O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Uma Nova Era Chegou] Lands tem agora um PC

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Galera, estou montando o meu PC nesse momento e me surgiu uma dúvida podendo depois surgir mais:

1 - Até onde eu sei, o ou os slots M.2 uma vez que ocupados por um SSD dessa entrada a placa mãe acaba desabilitando uma de suas portas SATA (geralmente a primeira), quando isso não é mencionado no manual de instruções, então é seguro colocar um HD nessa porta que vai funcionar?
 

Omega Frost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.398
Reações
32.917
Pontos
1.459
Acho estranho não desabilitar pelo menos um SATA. se um desses M.2 for NVMe então é possível, mas dois eu acho difícil. Qual o modelo da placa?
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Que beleza, olhe como chegou o cabo do POWER LED:

qB8200m.jpg


Veio todo amassado e a outra ponta solta.

Tentei focar a câmera, mas não deu.
 

Omega Frost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.398
Reações
32.917
Pontos
1.459
Caramba é PCIe 4.0 então os 2 M.2 podem ser ligados em NVMe sem ocupar SATA. Seu processador suporta?
 


Omega Frost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.398
Reações
32.917
Pontos
1.459
Que beleza, olhe como chegou o cabo do POWER LED:

qB8200m.jpg


Veio todo amassado e a outra ponta solta.

Tentei focar a câmera, mas não deu.
Isso é bem lixo, mas não é o fim do mundo porque ele o encaixe com o header é feito inteiramente pelo metal e não com o plástico. Se você não achar que vale um RMA pode enrolar em fita isolante.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Vi os outros fios do painel frontal e só o POWER LED veio zoado, como os demais estão OK, principalmente o POWER SW, RESET SW e HDD LED, não terá problemas.

Mas putz...
 

Omega Frost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.398
Reações
32.917
Pontos
1.459
Vi os outros fios do painel frontal e só o POWER LED veio zoado, como os demais estão OK, principalmente o POWER SW, RESET SW e HDD LED, não terá problemas.

Mas putz...
Se você tiver um gabinete antigo também pode retirar o plástico e encaixar nesse. É fácil de tirar com um agulha ou pinça.

Ele é o M2 NVMe 1.3, acho que só o 1.4 em diante que suporta apenas com o Ryzen série 3000, não?
Vou ficar te devendo uma resposta porque eu ainda sou Team Blue (por enquanto pelo menos) então nunca fui atrás de saber :(
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Se você tiver um gabinete antigo também pode retirar o plástico e encaixar nesse. É fácil de tirar com um agulha ou pinça.

Boa ideia, pena que não tenho outro PC aqui. Faz anos que não tenho PC e só usava Mac, tô totalmente enferrujado.

Inclusive, aproveitado justamente porque tem tempos que não monto um PC, eu preciso resetar a CMOS na primeira ligada? Acho que não, né? A placa é nova.
 

T.Chico

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.641
Reações
18.320
Pontos
1.084
Aonde comprou o gabinete com os cabos estragados? qual marca?
 

Omega Frost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.398
Reações
32.917
Pontos
1.459
Boa ideia, pena que não tenho outro PC aqui. Faz anos que não tenho PC e só usava Mac, tô totalmente enferrujado.

Inclusive, aproveitado justamente porque tem tempos que não monto um PC, eu preciso resetar a CMOS na primeira ligada? Acho que não, né? A placa é nova.
Eu nunca resetei...
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Pessoal, tem alguma limitação se a fonte para CPU usar apenas o conector de 8 pintos?

A modo tem 8 + 4, mas a fonte mesmo sendo uma Corsair 750W o conector da CPU é com 8 pintos.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Primeiro ligar de um PC montado dá sempre aquele frio na barriga.

Deu sinal e o bixin tá vivo, entrei na BIOS e agora é fazer o bendito conseguir instalar o windows no NVMe
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.417
Reações
34.504
Pontos
1.354
Primeiro ligar de um PC montado dá sempre aquele frio na barriga.

