O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Vício em jogos

Raptor87

Bam-bam-bam
Mensagens
1.167
Reações
3.750
Pontos
303
Sei que parece estranho um thread desse tipo num fórum sobre jogos mas queria deixar aqui o meu relato.

Alguém aqui já teve a vida prejudicada por causa de vício em video-games?
No meu caso eu passava literalmente o dia inteiro jogando, não fazia nada de útil. Eu prometia pra mim mesmo que iria estudar ou fazer algum trabalho mas sempre acabava pensando "vou só finalizar mais um jogo" e no fim das contas passavam-se várias semanas e eu não havia feito nada.

Até que num certo dia eu navegava pelo Youtube e apareceu um vídeo sobre procrastinação e como isso destrói a vida das pessoas.
Eu comecei a refletir sobre como eu estava desperdiçando a vida, eu iria chegar aos 40 sem ter feito nada relevante na vida e em tudo que eu poderia fazer e então eu tomei uma decisão e deletei/desinstalei todos os jogos do meu PC e procurei ajuda de pessoas próximas. Desde então eu passei a sair com meus familiares, comecei a conhecer novas pessoas, viajar e agora estou até morando sozinho e querendo entrar num curso técnico e no futuro fazer uma faculdade de Engenharia.


Será que existe uma história semelhante entre usuários aqui? Se sim, conte a sua experiência.
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.254
Reações
11.966
Pontos
503
Passei por isso também, mas a culpa não é dos jogos e sim falta de organização pessoal, um dia tem 24h, dá pra trabalhar/estudar e ainda jogar fazendo uma planilha de tarefas.

O tempo fica muito subjetivo se você não coloca no papel.
 
Ultima Edição:

drdreh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.872
Reações
22.955
Pontos
599
Marcando lugar no tópico, ignorei durante muito tempo que os games não me atrapalhava e que não era viciado, afinal sabia separar um tempo pra games.
O problema é que todo o tempo livre era nos games, todo!
Entao tomei uma medida drástica de vender tudo, ps5, a conta com muitos jogos, e o switch desbloqueado. Com a grana montei um bom pc porem sem placa de vídeo, e desde então tenho gasto meu tempo livre estudando novas tecnologias pra gerar renda extra num futuro, lendo livros, lendo a Bíblia, essas coisas.
Nem vejo mais notícias de games pra não dar vontade de comprar novamente.
Invejo quem consegue colocar na planilha e separar tempo cronometrado pra games, é um caminho também.
Mas estou feliz nesse novo modo de vida, se pá em um futuro compro uma placa de vídeo pra jogar algo, mas no momento meu foco está em coisas mais úteis.
É isso!
 

jackjone

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.054
Reações
47.705
Pontos
1.053
Pra mim eh o inverso, eu jogo pouco pq sempre penso que tenho algo melhor a fazer com o tempo livre. Alias, nunca fui viciado em video game, nem quando criança/adolescente, entao nunca foi problema (e agora ainda menos). Nem consigo imaginar zerar um jogo jogando 6-7 horas direto. Isso eh pra mim nao. Duas horinhas no maximo (tres extrapolando) e com intervalos entre os dias. Nem eh eu me controlando nao, ja eh algo natural.
 


Syansor

Veterano
Mensagens
438
Reações
1.083
Pontos
133
o meu caso foi bem oposto, o vício em jogos me foi convenientemente positivo.

no meu caso em específico eu trabalhava com uma lan house que também era cyber café ( pelo menos no começo ) e o unico problema era lidar com o público, eu não suporto lidar com pessoas, ainda mais pessoas idiotas. por isso, eu no trabalho me afogava em jogos enquanto atendia o público, isso desviava o meu pensamento de estar ali.

além disso, graças ao meu vício em jogos, algumas das mulheres que namorei simplesmente se afastaram de mim, e hoje, todas elas sem exceção, estão por ai em vidas medíucres vivendo em situações bem 'não aconchegantes' para o meu ponto de vista ( segundo minha mãe que tem elas adicionadas no facebook ) além de ter me ensinado um inglês suficiente para me virar em países mundo afora.
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.275
Reações
50.412
Pontos
1.539
Mas vc era triste com essa vida que vc levava? Se vc consegue se sustentar e é feliz assim eu não vejo problemas, pior mesmo é querer ser alguém que não é pra agradar os outros
 

Ch4polin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.184
Reações
9.962
Pontos
784
Esse tipo de coisa que você está relatando acontece todos os dias com muitas pessoas. Não necessariamente com o vício de jogos.
Acontece muito quando as pessoas começam a chegar nos 30 ou nos 40 e começam a pensar na vida: "Nossa, estou ficando velho e não conquistei nada na vida".

