O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


~ Universidade pública X particular ~

guerrard

Bam-bam-bam
Mensagens
5.935
Reações
604
Pontos
274
Nebulosa;2611942 disse:
É... tenho certeza de que isso não se encaixa no meu curso :kong_zonzo: 50% rodados na cadeira de Anato I responde isso?!
Realmente, não da pra generalizar.

Lógico que não dá pra generalizar...

Pelo que eu sei, isso se encaixa pra Arquitetura, psicologia, historia, admnistração, economia e mais alguns outros que tem gente que eu conheço e tal.

Agora, engenharia e medicina não cai nesse esquema.



E mesmo assim, tem matérias que não se encaixam no padrão do curso.
uma das 2 turmas de Calculo para Arquitetos teve 2 reprovados, a outra teve 45 reprovados, mais de 60% da turma.
 

Dragobr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
2.154
Reações
1.455
Pontos
1.103
Minha namorada estuda direito na Católica de Goiânia, a única particular no estado recomendada pela OAB.

O esquema deles é fácil de entender. Eles têm um mini-campus destinado praticamente só ao curso de direito, e centenas de vagas no vestibular, mas o curso não é fácil. A maioria se dá mal rapidinho. Os corredores dos últimos anos têm muito poucos alunos.

Ou seja, os filhinhos de papai dos primeiros anos fornecem o dinheiro, aqueles que estudam mais e vão pra frente fornecem a reputação. Nada mal.

O problema é que mesmo a vida dos bons alunos é complicada nos primeiros anos. Várias vezes minha namorada foi obrigada a fazer trabalhos com alunos que mal sabiam escrever. Por esse e outros motivos, ela prestou novamente o vestibular da UFG e, se ela passar, tem todo o meu apoio para estudar lá.
 

Deslock

Bam-bam-bam
Mensagens
6.685
Reações
58
Pontos
214
temos que ser realistas em pontos chaves, aonde é o objetivo de cada uma:

se forem observar, nenhuma faculdade pública tem cursos de graduação tecnológica (com duração de 2 anos e meio e voltados para nichos de trabalho específicos) mas pouquíssimas faculdades particulares trabalham com linhas de pesquisa e publicação de periódicos (quanto mais nas áreas de ciências exatas e biológicas).

Sua área é comunicação, pelo que um amigo me fala do curso de comunicação (sub-grupo: produção editorial) lá da ufrj, faz-se questão o aluno debater assuntos constantemente, redigir qualquer texto de excelência com tanta naturalidade quanto respirar, mas ainda tem os problemas de verba, onde, realmente eu não entendo, não exploram a questão de criar mecanismos de geração de renda nas próprias dependências dos departamentos, o que, por sua vez, é explorado nas universidades particulares.
 

Colt Malone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.836
Reações
69
Pontos
204
Depende.
Vou falar pelo que sei do RS: Publicidade ou Administração na ESPM são mais conceituados do que na UFRGS, por exemplo.

As boas faculdades privadas, muitos professores, além de darem aula, trabalham no mercado e as vezes são profissionais renomados. O conhecimento que se pode extrair desse tipo de pessoa é muito mais valioso ao meu ver do que o de um professor que passou a vida inteira dando aula e está por fora do mercado.
 

rakulex

.
GOLD
Mensagens
6.153
Reações
1.055
Pontos
1.109
guerrard;2611978 disse:
Lógico que não dá pra generalizar...

Pelo que eu sei, isso se encaixa pra Arquitetura, psicologia, historia, admnistração, economia e mais alguns outros que tem gente que eu conheço e tal.

Agora, engenharia e medicina não cai nesse esquema.



E mesmo assim, tem matérias que não se encaixam no padrão do curso.
uma das 2 turmas de Calculo para Arquitetos teve 2 reprovados, a outra teve 45 reprovados, mais de 60% da turma.

