O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Universidades federais são responsáveis por quase 70% das notas máximas no Enade

Abdullah Al-Papai

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.780
Reações
14.087
Pontos
703
São melhores mesmo, mas o custo é mais elevado que uma particular média. Se comparar as com custo semelhante (particulares boas), fica +/- igual.

A questão nem é ser boa ou ruim, mas sim a transferência reversa de renda que é promovida, já que o pessoal que estuda em federal costuma ter maior condição socioeconômica. Infelizmente as federais são muito travadas também no que diz respeito a sustentabilidade de custos, porque a burocracia imposta costuma travar a parada toda



Que equipamentos?
Defunto e bisturi?

Acorda, amiguinho. Uma faculdade de T.I. é bem mais cara que uma de medicina. Para CADA ALUNO em uma faculdade de T.I. voce precisa ter 1 BOM COMPUTADOR que nao sai por menos de 4k, alem de ar condicionado, internet, espaço fisico e etc.
A facudade é cara porque NAO TEM OFERTA e a DEMANDA É ALTA.

Minha nossa senhora, TI mais custoso que medicina

Quando a gente acha que já leu de tudo...
 

Cuneglas

Bam-bam-bam
Mensagens
1.635
Reações
7.118
Pontos
303
Aham, relativo pra c***lho sim


Os caras pagam mais que N país do mundo exatamente por não ter um controle rigoroso por parte do Estado. Tá aí teu livre mercado e as maravilhas da livre concorrência.
Tem vergonha, nao?
"controle rigoroso por parte do Estado?"
Voce vai falar o que agora? que o SUS é maravilhoso?
 

Guy_Debord

Bam-bam-bam
Mensagens
4.377
Reações
5.511
Pontos
353
1-Saude privada nos EUA se tornou mais cara porque destruíram os planos de saude e a concorrência. Gradativamente foram ferrando cada vez mais.
Ninguem trabalha de graca meu caro. Nem relógio. Nem você.

No Brasil criaram "clinicas populares" que atendiam por preços baixos as pessoas. Funcionava muito bem até começarem a criar monte de regras que impediam esses medicos de trabalhar direito.



2-Por que saúde DEVE ser barata? Voce não dá valor a sua saúde?

1- mises.org :klolwtf

2- pq se não quem for mais pobre não tem acesso a saúde, talvez?
 


Guy_Debord

Bam-bam-bam
Mensagens
4.377
Reações
5.511
Pontos
353
Tem vergonha, nao?
"controle rigoroso por parte do Estado?"
Voce vai falar o que agora? que o SUS é maravilhoso?

Poderia ser melhor. Seria mil vezes pior se não existisse. Queria que vc e sua família caíssem na pobreza extrema e precisassem de atendimento médico pra ver vc continuar apoiando a extinção do serviço.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.247
Reações
175.658
Pontos
2.234
A maior parte dos alunos de classes C, D e E e mal escolarizados - graças ao "prodigioso" ensino público - não tá nas universidades públicas, tá nas privadas.

Esse tipo de dado aí serve pra mais ou menos coisa nenhuma.

Universidade pública no Brasil é joguete de rico pro Estado pagar o ensino superior dos filhos. Entra pobre? Entra, claro. Mas é efeito colateral.
 

Cuneglas

Bam-bam-bam
Mensagens
1.635
Reações
7.118
Pontos
303
Pq médico é mais caro que computero, e é isso que é produzido numa faculdade de medicina.
HAHAHAHAHAAHAH
Comunista nao entende NADA de economia MESMO.
Se um profissional ganha bem signfica que o curso para forma-lo foi caro!


Poderia ser melhor. Seria mil vezes pior se não existisse. Queria que vc e sua família caíssem na pobreza extrema e precisassem de atendimento médico pra ver vc continuar apoiando a extinção do serviço.
Poderia? Em que planeta?
Porque fora do faz de conta da sua mente comunista nos temos o mundo real e nele quando existe EXCESSO DE ESTADO ocorre EXATAMENTE o que voce disse que ocorreria caso o mesmo nao existisse. Venezuela é um exemplo.
Alias, como todo comunista, vc deseja o mal para os outros, ja eu nao, eu espero que um dia voce more um pais com livre mercado para ver que o custo do hospital sera sua ultima preocupacao.
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
O ENADE é bem faz de contas, mas é inegável a diferença de qualidade entre as universidades federais com as particulares.

