O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Um olhar alternativo na lore das religiões

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.981
Reações
31.278
Pontos
1.753
Alguem aí ja parou pra tentar analisar religiões trocando o protagonismo de lado? tipo, e se o deus católico na verdade for o mal que venceu e dominou a existência com punhos de ferro? Segue um texto que achei bacana com essa temática (traduzido por mim)

De acordo com a mitologia Judeo-cristã, Satan e seus irmãos eram anjos que buscavam liberdade da tirania de deus. Visto que anjos tinham consciência, mas não vontade própria, eventualmente passaram a invejar a habilidade da humanidade de escolher seu próprio destino. Assim, os anjos postularam sua vontade própria ao meramente concebe-la. Neste momento, pela primeira vez, o conceito de pecado surgiu e foi definido. Pecado é essencialmente o desafio da vontade de deus ao almejar liberdade pessoal sobre escravidão imortal.

Satan conspira para destronar deus apenas por saber que este deus jamais lhes concederá liberdade. É claro, contra a onipotência de um deus monoteístico, seus planos fracassam. Então deus cria o inferno como um domínio de tortura eterna e bane Satan e todos seus co-conspiradores para esse local. Os anjos banidos por deus "caíram das graças de deus", daí o nome "anjo caído", também conhecido como "diabo".

Os anjos exilados são espalhados pelo inferno e amarrados a diversas formas de torturas sadisticas pela eternidade. Após tempo incontável, alguns deles conseguem se libertar de suas amarras e rapidamente descobrem que não estão sozinhos. Neste domínio existem terríveis criaturas que são a materialização viva da dor, do medo, da malícia, etc. -- criaturas criadas por deus para o unico e dedicado proposito de aterrorizar e prejudicar os anjos caídos. Essas criaturas são conhecidas como demonios.

engraçado que catolicismo faria muito mais sentido assim. por que o mal não existiria se houvesse um deus onipotente E benevolente. conclui-se que se houvesse um deus, ou seria benevolente, ou onipotente ou nenhum dos 2. jamais os 2 ao mesmo tempo.
fora que fica bem mais interessante ver as historinhas sob essa perspectiva.

enfim, o que acham?
eu sou ateu, só achei interessante ler essa perspectiva.
 

God Odin

Bam-bam-bam
Mensagens
4.405
Reações
9.678
Pontos
304
Sou agnóstico e acho interessante essas interpretações diferentes, tudo é uma questão da moralidade que você tem, se você acha moral o criador estabelecer regras, ele estará correto, se você acha que ele mesmo sendo o criador não teria esse direito, o lado do Diabo passa a fazer mais sentido.
 

Unstoppable

Bam-bam-bam
Mensagens
640
Reações
2.538
Pontos
283
Sou ateu. A única certeza que tenho é que o Islamismo é uma cópia descarada do judaísmo/cristianismo.
Uma cópia do que há de pior nessas duas, cabe frisar.
 

Gargantua

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
2.533
Reações
6.101
Pontos
719
Alguem aí ja parou pra tentar analisar religiões trocando o protagonismo de lado? tipo, e se o deus católico na verdade for o mal que venceu e dominou a existência com punhos de ferro?
Existem linhas de pensamento gnósticas e místicas que entendem o Deus abraâmico como mau, como um grande ditador, responsável por cegar a humanidade com seus conceitos e ilusões.

Alegoricamente Lúcifer em alguns desses pensamentos é o grande revelador da verdade, a força capaz de remover o véu e todas as ilusões. A Serpente é a grande chave para o conhecimento físico, místico e filosófico.

(existem similaridades entre esses pensamentos e a filosofia do Budismo Tibetano em relação a busca da quebra das ilusões e a percepção da verdade perante si mesmo e perante o mundo externo.)

Uma vertente desse pensamento acredita que o Deus do velho testamento (depois também adorado como Allah) é o fruto de toda ilusão, Cristo (que nesse pensamento é um paralelo a Lúcifer) tinha como plano romper com as ilusões, trazendo todo conhecimento e compreensão contidas por essa força (o Deus abraâmico), desde a proibição do consumo do fruto da árvore do conhecimento seguida da punição. Mas com o passar dos séculos, ardilosamente o Deus "mau" e seus iludidos súditos apropriaram-se da imagem de Cristo.

