O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Vídeo] Videogames ainda são divertidos como antes?

ZackFair

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
4.494
Reações
5.795
Pontos
553
Eu penso que videogames continuam divertidos como sempre foram ou até mais, porque hoje em dia, temos um número absurdo de opções de plataformas e jogos. O que mudou foi o mundo, com as pessoas com cada vez menos tempo pra lazer, nesse caso jogar. Outro fator, é que as pessoas tem ficado muito chatas, querendo reclamar de tudo e não aceitando o ponto de vista dos outros.
 

KazumaKiryu

Lenda da internet
Mensagens
17.047
Reações
15.185
Pontos
1.664
São mais que antes até. Antigamente eu precisava ir num fliperama pra jogar um jogo de corrida com volante, hoje tenho condição de brincar com isso em casa, entre outras coisas que avançaram muito.

Fica chato pra quem é preso no tempo ou simplesmente perdeu a vontade, o que não julgo tbm
 


Dark Texugo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.726
Reações
9.469
Pontos
503
Eu penso que videogames continuam divertidos como sempre foram ou até mais, porque hoje em dia, temos um número absurdo de opções de plataformas e jogos. O que mudou foi o mundo, com as pessoas com cada vez menos tempo pra lazer, nesse caso jogar. Outro fator, é que as pessoas tem ficado muito chatas, querendo reclamar de tudo e não aceitando o ponto de vista dos outros.

São muitas vozes reclamando e temos acesso a todas elas se quisermos. Antes a gente não tinha acesso a esse mundo de reclamação, eram só críticos profissionais.
Tá todo mundo reclamando e todo mundo consumindo, mas podiam dar uma maneirada nos remakes.
 

The End.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.076
Reações
26.388
Pontos
703
Sim. Pra quem não acha:
roUsz1i5_400x400.jpeg

Para mim, só o Elden Ring que saiu agora em 2022 já deve guardar 3 gerações de consoles primitivos no bolso.
Faço o seguinte acordo com quem discordar: eu continuo satisfeito e você continua instatisfeito. Pra mim está ótimo, excelente negócio :klol
Aí é só jogar Pepsiman quando sair o God of War Ragnarok ou Out Run quando sair o novo Forza Motorsport :kkk
 

Loflite

Bam-bam-bam
Mensagens
2.803
Reações
3.338
Pontos
453
Duas grandes falhas dos jogos recentes pro antigos é que ligaram muito a percepção de valor do jogo com o tempo de duração, resultado disso são jogos arrastados pra terem 30h+ de duração.

Outro é que após comprar o jogo, agora eles ainda tentam vender mais produtos com microtransação/dlc e o design dos jogos agora têm brechas pra encaixarem essa economia, limita o potencial do jogo tornando a experiência pior pra quem não paga.
 

tylenol

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
5.898
Reações
8.188
Pontos
984
Achei esse vídeo aqui bem bom e combina com essa quantidade de gente que abre discussão aqui no fórum, falando que perderam a vontade de jogar ou estão sem energia pra jogar.


Excelente vídeo e debate e pra mim vídeo game é o que me ajuda a esquecer a loucura do dia a dia.
 

Kazin

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
1.881
Reações
4.134
Pontos
1.054
Me divirto hoje tanto ou mais do que me divertia antigamente com jogos. Principalmente pois hoje em dia trabalho e tenho fácil acesso a qualquer jogo que eu tenha vontade de jogar, não dependo mais do jogo chegar no Brasil e meus pais conseguirem compra-lo em um aniversário ou coisa assim.

No vídeo ele fala um ponto bem interessante que é o vício por "produtividade". Gente que só quer jogar pra "produzir" uma platina ou zerar rapidamente os jogos pra fazer volume e diminuir o backlog (que na visão de muitos vira uma pendência que eles devem resolver) e se sentem mal em simplesmente pegar um jogo que se interessaram e jogar para passar o tempo e se divertir.