Porém, o Brasil anda tão ruim que essa formação não irá garantir um salário dos sonhos. Basta ver um concurso tipo o da receita federal, em que têm aprovados do ITA e outros de uniesquinas na mesma prova. Isso sem contar a questão das faculdades de medicina particulares, que o problema maior é ter dinheiro para bancar o curso.
 

Nickotine

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.045
Reações
2.124
Pontos
719
Faculdade NENHUMA formam profissionais!

Faculdades e cursos são ferramentas de apoio, nada mais.

Quem RALA e LUTA de verdade serão profissionais formados por competência!

Não é o aluno que faz a faculdade e nem a faculdade quem faz o aluno.. Quem faz sua vida É VOCÊ!

E a desculpa pelo SEU FRACASSO É SOMENTE SUA!

Passando para concordar 100%


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Guy_Debord

Bam-bam-bam
Mensagens
4.377
Reações
5.511
Pontos
353
HAHAHAHAHAAHAH
Comunista nao entende NADA de economia MESMO.
Se um profissional ganha bem signfica que o curso para forma-lo foi caro!



Poderia? Em que planeta?
Porque fora do faz de conta da sua mente comunista nos temos o mundo real e nele quando existe EXCESSO DE ESTADO ocorre EXATAMENTE o que voce disse que ocorreria caso o mesmo nao existisse. Venezuela é um exemplo.
Alias, como todo comunista, vc deseja o mal para os outros, ja eu nao, eu espero que um dia voce more um pais com livre mercado para ver que o custo do hospital sera sua ultima preocupacao.

Engraçado, como vc sabe que eu sou comunista? Nunca vi vc antes aqui participando dessa pasta. Outra coisa engraçada é que a estrutura do teu texto, o jeito que usa as maiúsculas e o negrito me lembra bastante do cafetão chinês :klolz

Deve ser coisa da minha cabeça né.

Enfim, o valor das coisas estão diretamente atrelados aos custos de produção dessa coisa. Mão de obra médica é uma mercadoria como qualquer outra, a regra aplica.
 

Cuneglas

Bam-bam-bam
Mensagens
1.635
Reações
7.118
Pontos
303
Engraçado, como vc sabe que eu sou comunista? Nunca vi vc antes aqui participando dessa pasta. Outra coisa engraçada é que a estrutura do teu texto, o jeito que usa as maiúsculas e o negrito me lembra bastante do cafetão chinês :klolz

Deve ser coisa da minha cabeça né.

Enfim, o valor das coisas estão diretamente atrelados aos custos de produção dessa coisa. Mão de obra médica é uma mercadoria como qualquer outra, a regra aplica.
Vou te dar uma aula gratuita de economia, o básico:

Oferta X Demanda
Um médico custa 500k para se formar. Logo, ele quer reaver esse valor rapido, sendo assim ele busca receber algo em torno de 10 a 15k por mes de inicio.
No entando, no livre mercado nao é a vontade do vendedor de bem/serviço que determinar o preço do mesmo, mas sim a OFERTA X DEMANDA.
Exemplo:

Um médico custa 500k para se formar, mas com ele também se formar outros 300 médicos. APESAR do médico desejar receber um alto valor para ter o retorno rápido do seu investimento, ele nao consegue pois o mercado esta saturado de médicos com o mesmo desejo que ele.

É por isso que engenheiros nao conseguem mais alto salários como na década de 90. O mercado esta SATURADO de profisionais e a demanda esta BAIXA.

