O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Uma parte da culpa da pobreza sao das pessoas que tem muitos filhos sem ter condições financeiras

Carolíngio

Bam-bam-bam
Mensagens
3.696
Reações
14.286
Pontos
303
quando se discute isso em nível de classe social, eu concordo. No entanto, independente de classe, raça, escolaridade, país, etc, eu acho que deveria haver controle de natalidade no Mundo pra ontem. Pra mim, a principal causa do caos socioeconômico que vivemos é o crescimento da população mundial, que não cessa.
Isso é falácia. Se for ver o tanto de gente que morre diariamente, não tem problema nenhum de crescimento populacional. O problema é o acúmulo absurdo de capital e economia tendendo a "otimização" de ganhos em detrimento do ser humano. Dá muito bem pra criar filhos sem ter que ser rico.
 

.Saturno.

Bam-bam-bam
Mensagens
3.625
Reações
5.689
Pontos
453
Em momento algum eu disse que o mero fato do aumento da natalidade aumenta a riqueza, mas que o aumento da natalidade POTENCIALIZA a riqueza.

E pode ter certeza que a Índia com o crescimento de mais de 6% ano sustentado mais cedo ou mais tarde vai passar o Brasil nos principais índices.
PIB nao é tudo, Suíça, Holanda e Dinamarca tem muito mais qualidade de vida que a Índia mesmo tendo um PIB menor,

o PIB per capita elevado é melhor que o PIB pra população em geral, o PIB per capita do brasil é melhor que o da Índia, o que adianta o PIB crescer se a população vive na merd4 e em condições ruins
 

.Issamu.

Supra-sumo
Mensagens
552
Reações
1.015
Pontos
173
Isso é falácia. Se for ver o tanto de gente que morre diariamente, não tem problema nenhum de crescimento populacional. O problema é o acúmulo absurdo de capital e economia tendendo a "otimização" de ganhos em detrimento do ser humano. Dá muito bem pra criar filhos sem ter que ser rico.

que falácia amigo kkkkkkk
a taxa de natalidade é maior que a de mortalidade, mesmo no Brasil. Sempre foi assim. Se não fosse, a população diminuiria ou estabilizaria, o que não acontece.
Mesmo em crescimento lento, há mais de 7 bilhões de pessoas no mundo, com projeção de 8,5 bi em 2030...
cada ser humano tem uma pegada ecológica própria, ou seja, cada pessoa que nasce consome uma quantidade X de recursos naturais, que fica reservado à ela pelos próximos 85, 90 anos.
Se nós vivessemos uma cultura de reciclagem e reaproveitamento, o panorama até poderia ser outro, mas infelizmente nosso consumo e exploração são predatórios, sem quase nenhuma sustentabilidade.
Você acha que a Pandemia é fruto do que?..
 

Carolíngio

Bam-bam-bam
Mensagens
3.696
Reações
14.286
Pontos
303
que falácia amigo kkkkkkk
a taxa de natalidade é maior que a de mortalidade, mesmo no Brasil. Sempre foi assim. Se não fosse, a população diminuiria ou estabilizaria, o que não acontece.
Mesmo em crescimento lento, há mais de 7 bilhões de pessoas no mundo, com projeção de 8,5 bi em 2030...
cada ser humano tem uma pegada ecológica própria, ou seja, cada pessoa que nasce consome uma quantidade X de recursos naturais, que fica reservado à ela pelos próximos 85, 90 anos.
Se nós vivessemos uma cultura de reciclagem e reaproveitamento, o panorama até poderia ser outro, mas infelizmente nosso consumo e exploração são predatórios, sem quase nenhuma sustentabilidade.
Você acha que a Pandemia é fruto do que?..
Eu digo que é falácia pq mesmo com crescimento, não haveria um risco de esgotamento pq a morte de pessoas impede esse crescimento que chamam de risco e que atribuo falácia.
O que ocorre é a concentração de pessoas em lugares, o planeta comporta muito mais pessoas do que tem.
Pq vc acha que estão de olho no nosso país? É uma imensa fazenda pros países ricos.
 

