O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Upgrade, será que vale a pena?

Status
Não está aberto para novas respostas.

navossoc

Supra-sumo
Mensagens
1.319
Reações
788
Pontos
174
Resumindo a situação pra não fazer muito textão...

Tenho um i5 4460 + asus H97 plus + corsair 2X8GB ddr3 1600MHz + Saphire R9 290.
Eu estava pensando em trocar o processador por um i7 4790 (R$ +-1250, novo), já que poderia fazer a troca e manter tudo, incluindo a mobo e as memórias.

Ai fica a pergunta: será que vale mais a pena partir direto para uma 6ª ou 7ª geração?

Algumas observações:
Não pretendo comprar DDR4 já que o ganho não é aquela coisa absurda e o preço anda bem salgado.
Não pretendo trocar o computador (inteiro) tão cedo também, então se eu não pegar o i7 4ª gen agora, vai ser muito difícil achar outro desses no futuro.
Não sei nem quanto está custando uma placa pra 7ª gen que preste (pesquisarei depois)
Vi também muita gente reclamando das temperaturas dessa última geração, procede?

Sugestões?

[]'s
 
Ultima Edição:

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Depende do que vc for fazer com esse PC e como está sua situação financeira.

Se vc tem que abrir um tópico perguntando se vale a pena eu imagino que não está cagando dinheiro... mas tb pode ser que pode estar com algum sobrando.

Para jogos um i7 terá melhor performance que esse seu i5 (ou pelo menos em boa parte dos jogos)... se essa performance valerá pra vc a grana já é outra questão.

Pessoalmente eu não trocaria. Alias, estou até hoje com um i5 de primeira geração (760 de 2.8GHz) e ele, junto de 8GB RAM DDR3 mais uma GTX950 ta dando conta de rodar bem (pros meus padrões) praticamente tudo... e eu ainda ficarei de boa com meu PC por pelo menos mais dois anos). Mas esse sou eu... sempre fui adepto a PCs mid-end e nunca me senti compelido a montar um high end.

No mais, ta ai a Intel falando de i9... então eu esperaria de boa mais dois ou três anos com a sua configuração. Mas eu não ligo pra rodar jogos no talo.
 

navossoc

Supra-sumo
Mensagens
1.319
Reações
788
Pontos
174
Depende do que vc for fazer com esse PC e como está sua situação financeira.

Se vc tem que abrir um tópico perguntando se vale a pena eu imagino que não está cagando dinheiro... mas tb pode ser que pode estar com algum sobrando.

Para jogos um i7 terá melhor performance que esse seu i5 (ou pelo menos em boa parte dos jogos)... se essa performance valerá pra vc a grana já é outra questão.

Pessoalmente eu não trocaria. Alias, estou até hoje com um i5 de primeira geração (760 de 2.8GHz) e ele, junto de 8GB RAM DDR3 mais uma GTX950 ta dando conta de rodar bem (pros meus padrões) praticamente tudo... e eu ainda ficarei de boa com meu PC por pelo menos mais dois anos). Mas esse sou eu... sempre fui adepto a PCs mid-end e nunca me senti compelido a montar um high end.

No mais, ta ai a Intel falando de i9... então eu esperaria de boa mais dois ou três anos com a sua configuração. Mas eu não ligo pra rodar jogos no talo.

Então, cagando não estamos né, mas, nesses tempos de incerteza está complicado.

Quando o dólar começou a baixar um pouco, mercado estava se estabilizando, PLÁ m**** no ventilador e começa tudo de novo...
Já deu para ver que os preços dos eletrônicos não vai abaixar tão cedo.

Olha, eu senti a diferença do meu i7 930 para o i5 4460 desde que eu comprei ele, mas dava pra levar, porém ontem eu fui jogar Warhammer: End Times - Vermintide e pelo amor, que jogo CPU bound do inferno.
Alterar qualquer configuração de vídeo não surte efeito no jogo, é praticamente sempre a mesma quantia de FPS.