Ai vem o pulo do gato. Se o mercado nao consegue mais pagar altos salários a aqueles médicos, as pessoas param de gastar 500k para formar um médico o que obriga as universidades a baixarem os preços.
Mas isso só ocorre se a oferta de médicos aumenta ou a demanda diminuir, mas como a área de saúde sempre haverá demanda (afinal, sempre haveram doentes) a unica coisa que se pode fazer é aumentar a oferta.

De nada.

Alias, se voce nao é comunista voce pensa como um, escreve como um e defende tudo que um comunista defende.
 

carlos222

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.521
Reações
19.493
Pontos
744
Ué, mas tudo que é do Estado é ruim e tudo que é privado é bom, não entendi nada agora. Algum liberteen me explica por favor
A resposta para isso é Brasil.

Universidade pública caga dinheiro, orçamento gigantesco e qualidade de menos.

Na minha faculdade pública o que eu mais via era desperdício e péssima administração.
 

Guy_Debord

Bam-bam-bam
Mensagens
4.377
Reações
5.511
Pontos
353
Vou te dar uma aula gratuita de economia, o básico:

Oferta X Demanda
Um médico custa 500k para se formar. Logo, ele quer reaver esse valor rapido, sendo assim ele busca receber algo em torno de 10 a 15k por mes de inicio.
No entando, no livre mercado nao é a vontade do vendedor de bem/serviço que determinar o preço do mesmo, mas sim a OFERTA X DEMANDA.
Exemplo:

Um médico custa 500k para se formar, mas com ele também se formar outros 300 médicos. APESAR do médico desejar receber um alto valor para ter o retorno rápido do seu investimento, ele nao consegue pois o mercado esta saturado de médicos com o mesmo desejo que ele.

É por isso que engenheiros nao conseguem mais alto salários como na década de 90. O mercado esta SATURADO de profisionais e a demanda esta BAIXA.

Ai vem o pulo do gato. Se o mercado nao consegue mais pagar altos salários a aqueles médicos, as pessoas param de gastar 500k para formar um médico o que obriga as universidades a baixarem os preços.
Mas isso só ocorre se a oferta de médicos aumenta ou a demanda diminuir, mas como a área de saúde sempre haverá demanda (afinal, sempre haveram doentes) a unica coisa que se pode fazer é aumentar a oferta.

De nada.

Alias, se voce nao é comunista voce pensa como um, escreve como um e defende tudo que um comunista defende.

Se fosse a oferta e demanda que determinasse o valor das coisas, um produtor não saberia quando cobrar pelo seu produto antes desse estar no mercado. E outra, suponhamos que a casas e carros ambos estão em situação de equilíbrio, o custo deles vai ser o mesmo?

O custo e tempo de produção MAIS a oferta e demanda no mercado é o que vai determinar o preço. Vai ler um livro cafetão, porra :klolz
 

Cuneglas

Bam-bam-bam
Mensagens
1.635
Reações
7.118
Pontos
303
Se fosse a oferta e demanda que determinasse o valor das coisas, um produtor não saberia quando cobrar pelo seu produto antes desse estar no mercado. E outra, suponhamos que a casas e carros ambos estão em situação de equilíbrio, o custo deles vai ser o mesmo?

O custo e tempo de produção MAIS a oferta e demanda no mercado é o que vai determinar o preço. Vai ler um livro cafetão, porra :klolz
???????????
Cara, um produtor de baseia no preço da saca no mercado internacional no dia da venda....
Ou voce nunca viu um produtor de leite, por exemplo, jogar leite fora para nao saturar o mercado e derrubar o preco do produto?
Ou a Arabia Saudita diminuindo a producao para subir o valor do barril de petroleo?

E voce sabia que tem carros que custao precos de casa e casas precos de carros??? Ou voce acha que o custo de producao de uma BMW é o mesmo de apartamento de 70 m²?
Oferta e demanda parceiro! Não é porque voce fez uma casa que te custou 1 milhao na favela que ela vai ser vendida por 1 milhao.

O cara me vem com conceito de economia tirado diretamente do capital do Marx e depois vem falar que nao é comunista. Brabo.
 

