O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Um manual, quase completo, do MAME

wtuemura

Bam-bam-bam
Mensagens
525
Reações
1.101
Pontos
333
Olá pessoal, primeira vez por aqui, meu nome é Wellington e atualmente auxilio na tradução da interface do MAME entre outras coisas.

O pessoal aqui usa o MAME para jogar? Possuem dúvidas quanto ao uso e a compilação de uma versão customizada?
O que vocês gostariam que um manual do MAME tivesse ou ensinasse?

O documento completo esta no link abaixo, onde também e possível baixar gratuitamente a sua versão em PDF, ePUB e HTML:

Obrigado pelo espaço e por me aceitarem.
 
Ultima Edição:

Sokomo Kudemasho

Bam-bam-bam
Mensagens
4.267
Reações
8.344
Pontos
453
Uso o MAME sim, porém, por algumas razões uso a versão Plus do mesmo.
Sobre customização do mesmo, sou totalmente noob.
 

wtuemura

Bam-bam-bam
Mensagens
525
Reações
1.101
Pontos
333
Pois é, muitas pessoas usam o plus por diversas razões.
Eu fiz a tradução de toda a documentação oficial do MAME, o documento possuí cerca de 286 páginas e aumentando.

A minha tradução é "não oficial" pois os brasileiros do projeto não quiseram ajudar a validar aquela quantidade de informação que foi traduzida. Com isso eu tive a liberdade de fazer muita coisa, algumas delas.

  • Como instalar o MAME
  • Como configurar o MAME
  • Como configurar o MAME para cada máquina individualmente, uma configuração para CPS2, CPS1, etc.
  • Como compilar o MAME do zero, quais as opções mais usadas.
  • Como usar 1 controle e usar diferentes configurações para Street Fighter, King of Fighter, etc.
  • O que fazer quando o MAME trava
E uma infinidade de outras coisas, ainda está para entrar como gravar e converter vídeos, como fazer um upscale para funcionar na sua HDTV, etc.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.198
Reações
23.296
Pontos
1.619
Eu uso o MAME desde praticamente o seu lançamento com suas versões básicas em DOS. Acho que ainda tenho a primeira versão Windows lançada, gravada em um DVD aqui em casa!

No caso, o melhor manual existente seria o famoso 'como usar e melhorar/ampliar seu uso para sistemas de baixa potência, ou sem aceleração de video decente'. (fico pensando nisso devido aos jogos 3d ficarem engasgando em uma configuração mais ou menos, como no caso de meu notebook - um i3 de terceira geração, com 6 G's de RAM e placa de video Intel HD Graphics)
 

Ayatollah Khomeini

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.998
Reações
48.340
Pontos
553
Eu uso o MAME desde praticamente o seu lançamento com suas versões básicas em DOS. Acho que ainda tenho a primeira versão Windows lançada, gravada em um DVD aqui em casa!

No caso, o melhor manual existente seria o famoso 'como usar e melhorar/ampliar seu uso para sistemas de baixa potência, ou sem aceleração de video decente'. (fico pensando nisso devido aos jogos 3d ficarem engasgando em uma configuração mais ou menos, como no caso de meu notebook - um i3 de terceira geração, com 6 G's de RAM e placa de video Intel HD Graphics)


Essa semana mesmo um amigo veio me encher o saco para clonar um hd que tinha o mame, um dono de bar deu um fliper para ele, ele abriu e viu que era uma placa de pc toda enferrujada sem vga e com dois gb de memória, o processador eu não sei qual é, mas acredito que se roda nisso deveria rodar um qualquer coisa. :kkk
Deve ser só configuração mesmo.

O que remete a minha dúvida, alguém aí já rodou nas plaquinhas do tipo rasp b+, libre computer?
Vi uma propaganda dizendo que rodava mame em alguma dessas plaquinhas...