O negócio é muito psicológico mesmo. Eu me enquadro em várias coisas que ele falou mas elas não me afetam por conta da forma que encaro isso. Gosto de conquistas e sempre vou atrás do que conseguir, desde que me divirta fazendo. Tenho um backlog e to OK com isso, jogo quando tiver vontade de jogar.
 

rmrios

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.157
Reações
8.901
Pontos
1.449
Os jogos são mais divertidos hoje do que antes, hoje em dia a oferta de jogos é enorme, é no Celular, é no Video Game, é no Computador... Sinceramente o que pode fazer com que as pessoas queriam jogar menos, é porque jogaram muito...
 

Seraos83

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.120
Reações
2.131
Pontos
713
O problema parece estar mais na idade da pessoa do que nos jogos atuais. Para mim, a comparação é quase impossível. O sujeito que jogou a geração 8 bits na infância não é o mesmo que joga hoje no PS5. Complicado.

Todavia, jamais imaginei que ainda estaria empolgado por videogames perto dos 40, e aqui estou. Claro que hoje em dia poucos jogos me empolgam, mas ainda tenho gratas surpresas.

Minha trinca de melhores jogos de sempre é composta por Super Mario Bros.3, GTA 5 e Zelda Breath of the Wild. Mario vem direto da minha infância, cheio de nostalgia. GTA conheci aos 30 e o Zelda Bafão (que joguei por mais de 500 horas tranquilamente), aos 35. Jamais me empolguei com um game do jeito que me empolguei com o Zelda Bafão, e olha que aí temos um senhor já grisalho jogando, kkk.. Eu chegava da aula meia-noite e precisava jogar pelo menos uns 15 minutos antes de dormir. Foi um vício desgraçado.

Chegando a 2022, eis que novamente me surpreendo com um game, quando pensei que dificilmente algo novo me cativaria: Ghost of Tsushima (presente da novíssima PSN Plus). Tô viciado na história do Lorde Sakai.

Então, sei lá.... Acho que os games continuam divertidos. Mas são absolutamente diferentes da época de nossas infâncias. Difícil traçar um veredito. Antes eu me interessava mais pelos games em geral, mas hoje eu ainda consigo me divertir. Penso que é questão de idade.
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
existe alguma coisa pior que gamer saudosista?

sera que a pessoa não consegue entender que quando voce era criança passear no porta malas do carro era divertido e se hoje o carro não tiver ajuste níveis de ajuste de ventilação no banco o carro não presta?
 

Spunck

Bam-bam-bam
Mensagens
2.006
Reações
3.112
Pontos
453
O problema não é ser divertido, é que são fases diferentes, eu quando era criança reunia meus amigos, ia uns na casa dos outros jogar, o jogo bom ou não, isso era divertido, porque éramos crianças, não existia preocupações, agora a maioria aqui tudo burro velho, incluindo eu, trabalho o dia todo, problemas, aí você acha que vai se divertir igual 30 anos atrás, eu ligo o vídeo game para esfriar a cabeça, tirar o stress do dia a dia, então hoje o melhor jogo do mundo nunca vai me divertir igual a um jogo meia boca de 25, 30 anos atrás.
 

EvilMonkey

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.397
Reações
44.153
Pontos
1.339
Depende Muito.
Tem jogos muito bons hj em dia tbm mas evidentemente a criatividade foi pro saco salvo excessões. Tem a questão de que antes tbm se jogava presencialmemte com os amigos e isso deixa a aventura mais legal. Hj pessoal ja fica no seu canto com headset e pagando pra jogar online hahaha
 

rogermaximal

Lenda da internet
VIP
Mensagens
28.240
Reações
28.346
Pontos
1.649
Ouso dizer que os video games perderam aquele "romantismo" de antigamente, quando a gente tinha que se desdobrar para conseguir um cartucho, ou juntar aquela molecada toda na casa do amigo rico do bairro que era o único que tinha um video game, ou entrar escondido no fliperama dos pais (quantos não levaram uma surra dentro dos fliperamas), ou cabulava aula para jogar (repeti a 7ª série por faltas), disputar no braço o aluguel de um cartucho de um jogo muito aguardado, e tantas outras "aventuras" que tinhamos.

E hoje, se vacilar, tem um console em cada canto da casa.

Agora, diversão não. Isso continua intacto. Eu vejo meu filho aqui se divertindo com jogos que eu acho uma m****, mas ele está curtindo.

Hoje temos contas para pagar, família para cuidar, trabalho para nos desgastar... e com a vida adulta, descobrimos que o mundo é bem maior que aquele bairro onde morávamos que achávamos que nunca sairíamos de lá.

