O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Um filtro que ando desenvolvendo para retro jogos

Zen Dario

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.432
Reações
2.174
Pontos
703
O Batocera é um sistema em Linux, totalmente voltado para jogos e emulação, onde o hardware (coloquei assim pq são muitos, incluindo o PC) se comporta quase como um console para emulação e tambem para se jogar os jogos de Windows via Wine, com atualizações constantes e desenvolvimento muito ativo. Muitos emuladores são do proprio Retroarch assim como os shaders. Da pra usar os seus shaders da forma como são tranquilamente como se usa hoje no Retroarch, mas o método que mencionei facilita bastante pois vc seleciona o shader pela própria interface do emulationstation, uma opção ali, em tempo real. Acho que seria muito bom ter um pack escolhido a dedo seu para selecionar la, principalmente pro pessoal mais leigo.
Assim como o Papangu, eu nunca usei esses sistemas prontos, mas até onde sei todos utilizam o RetroArch... Então os shaders funcionam normalmente (como vc mesmo disse)... Linux+EmulationStation+RetroArch, talvez MAME tbm... Não é isso? Seja Lakka, Retropie, Batocera... O que eu queria saber é pq tem tantos, sendo que a maioria tem a mesma base...

Mas entendi o que vc quis dizer, uma interface mais simples de selecionar pelo EmulationStation e talz.

O que eu tenho interesse é usar o RetroArch sem o servidor de janelas... Modo KMS... Não sei se tem um sistema pronto assim... A vantagem é q "vira um console" mesmo, menos camadas de softwares... Diminuindo o input lag sem usar o Run-Ahead...
 

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.208
Reações
2.207
Pontos
964
@Papangu
Você não consegue adicionar filtros também no wiistation? Seria legal ter scanlines ou algum outro tipo de filtro
Eu até gostaria, mas ele roda no Wii e tem duas grandes limitações:

  1. O Wii escalona para no máximo 2x, ou seja, apenas dobra a imagem. Em 2x nenhum filtro crt serve e um de scanlines iria escurecer metade da tela e ficar com scanlines muito grossas. Por isso recomendo pelo menos 3x para scanlines e 4x para um filtro crt.
  2. O Wii tem memória muito escassa e mesmo um filtro em 2x precisa ser bem otimizado para não deixar o emulador lento.

Gosto do Wii rodando numa TV CRT, pois nem precisa de filtro e a imagem já fica perfeita. Em TV LCD ou outra fininha acho uma m**** para emulação. Mesmo assim, implementei filtros xBR para rodar em 2x no Snes9xGx no Wii caso a TV não seja CRT. Já o Wiistation, ele não tem um arquivo fonte dedicado a filtros post-processing tão bem organizado quanto o Snes9xGx e ainda roda no limite no Wii já sem filtro, ou seja, dificilmente rodaria bem com um filtro, pois eles rodam na CPU.
 

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.208
Reações
2.207
Pontos
964
O Batocera é um sistema em Linux, totalmente voltado para jogos e emulação, onde o hardware (coloquei assim pq são muitos, incluindo o PC) se comporta quase como um console para emulação e tambem para se jogar os jogos de Windows via Wine, com atualizações constantes e desenvolvimento muito ativo. Muitos emuladores são do proprio Retroarch assim como os shaders. Da pra usar os seus shaders da forma como são tranquilamente como se usa hoje no Retroarch, mas o método que mencionei facilita bastante pois vc seleciona o shader pela própria interface do emulationstation, uma opção ali, em tempo real. Acho que seria muito bom ter um pack escolhido a dedo seu para selecionar la, principalmente pro pessoal mais leigo.

