O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Uma interessante interpretação por que o vinil "soa" melhor que digital em alguns casos.

VanHalenBR

Lenda da internet
VIP
Mensagens
18.963
Reações
26.987
Pontos
1.844
Existe muita discussão se o vinil tem um som mais natural que o digital, tem a teoria que o analógico tem uma curva sonora pura enquanto o digital quebra em pequenos pedaços causando a curva de ter pequenas quebras e limitações, existe discussão também de sentir o que não se ouve, pois há várias analises que um vinil de um master analógico tem diversos sons na frquencia que não podemos ouvir, mas há discusão se podemos sentir...

Eu tenho vinil, gosto de colecionar, não so pelo som, mas por poder ter os encartes completos, e pela limitação da tecnologia que faz ouvir um album uma experiencia, voce coloca la e ouve, não fica pulando e/ ou mudando e eu gosto disso, me faz precisar mais os albums

Mas assistindo o video 'The Truth About Vinyl - Vinyl vs. Digital' (abaixo) eu notei um fator muito interessante no aspecto técnico e como video é todo em ingles vou tentar resumir isso nesse tópico


Uma das coisas que o video explica é que o vinil por ser um formato analógico tem limitações de como o som natural é gravado, para se ter mais espaço lateral precisa ter limitações na sua equalização reduzindo graves na masterização (e presagem) e retomando ela na pós equalização (por isso se precisa de um phono ou pre-amp), aliás um bom pre-amp faz um ótimo trabalho de trazer isso de volta.

Screen-Shot-2019-04-25-at-11-58-26-AM.png


Como o vinil tem essa limitação a materização precisa seguir uma série de regras especificas essas regras acabam por manter o espectro dinâmico do som protegido (mais freqüências são preservadas) e o som precisa ter volume controlado

Screen-Shot-2019-04-25-at-11-59-12-AM.png


Se você ver o comentários e videos que postei neste tópico, existe uma grande reclamação sobre a qualidade da música hoje em dia pois produtores optaram por aumentar muito o volume das musicas (para ter aquela batida mais forte) e com consequências de se perde o "dynamic range" ou seja espectro da música, as limitações do vinil impedem que a masterização aumente tanto o volume, isso preserva o espectro dinâmico (dynamic range) e a equalização necessária para amplificar o vinil mantem o espectro mais equilibrado e natural.

No mais algo interessante é como a profundidade afeta o som e sua qualidade, quem coleciona vinil, realmente vale a pena buscar discos com gramatura maior, quanto mais "profunda" a prensagem (e maior a gramatura do vinil) maior vai ser a variação possível de frequências e qualidade do som.

Também adicionando mais info, esse video explica bem como o "loudness war" acaba piorando o som, mesmo que parra alguns mais graves seria melhor....
 

VanHalenBR

Lenda da internet
VIP
Mensagens
18.963
Reações
26.987
Pontos
1.844
Alias achei outro video legal esse comparando apenas CDs mesmo, mas olha como o remaster pode afetar a frequências dinâmica, com um bom fone voce consegue ver como a musica perde pureza e ficar mais alto nem sempre é bom
 

skydog

Bam-bam-bam
Mensagens
5.504
Reações
5.696
Pontos
353
Excelente tópico! Assinando para assistir aos vídeos quando chegar em casa!

Sempre tive uma impressão que no mundo da música, analógico é melhor que digital. Vide o som de pedais de efeito, amplificadores, baterias...
 

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.018
Reações
6.879
Pontos
704
Tem o lance do HDTracks, que em teoria é em mais alta resolução que CD, sendo tipo master de estudio. Alguém já ouviu? O que acharam?
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.865
Reações
50.965
Pontos
1.003
Veio, o problema dos CDs é que junto com a praticidade e o barateamento da mídia vieram também os trabalhos toscos que muitas gravadoras faziam
Um CD muito bem feito chega a superar o vinil
 

VanHalenBR

Lenda da internet
VIP
Mensagens
18.963
Reações
26.987
Pontos
1.844
Tem o lance do HDTracks, que em teoria é em mais alta resolução que CD, sendo tipo master de estudio. Alguém já ouviu? O que acharam?
Eu nunca ouvi mas a ainda sim em teria pelo que li depende muito da masterização, seria bom se não ficassem aumentando o volume, grave e legal e tal, mas eu prefiro eu equalizar e eu controlar o som... tem um monte de video no YT com exemplos de como muitos remasters que só servem para aumentar volume prejudicando o alcance dinamico do som...
 


Alberon

YouTube Player
Mensagens
56.016
Reações
105.803
Pontos
1.824
Veio, o problema dos CDs é que junto com a praticidade e o barateamento da mídia vieram também os trabalhos toscos que muitas gravadoras faziam
Um CD muito bem feito chega a superar o vinil


Não chegam, simplesmente superam.
Duvido um LP do Firewoks (Angra) bater a versão CD original.
 