Relaxa, pois quando você pensa esse tipo de coisa, quer dizer que a maturidade está chegando. Isso é bom!

Agora que você deu o primeiro passo, você precisa encontrar algo que te faz feliz e seguir esse caminho. Se os vídeo-games são a única coisa que te faz feliz, então transforme isso na sua fonte de renda.

Lembra daqueles rídiculos do Xbox ********?
Então, com a saída deles do mercado uma grande lacuna se abriu. Você pode ser uma dessas pessoas a preencher a lacuna (não confunda com as merdas que eles falavam, estou apenas citando a questão de games) e oferecer conteúdo de vídeo-game para seu público. Você só precisa de foco, estudo e trabalho.
 

VinceVega

Condenado a ser livre!
VIP
Mensagens
5.258
Reações
9.511
Pontos
1.229
Vício normalmente tem a ver com fuga da realidade. Então você tem que descobrir do que você não gosta em sua vida e mudar.

Não é somente parar com o vício, senão você acaba entrando em outro.

Como exemplo, fica a própria história do OP, que deixou os jogos e ocupou o tempo com outras atividades, que muito provavelmente, eram exatamente essas atividades que faziam falta em sua vida e o levaram ao vício.

E digo isso por causa dos meus próprios vícios.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.641
Reações
57.179
Pontos
1.003
Não. Sempre joguei bastante, mas jogar videogame nunca me provocou problemas. Nunca reprovei em prova alguma, e meu vício em jogos nunca me impediu de realizar outras atividades, sejam referentes a trabalho ou lazer. Eu procrastino, mas sempre cumpri prazos do trabalho e passei nas provas que precisei fazer, sem muito esforço.
 

iporco

Bam-bam-bam
Mensagens
4.695
Reações
9.763
Pontos
303
Se eu jogar 2 horas por dia é muito. Esse vício eu não tenho.
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.556
Reações
91.760
Pontos
1.254
No meu caso desde pequeno os meus pais colocavam horário regrado para os video-games, só poderia jogar umas 2hrs ou 3hrs no máximo depois de estudar / fazer a lição de casa, hoje em dia faço a mesma coisa, só jogo depois de estudar bastante e o video-game serve para relaxar e desestressar.
 

Shotomensch

Bam-bam-bam
Mensagens
2.962
Reações
7.234
Pontos
453
É um problema real, muito sério, e cada vez mais presente na nossa sociedade...juntamente com o vício em pornografia (em geral se relacionam, pois o vício em si é em estímulos de dopamina).

Meio complicado discutir isso num fórum de jogos, pois inevitavelmente vão aparecer muitas pessoas em negação tentando justificar o próprio vício. A maioria dos viciados acha que tem o hobby sob controle, sem perceber que é um vício. Pra piorar, os jogos hoje em dia são milimetricamente pensados pra viciar quem joga, cheio de elementos e gatilhos de psicologia e design pra prender o usuário o máximo possível. É muito fácil perceber isso nos jogos de celular, em que esses mecanismos ficam óbvios, mas não se enganem...isso existe na grande maioria dos jogos, e algumas empresas conseguem esconder muito bem.

Recomendo o canal: HealthyGamerGG que é de um psiquiatra "gamer", focado justamente em ajudar as pessoas a ter esse hobby de forma saudável.

OBS: as pessoas equivocadamente confundem vício com tempo gasto...acham que alguém que joga 5h por dia seria viciado, e quem joga só 1 horinha não, quando na verdade não necessariamente tem a ver. Está mais relacionado com os impulsos e sobrecarga de estímulos no cérebro, ao estado mental antes e após o jogo, entre outras coisas.. pesquisem.
 