Em his, nem f**end0, depende só do professor tem professor de todos os estilos onde eu estudo
 

Velotrol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.865
Reações
6.985
Pontos
1.039
Acho que existem muitas diferenças.
Claro que tem o blablabla do aluno esforçado, que manda bem porque já é bom e o caramba a quatro. Se a pessoa já é esforçada antes de começar a faculdade, tudo bem.
Mas eu acho que a diferença é que na faculdade pública você aprende a ralar e crescer por conta, uma escola que te obriga a se esforçar. Esse é um mérito grande, e eu deixei de ser um completo vagabundo (nunca tinha estudado uma linha até passar pra UFJF-Ciência da Computação) para um cara esforçado que quer ser alguma coisa na vida. A faculdade pública foi uma escola de vida pra mim, e acho que não seria a mesma coisa numa particular.
Ainda mais no caso de exatas, aonde não tem jeito de uma turma formar inteira e no tempo, se isso acontece é porque tem treta, professor empurrando galera pra formar e a faculdade não perder aluno...
Já vi aluno de Sistemas de Informação (de particular) que não sabia calcular integral! O professor de cálculo deles mandava trabalho pra eles.. Trabalho de cálculo!! put* m****! Só pra galera continuar dando dinheiro pra faculdade, enquanto nós da pública ralamos igual boi na horta, só passa realmente quem sabe.
 


guerrard

Bam-bam-bam
Mensagens
5.935
Reações
604
Pontos
274
Tá, esqueçam a minha generalização, reconheço que foi bastante infeliz.

Mas no meu curso, em arquitetura, ela se aplica. Pelomenos aqui em SP.
 

Deslock

Bam-bam-bam
Mensagens
6.685
Reações
58
Pontos
214
Colt Malone;2612445 disse:
Depende.
Vou falar pelo que sei do RS: Publicidade ou Administração na ESPM são mais conceituados do que na UFRGS, por exemplo.

As boas faculdades privadas, muitos professores, além de darem aula, trabalham no mercado e as vezes são profissionais renomados. O conhecimento que se pode extrair desse tipo de pessoa é muito mais valioso ao meu ver do que o de um professor que passou a vida inteira dando aula e está por fora do mercado.

exatamente, complementa o que eu falei no meu post
 

Strikerzin

Bam-bam-bam
Mensagens
8.260
Reações
20
Pontos
262
Por que as pessoas desprestigiam a escola pública e prestigiam a faculdade pública?

Tb acho que nesse ponto vc errou em termos. Eu por exemplo estou estudando em uma facul particular, pouco conhecida e com infra estrutura regular pra baixo.

Porém os professores são muito bons.

Meu sonho era entrar na Unicamp (uma das maiores e melhores do país), é pública, tentei 2 vestibulares lá e não consegui passar da 2º fase. É foda mesmo, estou no 2º ano na particular e mesmo assim todo ano tento o vestibular da Unicamp.

Uma pessoa formada lá, tem praticamente o futuro garantido em qualquer área.
 

AlucardSan

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
50.474
Reações
21.655
Pontos
2.124
Espasmo;2611912 disse:


HAUHAHUAHUA!!!!
Exatamente... No começo do ano um professor de cursinho morreu de dizer que Jornalismo e Ciências Contábeis era precário na federal e depois mudou o discurso no fim do ano, dizendo que pai que bota filho na particular não gira bem da cabeça.

bom, se tratando de ufrn, realmente esses cursos sao meio q precarios, naum tem estrutura, prefessores q faltam pra carai, eu sei pq minha irma se formou em jornalismo, e era so reclamaçao.

agora, na mesma universidade vemos realidades diferentes, por exemplo os cursos do CT (centro tecnologico) tem mais recursos aqui, a petrobras patrocina em diversas obras de laboratorios, centros de pesquisa, com isso da uma melhor condiçao de trabalho para os professores e de estudo para os alunos. eu faço engcomp, todos os professores tem doutorado, alguns com 2, eh um pre requisito pra entrar no departamento. so pra vc ver a diferença de verba, passe no setor 5~2 e depois no setor 4 (na ufrn).
otra coisa, quando querem fazer uma greve, quem puxa a banda.. os profs de humanas, nenhum dos profs de tecnologica se manifestam, tou a 3 anos la e nunca passei por uma greve.