Guy_Debord

Bam-bam-bam
Mensagens
4.377
Reações
5.511
Pontos
353
???????????
Cara, um produtor de baseia no preço da saca no mercado internacional no dia da venda....
Ou voce nunca viu um produtor de leite, por exemplo, jogar leite fora para nao saturar o mercado e derrubar o preco do produto?
Ou a Arabia Saudita diminuindo a producao para subir o valor do barril de petroleo?

E voce sabia que tem carros que custao precos de casa e casas precos de carros??? Ou voce acha que o custo de producao de uma BMW é o mesmo de apartamento de 70 m²?
Oferta e demanda parceiro! Não é porque voce fez uma casa que te custou 1 milhao na favela que ela vai ser vendida por 1 milhao.

O cara me vem com conceito de economia tirado diretamente do capital do Marx e depois vem falar que nao é comunista. Brabo.

E um produto novo que não existia antes? O cara se baseia em que?

O lance de construir uma casa de 1 milhão, "tempo de trabalho socialmente necessário".

Sobre a questão do carro e da casa... Simplifiquemos então: 2 produtos diferentes com custo de produção diferente encontram-se em equilíbrio em relação a oferta e demanda. O que vá determinar a diferença de preço entre eles? Ou eles terão exatamente o mesmo preço?
 

Cuneglas

Bam-bam-bam
Mensagens
1.635
Reações
7.118
Pontos
303
E um produto novo que não existia antes? O cara se baseia em que?
Iphone é um exemplo.
O preço foi baseado no que a Apple achava justo, o publico aceitou e comprou
PS3 é outro exemplo, SOny colocou a um preco absurdo e disse que iam pagar "nem que tivessem que arrumar 2 empregos"
Publico nao aceitou e comprou em massa o Xbox360 mesmo com defeitos de fabricacao.

O lance de construir uma casa de 1 milhão, "tempo de trabalho socialmente necessário".
Que??????????????????????????????????????

Sobre a questão do carro e da casa... Simplifiquemos então: 2 produtos diferentes com custo de produção diferente encontram-se em equilíbrio em relação a oferta e demanda. O que vá determinar a diferença de preço entre eles? Ou eles terão exatamente o mesmo preço?
Depende qual o publico alvo deste produto e o produto em si, ue!
Cada produto tem uma finalidade e um publico alvo e essa demanda esta instrisicamente ligada a isso.
O apartamento é um produto comum, popular nao faz sentido voce colocar ele por um preço elevado, nao vai vender. Para um individuo de classe média pagar 200k em um apartamento em 30 anos é aceitavel.
A BMW é um produto de nicho de luxo, colocar esse carro por 80k faria ele perder o prestigio perderia seu papel principal. Manten-se ele a 200k pois mesmo perdendo na demanda ainda manten-se o publico alvo.

É claro que o custo de producao esta atrelado ao preco do produto, mas nao é o fator determinante. Nao adianta voce fazer um carro com a mesma tecnologia de um Bugati que te custa 1 bilhao para produzir e querer vender ele a 2 bilhoes. Problema é seu se voce quis fazer um carro de 1 bilhao.
 

Guy_Debord

Bam-bam-bam
Mensagens
4.377
Reações
5.511
Pontos
353
Iphone é um exemplo.
O preço foi baseado no que a Apple achava justo, o publico aceitou e comprou
PS3 é outro exemplo, SOny colocou a um preco absurdo e disse que iam pagar "nem que tivessem que arrumar 2 empregos"
Publico nao aceitou e comprou em massa o Xbox360 mesmo com defeitos de fabricacao.


Que??????????????????????????????????????


Depende qual o publico alvo deste produto e o produto em si, ue!
Cada produto tem uma finalidade e um publico alvo e essa demanda esta instrisicamente ligada a isso.
O apartamento é um produto comum, popular nao faz sentido voce colocar ele por um preço elevado, nao vai vender. Para um individuo de classe média pagar 200k em um apartamento em 30 anos é aceitavel.
A BMW é um produto de nicho de luxo, colocar esse carro por 80k faria ele perder o prestigio perderia seu papel principal. Manten-se ele a 200k pois mesmo perdendo na demanda ainda manten-se o publico alvo.

