O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Um filtro que ando desenvolvendo para retro jogos

Rato Puto

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.058
Reações
993
Pontos
563
Preset:

Código:
 shaders = "5"
    shader0 = "shaders_slang/xbr/shaders/super-xbr/super-xbr-pass0.slang"
    filter_linear0 = "false"
    wrap_mode0 = "clamp_to_border"
    mipmap_input0 = "false"
    alias0 = ""
    float_framebuffer0 = "false"
    srgb_framebuffer0 = "false"
    scale_type_x0 = "source"
    scale_x0 = "1.000000"
    scale_type_y0 = "source"
    scale_y0 = "1.000000"
    shader1 = "shaders_slang/xbr/shaders/super-xbr/super-xbr-pass1.slang"
    filter_linear1 = "false"
    wrap_mode1 = "clamp_to_border"
    mipmap_input1 = "false"
    alias1 = ""
    float_framebuffer1 = "false"
    srgb_framebuffer1 = "false"
    scale_type_x1 = "source"
    scale_x1 = "2.000000"
    scale_type_y1 = "source"
    scale_y1 = "2.000000"
    shader2 = "shaders_slang/xbr/shaders/super-xbr/super-xbr-pass2.slang"
    filter_linear2 = "false"
    wrap_mode2 = "clamp_to_border"
    mipmap_input2 = "false"
    alias2 = ""
    float_framebuffer2 = "false"
    srgb_framebuffer2 = "false"
    scale_type_x2 = "source"
    scale_x2 = "1.000000"
    scale_type_y2 = "source"
    scale_y2 = "1.000000"
    shader3 = "shaders_slang/interpolation/shaders/quilez.slang"
    filter_linear3 = "true"
    wrap_mode3 = "clamp_to_border"
    mipmap_input3 = "false"
    alias3 = ""
    float_framebuffer3 = "false"
    srgb_framebuffer3 = "false"
    scale_type_x3 = "source"
    scale_x3 = "1.000000"
    scale_type_y3 = "source"
    scale_y3 = "0.500000"
    shader4 = "shaders_slang/crt/shaders/crt-hyllian.slang"
    filter_linear4 = "false"
    wrap_mode4 = "clamp_to_border"
    mipmap_input4 = "false"
    alias4 = ""
    float_framebuffer4 = "false"
    srgb_framebuffer4 = "false"
    parameters = "XBR_EDGE_STR;XBR_WEIGHT;XBR_ANTI_RINGING;MODE;XBR_EDGE_SHP;XBR_TEXTURE_SHP;BEAM_PROFILE;HFILTER_PROFILE;BEAM_MIN_WIDTH;BEAM_MAX_WIDTH;SCANLINES_STRENGTH;COLOR_BOOST;HFILTER_SHARPNESS;PHOSPHOR_LAYOUT;MASK_INTENSITY;CRT_ANTI_RINGING;InputGamma;OutputGamma;VSCANLINES"
    XBR_EDGE_STR = "2.000000"
    XBR_WEIGHT = "1.000000"
    XBR_ANTI_RINGING = "1.000000"
    MODE = "2.000000"
    XBR_EDGE_SHP = "0.400000"
    XBR_TEXTURE_SHP = "1.000000"
    BEAM_PROFILE = "0.000000"
    HFILTER_PROFILE = "0.000000"
    BEAM_MIN_WIDTH = "0.680000"
    BEAM_MAX_WIDTH = "1.000000"
    SCANLINES_STRENGTH = "0.680000"
    COLOR_BOOST = "1.250000"
    HOR_LAYOUT = "1.000000"
T_ANTI_RINGING = "1.000000"
    InputGamma = "2.400000"
Gostei mas achei um pouco escuro.

O que eu usava
160347

O seu filtro

160348
 


Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.653
Reações
13.603
Pontos
803
alguma recomendacao de filtro pra jogar mega drive e snes no retroarch?

no bsnes standalone ate gostei do crt-geom, mas em jogos plataforma tipo DKC fiquei meio tonto com a distorcao rsrs
 

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.205
Reações
2.176
Pontos
964
Esta é minha configuração para SNES.

Foi testado em Plasma 1080p e LCD de 4k. Depois de tentar muitas vezes obter uma aparência confortável, onde meus olhos não ficassem muito irritados, obtive essa configuração no Retroarch. Ele está configurado para usar a máscara1 com intensidade = 0,5, embora eu prefira nenhuma máscara em telas grandes.

