O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Um daqueles jogos que só eu (?) adorava e / ou lembra (?) #6: Smurf: Rescue in Gargamel´s Castle, Atari 2600 - 1982

Sobre Smurfs do Atari 2600:

  • Conheci anos mais tarde e achei um espetáculo

    Votes: 0 0,0%
  • Conheci anos mas tarde e achei mediano

    Votes: 0 0,0%
  • Conheci anos mais tarde e achei um lixo

    Votes: 0 0,0%
  • Não conhecia e nem quero. Mim obrigão

    Votes: 0 0,0%

  • Total voters
    10

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.055
Reações
58.044
Pontos
2.009
6º episódio da maior série da história da pasta retrospace, que endossa minha qualidade postal inalcançável.

A ideia é trazer jogos desconhecidos ou pouco conhecidos, que me marcaram demais e ver se alguns dos tetas outerspacianos também foram agraciados pelo mesmo game.
O meu critério pra definir o que é um game "desconhecido" é meu ciclo de amigos não conhecerem o game e não termos muitos materiais na internet, desde blogs até youtube. Ainda assim assumo o risco de ser um game conhecido bagarai, mas aí f**a-se.

DEMAIS EPISÓDIOS:

Agora é a vez do game do título.

A estrutura de "análise" (BEM SUPERFICIAL) será mantida.
  1. Sobre o game
  2. Minha história com o game
  3. Como ele envelheceu
A enquete também terá sua estrutura mantida em todos os tópicos da "série".

1. SOBRE O GAME

92016


Wikipedia disse:
Smurf: Rescue in Gargamel's Castle
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
Smurf: Rescue in Gargamel's Castle
Desenvolvedora(s)Coleco
Publicadora(s)Coleco
Plataforma(s)Atari 2600, ColecoVision
Data(s) de lançamentoAtari 2600
ColecoVision
Gênero(s)Plataforma
Modos de jogoUm jogador
Procurar imagens disponíveis
Smurf: Rescue in Gargamel's Castle (Tradução: "Smurf: Resgate no Castelo de Gargamel") é um jogo eletrônico de plataforma lançado para Atari 2600 e para ColecoVision onde um valente Smurf deve enfrentar desafios e salvar Smurfette do castelo do terrível Gargamel. A versão desse jogo para Intellivision foi planejado, porém, nunca foi desenvolvido. Embora esse jogo foi criado antes dos jogos terem rolagem de tela cada vez que o jogador anda até o fim da tela, o jogo oferece uma mudanca do cenário do mesmo ambiente. Em ColecoVision, quando o jogador chega ao fim da tela, a tela faz uma rolagem para o outro cenário.
Jogabilidade[editar | editar código-fonte]
Durante o jogo, o jogador controla o Smurf e ele precisa começar sua aventura dentro da Vila Smurf para entrar em uma floresta. Em seguida, o jogador precisar atravessar os campos abertos, uma caverna até chegar no castelo do terrível Gargamel para salvar Smurfette das garras do vilão. Durante o jogo, o jogador possu uma barra de energia que diminui ao passar do tempo, que quando chega à zero, o jogador perde uma vida.
Dentro do jogo de rolagem horizontal, o jogador precisa superar vários obstáculos perigosos, como pular sobre a cerca, desviar de estalagmites de cavernas e pisar com cuidados nos chãos elevados. Quando o jogador falha em enfrentar os obstáculos, ele perde instantaneamente. Em cada nível que passa, os desafios se tornam mais difíceis, e o jogador precisa enfrentar grandes dificuldades com aparições de aranhas e morcegos na qual o jogador deve desviar.

Capa
92017




2. MINHA HISTÓRIA COM O GAME

Não lembro exatamente, mas acho que isso ocorreu em 89 ou 90, muito próximo de quando ganhei um Master System pelo aniversário de 7 anos.

Até então eu jogava somente os games mainstream do meu Daktari (genérico do Atari 2600) fuderoso, como Enduro, River Raid, etc. Eu tinha um único amigo que tinha NES e Super Mario 3 era algo de outro planeta, bem como Alex Kidd do Master System, que outro amigo tinha.

Ambos os amigos eram bem mais velhos e eu não tinha muito contato, quanto menos com os games. Em uma época que eu era bem novo e tínhamos total escassez de fontes de informação, me contentava com o Daktari humildão da massa mas chegava a sonhar com um platformer que não fosse Pitfall, algo mais infantil e condizente com a minha idade.

Eis que um belo dia meu pai chega com Smurfs e como não poderia deixar de ser, todo jogo novo era uma alegria. Eu nem imaginava do que se tratava, até ver que finalmente eu tinha um platform infantilizado e com personagem conhecido. Achei os gráficos ESPETACULARES e pros padrões do console acho bonito até hoje em dia, principalmente pelo mérito de não precisarmos usar a imaginação pra saber do que se trata algum objeto da tela LOL.