É claro que o custo de producao esta atrelado ao preco do produto, mas nao é o fator determinante. Nao adianta voce fazer um carro com a mesma tecnologia de um Bugati que te custa 1 bilhao para produzir e querer vender ele a 2 bilhoes. Problema é seu se voce quis fazer um carro de 1 bilhao.

1, Aham, é baseado no conceito totalmente abstrato de "preço justo" e não custo e tempo de produção, com certeza :klolz

Aqui na oficina que eu trabalho, fiz uma tabelinha de Excel que mostra exatamente quanto custou o serviço em cada X produto. Mercadorias gastas e tempo da força de trabalho gasto. O tempo de trabalho socialmente necessário, ou seja, o custo e tempo de trabalho médio de todas as oficinas de X é que vai ditar se estamos acima (bom) ou abaixo (ruim) da média de tempo e gasto desse setor produtivo na região.

É isso que a gente usa pra determinar o preço de um serviço, não é o que é justo ou o que o cliente quer pagar, são os gastos em materiais e mão de obra e o preço médio do mercado.

Num produto novo, o que vai ditar o preço em grande parte é o tempo de trabalho necessário + custo dos materiais. Marketing também acaba agregando valor e etc, não tem nada de "preço justo" ou qualquer outra abstração doida, é tudo contado na ponta do lápis.

2, "tempo de trabalho socialmente necessário", Google é seu amigo. Livro também.

3, a resposta acima responde o resto do teu post também.
 

Cuneglas

Bam-bam-bam
Mensagens
1.635
Reações
7.118
Pontos
303
1, Aham, é baseado no conceito totalmente abstrato de "preço justo" e não custo e tempo de produção, com certeza :klolz

Aqui na oficina que eu trabalho, fiz uma tabelinha de Excel que mostra exatamente quanto custou o serviço em cada X produto. Mercadorias gastas e tempo da força de trabalho gasto. O tempo de trabalho socialmente necessário, ou seja, o custo e tempo de trabalho médio de todas as oficinas de X é que vai ditar se estamos acima (bom) ou abaixo (ruim) da média de tempo e gasto desse setor produtivo na região.

É isso que a gente usa pra determinar o preço de um serviço, não é o que é justo ou o que o cliente quer pagar, são os gastos em materiais e mão de obra e o preço médio do mercado.

Num produto novo, o que vai ditar o preço em grande parte é o tempo de trabalho necessário + custo dos materiais. Marketing também acaba agregando valor e etc, não tem nada de "preço justo" ou qualquer outra abstração doida, é tudo contado na ponta do lápis.

2, "tempo de trabalho socialmente necessário", Google é seu amigo. Livro também.

3, a resposta acima responde o resto do teu post também.
Eu sei o que é "tempo de trabalho socialmente necessário" e isso saiu direto de O capital e depois voce vem com uma de "como vc sabe que sou comunista".

Vai la acreditando que o mundo funciona como no livrinho que voce leu. Quando a oficina que voce trabalha sair do mundo ficticio e um dia voce cair no mundo real vai perceber que o custo de um produto vai muito alem do custo de producao + tempo de trabalho socialmente necessário + insumos.

Passar bem.
 

Guy_Debord

Bam-bam-bam
Mensagens
4.377
Reações
5.511
Pontos
353
Eu sei o que é "tempo de trabalho socialmente necessário" e isso saiu direto de O capital e depois voce vem com uma de "como vc sabe que sou comunista".

Vai la acreditando que o mundo funciona como no livrinho que voce leu. Quando a oficina que voce trabalha sair do mundo ficticio e um dia voce cair no mundo real vai perceber que o custo de um produto vai muito alem do custo de producao + tempo de trabalho socialmente necessário + insumos.

Passar bem.

Eu sei, oferta e demanda também afetam os preços, o que eu estou dizendo é que oferta e demanda não DETERMINAM os preços, não é o único elemento, como diz a cartilha do mises.org.

