O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Urgente galera! Acho que meu PC queimou. Fonte?

Palhano

Bam-bam-bam
Mensagens
12.099
Reações
7.029
Pontos
494
Mas que bela ironia do destino a minha tragédia, pois acabei de comprar um notebook.

Senhores, peço ajuda pra vocês pois aconteceu o seguinte:

Aparamentemente minha CPU foi pro pau.

Acabei de queimar quatro fusíveis dos meus filtros de linha tentando ligar minha CPU.
Elas estavam funcionando normalmente. Uso duas, uma para monitor, som e impressora e a outra exclusivamente para a CPU.

Como deixo meu computador ligado na madrugada, hoje acordei de manhã e estava desligado. Junto com meu carregador do iPhita que não tava funcionando.

Pois bem. Troquei os fusíveis numa boa, sem problemas até ai.
Coloquei de novo os aparelhos, todos funcionando.
Ao ligar o cabo de energia da CPU, pimba. Aquele clarão caracteristico do fusível estourando. Tentei com os quatro reservas que eu tinha, mesma m****.

Tentei ligar a CPU direto na tomada, e para minha tristeza também não funcionou.

Será que é a fonte galera? Reparei que dentro da CPU não tem nenhum cheiro de queimado, nem da placa de vídeo, nem da placa mãe, muito menos com capacitador inchado. A fonte parece que tem um cheirinho diferente, mas não da pra afirmar que é de queimado.

Será que foi ela mesmo? Uso uma mTek 750W reais com o IPS ativo. No meio do ano fecha 3 anos de uso. Tá dentro da vida útil essa porcaria ou é algo mais sério? Nenhum Led acende também. c***lho, TO desesperado.

Será que foi só a fonte mesmo?

Abraços.
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.334
Reações
132.677
Pontos
1.779
Cheire a fonte. Se estiver queimada estará com esse cheiro. Tem tbm um teste com clip de papel, dá uma pesquisada no tio google pra ver como faz.
 

Kellevra89

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.909
Reações
3.549
Pontos
703
Aqui queimava direto fusível assim quando ligava tudo no mesmo filtro de linha, como o Chris Redfield jr disse, testa só ligar ela, ela pode estar em curto e queimando a porra toda, e também pode ter sido somente ela, tem jeito de testar em outra tomada também? E pegar alguma outra fonte para testar no seu PC?
 

Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.930
Reações
33.242
Pontos
1.554
Isola a fonte e testa ela sozinha, use qualquer pedaço de fio (pode ser aqueles arames de saquinho de pão) e ligue no fio verde + qualquer outro preto, isso vai fazer ela ligar (ou não caso esteja com problema).

Esses dias minha XFX 750w foi pro saco, bem na época que estava com uma GTX770, a placa mãe ligava o led indicador mas ao apertar o power nada acontecia, nem os coolers ameaçavam rodar, então isolei ela e liguei direto, também nada do cooler da fonte ameaçar girar, nada acontecia.

Agora comprei uma Corsair, espero que ela dure pelo menos os 7 anos que minha XFX (ótima fonte) durou.

Boa sorte.
 

Palhano

Bam-bam-bam
Mensagens
12.099
Reações
7.029
Pontos
494
Então galera, acho é isso mesmo né... Só pode ser a fonte. Conversei com meu amigo japa ultra nerd/técnico e ele desconfia que pode ser a fonte mesmo.
O cheiro não é dos mais fortes, mas lembra mesmo um cheirinho de queimado. Quase imperceptível.

Quando sair do trabalho vou fazer o teste do clipe. Ele falou também que essa mTek não é das melhores do mundo e pode ser que a vida útil seja essa mesma. Já escolhi uma Corsair 750W no ML por quatrocentas bagatelas de dinheiro.

Sim gente, testei diretamente na tomada e não funcionou. Acho até engraçado que quando ligava na tomada até a luz da sala oscilava e depois voltava ao normal. Como um chuveiro elétrico sendo ligado.
Só achei bizarro eu queimar quatro fusíveis pelo simples fato de ligar a CPU no filtro de linha. Foram quatro clarões engraçados.

Meu medo era queimar a porra toda junto com placa mãe, placa de vídeo e processador, mas parece que isso eu raro de acontecer, né?

Abraços
 

Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.930
Reações
33.242
Pontos
1.554
Tenho essa fonte aí e nem esquenta, meu processador a 4,8ghz, 2gpus, 4HDs, 3 coolers 220mm, 2 coolers do WC e ainda carrego bateria de celular, ipads, mouse e tal. 100% e trabalha somente fria mesmo se o ambiente estiver quente!!!