Agora entendi porque nunca usei. Eu não uso Linux, apenas Windows. Mas se você quiser montar esse método de carregamento dos shaders, sinta-se a vontade. Eu posso no máximo te tirar dúvidas sobre funcionamento dos shaders.
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.101
Reações
7.201
Pontos
774
Batocera e afins não são emuladores, são frontends. O principal propósito até onde sei é justamente para ser usado em "sistemas" de emulação, como consoles portáteis, máquinas de arcade multijogos etc... onde é necessário uma interface acessível pra joysticks e que boote diretamente no frontend ao invés do windows ou outro sistema operacional.

Pessoalmente não conhecia nada a respeitro do assunto, mas passei a me inteirar recentemente após comprar uma máquina de arcade rodando Emuelec. Futuramente pretendo fazer um upgrade no hardware dessa máquina e devo instalar a BigBox(versão premium da Launchbox).
 

Zen Dario

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.432
Reações
2.174
Pontos
703
Creio que seja mais preciso dizer que são sistemas operacionais, distribuições Linux específicas para isso. Frontends são os softwares contidos... EmulationStation frontend pro RetroArch, e o próprio RetroArch que é frontend para os emuladores/cores... Enfim...

Nunca usei mas o que vejo é q todos (ou quase todos) tem a mesma base formada por EmulationStation + RetroArch...
 
Ultima Edição:

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.101
Reações
7.201
Pontos
774
Creio que seja mais preciso dizer que são sistemas operacionais, distribuições Linux específicas para isso. Frontends são os softwares contidos... EmulationStation frontend pro RetroArch, e o próprio RetroArch que é frontend para os emuladores/cores... Enfim...

Nunca usei mas o que vejo é q todos (ou quase todos) tem a mesma base formada por EmulationStation + RetroArch...
Nem todos são Linux. A LaunchBox/BigBox que mencionei acima, por exemplo, é pra Windows.

Quanto a todos usarem Retroarch, aí já não sei. A LaunchBox dá a opção de instalar e usar na hora de importar os jogos, mas até onde eu sei, não é obrigatório(tem como instalar os emuladores individualmente). Não sei se é assim no Batocera e nos demais.
 


Zen Dario

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.432
Reações
2.174
Pontos
703
Nem todos são Linux. A LaunchBox/BigBox que mencionei acima, por exemplo, é pra Windows.

Quanto a todos usarem Retroarch, aí já não sei. A LaunchBox dá a opção de instalar e usar na hora de importar os jogos, mas até onde eu sei, não é obrigatório(tem como instalar os emuladores individualmente). Não sei se é assim no Batocera e nos demais.
Sim, mas o launchBox é o frontend antes dos emuladores e do RetroArch, não é a mesma coisa que os batoceras da vida... Seria uma equivalência/alternativa ao EmulationStation... Não aos sistemas prontos. EmulationStation também tem para Windows... Quando a gente fala dos sistemas Batocera, Lakka, RetroPie, até onde sei, são distribuições Linux específicas pra jogos retrô (especialmente ou somente, n sei ao certo) que contém esses softwares necessários (frontend, RetroArch, etc). Então não há equivalência entre LaunchBox e Batocera, Lakka... A equivalência dele é com outros fronends (EmulationStation, Hyperspin e talz).

Mas nunca me adentrei mto nesses sistemas prontos não, pode ter algo diferente do q to visualizando mesmo.

O que to querendo fazer é o q eu disse acima, colocar o RetroArch no modo KMS (Linux mínimo), sem nenhum frontend... Acho essa alternativa interessante pq fica uma "ligação direta", com menos camada de software, input lag igual ao dos consoles, sem configuração extra (run-ahead e talz).
 
Ultima Edição:

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.101
Reações
7.201
Pontos
774
Sim, mas o launchBox é o frontend antes dos emuladores e do RetroArch, não é a mesma coisa que os batoceras da vida... Seria uma equivalência/alternativa ao EmulationStation... Não ao sistema pronto.

Batocera, Lakka, RetroPie, até onde sei são distribuições Linux específicas pra jogos, especialmente (ou somente) retro que contém esses softwares necessários (frontend, RetroArch, etc). Mas nunca me adentrei mto nesses sistemas prontos não, pode ter algo diferente do q to visualizando mesmo.

