA = 3,5
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