O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Uma dúvida sobre seleção natural

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Não sou o cara mais inteligente do pedaço, então nunca compreendi satisfatoriamente a ideia de seleção natural, de Charles Darwin. O básico eu compreendo, mas tem um cenário que eu imaginei e ainda não entendi por completo.

Neste exemplo, vou utilizar os seres humanos, mesmo. Imagine que estamos começando nossa difusão pelo planeta, há vários de nós, cada qual com suas características, mas nem todos sobreviverão. Os que possuirem características mais favoráveis à sobrevivência, poderão procriar e ter filhos parecidos, haja vista a transmissão hereditária dos genes. Quanto aos com menor chance de sobreviver... Bem, morto não transa, então eles caem fora da competição, consolidando a tal seleção natural. A mutabilidade dos genes se encarrega de imprimir variedade na busca pelo tipo de humano mais apropriado a determinado tipo de vida. Minha dúvida é até onde essa mutabilidade vai. O cóccix é um vestígio de cauda existente em nossos ancestrais. Pela lógica da seleção natural, deduzo que ter cauda não é muito apropriado a um bípede, então é o tipo de coisa que foi sendo limada com o passar das gerações. Penso, se mudamos tanto para nos tornarmos o que somos hoje, poderíamos mudar de volta, caso a situação demandasse? Num colapso da sociedade, o retorno da vida primitiva, poderíamos voltar a ter caudas? Ou, melhor ainda, a mutabilidade dos genes poderia trazer ao ser humano uma característica nunca antes vista nele ou em seus ancestrais?

Peço que não avacalhem, eu realmente não sei, por isso estou postando aqui. Não sei se, igual a um jogo de pôquer, os genes foram "cartas recebidas" e a vida premiou quem tinha a "melhor mão", com tudo pré-estabelecido, ou se a mutabilidade continua gerando novas possibilidades, sem parar, seja por si só ou com auxílio de fatores externos.

Agradeço quem puder ajudar.
 

Lost Angel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.607
Reações
14.377
Pontos
1.053
Cara, tem que levar em consideração o tempo que levamos para chegar ao nível evolutivo atual.

Se fôssemos mandados para um mundo onde não houvesse luz, levaria uns milhões de anos para nos adaptar a essa nova realidade e é assim que a evolução trabalharia.
 

Tesla

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.239
Reações
19.737
Pontos
709
O problema em usar os humanos como exemplo é que somos adaptáveis, sociais e numerosos (grande variabilidade genética); pressões externas não funcionam tão bem com a gente, pelo menos não em grande escala. Teria que pegar um grupo reduzido de pessoas e isolado de outras populações para conseguir algo. MAS, à princípio se tu pegar um grupo de humanos com mutação de cauda, por exemplo, com o tempo (e pessoas suficientes) tu pode consegue criar uma subespécie (nem sei se é o melhor termo) ue tem como característica a presença de cauda. Mas também não é preciso ir tão longe. Olhos claros são mutações recentes, coisa de 10000 anos atrás; tolerância à lactose também.

De qualquer forma, mutações (que são apenas uma forma em que evolução pode ocorrer) SEMPRE irão ocorrer, independente de fatores externos. Só de uma célula se dividir já há chance de ocorrer uma mutação.
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
O problema em usar os humanos como exemplo é que somos adaptáveis, sociais e numerosos (grande variabilidade genética); pressões externas não funcionam tão bem com a gente, pelo menos não em grande escala. Teria que pegar um grupo reduzido de pessoas e isolado de outras populações para conseguir algo. MAS, à princípio se tu pegar um grupo de humanos com mutação de cauda, por exemplo, com o tempo (e pessoas suficientes) tu pode consegue criar uma subespécie (nem sei se é o melhor termo) ue tem como característica a presença de cauda. Mas também não é preciso ir tão longe. Olhos claros são mutações recentes, coisa de 10000 anos atrás; tolerância à lactose também.

De qualquer forma, mutações (que são apenas uma forma em que evolução pode ocorrer) SEMPRE irão ocorrer, independente de fatores externos. Só de uma célula se dividir já há chance de ocorrer uma mutação.

