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Unity: Quero aprender, o que devo saber?

Jogador_de_Portatil

Ser evoluído
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Boa tarde a todos.


Quero iniciar meus estudos em Unity, mais por hobbie mesmo, não quero fazer projetos enormes, quero coisas menores, aprender mesmo, desenvolver jogos simples, como um jogo de Forca, Damas, Palavras-Cruzadas, coisas assim. No máximo, quero fazer estes jogos funcionarem em Android.

O que devo saber e quais as ferramentas devo ter instalados?

O que devo saber é: C# e Unity?

As ferramentas necessárias que devo ter instaladas, são: Microsft Visual Studio, para C# (posso usar outra IDE para programar no Unity), o próprio Unity e o Android Studio, para instalar o SDK do Android? Mais nada?

Depois disto tudo, já posso começar a estudar e desenvolver projetos pequenos mesmo, apenas por diversão? Meu foco não é 3D, mas 2D.

Joguinhos bobos como forca, damas, jogo da velha, palavra cruzada.

E mais: posso desenvolver apps comuns (Am Android) também com Unity, sem ser jogos?
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
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Um bom ponto de partida é aprender a se virar e pesquisar sozinho, ao invés de usar o template "assunto: como fasso" como faz em todos os tópicos que cria.
 

Landstalker

Lenda da internet
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É preciso:

- Saber inglês já que quase todo o conteúdo disponível está nesse idioma;
- Entender, ao menos, o básico de programação, de preferência em C#. Final do 2019 estará disponível a versão final da Visual Script da Unity, mas até lá é bom saber programar alguma coisa;
- Começar com coisas pequenas, coisas simples de se fazer e ir evoluindo aos poucos.
 

JFR City

Bam-bam-bam
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É preciso (extended):

- Saber programar (duh)
- Saber lógica de programação (duh 2.0) matemática e física e bem para poder programar e montar a parte visual do jogo.
- Saber inglês para saber lidar com os sistemas da Unity Editor e para trabalhar fora/remotamente já que no Brasil ganha-se uma merreca nos trabalhos remotos.
- Saber japonês. Pode até ser que você não vá para o Japão. Mas não só o seguro morreu de velho como também pode servir para trabalhar remotamente (ganhar em ienes e doláres >>>> nem preciso terminar).
- Começar com coisas pequenas, coisas simples de se fazer e ir evoluindo aos poucos (sem ideiazinha de GTA Brasileiro ou de Truck Simulator Gaucho, porque são projetos que nunca são terminados, principalmente quando é uma pessoa só).
- Saber o que está fazendo antes de soltar um jogo, até mesmo uma demo.
 

Leandro Dotta

Supra-sumo
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Opa cara, blz? Vou deixar meu pitaco também pra ver se ajuda :)

não quero fazer projetos enormes, quero coisas menores, aprender mesmo
Acho que você já começa bem ao pensar assim. No meu ponto de vista, criar jogos com escopo bem pequeno ou clonar jogos simples, é uma boa forma para aprender.

Quanto as ferramentas, vai depender muito do que você pretende fazer. Se seu foco é programação, pode ser qualquer editor que você fique confortável trabalhando, o mais comum é ver o pessoal usando o Visual Studio, principalmente depois que o Unity deixou de incluir o Monodevelop na instalação, mas você pode usar ele ainda se preferir. Eu, particularmente, uso o Visual Studio Code para codar, pois ele é leve e gosto muito do fluxo de trabalho com ele (devido aos seu atalhos, interface gráfica, extensões etc), mas também uso o Visual Studio para fazer coisas mais específicas (para debugar, por exemplo, acho ele melhor). Mas você pode usar outros, como Sublime, Project Rider, Notepad++ etc. Vai da sua preferência.

Agora se seu foco é arte, vai precisar de ferramentas para desenho, animação, criação de vetores etc. Se seu foco é game design, talvez um editor de documentos e planilhas já seja suficiente. Vai tudo depender do que você quer criar e qual área vai ser o foco de seu aprendizado.

e o Android Studio, para instalar o SDK do Android?
Você não precisa necessariamente do Android Studio para instalar o Android SDK. Mas com ele realmente é mais simples a instalação.

Quanto aos requisitos que o pessoal disse, eu discordo um pouco na questão do "É preciso". O Unity tem focado muito em deixar o editor cada vez mais amigável a não programadores. Então, existem muitas ferramentas hoje voltadas para designers, artistas, roteiristas etc. Não digo que você não vá precisar aprender essas coisas, mas elas não são impeditivas para começar.

Então, caso você tenha zero conhecimento em programação, eu ainda diria, vá em frente! Instala o Unity e começa a mexer mesmo sem programar. Aprenda os conceitos que ele aplica na construção do jogo e começa a estudar as diversas áreas envolvidas no processo.

Até mesmo o inglês eu não considero um fator impeditivo para iniciar seus estudos. Ele realmente vai ser essencial conforme você for evoluindo, mas tem muito conteúdo em português hoje, principalmente para iniciantes. Tem vários canais no Youtube em português, vários cursos no Udemy em português. Material é o que não falta.

Outra coisa que sempre recomendo muito, é participar de Game Jams! Independente do seu nível de conhecimento, vá com a mente aberta e participe de game jams, seja presencial ou online. É uma forma incrível de praticar e conhecer pessoas de diversas áreas!

