O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Um jogo singleplayer pode ser longo demais? (UP: Dying Light 2: 20 horas para zerar a história principal, 500 horas para fazer 100%)

Sobre a duração de jogos singleplayer


  • Total voters
    114

scharlie

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.867
Reações
35.129
Pontos
503
Muito conteúdo pode ser um ponto negativo? Você já desejou que algum game fosse mais curto?

Vou citar alguns exemplos usando o site How Long to Beat, que contém estimativas do tempo necessário para zerar um jogo.

H2x1_NSwitch_TheElderScrollsVSkyrim_bannerXS.jpg

The Elder Scrolls V: Skyrim - Special Edition
História principal: 24h
Principal + Extras: 127h
Completude: 213h

The-Legend-of-Zelda-Breath-of-the-Wild-600x300.png

The Legend of Zelda: Breath of the Wild
História principal: 47h
Principal + Extras: 91h
Completude: 179h

Persona-5-Xbox360-600x300.jpg

Persona 5
História principal: 96h
Principal + Extras: 111h
Completude: 168h

Os três jogos mencionados são singleplayer e apresentam muito conteúdo.

Zelda: O jogador tem a possibilidade de ir enfrentar o Ganon logo após deixar a área inicial (Great Plateau), podendo zerar o game em menos de 1 hora, mas essa possibilidade é mais explorada por speedrunners. Acredito que a maior parte dos jogadores procura visitar as principais áreas e recuperar o controle das 4 Divine Beasts antes de enfrentar o Ganon. Para complecionistas, há a possibilidade de fazer os 120 shrines, todas as sidequests e encontrar as 900 Korok Seeds, o que pode aumentar o tempo total até 200 horas.

Skyrim: Se o jogador focar apenas na Main Quest, ele deve conseguir zerar o game após 20~25 horas. Entretanto, há outros grandes grupos de sidequests inteiramente opcionais, como a Guerra Civil e os DLCs, estes já incluídos no remaster/versão especial. O jogador tem muita liberdade para explorar o mundo do jogo enquanto progride nas quests.

Persona/Xenoblade/Dragon Quest: Jogos com campanhas muito longas, onde a progressão está intimamente relacionada ao enredo, e geralmente não há tantas formas para o jogador ignorar alguma parte do jogo a fim de zerá-lo rapidamente.

Enfim, uma longa duração é importante para você?

É comum alguns jogos serem criticados por serem curtos, especialmente se forem caros. Entretanto, nem todos têm muito tempo disponível para se dedicar a um único jogo.

Eu valorizo a ambição dos desenvolvedores em tentar construir uma experiência grandiosa, mas infelizmente em vários casos noto uma alternância entre enrolação e bom conteúdo . São raros os jogos com mais de 100 horas sem problemas de ritmo/pacing.

---

EDIT

Novo recordista? Twitter oficial de Dying Light diz que serão necessárias pelo menos 500 horas para completar totalmente Dying Light 2.



EDIT 2:

Twitter de Dying Light novamente comenta sobre a duração de Dying Light 2:




Basicamente:

20 horas: completar a história principal
80 horas: completar a história principal e todas as sidequests
500 horas: maximizar tudo, checar todos os pontos no mapa, encontrar todos os colecionáveis, todos os diálogos

Que controle de danos....
 
Ultima Edição:

T.Chico

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.565
Reações
17.921
Pontos
1.084
Se gosto do jogo sempre transformo numa jogatina longa dificilmente termino em menos de 10 horas, DQXI foram mais de 170horas, parei com games de luta não tenho interese em multiplayer qualquer, então jogo muitas horas do que gosto sem problema.
 

leonardo__cruz

- Endure and Survive -
VIP
Mensagens
14.724
Reações
39.158
Pontos
1.094
Alguns jogos tem a famosa "barriga", que comprometem o andamento do roteio e se alongam além do que precisava.
Dois jogos que me vem a cabeça no momento são Resident Evil 6 e mais recentemente Red Dead Dead Redemption 2.

Outro que eu também achei desnecessariamente longo e quase dropei foi o Hitman Absolution, apesar de ser um excelente jogo, nas fases finais eu já tava ficando de saco cheio da história e da repetição nas fases.

