O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Vídeo]Patrimônio histórico - Preservação ou prisão?

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.128
Reações
17.424
Pontos
1.444
Pois bem, o Rafael postou um vídeo que achei interessante compartilhar aqui:



Um resumo para quem prefere texto:

No vídeo ele dá uma volta pela Baixa, bairro histórico de Lisboa, e comenta sobre como as leis para a preservação do bairro é diferente do que foi implementado por aqui em cidades como Recife e Belém. Lá não se pode modificar a fachada (apenas restaurar), mas é possível modificar o interior dos prédios, enquanto aqui no Brasil (nas cidades que citei ao menos) só temos a possibilidade de restaurar o prédio como um todo, ou seja, para reaproveitar o prédio tem que dar um jeito de utilizar o interior como foi projetado a 100, 200 anos atrás.

A diferença mais nítida que ele aponta é que essa parte histórica da cidade é bem viva, movimentada, com restaurantes, lojas, enquanto aqui somente uma ou outro prédio antigo é aproveitado, vários deles abandonados, em mal estado de conservação, muito porque é bastante difícil conciliar algum projeto em que seja viável restaurar e tirar lucro disso depois.


O que eu achei interessante e gostaria de colocar em discussão é até que ponto é interessante a preservação? Nem falo que não seja necessário preservar nada, mas até que ponto é o correto para evitar criar "zonas mortas" numa cidade?
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.926
Reações
55.045
Pontos
1.839
é sempre aquela coisa da burocracia, criar dificuldades para vender facilidades. Até que ponto a modificação interna pode acontecer depende somente do fiscal da ocasião e de quanto o proprietário está disposto a pagar de propina.
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Eu sou bem radical nesse sentido: se alguma coisa está incomodando e o valor é puramente abstrato, passa o rodo. Hoje em dia ainda tem-se a vantagem de ser possível tirar fotos e recriar construções digitalmente, o que é ainda mais um motivo para se desapegar.

Em algumas situações a preservação de certas construções é menos disruptiva, ou servem a um valor. Mas acho que as vezes a preservação ultrapassa o bom senso e serve apenas para impedir o progresso.

Uma das minhas maiores vergonhas como curitibano (Além do Petit Pavet), é esta b*sta aqui: http://www.fotografandocuritiba.com.br/2016/02/hotel-tassi.html

É uma casca problemática de uma ruína de um hotel. Porra velho.
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.128
Reações
17.424
Pontos
1.444
Eu sou bem radical nesse sentido: se alguma coisa está incomodando e o valor é puramente abstrato, passa o rodo. Hoje em dia ainda tem-se a vantagem de ser possível tirar fotos e recriar construções digitalmente, o que é ainda mais um motivo para se desapegar.

Em algumas situações a preservação de certas construções é menos disruptiva, ou servem a um valor. Mas acho que as vezes a preservação ultrapassa o bom senso e serve apenas para impedir o progresso.

Uma das minhas maiores vergonhas como curitibano (Além do Petit Pavet), é esta b*sta aqui: http://www.fotografandocuritiba.com.br/2016/02/hotel-tassi.html

É uma casca problemática de uma ruína de um hotel. Porra velho.

Vende o terreno, faz um acordo para que o novo dono construa algo com o exterior inspirado no hotel (ou nem isso) e pronto.

O que acho muito errado é justamente esses espaço inúteis no meio da cidade, forçando as pessoas a se espalharem e fazendo com que tudo fique longe.
 

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
Eu sou bem radical nesse sentido: se alguma coisa está incomodando e o valor é puramente abstrato, passa o rodo. Hoje em dia ainda tem-se a vantagem de ser possível tirar fotos e recriar construções digitalmente, o que é ainda mais um motivo para se desapegar.

Em algumas situações a preservação de certas construções é menos disruptiva, ou servem a um valor. Mas acho que as vezes a preservação ultrapassa o bom senso e serve apenas para impedir o progresso.

Uma das minhas maiores vergonhas como curitibano (Além do Petit Pavet), é esta b*sta aqui: http://www.fotografandocuritiba.com.br/2016/02/hotel-tassi.html

É uma casca problemática de uma ruína de um hotel. Porra velho.

Centro do rio e outros bairros, tem ruas lotadas de predio/casa velha tombada pelo "patrimonio historico".
Geralmente movimento delas é bem abaixo do que nos arredores onde tem coisas novas.
Conservar apenas por conservar, apenas por tradição, eh besteira.
O modelo de portugual eh pelo menos bem mais inteligente.
 
Topo Fundo