Eu também não ligo para gráficos no talo, a questão é que nesse jogo ai não há o que fazer, você pode colocar em 800x600 no low que eu consigo 70 FPS (tava testando no mapa black powder)

Como a idéia é manter ele por mais um tempo, os gráficos eu posso diminuir e tirar o gargalo da GPU (AMD R9 290), mas não é bem esse o meu caso aqui. Por isso a idéia em investir em um CPU melhorzinha para manter por mais um tempo.
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Então, cagando não estamos né, mas, nesses tempos de incerteza está complicado.

Quando o dólar começou a baixar um pouco, mercado estava se estabilizando, PLÁ m**** no ventilador e começa tudo de novo...
Já deu para ver que os preços dos eletrônicos não vai abaixar tão cedo.

Olha, eu senti a diferença do meu i7 930 para o i5 4460 desde que eu comprei ele, mas dava pra levar, porém ontem eu fui jogar Warhammer: End Times - Vermintide e pelo amor, que jogo CPU bound do inferno.
Alterar qualquer configuração de vídeo não surte efeito no jogo, é praticamente sempre a mesma quantia de FPS.

Eu também não ligo para gráficos no talo, a questão é que nesse jogo ai não há o que fazer, você pode colocar em 800x600 no low que eu consigo 70 FPS (tava testando no mapa black powder)

Como a idéia é manter ele por mais um tempo, os gráficos eu posso diminuir e tirar o gargalo da GPU (AMD R9 290), mas não é bem esse o meu caso aqui. Por isso a idéia em investir em um CPU melhorzinha para manter por mais um tempo.
Mas esse Vermintide é mal optimizado mesmo... já vi cara com PCzão bombado reclamar do que vc reclamou (um dos motivos pelos quais não comprei). Tem muito jogo de PC que tem optimização b*sta. Eu quase troquei meu CPU por conta de XPLane 10... mas ai fui ler a respeito e até pessoal da NASA tava reclamando. Ai vc vai gastar uma grana pra "TENTAR" arrumas cagada de produtora?

Acho que dá pra manter seu processador por um bom tempo (quatro ou cinco anos fácil)... no máximo eu trocaria a VGA dele por uma da série 1000 da NVidea e ficaria show (mas tb não manjo da sua VGA, então pode ser uma troca b*sta).
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.519
Reações
33.038
Pontos
1.674
Vale e vai segurar um bom tempo com isso.
Além de ser um kit fechado para vender futuramente.

Eu o faria no seu lugar.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.065
Reações
25.882
Pontos
1.484
trocar pelo 4790 não acho que vale a pena.

Esse preço é aproximadamente o de um 6700k, (não sei se esse 4790 que você falou é o comum ou o K também).

com o 6700k você teria que comprar mais peças, mas aí você vende seu kit atual, (mesmo que seja depois, como eu fiz), para recuperar a grana necessária no gasto da placa e memória.

vai fazer muito mais diferença um kit moderno completo, ainda mais agora que as placas z170 estão baratas.
 


navossoc

Supra-sumo
Mensagens
1.319
Reações
788
Pontos
174
Mas esse Vermintide é mal optimizado mesmo... já vi cara com PCzão bombado reclamar do que vc reclamou (um dos motivos pelos quais não comprei). Tem muito jogo de PC que tem optimização b*sta. Eu quase troquei meu CPU por conta de XPLane 10... mas ai fui ler a respeito e até pessoal da NASA tava reclamando. Ai vc vai gastar uma grana pra "TENTAR" arrumas cagada de produtora?

Acho que dá pra manter seu processador por um bom tempo (quatro ou cinco anos fácil)... no máximo eu trocaria a VGA dele por uma da série 1000 da NVidea e ficaria show (mas tb não manjo da sua VGA, então pode ser uma troca b*sta).

Isso eu realmente sei, mas acredito que a tendência seja essa mesmo.
Jogos bem mal feitos em que os produtores acham que mais poder de hardware vai resolver qualquer coisa.

Se realmente for assim, isso vai ser um baita problema já que não dá para baixar praticamente nenhuma config pra conseguir uns FPS extras.