Antes que critiquem a citação ao RDR2, não estou falando do conteúdo paralelo do jogo, que realmente ocupa bastante horas e causa uma boa sensação de imersão. Estava citando o ritmo da história, que demora pra caramba a engrenar e ainda vem com um epilogo que bom... não vamos entrar em spoilers.
 

Dig Joy

Vem brincar comigo!
VIP
Mensagens
9.045
Reações
23.074
Pontos
353
Se o jogo for bom pode ate ter 2000 mil horas.
O problema é que ta cheio de jogo que só enche lingüiça com diálogos longos e uma cacetada de cutscene.

Qualidade =/= Horas de jogo

Enviado de meu Mi A1 usando o Tapatalk
 

Will shiro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.626
Reações
1.270
Pontos
599
Particularmente eu não sou fã desses jogos gigantes, muitas vezes eu enjoo no meio do game e fico doido pra zerar logo, porém acho que pra quem curte é totalmente válido faz o dinheiro gasto ter um maior retorno
 


firmino_666

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.642
Reações
23.844
Pontos
503
Se o enredo for bom, não ligo dele se alongar, porém mantendo a qualidade. Dificilmente verá isso em jogos ocidentais, o japão está muito a frente na questão de construção de mundo, imersão e história interessante, posso citar toda a série Trails, e mais recentemente Persona 5, qto mais vc joga, mais vc fica dentro daquele mundo criado, vc se sente parte daquilo já, e mais vc quer ver onde a história vai parar, esse sentimento é sem igual, ae vc fica triste qdo acaba, pois os próximos jogos q vc , provavelmente, for jogar, já vai vir a comparação na kbça e não vai achar ele tão bom qto esses.
 

Arthur Sena

Bam-bam-bam
Mensagens
1.123
Reações
1.680
Pontos
353
Persona 5 eu tive umas 15 ou 20h de empurrar com a barriga, até pq tem varios dias que você só precisa upar os confidants ( e tem uns q n gostava tanto), mesmo assim o jogo é foda, principalmente se você gosta de cultura japonesa e rpg de turno. Mesmo enchendo linguiça, eu ainda queria mais depois de 120h de gameplay hahahahha
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.708
Reações
22.458
Pontos
1.129
Skyward Sword é um exemplo de jogo alongado desnecessariamente.

Mario Odissey e MGSV poderiam ser ainda melhores se houvesse um maior foco na qualidade em detrimento da quantidade.

Então, sim, um jogo single player pode ser longo demais.
 

c4rbss

Bam-bam-bam
Mensagens
3.804
Reações
3.564
Pontos
453
Talvez fazer a campanha principal "curta" e acrescentar diversas horas com quests secundarias ou semi principais para quem quiser curtir mais o jogo
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.907
Reações
4.600
Pontos
753
Se eu tivesse mais tempo para aproveitar os jogos, iria querer aproveitar a maior quantidade e variedade de jogos possíveis, então teriam que ser histórias menores.
Fora que como já falaram acima, às vezes tem muita enrolação, side quest, dificuldade elevada (no normal) além do necessário em diversos quesitos etc... e isso tira um pouco o foco da história e minha paciência vai embora rapidinho.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.875
Reações
13.912
Pontos
1.474
BOTW dá pra zerar em 20 horas fazendo todas as main quests.

Não é tão grande assim quanto parece. Só precisa fazer uma estratégia sobre a trajetória a ser realizada.

Dá pra ver que certos caminhos foram construídos para as main quests. Cavalos, estábulos, shrines que irão servir de fast travel, NPCs de quests importantes, dá pra notar que tem caminhos mais ou menos pré-definidos. E neles dá pra fazer 24 shrines sem sequer precisar consultar o radar.

Agora, concordo que se for fazer tudo o que o jogo tem pra fazer, irá levar muito tempo.
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.367
Reações
79.867
Pontos
2.059
Depende do jogo, mas acho que 65 horas tem sido o meu limite de forma geral. Vai ser difícil eu aguentar mais de 100 horas como foi no TW3.