Eu nem sei como vcs conseguem acreditar numas bobeiras dessa, é uma coisa tão óbvia que eu fico perplexo como tem gente que ainda dá trela pra liberalismo.
 

Cuneglas

Bam-bam-bam
Mensagens
1.635
Reações
7.118
Pontos
303
Eu sei, oferta e demanda também afetam os preços, o que eu estou dizendo é que oferta e demanda não DETERMINAM os preços, não é o único elemento, como diz a cartilha do mises.org.

Eu nem sei como vcs conseguem acreditar numas bobeiras dessa, é uma coisa tão óbvia que eu fico perplexo como tem gente que ainda dá trela pra liberalismo.
Ta bom cara.
Primeiro sai da frente do PC e vai para o mundo real, depois a gente conversa.
 

Darth Mario

Mil pontos, LOL!
Mensagens
2.969
Reações
7.011
Pontos
1.004
1, Aham, é baseado no conceito totalmente abstrato de "preço justo" e não custo e tempo de produção, com certeza :klolz

Aqui na oficina que eu trabalho, fiz uma tabelinha de Excel que mostra exatamente quanto custou o serviço em cada X produto. Mercadorias gastas e tempo da força de trabalho gasto. O tempo de trabalho socialmente necessário, ou seja, o custo e tempo de trabalho médio de todas as oficinas de X é que vai ditar se estamos acima (bom) ou abaixo (ruim) da média de tempo e gasto desse setor produtivo na região.

É isso que a gente usa pra determinar o preço de um serviço, não é o que é justo ou o que o cliente quer pagar, são os gastos em materiais e mão de obra e o preço médio do mercado.

Num produto novo, o que vai ditar o preço em grande parte é o tempo de trabalho necessário + custo dos materiais. Marketing também acaba agregando valor e etc, não tem nada de "preço justo" ou qualquer outra abstração doida, é tudo contado na ponta do lápis.

2, "tempo de trabalho socialmente necessário", Google é seu amigo. Livro também.

3, a resposta acima responde o resto do teu post também.
Você tá falando na oficina do teu pai, né? Aquela que você tá ajudando ele, entre o seu trabalho de verdade, porque o teu pai tava ficando velho e o quis ajudar né?

Pergunta, quem define os custos dos produtos e do gasto com pessoal na sua oficina?

Como calcula o custo de um funcionário?

Qual a taxa de lucro que vocês tem com cada serviço prestado? Ou vocês não tem taxa de lucro? Se tiverem taxa de lucro, como vocês chegaram nesse valor?
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.252
Reações
33.545
Pontos
1.399
Universidade Federal tem a meritocracia através de um vestibular, faculdade particular é o ensino superior para todos. A diferença é no nível dos alunos que entram, mas a qualidade do ensino é cada vez pior nos últimos 20 anos.
 

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
Aham, relativo pra c***lho sim


Os caras pagam mais que N país do mundo exatamente por não ter um controle rigoroso por parte do Estado. Tá aí teu livre mercado e as maravilhas da livre concorrência.

Você sabia que há mais aparelhos de ressonância magnética na Florida para HOSPITAIS VETERINÁRIOS do que em Cuba inteira para HUMANOS?

Onde está o controle rigoroso do estado?
 
Mensagens
1.055
Reações
1.186
Pontos
203
Essa estatística aí considera a quantidade de alunos? Pq tb é distorcido comparar notas máximas quando vc tem universidades privadas X milhões de alunos, universidades federais Y milhões de alunos. Aí pega medicina, universidades federais sei lá, 60 cursos de medicina. Daí as privadas, 150 espalhadas por aí. Se tiver 50 cursos tops sendo q 40 são federais e 10 privadas, a proporção de qualidade é muito maior de um lado.

Tem algum curso q aconteça de ter mais gente estudando em lugar q é nota máxima do q em lugares ruins? Algum caso específico onde existam mais cursos nota alta do q nota baixa?
 
