O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Unreal Engine 4 - Alguem trabalha com ela?

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.981
Reações
31.278
Pontos
1.753
Bom, nos ultimos anos venho fazendo um mod/campanha de doom esporadicamente, e considerando o tanto que me divirto fazendo isso, acho que eu realmente tenho aptidão pra virar developer full time e começar a fazer produto comercial. eu poderia com meu conhecimento atual facilmente fazer um jogo na zdoom engine e tentar vender no steam, mas é mais que obvio que zdoom engine ta longe de ser uma plataforma adequada pra isso. portanto, vou pular na UE4.

Gostaria de ouvir de alguem que ja manja dos paranaues por onde eu deveria começar. bons tutoriais, o que é bom aprender antes do que... pra poupar tempo. eventualmente vc acaba naturalmente aprendendo o que precisa, mas queria um boostzinho nesse começo onde não sei diferenciar nem esquerda da direita ainda :P
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.934
Reações
41.551
Pontos
1.689
Bom, nos ultimos anos venho fazendo um mod/campanha de doom esporadicamente, e considerando o tanto que me divirto fazendo isso, acho que eu realmente tenho aptidão pra virar developer full time e começar a fazer produto comercial. eu poderia com meu conhecimento atual facilmente fazer um jogo na zdoom engine e tentar vender no steam, mas é mais que obvio que zdoom engine ta longe de ser uma plataforma adequada pra isso. portanto, vou pular na UE4.

Gostaria de ouvir de alguem que ja manja dos paranaues por onde eu deveria começar. bons tutoriais, o que é bom aprender antes do que... pra poupar tempo. eventualmente vc acaba naturalmente aprendendo o que precisa, mas queria um boostzinho nesse começo onde não sei diferenciar nem esquerda da direita ainda :P
Olha, "brinquei" um pouco com UE4 uns meses atrás e gostei muito. Tutoriais tem até bastante por ai no youtube se procurar e a própria página tem muita documentação e tutoriais básicos, além da comunidade ser bem ativa no fórum.
A grande vantagem do UE4 é o blueprints, linguagem visual onde você programa o que quer sem ter que "codificar" (escrever linhas de código do jogo).
A engine também é interessante pois permite inclusive que crie o jogo já pensando em mods futuros (não cheguei a estudar isso em detalhes), além de permitir gerar jogo para PC e mobile (iOS e Android).

O ponto fraco da engine é o componente 2D, que além de não ser tão avançado, tem muitas outras opções melhores no mercado. Mesmo assim, com uns tutoriais básicos, comecei um esboço bem simples de Megaman.


Como a engine é gratuita, não vejo motivo para pelo menos não brincar um pouco com diversos exemplos que tem disponíveis para baixar.
 

gamermaniacow

Togges
VIP
Mensagens
42.616
Reações
52.435
Pontos
2.082
Usamos ela aqui no estúdio, e eu gosto muito dela.

A maior vantagem da UE4 é de longe o Blueprint, podendo construir jogos complexos de uma maneira muito simples.

É uma engine muito poderosa e com muitas possibilidades e opções. Sem falar que a comunidade é bastante ativa e possui muita documentação.
Obviamente que quanto mais você estuda um software, mais você vai descobrindo suas limitações, mas eu acredito que possui muito mais vantagens do que desvantagens, e já estou usando ela fazem 9 meses.

Pretendo construir um tópico aqui no forum sobre ela pra gente trocar conhecimento.
 

gamermaniacow

Togges
VIP
Mensagens
42.616
Reações
52.435
Pontos
2.082
Olha, "brinquei" um pouco com UE4 uns meses atrás e gostei muito. Tutoriais tem até bastante por ai no youtube se procurar e a própria página tem muita documentação e tutoriais básicos, além da comunidade ser bem ativa no fórum.
A grande vantagem do UE4 é o blueprints, linguagem visual onde você programa o que quer sem ter que "codificar" (escrever linhas de código do jogo).
A engine também é interessante pois permite inclusive que crie o jogo já pensando em mods futuros (não cheguei a estudar isso em detalhes), além de permitir gerar jogo para PC e mobile (iOS e Android).

O ponto fraco da engine é o componente 2D, que além de não ser tão avançado, tem muitas outras opções melhores no mercado. Mesmo assim, com uns tutoriais básicos, comecei um esboço bem simples de Megaman.