Ultima Edição:

Player_1

Bam-bam-bam
Mensagens
1.916
Reações
3.051
Pontos
353
Também estou nos 40 sem conquistar nada haha
O meu vício maior é querer conhecer o maior número de jogos possíveis (aqueles que me parecerem interessantes) uma coisa que sempre me agradou quase tanto quanto jogar é ficar vendo videos com "best games" ou "hidden gems"e ficar fazendo listinhas pra jogar depois...
Eu não preciso necessariamente jogar todos os dias, as vezes fico até duas semanas sem jogar, mas se eu vendo o console e fico sem nenhum, dia seguinte já começa a dar aquela agonia, já fico planejando a próxima aquisição...
Também jogar sentado frente a tv depois de matar um leão por dia nessa idade cansa...por isso que propostas como steam deck me agradam bastante...
Mas o perigo mesmo é poker online se for possível jogar a dinheiro real no celular aí a chance de eu me perder horas na jogatina é grande (acho que por questões legais esta proibido aqui no Brasil)
 
Ultima Edição:

Kaiketsu_Zubat

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.322
Reações
45.839
Pontos
803
Também estou nos 40 sem conquistar nada haha
O meu vício maior é querer conhecer o maior número de jogos possíveis (aqueles que me parecerem interessantes) uma coisa que sempre me agradou quase tanto quanto jogar é ficar vendo videos com "best games" ou "hidden gems"e ficar fazendo listinhas pra jogar depois...
Eu não preciso necessariamente jogar todos os dias, as vezes fico até duas semanas sem jogar, mas se eu vendo o console e fico sem nenhum, dia seguinte já começa a dar aquela agonia, já fico planejando a próxima aquisição...
Também jogar sentado frente a tv depois de matar um leão por dia nessa idade cansa...por isso que propostas como steam deck me agradam bastante...
Mas o perigo mesmo é poker online se for possível jogar a dinheiro real no celular aí a chance de eu me perder horas na jogatina é grande (acho que por questões legais esta proibido aqui no Brasil)
Também gosto bastante de fazer isso aí, só que parei porque vivia fazendo lista e no fim não jogava era nada:kkk
 

Primeiro.Chefe.Da.Fase

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.864
Reações
18.324
Pontos
1.339
O segredo, esquema da vida é conseguir conciliar o viício em jogos com o resto da vida mano, é vc conseguir um jeito de fazer as coisas da vida mais rápidas e eficientes pra conseguir jogar o máximo de tempo possível. Eu falo isso pra aguns, e me chama de loko, mas é mais loko do que acordar 05h da manhã, trabalhar igual um cavalo até num poder mais, ganhando meio mal? Acho que não kkkk
 

Forbidden Memories

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
2.746
Reações
7.112
Pontos
1.004
pode acreditar que vicio em rede social é muito mais presente hoje em dia do que vicio de pegar num controle de videogame

inclusive tem muito nego viciado em fórum, e eu me incluo nisso, fico dando f5 em uns 3 foruns que frequento toda hora, se eu não for consciente fico igual um zumbi fazendo isso... só uso forum hoje durante horario de trabalho em momentos de ociosidade, e nem deveria.
 

Arkken

Bam-bam-bam
Mensagens
1.127
Reações
4.569
Pontos
343
Essa porra do joguinho do SSA - Saint Seiya Awakening, ta fodendo meu tempo pra estudar... jogo de Cel Gacha que demanda tempo pra evoluir a conta e os cavaleiros...

Vicio e Nostalgia de CDZ, meu anime favorito de sempre...

Enquanto isso meu Xbox OneX a mais de 2 semanas sem nem ligar e eu só pagando Game Pass kkkk

Alguem quer comprar minha conta do SSA ??? kkkk
 

Dr. Zero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.046
Reações
47.841
Pontos
803
Gostar de jogar não é vício.
Vício é jogar initerruptamente e como consequência esquece de viver a vida lá fora.
Mas você gastou suas economias, não é um vício?
images


:kpensa
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.481
Reações
91.188
Pontos
1.503
Se eu descrever o que já perdi por causa da preguiça, procrastinação e vício... dá até vontade de chorar.
Perco muito tempo vendo coisa "inútil" na internet. Era para estar com a carreira definida.
Acumulo muitos interesses e me falta foco. Por mais que tente dar uma enxugada, não consigo me livrar desse ciclo. Alguém dá uma dica?

