O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Vai comprar monitor? Não seja besta, e pega apenas se tiver FreeSync

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.062
Reações
25.867
Pontos
1.484
Olá putos.



Vejam esse vídeo a partir de 1:18


Para quem ainda não conhece muito sobre o freesync, ou se isso é realmente vantajoso, fica aí a dica:

atualmente o preço de monitores com Freesync está muito similar aos "comuns", de forma que não está valendo a pena pegar um sem esse recurso. Por exemplo, esse aqui:

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=104828

IPS, 24 pol com freesync por 650 reais. Não está tão diferente de um painel comum sem o Freesync.

EDIT: IMPORTANTE! MONITOR PRECISA TER DISPLAY PORT PARA FUNCIONAR COM FREESYNC EM NVIDIA. ESTE ACIMA NÃO TEM. SE FOR USAR COM NVIDIA, PROCURE UM QUE TENHA.



Mas enfim, porque isso é importante?

O monitor convencional somente funciona bem quando está rodando o jogo na velocidade máxima do monitor: 60 FPS para 60 hertz, 75 fps para 75 hertz, etc.

Sempre que a velocidade for diferente, seja mais lenta ou mais rápida, ocorrem dois tipos de problemas, o mais conhecido é o famoso Tearing, a quebra da imagem em dois frames diferentes.
Porém pouca gente fala de um problema que na minha opinião é até pior que o tearing: o infame micro stutter.

Ele acontece quando o monitor precisa repetir um frame, porque o próximo ainda não foi processado pela placa de vídeo. Quando o Vsync está desativado, ele simplesmente mistura dois frames na mesma imagem, causando o tearing, mas quando você liga, ele elimina o tearing simplesmente repetindo o mesmo frame.

Isso resolve o tearing... mas causa micro stutter. Você terá uma sequencia de frames inconstante, alguns sendo mostrados apenas um vez, e outros sendo duplicados. Programas de monitoramento como o MSI Afterburner, não são capazes de mostrar o problema, porque eles monitoram apenas o trabalho da placa, e essa dessincronização ocorre no monitor. A percepção que o usuário tem é de que o jogo está rodando mais lento do que realmente está, tipo, 50 frames em um monitor de 60 hertz fica muito estranho, a fluidez é quebrada e de certa forma, manter 30 frames estáveis acaba sendo até melhor (porque em 30 frames, TODOS os frames serão duplicados, não apenas alguns).

É nesse ponto que o Freesync ou Gsync é supremo. Ele reduz a frequencia do monitor para ficar sempre sincronizado com a placa (existe um limite mínimo, geralmente 40 hertz); acabando com o microstutter e com o tearing ao mesmo tempo. Além disso, aumenta em quase nada o input lag. Um jogo rodando em 50 FPS em Freesync fica muito mais fluído do que num monitor comum. Não ficará tão bom como 60 ou 75 frames (em monitor de 60 / 75 hertz), mas é claramente superior a rodar em monitor comum.

O freesync está disponível nas placas Nvidia a partir da série 10 e nas da AMD a partir de não sei exatamente qual série, mas toda placa AMD atual tem o recurso. Na Nvidia ele aparece com o nome de GSYNC compatible, mas na prática é a mesma coisa.
 
Ultima Edição:

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.191
Reações
172.344
Pontos
2.599
E aquele lance de o HDMI 2.1 vir com o Game Mode VRR que faz o sync através do cabo HDMI? Nunca mais ouvi falar.
 

pylm

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.193
Reações
4.222
Pontos
703
Tem que ficar ligado na range de freesync dele também, esse aí que o OP postou é só de 56 a 75 Hz, acho que é até alguma limitação do HDMI na verdade então o ideal é pegar monitores com displayport.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.062
Reações
25.867
Pontos
1.484
Tem que ficar ligado na range de freesync dele também, esse aí que o OP postou é só de 56 a 75 Hz, acho que é até alguma limitação do HDMI na verdade então o ideal é pegar monitores com displayport.

Ah,sim.

Para placa nvidia Tem que ser com displayport.

Se esse que postei não tem, foi mal o erro.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.417
Reações
34.501
Pontos
1.354
Hoje em dia só jogo no monitor freesync, não tem coisa melhor.
Me arrependo de não ter comprado um antes.
 