Como a engine é gratuita, não vejo motivo para pelo menos não brincar um pouco com diversos exemplos que tem disponíveis para baixar.


O Paper 2D até onde dei uma olhada é a ferramenta mais "largada" da UE4. Mas acredito que a maneira mais sabia seja fazer 3D simulando 2D, e olhando dessa maneira, não consigo pensar em limitações que a Unreal possa ter.
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.934
Reações
41.551
Pontos
1.689
O Paper 2D até onde dei uma olhada é a ferramenta mais "largada" da UE4. Mas acredito que a maneira mais sabia seja fazer 3D simulando 2D, e olhando dessa maneira, não consigo pensar em limitações que a Unreal possa ter.
Com certeza. O Paper2D é uma "facilitada" para que as pessoas pudessem trabalhar jogos 2D no "old style" usando um spreadsheet e tal, só que acaba não sendo também muito otimizado e perde feio para outras ferramentas 2D.
Para quem já tem um domínio real do UE4, de repente consegue fazer algo 2D muito melhor sem o Paper 2D.

Como falei, eu só brinquei mesmo bem superficialmente com a engine. Se eu não tivesse tão atarefado com "coisas mais importantes", abraçaria como hobby o desenvolvimento amador de jogos.
 
Ultima Edição:

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.011
Reações
23.078
Pontos
1.114
Uso ela , o bom é que tem o sistema de programação visual, então até pessoas como eu que sabem porra nenhuma de programação, consegue fazer coisas até impressionantes com o passar do tempo.

Sua intenção seria portar o que tu fez no Zdoom para a Unreal?
 


Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.981
Reações
31.278
Pontos
1.753
Uso ela , o bom é que tem o sistema de programação visual, então até pessoas como eu que sabem porra nenhuma de programação, consegue fazer coisas até impressionantes com o passar do tempo.

Sua intenção seria portar o que tu fez no Zdoom para a Unreal?
nah. projetos originais mesmo. eventualmente multi-plataforma. vou começar focando pc pra ter menos restrição e depois passar pra mobile
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.011
Reações
23.078
Pontos
1.114
nah. projetos originais mesmo. eventualmente multi-plataforma. vou começar focando pc pra ter menos restrição e depois passar pra mobile

Entendi, a Unreal tem uma penca de documentação e tutoriais, além disso, ele já tem uns projetos pré prontos que tu cria ou pode até mesmo baixar projetos da Epic para ajudar, como o ContentExample.
 

Monogo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.709
Reações
69.380
Pontos
1.279
Eu utilizo ela, agora mais pro lado de ArchiViz(Visualização em arquitetura)
Essa porra é uma benção divina e ta me fazendo praticamente aposentar o VRay e seus renders intermináveis.

Esse cara aqui do youtoba ja me salvou muito a pele:

Agora é aquela coisa, a Unreal engine ta em update constante, agora é que eles resolveram tomar um pouco de folego na 4.15.
Oq que que dizer que eventualmente os videos estão desatualizados, mas da pra quebrar muito o galho.
 

Phantasy Star

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.748
Reações
9.348
Pontos
1.094
Eu utilizo ela, agora mais pro lado de ArchiViz(Visualização em arquitetura)
Essa porra é uma benção divina e ta me fazendo praticamente aposentar o VRay e seus renders intermináveis.

Esse cara aqui do youtoba ja me salvou muito a pele:

Agora é aquela coisa, a Unreal engine ta em update constante, agora é que eles resolveram tomar um pouco de folego na 4.15.
Oq que que dizer que eventualmente os videos estão desatualizados, mas da pra quebrar muito o galho.

Rapaz, coincidentemente andei pensando hoje como a unreal 4 pra arquitetura pode se tornar o futuro
Mas ouvi falar que por enquanto é meio complicada de se mexer.
Confere?
 

Monogo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.709
Reações
69.380
Pontos
1.279
Rapaz, coincidentemente andei pensando hoje como a unreal 4 pra arquitetura pode se tornar o futuro
Mas ouvi falar que por enquanto é meio complicada de se mexer.
Confere?