quanto a universidade publica naum ter filhinho de papai, depende do curso tb, naum da pra generalizar uma universidade inteira ne.. vai no curso de medicina, so entra quem tem condiçoes pra pagar os melhores cursinho e boas escolas, obviamente q o aluno estudou feito um condenado, o maior merito eh dele, mas eh raro alguem de classe baixa nesse curso.

bom pra finalizar, o mercado vê melhor o formado em universidade publica do q particular, independente se o curso dado na particular seja melhor, a naum ser q seja uma universidade particular muito foda, q naum eh o caso aki do meu estado (RN).
 

SonOfJeffer

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
9.418
Reações
6.693
Pontos
1.449
Acho que o que conta mesmo nas públicas é o maior nível dos alunos.
 

tquadro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.152
Reações
1
Pontos
774
Nada a ver... hoje em dia não conta mais nada essa história de reconhecimento, ou um diploma pesar mais que o outro... pois se for ver que quase todos os professores que estão entrando agora nas faculdades federais são formados em particulares...

E hoje em dia não basta ser formado, ser um simples bacharel, tem que ter qualificações a mais pois há muitos iguais a você...

No meu caso por exemplo, curso de administração, pra sair bem tem q no mínimo ter um MBA pra conseguir um emprego melhor. E isso so existe em cursos particulares, que custam muito...
 

AOD

Habitué da casa
Mensagens
386
Reações
4
Pontos
69
igraum;2610868 disse:
Tem, sim. Eu faço jornalismo na Umesp, em São Bernardo, e ela é melhor do que a UFMG. Mackenzie em direito é melhor do que a mesma.

Powta, sério que você é da metô??
Eu faço pp por la :D

sparcx86;2611302 disse:
Quem faz a faculdade é o aluno.
Porque?
Um bom exemplo foi a minha turma de graduação. Enquanto eu estava trabalhando na área já no 3º semestre nego ainda ficava viajando nas aulas de algoritmos.
Não acredito nessa de que aluno de faculdade publica seja superior a de particular. Temos milhares de exemplos que provam o contrário. Bill Gates não chegou a se formar antes de montar a Microsoft e acho que não deve nada para ninguém no quesito sucesso não é mesmo?
Eu discordo parcialmente
Existem casos em que isso é verdade. Mas existem casos qu enão tem jeito.
Por exemplo, eu estudei 2 anos na UNIP e não aprendi nada. E não foi por falta de esforço, é pq o bagulho era ruim mesmo. Tinha professor que chegava na frente da sala de aula no primeiro dia de aula e falava que não fazia a mínima idéia de que se tratava a matéria que ele ia dar aula.
E isso aconteceu mesmo


Agora referente ao tópico, acho que depende muito do curso que a pessoa escolhe.
No meu caso, em Publicidade, por exemplo, eu estou em uma das melhores(e atualmente a melhor) universidade do Estado, que é a Metodista.
A USP tem um curso extremamente fraco de PP, já que a estrutura deles é ruim e os professores preferem formar robôs que seres pensantes, o que é fundamental pro publicitário...
Depende muito do seu curso.
 

tquadro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.152
Reações
1
Pontos
774
AOD;2616507 disse:
Agora referente ao tópico, acho que depende muito do curso que a pessoa escolhe.
No meu caso, em Publicidade, por exemplo, eu estou em uma das melhores(e atualmente a melhor) universidade do Estado, que é a Metodista.
A USP tem um curso extremamente fraco de PP, já que a estrutura deles é ruim e os professores preferem formar robôs que seres pensantes, o que é fundamental pro publicitário...
Depende muito do seu curso.


Exatamente. Eu por exemplo optei pr fazer meu curso de Administração numa faculdade particular pois os professores são pessoas da área, que gerenciam e vivem o dia-a-dia da coisa... Ao contrário de um professor que tem quase 80 anos só de trabalho, utiliza os mesmos velhos métodos sem se preocupar com as mudanças no mercado (em uma conferência, eu quase pulei pra cima do cara quando ele começou a detonar a área de TI, quase sem saber o que era... até que outro palestrante tomou a palavra e mostrou pra ele qual era a realidade atual).
 