Na cultura pop esse tipo de pensamento não é muito novidade, os Japoneses parecem adorar "brincar" com essa ideia nos vídeo-games. Silent Hill, Dark Souls, Final Fantasy (e outros RPGs), já tocaram nessa questão. Mas como eles abordam por uma perspectiva de uma realidade paralela, muita gente não faz a conexão entre o pensamento de um Deus de uma realidade paralela que é "mau", com o pensamento de que o Deus abraâmico é na verdade uma entidade má.

Um comentário sobre o que o texto; no texto existem citações em relação aos anjos caídos e a batalha angelical. Muitos textos citam em detalhe essa questão como se essa fosse uma passagem bíblica extensa, mas toda essa alegoria está na verdade exposta no Paraíso Perdido de Milton. O Paraíso Perdido é definitivamente uma bela obra da literatura e com o passar dos anos, muita gente cita o que é descrito no longo poema, como se fosse uma passagem bíblica.

Na música esse tema é também comumente abordado de forma simbólica, alegórica ou de forma explícita, seja para refletir pensamentos e circunstancias pessoais intimistas, seja para um questionamento sobre a condição humana e aspectos da fé, ou por pura provocação. Exemplos abaixo:

https://kylebstiff.wordpress.com/oc...es-blackstar-possible-occult-interpretations/ (pessoalmente, acho essa interpretação interessante, mas incompleta e um pouco questionável em alguns pontos.)



 
Ultima Edição:

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.824
Reações
54.879
Pontos
1.839
"Satan conspira para destronar deus apenas por saber que este deus jamais lhes concederá liberdade. É claro, contra a onipotência de um deus monoteístico, seus planos fracassam"

Então, como argumento para alguma obra de ficção o conceito pode até ser interessante. Eu diria que é até meio batido (o diabo não é de todo mal) depois de obras como as HQs Constantine e Preacher ou o livro "A batalha do Apocalipse". Mas qualquer cristão torceria o nariz se alguem levasse isso a sério, porque Lúcifer queria destronar Deus pra tomar seu lugar, e não pra ter liberdade.
 

Duolks

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.233
Reações
7.105
Pontos
703
deus, ou seria benevolente, ou onipotente ou nenhum dos 2

Essa foi uma das analises que eu fiz a uns 20 anos qdo estudava em um colégio protestante e que acabaram por fazer eu virar agnóstico...

Sobre o link é algo que acho que a maioria das pessoas que analisa de forma mais ampla a mitologia envolvendo o cristianismo acaba pensando vez ou outra... em parte levado por essa afirmação acima....
 


Marcelo Black

Bam-bam-bam
Mensagens
5.473
Reações
3.976
Pontos
353
De evangélico para gnostico em cada "copada" de Ayahuasca, graças a Deus (o verdadeiro, não o do Antigo testamento)

Enviado de meu D2203 usando Tapatalk
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.981
Reações
31.278
Pontos
1.753
Essa foi uma das analises que eu fiz a uns 20 anos qdo estudava em um colégio protestante e que acabaram por fazer eu virar agnóstico...

Sobre o link é algo que acho que a maioria das pessoas que analisa de forma mais ampla a mitologia envolvendo o cristianismo acaba pensando vez ou outra... em parte levado por essa afirmação acima....
no caso vc nao teria como saber pq vc sabe oq deus quer que voce saiba
 

SKAM

Bam-bam-bam
Mensagens
744
Reações
1.894
Pontos
333
Se o Diabo for o mocinho coitado dele, pois de acordo com o livro do Apocalipse ele ainda vai passar 1000 anos preso antes de ser completamente destruído da existência :lolwtf
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.867
Pontos
553
Alguem aí ja parou pra tentar analisar religiões trocando o protagonismo de lado? tipo, e se o deus católico na verdade for o mal que venceu e dominou a existência com punhos de ferro? Segue um texto que achei bacana com essa temática (traduzido por mim)



engraçado que catolicismo faria muito mais sentido assim. por que o mal não existiria se houvesse um deus onipotente E benevolente. conclui-se que se houvesse um deus, ou seria benevolente, ou onipotente ou nenhum dos 2. jamais os 2 ao mesmo tempo.
fora que fica bem mais interessante ver as historinhas sob essa perspectiva.

enfim, o que acham?
eu sou ateu, só achei interessante ler essa perspectiva.