Com certeza é o futuro, e pelo menos pra mim, não é complicada assim não, se vc ja se quebrou com um Maya, 3D Max Autocad ela desce facinho, a interface ta docinha e intuitiva e foi uma revolução da posterior UDK, que sim era bem chatinha de se mexer.
 

Phantasy Star

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.748
Reações
9.348
Pontos
1.094
Com certeza é o futuro, e pelo menos pra mim, não é complicada assim não, se vc ja se quebrou com um Maya, 3D Max Autocad ela desce facinho, a interface ta docinha e intuitiva e foi uma revolução da posterior UDK, que sim era bem chatinha de se mexer.
Ih cara, há anos eu faço meus 3Ds no sketchup, renderizando no vray, mas dessa vez toquei o f**a-se e tou fazendo um curso de 3ds max.
É como um parto normal, tá doendo, mas eu sei que vai valer a pena. :klol

É bom que me preparo melhor pra unreal, já que imagino que muito da sua modelagem venha em .3ds
 

Monogo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.709
Reações
69.380
Pontos
1.279
Ih cara, há anos eu faço meus 3Ds no sketchup, renderizando no vray, mas dessa vez toquei o f**a-se e tou fazendo um curso de 3ds max.
É como um parto normal, tá doendo, mas eu sei que vai valer a pena. :klol

É bom que me preparo melhor pra unreal, já que imagino que muito da sua modelagem venha em .3ds

Olha, eu recomendo fica no Sketch mesmo, não tem programa mais pratico que ele pra modelagem arquitetônica, so se tu quiser partir pra fazer coisa mais elaboradas e arredondas.
O que a Unreal Engine exige que vc saiba do Max é fazer o mapeamento do modelo, coisa que o Sketch de fabrica não faz.
E a maioria da modelagem minhas vem em .FBX que importa bem na Engine e se tiver alguma animação, ela ja vem embutida sem mais perguntas ou complicações.
 

Phantasy Star

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.748
Reações
9.348
Pontos
1.094
Olha, eu recomendo fica no Sketch mesmo, não tem programa mais pratico que ele pra modelagem arquitetônica, so se tu quiser partir pra fazer coisa mais elaboradas e arredondas.
O que a Unreal Engine exige que vc saiba do Max é fazer o mapeamento do modelo, coisa que o Sketch de fabrica não faz.
E a maioria da modelagem minhas vem em .FBX que importa bem na Engine e se tiver alguma animação, ela ja vem embutida sem mais perguntas ou complicações.
De fato não largarei o Skp nunca, minha necessidade pelo 3ds max é pela renderização mesmo. Mil vezes mais leve e prático inserir certos detalhes que fazem a diferença, como grama e objetos high poly (ok ok, o skp aceita proxy, mas ainda sim é mais pesado).

Valeu pelas dicas! :kjoinha
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.011
Reações
23.078
Pontos
1.114
Eu utilizo ela, agora mais pro lado de ArchiViz(Visualização em arquitetura)
Essa porra é uma benção divina e ta me fazendo praticamente aposentar o VRay e seus renders intermináveis.

Esse cara aqui do youtoba ja me salvou muito a pele:

Agora é aquela coisa, a Unreal engine ta em update constante, agora é que eles resolveram tomar um pouco de folego na 4.15.
Oq que que dizer que eventualmente os videos estão desatualizados, mas da pra quebrar muito o galho.


Uma das vantagens da Unreal em relação a Unity é o render melhor de fábrica, sem necessidade de ficar programando, acho que até dá pra mudar com o Blueprint.

Olha, eu recomendo fica no Sketch mesmo, não tem programa mais pratico que ele pra modelagem arquitetônica, so se tu quiser partir pra fazer coisa mais elaboradas e arredondas.
O que a Unreal Engine exige que vc saiba do Max é fazer o mapeamento do modelo, coisa que o Sketch de fabrica não faz.
E a maioria da modelagem minhas vem em .FBX que importa bem na Engine e se tiver alguma animação, ela ja vem embutida sem mais perguntas ou complicações.

A UE4 tem dado preferencia ao Maya, mas sempre tem o Max ao lado na documentação.

Na realidade, parece que o mercado está usando mais o Maya que o Max, tanto que nem a Autodesk fez um Max LT, sendo que ele até uns 3-5 anos atrás, era o programa mais usado pela industria de jogos, enquanto a de filmes usava o Maya.
 