Lembro que na época não se falava em Smurfs pra outros consoles, então eu passei a me achar o rei da porra toda :klolwtf
Outro detalhe é que se trata de um dos poucos games do console com música durante as fases, algo que agrega pontos ao game.

Eu joguei DEMAIS esse game, talvez sendo o game que mais joguei do console, junto com Keystone Kapers, River Raid e Enduro.

Avaliação do game, na época:
  • Gráficos: 5
  • Som: 5
  • Gameplay: 4
  • Replay: 3
  • MÉDIA = 4,3
3. COMO O GAME ENVELHECEU?

Como a esmagadora maioria dos games de Atari, Smurfs é praticamente injogável onde em dia, exceto pros speed runers etc. Mas dentre os games do console, me arrisco a dizer que é um dos com melhor envelhecimento, sobretudo no gameplay, que é desafiador na medida certa, sem a apelação típica dos games da época.

Como eu disse antes, os gráficos estão dentre os melhores do Atari 2600 e o som é bom, até pelo fato de ter MÚSICA nas fases, algo “inovador”.

Considerando o ENVELHECIMENTO e as limitações do console, de zero a 5:
  • Gráficos: 4
  • Som: 4
  • Gameplay: 4
  • Replay: 2
  • MÉDIA = 3,5
156166
 
Ultima Edição:

olifante666

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.636
Reações
14.305
Pontos
1.064
Joguei muito no Atari de um primo. Adorava esse jogo, na época achava ele lindo. Claro que hoje enxergo ele com outros olhos, mas de uma certa maneira ainda impressiona.
Você consegue "identificar" um Smurf ali, em alguns jogos de Atari você tinha de fazer um exercício mental de criatividade para identificar com o que jogava, e a música tema ficou muito boa.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.055
Reações
58.044
Pontos
2.009
Você consegue "identificar" um Smurf ali, em alguns jogos de Atari você tinha de fazer um exercício mental de criatividade para identificar com o que jogava

Acho que esse é o ponto mais marcante do game.
E não conseguimos só identificar o personagem, identificamos tudo, principalmente os inimigos, resumidos a aranha, cobra a ave e morcego, todos relativamente bem feitos:

9202992030 92031 92032


Um detalhe que acho foda demais é a sensação de crepúsculo, que começa com a "iluminação" aqui:

92026

(Atenção também pras árvores detalhadas, se comparar com Pitfall é até piada)

Passando por isso aqui:
92027

Com o céu gradiente, que dava uma boa imersão, considerando claro as limitações do console.
Nessa parte, aliás, lembro que fiquei pasmo com o efeito de água do rio, pra mim era algo completamente inovador pelo o que eu tinha presenciado até então.

Ainda sobre a "iluminação", temos isso aqui:

92028

O mesmo gradiente da tela anterior, mas respeitando a maior altura das montanhas.

Alguém de menos de 25 anos de idade olharia esse post e daria risada, mas se em 89 foi algo impactante, imagino quando foi lançado, em 82, ano que nem nascido eu era.

Esse game é uma pérola gráfica, obra prima esquecida.
 
Ultima Edição:

olifante666

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.636
Reações
14.305
Pontos
1.064
Acho que esse é o ponto mais marcante do game.
E não conseguimos só identificar o personagem, identificamos tudo, principalmente os inimigos (resumidos as aranhas e a ave :khuebr)

Um detalhe que acho foda demais é a sensação de crepúsculo, que começa com a "iluminação" aqui:

Visualizar anexo 92026

(Atenção também pras árvores detalhadas, se comparar com Pitfall é até piada)

Passando por isso aqui:
Visualizar anexo 92027

Com o céu gradiente, que dava uma boa imersão, considerando claro as limitações do console.
Nessa parte, aliás, lembro que fiquei pasmo com o efeito de água do rio, pra mim era algo completamente inovador pelo o que eu tinha presenciado até então.

Ainda sobre a "iluminação", temos isso aqui:

Visualizar anexo 92028

O mesmo gradiente da tela anterior, mas respeitando a maior altura das montanhas.

Alguém de menos de 25 anos de idade olharia esse post e daria risada, mas se em 89 foi algo impactante, imagino quando foi lançado, em 82, ano que nem nascido eu era.

Esse game é uma pérola gráfica, obra prima esquecida.


Guardadas as devidas proporções e levando em conta a idade e época do jogo acho ele muito bom.
O gradiente do céu realmente é lindo e raro de ver no Atari.
Os inimigos são até bem feitos, o personagem eu achei muito bem feito. Para um moleque na época eram "gráficos iguais ao desenho", huahauhauha
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.055
Reações
58.044
Pontos
2.009
Guardadas as devidas proporções e levando em conta a idade e época do jogo acho ele muito bom.
O gradiente do céu realmente é lindo e raro de ver no Atari.
Os inimigos são até bem feitos, o personagem eu achei muito bem feito. Para um moleque na época eram "gráficos iguais ao desenho", huahauhauha

Eu também tinha a sensação de ser um desenho jogável :klolwtf

curto e repetitivo, então enjoava logo.