@Jäger_BR agradeço a indicação, acabei de comprar o livro.
 
Ultima Edição:

jackjone

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.054
Reações
47.705
Pontos
1.053
Se eu descrever o que já perdi por causa da preguiça, procrastinação e vício... dá até vontade de chorar.
Perco muito tempo vendo coisa "inútil" na internet. Era para estar com a carreira definida.
Acumulo muitos interesses e me falta foco. Por mais que tente dar uma enxugada, não consigo me livrar desse ciclo. Alguém dá uma dica?

@jackjone agradeço a indicação, acabei de comprar o livro.
Livro? Que livro?
 
Mensagens
1.055
Reações
1.186
Pontos
203
Vício normalmente tem a ver com fuga da realidade. Então você tem que descobrir do que você não gosta em sua vida e mudar.

Não é somente parar com o vício, senão você acaba entrando em outro.

Como exemplo, fica a própria história do OP, que deixou os jogos e ocupou o tempo com outras atividades, que muito provavelmente, eram exatamente essas atividades que faziam falta em sua vida e o levaram ao vício.

E digo isso por causa dos meus próprios vícios.

Além disso tem o prazer imediato, o imediatismo, a ansiedade elevada de querer fazer logo.

Eu comecei a escrever um site de level design e deu uma vontade de sair jogando uns 50 jogos de uma vez pra ter o máximo de conteúdo possível. Mas... depois eu vi que o importante é o padrão. Level design é ruim ou bom pelos mesmos motivos e tem jogo que basta ver um vídeo e já dá pra sacar.

O Candy Crush ele é viciado. O jogo tem um algoritmo q faz uma fase ficar difícil ou fácil dependendo de quantas vezes vc tentou e quanto tempo esta jogando. É incrível, aquele intervalo de 30 min pra ganhar uma vida te deixa ansioso querendo jogar mais e não pode. Tem até um artigo q compara o Candy Crush com ficar muito tempo sem comer. Vc morre de vontade. Inclusive a música, se vc jogar sem a música muda completamente a experiência.

Tem uns artigos por aí explicando como q um jogo de celular faz uma fortuna viciando as pessoas.

Lendo sobre tdah uns 80% dos problemas de falta de atenção tem alguma semelhança com tdah, mas não é. Tem mais a ver com querer ver muita coisa ao mesmo tempo por si só.

Meio exagerado falar nisso, mas tem uns jogos que eu dropei. Mas voltei por causa do level design. Acho q trabalho também tem isso. Vc não quer fazer, mas tem uma finalidade. Meio parecido com o discurso de treino de atleta. Alguns exercícios parecem não ter relação nenhuma com a prova, mas se não fizer vc não vai ter desempenho bom.
 
Ultima Edição:

Syansor

Veterano
Mensagens
438
Reações
1.083
Pontos
133
@Zefiris Metherlence




os nomes delas são Korone e Gura, recomendo assistir gameplay de ambos. tudo conteúdo de boa cultura

129951 239662 242678 141149 261648 252544 entendedores entenderão:kpisca
 

Deus-da-Destruição

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.466
Reações
28.597
Pontos
1.024
Viciar em alguma coisa? eu já tive meus momentos de vicio, mas logo passava, cheguei a jogar 12 horas seguidas, cheguei a dispensar sair com amigos, até sexo já dispensei pra jogar.
Mas passa, ja teve momentos de eu ficar meses com os videos games tomando poeira de até eu ter que me forçar a jogar, mas hoje eu tenho um equilibrio de jogar apenas 2 horas por dia, porém, primeiro vem o trabalho, esposa, filha, exercicios, passeios e só se sobrar tempo que eu jogo.
E por ter medo de me viciar, eu passo longe de jogos online...
 
Topo Fundo