Ultima Edição:

Darth Mario

Mil pontos, LOL!
Mensagens
2.969
Reações
7.011
Pontos
1.004
Outra coisa, esses cursos que foram avaliados tem muita concorrência?

E quantas vagas Privadas vs Publicas existem?

Isso sem falar que a galera que bate palma que "publico é melhor que privado", esquece que toda a grana da educação vai pra Universidade Pública, tanto é que tem que ter cota pra quem estuda em escola publica pra tentar entrar na Universidade...porque a Publica não se garante contra a Privada quando não tem grana de sobra.

Um exemplo parecido é os Correios que tem um monte de regalia em isenção de impostos que as empresas privadas não tem e tentam justificar isso como "melhor serviço".
 

Guy_Debord

Bam-bam-bam
Mensagens
4.377
Reações
5.511
Pontos
353
Você tá falando na oficina do teu pai, né? Aquela que você tá ajudando ele, entre o seu trabalho de verdade, porque o teu pai tava ficando velho e o quis ajudar né?

Pergunta, quem define os custos dos produtos e do gasto com pessoal na sua oficina?

Como calcula o custo de um funcionário?

Qual a taxa de lucro que vocês tem com cada serviço prestado? Ou vocês não tem taxa de lucro? Se tiverem taxa de lucro, como vocês chegaram nesse valor?

1, meu pai é aposentado e nem moramos na mesma cidade. Trabalhou a vida inteira em fábrica..

2, o preço dos meios de produção que usamos são definidos igual toda e qualquer mercadoria, já falei um pouco disso em posts anteriores. O mesmo com força de trabalho, nós valemos o quanto custa pra reproduzir essa determinada categoria de trabalhador, somado a questão da oferta e demanda dessa categoria.

3, o custo do funcionário, é o salário dele dividido pelos dias que ele é pago, dividido pelas quantidade de hora que ele trabalha. Chegamos no salário/hora. Se vc quer saber como se chega no salário, é o ponto acima. Vale ressaltar que a luta de Classes também é um fator que afeta o preço do trabalho, por exemplo, um funcionário nosso aqui mais intransigente em relação a essas coisas e bom de serviço conseguiu aumento salarial, ele ganha acima do valor de mercado por isso. Outros, mais de boa, ganham menos.

4, oficinas normalmente vão usar o conceito de "ticket médio" pra determinar isso aí. É basicamente o valor total ganho dividido pelo número de carros. Eu fiz o ticket médio negativo aqui também, que é a mesma coisa só que com os gastos.
Pra determinar o lucro por carro, vc conta o valor cobrado pelo serviço menos tudo que foi gasto (tudo mesmo, até aluguel do ponto por hora e etc).
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.194
Reações
172.365
Pontos
2.599
Isso não diz muito. Abriram as porteiras para as uniesquinas, então temos muitas faculdades porcarias e, infelizmente, muitos alunos que saem do ensino médio absolutamente despreparados entrando nelas.

No caso das públicas ainda há uma seleção, sem contar o investimento muito elevado por aluno.

2_U5rUBd3JKv4AwHL1vCHSLg.jpeg


No fim das contas já sabemos há eras que o investimento deveria ser feito no ensino básico para formarmos bons alunos para serem também bons alunos seja nas universidades públicas ou privadas.

E tudo vira uma bagunça porque a remuneração vai diminuindo drasticamente conforme a escolaridade decresça e temos tanta gente que nem ensino fundamental completo tem. 1/3 tem no máximo fundamental completo. Mais de 80% tem ensino médio completo e só de fato menos do que 20% possui ensino superior feito. E dentro desse universo de pessoas que fazem curso superior, muitos nem trabalham na área e são mal formados, muitos pelas universidades públicas mesmo e a grande parte pelas privadas que atende a 75% das pessoas.

jovens_educacao_nivel-instrucao.png
 

Jeal

Supra-sumo
Mensagens
699
Reações
1.420
Pontos
183
Que equipamentos?
Defunto e bisturi?

