O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Um tribunal francês decidiu que a Valve deve permitir que as pessoas revendam seus jogos digitais

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.373
Reações
21.989
Pontos
1.109
Original:

A French court has ruled that Valve should allow people to re-sell their digital games

Valve and game developers have a bit of a fight on their hands here, with a French court ruling that Valve should allow users to re-sell their digital games.

Reported by the French website Next Inpact, the French consumers group UFC Que Choisir had a victory against Valve as French courts have ruled against them on the topic of reselling digital content. From what I've read and tried to understand, the courts have basically said that when you buy something on Steam it is indeed a proper purchase and not a subscription.

Valve has been ordered to pay damages at €20K plus €10K to cover some costs. On top of that, they will also have to publish the judgement on Steam's home page (presumably only for users in France) and for it to remain visible for three months. If they don't, they will get a fine for each day of €3K. To Valve though, that's likely pocket change. The bigger issue though, is how other countries inside and outside the EU could follow it.

Speaking to PC Gamer who got a statement from Valve, they are going to fight it. Of course they will though, they could stand to lose quite a lot here and it would set a pretty huge precedent for other stores like GOG, Epic, Humble, itch and all the rest.

There's a lot to think about with this situation. Valve could end up changing the way they deal with this, just like they did with the nicer refunds option which came about after legal issues too. Imagine being able to sell and transfer a game over to another Steam user. Valve could take a cut of that most likely too.

Something to think on there is how this could affect game developers too, I'm all for consumer rights but I do try to think about all angles. We could end up looking at higher prices overall, no release day discounts, more micro transactions, more games updated as a constant service, games that require an online account as a service so you're not paying for an actual product and so on as developers try to keep more income when many smaller developers are already struggling.

Interesting times.


Tradução rápida sem revisão:

Um tribunal francês decidiu que a Valve deve permitir que as pessoas revendam seus jogos digitais


A Valve e os desenvolvedores de jogos têm um pouco de briga por aqui, com uma decisão da corte francesa de que a Valve deve permitir que os usuários revendam seus jogos digitais.

Relatado pelo site francês Next Inpact, o grupo de consumidores franceses UFC Que Choisir obteve uma vitória contra a Valve, uma vez que os tribunais franceses decidiram contra eles no tópico de revenda de conteúdo digital. Pelo que li e tentei entender, os tribunais disseram basicamente que, quando você compra algo no Steam, é de fato uma compra adequada e não uma assinatura.

A valve foi condenada a pagar uma indenização em € 20K mais € 10K para cobrir alguns custos. Além disso, eles também terão que publicar o julgamento na página inicial do Steam (presumivelmente apenas para usuários na França) e para que ele permaneça visível por três meses. Caso contrário, serão multados por dia de € 3K. Para a Valve, é provável que isso troque de bolso. A questão maior, porém, é como outros países, dentro e fora da UE, poderiam segui-lo.

Falando ao PC Gamer que recebeu uma declaração da Valve, eles vão lutar contra isso. É claro que sim, eles poderiam perder muito aqui e isso abriria um precedente muito grande para outras lojas como GOG, Epic, Humble, e todo o resto.

Há muito o que pensar com essa situação. A Valve pode acabar mudando a maneira como lidam com isso, assim como fizeram com a opção de reembolsos mais agradáveis, que surgiu depois de questões legais. Imagine poder vender e transferir um jogo para outro usuário do Steam. A valve também poderia ter uma parte disso.

Algo em que pensar é como isso pode afetar os desenvolvedores de jogos também, sou a favor dos direitos do consumidor, mas tento pensar em todos os ângulos. Poderíamos acabar procurando preços mais altos no geral, sem descontos no dia do lançamento, mais micro transações, mais jogos atualizados como um serviço constante, jogos que exigem uma conta online como um serviço, para que você não pague por um produto real e assim por diante. desenvolvedores tentam manter mais renda quando muitos desenvolvedores menores já estão lutando.

Tempos curiosos.


Links:
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.373
Reações
21.989
Pontos
1.109
Tenho 350+ jogos no Steam, os que eu realmente gostaria de manter são menos de 10.