Mas se eu estiver me divertindo muito com o game, talvez consiga. Até pq, se depois de 15 horas eu sentir como se estivesse indo trabalhar sempre que ligo no jogo, é pq já deu o que tinha que dar.
 

konde10

Lenda da internet
Mensagens
14.864
Reações
19.606
Pontos
1.689
A duração do Persona 5 mas atrapalhou do que ajudou o jogo, na minha opinião. Era para o jogo ter 2/3 do que ele tem.
 

Radamanthys Wyvern

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.673
Reações
25.629
Pontos
1.374
Persona 5 definitivamente. Chegou uma hora que eu não tava mais aguentando tanta enrolação, depois de 70h de jogo eu comecei a pular diálogos...

100h pra fechar é muita coisa. Preferiria muito mais o jogo ter 50h bem aproveitadas do que 100h de tanta enrolação, mensagens de texto redundantes, etc.
 

Nolifeking

Bam-bam-bam
Mensagens
4.661
Reações
7.357
Pontos
453
Eu gostaria que a campanha principal fosse longa, e as quests secundárias fossem menores, porém, com conteúdo.

Hoje, a maioria dos extras estão ali somente para aumentar o tempo de jogo.

Tapando do Tapatalk
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.793
Reações
50.827
Pontos
1.003
Eu votei na segunda opção, mas com ressalvas. Não gosto desses WRPG que TUDO no cenário é um item que vc pode pegar, me atrapalha muito na hora de explorar. Desisti de altos jogos por causa disso, muita coisa, muita informação ao mesmo tempo na tela... O mais recente foi Divinity 2.

Mas tem uns jogos que se esticam muito. Legend of Dragoon tem vezes que os caras exageram nos diálogos, é muita conversa nesse jogo :klol
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.711
Pontos
1.434
Gastei 300 horas no Witcher 3 e achei pouco, aí dei new game+

Eu votei na segunda opção, mas com ressalvas. Não gosto desses WRPG que TUDO no cenário é um item que vc pode pegar, me atrapalha muito na hora de explorar. Desisti de altos jogos por causa disso, muita coisa, muita informação ao mesmo tempo na tela... O mais recente foi Divinity 2.

Mas tem uns jogos que se esticam muito. Legend of Dragoon tem vezes que os caras exageram nos diálogos, é muita conversa nesse jogo :klol

Eu to jogando o Divinity 2 e realmente tem conteúdo demais uahuahuaha, eu to jogando ele bem devagar, degustando, igual fiz com Witcher 3. Comecei a jogar Witcher lá quando saiu e fui fechar só ano passado

Skyward Sword é um exemplo de jogo alongado desnecessariamente.

Mario Odissey e MGSV poderiam ser ainda melhores se houvesse um maior foco na qualidade em detrimento da quantidade.

Então, sim, um jogo single player pode ser longo demais.

Vou ter que concordar com MGS V, eu dropei ele pq não aguentei, achei que ficou encheção de linguiça esse modo open world, curtia mais o estilo dos antigos, principalmente do 3.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.875
Reações
13.912
Pontos
1.474
Um jogo que detestei sua duração foi Okami. Não era necessário tanta repetição. No final não aguentava mais aquelas escavações e outros mini games obrigatórios. Sem contar que o final do jogo é pra lá de repetitivo e completamente desnecessário.
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.972
Reações
31.275
Pontos
1.753
4 a 6 horas ta bom pra mim. mais que isso é 90% de chance de eu dropar hj em dia. igual o segundo tomb raider la. tava jogando parcelado de boa, e hora que consegui a tal reliquia que a lara queria o jogo inteiro, entra um helicoptero na igreja e rouba a porra da minha mão. Vai se fuder, fica com essa m**** de reliquia então, perdi o interesse. por mim esse jogo devia ter acabado ali.

se bem que a chance de eu ter mesmo vontade de começar a jogar um jogo sp ja é la pros 1 digito.... só tenho um jogo planejado pra jogar que não saiu ainda, doom eternal. o resto quero mais q se exploda. to jogando meu forzinha e velharias só e ta bom.
 