Acorda, amiguinho. Uma faculdade de T.I. é bem mais cara que uma de medicina. Para CADA ALUNO em uma faculdade de T.I. voce precisa ter 1 BOM COMPUTADOR que nao sai por menos de 4k, alem de ar condicionado, internet, espaço fisico e etc.
A facudade é cara porque NAO TEM OFERTA e a DEMANDA É ALTA.

O conselho de medicina nao permite que novas faculdades sejam criadas SEM O AVAL DELES. Assim eles controlam o numero de novos médicos para que nao ocorra uma saturação no mercado e os salarios caiam como ocorreu com engenheiros.

Quem sofre com isso? A populacao que tem que esperar 1 semana para marcar um medico CARO PARTICULAR.
Tá bom cara, elas são tão altas assim só porque a oferta é baixa mesmo. Basta a oferta aumentar que as faculdades vão começar a entrar no tapa para ficar com os "poucos" alunos que tem interesse em medicina. Mais 20 faculdades de medicina e então o curso vai se tornar acessível para quem não é playboy, porque senão os donos vão entrar em falência com a demanda tão baixa.
 

Cuneglas

Bam-bam-bam
Mensagens
1.635
Reações
7.118
Pontos
303
Tá bom cara, elas são tão altas assim só porque a oferta é baixa mesmo. Basta a oferta aumentar que as faculdades vão começar a entrar no tapa para ficar com os "poucos" alunos que tem interesse em medicina. Mais 20 faculdades de medicina e então o curso vai se tornar acessível para quem não é playboy, porque senão os donos vão entrar em falência com a demanda tão baixa.
Entao, cara.
Da argumentos ai. Eu dei varios, cade os seus?
E cara, vai estudar o que significa reserva de mercado. O CNO faz isso o tempo todo, tentando impedir farmaceuticos e dentistas de fazerem procedimentos X ou Y (aplicacao de vacinas ou ate procedimentos esteticos) com a desculpa de que "so medico sabe fazer" e impedindo a criacao de novas faculdades.

E voce nao entendeu a questo de oferta e demanda.
Hoje existe uma oferta pequena para uma demanda gigantesca. Se voce aumenta a oferta a demanda nao muda, sem mantem, so que agora o preco das mensalidade caem porque nao tem mais tanta concorrencia para conseguir a vaga.
 

Jeal

Supra-sumo
Mensagens
699
Reações
1.420
Pontos
183
Entao, cara.
Da argumentos ai. Eu dei varios, cade os seus?
E cara, vai estudar o que significa reserva de mercado. O CNO faz isso o tempo todo, tentando impedir farmaceuticos e dentistas de fazerem procedimentos X ou Y (aplicacao de vacinas ou ate procedimentos esteticos) com a desculpa de que "so medico sabe fazer" e impedindo a criacao de novas faculdades.

E voce nao entendeu a questo de oferta e demanda.
Hoje existe uma oferta pequena para uma demanda gigantesca. Se voce aumenta a oferta a demanda nao muda, sem mantem, so que agora o preco das mensalidade caem porque nao tem mais tanta concorrencia para conseguir a vaga.
Aham, os donos de faculdade de medicina vão entrar em desespero para manterem os candidatos, e aí vão derrubar os preços, porque nem tem tanta gente interessada em medicina afinal. Eles vão ter que deixar os preços lá em baixo para que alguem se interesse nas vagas né?
 

Cuneglas

Bam-bam-bam
Mensagens
1.635
Reações
7.118
Pontos
303
Aham, os donos de faculdade de medicina vão entrar em desespero para manterem os candidatos, e aí vão derrubar os preços, porque nem tem tanta gente interessada em medicina afinal. Eles vão ter que deixar os preços lá em baixo para que alguem se interesse nas vagas né?
Meu deus, cara!
Nao sao as universidade que provocam a reserva de mercado, É O CONSELHO DE MEDICINA!
As universidades estao A MERCE DELES!
Ou voce acha que nao tem gente querendo abrir universidade de medicina a no pais todo?? O mercado é imenso, o numero de clientes é gigantesco e os lucros sao enormes!
 
Topo Fundo