Sonho da poura poder vender tudo o que tá empoeirando virtualmente na minha conta.
Sim, mas todo mundo ia fazer o mesmo e a demanda seria tão alta que o preço dos jogos ia ser igual das cartinhas. Tipo Fallout 3 por dois reais.

Mas se uma medida assim passa, com certeza iria afetar todas as outras lojas, acabando com a farra da Epic de jogos grátis.
 

IuriXtremeSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.260
Reações
19.794
Pontos
803
Eu acho que isso aí é no lance de revender a conta TODA, individualmente acho que nao tem como, principalmente se for nos consoles.

mas sei lá
 

RenatoW

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.703
Reações
9.813
Pontos
753
Se pudesse vender ou trocar jogos digitais oficialmente acho um incentivo ainda maior para comprar jogos originais e digitais.

Eu ainda prefiro a mídia física a digital por causa da revenda.
 


FighterBR

Supra-sumo
Mensagens
1.089
Reações
1.296
Pontos
178
Sim, mas todo mundo ia fazer o mesmo e a demanda seria tão alta que o preço dos jogos ia ser igual das cartinhas. Tipo Fallout 3 por dois reais.

Mas se uma medida assim passa, com certeza iria afetar todas as outras lojas, acabando com a farra da Epic de jogos grátis.
nao se a valve quisesse era so permitir gastar o dinheiro da venda dentro da propria loja.
 

Água Mineral

Bam-bam-bam
Mensagens
3.485
Reações
4.439
Pontos
303
Se for assim ninguém mais vai comprar jogo da steam, espera uma semana aparecer um cara desapegado e vende por 10 reais.
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
17.154
Reações
42.040
Pontos
1.003
Azar de quem tem, se não quer lá mofando por que pegou? tenho 350+ jogos aqui e jogo uns 5/6 na steam, o resto ta aqui, mas é legal de ver eles, msm n jogando
 

de acordo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.645
Reações
10.037
Pontos
503
Se tiver aquele tempo de restrição chato pra cacete e ainda ter de atrelar em um número de celular mas diferente das cartas, ter de seguir isso TODA VEZ que for vender algum jogo, é uma forma de não deixar as vendas tão engarrafadas, ai ngm ficaria vendendo toda hora mas num prazo de 15 em 15 dias
 

GAMETA

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.024
Reações
14.576
Pontos
503
Poderiam existir algumas regras quanto à venda, por exemplo: jogos comprados só podem ser revendidos após 3 meses do lançamento e apenas após 2 meses da data da compra.

O valor do usado não pode exceder 60% do valor do jogo, nem ser menor do que 30%

O jogador fica com 75% do valor de revenda, a developer com 15%, a Valve com 10% (estou chutando, mas poderiam existir porcentagens justas).

O jogador que compra usado não destrava achievements, já que são recursos extras da plataforma, a não ser que pague um valor extra.

DLCs não podem ser revendidas, nem transferidas... e por aí vai.

Eu vejo até como positivo pras devs, dá pra ganhar uns extras no longo prazo.
 

McLaren Project 4

Bam-bam-bam
Mensagens
2.310
Reações
2.757
Pontos
288
Os caras quebram a Valve e arruínam o steam se isso for para frente.

Exceto pelo fato de que se isso passar vai ser restrito somente ao território francês, e não as demais partes do globo, logo a Valve nunca vai ser arruinada. E na pior das hipóteses, se ela achar que vai sair perdendo é só encerrar os serviços do Steam em território francês e pronto.

De qualquer forma, isso dificilmente vai acontecer, msm na França.
 
Ultima Edição:

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.504
Reações
179.173
Pontos
1.514
Poderiam existir algumas regras quanto à venda, por exemplo: jogos comprados só podem ser revendidos após 3 meses do lançamento e apenas após 2 meses da data da compra.

O valor do usado não pode exceder 60% do valor do jogo, nem ser menor do que 30%

O jogador fica com 75% do valor de revenda, a developer com 15%, a Valve com 10% (estou chutando, mas poderiam existir porcentagens justas).

O jogador que compra usado não destrava achievements, já que são recursos extras da plataforma, a não ser que pague um valor extra.

DLCs não podem ser revendidas, nem transferidas... e por aí vai.