Eu estou de olho nessa para fazer uma NAS e quem sabe uns joguinhos retro.
www.amazon.com/Libre-Computer-ROC-RK3328-CC-Renegade-Ethernet/dp/B078RMQYHS?th=1

A mais completa e "barata".
https://shop.t-firefly.com/goods.php?id=85
 
Ultima Edição:


wtuemura

Bam-bam-bam
Mensagens
525
Reações
1.101
Pontos
333
A não ser que algo mude no desenvolvimento do MAME isso jamais irá acontecer pois tudo é feito na CPU e mesmo usando a GPU, o processamento dela é voltado apenas para a exibição e não para o processamento 3D. Já houve discussões acaloradas sobre o assunto, porém os principais desenvolvedores do MAME ainda acreditam que processar tudo na CPU é "melhor", além disso os responsáveis pelo desenvolvimento insistem na questão de não desenvolver o MAME para rodar melhor ou mais rápido e sim de maneira mais compatível possível.

Particularmente, eu acredito que mesmo os arcades reais, eles tem um circuito específico para vídeo, para áudio em um processador para lidar com a lógica de tudo. Muitos já tentaram em vão fazer com que o MAME fizesse o mesmo, deixar para que a GPU processe os gráfico, o APU para o som e deixar a CPU apenas para a lógica. Isso aliviaria muito o processamento de jogos 3D já que todo o algorítimo 3D do jogo ficaria a cargo do GPU que já existe para isso mesmo.

Infelizmente eu não sei o que acontece lá, talvez aplicar essas modificações implicaria em jogar todo o código do MAME no lixo.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.968
Reações
12.317
Pontos
753
A única coisa que eu quero saber é se tem como colocar o volume de som de todos os jogos no máximo automaticamente sem precisar entrar nas configs da máquina (MK por exemplo) pra aumentar o volume...

Enviado de meu SM-G355M usando o Tapatalk
 

wtuemura

Bam-bam-bam
Mensagens
525
Reações
1.101
Pontos
333
Colocar o som de todos no máximo?
Isso gera distorção de áudio e pode destruir seus alto-falantes, espero que tenha consciência do que está fazendo.

Geralmente para aplicar este tipo de configuração o MAME carrega um arquivo chamado default.cfg que fica no diretório cfg porém há um bug no código que apaga o seu conteúdo mesmo havendo um writeconfig 0 no mame.ini. Então você precisa criar um arquivo por jogo, no caso do Mortal Kombat o nome do arquivo é mk.cfg que fica na pasta cfg:

Código:
<?xml version="1.0"?>
<!-- This file is autogenerated; comments and unknown tags will be stripped -->
<mameconfig version="10">
    <system name="mk">
        <mixer>
            <channel index="0" newvol="2.000000" />
            <channel index="1" newvol="2.000000" />
            <channel index="2" newvol="2.000000" />
            <channel index="3" newvol="2.000000" />
            <channel index="4" newvol="2.000000" />
        </mixer>
    </system>
</mameconfig>

Porém, cada vez que você aumenta o volume manualmente, estes arquivos já são criados com as suas alterações automaticamente, ou seja, se alterou o volume do MK uma vez, o MAME SEMPRE vai ler o arquivo cfg do jogo e com isso as suas opções. Caso o seu MAME não esteja lendo as suas configurações, veja se no seu mame.ini a opção readconfig é igual a 1.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.968
Reações
12.317
Pontos
753
Colocar o som de todos no máximo?
Isso gera distorção de áudio e pode destruir seus alto-falantes, espero que tenha consciência do que está fazendo.

Geralmente para aplicar este tipo de configuração o MAME carrega um arquivo chamado default.cfg que fica no diretório cfg porém há um bug no código que apaga o seu conteúdo mesmo havendo um writeconfig 0 no mame.ini. Então você precisa criar um arquivo por jogo, no caso do Mortal Kombat o nome do arquivo é mk.cfg que fica na pasta cfg:

Código:
<?xml version="1.0"?>
<!-- This file is autogenerated; comments and unknown tags will be stripped -->
<mameconfig version="10">
    <system name="mk">
        <mixer>
            <channel index="0" newvol="2.000000" />
            <channel index="1" newvol="2.000000" />
            <channel index="2" newvol="2.000000" />
            <channel index="3" newvol="2.000000" />
            <channel index="4" newvol="2.000000" />
        </mixer>
    </system>
</mameconfig>

Porém, cada vez que você aumenta o volume manualmente, estes arquivos já são criados com as suas alterações automaticamente, ou seja, se alterou o volume do MK uma vez, o MAME SEMPRE vai ler o arquivo cfg do jogo e com isso as suas opções. Caso o seu MAME não esteja lendo as suas configurações, veja se no seu mame.ini a opção readconfig é igual a 1.