Monogo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.709
Reações
69.380
Pontos
1.279
Uma das vantagens da Unreal em relação a Unity é o render melhor de fábrica, sem necessidade de ficar programando, acho que até dá pra mudar com o Blueprint.



A UE4 tem dado preferencia ao Maya, mas sempre tem o Max ao lado na documentação.

Na realidade, parece que o mercado está usando mais o Maya que o Max, tanto que nem a Autodesk fez um Max LT, sendo que ele até uns 3-5 anos atrás, era o programa mais usado pela industria de jogos, enquanto a de filmes usava o Maya.

Eu uso mais o Maya mesmo pro lado do UE4, mas foi mais por afinidade com a interface, onde acho a do Maya bem mais intuitiva.
Max dominava a parada toda até a Autodesk compra a Alias pra abocanhar o lado do cinema, que o Maya dominava.
Agora o Maya ta crescendo e tomando um ponto de peso que o Max dominava, que é o mercado de games.
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.011
Reações
23.078
Pontos
1.114
Eu uso mais o Maya mesmo pro lado do UE4, mas foi mais por afinidade com a interface, onde acho a do Maya bem mais intuitiva.
Max dominava a parada toda até a Autodesk compra a Alias pra abocanhar o lado do cinema, que o Maya dominava.
Agora o Maya ta crescendo e tomando um ponto de peso que o Max dominava, que é o mercado de games.

Sim, o Maya na verdade é voltado a animação, enquanto o Max é pra modelagem, até um amigo me demonstrou umas funções do Max que agiliza o processo.

Só que é aquela, custo alto, e o Maya é muito usado em escolas, ai os formados criam jogos usando ela e com o tempo toma a parcela do mercado até virar a maior parte, já que as empresas começam a ter fluxo de candidatos e novos funcionários com mais experiência com esse software que o Max.

Mas eu acho meio preocupante, pois é capaz que uma hora a Autodesk mate o 3DS Max por causa disso.
 

Monogo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.709
Reações
69.380
Pontos
1.279
Sim, o Maya na verdade é voltado a animação, enquanto o Max é pra modelagem, até um amigo me demonstrou umas funções do Max que agiliza o processo.

Só que é aquela, custo alto, e o Maya é muito usado em escolas, ai os formados criam jogos usando ela e com o tempo toma a parcela do mercado até virar a maior parte, já que as empresas começam a ter fluxo de candidatos e novos funcionários com mais experiência com esse software que o Max.

Mas eu acho meio preocupante, pois é capaz que uma hora a Autodesk mate o 3DS Max por causa disso.

O maior diferencial do Maya é que ele roda em qualquer OS, Seja Win, MacOS e Linux. Enquanto o Max é Win e só Win, Só essa ja é uma desvantagem brutal pro lado do Max.
put* cagada tb de quem desenvolveu o Max...
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.931
Pontos
1.659
Eu usei a 3 por um tempo e larguei e depois voltei na 4 mas larguei de novo porque a comunidade, apesar de melhor do que todas concorrentes com exceção da Unity, ainda ta meio fraca.
Se voce quiser usar blueprint tem um pouco mais de suporte, mas pra programar acho que não tem nem perto do suficiente. A engine muda muito constantemente e as soluções que eu encontrava em fórums pra problemas similares aos que eu tinha muitas vezes já não eram as mesmas e isso me fazia perder muito tempo empacado com problemas bobos.
Pra quem não tem tanto tempo assim pra desenvolver, como eu, isso acabava minando a possibilidade de acabar alguma coisa, então voltei pra Unity.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.658
Pontos
1.584
Por que você descartou a Unity? Eu acho que ela seria uma possibilidade interessante ao projeto, não?
 

Monogo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.709
Reações
69.380
Pontos
1.279
Eu usei a 3 por um tempo e larguei e depois voltei na 4 mas larguei de novo porque a comunidade, apesar de melhor do que todas concorrentes com exceção da Unity, ainda ta meio fraca.
Se voce quiser usar blueprint tem um pouco mais de suporte, mas pra programar acho que não tem nem perto do suficiente. A engine muda muito constantemente e as soluções que eu encontrava em fórums pra problemas similares aos que eu tinha muitas vezes já não eram as mesmas e isso me fazia perder muito tempo empacado com problemas bobos.
Pra quem não tem tanto tempo assim pra desenvolver, como eu, isso acabava minando a possibilidade de acabar alguma coisa, então voltei pra Unity.