Eh nozes

Lenda da internet
Mensagens
34.383
Reações
15.519
Pontos
1.839
Depende do curso...

Informatica em facul publica na epoca que eu fazia era programação em um Pentium 166 MMX e eu na faculdade particular mexia num pentium 3 1ghz, sacaram a diferença??
 

osso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.753
Reações
145
Pontos
794
tquadro;2616299 disse:
Nada a ver... hoje em dia não conta mais nada essa história de reconhecimento, ou um diploma pesar mais que o outro... pois se for ver que quase todos os professores que estão entrando agora nas faculdades federais são formados em particulares...

E hoje em dia não basta ser formado, ser um simples bacharel, tem que ter qualificações a mais pois há muitos iguais a você...

No meu caso por exemplo, curso de administração, pra sair bem tem q no mínimo ter um MBA pra conseguir um emprego melhor. E isso so existe em cursos particulares, que custam muito...

:-D:-D:-D:-D:-D:-D:-D:-D

A parte de baixo eu concordo, sobre os MBAs. Agora eu te pergunto, onde estão os melhores? FGV, IBMEC e na USP(eles são pagos, mas ainda assim estão onde?)
 

Modesto

Supra-sumo
Mensagens
4.383
Reações
3
Pontos
182
Deslock;2612441 disse:
temos que ser realistas em pontos chaves, aonde é o objetivo de cada uma:

se forem observar, nenhuma faculdade pública tem cursos de graduação tecnológica (com duração de 2 anos e meio e voltados para nichos de trabalho específicos) mas pouquíssimas faculdades particulares trabalham com linhas de pesquisa e publicação de periódicos (quanto mais nas áreas de ciências exatas e biológicas).

Sua área é comunicação, pelo que um amigo me fala do curso de comunicação (sub-grupo: produção editorial) lá da ufrj, faz-se questão o aluno debater assuntos constantemente, redigir qualquer texto de excelência com tanta naturalidade quanto respirar, mas ainda tem os problemas de verba, onde, realmente eu não entendo, não exploram a questão de criar mecanismos de geração de renda nas próprias dependências dos departamentos, o que, por sua vez, é explorado nas universidades particulares.

A Unicamp tem tecnólogos,porém a duração deles é de 4 anos.O CEFET pelo que sei também tem,mas ainda assim é pouuíssimo.
 

tquadro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.152
Reações
1
Pontos
774
mola_samas;2616580 disse:
A parte de baixo eu concordo, sobre os MBAs. Agora eu te pergunto, onde estão os melhores? FGV, IBMEC e na USP(eles são pagos, mas ainda assim estão onde?)

[COLOR="Blue"]
Que que tem a ver a localização com o tópico...........?

:kong_zonzo: :kong_zonzo: :kong_zonzo:
[/COLOR]
 

Modesto

Supra-sumo
Mensagens
4.383
Reações
3
Pontos
182
tquadro;2616564 disse:
Exatamente. Eu por exemplo optei pr fazer meu curso de Administração numa faculdade particular pois os professores são pessoas da área, que gerenciam e vivem o dia-a-dia da coisa... Ao contrário de um professor que tem quase 80 anos só de trabalho, utiliza os mesmos velhos métodos sem se preocupar com as mudanças no mercado (em uma conferência, eu quase pulei pra cima do cara quando ele começou a detonar a área de TI, quase sem saber o que era... até que outro palestrante tomou a palavra e mostrou pra ele qual era a realidade atual).

Ele pode ter até noção teórica,mas falta de visão não é frequente,mesmo entre professores da área.

Públicas também tem professores assim,porém em quantidade menor.Por exemplo,só ontem descobri que meu tio tá começando a dar aulas em faculdades públicas depois de se aposentar na Petrobras,e de vida acadêmica "só" tem o mestrado.
 

tquadro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.152
Reações
1
Pontos
774
Modesto;2616711 disse:
Ele pode ter até noção teórica,mas falta de visão não é frequente,mesmo entre professores da área.

