O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Uma ajudinha de quem entende de desenvolvimento de aplicativos

lucas789

Lenda da internet
Mensagens
30.028
Reações
78.327
Pontos
1.704
Então pessoal, to sem nada pra fazer e tava pensando em desenvolver um aplicativo de gerenciamento para a empresa da minha família

Sinceramente eu não sei se é viável, mas a minha ideia seria criar um aplicativo onde fosse possível cadastrar os clientes para que eles pudessem acessar em seus celulares as informações pertinentes a cada um, como avisos, agenda, etc... Poderia ter uma área para funcionários também

Pela característica do app acredito que sera preciso o uso de servidor para armazenar os dados e algum sistema de cadastro para que cada usuário receba suas informações especificas, mas eu não faço ideia se existe alguma ferramenta indicada pra desenvolver esse tipo de app

Alguém tem alguma ideia sobre que ferramenta usar?
 

Zelcron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
441
Reações
669
Pontos
1.029
Se vc já souber programar, seria bom vc pegar algo próximo do que vc já sabe.

Se vc não for programador, o Access da Microsoft é uma boa opcao.
 


Kaiji

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.570
Reações
23.628
Pontos
1.154
O que você quer é um CRM.
Por experiência própria, desenvolver um sistema desse tipo é uma m****. Primeiro: você vai precisar definir linguagem que irá utilizar, interface (que é web/android e IOS), banco de dados que irá trabalhar e como vai publicar a sua aplicação. Essa é a parte fácil. O inferno de se fazer um CRM, é que ele vai crescendo em escopo a medida que você vai incorporando novas funcionalidades nele (que você vai acabar percebendo que precisa depois). Acredito que, não é o tipo de sistema para um amador mexer, a menos que você deixe ele um sistema leve e bem simples.
 

Dr. Freeman

Bam-bam-bam
Mensagens
10.377
Reações
8.451
Pontos
389
Mais fácil usar o Odoo. ERP e CRM de codigo aberto que gerencia: vendas, CRM, site, faturamento, contatos, inventário, compras, etc etc...

Desenvolver um sistema desse nível vai gastar tempo demais, dinheiro demais decifrando coisas que já existem milhares aí por diferentes preços.

Com um sistema como o Odoo qualquer empresa pode funcionar em home office, ou hibrido, ou etc etc. Ele até tem um sistema tipo Slack dentro dele...

Não perca tempo e dinheiro em processos e produtos que já existem. Seja mais estratégico: compre o mais barato, com o mínimo que você precisa pra rodar melhor sua empresa. A partir daí, corre atrás de pensar em como o seu negócio pode se tornar + escalável com o mínimo de esforço possível.
Até o Asana gratis funciona pra fazer gestão de equipes também. Trabalho com ele + Odoo e é muito bom.

Leia: Lean Startup, Design Sprint, Scrum

A empresa dos seus pais é b2b ou b2c? Tem muita diferença de estratégia entre os 2 tipos de empresa.
 

lucas789

Lenda da internet
Mensagens
30.028
Reações
78.327
Pontos
1.704
Você pode tentar algo que não requer programação e da toda infra como as soluções da SalesForce https://www.salesforce.com/products/platform/overview/

O AppGyver não tem o CRM em backend mas também deixa criar app sem programação: https://www.appgyver.com/

Às vezes vale a pena você contratar alguém pra fazer isso, tenho um amigo que faz apps se quiser o contato manda MP.
Então, eu cheguei a ver esse aqui

http://www.acadesc.com.br/Arquivos/Manual_APP_Acadesc_Fannys.pdf

Com o desconto por ja suar a plataforma sairia uns 350 reais por mês, mas como eu to sem nada pra fazer, pensei em tentar eu mesmo desenvolver algo parecido pra nao precisar ficar pagando essa grana todo mês
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.855
Reações
27.815
Pontos
1.444
Dá uma pesquisada em servidor de aplicação, eu iria por esta linha. Tem o .NET e o servidores de aplicação Java.
Aí vc monta um BD, um componente web, um regras de negócio. Posteriormente vc estuda Android e troca esse componente web por um app. Aí depois estuda virtualização e coloca esse BD na nuvem.
 

Pate_de_queijo

Bam-bam-bam
Mensagens
7.523
Reações
9.228
Pontos
434
Olha, eu recomendaria a você tentar fazer por conta própria, você vai ganhar um conhecimento absurdo que vai lhe ajudar pelos próximos 10 anos, pelo menos, seguindo a tendência de TI.

Mas tecnicamente você vai precisar de alguns requisitos, mais precisamente um conhecimento bom de programação e modelagem de banco.

Eu faria alguns APPs simples, para você conhecer a arquitetura, depois eu faria um APP com integração a banco.

Eu recomendo o Xamarin, que é a plataforma com que trabalho, ta bem unificada para desenvolvimento mobile. Pegue cursos de C# e Xamarin no Udemy, será seu ponto de partida.

E no futuro comece a ler e entender sobre APIs, que serão a base do desenvolvimento mobile, mas por ora, tente se focar nos conceitos iniciais que te passei. Uma coisa de cada vez, o mais importante é que você tenha disciplina pra continuar, porque se realmente quiser, o mercado mobile e desenvolvimento tá bombando demais.

Enviado de meu LG-M700 usando o Tapatalk
 

Dig Joy

Vem brincar comigo!
VIP
Mensagens
9.045
Reações
23.074
Pontos
353
Cara um CRM não é nada simples...