20150201_103243.jpg
 


[BF2]PuNiShEr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.754
Reações
4.821
Pontos
1.194
Não seria PFC Ativo?.... IPS ativo...não lembro disso O.o


Enfim! cara, melhor coisa que tem a fazer é realizar teste peça por peça..

EU particularmente acho IMPROVAVEL ter queimado tudo, em anos de informática isso é algo bem raro, ainda mais hoje em dia, a GPU nem estava em uso, memória etc e tal...acho dificil porem a tensão que passa para cada componente pode sim queimar...

vai da sorte!

abraço!
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.334
Reações
132.677
Pontos
1.779
Recomendo muito para quem tem pc que tenha uma fonte sobressalente, mesmo que seja dessas baratinhas, para ocasionais testes. Eu tenho uma de 70 reais guardada em uma gaveta aqui que fica sendo de coringa para testar pcs quando pintam com esse tipo de coisa. Não dá pra jogar com ela, lógico, mas dá pra tirar a dúvida.

Versao, tenho duas fontes dessa da XFX instaladas aqui em casa. Fonte boa pra c***lho.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.114
Reações
172.177
Pontos
2.599
Faça o teste do clips. Se não ligar já saberá qual é o problema.
 

Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.930
Reações
33.242
Pontos
1.554
Recomendo muito para quem tem pc que tenha uma fonte sobressalente, mesmo que seja dessas baratinhas, para ocasionais testes. Eu tenho uma de 70 reais guardada em uma gaveta aqui que fica sendo de coringa para testar pcs quando pintam com esse tipo de coisa. Não dá pra jogar com ela, lógico, mas dá pra tirar a dúvida.

Versao, tenho duas fontes dessa da XFX instaladas aqui em casa. Fonte boa pra c***lho.



Pode ver na foto aí que ela estava firme e forte nas 3 configurações, talvez um pouco mais fraca já no SLI da 770. Mas ela foi tão ótima que mesmo quando estragou, não deixou vestígio algum, um certo dia eu estava com uma 770 single (já tinha vendido uma) e desliguei o computador, quando fui ligar novamente alguns dias depois voltando de viagem o PC simplesmente não ligou.

cq85.jpg
 

Duckdodgers

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.057
Reações
17.612
Pontos
674
a minha foi pro saco tambem,tem algum jeito de saber qual componente fritou?qual melhor cxb ate 250 conto?
 

dubstep

Bam-bam-bam
Mensagens
3.443
Reações
996
Pontos
224
o CDH testou ela e apesar de não terem maiores problemas, deixaram de recomendar ela por ter alguns itens de baixa qualidade, provavel que seja a fonte mesmo, agora pegue uma da corsair para ficar tranquilo o resto da vida!!
 

Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.930
Reações
33.242
Pontos
1.554
a minha foi pro saco tambem,tem algum jeito de saber qual componente fritou?qual melhor cxb ate 250 conto?


Meu cunhado comprou essa fonte pro PC dele, ela é ótima, eu tinha uma dessa marca (só q era 650w) num segundo PC que vendi e nunca deu problema, o comprador está até hoje com ela funcionando, quando comprei eu pesquise muito pra por no segundo PC e vi um teste no clube do hardware falando muito bem, por isso que indiquei pro meu cunhado.

http://produto.mercadolivre.com.br/...reais-ia500hp80-500-w-heat-pipe-80-eficie-_JM

Anúncio da fonte aí, aguenta qualquer configuração Mid-End.
 

Duckdodgers

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.057
Reações
17.612
Pontos
674
Meu cunhado comprou essa fonte pro PC dele, ela é ótima, eu tinha uma dessa marca (só q era 650w) num segundo PC que vendi e nunca deu problema, o comprador está até hoje com ela funcionando, quando comprei eu pesquise muito pra por no segundo PC e vi um teste no clube do hardware falando muito bem, por isso que indiquei pro meu cunhado.

http://produto.mercadolivre.com.br/...reais-ia500hp80-500-w-heat-pipe-80-eficie-_JM

Anúncio da fonte aí, aguenta qualquer configuração Mid-End.


eu vi essa aqui,qq se acha http://www.kabum.com.br/produto/18375/fonte-seasonic-atx-520w-s12ii-520-bronze-
 

Duckdodgers

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.057
Reações
17.612
Pontos
674
so uma duvida
eu achava q a mb tinha ido pro saco,mas pelo jeito eh a fonte
tem como eu testar a mb pegando outra fonte e ligando so o cabo de energia pra ver se o led acende ou tem q ligar td?
 

sergiosodre2

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.582
Reações
2.595
Pontos
714
deve ter sido a fonte, pegue uma outra emprestada para testar

ou senao pegue um multimetro, coloque um clipes metalico entre o pino verde da fonte e o preto (danco curto no conector) , ela deve ligar , girar o fan, meça as voltagens amarelo x preto = 12v , vermelho x preto = 5v se não der essas voltagens adeus fonte
 

Palhano

Bam-bam-bam
Mensagens
12.099
Reações
7.029
Pontos
494
Fala galerinha,

Quero agradecer todo mundo aqui pela força. Todo mundo sabe o desespero que da quando um PC não liga e ainda me queima quatro fusíveis de todos os filtros de linha daqui de casa, Hahahah.

