O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Um filtro que ando desenvolvendo para retro jogos

BTr

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.954
Reações
1.420
Pontos
864
Para jogos 3D de baixa resolução (nativa de até 320x240) eu usaria algum filtro crt que goste. Para os de alta resolução (a partir de 640x480) não daria para usar crt nesse caso, a não ser que sua tela seja 4k.
Uma vez tava testando alguns para Dreamcast em 1080p e consegui resultados bons, com curvatura e tudo mais...mas infelizmente perdi o preset. Pior que tinha dado um trabalhão

Enviado de meu YAL-L21 usando o Tapatalk
 

Kimer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.053
Reações
9.777
Pontos
779
Sim, na versão glow aqui embaixo tem um opção nele que pode habilitar a curvatura junto com ruído.

***

Aproveitando o post para lançar!

Uma atualização para crt-super-xbr. Ele agora usa crt-hyllian-multipass e ficou muito mais rápido. Fora isso, há uma versão glow (inédito, tem até curvatura e ruído).

Consegui consertar alguns artefatos estranhos de versões antigas, agora é muito mais claro e leve (usa gama linear desde a primeira passada agora).

crt-super-xbr and glow + crt-hyllian-multipass (slang)

Telas da versão crt-super-xbr-glow:













Seria possível fazer esse preset em glslp?
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Sabe aquelas fotos fodonas de CRT que só profissional/quem manja muito consegue tirar e mostrar a beleza dos pixels?

O filtro está tão bom que dá pra brincar de fazer imagens assim, usando só o emulador mesmo. Lindo demais.

7UBE07q.png
 

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.208
Reações
2.208
Pontos
964
Para quem tem PS3, segue meu pacote de shaders para o Retroarch do PS3 (roda no 1.0.0.2 e no beta da psx-place):

ps3-shaders atualizado

Roda fullspeed no PS3. Já está com os últimos presets:

  • crt-hyllian-multipass (muito rápido!)
  • crt-super-xbr (fullspeed até mesmo no snes 1.60)
  • cboard-bl0-smartblur-crt (incluído dentro de special-presets. Muito bom com SMW e SM-All Stars!)
 


picafumo

Veterano
Mensagens
619
Reações
307
Pontos
113
Para quem tem PS3, segue meu pacote de shaders para o Retroarch do PS3 (roda no 1.0.0.2 e no beta da psx-place):

ps3-shaders atualizado

Roda fullspeed no PS3. Já está com os últimos presets:

  • crt-hyllian-multipass (muito rápido!)
  • crt-super-xbr (fullspeed até mesmo no snes 1.60)
  • cboard-bl0-smartblur-crt (incluído dentro de special-presets. Muito bom com SMW e SM-All Stars!)

[emoji122][emoji122][emoji122][emoji122][emoji122]


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Não tinha volta. A demanda pelo 3D existia, vários projetos estavam surgindo. Não havia como escapar, era a tendência natural.

E a própria galera da Sony já admitiu que se inspirou na Sega.

A Sega que vacilou querendo que jogo 3D fodão fosse uma "feature Premium" exclusiva dos arcades. Sendo que o próprio Mega se destacara no começo por bons ports dos arcades. É absurda a falta de visão que teve, ao demorar para perceber a necessidade de um bom 3D na nova geração de consoles caseiros, sendo ela própria criadora de franquias 3D nos arcades.

Verdade, a alucinação por 3D era tanta que jogos medianos eram facilmente engolido pelo público, enquanto bons jogos 2D tinham menor destaque. Sei que o resultado era inevitável, mas eu queria muito, pelo menos por mais aquela geração, que o 2D recebesse mais carinho. Quando os consoles finalmente estavam com um poder foda para 2D, ele saiu de cena. :kcry
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.475
Reações
42.333
Pontos
1.074
@Snk-Combone tem como me ajudar?

Carreguei of filtros manualmente (um por um) e mesmo assim dá erro
 
Ultima Edição:

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
@Papangu e @edineilopes não consigo fazer esses filtros funcionarem, fica dando erro... tem como explicar o diretório exato que eles tem que ficar?
@Snk-Combone tem como me ajudar?

Carreguei of filtros manualmente (um por um) e mesmo assim dá erro
Já aconteceu comigo de um shader com erro cancelar todo o conjunto montado.

Verifica adicionar um shader e aplicar, adicionar o segundo shader e aplicar... até ver onde o problema vai aparecer e o tratamento vai parar de funcionar.

Se possível, altere os modos de vídeo, Vulkan, etc. para testar se a máquina desempenha melhor em algum deles.

Atualmente recomento vulkan.
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.475
Reações
42.333
Pontos
1.074
Já aconteceu comigo de um shader com erro cancelar todo o conjunto montado.

Verifica adicionar um shader e aplicar, adicionar o segundo shader e aplicar... até ver onde o problema vai aparecer e o tratamento vai parar de funcionar.

Se possível, altere os modos de vídeo, Vulkan, etc. para testar se a máquina desempenha melhor em algum deles.

Atualmente recomento vulkan.
Já no primeiro shader, dá ruim, ai complica minha vida.... Já baixei um retroarch novo do Zero, nightly, atualizei tudo e nada...
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Só os shaders que ficam separados na pasta shader, o resto tudo funciona
Deve ser problema de pasta então.

Se puder manda print de onde estão e o código do "cgp" para galera ver se está apontando para lugar errado.