VanHalenBR

Lenda da internet
VIP
Mensagens
18.963
Reações
26.987
Pontos
1.844
Veio, o problema dos CDs é que junto com a praticidade e o barateamento da mídia vieram também os trabalhos toscos que muitas gravadoras faziam
Um CD muito bem feito chega a superar o vinil
Sim, concordo que uma masterização bem feita é melhor no formato digital por ter menos restrições, é a velha discussão de olhar apenas a questão da tecnologia pura do vinil vs a tecnologia pura do CD

Mas eu postei esse video, pois tenho mais de 400 CDs e agora estou colecionando vinil e gosto mais do som da maioria dos albuns no vinil, e esse video me fez entender o porquê, achei interessante e quis compartilhar...

No mais, se a gravação original for analógica, como tinha comentado no tópico que tem a questão do som que "se sente" mas não se ouve (afinal todas frequências afetam de uma forma ou outra o ar) e há muita discussão na Internet do que fica fora do espectro do digital

O video abaixo mostra bem isso o espectro do vinil vai alem do espectro que somos capazes de ouvir, se discute muito se ter ondas sonoras fora desse espectro faz diferença alguma para nos ou não, fãs de vinil dizem que sim, eu não sei dizer, mas fica a analise técnica para voce ver.


Levando isso em conta não acho que um álbum gravado totalmente digital, muito bem masterizado teria na questão técnica um som melhor no vinil, mas um trabalho gravado em estúdio todo analógico com uma boa masterização, daria uma disputa muito boa do vinil vs CD.

No fim o que o tópico mostra é como a masterização é importante e achei interessante ver que as vezes ter certas limitações e regras fixas na masterização é uma boa, reinventar a roda nem sempre é uma boa coisa.
 

VinceVega

Condenado a ser livre!
VIP
Mensagens
5.251
Reações
9.494
Pontos
1.229
Mas e se usar um amp valvulado? Vai mudar também?
 

VanHalenBR

Lenda da internet
VIP
Mensagens
18.963
Reações
26.987
Pontos
1.844
Mas e se usar um amp valvulado? Vai mudar também?
Aí depende se ele segue o padrão de equalização da RIAA ou não.

Depende depende do ouvinte, é a coisa tem gente que prefere o grave no talo nas musicas e compram fones que distorcem a curva pra ter mais grave.

Tem gente que prefere o som mais quente das válvulas, o som valvulado vai ter sua distorção natural e isso causa um som mais “quente” que muitos apreciam.
 

onurb88

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.395
Reações
55.761
Pontos
1.253
Não chegam, simplesmente superam.
Duvido um LP do Firewoks (Angra) bater a versão CD original.
cara, esse fireworks só saiu em lp na frança e em 98. eu nunca ouvi esse vinil, mas eu já tive um cd do fireworks prensagem original de 98 também e o som era mt bom. e isso que eu ouvia num mini sistem toshiba que eu tinha na época.
 

VagnerMg

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.113
Reações
3.603
Pontos
1.319
Contribuindo para o tópico com um video do lisciel franco, engenheiro de áudio foda!

 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
56.016
Reações
105.803
Pontos
1.824
cara, esse fireworks só saiu em lp na frança e em 98. eu nunca ouvi esse vinil, mas eu já tive um cd do fireworks prensagem original de 98 também e o som era mt bom. e isso que eu ouvia num mini sistem toshiba que eu tinha na época.





Pensava que esse disco tivesse saído originalmente em lp.
Fui ver o ano do meu CD e pelo que parece é de 98 pela Paradoxx.
Mas não sei se é o mesmo que o seu.

 

VagnerMg

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.113
Reações
3.603
Pontos
1.319


Ele tá comparando um vinil bem mixado com um áudio de applestore ou sei lá da onde.
Comparação mais desonesta impossível.

Mesmo assim a dinâmica do analógico é muito superior. No digital tem um limiter que soca tudo no mesmo volume. Essa é a grande diferença do analógico e digital.



Enviado de meu Redmi Note 5 usando o Tapatalk
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.654
Reações
26.790
Pontos
1.053
Mesmo assim a dinâmica do analógico é muito superior. No digital tem um limiter que soca tudo no mesmo volume. Essa é a grande diferença do analógico e digital.



Enviado de meu Redmi Note 5 usando o Tapatalk
Exato, a famosa "guerra do volume".
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
56.016
Reações
105.803
Pontos
1.824
Mesmo assim a dinâmica do analógico é muito superior. No digital tem um limiter que soca tudo no mesmo volume. Essa é a grande diferença do analógico e digital.