Então, eu uso uma caixa de som de PC no meu fliper e eu tenho acesso ao controle de volume dela, a distorção não é problema pois posso ajustar facilmente o volume da caixa.

O problema é ter que ajustar uma rom por vez para ter o volume máximo do jogo.

Seria um saco por exemplo ajustar o volume de todas as roms de CPS2 e da Midway por virem por padrão num volume bem mais baixo....

E pelo jeito só tem essa forma mesmo de ajustar, jogo por jogo......

Sinceramente só vou fazer isso num dia que eu estiver muito inspirado mesmo....
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.590
Reações
33.002
Pontos
1.048
A minha pergunta é a seguinte. Eu uso o MameUI, você deve conhecer. Eu faço minhas atualizações através dos torrents do pleasuredome, que em síntese são três "pastas": CHDs, Roms e Bios-Devices. No MameUI eu tenho que jogar o conteúdo dessas três pastas na pasta Roms do emulador pra auditar. O meu problema é que eu perco mais de 1.5tb de Hdd porque tenho que ter uma estrutura de pasta pro torrent e outra pro MameUI.

Minha pergunta: tem como configurar o MameUI para que ele aceite a estrutura de pastas do torrent e consiga auditar as roms desse modo?
 

wtuemura

Bam-bam-bam
Mensagens
525
Reações
1.101
Pontos
333
Conheço o MameUI mas nunca usei.
Eu faço a auditoria das minhas roms com o Clrmamepro, primeiro você seleciona o executável do seu MAME para gerar um aquivo DAT com todas as roms válidas que ele aceita, depois faço um scan para corrigir as roms que foram modificadas, renomeadas, etc. Faço o download das atualizações em uma pasta separada e faço um "rebuild" usando a pasta roms como destino, o próprio Clrmamepro atualiza as roms do destino e faz uma cópia das roms que não são mais válidas por segurança.

Uma vez que o processo termina, você pode apagar as roms que baixou para fazer a atualização pois as novas roms já estarão na pasta ROMS do seu emulador. Já para CHD eu apenas copio eles por cima.
 

cavallier

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.565
Reações
3.670
Pontos
984
Eu preciso de um guia para retardados para uso do Mame. Ou uma versão que não me ofereça 283720392832034982903203290389028302 opções de customização que me deixam mais perdidos que cachorro que cai de caminhão de mudança. Um Noob Mame, ou similar. Existe algo?
 

wtuemura

Bam-bam-bam
Mensagens
525
Reações
1.101
Pontos
333
Esse guia eu não tenho ainda.
Só o MAME oferece mais de 100 opções de customização, infelizmente o domínio do MAME são para poucos.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.590
Reações
33.002
Pontos
1.048
Conheço o MameUI mas nunca usei.
Eu faço a auditoria das minhas roms com o Clrmamepro, primeiro você seleciona o executável do seu MAME para gerar um aquivo DAT com todas as roms válidas que ele aceita, depois faço um scan para corrigir as roms que foram modificadas, renomeadas, etc. Faço o download das atualizações em uma pasta separada e faço um "rebuild" usando a pasta roms como destino, o próprio Clrmamepro atualiza as roms do destino e faz uma cópia das roms que não são mais válidas por segurança.

Uma vez que o processo termina, você pode apagar as roms que baixou para fazer a atualização pois as novas roms já estarão na pasta ROMS do seu emulador. Já para CHD eu apenas copio eles por cima.