Zitow

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.656
Reações
9.188
Pontos
744
Eu acho que entre 15 e 20 horas para a campanha principal o tempo ideal.

Campanha + extras, até umas 50 horas.

Não me imagino jogando 100 ou mais horas apenas pra zerar um jogo.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.793
Reações
50.827
Pontos
1.003
Eu to jogando o Divinity 2 e realmente tem conteúdo demais uahuahuaha, eu to jogando ele bem devagar, degustando, igual fiz com Witcher 3. Comecei a jogar Witcher lá quando saiu e fui fechar só ano passado
Eu até dei uma chance, joguei umas 5h mas não consigo jogar WRPG não
Coisa demais ao msm tempo pra tomar conta
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.711
Pontos
1.434
Eu até dei uma chance, joguei umas 5h mas não consigo jogar WRPG não
Coisa demais ao msm tempo pra tomar conta
É foda, pelo menos não é em real time, da pra parar e ficar observando o cenário e tals. Pra mim foi um gosto adquirido, eu nunca tive tanta paciência pra jogo assim, ainda não tenho muita, são raros os que me prendem

Enviado do banheiro
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
55.823
Reações
104.460
Pontos
1.824
Um jogo que detestei sua duração foi Okami. Não era necessário tanta repetição. No final não aguentava mais aquelas escavações e outros mini games obrigatórios. Sem contar que o final do jogo é pra lá de repetitivo e completamente desnecessário.

Eu acho que o "problema" de Okami era a dificuldade (muito fácil), mas foi um jogo que eu queria que demorasse mais, ainda tenho o save no memory card (nem sei se ainda funciona).
 

Triple H

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.657
Reações
346
Pontos
824
Assassins Creed Odyssey, o jogo é todo "too much", e inimigos esponjas de danos, me tiram ainda mais a paciência com o jogo. Queria q a serie voltasse a ter a jogabilidade do Unity, depois das correções de bugs, pra mim em termos de jogabilidade foi o melhor
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.875
Reações
13.912
Pontos
1.474
Eu acho que o "problema" de Okami era a dificuldade (muito fácil), mas foi um jogo que eu queria que demorasse mais, ainda tenho o save no memory card (nem sei se ainda funciona).

Isso é o de menos em um game como Okami e em sua proposta. Não foi um game desenhado em torno do conceito de desafio, como um Dark Souls é, ou como um jogo de plataforma é, ou como um hack'n'slash é.

Mas o problema pra mim da longa duração de Okami é em como ela é feita. Você chega a uma determinada área, você quer tem que falar com um NPC, que te manda ir pra outra área, falar com outro NPC, lá você faz um mini game que é uma versão diferente de algo que você já fez anteriormente, aí você volta para o NPC inicial, fala que fez o que tinha que faz, ele te dá entrada para a área seguinte ou para uma dungeon, você resolve em 15 minutos essa dungeon e começa tudo de novo.

É o que se chama de pading. O pading tira dos level designers a necessidade de construir conteúdos novos para dar duração ao game. Os mesmos conteúdos são reutilizados em ajustamentos diferentes.

Repare que Dark Souls não tem pading, você faz cada área do jogo uma única vez. Você não tem necessidade de voltar a uma área para continuar desenvolvendo a narrativa do jogo. Certamente há backtracking quando você quer farmar, quando você quer dar upgrade em uma arma, mas o jogo tem uma sequência que apesar de não ser essencialmente linear, te obriga a visitar cada área uma única vez. Todo o restante é opcional, como algumas side quests que tem esse mesmo esquema do Okami de ir conversando com NPCs em diferentes áreas.

Okami foi um jogo feito as pressas. Capcom queria que o jogo saísse antes que a geração ps2 se encerrasse. Lançar o game já com o ps3 lançado seria um fracasso total, a não ser que cancelado para ps2 e portado para ps3, ou lançado para ambos. Isso envolveria muitos custos.

Claramente muitas das dungeons do game não foram desenvolvidas por completo. Algumas são ridículas, é pegar o item, enfrentar o chefe e só.

Como o game não tem conteúdo, como os mapas são pequenos, a Capcom obrigou o time de desenvolvimento encontrar alguma maneira de deixar o jogo mais longo.