Notei que os jogos de SNES têm alguns ruídos irritantes causados por cores de alta frequência nos backgrounds (baixo contraste). Isso distrai um pouco, principalmente quando você está de fato jogando um jogo por algumas horas. Recentemente joguei até o fim alguns jogos (Super Metroid, SMW, Super Mario Bros 3, etc) e tive que encontrar uma maneira de reduzir o ruído nos backgrounds. Foi assim que consegui essa configuração. Acredite em mim, é muito bom em movimento. Esse preset combina sgenpt-mix blend level 2 (apenas checkerboard) para eliminar o dithering comum backgorund de baixo contraste e uma nova versão do smartblur (incluído no zip), com um slide para controlar o nível de blur.

Eu fiz algumas capturas de tela usando apenas crt-hyllian (as primeiras fotos) e outras usando esse preset de snes (as segundas):



















SNES crt preset (inclui o novo shader smartblur)
 

Raazy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.987
Reações
20.199
Pontos
954
Aproveitando o topico ja que o tema é filtro, mesmo sendo somente pro retroarch, queria pedir uma ajuda aos que manjam: Tem algum programa q posso usar esses filtros em outros emuladores? Pois eu estou montando uma multi games via Coinops, e não consigo ajustar filtro por usar varios emuladores, além, de eu ser um calango por não manjar absolutamente nada desse mundinho q estou me aventurando agora, se alguem puder me dar uma luz e deixar meus jogos lindos iguais esses ai acima, ficarei eternamente grato! :kpaixao
 

picafumo

Veterano
Mensagens
619
Reações
307
Pontos
113
Em outras news:

Parece que o antigo bug que não deixava o Retroarch para PS3 rodar multipass shaders foi corrigido:


Vou aguardar ansiosamente para testar quando lançarem a nova versão do Retroarch para PS3! Até hoje ainda uso a 1.0.0.2 por causa desse bug!

Também estou nesta versão até hoje. Testo as novas e retorno pra ela.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
 

O'conner

Bam-bam-bam
Mensagens
3.146
Reações
4.223
Pontos
453
Preset:

Código:
 shaders = "5"
    shader0 = "shaders_slang/xbr/shaders/super-xbr/super-xbr-pass0.slang"
    filter_linear0 = "false"
    wrap_mode0 = "clamp_to_border"
    mipmap_input0 = "false"
    alias0 = ""
    float_framebuffer0 = "false"
    srgb_framebuffer0 = "false"
    scale_type_x0 = "source"
    scale_x0 = "1.000000"
    scale_type_y0 = "source"
    scale_y0 = "1.000000"
    shader1 = "shaders_slang/xbr/shaders/super-xbr/super-xbr-pass1.slang"
    filter_linear1 = "false"
    wrap_mode1 = "clamp_to_border"
    mipmap_input1 = "false"
    alias1 = ""
    float_framebuffer1 = "false"
    srgb_framebuffer1 = "false"
    scale_type_x1 = "source"
    scale_x1 = "2.000000"
    scale_type_y1 = "source"
    scale_y1 = "2.000000"
    shader2 = "shaders_slang/xbr/shaders/super-xbr/super-xbr-pass2.slang"
    filter_linear2 = "false"
    wrap_mode2 = "clamp_to_border"
    mipmap_input2 = "false"
    alias2 = ""
    float_framebuffer2 = "false"
    srgb_framebuffer2 = "false"
    scale_type_x2 = "source"
    scale_x2 = "1.000000"
    scale_type_y2 = "source"
    scale_y2 = "1.000000"
    shader3 = "shaders_slang/interpolation/shaders/quilez.slang"
    filter_linear3 = "true"
    wrap_mode3 = "clamp_to_border"
    mipmap_input3 = "false"
    alias3 = ""
    float_framebuffer3 = "false"
    srgb_framebuffer3 = "false"
    scale_type_x3 = "source"
    scale_x3 = "1.000000"
    scale_type_y3 = "source"
    scale_y3 = "0.500000"
    shader4 = "shaders_slang/crt/shaders/crt-hyllian.slang"
    filter_linear4 = "false"
    wrap_mode4 = "clamp_to_border"
    mipmap_input4 = "false"
    alias4 = ""
    float_framebuffer4 = "false"
    srgb_framebuffer4 = "false"
    parameters = "XBR_EDGE_STR;XBR_WEIGHT;XBR_ANTI_RINGING;MODE;XBR_EDGE_SHP;XBR_TEXTURE_SHP;BEAM_PROFILE;HFILTER_PROFILE;BEAM_MIN_WIDTH;BEAM_MAX_WIDTH;SCANLINES_STRENGTH;COLOR_BOOST;HFILTER_SHARPNESS;PHOSPHOR_LAYOUT;MASK_INTENSITY;CRT_ANTI_RINGING;InputGamma;OutputGamma;VSCANLINES"
    XBR_EDGE_STR = "2.000000"
    XBR_WEIGHT = "1.000000"
    XBR_ANTI_RINGING = "1.000000"
    MODE = "2.000000"
    XBR_EDGE_SHP = "0.400000"
    XBR_TEXTURE_SHP = "1.000000"
    BEAM_PROFILE = "0.000000"
    HFILTER_PROFILE = "0.000000"
    BEAM_MIN_WIDTH = "0.680000"
    BEAM_MAX_WIDTH = "1.000000"
    SCANLINES_STRENGTH = "0.680000"
    COLOR_BOOST = "1.250000"
    HOR_LAYOUT = "1.000000"
T_ANTI_RINGING = "1.000000"
    InputGamma = "2.400000"
To apanhando aqui
Onde eu faço essa edição?