Então, eu já faço esse processo. A cada 30 dias mais ou menos, o MAME atualiza e junto com ele, as ROMs, CHDs e Bios-Devices. E como eu sou seeder no Pleasuredome eu não posso mexer na estrutura dos torrents. Porém isso me acarreta ter que ter dois "sets" de um mesmo arquivo: um pro torrent e outro pro emulador por conta da estrutura de arquivos. Então eu fico com 553gb x 2 (1,2 TB mais ou menos) ocupados no HDD em vez de ficar com apenas 553Gb. As ROMs do Pleasuredome já vem prontas, o aditamento no MAMEUI é só pro emulador saber quais roms estão disponíveis pra ele.

Já tentei alterar o caminho das ROMs pelo cfg mas não obtive sucesso....
 

wtuemura

Bam-bam-bam
Mensagens
525
Reações
1.101
Pontos
333
O caminho você altera no mame.ini e não no cfg:
Código:
rompath                   roms;caminho 2;caminho 3;caminho 4
Essas informações assim como outras tem nesse manual do MAME que eu disponibilizei, ele tira vários destes tipos de dúvidas.
 

Hotsuma

Ser evoluído
Mensagens
54
Reações
169
Pontos
43
saberia indicar um bom frontend igual ao mame plus para versões mais atuais do mame? infelizmente mame plus parou de ser atualizado
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
A não ser que algo mude no desenvolvimento do MAME isso jamais irá acontecer pois tudo é feito na CPU e mesmo usando a GPU, o processamento dela é voltado apenas para a exibição e não para o processamento 3D. Já houve discussões acaloradas sobre o assunto, porém os principais desenvolvedores do MAME ainda acreditam que processar tudo na CPU é "melhor", além disso os responsáveis pelo desenvolvimento insistem na questão de não desenvolver o MAME para rodar melhor ou mais rápido e sim de maneira mais compatível possível.

Particularmente, eu acredito que mesmo os arcades reais, eles tem um circuito específico para vídeo, para áudio em um processador para lidar com a lógica de tudo. Muitos já tentaram em vão fazer com que o MAME fizesse o mesmo, deixar para que a GPU processe os gráfico, o APU para o som e deixar a CPU apenas para a lógica. Isso aliviaria muito o processamento de jogos 3D já que todo o algorítimo 3D do jogo ficaria a cargo do GPU que já existe para isso mesmo.

Infelizmente eu não sei o que acontece lá, talvez aplicar essas modificações implicaria em jogar todo o código do MAME no lixo.
Existiu por um curto período o PSXMAME, que era uma versão do mame só para os jogos de placas de arcade baseadas no play1, (sony capcom Zn1/Zn2, Konami System 573, Taito G-Net, Taito-FX, etc) e que usa plugins em opengl e direct3d para aceleração 3D (iguais os dos emuladores de play1)

infelizmente a última versão dele já é bem antiga/desatualizada, (se não me engano tem como base o mame 0.133) tem alguns bugs, aquela incompatibilidade de roms mais antigas e mais novas, etc...

tudo que queria é que fizessem uma nova versão do PSXMAME, corrigindo esses erros, seria perfeito...


de qualquer forma, o psxmame prova que é totalmente possível fazer um mame com aceleração de video 3D, os caras do mame não fazem porque não querem mesmo
 

wtuemura

Bam-bam-bam
Mensagens
525
Reações
1.101
Pontos
333
o psxmame prova que é totalmente possível fazer um mame com aceleração de video 3D, os caras do mame não fazem porque não querem mesmo
Os desenvolvedores são muito imaturos, verdade seja dita, muitos outros desenvolvedores já tentaram implementar a aceleração por hardware e não conseguiram. Basta ver a quantidade de pessoas que abandonaram o projeto, inclusive o próprio criador do MAME o Nicola Salmoria, abandonou o barco pois achou que tinha melhores coisas a fazer da vida dele do que ficar ali no MAME.

Migraram o código fonte de C para C++, eu não sou programador porém o que eu já ouvi é que eles sentaram na graxa mas são muito orgulhosos para assumir a besteira que fizeram.

O MAME se daria muito melhor tendo uma estrutura modular, o que é gráfico vai para GPU e assim por diante. Mas, o orgulho ali fala mais alto.