Enviado de meu Redmi Note 5 usando o Tapatalk


Não vejo sentido nisso, com toda a tecnologia atual, a faixa dinâmica da analógica ainda ser superior e pior, ainda ter esse limiter que ainda corta as sobras dos som.
O que você está me dizendo é que a tecnologia da música regrediu.
 

VagnerMg

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.113
Reações
3.603
Pontos
1.319
Não vejo sentido nisso, com toda a tecnologia atual, a faixa dinâmica da analógica ainda ser superior e pior, ainda ter esse limiter que ainda corta as sobras dos som.
O que você está me dizendo é que a tecnologia da música regrediu.

Eu não sou engenheiro de áudio pra te falar isso, mas eu não sei se essa decisão do digital de aplicar o limiter é da indústria ou da tecnologia em si.
Eu já li algo a respeito de que estudos provaram que quanto mais alto tudo estiver, mais a música vende. Tem um estudo sobre isso.

Fato é que foi demonstrado que o analógico tem mais dinâmica de onda do que o digital. Você sente a música "bater" mais no analógico.
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
56.016
Reações
105.803
Pontos
1.824
Eu não sou engenheiro de áudio pra te falar isso, mas eu não sei se essa decisão do digital de aplicar o limiter é da indústria ou da tecnologia em si.
Eu já li algo a respeito de que estudos provaram que quanto mais alto tudo estiver, mais a música vende. Tem um estudo sobre isso.

Fato é que foi demonstrado que o analógico tem mais dinâmica de onda do que o digital. Você sente a música "bater" mais no analógico.





Concordo contigo sobre a profundidade do sim dos vinis.




Mas se o tal limiter for uma limitação da tecnologia é ridículo, que voltem os vinis então.
Mas sei lá, não escutei o LP do Fireworks do Angra, mas o CD original que tenho, a qualidade de som é muito boa.
Não consigo perceber a falta de detalhes nas baterias e nas guitarras.

Quero acreditar que esse "limiter" seja cabacisse da industria da música e se a coisa fosse seria, uma comparação direta entre um vinil e CD, ambos bem mixados, acredito que o CD seria superior.

 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.654
Reações
26.790
Pontos
1.053
Eu não sou engenheiro de áudio pra te falar isso, mas eu não sei se essa decisão do digital de aplicar o limiter é da indústria ou da tecnologia em si.
Eu já li algo a respeito de que estudos provaram que quanto mais alto tudo estiver, mais a música vende. Tem um estudo sobre isso.

Fato é que foi demonstrado que o analógico tem mais dinâmica de onda do que o digital. Você sente a música "bater" mais no analógico.
É exatamente isso.

Só que isso mata a dinâmica.
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.654
Reações
26.790
Pontos
1.053
Sim, mas a questão é limitações tecnológicas ou safadeza de gravadoras?




Por que se for a segunda o CD e superior.
Não é safadeza. 90% do público geral mal consome audio de boa qualidade. Só querem ouvir alto. E com um threshold alto dá pra ouvir até mp3 lixo em qualquer porcaria de caixa BT pirata da JBL no talo com pouca distorção.
 

firulero

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
37.637
Reações
46.262
Pontos
877
Excelente tópico! Assinando para assistir aos vídeos quando chegar em casa!

Sempre tive uma impressão que no mundo da música, analógico é melhor que digital. Vide o som de pedais de efeito, amplificadores, baterias...
Esse pensamento era válido no começo dos anos 2000. Atualmente, se você fizer um teste cego entre digital x analógico (amplificadores, pedais, pianos) verá que a diferença é praticamente inexistente.

Tem uma porrada de vídeos no YouTube mostrando isso. Músicos extremamente experientes com dificuldade enorme para identificar os analógicos, justamente porque os digitais soavam tão bem (algumas vezes, até melhor) quanto.

Na questão da mix e master das músicas, o problema de compressão para deixar a música com "mais peso" é real mesmo, mas isso não quer dizer que uma gravação toda digital não possa soar tão bem quanto um vinil. É apenas uma questão de saber oq está fazendo e fazer direito.

No final, não é problema curtir mais um do que o outro, gosto é que nem cu. Mas essa ideia de que digital é sempre pior ficou no passado.
 

firulero

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
37.637
Reações
46.262
Pontos
877
Um exemplo só para ilustrar o que falei acima:




Nesse vídeo, um guitarrista bem experiente é colocado num teste cego e um dos amps testados foram um EVH 5150 (valvulado tradicional) e um Kemper (digital). O profile do Kemper foi baseado no 5150 e o guitarrista preferiu o digital ao valvulado.

Novamente, isso seve só para ilustrar que o problema não é algo ser digital ou analógico, ambos tem potencial para ter uma qualidade absurda, desde que sejam feitos de maneira decente por gente competente.
 
Topo Fundo