Fiz o teste dos palitos/clipes/fios, e realmente ela não da nem sinal de vida. Infelizmente meu multímetro de camelô não está funcionando mais então fiquei só com o teste magaiver mesmo, sem nem rolar a ventoinha. Que b*sta de fonte, que b*sta de vida útil.

Acabei comprando logo a Corsair de 750W V2 e vou esperar chegar. 400 pilas. Infelizmente não tenho outra fonte pra testar o resto dos equipamentos. Espero que esteja tudo bem com o resto dos PCs, se não vai ser foda.
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.334
Reações
132.677
Pontos
1.779
Meu cunhado comprou essa fonte pro PC dele, ela é ótima, eu tinha uma dessa marca (só q era 650w) num segundo PC que vendi e nunca deu problema, o comprador está até hoje com ela funcionando, quando comprei eu pesquise muito pra por no segundo PC e vi um teste no clube do hardware falando muito bem, por isso que indiquei pro meu cunhado.

http://produto.mercadolivre.com.br/...reais-ia500hp80-500-w-heat-pipe-80-eficie-_JM

Anúncio da fonte aí, aguenta qualquer configuração Mid-End.

Já tive uma dessas tbm, é boa demais tbm, inclusive aprovada pelo CDH. Depois que comprei a XFX pra poder mudar de placas, vendi ela e está até hoje no pc de um amigo, eu acho.
 

Marcb

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.207
Reações
13.218
Pontos
614
750W? porra, ah nao ser que vc tenha SLI, isso é muita coisa... a tendência ainda são os componentes consumirem menos energia ainda... vide os 14nm da Intel agora e os 28nm da nVidia/AMD...
 

Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.930
Reações
33.242
Pontos
1.554
750W? porra, ah nao ser que vc tenha SLI, isso é muita coisa... a tendência ainda são os componentes consumirem menos energia ainda... vide os 14nm da Intel agora e os 28nm da nVidia/AMD...


Não acho que 750w seja exagerado, e melhor sobrar do que faltar. Exagerados ao meu ver são fontes acima de 850w, já tem fontes de 1600w com 125A, isso sim é um tremendo exagero. :klol



Mas igual vc disse também, se o cara tiver CERTEZA que não vai usar nada além de uma single e não vai comprar uma R9 290X :ksafado, pode comprar uma de 550~650w.
 

Palhano

Bam-bam-bam
Mensagens
12.099
Reações
7.029
Pontos
494
Fala galerinha!! Tô de volta!!

Com apenas dois dias de compra no Mercado Livre, peguei essa tal Corsair 750W e ela chegou hoje.
Estava até agora instalando ela, organizei os cabos, passei tudo por trás da CPU, troquei os fusíveis dos Filtros de Linha e tudo está xu xu beleza.

A mTek porcaria queimou mesmo, o cheiro era de queimado. Agora tenho que ver o que vou fazer com essa caixa de ferro pesada, vai virar peso de papel com uma decoração colorida de cabos embalados.

De resto está tudo ok. Não perdi nada no HD, placa de vídeo está ok, bem como a placa-mãe e o processador e as memórias.
Vocês não sabem o desespero que deu, e hoje, veio o alívio quando tudo funcionou...

Quero agradecer a atenção aí de todo mundo, galera tentando ajudar fortemente! Obrigado mesmo!

Grande abraço!
 

polkolop

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.317
Reações
3.229
Pontos
1.184
aproveitando o tópico, alguém conhece algum lugar ou método para descartar peças de computador e eletrônicos?

É meio foda tacar isso no lixo assim! E nem todo centro de reciclagem aceita material eletrônico. Celular eu sei que dá pra levar nas operadas, sempre tem alguma que cata coisa véia. Acho que a Vivo pega de boa.
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.334
Reações
132.677
Pontos
1.779
aproveitando o tópico, alguém conhece algum lugar ou método para descartar peças de computador e eletrônicos?

É meio foda tacar isso no lixo assim! E nem todo centro de reciclagem aceita material eletrônico. Celular eu sei que dá pra levar nas operadas, sempre tem alguma que cata coisa véia. Acho que a Vivo pega de boa.


Leva em uma loja de reparos, que talvez eles tirem proveito delas. Dê a eles gratuitamente, talvez tenham interesse.
 
Topo Fundo