Aqui um exemplo de uma briga recente, finalmente depois de décadas, um desenvolvedor atualizou o código para o QSOUND da Capcom. O cara debulhou o hardware para obter a mesma performance e exatamente o mesmo resultado do arcade, mas o código foi negado várias vezes e só aceitaram se ele reformatasse o código para o "gosto" dos caciques do MAME.
https://github.com/mamedev/mame/pull/3821
 

Ren Vercetti

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.862
Reações
1.282
Pontos
859
Eu não entendo as atualizações do MAME. Um exemplo: estou usando a versão 0.178 e quando sai a seguinte tem um torrent novo com o fullset. Mas como eu só atualizo as roms necessárias, ou é somente baixando tudo de novo ?

Eu não gosto de baixar fullset, já tenho minhas roms aqui na versão 0.178 e queria atualizar para última versão sem ter a surpresa de uma rom q não funcione.
 

wtuemura

Bam-bam-bam
Mensagens
525
Reações
1.101
Pontos
333
Não é o MAME que faz o release de full rom set, como expliquei para outra pessoa, você só precisa atualizar as que faltam ou corrigidas. O capítulo 3 inteiro do manual explica essa questão de Roms.

Já faz uns 15 anos que eu não baixo full rom set e só atualizo quando é necessário.

Agora, se você é do tipo que gosta de manter tudo, inclusive roms de calculadora e outras tantas não relacionadas com jogos, a sua única saída é baixar a full rom set.
 

Ren Vercetti

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.862
Reações
1.282
Pontos
859
Certo, entendi. Mas eu estando com a versão 0.178 com eu sei quais as roms q foram adicionadas e corrigidas durante as versões até chegar na última.
 

wtuemura

Bam-bam-bam
Mensagens
525
Reações
1.101
Pontos
333
Use um gerenciador de roms como o Clrmamepro ou Romcenter, ao usar um DAT do MAME mais recente em cima do seu diretório de ROMS o Romcenter vai mostrar os problemas das roms em vermelho e no Clrmamepro vai aparecer uma lista enorme de problemas, em ambos vai aparecer quais as roms mudaram, estão faltando etc.
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
Vou acompanhar o topico pois sempre me interessei nessa aprte do Mame, hoje em dia não tenho mais paciencia (e espaço) pra manter um fullset dele então prefiro deixar os jogos que eu mais gosto e de vez em quando procurar algum jogo perdido/desconhecido no Google mesmo

Use um gerenciador de roms como o Clrmamepro ou Romcenter, ao usar um DAT do MAME mais recente em cima do seu diretório de ROMS o Romcenter vai mostrar os problemas das roms em vermelho e no Clrmamepro vai aparecer uma lista enorme de problemas, em ambos vai aparecer quais as roms mudaram, estão faltando etc.


No caso esses programas ja baixam a rom caso precise atualizar ou a pessoa ainda precisa procurar ela manualmente ?
 

wtuemura

Bam-bam-bam
Mensagens
525
Reações
1.101
Pontos
333
Vou acompanhar o topico pois sempre me interessei nessa aprte do Mame, hoje em dia não tenho mais paciencia (e espaço) pra manter um fullset dele então prefiro deixar os jogos que eu mais gosto e de vez em quando procurar algum jogo perdido/desconhecido no Google mesmo
Somos dois, antigamente eu mantinha uma coleção de ROMs porém também perdi a paciência, principalmente porque eu vi que cerca de 80% dos jogos disponíveis eu não tenho interesse em jogar, não gostei, etc. Assim hoje eu pouco me importo se saiu jogo novo, se tem rom faltando, etc.

No caso esses programas ja baixam a rom caso precise atualizar ou a pessoa ainda precisa procurar ela manualmente ?
Ambos fazem isso, porém não de forma automática.
Antigamente você criava uma pasta compartilhada com algum endereço na web/ftp e esses programas pesquisavam nesta pasta pelos arquivos faltantes, porém este tipo de coisa é fechada e paga, quem mantém uma plataforma dessa cobra pelo acesso. Havia também scripts para fazer essa pesquisa usando um canal IRC com o mIRC.