O que to querendo fazer é o q eu disse acima, colocar o RetroArch no modo KMS (Linux mínimo), sem nenhum frontend... Acho essa alternativa interessante pq fica uma "ligação direta", com menos camada de software, input lag igual ao dos consoles, sem configuração extra (run-ahead e talz).
Esses frontends acrescentam input lag? Isso é algo que não tinha parado pra pensar. Achava que eles eram apenas uma interface e que não interferiam em nada nos emuladores.
 

Zen Dario

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.432
Reações
2.174
Pontos
703
Esses frontends acrescentam input lag? Isso é algo que não tinha parado pra pensar. Achava que eles eram apenas uma interface e que não interferiam em nada nos emuladores.
Não acrescenta em relação ao q já temos na emulação (pra maioria é ok, gente chata q nem eu q se preocupa mais, kk), é praticamente o mesmo de qualquer emulador de Windows... Emulação, de maneira geral, é q acrescenta um pouco... Hoje temos aquele recurso Run-Ahead do RetroArch, maravilhoso... Resolveu quase tudo, mas tem alguns emuladores/cores q ainda não são compatíveis com esse recurso...

O modo KMS de Linux, a grosso modo, da um acesso mais direto entre o kernel do Linux e o vídeo, podendo não ter o servidor de janelas no meio, não sei muitos detalhes mas o sistema fica um "console RetroArch" (só acessa o RetroArch, mais nada), da mesma forma que quando vc coloca um cartucho no Super Nintendo a ligação é direta, sem mta coisa no meio do hardware (console) e do software (jogo).

Lembro daquele membro foda aqui da OS, bootsector, falando sobre isso... Membro nível Papangu de qualidade...

Mas não sei se é algo q mta gente se importa não... Eu quero experimentar pra ver como é.

Hoje também tem os FPGA, como o projeto Mister, q tem exatamente essa vantagem... Uma "ligação mais direta", sem a camada de sofware, sem o input lag da emulação convencional...
 
Ultima Edição:

Rick_Taylor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.444
Reações
5.458
Pontos
703
Pra quem usa Windows e quer um sistema completo tem o Retrobat, o core dele é baseado em Emulationstation e Retroarch, mas ele permite adicionar emuladores standalone e até jogos de PC (Steam, etc)
 

Ren Vercetti

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.866
Reações
1.286
Pontos
859
Tô usando o android para emular. No retroarch estou usando o filtro res independent scanlines, foi o que mais gostei. Testei vários, mas alguns crt não funcionam, simplesmente fica sem filtro quando seleciono eles, como é o caso do crt hylan. Alguem sabe o motivo ?

Uso o Tablet Samsung Tab S9 Ultra, tela de 14 amoled, resolução 1600 x 2560. Qualquer coisa fica muito bonita nele, mas gostaria de indicações de filtros pra usar.
 

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.208
Reações
2.207
Pontos
964
Tô usando o android para emular. No retroarch estou usando o filtro res independent scanlines, foi o que mais gostei. Testei vários, mas alguns crt não funcionam, simplesmente fica sem filtro quando seleciono eles, como é o caso do crt hylan. Alguem sabe o motivo ?

Uso o Tablet Samsung Tab S9 Ultra, tela de 14 amoled, resolução 1600 x 2560. Qualquer coisa fica muito bonita nele, mas gostaria de indicações de filtros pra usar.
Engraçado que um cara teve a mesma questão uns dois meses atrás neste tópico: https://forums.libretro.com/t/crt-hyllian-shader-not-loading-on-android/44165

E eu verifiquei que ele usava shaders glsl. Passei um versão antiga em glsl para ele que funcionou. Vou anexar aqui, caso queira substituir a sua. Veja em anexo.
 

Anexos

  • crt-hyllian.zip
    2,3 KB · Visualizações: 2
Topo Fundo