Ou não.
Tem uma estória muito legal, fácil de achar na Internet.
Um professor ateu tenta provar a um aluno cristão que Deus não existe e usa a famosa justificativa de que se Deus existisse, não haveria o mal.

O aluno então pergunta, professor, existe a escuridão? Quando ele diz que sim, o aluno diz "Não, não existe a escuridão, a escuridão é apenas a ausência de luz..." e mais outros exemplos.

No fim ele diz "Existe o mal, professor?" e quando o professor cita exemplos do mal, o aluno diz "Não existe o mal, assim como a luz, existe ausência de Deus".

Obviamente a versão original é bem melhor escrita e vale a pena ler.

As pessoas tem essa visão, Deus é mal porque ele fez coisas que eu não concordo...

Nao é por aí.

O próprio exemplo do livre arbítrio já mostra que os humanos podem escolher fazer o bem, ou não. Isso é livre arbítrio.

Logo, se um homem decide matar outro, a culpa não seria de Deus.

Ainda mais que ele, vendo essa zona toda, criou leis sobre como as pessoas devem agir, justamente pra evitar o mal.

Não matar, não roubar, respeitar a família... Tudo isso são coisas boas. E é o que ele pede e enviou lá os tais 15 mandamentos (Moisés quebrou os originais e voltou só com 10) pra gente cumprir e ser feliz.

Se ninguém catasse a mulher ou o homem de outra pessoa, o mundo não seria melhor?

Se os filhos se esforçassem para serem dignos aos olhos dos pais (e a recíproca tbm), o mundo não seria melhor?

No fundo, as pessoas escolhem a maldade. E, infelizmente, pessoas inocentes pagam por esses desviantes.
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.981
Reações
31.278
Pontos
1.753
O próprio exemplo do livre arbítrio já mostra que os humanos podem escolher fazer o bem, ou não. Isso é livre arbítrio.

Logo, se um homem decide matar outro, a culpa não seria de Deus.
não, imagina.

não foi deus foi quem criou ambos? criou um deles mau por que? e pior, criou o outro apenas pra sofrer nas mãos do mal por que motivo? pra depois poder por o mal pra queimar eternamente num mar de lava? o proposito do cara é esse? viver algumas décadas cometendo pecados e depois passar a eternidade queimando. parece justo. e o outro cara? nasceu pra morrer nas mãos do outro, muitas vezes vendo sua familia sofrer o mesmo destino antes. no final todomundo se fode. deus benevolente curte isso é?
e que escolha teve o inocente que foi massacrado pelo "mal" no final de tudo? o livre arbítrio do mal vale mais do que o do bom?

essa de "livre arbitrio" é a pior desculpa possivel pra inação de um deus teoricamente onipotente, onisciente e benevolente. poderia não ser mal, mas no minimo neutro deus seria. bom nunca, a menos que seus poderes não sejam tão ilimitados assim.

(to quase querendo parar por aqui por que pra mim é tudo como discutir a história de um filme, mas para alguns é algo seríssimo que vai ofender suas escolhas de vida)

Se o Diabo for o mocinho coitado dele, pois de acordo com o livro do Apocalipse ele ainda vai passar 1000 anos preso antes de ser completamente destruído da existência :lolwtf
é, pra que simplesmente apagar se voce pode fazer ele sofrer por sei la, 3 mil anos antes de apaga-lo?
sadismo nota 10.
 
Ultima Edição:

Duolks

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.233
Reações
7.105
Pontos
703
Ou não.
Tem uma estória muito legal, fácil de achar na Internet.
Um professor ateu tenta provar a um aluno cristão que Deus não existe e usa a famosa justificativa de que se Deus existisse, não haveria o mal.