Como eu não me importo mais com isso já há uns 15 anos, não faço ideia de quem ou onde ofereçam essa facilidade.
 

BenitoTratorista

Bam-bam-bam
Mensagens
449
Reações
961
Pontos
278
Eu sempre achei as configurações avançadas de vídeo um pouco confusas. Quando usar (ou não) vsync, syncrefresh, triplebuffer, prescale...essas coisas.
 

Tina Ferrarista

Bam-bam-bam
Mensagens
4.644
Reações
9.434
Pontos
453
Não é o MAME que faz o release de full rom set, como expliquei para outra pessoa, você só precisa atualizar as que faltam ou corrigidas. O capítulo 3 inteiro do manual explica essa questão de Roms.

Já faz uns 15 anos que eu não baixo full rom set e só atualizo quando é necessário.

Agora, se você é do tipo que gosta de manter tudo, inclusive roms de calculadora e outras tantas não relacionadas com jogos, a sua única saída é baixar a full rom set.
Isso é sério? MAME possui rom de calculadora? Se sim, vou procurar só pelo lulz.

Voltando ao assunto do tópico, tenho uma pergunta: porque roms de MVS demoram tanto para abrir via linha de comando? É como se o código para executar esses jogos ficassem no final do emulador. Claro, tem outros jogos que demoram um tempinho para abrir, mas os de Neo Geo já é ridículo! O KOF 99 demora quase um minuto para poder sair da tela do CMD, tem vez que prefiro gastar tempo configurando o FBA para jogar que esperar o MAME.
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
Somos dois, antigamente eu mantinha uma coleção de ROMs porém também perdi a paciência, principalmente porque eu vi que cerca de 80% dos jogos disponíveis eu não tenho interesse em jogar, não gostei, etc. Assim hoje eu pouco me importo se saiu jogo novo, se tem rom faltando, etc..

Aproveitando o assunto ja que voce conhece ele muito bem, um pc igual o meu da assintura (Q8300 com 8gb Ram) consegue rodar os jogos do Mame sem problema tipo Mortal Kombat 2 ? Vou colocar uma plaquinha de video simples em cima só pra nao usar o onboard, pelo que entendi o emulador seja mais CPU do que GPU né
 

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.695
Reações
2.846
Pontos
1.334
Eu uso o MAME há bastante tempo, mas não atualizo com frequência e só baixo as roms que me interessam. Uso o MAMEUIFX32.

Baixei o manual e achei bem completo. Tem até como compilar o MAME, que é algo que eu espero nunca precisar usar.
 

wtuemura

Bam-bam-bam
Mensagens
525
Reações
1.101
Pontos
333
Eu sempre achei as configurações avançadas de vídeo um pouco confusas. Quando usar (ou não) vsync, syncrefresh, triplebuffer, prescale...essas coisas.
Na documentação que compartilhei logo acima está explicado em detalhes e em linguagem simples, quando e qual configuração usar usando tela inteira, janela, etc.
Baixa lá o documento e pesquise por essas palavras, garanto que vai aprender de uma vez por todas! ;)

Isso é sério? MAME possui rom de calculadora? Se sim, vou procurar só pelo lulz.
Tem várias, essa abaixo foi atualizada em Dezembro passado, é daquelas calculadoras da HP.
https://github.com/mamedev/mame/blob/master/src/mame/drivers/hp48.cpp

Voltando ao assunto do tópico, tenho uma pergunta: porque roms de MVS demoram tanto para abrir via linha de comando? É como se o código para executar esses jogos ficassem no final do emulador. Claro, tem outros jogos que demoram um tempinho para abrir, mas os de Neo Geo já é ridículo! O KOF 99 demora quase um minuto para poder sair da tela do CMD, tem vez que prefiro gastar tempo configurando o FBA para jogar que esperar o MAME.
Difícil dizer, quais as condições do seu HDD? Ele está aquecendo? Já fez uma verificação nele (como administrador chkdsk /scan X: onde X é o seu drive). Ele está desfragmentado? Já usou um gerenciador de roms para fazer um teste de descompressão para ver se todas elas se expandem sem problemas? O local onde estão as ROMS é conectado via IDE/SATA? USB? IEE1394? SCSI?