Já deu pra entender mais um pouco, só ficou a dúvida final, que é sobre a capacidade de algo inédito em uma mutação. Por exemplo, pra facilitar, vamos fingir que só existam 10 genótipos diferentes em toda a raça humana, durante toda a duração dessa espécie. Haveria chance de, um dia, por uma mutação, aparecer um 11º genótipo, trazendo uma característica nova? Se sim, isso ocorre por mera aleatoriedade ou existem fatores que garantem sempre essa possível diversidade?
 

tv_H

Habitué da casa
Mensagens
166
Reações
130
Pontos
74
Se a mudança não for tão radical a ponto de exterminar todos os seres, a tendência é que com o tempo ocorra esta seleção natural, porém com a ciencia, pesquisa e desenvolvimento, nós humanos melhoramos esta seleção, deixando de ser natural, e aceleramos também nossa capacidade de adaptação, logo, não necessariamente algo que é desfavorável, irá realmente sumir com o passar do tempo quanto a nós, humanos.

Se for pensar pelo lado da seleção natural, hoje, para nós, o pobre é o que ta melhor adaptado, pois é o que mais reproduz e mais passa seu conteudo genético adiante, enquanto quanto mais rico, menos filhos, etc etc etc...
 

Tesla

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.239
Reações
19.737
Pontos
709
Já deu pra entender mais um pouco, só ficou a dúvida final, que é sobre a capacidade de algo inédito em uma mutação. Por exemplo, pra facilitar, vamos fingir que só existam 10 genótipos diferentes em toda a raça humana, durante toda a duração dessa espécie. Haveria chance de, um dia, por uma mutação, aparecer um 11º genótipo, trazendo uma característica nova? Se sim, isso ocorre por mera aleatoriedade ou existem fatores que garantem sempre essa possível diversidade?

Hmmm... Isso eu não sei dizer ao certo. Mas imagino que sim, mas não sei se essa mutação iria pra frente se não houvesse bastante indivíduos com ela. Já sobre mutações em si ocorrerem, não sei se "aleatório" é o termo mais adequado, pois passa a impressão de que elas ocorrem num vácuo. Geralmente elas vão surgir de erros no processo de divisão celular, ou induzidas por fatores externos como radiação. Também não espere algo muito "radical", as mudanças provavelmente serão sutis e graduais.
 


Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.062
Reações
25.867
Pontos
1.484
Já deu pra entender mais um pouco, só ficou a dúvida final, que é sobre a capacidade de algo inédito em uma mutação. Por exemplo, pra facilitar, vamos fingir que só existam 10 genótipos diferentes em toda a raça humana, durante toda a duração dessa espécie. Haveria chance de, um dia, por uma mutação, aparecer um 11º genótipo, trazendo uma característica nova? Se sim, isso ocorre por mera aleatoriedade ou existem fatores que garantem sempre essa possível diversidade?


na verdade, você deveria pensar nos genes de forma isolada, e não como genótipos completos.

Supondo por exemplo que no seu exemplo, houvessem apenas 10 genótipos, assim que uma pessoa do tipo "A" tivesse filhos com outra do tipo "B", o resultado já seria um genótipo diferente, mistura de A com B.

Assim cada indivíduo tem seu genótipo particular.

Mas trocando o termo para GENE, aí a pergunta faz mais sentido. Pegue por exemplo, o gene responsável por um dos processos iniciais na formação da coluna vertebral. Existem várias versões desse mesmo gene, e daí resulta colunas maiores ou mais curtas, mais largas ou mais finas, mais flexíveis ou rígidas, etc. Digamos que você tenha 10 versões desse mesmo gene como disse. A 11ª poderia sim, aparecer eventualmente com alguma característica nova, a ideia da mutação é exatamente essa. Todas as versões já existentes desse gene foram surgindo por mutação. A mutação é aleatória, porém a seleção natural não é, se surge uma nova variedade que seja funcional e não compromete a sobrevivência do sujeito, então ela pode ser passada adiantes na espécie.

O quão útil ela é (ou pode ser) é que determina a velocidade que essa variação nova pode aumentar na população. Ser for uma mutação neutra, não ajuda e nem prejudica, então ela permanece sendo por muito tempo como algo raro, específico da linhagem de indivíduos onde ela se original. Basicamente um traço de família particular.

Mas se ela é útil a sobrevivência, aumenta a expectativa de vida do sujeito, que vivendo mais, terá uma linhagem mais numerosa e bem sucedida que os demais. Como consequência o gene aumenta sua frequência na espécie. Se eventualmente (após milhares de anos, por exemplo), tiver aumentando sua frequência a ponto de TODA a população ser descendente daquela linhagem, então todos da população tem esse gene, e dizemos que ele foi fixado na espécie.

