O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


~ Universidade pública X particular ~

Espasmo

Ser evoluído
Mensagens
1.244
Reações
4
Pontos
46
[SIZE="2"][COLOR="Black"][FONT="Georgia"]Existem diferenças significativas entre estudar e formar-se em uma universidade particular ou em uma pública?

Nos quesitos infra-estrutura e greves, a particular é melhor.
Mas por outro lado, a pública é mais reconhecida...
Na minha faculdade, o curso de jornalismo e Ciências contábeis, por exemplo é altamente precário. Mesmo assim, o formado na federal é mais prestigiado.
O que vocês acham? Não depende do apredizado e esforço do aluno?



[kbloglife] Ah, eu não passei na federal; e criei esse tópico para ver se isso importa. [/FONT][/COLOR][/SIZE]
 

Gattuso

Lenda da internet
VIP
Mensagens
24.821
Reações
21.187
Pontos
1.719
O principal da escola pública são os alunos, que passam por um triagem.

Aí, em contato com bons alunos, fica melhor o aprendizado


mas se você é esforçado, não tem problema fazer numa particular desde q seja boa, o ruim que diploma de federal conta mais mesmo, mas no mercado de trabalho eles analisam outras coisas
 

espectral

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.843
Reações
3.392
Pontos
1.339
Por que as pessoas desprestigiam a escola pública e prestigiam a faculdade pública?
dá uma arrumada aí.

bom, eu farei facul particular esse ano.
de fato, uma pública sempre tem mais peso, mesmo que, na verdade, não.
ossos do ofício.
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.855
Reações
27.815
Pontos
1.444
Eu fiz uma pública (UNESP-Letras) e agora faço uma particular (Fundação Eurípedes - Marília / Administração).
Tenho a seguinte opinião:
A faculdade pública é mais renomada e reconhecida, e há uma biblioteca bem ampla. O curso em si é mto fácil e as médias baixas (5).
Na particular eu percebo que não há esse renome, no entanto o curso é mais focado nas necessidades do mercado, ou seja, tem mais objetividade.
Qual é melhor? Os dois são uma m****! lol
Mas a federal é grátis... se vc não passou uma pena, se passar é melhor fazer a facu na faixa... senão... faz particular mesmo, não vale a pena ficar se matando em cursinho não, o tempo q vc gasta no cursinho não vale a pena.
 

osso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.753
Reações
145
Pontos
794
Sinceramente, sim. Tem curso s que nas federais tem estrutura precária mesmo, mas tem muitas coisas fora da sala de aula que simplesmente não existem em faculdades particurares. Pesquisa científica intensa é uma delas. Em uma faculdade pública vc tem direito a inúmeras bolsas de incentivo à pesquisa que te incentivama aprender fora da sala de aula, o que é muito importante.

Claro que é perfeitamente possível sair um ótimo profissional de uam faculdade particular, mas que em certos pontos vc perde, não há dúvidas(além de vc pagar pra estudar, claro:p)

Muita gente vem daí com aquele papo "Ah eu conheço um cara que formou ali naquela faculdade porca ali da esquina e ele ganha 12 mil por mês...". Aí eu digo: dos milhares formados naquela faculdade porca e mercenária, UM ganha bem e isso serve para se concluir que é possivel ter uma formação boa nesta faculdade. Ninguem cogita que o cara pode ser uma exceção, alguem fora de séria ou algo do tipo. Muito menos levar em conta que entre os formados em uma boa faculdade(em geral, públicas) todos ganham, no mínimo bem, além de haver figuras de tão, ou mais destaque que o cara citado acima...
 

More One User

Habitué da casa
Mensagens
2.164
Reações
2
Pontos
61
Acontece que na faculdade pública as circunstâncias lhe obrigam a estudar.

Eu por exemplo tem aula que nem vou (semestre passado teve uma matéria que eu só fui duas vezes), não compensa, estudo em casa e consigo ir em frente sem nenhum problema. Sem contar que não sou muito fã dessa visão tradicional de estudo (caderno na mão, anota o que o professor fala, vai embora. Particularmente, nem uso caderno e tenho apenas uma lapiseira e folhas de rascunho em minha pasta) principalmente se for na minha áerea que é a da Matemática/física/programação etc.... É das dificuldades que surgem traços de autodidata que são extremamente importantes (mais até, indispensáveis) para a aprendizagem.