Você carrega molduras, planos de fundo, etc, etc.

Complicado saber, aqui pelo menos é super rápido, o teste aqui é no linux, no Windows é a mesma coisa. O tempo abaixo foi tirado até quando apareceu a tela do calendário (tela verde).
Código:
time ./mame64 -cheat kof99

real    0m4,756s
user    0m3,356s
sys    0m0,376s

Quando eu tive problemas com lentidão o problema era o meu HDD que estava superaquecendo e já estava abrindo o bico.

Aproveitando o assunto ja que voce conhece ele muito bem, um pc igual o meu da assintura (Q8300 com 8gb Ram) consegue rodar os jogos do Mame sem problema tipo Mortal Kombat 2 ? Vou colocar uma plaquinha de video simples em cima só pra nao usar o onboard, pelo que entendi o emulador seja mais CPU do que GPU né
Faça um teste com a sua onboard e veja como fica para você.

O MAME não usa a GPU para aceleração gráfica em 3D mas faz uso da GPU sim para desenhar os pixels na tela com DirectDraw, Direct3D, OpenGL. Aqui em casa eu uso uma AMD R7 250 com 1GB de memória, a série MK de 1 a até 3 rodam sem problemas, toda a série Street Fighter (CPS1, CPS2, CPS3) também rodam sem problemas.

No documento em PDF que compartilhei acima, fala bastante sobre essa questão e tem até um teste de benchmark mostrando o quanto muda a performance de um sistema operacional para outro assim como certas opções para compilação do seu próprio MAME voltado para o seu CPU.
 

wtuemura

Bam-bam-bam
Mensagens
525
Reações
1.101
Pontos
333
Baixei o manual e achei bem completo. Tem até como compilar o MAME, que é algo que eu espero nunca precisar usar.
Obrigado!
Eu tentei descrever o processo de compilação de forma mais simplificada possível, o MAME vem com uma configuração de compilação genérica, usa a extensão SSE2 enquanto o meu processador que é de uns 7 anos atrás (AMD FX(tm)-8350) já usa SSE3. Então para aqueles que forem se aventurar na compilação do seu próprio MAME, pode ser que você possa fazer com que o MAME que você compilar tire o máximo proveito da SUA CPU.

Compilar o seu MAME pode significar colocar um turbo para melhorar a performance.

Assim como é descrito no manual, você pode compilar um MAME só com jogos arcades sem calculadoras, computadores antigos, impressoras, etc. Ou então compilar um MAME que rode no seu navegador de internet, enfim... O céu é o limite.
Abaixo alguns sites onde é possível jogar certos consoles usando o seu browser, no manual descreve passo a passo como compilar um na sua casa.
https://www.playretrogames.com/mame/all
https://archive.org/details/consolelivingroom
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.590
Reações
33.002
Pontos
1.048
A melhor forma de ter seus set atualizado é através dos trackers privados. Lá já estão tudo arrumado, conferido e testado. E não é preciso baixar o set completo a cada atualização, basta atualizar o set antigo.
 

wtuemura

Bam-bam-bam
Mensagens
525
Reações
1.101
Pontos
333
Logo logo vai aparecer no manual do MAME essas e algumas outras dicas interessantes. Infelizmente a ferramenta que gera os documentos está quebrada, aguardando o bug fix dela.
mame-background.jpg
 

spyblack

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.071
Reações
935
Pontos
854
Eu acho bem legal o projeto, pena que os egos estão sempre em mais evidencia do que o código e a preservação sem si.
Acho que a modularização do mame, like retroarch, seria a solução para ele rodar melhor e ter melhores avanços.
Uma pena que o mame não e uma boa ferramenta de romhacking, pq se fosse iria aparecer mais e mais romhacks legais de arcade, como os KOF e o novo Mortal Kombat 2 Plus.
 
Topo Fundo