Eu deixo os shaders na pasta shaders. Não crio "pastas personalizadas". Se o filtro é crt, baixo o zip e copio o conteúdo na pasta crt (incluindo as subpastas). Às vezes um CGP busca filtros que estão na subpasta, deixar junto sem a subpasta não funciona. Às vezes - considerando que existe essa organização - busca um filtro de desfoque na pasta blur, que está fora da crt, em outro diretório externo. Manter os shaders no lugar "previsto" é importante.
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.475
Reações
42.333
Pontos
1.074
Deve ser problema de pasta então.

Se puder manda print de onde estão e o código do "cgp" para galera ver se está apontando para lugar errado.

Eu deixo os shaders na pasta shaders. Não crio "pastas personalizadas". Se o filtro é crt, baixo o zip e copio o conteúdo na pasta crt (incluindo as subpastas). Às vezes um CGP busca filtros que estão na subpasta, deixar junto sem a subpasta não funciona. Às vezes - considerando que existe essa organização - busca um filtro de desfoque na pasta blur, que está fora da crt, em outro diretório externo. Manter os shaders no lugar "previsto" é importante.
170465
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Pega a pasta shaders desta tela e os arquivos slanggp e coloca na pasta crt da pasta shaders_slang.

170472

Olha o código do "crt-super-xbr.slangp", por exemplo, indicando os "caminhos":

shaders = "7"
shader0 = "../crt/shaders/glow/linearize.slang"
shader1 = "shaders/super-xbr/super-xbr-mod-pass0.slang"
shader2 = "shaders/super-xbr/super-xbr-mod-pass1.slang"
shader3 = "shaders/super-xbr/super-xbr-mod-pass2.slang"
shader4 = "../windowed/shaders/jinc2.slang"
shader5 = "shaders/crt-hyllian-multipass/crt-hyllian-pass0.slang"
shader6 = "shaders/crt-hyllian-multipass/crt-hyllian-pass1.slang"


Onde você coloca os arquivos vai ser importante para o programa encontrar os shaders necessários.

Tá acontecendo isso aqui:
Não apareceu.
 
Ultima Edição:

KazumaKiryu

Lenda da internet
Mensagens
17.046
Reações
15.185
Pontos
1.664

Raazy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.003
Reações
20.224
Pontos
1.004
Alguma boa alma poderia me mandar o link do shader? Que os que vi estão off :kvergonha
 

seatle94br

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.561
Reações
2.598
Pontos
1.104
Quais os filtros mais recentes para usar no snes9x e no kega (fora do retroarch).
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.284
Reações
27.584
Pontos
1.553
Uma dúvida que talvez qualquer um possa me ajudar: sou totalmente leigo na aplicação de filtros no retroarch. Como faço isso? E outra dúvida seria possível aplicar no retroarch dos mini consoles?
tenho o sgenpmix no meu snes-mini e megadrive mini, a partir da versao 7 fica bem levinho e a imagem perfeita...
mas é complicadinho pra colocar o filtro no aparelho
 

KazumaKiryu

Lenda da internet
Mensagens
17.046
Reações
15.185
Pontos
1.664
não, mas posso ajudar... qual é o seu console e qual o filtro que quer colocar?

Eu tenho o mega mini (japonês), snes mini (com o retroarch no HD externo) e o psx mini (retroarch no HD externo tb).

Numa lógica burra, eu falaria que é só adicionar o filtro na pasta certa do retroarch que já ia reconhecer e já era. Mas não sei se é só isso mesmo.

Sei que se o retroarch estivesse na memória do console ia ser mais complicado aplicar, entrar por ftp nas pastas e tal, mas acredito eu, que estando em unidades externas deve facilitar o processo
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.284
Reações
27.584
Pontos
1.553
Eu tenho o mega mini (japonês), snes mini (com o retroarch no HD externo) e o psx mini (retroarch no HD externo tb).

Numa lógica burra, eu falaria que é só adicionar o filtro na pasta certa do retroarch que já ia reconhecer e já era. Mas não sei se é só isso mesmo.

Sei que se o retroarch estivesse na memória do console ia ser mais complicado aplicar, entrar por ftp nas pastas e tal, mas acredito eu, que estando em unidades externas deve facilitar o processo
no mega mini -> abrir os arquivos do console via FTP e copiar o filtro lá dentro.
no snes mini -> com hakchi, colocar o filtro na pasta de algum jogo, sincronizar, vai carregar o arquivo para o console, abrir um jogo via retroarch e navegar até a pasta onde está o filtro para aplicar, salvar como filtro padrão. o sgenp-mix combinado com o crt do snes mini dá a MELHOR imagem crt que eu já vi num lcd. os pixels ficam iguais a uma tv de tubo ao combinar com scanlines e bilenear filter. o efeito no snes mini fica melhor to que no mega drive mini.
 

KazumaKiryu

Lenda da internet
Mensagens
17.046
Reações
15.185
Pontos
1.664
no mega mini -> abrir os arquivos do console via FTP e copiar o filtro lá dentro.
no snes mini -> com hakchi, colocar o filtro na pasta de algum jogo, sincronizar, vai carregar o arquivo para o console, abrir um jogo via retroarch e navegar até a pasta onde está o filtro para aplicar, salvar como filtro padrão. o sgenp-mix combinado com o crt do snes mini dá a MELHOR imagem crt que eu já vi num lcd. os pixels ficam iguais a uma tv de tubo ao combinar com scanlines e bilenear filter. o efeito no snes mini fica melhor to que no mega drive mini.
Vou colocar em ambos hoje ou amanhã, e aviso por aqui o que achei. Valeu pelas orientações!
 
Topo Fundo