Públicas também tem professores assim,porém em quantidade menor.Por exemplo,só ontem descobri que meu tio tá começando a dar aulas em faculdades públicas depois de se aposentar na Petrobras,e de vida acadêmica "só" tem o mestrado.

[COLOR="Blue"]Esse professor é de uma pública, e ele demonstrou o que muitos amigos meus que fazem na pública falam de muitos de seus professores...

Falta de visão é somente uma delas.[/COLOR]
 

Pack Man

Supra-sumo
Mensagens
16.398
Reações
13
Pontos
196
eu fiz duas graduações uma numa particular e uma numa publica o mais engraçado é que realmente lembra o sistema antigo frances, sistema esse que faliu assim como parece estar a falir o Brasileiro, afinal se fala bastante aqui de reforma universitária.

eu percebi ao fazer cursos de mesma área em setores diferentes que no publico tenho mais laboratórios e mais bibliotecas, no particular tenho mais regalias e mais aula.

no pubvlico o professor é um pesquisador, no particular o professor é realmente um professor.

Academicamente a falar o nivel de ambos era muito semelhante (digo dos professores), mas a forma de se dar aulas completamente diferentes...
 

osso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.753
Reações
145
Pontos
794
tquadro;2616639 disse:

Que que tem a ver a localização com o tópico...........?

:kong_zonzo: :kong_zonzo: :kong_zonzo:

Tem MBAs pagos muito bons na USP, que é pública, o que contradiz o fato de a fomração de qualidade através de MBAs seja exclusividade de instituiç~~oes privadas, mesmo havendo casos assim.
 

Modesto

Supra-sumo
Mensagens
4.383
Reações
3
Pontos
182
tquadro;2616753 disse:
Esse professor é de uma pública, e ele demonstrou o que muitos amigos meus que fazem na pública falam de muitos de seus professores...

Falta de visão é somente uma delas.
.


Sim,entendi assim.Só que isso é problema de ambos os lados,seja de alunos como de professores.O que não falta nesse mundo é gente sem visão.

O que quis dizer é que os professores não-acadêmicos existem em menor quantidade nas públicas,mas isso não significa que eles inexistem.
 

tquadro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.152
Reações
1
Pontos
774
mola_samas;2616877 disse:
Tem MBAs pagos muito bons na USP, que é pública, o que contradiz o fato de a fomração de qualidade através de MBAs seja exclusividade de instituiç~~oes privadas, mesmo havendo casos assim.

Mas é pago.

Ou vai querer dizer também que o transporte "público" é pago mas é público.

:kong_zonzo: :kong_zonzo: :kong_zonzo: :kong_zonzo:



Isso é só nome. Se tem que pagar já deixou de ser público por não ter incentivo do governo.
 

tquadro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.152
Reações
1
Pontos
774
Modesto;2616883 disse:
Sim,entendi assim.Só que isso é problema de ambos os lados,seja de alunos como de professores.O que não falta nesse mundo é gente sem visão.

O que quis dizer é que os professores não-acadêmicos existem em menor quantidade nas públicas,mas isso não significa que eles inexistem.

Arram....

E são mesmo, tenho um professor que é da facul que também é da federal, e entramos em discussão nisso com ele também... E pelo que ele conta, por não ser um professor com métodos e ensino conservador não é muito bem aceito entre seus colegas de profissão na federal, que preferem o velho estilo...

São poucos, mas são estes que vão fazer a mudança e melhorar o ensino nessas instituições.
 

soukaigi

Bam-bam-bam
Mensagens
9.060
Reações
6.162
Pontos
444
Já estudei no Mackenzie e posso dizer que o nível é muito bom. Pelo menos em engenharia. O sistema é rígido e puxado mas o problema é que existe deficiencias na área de pesquisa.

Pesquisa nas públicas é insuperável.