A esmagadora maioria dos games do Atari eram assim, não tinha muito como escapar...
 


Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.055
Reações
58.044
Pontos
2.009
Na verdade, não. Eram poucos os jogos de Atari com um "final".

No quesito "desenho jogável", fico com o Snoopy.
Muitíssimo bem lembrado e no que tange "identificação clara do personagem", talvez os games se equiparem.

Mas considerando todo o resto, principalmente esses detalhes:

Acho que esse é o ponto mais marcante do game.
E não conseguimos só identificar o personagem, identificamos tudo, principalmente os inimigos, resumidos a aranha, cobra a ave e morcego, todos relativamente bem feitos:

Visualizar anexo 92029Visualizar anexo 92030Visualizar anexo 92031Visualizar anexo 92032


Um detalhe que acho foda demais é a sensação de crepúsculo, que começa com a "iluminação" aqui:

Visualizar anexo 92026

(Atenção também pras árvores detalhadas, se comparar com Pitfall é até piada)

Passando por isso aqui:
Visualizar anexo 92027

Com o céu gradiente, que dava uma boa imersão, considerando claro as limitações do console.
Nessa parte, aliás, lembro que fiquei pasmo com o efeito de água do rio, pra mim era algo completamente inovador pelo o que eu tinha presenciado até então.

Ainda sobre a "iluminação", temos isso aqui:

Visualizar anexo 92028

O mesmo gradiente da tela anterior, mas respeitando a maior altura das montanhas.

Alguém de menos de 25 anos de idade olharia esse post e daria risada, mas se em 89 foi algo impactante, imagino quando foi lançado, em 82, ano que nem nascido eu era.

Esse game é uma pérola gráfica, obra prima esquecida.


Pra mim Smurfs está alguns patamares acima.
Isso sem falar, ainda, que Smurfs saiu um ano antes de Snoopy.
 

Superd7br

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.460
Reações
10.737
Pontos
503
Lembro-me que eu vi esse jogo pela primeira vez na casa de um amigo (o que tinha um Atari importado com frente de madeira). Logo depois meu irmão ganhou o cartucho como presente de aniversário. No cartucho tinha o adesivo "3ª Geração", provavelmente realçando a qualidade dos gráficos. Apesar de curto, era um dos meus jogos favoritos.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.055
Reações
58.044
Pontos
2.009
Lembro-me que eu vi esse jogo pela primeira vez na casa de um amigo (o que tinha um Atari importado com frente de madeira). Logo depois meu irmão ganhou o cartucho como presente de aniversário. No cartucho tinha o adesivo "3ª Geração", provavelmente realçando a qualidade dos gráficos. Apesar de curto, era um dos meus jogos favoritos.
Isso é uma coisa que eu nunca lembro... Se eu tinha o cartucho individual ou estava em um daqueles "4 em 1", com as clássicas chaves seletoras atrás do cartucho do Dactar da massa:

92125
 

*BAH*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.932
Reações
2.616
Pontos
994
Muitíssimo bem lembrado e no que tange "identificação clara do personagem", talvez os games se equiparem.

Mas considerando todo o resto, principalmente esses detalhes:

Pra mim Smurfs está alguns patamares acima.
Isso sem falar, ainda, que Smurfs saiu um ano antes de Snoopy.

Tem um detalhe no Snoopy que até hoje eu acho sensacional. As marcas de tiro na casinha, que vão aumentando até que ela é abatida. :kjoinha
 

JmB!

Lenda da internet
Mensagens
13.019
Reações
13.312
Pontos
1.684
Eu não tinha este game, mas pegava ele muito emprestado.

Considerava este game impressionante, com gráficos e jogabilidade excelentes, o esquema de dar dois toques pra cima pra fazer um super pulo era algo muito engenhoso e trazia uma experiência inédita na jogabilidade, principalmente na ultima tela, onde você tinha que subir na mesa do Gargamel.

Mesmo com o clone do NES o PS, eu e meus amigos preferíamos por muitas vezes jogar este game, do que os lançamentos do NES à época.

NOTA: Os primeiros games do Phantom System no Brasil eram bem simples, havia espaço para o Atari velho de guerra.

T+
 

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.691
Reações
2.838
Pontos
1.334
Eu achava esse jogo belíssimo ! Também gostava da musiquinha dos Smurfs e dos efeitos sonoros, inclusive o barulhinho dos passos do Smurf. O jogo fica repetitivo com o tempo, pois após chegarmos ao final, quando ele beija a Smurfete, o game repete só que com uma dificuldade mais alta: os inimigos se movimentam mais rapidamente.

Eu ia longe nesse jogo. Chega um ponto onde a dificuldade não aumenta mais e aí é só tomar cuidado para não perder mais vidas do que ganha.
 
Topo Fundo