Will shiro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.628
Reações
1.273
Pontos
599
Assino embaixo.
Baixei o Dragon Ball e liguei o PC na TV pra jogar mais confortável e ai começou o dilema.
Se eu ligo o Vsync fica um input lag desgraçado, e se eu desligo começa o tearing...Acabei indo jogar no Monitor mesmo.
 


wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.634
Reações
20.591
Pontos
1.344
Assino embaixo.
Baixei o Dragon Ball e liguei o PC na TV pra jogar mais confortável e ai começou o dilema.
Se eu ligo o Vsync fica um input lag desgraçado, e se eu desligo começa o tearing...Acabei indo jogar no Monitor mesmo.

Então sua TV é horrível pra games. Tenta ativar o modo game da TV. Jogo liso na TV a 60fps cravados.
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.516
Reações
33.031
Pontos
1.674
Pra quem quiser ter noção, em sua casa no seu monitor 60hz rode o jogo a 50fps lockados.

Depois reduza o hz seu monitor para 50hz e coloque os mesmos 50fps lockados.
(esse teste serve pra qualquer margem, monitor de 144hz colocar no mesmo hz do fps)

Tem uma bela diferença de suavidade, isso nem é tearing, nem frametime nem nada. É a inconsistência matemática pra exibir frames.

Um jogo rodando a 60fps num monitor de 75hz vai rodar PIOR que um de 60hz a 60fps, mesmo para 50fps a 60hz vs 50fps 50hz

Mesmo sem ter quebra de quadros(tearing) ele vai ter tempos diferentes e não terá padrão para o tempo dos quadros.
Tu não vai ter 1 tearing sequer(corte no meio da tela), a linha de frametime pode estar perfeita e o fps fixo, ainda sim vai estar b*sta.
É o famoso "tá ruim e eu não sei o porquê".
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.062
Reações
25.867
Pontos
1.484
Pra quem quiser ter noção, em sua casa no seu monitor 60hz rode o jogo a 50fps lockados.

Depois reduza o hz seu monitor para 50hz e coloque os mesmos 50fps lockados.
(esse teste serve pra qualquer margem, monitor de 144hz colocar no mesmo hz do fps)

Tem uma bela diferença de suavidade, isso nem é tearing, nem frametime nem nada. É a inconsistência matemática pra exibir frames.

Um jogo rodando a 60fps num monitor de 75hz vai rodar PIOR que um de 60hz a 60fps, mesmo para 50fps a 60hz vs 50fps 50hz

Mesmo sem ter quebra de quadros(tearing) ele vai ter tempos diferentes e não terá padrão para o tempo dos quadros.
Tu não vai ter 1 tearing sequer(corte no meio da tela), a linha de frametime pode estar perfeita e o fps fixo, ainda sim vai estar b*sta.
É o famoso "tá ruim e eu não sei o porquê".

exato.

E essa dessincronização como disse no tópico, eu considero bem pior que o próprio tearing.

Entre os 3 defeitos que a falta de Freesync causa, pra mim os piores são:

- microstutter > tearing >>> input lag.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.634
Reações
20.591
Pontos
1.344
RU7100 da samsung.
Horrível que você fala em relação ao Tearing ou input lag?

Eu tenho uma TV e jogo pouco nela. Mas quando fui jogar ativei o modo game dela e não tive nem input lag nem tearing.

Se vc tem máquina pra rodar a 60fps sem quedas, não usaria o freesync. Deixo minha 1080ti folgada em 60fps no ultra. Prefiro assim do q deixar ela fazer de 80 a 110fps usando 99% da placa.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.634
Reações
20.591
Pontos
1.344
Pra quem quiser ter noção, em sua casa no seu monitor 60hz rode o jogo a 50fps lockados.

Depois reduza o hz seu monitor para 50hz e coloque os mesmos 50fps lockados.
(esse teste serve pra qualquer margem, monitor de 144hz colocar no mesmo hz do fps)

Tem uma bela diferença de suavidade, isso nem é tearing, nem frametime nem nada. É a inconsistência matemática pra exibir frames.

Um jogo rodando a 60fps num monitor de 75hz vai rodar PIOR que um de 60hz a 60fps, mesmo para 50fps a 60hz vs 50fps 50hz

Mesmo sem ter quebra de quadros(tearing) ele vai ter tempos diferentes e não terá padrão para o tempo dos quadros.
Tu não vai ter 1 tearing sequer(corte no meio da tela), a linha de frametime pode estar perfeita e o fps fixo, ainda sim vai estar b*sta.
É o famoso "tá ruim e eu não sei o porquê".