Sem contar o fator de desenvolvimento da ciência. Posso estar muito errado- me corrijam por favor se for necessário- mas parece que grande parte (vejam bem, grande parte, não disse todas) das pesquisas são feitas em instituições públicas. Essa é de longe uma das coisas mais interessantes pois se aprende MUITO mechendo com isso.

Outra que há muito mais professores sacanas na faculdade pública. E , convenhamos, eles dão uma contribuição altíssima para seu aprendizado (com o método "se vira nos 30")
 


Mensagens
10.306
Reações
9.179
Pontos
479
UnB e USP são referências em Ciências Contábeis.
Não tenho do que me queixar.Tem faculdade privada aí que os alunos nem estudam TEORIA CONTÁBIL,uma disciplina importantíssima.
 

Modesto

Supra-sumo
Mensagens
4.383
Reações
3
Pontos
182
Concordo com o que foi dito acima e reforço com uma experiência minha: Estava eu no busão que ia para Piracicaba após minha aula no Sábado quando um pessoal de Engenharia de uma particular ficou conversando sobre sua prova de cálculo.Quando eles comentavam sobre a matéria me espantou: A matéria era equação de 2º grau,e eles erravam coisas que eram inadmissíveis em qualquer curso de ciências exatas de uma pública.Posso ter ouvido errado,mas realmente é espantoso.

Sem falar também quando um amigo meu teve que ir numa faculdade particular fazer um concurso e viu que a grade de Ciências da Computação(nosso curso) não tinha cálculo.Tudo bem que provavelmente não usaremos cálculo na vida profissional,mas é uma matéria que auxilia o raciocínio matemático,ideal para programar qualquer coisa.Já a sintaxe das linguagens é coisa que você pega lendo livros e programando.

Nas particulares há mais estrutura,mas nas públicas há mais conteúdo que,mesmo não influenciando na vida profissional,ao entrar em contato com uma estrutura melhor acabam sendo,no geral,mais produtivos.
 

igraum

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.754
Reações
22.481
Pontos
1.464
Tem, sim. Eu faço jornalismo na Umesp, em São Bernardo, e ela é melhor do que a UFMG. Mackenzie em direito é melhor do que a mesma.
 

Spetznaz

Bam-bam-bam
Mensagens
6.943
Reações
16
Pontos
249
Modesto;2610862 disse:
Concordo com o que foi dito acima e reforço com uma experiência minha: Estava eu no busão que ia para Piracicaba após minha aula no Sábado quando um pessoal de Engenharia de uma particular ficou conversando sobre sua prova de cálculo.Quando eles comentavam sobre a matéria me espantou: A matéria era equação de 2º grau,e eles erravam coisas que eram inadmissíveis em qualquer curso de ciências exatas de uma pública.Posso ter ouvido errado,mas realmente é espantoso.

Sem falar também quando um amigo meu teve que ir numa faculdade particular fazer um concurso e viu que a grade de Ciências da Computação(nosso curso) não tinha cálculo.Tudo bem que provavelmente não usaremos cálculo na vida profissional,mas é uma matéria que auxilia o raciocínio matemático,ideal para programar qualquer coisa.Já a sintaxe das linguagens é coisa que você pega lendo livros e programando.

Nas particulares há mais estrutura,mas nas públicas há mais conteúdo que,mesmo não influenciando na vida profissional,ao entrar em contato com uma estrutura melhor acabam sendo,no geral,mais produtivos.

Se forem alunos de uma UNIesquina até entendo, pois é até normal (já estudei em uma, sei como são as coisas). O negócio é escolher uma particular de ponta. Em SP temos a Mackenzie, FEI, algumas PUCs... acho que essas não devem nada às universidades públicas, pelo menos nos aspectos principais. Com o PROUNI estudar nesses lugares também se tornou algo muito plausível e alcançável para muita gente.
 
Mensagens
10.306
Reações
9.179
Pontos
479
igraum;2610868 disse:
Tem, sim. Eu faço jornalismo na Umesp, em São Bernardo, e ela é melhor do que a UFMG. Mackenzie em direito é melhor do que a mesma.