Genezy!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.433
Reações
39.131
Pontos
803
PIB nao é tudo, Suíça, Holanda e Dinamarca tem muito mais qualidade de vida que a Índia mesmo tendo um PIB menor,

o PIB per capita elevado é melhor que o PIB pra população em geral, o PIB per capita do brasil é melhor que o da Índia, o que adianta o PIB crescer se a população vive na merd4 e em condições ruins
Via de regra, PIB maior, condições de vida melhores.

É mais que óbvio que isso é proporcional, não pensava ter que explicar por que um país que cresce 6%+ ao ano, todo ano, durante mais de década uma hora vai ser bem mais rico que o Brasil.

Pensei que a China já fosse um exemplo
 


.Issamu.

Supra-sumo
Mensagens
552
Reações
1.015
Pontos
173
Eu digo que é falácia pq mesmo com crescimento, não haveria um risco de esgotamento pq a morte de pessoas impede esse crescimento que chamam de risco e que atribuo falácia.
O que ocorre é a concentração de pessoas em lugares, o planeta comporta muito mais pessoas do que tem.
Pq vc acha que estão de olho no nosso país? É uma imensa fazenda pros países ricos.

Sim, simplesmente pq há lugares habitáveis e não-habitáveis. Mesmo que dispersasse, não faria diferença. Há locais onde você não planta nada e nem consegue criar animal direito, vide regiões polares e países nórdicos. As áreas habitáveis podem diminuir ainda com o tempo por causa do avanço do mar..ainda tem essa.
E outra, a natureza se reestabelece sozinha, mas o consumo de seus recursos para atender a demanda é tão descontrolado que ela não consegue revitalizar a tempo. Logo, eles acabam ficando finitos. Agua potável é uma, proteina é outra, ja que o homem vem destruindo os ecossistemas. A galera ja vem pesquisando modos de explorar o fundo do oceano, por exemplo, em busca de novas fontes de proteína, pois sabem que está acabando.

Então sim mano, se nasce mais gente do que morre, pela matemática, sobram mais pessoas para consumir cada vez menos recursos.
 

Abdullah Al-Papai

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.777
Reações
14.082
Pontos
703
Via de regra, PIB maior, condições de vida melhores.

É mais que óbvio que isso é proporcional, não pensava ter que explicar por que um país que cresce 6%+ ao ano, todo ano, durante mais de década uma hora vai ser bem mais rico que o Brasil.

Pensei que a China já fosse um exemplo

Eu vou resumir o "argumento" da galera: TÁ VENDO LÁ A KÉTIÉLIN, MORA NA FAVELA E TEVE CINCO FILHOS, É POR ISSO QUE O POBRE É POBRE, FICA BOTANDO UM MONTE DE FILHO NO MUNDO

No geral o pensamento para +/- por aí, não tem mais nada depois disso*

edit: *inclusive isso me parece um caso de "problema da indução". Hume estava certo ao se preocupar com isso, pena que o pessoal ainda está uns 300 anos atrasado.
 
Ultima Edição:
D

Deleted member 35588

Em momento algum eu disse que o mero fato do aumento da natalidade aumenta a riqueza, mas que o aumento da natalidade POTENCIALIZA a riqueza.

E pode ter certeza que a Índia com o crescimento de mais de 6% ano sustentado mais cedo ou mais tarde vai passar o Brasil nos principais índices.
Não te parece perigoso vivermos numa economia baseada no crescimento populacional? Onde vamos parar daqui 100-200 anos?
 