É, ja passei problemas com o blueprints, seguir tutoriais sobre blueprints onde alguns deixaram de existir de uma versão pra outro, ou mudaram de nome, me dando algumas dores de cabeça.
Problemas com Plugins tb, onde normalmente deixam de funcionar em versões mais atualizadas.
 

Dan Gaiden

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.022
Reações
3.146
Pontos
703
Galera, em breve vou começar a ter aulas de programação e me animei com as postagens sobre algumas facilidades de desenvolvimento da Unreal Engine 4. Tô afim de baixar pra começar a brincar com ela e assim ter onde aplicar meus futuros conhecimentos. Só tenho uma dúvida: se o meu notebook tem uma configuração mínima recomendada pra rodar mesmo que seja pra estudo. Aqui está minha config:
Processador: Core i5 6200U
GPU: Intel HD 520
RAM: 8 GB DDR3
HD: 1 TB.
 

Macaco Louco

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.394
Reações
1.086
Pontos
608
Já tentei usar, mas depois que conheci o Unity3D minha vontade de aprender Unreal Engine é zero.

Não se iluda com a ideia de fazer jogo sem programação. Você até consegue, mas limita demais o seu projeto.

Tente aprender Unity3D + C#. É super fácil e você encontra muito tutorial.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 

Zeorymer

Gomu Gomu no Mi
VIP
GOLD
Mensagens
25.335
Reações
9.417
Pontos
1.804
Usamos ela aqui no estúdio, e eu gosto muito dela.

A maior vantagem da UE4 é de longe o Blueprint, podendo construir jogos complexos de uma maneira muito simples.

É uma engine muito poderosa e com muitas possibilidades e opções. Sem falar que a comunidade é bastante ativa e possui muita documentação.
Obviamente que quanto mais você estuda um software, mais você vai descobrindo suas limitações, mas eu acredito que possui muito mais vantagens do que desvantagens, e já estou usando ela fazem 9 meses.

Pretendo construir um tópico aqui no forum sobre ela pra gente trocar conhecimento.
Cara eu tentei utilizar este esquema de blueprint etc... mais vejo os tutoriais e fico meio que viajando nele etc... tu não tem alguma apostila ou algum video mostrando o conceito e o funcionamento deles?
 

gamermaniacow

Togges
VIP
Mensagens
42.616
Reações
52.435
Pontos
2.082
Cara eu tentei utilizar este esquema de blueprint etc... mais vejo os tutoriais e fico meio que viajando nele etc... tu não tem alguma apostila ou algum video mostrando o conceito e o funcionamento deles?

As apostilas que encontrei por ai são pagas, mas existem inúmeros canais e threads no forum da Epic ensinando conceitos da UE4.
Mas é um problema comum de qualquer software/conhecimento, os tutores partem do princípio que você entende sobre o assunto, e pessoas sem conhecimento nenhum na área acabam boiando, e no fim, se não desistir, aprendem no tapa.

Saber inglês é no minimo obrigatório para conseguir avançar nos estudos.
Posso te passar alguns canais que conheço se for do seu interesse.

No fim, acaba se tornando muito mais uma atividade de saber como usar o Google e o que pesquisar do que propriamente aprender.
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.011
Reações
23.078
Pontos
1.114
Cara eu tentei utilizar este esquema de blueprint etc... mais vejo os tutoriais e fico meio que viajando nele etc... tu não tem alguma apostila ou algum video mostrando o conceito e o funcionamento deles?

Poxa, eu acho blueprint mais facil que programar mesmo, mas é que também você tem que entender um pouco de lógica.

Eu recomendo você criar os projetos base, e baixar alguns da epoc, em especial o ContentExample.