Segue alguns links que podem te ajudar nos estudos:

- Tutoriais Oficiais do Unity: https://unity3d.com/pt/learn/tutorials (em Inglês)
- Roadmap to becoming a game developer in 2018: https://github.com/utilForever/game-developer-roadmap (em inglês)
- A Study Path for Game Programmer: https://github.com/miloyip/game-programmer (em inglês)

Alguns canais brasileiros que conheço:
- Evolver3D: https://www.youtube.com/channel/UCC2k-SBDIRK1Jg1vJSYOBYg
- Patrick: https://www.youtube.com/channel/UCok1vSaNxZZrxufASLHSqJg
- High Level: https://www.youtube.com/channel/UCetfSquMy40hkTGSh0cRYHQ
- Produção de Jogo: https://www.youtube.com/channel/UC31_lzgVcbcBOLo5QD7QBUA
- GamesIndie: https://www.youtube.com/channel/UCEbEugtl-gIHmFQFmlgNcKQ
- Gus GameDev: https://www.youtube.com/channel/UCoxRNjIDKlzxxl8OOJub6CA
- Uniday Studio: https://www.youtube.com/channel/UCntWQfGQ_KN4ABafiwSiuGA

Alguns canais em inglês que conheço:
- Brackeys: https://www.youtube.com/channel/UCYbK_tjZ2OrIZFBvU6CCMiA
- Canal Oficial do Unity: https://www.youtube.com/channel/UCG08EqOAXJk_YXPDsAvReSg
- GDC: https://www.youtube.com/channel/UC0JB7TSe49lg56u6qH8y_MQ
- Game Maker's Toolkit: https://www.youtube.com/channel/UCqJ-Xo29CKyLTjn6z2XwYAw
- quill18creates: https://www.youtube.com/channel/UCPXOQq7PWh5OdCwEO60Y8jQ
- Unity3d College: https://www.youtube.com/channel/UCX_b3NNQN5bzExm-22-NVVg
- Sykoo: https://www.youtube.com/channel/UCNJvwJ6daLmw4_gUKTw4cSg

Obs: nem todos os canais falam de Unity, mas todos são voltados a desenvolvimento de jogos.

Repositório de links do pessoal do grupo do Jamtastic: https://github.com/jamtastic-gd/awesome-gamedev
(Aqui tem link pra tudo quanto é coisa! Canais, podcasts, livros, forums, engines, etc)
 

Caco Antibes

Mil pontos, LOL!
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É ESSENCIAL você aprender a programar - e quando digo programar, é entender até coisas como estrutura de dados como fila, pilha, etc... - e isso não precisa ser em C#. Pegar de livros e tentar resolver os problemas que eu citei te ajudam a formular e desenvolver melhor sua lógica de programação.

Depois que estiver familiarizado com programação, eu aconselho a usar engines mais simples como a LOVE2D para tentar fazer jogos simples para entender a estrutura básica de um jogo. Pode ser uma vantagem já começar com unity para se familiarizar com ela mais rápido, mas acredito que você vai ter uma curva de aprendizado maior para saber mexer no necessário dela, a quantidade de opções e o paradigma (componentes) envolvido pode te deixar perdido.
 


Zeorymer

Gomu Gomu no Mi
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Acho que esta no caminho certo, já é bom ter o pensamento em um projeto pequeno, não precisa começar com um grande, começar com um pequeno é bom por que vc aprende o conceito de algumas coisas da engine.

Mais o principal,que digo é determinação e perseverança, visto que paredes vão surgir na sua frente o desanimo vai pegar e vc terá que lutar contra isso. Vc não precisa saber tudo da programação, o que vc precisa inicialmente(Minha opinião é claro) é ter uma base de operadores lógicos e como utilizar eles.

A programação é algo bem interessante se 30 pessoas aqui no forum fizerem o mesmo jogo em que por exemplo devemos calcular uma equação de 2ºGrau, pode apostar que os 30 vão fazer sair o resultado correto, porem se vc olhar a escrita de cada uma destas pessoas, elas estão totalmente diferentes é por isso que a programa é interessante. Com o tempo você adquire experiencia em programação e desenvolve meio mais "eficientes" de fazer um determinado resultado.

Então os meus conselhos para começar são:
1) definir um projeto simples, que vc curte e tem vontade de fazer a sua versão ou tentar replicar um projeto simples como por exemplo o próprio flappybird, acho este jogo simples o suficiente para aprender o conceito de vetores que é o que comanda um jogo (independente da engine).

2) Como comentei determinação e perseverança, visto que barreiras vão aparecer de n lugares, e é bom ter a cabeça no lugar para passar por eles.

3) Antes de começar, buscar na internet algumas aulas (no youtube mesmo) sobre lógica de programa, para vc ter uma ideia dos operadores lógicos e como utilizar eles, existem aulas até utilizando a unity que já é um bom passo para ir se sentido a vontade com a engine.

4) Não se preocupe com a arte de inicio, o que vc deve criar é o conceito do jogo a arte vc pode colocar depois, vc pode fazer um quadrado como personagem principal por exemplo e aplicar todo o conceito do jogo utilizando este quadrado.

Bom é isso boa sorte e conhecimento nunca é demais.
 
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