O aluno então pergunta, professor, existe a escuridão? Quando ele diz que sim, o aluno diz "Não, não existe a escuridão, a escuridão é apenas a ausência de luz..." e mais outros exemplos.

No fim ele diz "Existe o mal, professor?" e quando o professor cita exemplos do mal, o aluno diz "Não existe o mal, assim como a luz, existe ausência de Deus".

Obviamente a versão original é bem melhor escrita e vale a pena ler.

As pessoas tem essa visão, Deus é mal porque ele fez coisas que eu não concordo...

Nao é por aí.

O próprio exemplo do livre arbítrio já mostra que os humanos podem escolher fazer o bem, ou não. Isso é livre arbítrio.

Logo, se um homem decide matar outro, a culpa não seria de Deus.

Ainda mais que ele, vendo essa zona toda, criou leis sobre como as pessoas devem agir, justamente pra evitar o mal.

Não matar, não roubar, respeitar a família... Tudo isso são coisas boas. E é o que ele pede e enviou lá os tais 15 mandamentos (Moisés quebrou os originais e voltou só com 10) pra gente cumprir e ser feliz.

Se ninguém catasse a mulher ou o homem de outra pessoa, o mundo não seria melhor?

Se os filhos se esforçassem para serem dignos aos olhos dos pais (e a recíproca tbm), o mundo não seria melhor?

No fundo, as pessoas escolhem a maldade. E, infelizmente, pessoas inocentes pagam por esses desviantes.

Isso abre margem para muito debate, se não me engano em Isaías Deus diz que criou as trevas e o mal, oq cai contra essa analogia da historia que vc citou... e tem tb a velha que é contraditório existir livre-arbítrio e onisciência já que você saber oq vai acontecer cria por si só o destino e se as coisas são destinadas vc vai fazer eles e a escolha é apenas uma ilusão.

Parte do problema das afirmações da biblia é que ela é como as histórias em quadrinhos americanas, foram escritas por trocentos negos em momentos históricos muito distintos e para atender as necessidades do momento que estão escrevendo foram criando diversos tipos de personalidade e poderes para se justificarem (fora as apropriações de outros mitos para assimilação de povos), poderes que nem fazem sentido entre si como nesse caso...
 

C R O I X

Bam-bam-bam
Mensagens
3.517
Reações
3.570
Pontos
303
Alguem aí ja parou pra tentar analisar religiões trocando o protagonismo de lado? tipo, e se o deus católico na verdade for o mal que venceu e dominou a existência com punhos de ferro? Segue um texto que achei bacana com essa temática (traduzido por mim)



engraçado que catolicismo faria muito mais sentido assim. por que o mal não existiria se houvesse um deus onipotente E benevolente. conclui-se que se houvesse um deus, ou seria benevolente, ou onipotente ou nenhum dos 2. jamais os 2 ao mesmo tempo.
fora que fica bem mais interessante ver as historinhas sob essa perspectiva.

enfim, o que acham?
eu sou ateu, só achei interessante ler essa perspectiva.
Gostei da historinha.
De fato o deus original, o do primeiro testamente e que eh o mesmo deus Judaico, eh narrado e apresentado como um deus intolerante, punitivo, temivel, em outras palavras, malvado.

Mas ai os catolicos criaram uma nova versao do seus Judaico, escrevendo o segundo testameto, usando Jesus como protagonista, que ensina o perdao, a tolerancia, a compreencao.

PS: eu nao sigo nenhuma religiao e nemhuma divindade em particular.

Sent from my SM-A300FU using Tapatalk
 

C R O I X

Bam-bam-bam
Mensagens
3.517
Reações
3.570
Pontos
303
Sou ateu. A única certeza que tenho é que o Islamismo é uma cópia descarada do judaísmo/cristianismo.
Uma cópia do que há de pior nessas duas, cabe frisar.
Na verdade a origem das tres religioes (incluindo o cristianismo) eh a mesma. Mas ai cada uma foi se ramificando dando updates que convinham suas historias, sociede, mentalidade e cultura. Mas as tres religioes seguem o mesmo deus e eram antes uma crenca so.