D

Deleted member 35588

Eu vou resumir o "argumento" da galera: TÁ VENDO LÁ A KÉTIÉLIN, MORA NA FAVELA E TEVE CINCO FILHOS, É POR ISSO QUE O POBRE É POBRE, FICA BOTANDO UM MONTE DE FILHO NO MUNDO

No geral o pensamento para +/- por aí, não tem mais nada depois disso*

edit: *inclusive isso me parece um caso de "problema da indução". Hume estava certo ao se preocupar com isso, pena que o pessoal ainda está uns 300 anos atrasado.
Mas até agora ninguém conseguiu argumentar contra isso também. Uma pessoa não vai poder dar uma condição melhor pra 2 filhos do que pra 5? Não vai poder comprar melhores alimentos, remédios, roupas, materiais escolares pra 2?
 
D

Deleted member 35588

Onde no post eu disse que a economia é baseada no crescimento populacional?
Na verdade fui eu que disse, mas é o que os teus posts dão a entender.

De forma alguma. Em toda a história, principalmente nos últimos 200 anos, com o aumento da população junto veio o aumento da riqueza.

Nossos bisavós tinham 20 filhos, avós tinham 10 filhos e o Brasil enriqueceu e todos nós vivemos em condições melhores, até nas favelas.

Sem contar que é um atentado contra o direito natural e a liberdade colocar a culpa da pobreza em filhos. O pobre já não tem direitos, não tem direito a ter filhos?

Na verdade a baixa natalidade é que gera pobreza, ou você acha que com essa pirâmide social invertida atual do Brasil o futuro vai ser como? Sua aposentadoria vai ser paga por quem?

Um dos maiores problemas de China, Rússia, Japão é a baixa natalidade.

Dizer que pobre ter filhos aumenta a pobreza é do mesmo nível intelectual dos retardados que acham que o Elon Musk é o responsável pela pobreza.
 

Genezy!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.433
Reações
39.131
Pontos
803
Na verdade fui eu que disse, mas é o que os teus posts dão a entender.
Não disse que a riqueza veio POR CAUSA do aumento, mas JUNTO.

É OBVIO, OBVIO, que ter filhos não gera riqueza, a não ser que você os venda.

O ponto do OP é que o fato de pobres terem filhos ou muitos filhos perpetua ou aumenta a pobreza, o que por si só é falso. Acreditar nisso é coisa daquela ideologia que acha que economia é jogo de soma zero, onde riqueza não se cria e pra você ter algo você teve que tirar do outro.
 

AzraelR

Bam-bam-bam
Mensagens
4.884
Reações
20.773
Pontos
453
PIB nao é tudo, Suíça, Holanda e Dinamarca tem muito mais qualidade de vida que a Índia mesmo tendo um PIB menor,

o PIB per capita elevado é melhor que o PIB pra população em geral, o PIB per capita do brasil é melhor que o da Índia, o que adianta o PIB crescer se a população vive na merd4 e em condições ruins

PIB deles na verdade é maior (PIB per capita no caso)

227809

227811

227810

227812


(c***lho!!!!! Suiça já tá com 86 MIL!!!!! tava 80 mil da ultima vez que eu vi)
 
D

Deleted member 35588

Não disse que a riqueza veio POR CAUSA do aumento, mas JUNTO.

É OBVIO, OBVIO, que ter filhos não gera riqueza, a não ser que você os venda.
Entendi.


O ponto do OP é que o fato de pobres terem filhos ou muitos filhos perpetua ou aumenta a pobreza, o que por si só é falso. Acreditar nisso é coisa daquela ideologia que acha que economia é jogo de soma zero, onde riqueza não se cria e pra você ter algo você teve que tirar do outro.
Não me parece tão falso assim. Tipo, uma pessoa que ganha 1000 reais por mês não vai dar uma condição melhor pra 2 filhos do que pra 5? Esses dois filhos não vão ter mais chances de conseguir empregos melhores e consequentemente levar uma vida melhor do que os cinco?
 

Genezy!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.433
Reações
39.131
Pontos
803
Entendi.