Em resumo, o problema somos nós mesmos, nós envelhecemos.
 

ZackFair

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
4.494
Reações
5.795
Pontos
553
São muitas vozes reclamando e temos acesso a todas elas se quisermos. Antes a gente não tinha acesso a esse mundo de reclamação, eram só críticos profissionais.
Tá todo mundo reclamando e todo mundo consumindo, mas podiam dar uma maneirada nos remakes.
Sobre os remakes eu concordo, tem muita coisa. A questão é que esse tipo de jogo é mais barato de produzir e vende bem, por causa do fator nostalgia, aí as empresas ficam tentadas em fazer quantos remakes puderem. Quem sabe agora com as bibliotecas da geração passada sendo migrada pra próxima geração isso de uma diminuída.
 

LANTIS!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.221
Reações
18.432
Pontos
753
Na verdade é vc (nós) que estamos mais chatos do que antes!
 

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.185
Reações
28.107
Pontos
1.103
Nem me dei ao trabalho de assistir o vídeo, mas já imagino que sejam aquelas reclamações de praxe do tipo "ah... pq no meu tempo os jogos eram divertidos, e agora tudo é genérico e sem sentido blá blá blá". É o famoso retrogamer estagnado.

Isso pra mim é pessoa que fica presa em saudosismo e por algum motivo se viu incapaz de evoluir ou se adequar com os jogos atuais. Agora afirmar que deixaram de ser divertidos, ou criativos, ou que nunca mais sairam bons jogos? Ai já vai uma distancia muito grande, e quem fala isso exagera muito.

Jogos continuam me divertindo muito, talvez até mais do que os jogos antigos, que por conta da época eram limitados em imersão ou funcionalidades.
 

Springshot

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.091
Reações
3.174
Pontos
809
Eu tenho a impressão é que videogame deixou de ser coisa de criança de uma vez ja faz uns anos, eu mesmo não conheço ninguém "pessoalmente" que tenha menos de 18 anos que tenha algum console, pode ser os filhos dos amigos, primos menores etc., alias, o pai tem e o filho nem joga, toda mulecada é viciada em joguinho de celular, acho que é freefire e pugb algo assim, na verdade, só conheço gente com mais de 30 que tem video game :klol
na minha epoca ate os 16 anos todo mundo tinha um video game em casa, mulecada era fissurada, sobre a pergunta eu ja acho que video game deixou de ser prioritariamente divertido faz tempo, não tenho mais aquela sensação quando ligava o Super Nintendo de felicidade não, video game naquela epoca era algo magico, ainda mais quando os pais regulavam as horas, hoje em dia os jogos estão mais voltados para o "cinema", jogar um Metal Gear Solid te diverte ou te instiga por exemplo? ao modo de que as coisas ficaram bem mais faceis a diversão ficou mais em falta, essa é minha impressão, se eu fazer uma lista dos jogos que me divertiram pode ter certeza que vai ser tudo de Snes e PS1, videogame hoje é mais para sentir a experiência do que se divertir.
 

RodrigoSzLps

Supra-sumo
Mensagens
440
Reações
1.160
Pontos
158
Hoje os jogos estão muito melhores e mais acessíveis. Game pass, dublagens(todo mundo dava risada que se poderia ter um game dublado), jogos mais maduros como Last of Us 2 e Red Dead 2, jogos online com boa comunidade, muitas opções. Eu estou jogando AC Valhalla e fazia tempo que eu não ficava tão imerso em um jogo, até meu pai acha que estou em uma série viking quando jogo.

Enviado de meu SM-A315G usando o Tapatalk
 

VeGee

Lenda da internet
VIP
GOLD
Mensagens
2.123
Reações
2.715
Pontos
1.504
Acho que não é só a "gente está ficando velho", tem a parte do excesso de marketing onde ele hoje é mto mais agressivo. O hype e a criação das expectativas estão surreais.

Olha no caso do Cyberpunk, o hype era tão alto que lançaram o jogo sem finalizar. Agora é com Starfield, já tem 1 ano fazendo marketing (apesar de ser uma b*sta esse marketing sem gameplay ). A ideia é do vamos fazer o hype, entregar uma coisa +-e problema é do jogador que desperdiçou grana/tempo com isso.