Eu tenho uma AMD R9 290, não é grande coisa, mas eu tenho FreeSync, então até uma variação brusca de até no mínimo 40 FPS continua suave, não que seja o ideal claro, mas... (em tempos de aperto :P)

No futuro, a idéia era realmente só trocar a placa de vídeo por algo melhor.

Vale e vai segurar um bom tempo com isso.
Além de ser um kit fechado para vender futuramente.

Eu o faria no seu lugar.

Então, eu acho que trocando só a CPU eu conseguiria realmente manter o PC por mais um bom tempo.
Eu montei ele em 12/2015 e a idéia era manter por mais uns 2 ou 3 anos, mínimo.

trocar pelo 4790 não acho que vale a pena.

Esse preço é aproximadamente o de um 6700k, (não sei se esse 4790 que você falou é o comum ou o K também).

com o 6700k você teria que comprar mais peças, mas aí você vende seu kit atual, (mesmo que seja depois, como eu fiz), para recuperar a grana necessária no gasto da placa e memória.

vai fazer muito mais diferença um kit moderno completo, ainda mais agora que as placas z170 estão baratas.

É o 4790 mesmo, não tem K e não pretendo fazer overclock também.
O problema é que o pc é relativamente novo, tem 1 ano e 5 meses e realmente eu não estava afim de montar tudo de novo.

Só se realmente valesse MUITO a pena. Até onde eu ando acompanhando por cima o assunto, não estamos tendo super avanços em cpu/mem ultimamente.
Pelo que eu vi, acho que consigo recuperar uns 550 reais no processador.

Eu mal uso o PC, só uso para jogar mesmo e raramente ainda... Então tá praticamente novo.

[]'s
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.765
Pontos
1.219
Eu mal uso o PC, só uso para jogar mesmo e raramente ainda... Então tá praticamente novo.
Só isso aqui, para mim, inviabiliza a mudança. Porém, você ainda ganha trocando de GPU quando os jogos começarem a pesar.

No mais, invoco aqueles que considero mais indicados a opinar: @Versao e @Chris Redfield jr
 

JulioCésar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.101
Reações
592
Pontos
563
Para mim essa configuração acho que já esta bem servido por alguns anos ainda, porem uma placa mãe dessa é bem bacana, se não me engano ela permite fazer um over no processador, então se pegar até uma i5 k com uma volta legal seria interessante.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.214
Reações
172.411
Pontos
2.599
Não acho bom não porque os processadores não abaixam de preço. Se ao sair de linha o preço do processador diminuísse quem sabe valeria até a pena, mas esse preço é basicamente o de um 6700 ou 7700. Sem contar que nem overclock poderia fazer por conta da placa mãe. Não sei qual placa de vídeo tem mas de repente seu processador já está segurando tudo de boas, então nem teria tanto a ganhar. Deixe para queimar grana quando realmente for fazer um upgrade para ter ganhos reais.
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.469
Reações
133.894
Pontos
1.779
Humm, dúvida cruel...
mas, avaliemos: presumo que já tenha no bolso 1250, pra começar. Vendendo esse conjunto fechado, i5 +mobo + ram, poderia arrecadar o suficiente para comprar uma mobo 1151 z170 (tem tópico com uns preços abaixo de 400 na primeira página) e consiga comprar ao menos 16GB DDR4 que seja 2400mhz, oque por si só já daria um pequeno upgrade (beleza que 3200 é melhor, mas tá os zóio de caro).
1250 com sorte tu pega um 6700k, ou ao menos um i5 6600k.
Resumindo: se consegue, vende o conjunto, digamos por milzão, junta os 1250 e compra um conjunto 1151, que com um pouco de pesquisa tu consegue.
Até manteria a 290 por hora, pois ainda é uma boa gpu, e que provavelmente está sendo gargalada por conta desse i5.
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.469
Reações
133.894
Pontos
1.779
Humm, dúvida cruel...
mas, avaliemos: presumo que já tenha no bolso 1250, pra começar. Vendendo esse conjunto fechado, i5 +mobo + ram, poderia arrecadar o suficiente para comprar uma mobo 1151 z170 (tem tópico com uns preços abaixo de 400 na primeira página) e consiga comprar ao menos 16GB DDR4 que seja 2400mhz, oque por si só já daria um pequeno upgrade (beleza que 3200 é melhor, mas tá os zóio de caro).
1250 com sorte tu pega um 6700k, ou ao menos um i5 6600k.
Resumindo: se consegue, vende o conjunto, digamos por milzão, junta os 1250 e compra um conjunto 1151, que com um pouco de pesquisa tu consegue.
Até manteria a 290 por hora, pois ainda é uma boa gpu, e que provavelmente está sendo gargalada por conta desse i5.
 

Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.940
Reações
33.266
Pontos
1.554
Eu tinha uma mobo asus + 4790k + 16gb ddr3, com a história do ddr4 e o ganho significativo em certos jogos, confesso que fiquei com uma certa curiosidade, mas não foi aquilo..."nossa preciso disso pra ontem"...então fui lá e anunciei meu kit completo por 3k reais, se vender vendeu, se não vender segue a vida pq já estava bastante satisfeito com a solução.

Foi então que achei um interessado que pagaria 2800 reais por depósito bancário, daí não pensei duas vezes e vendi, o kit atual é uma z170 deluxe + 6700k + 16gb ddr4 3200mhz, por esse kit eu paguei 3500 reais, ou seja, 700 reais de diferença.

Vou ver bem sincero, fiquei muito contente com o ganho que tive nos jogos usando a mesma gpu, outro detalhe tb que essa mobo tem tecnologias inexistente na outra antiga como suporte a dois pentes M.2. de 32gb/s, 6 portas usb 3.1 (+ tipo c) e duas saídas pra ligar 4 portas usb 3.0 frontal (tenho muitos dispositivos 3.0), sem contar outros detalhes que tb curti.

Enfim, se achar um preço bom no seu pode ser que vale sim a troca por um i7 6xxx ou 7xxx + ddr4.
 

navossoc

Supra-sumo
Mensagens
1.319
Reações
788
Pontos
174
Agradeço as opiniões. Fiz umas contas de padeiro aqui e se eu fosse trocar para a 7ª geração, eu ia gastar pelo menos uns 2500 reais.

Acabei achando um 4790k por R$ 1541,08. Vou ir com ele mesmo!
Acho que 280 reais vale a diferença de 400 MHz, ainda mais considerando que é no clock base.

PS: Eu sei que dá pra recuperar uma grana vendendo tudo, mas não dou muito certo vendendo coisas no ML haha

[]'s
 
Ultima Edição:

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.469
Reações
133.894
Pontos
1.779
Agradeço as opiniões. Fiz umas contas de padeiro aqui e se eu fosse trocar para a 7ª geração, eu ia gastar pelo menos uns 2500 reais.

Acabei achando um 4790k por R$ 1541,08. Vou ir com ele mesmo!
Acho que 280 reais vale a diferença de 400 MHz, ainda mais considerando que é no clock base.

PS: Eu sei que dá pra recuperar uma grana vendendo tudo, mas não dou muito certo vendendo coisas no ML haha

[]'s
Eh uma escolha muito boa afinal de contas. O 4790k fica muito pouco atras dos mais novos.

Enviado de meu SM-J105B usando Tapatalk
 

okita

Lenda da internet
Mensagens
15.893
Reações
13.646
Pontos
1.624
Agradeço as opiniões. Fiz umas contas de padeiro aqui e se eu fosse trocar para a 7ª geração, eu ia gastar pelo menos uns 2500 reais.

Acabei achando um 4790k por R$ 1541,08. Vou ir com ele mesmo!
Acho que 280 reais vale a diferença de 400 MHz, ainda mais considerando que é no clock base.

PS: Eu sei que dá pra recuperar uma grana vendendo tudo, mas não dou muito certo vendendo coisas no ML haha

[]'s

4790K 1500 :kpensa e pensar que paguei + - 1080 e achei caro (obviamente antes do caos acontecer no brasil em 2014)
 
Ultima Edição:
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo Fundo