Pelo menos aqui no DF é os eguinte nos grandes escritórios de Direito alunos da UnB e outras públicas de demais estados levam vantagens sobre as demais privadas nas seleções.:ANYWORD:
 

igraum

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.754
Reações
22.481
Pontos
1.464
Solid Snake com 500 anos;2610878 disse:
Pelo menos aqui no DF é os eguinte nos grandes escritórios de Direito alunos da UnB e outras públicas de demais estados levam vantagens sobre as demais privadas nas seleções.:ANYWORD:

Desculpa, eu me enganei, a UFMG leva um pouco de vantagem com relação ao Mackenzie. Levando em conta o critério usado no Enade. Agora o primeiro caso é verdadeiro.
 

Koyuki

Habitué da casa
Mensagens
867
Reações
2
Pontos
99
mig29gsxr;2610749 disse:
Eu fiz uma pública (UNESP-Letras) e agora faço uma particular (Fundação Eurípedes - Marília / Administração).

Sou de Marília, mora aqui tb cara?

Não querendo tirar o foco do tópico, mas boa sorte pros fuvesteiros ae!
 

Modesto

Supra-sumo
Mensagens
4.383
Reações
3
Pontos
182
Spetznaz;2610876 disse:
Se forem alunos de uma UNIesquina até entendo, pois é até normal (já estudei em uma, sei como são as coisas). O negócio é escolher uma particular de ponta. Em SP temos a Mackenzie, FEI, algumas PUCs... acho que essas não devem nada às universidades públicas, pelo menos nos aspectos principais. Com o PROUNI estudar nesses lugares também se tornou algo muito plausível e alcançável para muita gente.

Sim,entendo isso.Se não me engano,era a EEP,uma faculdade de Piracicaba que considero média,por isso o espantoso.E uma Mackenzie ou uma PUC não deve nada a uma pública.São ótimos lugares,mas em relação a alguns cursos é bom tomar cuidado ao escolhê-la,pois o que tem de empresa boa descartando diploma de não-públicas não é brincadeira.

Lembrei de mais uma experiência:Quando eu me formava no técnico,as vezes convivia com uma moça que fazia uma uniesquina no trampo e eu conversava com ela sobre a vida acadêmica.Minhas provas eram mais difíceis que as dela e o que caía nas provas dela eram os exercícios que eu fazia na aula:-D
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.855
Reações
27.815
Pontos
1.444
Koyuki;2610892 disse:
Sou de Marília, mora aqui tb cara?

Não querendo tirar o foco do tópico, mas boa sorte pros fuvesteiros ae!

Aí véio, sou de Assis, mas viajo todo dia p/ o curso. Morei algum tempo aí tb, conheço bastante gente... falaí da onde vc é quem sabe eu te conheça.
T+
 

Kaze

Habitué da casa
Mensagens
271
Reações
97
Pontos
64
Nas Universidades Federais Públicas o grande diferencial é o nivel de cobrança que obriga o aluno a se virar.
Formei-me na UFPR.
 

RodrigoRamalho

Bam-bam-bam
Mensagens
1.682
Reações
2.709
Pontos
339
Eu faço Ciências Contábeis na UFC que foi a única universidade, no Brasil, a obter avaliação máxima (5) para três de seus cursos (Administração, Secretariado Executivo e Ciências Contábeis) e Direito numa Particular o que eu posso dizer a Particular tem uma melhor estrutura e professores ,mas perde e muito nos alunos ,já a Publica alem de estar com uma estrutura deficiente,GREVES,e alguns professores que não querem ovo,na minha opiniao as duas se equivalem se vc for um bom aluno vai ser bom aonde vc estiver.Não importa a faculdade que vc veio.
 

Espasmo

Ser evoluído
Mensagens
1.244
Reações
4
Pontos
46
[COLOR="Black"][SIZE="2"][FONT="Georgia"]
Kaze;2610991 disse:
Nas Universidades Federais Públicas o grande diferencial é o nivel de cobrança que obriga o aluno a se virar.
Formei-me na UFPR.

Sempre ouço esse comentário, de professores.[/FONT][/SIZE][/COLOR]
 

Maxtremus

Lenda da internet
Mensagens
23.987
Reações
12.085
Pontos
1.769
Na federal daqui o curso de odontologia falta tudo quanto é material por isso as aulas práticas praticamente não existem. Enquanto a particular tirou uma nota muito mais alta no ENADE...
 

finntroll

Ser evoluído
Mensagens
448
Reações
1
Pontos
46
por ser uma instituição privada, a universidade particular vai se adequar aos parâmetros do mercado que os cursos que elas oferecem exigem. No Brasil, isso significa formar uma mão-de-obra técnica e barata. Agora, por exemplo, em certos nichos específicos de mercado, as particulares são tão boas quanto às públicas, caso da área de finanças.
 