Estude a funcionalidade deles (veja o workflow, delete e volte atrás pra entender o passo a passo vendo), parte dos BP são comentados, e se tu passa o mouse por cima da função, ele explica o que é, inclusive no ContentExample tem os sprites de ponto de interrogação que se tu clica 2 vezes para no site de documentação e exemplos da determinada função.
 

marwinninja

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.333
Reações
5.327
Pontos
1.049
Cara eu tentei utilizar este esquema de blueprint etc... mais vejo os tutoriais e fico meio que viajando nele etc... tu não tem alguma apostila ou algum video mostrando o conceito e o funcionamento deles?
Nossa brother, uma dica que me salvou muito! Procura o canal da Unreal Engine no youtube, tem uma seleção enorme de playlists com tutoriais de diversos assuntos. Um deles é justamente a introdução bem introdutória mesmo (praticamente mini-aulas de lógica, mas aplicando em Blueprints), recomendo DEMAIS esta série para quem está começando. E o Zak (o cara que fez a maioria dos tutoriais do meu começo de vida na UE4) é extremamente detalhista e didático explicando, vai acompanhar bem legal!
 

Zelcron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
441
Reações
669
Pontos
1.029
Então, essa historia que não precisa saber programar pra utilizar o Blueprint é uma lenda, na verdade, a diferença dele pra uma outra linguagem é apenas a sintaxe.

Por ex: pros inimigos eu tenho uma interface em BP com os métodos que devem implementados, tenho uma classe em BP de Inimigos que herda de Actor e implementa essa interface e cada inimigo herda dessa classe BP de inimigos que implementa a interface de Inimigos.

Tb tem mtos delegates, disparo de eventos, etc.... como uma linguagem de programação normal.

A grande diferença do BP, é para os designers (que não mexem em código) ou para o pessoal que está começando e não teve contato com programação ainda, pois é mais facil visualizar oq esta acontecendo no BP do que em um código.

Umas das primeiras coisas que aprendemos qdo estamos aprendendo a programar, pensando em um código indentado em uma linguagem estruturada, é que o código é lido pela maquina de cima pra baixo, da esquerda pra direita, assim como as linguagens naturais.

Por exemplo:

void Comecar()
{
X = A + 2;
Y = B + 5;
}

Nesse código oq vai acontecer primeiro? e oq ele está fazendo?
É de cima pra baixo, da esquerda pra direita.

E como ele resolve essa expressão?
É simples, mas pra quem não teve contato com programação, isso é complicado.

Agora no BP:
BP_OS.png

É bem mais tranquilo ver aonde começa e onde termina e qual a sequencia das coisas que acontecem.

Quem consegue criar logicas de programação no BP, já é um programador sim e é só aprender a sintaxe de uma outra linguagem.

Eu particularmente prefiro mto mais programar em C# do que no BP, o código fica menor e fica muito mais organizado. Já o C++ que é oq a Unreal usa eu acho mto chato, o intellisense do BP é um trilhao de vezes melhor do que o do Visual Studio no C++ (no C# o intellisense é excelente) e apesar de ter hot reload pro C++, no BP é mto mais rápido. Enfim, a produtividade do BP é bem maior que o do C++.
 

Zelcron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
441
Reações
669
Pontos
1.029
Bom, o post acima foi só pra falar do Blueprint mesmo.

Agora sobre aprender sobre a Unreal.

Existe mto conteudo de graça na internet, mas oq eu fiz, eu me cadastrei no www.digitaltutors.com paguei U$30,00 por mês pra eles, lá tem um monte de tutorial, se é isso oq vc quer fazer mesmo, vale mto pagar um site assim, pq eles explicam do comecinho mesmo, pra quem não conhece nada ferramenta e explicam tudo extremamente bem. Tudo tem um começo, meio e fim e isso é que faz diferença de pegar coisas de graça na internet, onde vc caça um pedaço de tutorial de um cara, outra parte de outro, e por ai vai. Lá vc tem tudo organizado para fazer o seu plano de estudo, vc economiza mto tempo e stress acessando um site assim, é só U$30,00 e tem quase 40 tutoriais e vc pode ver todos. Como eu disse, se é isso oq vc quer mesmo, vale mto apena.

Fiz todos os tutoriais de introdução a Unreal, depois os de materiais, partículas e blueprint, cheguei a fazer uns 20 tutoriais e isso me deu um belo conhecimento pra eu ir procurando o resto por conta, e como já falaram aqui, o Content Sample será o seu melhor amigo qdo vc estiver aprendendo a Unreal.