Desenvolvedores sabem encontrar maneiras de aumentar a duração de um game sem a necessidade de criar conteúdo, como eu mencionei no meu primeiro post neste tópico. Okami é um exemplo disso.

O castelo invertido em Symphony of the Night é outro exemplo. "Pra que desenhar outro castelo? vamos inverter o castelo e dizer que é um novo!"

Nas 4 campanhas de Resident Evil 2 tem puzzles que são essencialmente os mesmos, como aquele que se arrasta as estátuas para pegar uma red jewell. Por que não fazer 4 puzzles diferentes para cada campanha?

Quando você começa a entender o processo de criação de games e começa a ver essas coisas, aquilo que parecia genial num instante passa a ser a coisa mais ridícula possível, porque são truques feitos para nos enganar. E eu não gosto de me sentir enganado.

Precisava mesmo enfrentar os 5 principais chefes no final de novo? Precisava eu enfrentar o chefe das cabeças de dragão 3 vezes no total? Precisava eu fazer pescaria obrigatoriamente em main quest mais de 1 vez? Precisava eu fazer aquela chateação das escavações? Precisava eu ao chegar em toda área nova florir a árvore principal? Precisava eu ao terminar uma batalha com um chefe ter que desenhar riscos para que o carinha lá desse as espadas finais em mais de um chefe? Precisava que eu desenhasse em todo o gameplay mais de 1000 bombas porque é muitas vezes a única coisa que causa dano na maior parte dos combates?
 

goodstuff210

Bam-bam-bam
Mensagens
5.758
Reações
3.238
Pontos
434
Persona 5 eu tive umas 15 ou 20h de empurrar com a barriga, até pq tem varios dias que você só precisa upar os confidants ( e tem uns q n gostava tanto), mesmo assim o jogo é foda, principalmente se você gosta de cultura japonesa e rpg de turno. Mesmo enchendo linguiça, eu ainda queria mais depois de 120h de gameplay hahahahha
concordo demais. Amo de paixão persona 5, mas direto você tem que passar horas fazendo praticamente nada, num "grinding" sem graça. É aquele ~longo desnecessário.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.419
Reações
56.565
Pontos
1.003
Só se o jogo for bom o suficiente para ser longo e não ser cansativo. Até o momento, Persona 5 é o único que se enquadra nessa categoria. A melhor parte do jogo é a enrolação. Os confidants.

Em Persona 5, joguei 100 horas e queria mais. Em jogos como The Witcher 3, The last of Us, Horizon, com 10 horas eu já quero desistir.
 

Toguro Games

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.166
Reações
29.453
Pontos
1.049
Hoje em dia meu tempo pra jogar é de 1 hora ao dia e no máximo umas 2 aos fds. Então jogos gigantes as vezes não me descem muito.

RDR2 levei dois meses. Já to a mais de 1 com AC Odyssey.

Prefiro jogos que levem no máximo umas 20 horas. Esses de mais de 50h já não me atraem tanto.
 

Ennis

Bam-bam-bam
Mensagens
8.195
Reações
19.367
Pontos
394
Problema é quando o game pega uma boa ideia e repete ela a exaustão do inicio a fim.
 

M.Shadows

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.323
Reações
40.521
Pontos
1.339
Não tenho muita paciência com jogos longos, ainda mais se for open world. Estou tentando melhorar.

Enviado de um Skate Park
 

Bloodstained

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.479
Reações
105.532
Pontos
1.003
Para mim, o tempo ideal a ser dedicado a um single player depende do fator entretenimento: enquanto o jogo permanecer divertido e desafiador, ele pode durar o quanto quiser. Se esse fator é perdido e ele se torna enfadonho, esse é o momento no qual julgo de bom grado encerrá-lo o quanto antes. Quando não é possível fazê-lo, passo a encará-lo como um jogo longo demais.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.716
Reações
229.730
Pontos
2.529
Praticamente todos os jogos que eu jogo eu sinto que deveria ser menor.

Estou fazendo uma campanha, é para excluir side Quest s e deixar apenas a missão principal.

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
 
Topo Fundo