Estou usando o Shader que você postou acima, e gostando bastante, mas queria testar este também

Parabéns pelo trabalho, ótima qualidade dos seus shaders

nem sei como resolvi, mas resolvi KKKKK
Tem como você ou @Papangu postar o arquivo de shader?
 
Ultima Edição:

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.205
Reações
2.176
Pontos
964
To apanhando aqui
Onde eu faço essa edição?

Estou usando o Shader que você postou acima, e gostando bastante, mas queria testar este também

Parabéns pelo trabalho, ótima qualidade dos seus shaders


Tem como você ou @Papangu postar o arquivo de shader?
Você tem que salvar esse preset em um arquivo de texto com extensão (.slangp) e colocar na pasta 'shaders' que está dentro do retroarch. Esse preset precisa que o driver de vídeo do retroarch esteja setado para vulkan para poder funcionar.
 

picafumo

Veterano
Mensagens
619
Reações
307
Pontos
113
Você tem que salvar esse preset em um arquivo de texto com extensão (.slangp) e colocar na pasta 'shaders' que está dentro do retroarch. Esse preset precisa que o driver de vídeo do retroarch esteja setado para vulkan para poder funcionar.

Só funciona no PC?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
 

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.205
Reações
2.176
Pontos
964
Só funciona no PC?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
Sim. Retroarch do PS3 está abandonado. Falta muitos recursos para poder rodar certos shaders.

Pra dizer a verdade, o pessoal da.comunidade hacker do PS3 encheu a paciência com a demora da solução dos bugs do port do Retroarch e fizeram um fork da última versão e corrigiram vários erros.

Você pode acompanhar na thread do psx-place: https://www.psx-place.com/threads/retroarch-psx-place-community-edition-beta-2.32272/

Tem uma versão corrigida lá para PS3. Eu ainda não tive tempo de testar. Lá ele diz que você não precisa desisntalar sua versão antiga do Retroarch, pois essa nova é instalada numa pasta diferente. Assim, você pode ficar com as duas versões. Quando eu tiver tempo vou instalar essa versão do pessoal do PS3, parece que está funcionando com os shaders mais novos!

EDIT: Testei aqui a versão beta3 e ele realmente instala separadamente da outra 1.0.0.2 que eu já tinha. Rodei e dei umas testadas, ele está realmente melhor que o 1.0.0.2 e também carrega shaders em multipassadas! Vou passar a usá-lo daqui pra frente.
 
Ultima Edição:

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.205
Reações
2.176
Pontos
964
Na verdade, vou manter os dois, pois notei que esse Retroarch 1.9.0 Beta03 roda mais lento no PS3. A vantagem dele é que é mais estável, trava menos e está sendo atualizado. Mas notei que meus shaders rodam mais rápidos no antigo Retroarch 1.0.0.2 para PS3.
 

picafumo

Veterano
Mensagens
619
Reações
307
Pontos
113
Na verdade, vou manter os dois, pois notei que esse Retroarch 1.9.0 Beta03 roda mais lento no PS3. A vantagem dele é que é mais estável, trava menos e está sendo atualizado. Mas notei que meus shaders rodam mais rápidos no antigo Retroarch 1.0.0.2 para PS3.

Show. Tomara que continuem evoluindo. Na verdade estou usando Retroarch em muita coisa rs ( PS3, Vita, Switch, RG351P, Raspberry Pi4). Pensando em colocar no Xbox One...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
 

picafumo

Veterano
Mensagens
619
Reações
307
Pontos
113
Na verdade, vou manter os dois, pois notei que esse Retroarch 1.9.0 Beta03 roda mais lento no PS3. A vantagem dele é que é mais estável, trava menos e está sendo atualizado. Mas notei que meus shaders rodam mais rápidos no antigo Retroarch 1.0.0.2 para PS3.

Show. Tomara que continuem evoluindo. Na verdade estou usando Retroarch em muita coisa rs ( PS3, Vita, Switch, RG351P, Raspberry Pi4). Pensando em colocar no Xbox One...

Só não uso no PC kkkkk.

Sinto falta dos seus Shaders no Vita e Switch


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
 

Pyron

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.700
Reações
5.996
Pontos
703
Ficou muito bom, parabéns!