Deu sinal e o bixin tá vivo, entrei na BIOS e agora é fazer o bendito conseguir instalar o windows no NVMe
Primeiro, parabéns pela aquisição.
Segundo, vc tem sorte, aqui nunca liga de primeira, eu sempre esqueço de conectar algum cabo. Culpa da minha afobação para ligar logo rs
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.383
Reações
21.997
Pontos
1.109
Pessoal, tem alguma limitação se a fonte para CPU usar apenas o conector de 8 pintos?

A modo tem 8 + 4, mas a fonte mesmo sendo uma Corsair 750W o conector da CPU é com 8 pintos.
Nenhum.
Antigamente eu fazia até o contrário, tinha uma CPU que era 12 e eu ligava numa mobo de 8 pinos, funcionava normal kkk
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Tive que colocar o Ubuntu aqui porque não tinha jeito de fazer o instalador do WIndows reconhecer qualquer que seja das unidades fĩsicas.

Agora vou tentar instalar o WIndows criando um boot através do Ubuntu já que antes tinha sido pelo Mac.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Agora as fans da VGA param de rodar do nada depois do computador estar uns 20-30s ligado.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Agora as fans da VGA param de rodar do nada depois do computador estar uns 20-30s ligado.

É coisa de placa de vídeo moderna isso, não?

Tava pesquisando e parece que essas novas VGAs fazem isso. No entanto, o PC já desligou sozinho hoje duas vezes.
 

brturbo300

Bam-bam-bam
Mensagens
2.914
Reações
8.163
Pontos
453
Tive que colocar o Ubuntu aqui porque não tinha jeito de fazer o instalador do WIndows reconhecer qualquer que seja das unidades fĩsicas.

Agora vou tentar instalar o WIndows criando um boot através do Ubuntu já que antes tinha sido pelo Mac.

tenta isso aqui na instalação do Windows:

 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.101
Reações
7.200
Pontos
774
É coisa de placa de vídeo moderna isso, não?

Tava pesquisando e parece que essas novas VGAs fazem isso. No entanto, o PC já desligou sozinho hoje duas vezes.

Elas fazem isso por padrão quando está em idle ou executando tarefa leve. Aqui comecei a ter problema com isso a partir de ontem, a fan fica ligando e desligando e fazendo barulho de arranhado quando está abaixo de 20%. A solução é setar uma curva de fan personalizada no afterburner ou outro programa do tipo. Se está normal aí com essa função ativada, use-a, pois além de deixar mais silencioso o ambiente, reduz o desgaste da ventoinha a longo prazo.

Quanto ao PC desligando sozinho, primeiro verifica se não é algo relacionado a software(atualização do windows, plano de energia etc...). Depois dá uma olhada na bios pra ver se não tem algum tipo de overclock ativado(tenta resetar pros padrões de fábrica se persistir) e verifica se tem alguma atualização pra sua Bios no site do fabricante. Por último tenta reencaixar as peças, as vezes é memória ou GPU que não sentou direito no slot.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Elas fazem isso por padrão quando está em idle ou executando tarefa leve. Aqui comecei a ter problema com isso a partir de ontem, a fan fica ligando e desligando e fazendo barulho de arranhado quando está abaixo de 20%. A solução é setar uma curva de fan personalizada no afterburner ou outro programa do tipo. Se está normal aí com essa função ativada, use-a, pois além de deixar mais silencioso o ambiente, reduz o desgaste da ventoinha a longo prazo.

Quanto ao PC desligando sozinho, primeiro verifica se não é algo relacionado a software(atualização do windows, plano de energia etc...). Depois dá uma olhada na bios pra ver se não tem algum tipo de overclock ativado(tenta resetar pros padrões de fábrica se persistir) e verifica se tem alguma atualização pra sua Bios no site do fabricante. Por último tenta reencaixar as peças, as vezes é memória ou GPU que não sentou direito no slot.

Valeu pelas dicas.

Eu comprei a RAM de 3200Mhz, mas ontem eu verifiquei que nas configurações automáticas da BIOS ela detecta a RAM como sendo de 2400Mhz, então eu setei como 3200Mhz, não sei se isso impactou ou, no caso, não deveria já que ela dessa velocidade.

Ontem não travou nenhuma vez, mas se continuar, vou tentar novamente ver alguma config na BIOS.
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.101
Reações
7.200
Pontos
774
Valeu pelas dicas.