Mensagens
10.306
Reações
9.179
Pontos
479
RodrigoRamalho;2611009 disse:
Eu faço Ciências Contábeis na UFC que foi a única universidade, no Brasil, a obter avaliação máxima (5) para três de seus cursos (Administração, Secretariado Executivo e Ciências Contábeis) e Direito numa Particular o que eu posso dizer a Particular tem uma melhor estrutura e professores ,mas perde e muito nos alunos ,já a Publica alem de estar com uma estrutura deficiente,GREVES,e alguns professores que não querem ovo,na minha opiniao as duas se equivalem se vc for um bom aluno vai ser bom aonde vc estiver.Não importa a faculdade que vc veio.

O único?

Sei que Ciências Contábeis e CIencias Econômicas na UnB são so cursos mais conceituados hoje na instituição.

http://www.unb.br/cca/destaques/cca.htm

http://www.secom.unb.br/unbagencia/ag0507-89.htm


Temos o Jorge Myama que é o único doutor em Contabeis no Brasil que realmente tem a contabiliadade na veia :graduação ,mestrado,doutorado e pos docs tudo na área.

Sem falar no César Tibúrcio autor de vários livros e papers e que lançou recentemente "CUSTOS NO SETOR PÚBLICO".
 

Koyuki

Habitué da casa
Mensagens
867
Reações
2
Pontos
99
mig29gsxr;2610981 disse:
Aí véio, sou de Assis, mas viajo todo dia p/ o curso. Morei algum tempo aí tb, conheço bastante gente... falaí da onde vc é quem sabe eu te conheça.
T+

Eu sou de Nova Marília, mas é difícil que vc me conheça, pq eu mudei faz só 2 anos pra cá.
Bom, vejo-o por aí.
 

RodrigoRamalho

Bam-bam-bam
Mensagens
1.682
Reações
2.709
Pontos
339
Solid Snake com 500 anos;2611108 disse:
O único?

Sei que Ciências Contábeis e CIencias Econômicas na UnB são so cursos mais conceituados hoje na instituição.

http://www.unb.br/cca/destaques/cca.htm

http://www.secom.unb.br/unbagencia/ag0507-89.htm


Temos o Jorge Myama que é o único doutor em Contabeis no Brasil que realmente tem a contabiliadade na veia :graduação ,mestrado,doutorado e pos docs tudo na área.

Sem falar no César Tibúrcio autor de vários livros e papers e que lançou recentemente "CUSTOS NO SETOR PÚBLICO".

Nobre Solid Snake com 500 anos só olhar a noticia que eu escrevi " foi a única universidade, no Brasil, a obter avaliação máxima (5) para três de seus cursos (Administração, Secretariado Executivo e Ciências Contábeis) " A UNB conseguiu 2 ver site -> http://www.secom.unb.br/unbagencia/ag0507-89.htm
já a UFC conseguiu 3 -> http://www.ufc.br/noticias/noticia,1355,31052007,1,2.shtml
não duvido nada que a UNB seja boa espero assim que terminar possa fazer alguma coisa por lá como Mestrado.Você faz Ciencias Contabeis por lá?Faz o que?Grato.
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.778
Reações
18.253
Pontos
784
Quem faz a faculdade é o aluno.
Porque?
Um bom exemplo foi a minha turma de graduação. Enquanto eu estava trabalhando na área já no 3º semestre nego ainda ficava viajando nas aulas de algoritmos.
Não acredito nessa de que aluno de faculdade publica seja superior a de particular. Temos milhares de exemplos que provam o contrário. Bill Gates não chegou a se formar antes de montar a Microsoft e acho que não deve nada para ninguém no quesito sucesso não é mesmo?
 