Sent from my SM-A300FU using Tapatalk
 

C R O I X

Bam-bam-bam
Mensagens
3.517
Reações
3.570
Pontos
303
Essa questao do livre arbitrio e do "controle de Deus", soa muito como uma forma de alegoria dos anrigos indus / budistas.

Em resumo, temos a ilusao que temos o controle do que fazemos, assim como temos a ilusao do tempo. Mas segundo eles, os problemas ao qual tendem a levar aquilo que chamamos de mau, sao causados justamente com achar que temos o controle sobre tudo em nossa volta.

Eh como se o mundo e a vida fosse uma ondas do mar ou uma danca. Se vc acha que pode dancar o ritimo que le convem alheio ao ritimo da nusica, ou remar contra a corrente do mar, vc esta fora de sintonia, ou pior cria uma falta de sintonia por achar que tem um controle que nao tem. E assim causa problemas.

A vida entao, seria dancar o ritimo da musica e remar junto com a corrente. E no lugar de querer controlar, a harmonia da vida estaria em apenas em ouvir a musica e sentir a corrente do mar. E seguir seu ritimo.

Deus entao seria a corrente do mar, a musica.

Sent from my SM-A300FU using Tapatalk
 

thiago_rariz

Bam-bam-bam
Mensagens
10.743
Reações
8.560
Pontos
454
Essa historia dos anjos caídos, citado pelo OP, não tem apoio no Tanach (ou Antigo Testamento). No livro de Yov (ou Jó) Satanás é um cumpridor de ordens de D´us e nunca vai além disso.
E sim, no judaísmo D´us criou tudo ou seja, criou o mal e as trevas tb. No judaísmo não existe dualidade ou briga entre o bem e o mal. Qualquer afirmação nesse sentido na verdade é teologia cristã, não judaica.
 
Ultima Edição:

Gargantua

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
2.533
Reações
6.101
Pontos
719
Essa questao do livre arbitrio e do "controle de Deus", soa muito como uma forma de alegoria dos anrigos indus / budistas.

Em resumo, temos a ilusao que temos o controle do que fazemos, assim como temos a ilusao do tempo. Mas segundo eles, os problemas ao qual tendem a levar aquilo que chamamos de mau, sao causados justamente com achar que temos o controle sobre tudo em nossa volta.

Eh como se o mundo e a vida fosse uma ondas do mar ou uma danca. Se vc acha que pode dancar o ritimo que le convem alheio ao ritimo da nusica, ou remar contra a corrente do mar, vc esta fora de sintonia, ou pior cria uma falta de sintonia por achar que tem um controle que nao tem. E assim causa problemas.

A vida entao, seria dancar o ritimo da musica e remar junto com a corrente. E no lugar de querer controlar, a harmonia da vida estaria em apenas em ouvir a musica e sentir a corrente do mar. E seguir seu ritimo.

Deus entao seria a corrente do mar, a musica.

Sent from my SM-A300FU using Tapatalk
Abaixo uma interessante discussão sobre a ilusão de livre arbítrio sob a perspectiva biológica, psicológica e neurológica:


O vídeo é longo @C R O I X ,mas vale a pena conferir.
 
Ultima Edição:

soltonatural

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.835
Reações
16.534
Pontos
1.004
99% dos Ateus não entendem o conceito de livre-arbítrio
Coincidência?
 