Eu fui programador C# por uns 10 anos, economizei uma graninha e larguei o emprego, agora estou com 34 anos, sou solteiro e não tenho filhos, então agora é a hora de fazer isso, pq senão, em um piscar de olhos, vou estar com 40 anos e trabalhando com TI. Posso até voltar a trabalhar com TI, mas eu não posso morrer sem tentar lançar um jogo, e pra mim, agora é a hora.

Larguei tudo há um ano e pouco, fiquei estudando dia e noite por uns 3 meses, e há um ano +/- estou desenvolvendo um jogo (de navinha) que já esta no final.

E vou te falar, gostei mto do digitaltutors.com, isso me ajudou mto, e agilizou bastante pra eu começar, pra mim, foi muito bom mesmo.
 

Offline.os

Bam-bam-bam
Mensagens
1.660
Reações
2.831
Pontos
303
Eu comprei um curso de Unreal Engine 4 com C++ no Udemy, porém só fiz algumas aulas.
 

xistreme

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.379
Reações
1.313
Pontos
904
Bom, o post acima foi só pra falar do Blueprint mesmo.

Agora sobre aprender sobre a Unreal.

Existe mto conteudo de graça na internet, mas oq eu fiz, eu me cadastrei no www.digitaltutors.com paguei U$30,00 por mês pra eles, lá tem um monte de tutorial, se é isso oq vc quer fazer mesmo, vale mto pagar um site assim, pq eles explicam do comecinho mesmo, pra quem não conhece nada ferramenta e explicam tudo extremamente bem. Tudo tem um começo, meio e fim e isso é que faz diferença de pegar coisas de graça na internet, onde vc caça um pedaço de tutorial de um cara, outra parte de outro, e por ai vai. Lá vc tem tudo organizado para fazer o seu plano de estudo, vc economiza mto tempo e stress acessando um site assim, é só U$30,00 e tem quase 40 tutoriais e vc pode ver todos. Como eu disse, se é isso oq vc quer mesmo, vale mto apena.

Fiz todos os tutoriais de introdução a Unreal, depois os de materiais, partículas e blueprint, cheguei a fazer uns 20 tutoriais e isso me deu um belo conhecimento pra eu ir procurando o resto por conta, e como já falaram aqui, o Content Sample será o seu melhor amigo qdo vc estiver aprendendo a Unreal.

Eu fui programador C# por uns 10 anos, economizei uma graninha e larguei o emprego, agora estou com 34 anos, sou solteiro e não tenho filhos, então agora é a hora de fazer isso, pq senão, em um piscar de olhos, vou estar com 40 anos e trabalhando com TI. Posso até voltar a trabalhar com TI, mas eu não posso morrer sem tentar lançar um jogo, e pra mim, agora é a hora.

Larguei tudo há um ano e pouco, fiquei estudando dia e noite por uns 3 meses, e há um ano +/- estou desenvolvendo um jogo (de navinha) que já esta no final.

E vou te falar, gostei mto do digitaltutors.com, isso me ajudou mto, e agilizou bastante pra eu começar, pra mim, foi muito bom mesmo.

Posso usar teu conhecimento pra saciar minha curiosidade gratuitamente por um segundo? ehehehhe
Se positivo, resolva uma indagação que tenho q muito tempo. Com teu conhecimento de uma engine atual, quanto de trabalho e o que é necessário focar para se chegar em um FPS decente, com hitbox coesos?
 

Zelcron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
441
Reações
669
Pontos
1.029
Posso usar teu conhecimento pra saciar minha curiosidade gratuitamente por um segundo? ehehehhe
Se positivo, resolva uma indagação que tenho q muito tempo. Com teu conhecimento de uma engine atual, quanto de trabalho e o que é necessário focar para se chegar em um FPS decente, com hitbox coesos?

Então, hj em dia está bem mais tranquilo, na Unreal, em apenas 1 dia vc já consegue fazer um prototipo. Pq já tem um template pronto de um jogo FPS, ele já funciona normal, já coloca uma câmera de primeira pessoa e já dá tiro, os hitbox funcionam mto bem, padrão Unreal.