Não me parece tão falso assim. Tipo, uma pessoa que ganha 1000 reais por mês não vai dar uma condição melhor pra 2 filhos do que pra 5? Esses dois filhos não vão ter mais chances de conseguir empregos melhores e consequentemente levar uma vida melhor do que os cinco?
Não necessariamente. O que dá condições é ter uma família estável, educação de casa, de 0 reais até certa renda, é tudo escola pública, o que vai fazer a diferença é a criação mesmo.

Veja, nem filho tenho, mas filho não é investimento, quanto mais grana você colocar, maior retorno.
 

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.698
Reações
10.752
Pontos
453
Sim e não.
Se puder transformar eles para produzir algo seria o melhor dos mundos.
Agora se não fizerem nada só vão servir para aumentar a inflação já que o governo vai ter que aumentar os impostos ou imprimir dinheiro para alimentar e fornecer serviços para toda essa gente.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.869
Pontos
553
Um nível de pobreza mais serio, que tem a partir de 3 filhos pra cima sem condições financeiras pra isso, colocar a culpa somente no estado por causa desse problema nao é justo,

apesar de que geralmente o estado tem sua culpa nisso
Eu não diria culpa, que dá a entender uma intencionalidade (bem entendido, dá a entender, não que você disse isso) que não é o caso.

Mas de resto concordo totalmente.

E estou assustado de ver pessoas defendendo o oposto, mas provavelmente ao lerem "Staurno está culpando os pobres", automaticamente já mudam toda a sua lógica para contradizer isso.

E não falo na ofensa ou para atacar alguém, mesmo discordando muitos de alguns. Mas é aquela lógica de "Eu sou contra homens que atacam mulheres física ou psicologicamente" mas quando um ícone da mesma linha política xinga e cospe na cara de uma mulher "Eu entendo que a agressão dele foi pequena, xingar e cuspir não mata ninguém".

Voltando ao tema, a matemática é simples. Se uma família possui 1.200 de renda mensal e tem um filho, depois de retirados aluguel, água e luz, a tal família teria 200 reais para gastar com o filho (alimentação, roupas, mimos, creche e etc). É difícil pobre sobreviver assim?

Muito.

Mas dá.

Agora, se essa mesma família tem 8 filhos, os 200 reais se tornam 20 reais para cada filho. Menos alimento, menos roupas, menos mimos e, creche? Melhor largar na rua onde podem se enfiar no crime ou serem vitimas dele ou tranxafiá-los em casa, com todos os problemas psicológicos advindos disso.

"Ah, mas o país fica rico...", sim. Fica. Ao longo de décadas e com mão de obra barata e desqualificada. O país fica rico, mas exemplos como o Brasil mostram que o povo não tanto.

Aí a mesma pessoa que defende que é certo pobre ter 10 filhos, também defende que a culpa é dos ricos que não deixam os pobres serem felizes e terem educação de qualidade...

Oras, da mesma forma como o pai de 1 filho tem 200 reais para criá-lo vai poder despender mais nesse único filho, um país com 1 milhão de novas crianças na escola vai poder gastar mais em cada criança que um país com 10.000.000 de novas crianças.

Enfim, concordo contigo, mas acho que culpa acaba gerando um entendimento errado, Saturno.
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.432
Reações
20.878
Pontos
1.044

Sexo é lazer
Lazer gratuito
Gestação é irresponsabilidade e consequência
Fazer o quê, né ?!

Auxilio Brasil para mães solteiras de R$ 1.200 permanente.
 

Bill Kamp

Bam-bam-bam
Mensagens
14.374
Reações
9.009
Pontos
474
Eu conheço muitos pobres que tem 1 ou 2 filhos, e tiveram cedo, mas o pensamento por trás de ter filho cedo, e casar cedo tb por sinal, parece ser uma percepção de que nunca vai melhorar.

Eles pensam que como tá no momento é o melhor que vai ser, não esperam um super-emprego, ou que alguma grande mudança torne a vida mais fácil, então pra que esperar pra "ser feliz"?