Acho que acontece a mesma coisa com séries e não é pq todo mundo tá ficando velho, é o excesso mesmo. Coincidentemente achei esse artigo aqui hj: https://tecnoblog.net/especiais/fom...ada-de-lancamentos-afetou-minha-saude-mental/




Nem me dei ao trabalho de assistir o vídeo, mas já imagino que sejam aquelas reclamações de praxe do tipo "ah... pq no meu tempo os jogos eram divertidos, e agora tudo é genérico e sem sentido blá blá blá". É o famoso retrogamer estagnado.

Isso pra mim é pessoa que fica presa em saudosismo e por algum motivo se viu incapaz de evoluir ou se adequar com os jogos atuais. Agora afirmar que deixaram de ser divertidos, ou criativos, ou que nunca mais sairam bons jogos? Ai já vai uma distancia muito grande, e quem fala isso exagera muito.

Jogos continuam me divertindo muito, talvez até mais do que os jogos antigos, que por conta da época eram limitados em imersão ou funcionalidades.

Não mano, ele fala mto pouco sobre esse tema. O vídeo é bem amplo.
 

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.185
Reações
28.107
Pontos
1.103
Não mano, ele fala mto pouco sobre esse tema. O vídeo é bem amplo.

Daqui a pouco assisto o video por completo e dou meu parecer, mas já adianto que só o inicio dele já começa totalmente descredibilizado.

"A pesquisa / teoria que eu venho fazendo a respeito dos jogos de videogame, oriunda dos comentários que eu vejo que vcs deixam aqui nos vídeos do CANAL"

Grifei a palavra CANAL pq é a partir daqui que a pesquisa dele perde credibilidade, uma vez que é um canal voltado MAJORITARIAMENTE para conteúdo retro, então é bem capaz do pensamento ir bem na linha do que eu falei acima, pois é esse tipo de comentário que permeia a maioria dos canais retros. Não se faz pesquisa / teoria baseado em um meio que as pessoas tem tendência por determinado tipo de jogo, pois será uma opinião "contaminada".

Enfim, daqui a pouco venho dar minha opinião completa.
 

GAMETA

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.031
Reações
14.599
Pontos
503
O problema problema mesmo é que, se a gente for bem sincero, jogar é uma baita perda de tempo...

Você pode dizer que lazer é necessário, e beleza, eu concordo, mas sair com amigos também é lazer, praticar exercícios físicos também é uma forma de lazer, viajar, conhecer coisas novas, fazer conexões, melhorar seu corpo, seu conhecimento, suas habilidades, fazer coisas úteis, ter experiências únicas e por aí vai, tudo isso pode ser feito no tempo livre, e sobra tão pouco tempo livre na vida adulta...

É difícil pra mim justificar horas e horas jogando, e não digo justificar pros outros, é pra mim mesmo, pros meus próprios anseios... acaba que eu não tenho vontade de jogar a maioria dos jogos, seja por não ter interesse, seja por preferir fazer outras coisas, seja por não querer começar sabendo que não vou ter tempo de terminar...

A coisa muda de tempos em tempos quando lançam algo fora da curva como um novo Zelda, por exemplo, esses eu faço questão de jogar e faço com alegria, mas é sempre raro...
 
Ultima Edição:

leandromede

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.360
Reações
19.754
Pontos
503
Pra mim videogame é a coisa mais divertida que existe, chato é beber, sair com amigos chatos, transar, assistir TV e filmes, viajar, jantar fora, ser casado.
 

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.734
Reações
10.856
Pontos
453
Na realidade gostamos mais das coisas quando são proibidas ou tem alguma restrição.

Tipo vou esperar a semana inteira para alugar jogos na sexta e devolver na segunda.
Minha mãe só deixa jogar 2 horas por dia.
Saturn é o melhor video game do mundo, só jogava umas 6 horas o mês inteiro na locadora.
Depois de 3 meses finalmente consegui grana para comprar aquela edição especial, ainda vou ter que esperar 40 dias para chegar.

Quando você casar e tiver filhos a graça volta já que não vai ter tempo para jogar.
 
Topo Fundo