Já para você entregar um jogo FPS completo, sem bugs, testado e otimizado, vai um bom tempo, mas vai depender de mta coisa, o tamanho do jogo, se terá multiplayer, se vai ter cinematics, se os assets (modelos 3D) será feito por vc ou será comprado, toda a parte de som, a quantidade de menus, se vai ter upgrades, menus pros upgrades.... são diversas mtas coisas que precisam ser feitas pra entregar um jogo.

Mas apenas um prototipo de FPS, com hitbox, é só um click, pq já tem pronto na Unreal.

Vc abre a Unreal, ele já vai aparecer uma tela para vc criar um projeto e vai te dar umas opções de template pra vc não começar do zero, se vc escolher o template de FPS, com apenas 1 click, vc terá isso que esta no vídeo pronto
 

xistreme

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.379
Reações
1.313
Pontos
904
Então, hj em dia está bem mais tranquilo, na Unreal, em apenas 1 dia vc já consegue fazer um prototipo. Pq já tem um template pronto de um jogo FPS, ele já funciona normal, já coloca uma câmera de primeira pessoa e já dá tiro, os hitbox funcionam mto bem, padrão Unreal.

Já para você entregar um jogo FPS completo, sem bugs, testado e otimizado, vai um bom tempo, mas vai depender de mta coisa, o tamanho do jogo, se terá multiplayer, se vai ter cinematics, se os assets (modelos 3D) será feito por vc ou será comprado, toda a parte de som, a quantidade de menus, se vai ter upgrades, menus pros upgrades.... são diversas mtas coisas que precisam ser feitas pra entregar um jogo.

Mas apenas um prototipo de FPS, com hitbox, é só um click, pq já tem pronto na Unreal.

Vc abre a Unreal, ele já vai aparecer uma tela para vc criar um projeto e vai te dar umas opções de template pra vc não começar do zero, se vc escolher o template de FPS, com apenas 1 click, vc terá isso que esta no vídeo pronto


Poxa amigo, muito obrigado pela resposta! Lhe indaguei tal questão pois sou um jogador inveterado de Counter Strike e seus derivados, e pra mim, mesmo tendo hitboxes bem quebrados, é o jogo que passa a melhor sensação de one hit one kill. Nunca joguei arma, dizem ser um bom simulador. COD e BF nunca me atraíram, justamente pela parte do tiro...
 

Zelcron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
441
Reações
669
Pontos
1.029
Poxa amigo, muito obrigado pela resposta! Lhe indaguei tal questão pois sou um jogador inveterado de Counter Strike e seus derivados, e pra mim, mesmo tendo hitboxes bem quebrados, é o jogo que passa a melhor sensação de one hit one kill. Nunca joguei arma, dizem ser um bom simulador. COD e BF nunca me atraíram, justamente pela parte do tiro...

Olha, hj em dia, vale a mto a pena comprar coisas na internet, eu não comprei nenhum projeto pronto pra fazer o meu jogo, comprei "apenas" modelos 3d, sons, partículas e materiais.

Mas olha só que legal,
por U$99,00 vc compra isso pra poder usar no seu proprio jogo


Esse outro, faz multiplayer e custa U$60,00


Se vc quiser um TPS, por U$ 70,00 vc já começa com isso aqui.


E se vc for usar a Unity ao invés da Unreal, vc tem mto mais coisas pra comprar, mas muito mais mesmo, do tipo bem mais. Tem projetos 100% completos.
https://www.assetstore.unity3d.com/en/#!/search/page=1/sortby=popularity/query=category:1
 

xistreme

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.379
Reações
1.313
Pontos
904
Olha, hj em dia, vale a mto a pena comprar coisas na internet, eu não comprei nenhum projeto pronto pra fazer o meu jogo, comprei "apenas" modelos 3d, sons, partículas e materiais.

Mas olha só que legal,
por U$99,00 vc compra isso pra poder usar no seu proprio jogo


Esse outro, faz multiplayer e custa U$60,00


Se vc quiser um TPS, por U$ 70,00 vc já começa com isso aqui.


E se vc for usar a Unity ao invés da Unreal, vc tem mto mais coisas pra comprar, mas muito mais mesmo, do tipo bem mais. Tem projetos 100% completos.
https://www.assetstore.unity3d.com/en/#!/search/page=1/sortby=popularity/query=category:1


Foda demais!!!
Tem algum projeto que foi pra frente com essa base?
 
Topo Fundo