Eu comprei a RAM de 3200Mhz, mas ontem eu verifiquei que nas configurações automáticas da BIOS ela detecta a RAM como sendo de 2400Mhz, então eu setei como 3200Mhz, não sei se isso impactou ou, no caso, não deveria já que ela dessa velocidade.

Ontem não travou nenhuma vez, mas se continuar, vou tentar novamente ver alguma config na BIOS.
3200 tem que colocar manualmente ou selecionar um perfil xmp se tiver. Se o clock especificado dela é esse é improvável que seja a RAM.

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
3200 tem que colocar manualmente ou selecionar um perfil xmp se tiver. Se o clock especificado dela é esse é improvável que seja a RAM.

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk

Ahhh, eu não sabia disso, pensei que fosse algum problema da BIOS em não conseguir detectar e tal.

O que seria XMP?
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.101
Reações
7.200
Pontos
774
Ahhh, eu não sabia disso, pensei que fosse algum problema da BIOS em não conseguir detectar e tal.

O que seria XMP?
É um perfil de overclock da RAM que já vem com os clocks e timings setados, é só selecionar o profile. Quando não se tem preocupação em extrair 200% do desempenho da memória é só clicar num profile que já coloca na velocidade máxima padrao suportada pela memória.

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Falando o pouco a minha experiência desses dois dias com um PC:

Eu acho muito mais prático usar o teclado do Mac porque tudo se faz pela tecla CMD (Command) que não tem em teclados PCs. Pra programar - que é o meu caso - é mais prático, tem que usar CTRL + Page Up, Page Down para ter o mesmo efeito é pior, mas tudo pode ser questão de costume já que é ABNT2. Tô ainda errando muito as teclas, noob velho é foda.

Eu sinto falta do zoom que tinha no macOS, era super prático e eficiente, a loop do Windows é bem ruim.

As fontes do sistema no windows parecem mais fininhas enquanto no Mac é mais bolder (mesmo não sendo) o que facilita e dá um aspecto visual melhor. Sei que dá para alterar algumas coisas disso no regedit, mas é um saco para fazer.

O que realmente fez e faz a diferença é a velocidade que é muito mais rápido nesse novo PC. Agora abro as coisas sem aguardar tanto tempo e posso voltar a usar ferramentas que antes não dava, isso é bom.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Hoje o meu PS4 olhou pra mim e com a cara brava peguntou: "Tá me traindo, safado?" Eu fui honesto e disse que sim, porque 60 FPS é mais delícia.
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
17.215
Reações
42.209
Pontos
1.003
Hoje o meu PS4 olhou pra mim e com a cara brava peguntou: "Tá me traindo, safado?" Eu fui honesto e disse que sim, porque 60 FPS é mais delícia.

Console tem uma coisa que pc não tem

Você senta para jogar, no PC você acaba se distraindo com outra coisa e acaba por nem jogar.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Console tem uma coisa que pc não tem

Você senta para jogar, no PC você acaba se distraindo com outra coisa e acaba por nem jogar.

Pior que é verdade.

Eu tava falando isso com amigo que sentar no PC pra jogar é mais cansativo que nos consoles. Fora que me acostumei tanto no joystick que até me sinto um pouco estranho jogando no mouse + teclado.
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.101
Reações
7.200
Pontos
774
Console tem uma coisa que pc não tem

Você senta para jogar, no PC você acaba se distraindo com outra coisa e acaba por nem jogar.

Muito pessoal isso. Minhas jogatinas mais longas foram no PC. Na época de adolescente atoa já cheguei a clocar perto de 24 horas ininterruptas em Civilization e 48 horas em Mount & Blade Warband, fora as incontáveis noites que virei jogando MMORPGs(só pra constar, não me orgulho disso. Não façam isso em casa, crianças).

Nunca cheguei nem perto disso em um console, se eu ficar mais de 3 horas sentado no sofá com um controle na mão ou começo a pegar no sono ou fico entediado. Isso tem muito a ver com o tipo de jogo também, jogos que exigem uso de mouse e teclado normalmente me prendem mais.
 
Topo Fundo