Então eu deveria estar sentido isso q tá tudo bem mas mesmo assim uma m****.:kzonzo

Tenho monitor de 144hz e jogo jogos single player cravados nos 60fps. A placa fica sobrando no jogo e nao esquenta muito.

Nunca me senti incomodado desse jeito.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.062
Reações
25.867
Pontos
1.484
Então eu deveria estar sentido isso q tá tudo bem mas mesmo assim uma m****.:kzonzo

Tenho monitor de 144hz e jogo jogos single player cravados nos 60fps. A placa fica sobrando no jogo e nao esquenta muito.

Nunca me senti incomodado desse jeito.

mas seu monitor não tem o freesync?
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.634
Reações
20.591
Pontos
1.344
mas seu monitor não tem o freesync?

Tem sim. Mas eu não queria deixar a 1080ti usando 99% dela o tempo todo. A placa é gastona do c***lho. Haha!

Mas tipo, jogo a 60fps cravados nesse monitor de 144hz e nunca me senti incomodado.

Claro quando jogo jogos competitivos eu tiro proveito dos 144hz. É outra coisa realmente.
 

Tarvos

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.990
Reações
13.840
Pontos
954
Tem sim. Mas eu não queria deixar a 1080ti usando 99% dela o tempo todo. A placa é gastona do c***lho. Haha!

Mas tipo, jogo a 60fps cravados nesse monitor de 144hz e nunca me senti incomodado.

Claro quando jogo jogos competitivos eu tiro proveito dos 144hz. É outra coisa realmente.

Qual é seu monitor?
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.062
Reações
25.867
Pontos
1.484
Tem sim. Mas eu não queria deixar a 1080ti usando 99% dela o tempo todo. A placa é gastona do c***lho. Haha!

Mas tipo, jogo a 60fps cravados nesse monitor de 144hz e nunca me senti incomodado.

Claro quando jogo jogos competitivos eu tiro proveito dos 144hz. É outra coisa realmente.

lol, mas é justamente por causa do freesync que está normal.
 

Tarvos

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.990
Reações
13.840
Pontos
954
ROG Strix XG32VQ

:keehk

Eu fiquei decepcionado com as cores lavadas do meu Samsung CFG73 VA.

Meu mais novo sonho de consumo:

27
1440p
IPS
HDR 10
170 Hz
G-Sync
2W x 2 Stereo RMS
1 DisplayPort e 2 HDMI

 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.516
Reações
33.031
Pontos
1.674
Então eu deveria estar sentido isso q tá tudo bem mas mesmo assim uma m****.:kzonzo

Tenho monitor de 144hz e jogo jogos single player cravados nos 60fps. A placa fica sobrando no jogo e nao esquenta muito.

Nunca me senti incomodado desse jeito.
Depende do parâmetro.

Eu zerei todos os dark souls a 60fps(jogo é lockado nisso) com 75hz, depois de um tempo jogando eu não me importei e achei perfeito.

PORÉM se eu for e colocar a 60hz e ficar um tempo, na hora que voltar ao hz antigo eu percebo.


Eu já fiz essa artimanha(antigamente antes do gsync) com jogos como assassins creed origins/odyssey, eu não conseguia 75fps estáveis e precisei reduzir frequência para 60hz neles pra ficar suave.
 

Papitto

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
666
Reações
20
Pontos
719
E quais monitores com essa característica free sync até 2000 reais tu indica? e vale a pena aqueles monitores ultra wide?
 

Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.939
Reações
33.266
Pontos
1.554
E aquele lance de o HDMI 2.1 vir com o Game Mode VRR que faz o sync através do cabo HDMI? Nunca mais ouvi falar.

Rapaz comprei uma oled esses dias, chegou faz pouco mais de uma semana, daí vai eu lá testar o negócio todo alegrão, quando de repente o g-sync não aparece pra habilitar o free-sync da tv, eis que fui pesquisar e descobri que minha gpu (1080ti) não tem HDMI 2.1, ou seja, nada de free-sync através do HDMI usando essa gpu.

103930

O bom é que já tenho uma ótima tv preparada pros futuros consoles e gpus, ela tem um ótimo tempo de resposta, tão bom que parece monitor em 120hz. O VRR dela trabalha em 40~120hz em 1440p e 40~60hz em 4k, isso vai ser bom demais pra ser verdade nos consoles que terão uma boa margem pra oscilar os fps sem afetar muito a imersão e com aquelas sensações horríveis quando cai 2fps numa tela com frequência fixa.