Agora professores acho que não tem tanta diferença não.
 

osso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.753
Reações
145
Pontos
794
tquadro;2616885 disse:
Mas é pago.

Ou vai querer dizer também que o transporte "público" é pago mas é público.

:kong_zonzo: :kong_zonzo: :kong_zonzo: :kong_zonzo:



Isso é só nome. Se tem que pagar já deixou de ser público por não ter incentivo do governo.

É, então dá pra concluir que teu argumento ficou inócuo. O curso é numa instituição pública e é pago, mas vc perde o argumento de que o peso do diploma não importa. Pode ser particular ou público, ams precisa de reconhecimento.

Extrapole isso para um número de áreas maiores. O diploma de uma faculdade pública ainda conta muito.
 

tquadro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.152
Reações
1
Pontos
774
[COLOR="Blue"]Não não não....

Você não entendeu... Diploma não conta mais, visto o número de faculdades que temos no país, e que por menos conhecidas que sejam tem várias com nível altíssimo conquistado em pouco tempo.

E a questão do MBA é mais um preparo. Assim como pra alguma profissão precisar ter Inglês, Alemão e Francês para você se dar bem.

O que você não se deu conta é de que somente as grandes faculdades de renome oferecem o curso de MBA, mas não importa onde você faz na FGV e USP em SP, ou na FGV aqui no RS, o que importa é que vc é um MBA.[/COLOR]
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.778
Reações
18.253
Pontos
784
SonOfJeffer;2612965 disse:
Acho que o que conta mesmo nas públicas é o maior nível dos alunos.

Isto porque via de regra quem está na faculdade publica em uma boa parte não veio do ensino publico. São pessoas de classes mais altas que tiveram melhores condições de estudo.
Tirando algumas exceções isto costuma ser a realidade do nosso ensino público de base. Não é capaz de formar alunos capazes de competir com estes alunos do ensino privado que estão melhor preparados.
 

François

Lenda da internet
Mensagens
26.967
Reações
17.967
Pontos
1.754
Eu acho que a particular tem a qualidade baixa por causa dos seus alunos. Lá entra qualquer um (com excessão dos cursos mais concorridos).

Eu estudo nutrição na PUC (sou bolsista) e na minha turma só uns 8 alunos merecem estar lá. Os outros não sabem interpretar um texto direito, não sabem fazer contas simples, não entendem coisas simples das aulas.

Aí os professores fazer as provas acessíveis para esse tipo de aluno e a prova fica muito fácil. Eu quase nunca estudei para as provas e muitas vezes eu tirar a nota mais alta.

Na federal os alunos são bem selecionados e o alto nível dos alunos aumenta o nível da instituíção.

Eu estou aguardando o resultado de 2 vestibulares de federais que eu fiz. Torçam por mim.

falow
 

Darth_Tyranus

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.984
Reações
174.341
Pontos
1.003
Eu acho que a particular tem a qualidade baixa por causa dos seus alunos. Lá entra qualquer um (com excessão dos cursos mais concorridos).

Eu estudo nutrição na PUC (sou bolsista) e na minha turma só uns 8 alunos merecem estar lá. Os outros não sabem interpretar um texto direito, não sabem fazer contas simples, não entendem coisas simples das aulas.

Aí os professores fazer as provas acessíveis para esse tipo de aluno e a prova fica muito fácil. Eu quase nunca estudei para as provas e muitas vezes eu tirar a nota mais alta.

Na federal os alunos são bem selecionados e o alto nível dos alunos aumenta o nível da instituíção.

Eu estou aguardando o resultado de 2 vestibulares de federais que eu fiz. Torçam por mim.

falow
Estou na torcida. Espero que tenhas entrado.
 

FireMax

Bam-bam-bam
Mensagens
738
Reações
1.065
Pontos
333
Tenho impressão que aluno de faculdade particular fica mais dependente de professor. Aluno de faculdade pública tem que se virar. Na minha época 2007 os professores largavam tudo na nossa mão.



Enviado de meu ASUS_X00TDB usando o Tapatalk
 
Topo Fundo