Esse brilho que parece um estilo de bloom, tem como configurar no shader e controlar conforme o gosto pessoal?
Lembro que nas versõs anteriores podiamos brincar com os valores
 

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.205
Reações
2.176
Pontos
964
Ficou muito bom, parabéns!

Esse brilho que parece um estilo de bloom, tem como configurar no shader e controlar conforme o gosto pessoal?
Lembro que nas versõs anteriores podiamos brincar com os valores

Sim, você pode aumentar ou diminuir usando o parâmetro chamado "Glow Strength".

Eu calibrei para não ficar exagerado, deixei no valor 0.10. É o valor que acho confortável para longas jogatinas. Se aumentar demais pode parecer bom de início, mas depois pode ficar com os olhos irritados.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
aí veio a Sony e cagou tudo
Não tinha volta. A demanda pelo 3D existia, vários projetos estavam surgindo. Não havia como escapar, era a tendência natural.

E a própria galera da Sony já admitiu que se inspirou na Sega.

A Sega que vacilou querendo que jogo 3D fodão fosse uma "feature Premium" exclusiva dos arcades. Sendo que o próprio Mega se destacara no começo por bons ports dos arcades. É absurda a falta de visão que teve, ao demorar para perceber a necessidade de um bom 3D na nova geração de consoles caseiros, sendo ela própria criadora de franquias 3D nos arcades.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
Atualizei crt-hyllian e variantes para glsl e slang. Acho que melhorei as scanlines um pouquinho!

crt-hyllian and variants (glsl and slang) (updated at 21-01-12)

Fotos da versão glow:









Está um espetáculo.
astal-1-210112-204053.png
 

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.205
Reações
2.176
Pontos
964

De fato, você tinha razão! A versão nova estava estranha mesmo.

A boa notícia é que eu revisei e agora ela vai estar melhor ainda que a antiga. Amanhã posto os shaders, pois ainda não terminei de organizá-los, mas já tirei umas screenshots da versão que postarei amanhã:












Detalhe: essa última versão está rodando fullspeed no PS3!!!
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.396
Reações
42.203
Pontos
1.074
De fato, você tinha razão! A versão nova estava estranha mesmo.

A boa notícia é que eu revisei e agora ela vai estar melhor ainda que a antiga. Amanhã posto os shaders, pois ainda não terminei de organizá-los, mas já tirei umas screenshots da versão que postarei amanhã:












Detalhe: essa última versão está rodando fullspeed no PS3!!!
tem como botar o anti-dither nesse profile?
 

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.205
Reações
2.176
Pontos
964
Curvatura, tem como?

Enviado de meu YAL-L21 usando o Tapatalk
Sim, na versão glow aqui embaixo tem um opção nele que pode habilitar a curvatura junto com ruído.

***

Aproveitando o post para lançar!

Uma atualização para crt-super-xbr. Ele agora usa crt-hyllian-multipass e ficou muito mais rápido. Fora isso, há uma versão glow (inédito, tem até curvatura e ruído).

Consegui consertar alguns artefatos estranhos de versões antigas, agora é muito mais claro e leve (usa gama linear desde a primeira passada agora).

crt-super-xbr and glow + crt-hyllian-multipass (slang)



Telas da versão crt-super-xbr-glow:













 
Ultima Edição:

BTr

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.937
Reações
1.400
Pontos
864
Sim, na versão glow aqui embaixo tem um opção nele que pode habilitar a curvatura junto com ruído.

***

Aproveitando o post para lançar!

Uma atualização para crt-super-xbr. Ele agora usa crt-hyllian-multipass e ficou muito mais rápido. Fora isso, há uma versão glow (inédito, tem até curvatura e ruído).

Consegui consertar alguns artefatos estranhos de versões antigas, agora é muito mais claro e leve (usa gama linear desde a primeira passada agora).

crt-super-xbr and glow + crt-hyllian-multipass (slang)

Telas da versão crt-super-xbr-glow:













Ficou show, ansioso pra testar com a curvatura.

O que vc recomendaria de filtros (sem aumento da resolução interna, CRT mesmo, pra dar aquela nostalgia de vídeo componente... ) para jogos 3d do N64 até Wii?

Enviado de meu YAL-L21 usando o Tapatalk
 

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.205
Reações
2.176
Pontos
964
Ficou show, ansioso pra testar com a curvatura.

O que vc recomendaria de filtros (sem aumento da resolução interna, CRT mesmo, pra dar aquela nostalgia de vídeo componente... ) para jogos 3d do N64 até Wii?

Enviado de meu YAL-L21 usando o Tapatalk
Para jogos 3D de baixa resolução (nativa de até 320x240) eu usaria algum filtro crt que goste. Para os de alta resolução (a partir de 640x480) não daria para usar crt nesse caso, a não ser que sua tela seja 4k.
 
Topo Fundo