Se for simples não é um CRM.
 
D

Deleted member 219486

Olha, eu recomendaria a você tentar fazer por conta própria, você vai ganhar um conhecimento absurdo que vai lhe ajudar pelos próximos 10 anos, pelo menos, seguindo a tendência de TI.

Mas tecnicamente você vai precisar de alguns requisitos, mais precisamente um conhecimento bom de programação e modelagem de banco.

Eu faria alguns APPs simples, para você conhecer a arquitetura, depois eu faria um APP com integração a banco.

Eu recomendo o Xamarin, que é a plataforma com que trabalho, ta bem unificada para desenvolvimento mobile. Pegue cursos de C# e Xamarin no Udemy, será seu ponto de partida.

E no futuro comece a ler e entender sobre APIs, que serão a base do desenvolvimento mobile, mas por ora, tente se focar nos conceitos iniciais que te passei. Uma coisa de cada vez, o mais importante é que você tenha disciplina pra continuar, porque se realmente quiser, o mercado mobile e desenvolvimento tá bombando demais.

Enviado de meu LG-M700 usando o Tapatalk

Vai sair junto com o novo game do Kojima.
 

VanHalenBR

Lenda da internet
VIP
Mensagens
18.869
Reações
26.850
Pontos
1.844
Então, eu cheguei a ver esse aqui

http://www.acadesc.com.br/Arquivos/Manual_APP_Acadesc_Fannys.pdf

Com o desconto por ja suar a plataforma sairia uns 350 reais por mês, mas como eu to sem nada pra fazer, pensei em tentar eu mesmo desenvolver algo parecido pra nao precisar ficar pagando essa grana todo mês


Bem depende de seu conhecimento, o que voce quer fazer, voce precisa não apenas saber desenvolver o app, mas levar em consideração, o banco de dados, a segurança dos dados (e essa parte é bem mais difícil que parece), aonde armazenar os dados, que tipo de banco de dados voce vai usar (Eu recomendaria um No-SQL, tipo MongoDb) ... etc....

No mais voce vai fazer so pra Android e usar as ferramentas nativas? iOS? Ou voce vai tentar um Framework que usa tecnologias Web mas que encapsula tudo em um app, como o Framwork 7, Appcelarator ou PhoneGap (por exemplo)

Pesquise e decida isso antes de desenvolver, ai voce vai saber que caminho tomar. Tem cursos no udemy que podem te ajudar (requer inglês)
 

Rayzen_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.144
Reações
3.830
Pontos
704
Eu usaria frontend em ionic, que utiliza angular, faz aplicações hibridas e tem templates prontos bem bonitos. Backend em python com flask e banco de dados em postgresql.
 

lucas789

Lenda da internet
Mensagens
30.028
Reações
78.327
Pontos
1.704
Bem depende de seu conhecimento, o que voce quer fazer, voce precisa não apenas saber desenvolver o app, mas levar em consideração, o banco de dados, a segurança dos dados (e essa parte é bem mais difícil que parece), aonde armazenar os dados, que tipo de banco de dados voce vai usar (Eu recomendaria um No-SQL, tipo MongoDb) ... etc....

No mais voce vai fazer so pra Android e usar as ferramentas nativas? iOS? Ou voce vai tentar um Framework que usa tecnologias Web mas que encapsula tudo em um app, como o Framwork 7, Appcelarator ou PhoneGap (por exemplo)

Pesquise e decida isso antes de desenvolver, ai voce vai saber que caminho tomar. Tem cursos no udemy que podem te ajudar (requer inglês)
Em principio seria só pra android
 

VanHalenBR

Lenda da internet
VIP
Mensagens
18.869
Reações
26.850
Pontos
1.844
Eu usaria frontend em ionic, que utiliza angular, faz aplicações hibridas e tem templates prontos bem bonitos. Backend em python com flask e banco de dados em postgresql.
Embora angular seja foda, me irritava que eles usavam JScript ao invés de ECMA Script... eu nem sei se isso aonde é real, mas por isso eu sempre defendia Jquery e hoje em dia estou fazendo um projeto com Vue.js (por isso até que recomendei o Framework 7, ele usa Vue)

Ah so uma nota já que to falando de Framweorks, não confio no React, não sei o que o Facebook meteu ali no meio...
 

Rayzen_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.144
Reações
3.830
Pontos
704
Embora angular seja foda, me irritava que eles usavam JScript ao invés de ECMA Script... eu nem sei se isso aonde é real, mas por isso eu sempre defendia Jquery e hoje em dia estou fazendo um projeto com Vue.js (por isso até que recomendei o Framework 7, ele usa Vue)

Ah so uma nota já que to falando de Framweorks, não confio no React, não sei o que o Facebook meteu ali no meio...
Gosto muito de React, é muito fácil de mexer. Vue eu nunca mexi, mas já ouvi falar bem. O ionic usa o Angular com TypeScript, não vejo maiores problemas quanto a isso. As vezes tenho problemas com as dependências aí tem que ficar apagando os módulos e instalando de novo, isso eu acho chato e isso não acontece no react.
 

Dig Joy

Vem brincar comigo!
VIP
Mensagens
9.045
Reações
23.074
Pontos
353
De qualquer modo, não recomendo o user entrar nessa loucura.
Fazem um CRM no braço, sozinho é uma tarefa extremamente ardua...

Trabalho com exatamente esse tipo de m**** hauahuahuahha
Desenvolvimento Mobile + Sistemas CRM / Contabeis
 
Topo Fundo