E realmente, na vida dessas pessoas, entra ano, e sai ano, e estão na mesma, o que ganham é o suficiente para se manter, mas não para crescer, e acho que isso limita muita diversas opções.
 

OSMattOS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.769
Reações
17.658
Pontos
553
O que os ricos mais querem é que o pobre se reproduza mesmo, quanto mais seu jenivaldos, seu joãozins na praça é melhor.
Os ricos e políticos dependem dos serviços e existência do pobre para sua realeza. Sem os pobres tudo desmorona.
Os pobres(com todo respeito a eles, mas é a verdade, e digo isso sendo um pobre classe média baixa) são os cavalos que movem a carroça levando chibatada no lombo gritando "muh" enquanto seus donos ficam confortavelmente sentados e prostrados nas cadeiras milimetricamente desenhadas e arquitetônicas.
 

Demétrio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.877
Reações
6.829
Pontos
1.009
Quem já morou em quebrada deve saber como é. Ninguém esta nem aí pra método contraceptivo, prevenção de DST, nada do tipo. Casais que estão 100 reais acima da linha da pobreza absoluta mal casam e já querem filho. Na verdade, na quebrada a maioria já engravida logo que começa a namorar, é meio cultural. Sei que essa mentalidade está mudando nos grandes centros urbanos, mas nas periferias mais largadas, ainda existe muito disso.

Enviado de meu Redmi Note 5 usando o Tapatalk
 

goodstuff210

Bam-bam-bam
Mensagens
5.758
Reações
3.238
Pontos
434
Tópico: "Uma parte da culpa da pobreza sao das pessoas que tem muitos filhos sem ter condições financeiras"

Pessoas terem filhos sem ter condições financeiras é uma CONSEQUÊNCIA da pobreza, e não CULPA.

No mais, esse tópico deveria ter nascido na pasta Política - qualquer discussão sobre isso está intrinsicamente ligado à questões de governo e política.
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
Eu conheço muitos pobres que tem 1 ou 2 filhos, e tiveram cedo, mas o pensamento por trás de ter filho cedo, e casar cedo tb por sinal, parece ser uma percepção de que nunca vai melhorar.

Eles pensam que como tá no momento é o melhor que vai ser, não esperam um super-emprego, ou que alguma grande mudança torne a vida mais fácil, então pra que esperar pra "ser feliz"?

E realmente, na vida dessas pessoas, entra ano, e sai ano, e estão na mesma, o que ganham é o suficiente para se manter, mas não para crescer, e acho que isso limita muita diversas opções.

justamente essa visao limitada é o que fazer eles ficarem sempre na mesma.
 

Ícelo

Bam-bam-bam
Mensagens
2.191
Reações
6.066
Pontos
303
Por isso que séria importante ter educação sexual nas escolas desde o começo da adolescência, ensinar o povão a usar métodos contraceptivo desde cedo. Esse povo que tem um monte de filho começa a engravidar com uns 14/15 anos de idade e não para mais.
 

Venn

Bam-bam-bam
Mensagens
1.526
Reações
2.686
Pontos
353
Um nível de pobreza mais serio, que tem a partir de 3 filhos pra cima sem condições financeiras pra isso, colocar a culpa somente no estado por causa desse problema nao é justo,

apesar de que geralmente o estado tem sua culpa nisso
Que bom que em Saturno as pessoas também entendem isso.
 

Ícelo

Bam-bam-bam
Mensagens
2.191
Reações
6.066
Pontos
303
E não existe? Eu pelo menos tive. E cairia bem pra Bruzundanga, atacar o sintoma e não o problema.
Não tem.

É até possível ensinar um pouco de educação sexual nas aulas de ciências e biologia, mas o povão acha que vão ensinar os filhos deles a transar na aula de educação sexual, aí a maioria dos professores evita o assunto.
 
Topo Fundo