DarkMorten

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.219
Reações
19.157
Pontos
614
orra ...fazia tempo que não ouvia Morbid Angel ...

bem, interessante o tema do topico .. tomara que não detonem ele..

comio vi umas musicas relacionadas, me lembrei que a banda sueca Draconian tem em um de seus discos, um disco conceitual lançado em 99 chamado "The Closed Eyes of Paradise" que narra nas suas faixas conceitos relacionados ao tema do topico entre Deus e Lúcifer, deixarei aqui o epilogo do disco
 
Ultima Edição:

Gargantua

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
2.533
Reações
6.101
Pontos
719
Essa historia dos anjos caídos, citado pelo OP, não tem apoio no Tanach (ou Antigo Testamento). No livro de Yov (ou Jó) Satanás é um cumpridor de ordens de D´us e nunca vai além disso.
E sim, no judaísmo D´us criou tudo ou seja, criou o mal e as trevas tb. No judaísmo não existe dualidade ou briga entre o bem e o mal. Qualquer afirmação nesse sentido na verdade é teologia cristã, não judaica.
Como eu comentei na minha primeira postagem aqui no tópico, toda a extensa narrativa sobre a rebelião de Lúcifer perante a tirania de Deus, a queda dos anjos no abismo do inferno e a busca de Lúcifer dor dominância tornando-se assim a figura de Satanás, tem origem no Paraíso Perdido de Milton e não nos textos abraâmicos.

Filmes como The Prophecy/Anjos Rebeldes, HQs como Hellblazer/John Constantine e o conto postado pelo OP possuem influência direta do Paraíso Perdido. Claro, não se comparam com a beleza e a profundidade da obra original, que inspira pensamentos e reflexões sobre rebelião, liberdade, religiosidade, condição humana e "queda pessoal".

Muito do pensamento filosófico sobre o inferno na arte e no entretenimento, possui direta influência da Divina Comédia (Dante Alighieri), Paraíso Perdido (John Milton) e Marriage of Heaven and Hell (William Blake). Os textos religiosos abraâmicos não são muitos extensos sobre o tema.
paradise-lost-3.jpg

Mesmo no início do catolicismo, o sagrado e o profano estavam próximos no imaginário. A dualidade existia, mas fazia parte "do todo" e da perspectiva completa sobre Deus.
"The Devil first appeared in early Christian iconography as a blue angel assisting Jesus on judgment day separating the goats from the sheep, as described the gospel according to Matthew."
ravenna_santapollinaire.jpg
 

Haagenti

Lenda da internet
Mensagens
39.352
Reações
51.525
Pontos
1.712
Não tenho um lado espiritual desenvolvido, mas gosto bastante de Blink182
 

Gargantua

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
2.533
Reações
6.101
Pontos
719
orra ...fazia tempo que não ouvia Morbid Angel ...

bem, interessante o tema do topico .. tomara que não detonem ele..

comio vi umas musicas relacionadas, me lembrei que a banda sueca Draconian tem em um de seus discos, um disco conceitual lançado em 99 chamado "The Closed Eyes of Paradise" que narra nas suas faixas conceitos relacionados ao tema do topico entre Deus e Lúcifer, deixarei aqui o epilogo do disco

Nesse caso, a grande inspiração é também o Paraíso Perdido do Milton e não os textos religiosos, mesmo que a inspiração inicial para o Milton tenha sido o pensamento religioso abraâmico.

Nos anos 90 o tema era comumente abordado pelas bandas de metal/death/doom (vide a banda Paradise Lost). Mas os melhores discos da época com esse tema, na minha opinião, são os primeiros do Elend.



O Ulver também possui um disco interessante, inspirado no Marriage of Heaven and Hell do William Blake.
 

Tilak

Bam-bam-bam
Mensagens
4.447
Reações
9.411
Pontos
303
Essa historia dos anjos caídos, citado pelo OP, não tem apoio no Tanach (ou Antigo Testamento). No livro de Yov (ou Jó) Satanás é um cumpridor de ordens de D´us e nunca vai além disso.
E sim, no judaísmo D´us criou tudo ou seja, criou o mal e as trevas tb. No judaísmo não existe dualidade ou briga entre o bem e o mal. Qualquer afirmação nesse sentido na verdade é teologia cristã, não judaica.
O que faz muito mais sentido isso...