Spetznaz

Bam-bam-bam
Mensagens
6.943
Reações
16
Pontos
249
sparcx86;2611302 disse:
Quem faz a faculdade é o aluno.
Porque?
Um bom exemplo foi a minha turma de graduação. Enquanto eu estava trabalhando na área já no 3º semestre nego ainda ficava viajando nas aulas de algoritmos.
Não acredito nessa de que aluno de faculdade publica seja superior a de particular. Temos milhares de exemplos que provam o contrário. Bill Gates não chegou a se formar antes de montar a Microsoft e acho que não deve nada para ninguém no quesito sucesso não é mesmo?

Isso porque sucesso não depende exclusivamente de inteligência, vide nosso magnífico presidente da República. Outro exemplo que exemplifica (duh) isso é o curso de licenciatura, letras, por exemplo. Mesmo se o aluno se formar na melhor universidade do mundo, é a determinação dele que determinará se ele será um professor de faculdade respeitado ou um prof. de escola pública do ensino fundamental. Mas não podemos esquecer que conhecimento facilita um caminho de sucesso, apesar de muitas vezes não se demonstrar o fator crucial que determina o futuro profissional de um indivíduo.
 

Modesto

Supra-sumo
Mensagens
4.383
Reações
3
Pontos
182
sparcx86;2611302 disse:
Quem faz a faculdade é o aluno.
Porque?
Um bom exemplo foi a minha turma de graduação. Enquanto eu estava trabalhando na área já no 3º semestre nego ainda ficava viajando nas aulas de algoritmos.
Não acredito nessa de que aluno de faculdade publica seja superior a de particular. Temos milhares de exemplos que provam o contrário. Bill Gates não chegou a se formar antes de montar a Microsoft e acho que não deve nada para ninguém no quesito sucesso não é mesmo?

Vestibular não prova nada quando o quesito é inteligência.Porém,filtra um pouco os alunos e no final o aluno médio da pública acaba sendo um aluno acima da média,mas longe de ser superdotado.É uma coisa que faculdades particulares tradicionais fazem,mas muitas uniesquinas não,e aí o nível geral acaba descendo.

Quanto a sucesso,não é a faculdade que traz,mas é ela que ajuda a trazer.

Aliás,Steve Jobs também não se formou na faculdade também.Onde eles estavam não eram quaisquer faculdades,e não abandonaram o curso por causa de sua dificuldade.
 

Cloudst69

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.211
Reações
3.587
Pontos
1.084
Bom vou comentar um pouco sobre o que sei.
Sobre faculdades públicas, eu fiz 3 anos de UEL, Engenharia Civil mas estou parando agora. Não pela facul, o curso não é a minha cara mesmo, to indo pra Ciência da Computação (se eu passar em alguma coisa). Bom, o curso lá não era mole, apesar de exatas não ser o forte da UEL. O curso lá exigia muito do aluno em certas matérias. Tinham matérias que dava pra levar nas coxas, mas isso qualquer curso em qualquer faculdade do Brasil eu sei que tem. Uma coisa que eu não gostava lá era o sistema aplicado. Lá por exemplo, se vc pegasse mais que 2 dps (nao importa se eram semestrais ou anuais), vc ficava retido (já que eles aboliram o sistema de créditos no curso). Isso foi rídiculo, eu por exemplo perdi 1 ano pq fiquei em 3 matérias (de 15 da grade). Isso foi um dos motivos que me desanimou e me ajudou a desistir.

Mas agora sobre particulares, antes da UEL eu fiz um mês de Ciência da Computação na UNIP. A impressão que eu tive da faculdade foi uma extensão do colegial. Era aula só a noite, 4 hrs por dia (as vezes até menos). E umas matérias bem nada a ver no começo.

Aí enquanto eu tava na UEL eu reparei: primeiro que o curso de Ciências da Computação era integral, ou seja, a carga horária é bem maior. Fora que os conteúdos das matérias que um colega meu me mostrou pareciam um tanto diferentes do que eu vi na UNIP.

Outro exemplo: minha irmã é formada em Odonto pela UNIP. Foram 4 anos de curso acho. Eu lembro que eu nunca via ela morrendo de estudar, correndo atrás de trabalhos, pesquisas do jeito que eu tive que fazer no meu curso la na UEL.

Tem um amigo meu que faz Odonto na Unicamp. Ele tinha me mostrado a grade dele, era Integral com aula o dia inteiro praticamente. Bem diferente da UNIP.

