O que há de Novo?
  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

[Utilidade Pública] SPA - Síndrome do Pensamento Acelerado : saiba o que realmente é

Hellskah

Bam-bam-bam
Mensagens
6.001
Reações
12.928
Pontos
394
ESTÃO SEMPRE HABITANDO O FUTURO E DEIXANDO DE VIVER O HOJE.
214105

Já parou para pensar que atualmente a maioria das pessoas está atropelando as palavras ao se comunicar? E as vezes que alguém pede informação e o outro não consegue se organizar mentalmente para responder? Mas e quando isso gera sinais de ansiedade, por falta de controle ao se expressar? Alguma vez aconteceu de você ir dormir e ao levantar não sentir que descansou? E quando bate aquela insônia por causa de tantos pensamentos que não param de surgir em sua cabeça? Essas e outras manifestações podem ser sintomas da Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA).

A Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) caracteriza-se por dificuldade do indivíduo em relaxar a mente, se acalmar e organizar os pensamentos. Além disso, pessoas com essa síndrome tendem a serem agitadas, com baixo nível de criatividade e de tolerância. O Transtorno de Ansiedade está totalmente ligado a uma mente hiperpensante.

Descoberta atualmente por Augusto Cury, a SPA pode ser confundida com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) por seus sintomas serem parecidos, mesmo as causas sendo diferentes. A hiperatividade possui causas genéticas; já o Pensamento Acelerado, ausência na organização das ideias mentais. Então conheça abaixo um pouco mais sobre.

SINTOMAS
Uma criança com essa síndrome demonstra dificuldade de expressão, concentração e falha na memória. Mostra-se sempre irritada e com cansaço extremo. A ansiedade, como dita acima, o acompanha. Inquietação e intolerância, também. Além de se questionar com frequência de dor de cabeça, muscular e manifestações de problema de pele.

CAUSA
Vivemos em um mundo moderno, que impõe excessos. No caso das crianças, a quantidade ilimitada de brinquedos, as horas durante a semana sempre com alguma atividade a fazer, os estímulos se tornando cada vez mais viciantes como uso de celular, tablet e computador, a pressa em querer receber alguma informação e a ansiedade devido à pressão escolar, são exemplos de quem sofre com essa síndrome.

214111

Dessa forma, o indivíduo inicia um processo de condicionamento cerebral em agir daquela maneira, de forma impaciente e estressante. Como consequência, o cérebro fica esgotado, fazendo com que perca o desenvolver de outras funções como reflexão, empatia, criatividade, paciência, foco e organização.

TRATAMENTO
A Psicologia ajuda na organização desses pensamentos, pois faz com que foquem no que é essencial e diminua o ritmo acelerado de estímulos de informações em sua mente.

No início parece difícil, mas somos seres em constante mudança. E quando o proposto é algo para melhorarmos nossa qualidade de vida, então o nosso corpo e mente sentem-se estimulados para seguir esse caminho.

A Terapia Cognitivo Comportamental trabalha diretamente no pensamento, comportamento, sentimento e situações problemas que geram os sintomas no indivíduo. Identificados os sinais, o terapeuta orienta o paciente de como desacelerar e inicia um planejamento individualizado.

É importante que uma avaliação seja feita para que o acompanhamento e tratamento sejam eficazes e bem sucedidos.

O sentimento de ansiedade confunde muito a mente ao criar um ciclo vicioso de pensamento de suposições que muitas vezes são fantasiosas. O profissional, portanto, ensinará a identificar esses pensamentos, baseando nas evidências desse indivíduo, para após sua compreensão, substituir em ideias reais para desenvolver o equilíbrio mental de forma saudável.

Ademais, é bom estimular a prática de exercícios físicos, de atividades lúdicas como pintura, desenho, leitura, ter contato com a natureza, ouvir música, tocar algum instrumento e criar uma rotina do sono. Isso tudo terá como consequência o início da construção de mais clareza no entendimento das informações, calma ao se organizar, bem como a motivação ao ver os resultados dos planejamentos e a sensação de se sentir suficientemente capacitado.

Procure orientação especializada caso precise, porque todo incômodo mental, por menor que seja, pode trazer grandes prejuízos. Não rotule o sofrimento do outro.

214112

Este que vos escreve sofre com isso. É horrível.
Você nunca vive o hoje. Somado da ansiedade e do TDAH, a vida se torna um verdadeiro inferno.
Tratamento é complicado pois mesmo se permitindo, você já chega querendo resultados.
 


Topo Fundo