Eu vejo até como positivo pras devs, dá pra ganhar uns extras no longo prazo.


boa ideia!
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.918
Reações
56.899
Pontos
2.164
Se isso vingar, o que eu acho difícil, a steam ainda vai descobrir um jeito de lucrar em cima, por exemplo, ficando com uma fatia do valor além de estabelecer uma série de regras.


Steam quebrar kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
 

Julian - Talude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.804
Reações
5.608
Pontos
949
O dia que der pra revender mídia digital e inclusive, emprestar, eu irei focar exclusivamente nela... Enquanto isso me manterei focado em mídia física comprando apenas muito ocasionalmente alguma mídia digital.
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.373
Reações
21.989
Pontos
1.109
Se isso vingar, o que eu acho difícil, a steam ainda vai descobrir um jeito de lucrar em cima, por exemplo, ficando com uma fatia do valor além de estabelecer uma série de regras.


Steam quebrar kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Sim, igual acontece com as cartinhas.
Aliás, imagina só se Artifact tivesse sido um sucesso? Dinheiro entrando na conta deles toda hora a cada card passado no jogo.
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.740
Reações
40.627
Pontos
1.053
Se isso acontecer vão ter que criar um monte de regras, se não vira bagunça.

Via Tapatalk
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
Estado se metendo onde não deve... mais fácil a Valve sair da frança e mandarem se foder hauhauha
 

G².

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.335
Reações
25.913
Pontos
803
Nada de GOG, uPlay, Origin, Battle.Net ou Epic Games Store, só podem cobrar a Steam.

E vindo do Françaquistão, tem dedo podre nessa história.
 

Urso da Coca Cola

Bam-bam-bam
Mensagens
1.958
Reações
3.271
Pontos
453
Quem quer caixinhas e revender os jogos que vá de consoles, muitas vezes prefiro comprar um jogo do ps4 do que na steam por causa disso, não precisa de nenhum dedo podre do estado pra decidir o que as empresas devem fazer ou não !
 
Ultima Edição:

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.373
Reações
21.989
Pontos
1.109
Estado se metendo onde não deve... mais fácil a Valve sair da frança e mandarem se foder hauhauha
A França faz parte da UE, o que a França fizer vai ser feito pra toda a UE. Impossível a Valve ter coragem de sair da Europa inteira por causa disso.
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
Quem quer caixinhas e revender os jogos que vá de consoles, muitas vezes prefiro comprar um jogo do ps4 do que na steam por causa disso, não precisa de nenhum dedo podre do estado pra decidir o que as empresas devem fazer ou não !
Eu tembém tinha esse pensamento, comprar os jogos físicos pra poder revender, mas eu fico com dó, e fico com todos hauhauahua meu plano deu errado. To até pensando pegar Sekiro no PS4 no lugar do PC... alguém sabe se roda bem no pro? hauhauahu
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
Claro que sim porra, nunca entendi essa retardice de não poder revender jogo digital
Se tá falando sério? você concorda que o estado tenha que obrigar o modelo de negócios de uma empresa a mudar? sendo que ninguém foi obrigado ou coagido a comprar nada? é um tiro no pé isso, sabia?
 

Antestor

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
9.582
Reações
20.720
Pontos
964
Sim, mas todo mundo ia fazer o mesmo e a demanda seria tão alta que o preço dos jogos ia ser igual das cartinhas. Tipo Fallout 3 por dois reais.

Mas se uma medida assim passa, com certeza iria afetar todas as outras lojas, acabando com a farra da Epic de jogos grátis.

Pelo menos alguns usuários aqui da OS iriam gostar, já que eles odeiam jogos gratis pois são clientes fidelizados!
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.373
Reações
21.989
Pontos
1.109
Se isso emplacar, vai se alastrar para todos os meios de venda digital... filmes, música, apps, vamos ver como a coisa vai ficar quando o assunto atingir Apple, Google, Microsoft, Sony e Cia.
Imagina só a galera vendendo todas as músicas que comprou no iTunes? As ações da Apple vão lá pra baixo.
 

@_@

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.670
Reações
4.736
Pontos
703
Claro que sim porra, nunca entendi essa retardice de não poder revender jogo digital
Porque a Steam criaria competidores para ela mesma? Sem falar que os desenvolvedores simplesmente não ganhariam mais grana nessas vendas.
 
Topo Fundo