Satã se rebelou mesmo não tendo livre-arbítrio, erro grosseiro de lógica.
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.778
Reações
18.253
Pontos
784
Esta conversa me lembra muito o debate de calvinistas e luteranos. Arminianismo e por aí vai. Hà a famosa doutrina da "eleição" que é oposta ao do livre arbitrio.
No fim das contas, tudo isto é superstição da braba.
Jesus nunca discutiu porcaria de teologia nenhuma, é capaz até do mesmo nunca ter acreditado nestas patifarias.
Se o pessoal gastasse mais seu tempo fazendo o que é devido ao invés de debater e discutir suas superstições o mundo seria um lugar melhor.
Mesmo no islamismo há supostos "hereges" e grupos que são opostos uns aos outros. Onde tem religião no meio há confusão e desordem.
 

Gargantua

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
2.533
Reações
6.101
Pontos
719
Eu acabei de assistir ele todo e gostei de ver.
Obrigado pela recomendacao.
Legal!
Recomendo o vídeo para todos que tiverem interesse na discussão desse tema (livre arbítrio). Mesmo quem inicialmente discorde de pontos defendidos pelo Sam Harris, pode vir a achar essa discussão específica, válida e interessante.
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.981
Reações
31.278
Pontos
1.753
Eu não sou ateu, mas me ilumine com o seu conceito "correto" de livre-arbítrio...
é a boa e velha combinação do dogmatismo, ad-hominem e generalizações defeituosas.
"discordam de mim, logo são burros e/ou incapazes de compreender"
 
Ultima Edição:

DarkMorten

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.219
Reações
19.157
Pontos
614
é a boa e velha combinação do dogmatismo, ad-hominem e generalizações defeituosas.
"discordam de mim, logo são burros e/ou incapazes de compreender"

sabe o que isso me lembra ?
um monte de topico por ai que falam um a qualquer e já vem dodóis a rodo
só lembrar a tolerância daquele topico sobre a islandia e o povo lá que tava virando seguidor de Odin
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.981
Reações
31.278
Pontos
1.753
opa, saiu um videozinho q cai bem no tópico. alias como uma luva.


na verdade é parte de uma série bem longa, mas pode ser tranquilamente visto solto sem perder sentido.
sério, é longo, mas é bom.
 
Ultima Edição:

Warlocker

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.486
Reações
10.056
Pontos
1.364
Ou não.
Tem uma estória muito legal, fácil de achar na Internet.
Um professor ateu tenta provar a um aluno cristão que Deus não existe e usa a famosa justificativa de que se Deus existisse, não haveria o mal.

O aluno então pergunta, professor, existe a escuridão? Quando ele diz que sim, o aluno diz "Não, não existe a escuridão, a escuridão é apenas a ausência de luz..." e mais outros exemplos.

No fim ele diz "Existe o mal, professor?" e quando o professor cita exemplos do mal, o aluno diz "Não existe o mal, assim como a luz, existe ausência de Deus".

Obviamente a versão original é bem melhor escrita e vale a pena ler.

As pessoas tem essa visão, Deus é mal porque ele fez coisas que eu não concordo...

Nao é por aí.

O próprio exemplo do livre arbítrio já mostra que os humanos podem escolher fazer o bem, ou não. Isso é livre arbítrio.

Logo, se um homem decide matar outro, a culpa não seria de Deus.

Ainda mais que ele, vendo essa zona toda, criou leis sobre como as pessoas devem agir, justamente pra evitar o mal.

Não matar, não roubar, respeitar a família... Tudo isso são coisas boas. E é o que ele pede e enviou lá os tais 15 mandamentos (Moisés quebrou os originais e voltou só com 10) pra gente cumprir e ser feliz.

Se ninguém catasse a mulher ou o homem de outra pessoa, o mundo não seria melhor?

Se os filhos se esforçassem para serem dignos aos olhos dos pais (e a recíproca tbm), o mundo não seria melhor?

No fundo, as pessoas escolhem a maldade. E, infelizmente, pessoas inocentes pagam por esses desviantes.
Toda essa teologia vai pro brejo com todo aquele papo de "onipotente, onisciente, onipresente"...

Se deus é onisciente e onipotente ele é atemporal.. Se ele é atemporal ele ja sabe se voce vai escolher ou nao, se voce vai falhar ou nao e o pior.. ele vai julgar sua alma mandando ela pro inferno por isso.
 
Topo Fundo