Porém isso não é pretexto pra dizer que quem faz particular sai mal formado, incapacitado. Minhã irmã se formou e se mostra uma ótima profissional, sabe o que faz.

As minhas impressões finais são essas: eu acho que quem faz uma faculdade pública tem que se esforçar mais (primeiro pra passar no vestiba), pq a faculdade exige isso de você. Tem que correr atrás das coisas, é estressante pra kct mas eu acho que forma um put* caráter na pessoa. Na particular, como não existe essa cobrança de responsabilidades tão intensa, os alunos não saem tão bem preparados como nas públicas. Exceto um ou outro que realmente se aplica e dá valor ao conhecimento disponível.
 

Nebulosa

Bam-bam-bam
Mensagens
10.687
Reações
6.646
Pontos
454
O fato de tu fazer universidade em uma publica ou particular não vai afetar em absolutamente nada se tu for um bom profissional.
Tudo depende do teu esforço.
Dependendo do curso que tu vai fazer, o mais dificil é aturar " filhinhos de papai" que se acham os poderosos ou por estar na faculdade ( publica) ou por ser " rico" e poder pagar a faculdade ( particular).
Nas duas tem gente que passou sem sequer saber o que queria, na particular é porque papai paga e quer ver filho se formando, na publica é porque alguns alunos querem ser os " geniosinhos" e então se matam estudadopara passar nos cursos mais concorridos.
Professores ruins, professores bons, gente ruim e boa, não temmuitas diferenças neste aspecto.
 

rakulex

.
GOLD
Mensagens
6.153
Reações
1.055
Pontos
1.109
Na minha da pra voce escolher os prof picareta que passa facinho, e os fodão que te impalam e pedem uma prova oral, 20 trabalhos e afins, e o nivel é beeeem alto, não só no meu, mas nos outros cursos que fui ver tbm
 

[Noob Saibot]

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.524
Reações
599
Pontos
1.174
Até o ensino médio o melhor seria escola particular
Universidade é melhor pública e federal
Eu estudo na UTFPR
é uma universidade pública, e estudei a vida interia em escola pública
 

dwbart

Supra-sumo
Mensagens
3.526
Reações
200
Pontos
189
Não saberia responder, afinal esse ano fui alienado por professores de cursinho

:lol
 

Espasmo

Ser evoluído
Mensagens
1.244
Reações
4
Pontos
46
[COLOR="Black"][SIZE="2"][FONT="Georgia"]
dwbart;2611906 disse:
Não saberia responder, afinal esse ano fui alienado por professores de cursinho

:lol

HAUHAHUAHUA!!!!
Exatamente... No começo do ano um professor de cursinho morreu de dizer que Jornalismo e Ciências Contábeis era precário na federal e depois mudou o discurso no fim do ano, dizendo que pai que bota filho na particular não gira bem da cabeça.[/FONT][/SIZE][/COLOR]
 

guerrard

Bam-bam-bam
Mensagens
5.935
Reações
604
Pontos
274
Resumindo pra c***lho:

Particular=Esquema de colégio, com professor puxando os alunos na base da nota

Pública=Autoditadismo, cada um por si e seleçã natural pra ver quem sobrevive sem orientação

edit: isso no ensino superior apenas
 

dwbart

Supra-sumo
Mensagens
3.526
Reações
200
Pontos
189
Espasmo;2611912 disse:


HAUHAHUAHUA!!!!
Exatamente... No começo do ano um professor de cursinho morreu de dizer que Jornalismo e Ciências Contábeis era precário na federal e depois mudou o discurso no fim do ano, dizendo que pai que bota filho na particular não gira bem da cabeça.
Haha eu to nesse dilema, não fiz vestibular em nenhuma particular, meu pai até queria, mas sou orgulhoso. [kviraolho]
 

Nebulosa

Bam-bam-bam
Mensagens
10.687
Reações
6.646
Pontos
454
guerrard;2611916 disse:
Resumindo pra c***lho:

Particular=Esquema de colégio, com professor puxando os alunos na base da nota

Pública=Autoditadismo, cada um por si e seleçã natural pra ver quem sobrevive sem orientação

edit: isso no ensino superior apenas

É... tenho certeza de que isso não se encaixa no meu curso :kong_zonzo: 50% rodados na cadeira de Anato I responde isso?!
Realmente, não da pra generalizar.
 
Topo Fundo