Genes fixados são aqueles que tiveram uma importância muito alta em algum momento da história da espécie. Podem criar uma relação de dependência da espécie para como gene (algo que antes era apenas uma vantagem, pode acabar se tornando tão fundamental, que sem ele a chance de sobrevivência é zero). Pense por exemplo no gene da hemoglobina. Totalmente fundamental nos mamíferos, mas essa proteína que antes seria uma variação de outra proteína menos eficiente se tornou tão vantajosa, que as espécies atuais agora dependem dela; não como apenas uma vantagem, mas como um componente fundamental para o organismo da forma como ele é hoje. Outras características posteriores só foram possíveis pelas vantagens trazidas pela hemoglobina, e daí cria-se essa relação de dependência. Ou seja, uma mudança significativa abre possibilidades para outras mudanças no futuro.
 

.N4n0

Bam-bam-bam
Mensagens
2.156
Reações
1.822
Pontos
204
Uma coisa a entender é que a evolução ocorre por pura sorte. Toda vez que uma célula se replica, incluindo as células do mecanismos reprodutores, tem a chance da copia vir com um defeito. Caso esta célula defeituosa seja utilizada em um reprodução (e não vá água abaixo pelo ralo do banheiro :klol) tem a chance de o defeito influenciar o ser futuro com uma característica diferente, ou não.

Um exemplo. Já viu a serie fringe? Já reparou que na abertura tem uma mão com 6 dedos? Bom, uma amiga minha nasceu com 24 dedos no total: um dedo extra, incompleto, nas duas mãos e nos dois pés. Os dedos foram removidos cirurgicamente, mas o DNA contendo o código genético para gerar este dedo ainda está nela. Quando ela tiver filhos, tem uma chance de esta característica ser passada adiante. Agora, ela pode ser passada adiante identifica sem sofrer alterações (um dedo não funcional) ou sofrer uma mutação e ter um dedo mais/menos funcional. Imagine que se passou 100 gerações de tatara-muitos-netos da minha amiga e nas ultimas 70 gerações, a mutação do cromossomo do dedinho foi dando certo. O 101 bebe pode nascer com 4 dedos extras totalmente funcionais. Uma característica nova na humanidade (e toda uma nova leva de simbolos para gangues)!

Agora, por que a minha amiga nasceu com 4 dedos extras? Por que o pai/mãe dela teve um defeito na hora que o material genético pela construção da mão se replicou e este material ao invés de encomendar 5 dedos, encomendou 6.

Toda a parte reprodutiva está simplificada haha mas para a teoria da evolução, é mais ou menos assim que uma característica nova nasce.
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Muito obrigado pelas explicações, pessoal. Realmente, sanou minha curiosidade.

Ero_Seenin

Tua explicação foi bem completa e fácil de entender. Lecionas aulas disso?
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.062
Reações
25.867
Pontos
1.484
Muito obrigado pelas explicações, pessoal. Realmente, sanou minha curiosidade.

Ero_Seenin

Tua explicação foi bem completa e fácil de entender. Lecionas aulas disso?


nops...

de vez em quando me perguntam isso aqui, mas a única coisa que fiz de biologia foi ler livros sobre o assunto e pesquisar na net. Então aparentemente manjo das putarias evolutivas.
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.871
Reações
94.880
Pontos
2.179
Vou aproveitar para deixar também uma duvida que sempre tive:

Quando uma nova mutação boa surge, tipo respirar fora da agua ou andar ereto, ela ocorre em apenas um elemento e esse acaba espalhando para todos os outros descendentes ou ela ocorre em varios elementos da mesma especie?

Sempre quis saber isso. Será que nós seres capazes de segurar ferramentas herdamos essa habilidade de apenas um ancestral?
 

Lost Angel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.607
Reações
14.377
Pontos
1.053
Vou aproveitar para deixar também uma duvida que sempre tive:

Quando uma nova mutação boa surge, tipo respirar fora da agua ou andar ereto, ela ocorre em apenas um elemento e esse acaba espalhando para todos os outros descendentes ou ela ocorre em varios elementos da mesma especie?

Sempre quis saber isso. Será que nós seres capazes de segurar ferramentas herdamos essa habilidade de apenas um ancestral?

Em geral ocorre em um só e acaba se espalhando. Creio que tenha sido assim com as pessoas de olhos claros em regiões frias.
 
Topo Fundo