.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.634
Reações
20.591
Pontos
1.344
:keehk

Eu fiquei decepcionado com as cores lavadas do meu Samsung CFG73 VA.

Meu mais novo sonho de consumo:

27
1440p
IPS
HDR 10
170 Hz
G-Sync
2W x 2 Stereo RMS
1 DisplayPort e 2 HDMI


A do meu tb não é aquela perfeição mas é muito melhor q os TN da vida! Se saber configurar bem!

Esse daí parece ser top mesmo! Meu proximo monitor vai ter q ter HDR com certeza! Mas o ruim q eu queria um desses ai de 32p. Só ta saindo ultra wide agora acima de 30p. ta soda!

Depende do parâmetro.

Eu zerei todos os dark souls a 60fps(jogo é lockado nisso) com 75hz, depois de um tempo jogando eu não me importei e achei perfeito.

PORÉM se eu for e colocar a 60hz e ficar um tempo, na hora que voltar ao hz antigo eu percebo.


Eu já fiz essa artimanha(antigamente antes do gsync) com jogos como assassins creed origins/odyssey, eu não conseguia 75fps estáveis e precisei reduzir frequência para 60hz neles pra ficar suave.

Que estranho então. Eu nunca precisei por o monitor a 60hz pra jogar a 60fps cravados pra sentir suavidade! Aqui eu joguei Outerworlds,Star wars, Shenmue 3 tudo travado a 60fps e muito bem! A linha de frame time estava excelente apesar q no star wars tinha as travadinhas, mas até isso me acostumei.
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.516
Reações
33.031
Pontos
1.674
A do meu tb não é aquela perfeição mas é muito melhor q os TN da vida! Se saber configurar bem!

Esse daí parece ser top mesmo! Meu proximo monitor vai ter q ter HDR com certeza! Mas o ruim q eu queria um desses ai de 32p. Só ta saindo ultra wide agora acima de 30p. ta soda!



Que estranho então. Eu nunca precisei por o monitor a 60hz pra jogar a 60fps cravados pra sentir suavidade! Aqui eu joguei Outerworlds,Star wars, Shenmue 3 tudo travado a 60fps e muito bem! A linha de frame time estava excelente apesar q no star wars tinha as travadinhas, mas até isso me acostumei.
A linha de frametime vai estar perfeita, não tem relação ela.

São os tempos dos quadros x frequência.
Seu monitor vai mostrar mais frames repetidos(ou por mais tempo) já que 60 não é múltiplo de 144 e estiver com vsync.

Vale lembrar que as vezes você setou no jogo para 60 e pode ter trocado lá para 60hz também.(vários jogos permitem isso)
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.417
Reações
34.501
Pontos
1.354
Tem sim. Mas eu não queria deixar a 1080ti usando 99% dela o tempo todo. A placa é gastona do c***lho. Haha!

Mas tipo, jogo a 60fps cravados nesse monitor de 144hz e nunca me senti incomodado.

Claro quando jogo jogos competitivos eu tiro proveito dos 144hz. É outra coisa realmente.
O passos já mostrou que deixar usando 99%, dá input lag monstro. melhor capar mesmo.
 

Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.939
Reações
33.266
Pontos
1.554
Ah,sim.

Para placa nvidia Tem que ser com displayport.

Se esse que postei não tem, foi mal o erro.

Não necessariamente, se não seria impossível usar uma tv com freesync em placas nvidia.

Então fica duas situações em placas nvidia pra habilitar o freesync:

Usar gpu da série 10 limitado ao display port.
ou
Usar gpu com hdmi 2.1, sendo essa gpu compatível com freesync tanto pelo hdmi quanto no display port, detalhe, a tela obviamente tem que ter hdmi 2.1.

Exemplo aí que comentei no meu primeiro post do tópico...
.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.062
Reações
25.867
Pontos
1.484

Shinobi4OS

Ex-doador
VIP
Mensagens
35.453
Reações
41.035
Pontos
934
@Ero_Seenin o que acha desse monitor?


Não tem HDR, mas parece ser bem competente pelo preço. Não queria dar 4mil num monitor e não queria um 4k ainda
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.750
Reações
10.875
Pontos
753
sinceramente, não vejo tanta diferença assim não.
não gosto quando começa a ter que configurar muita coisa, jogo por jogo, limitar fps, usar ferramenta externa e os caraio a 4.
prefiro sempre as coisas da maneira mais simples possível.
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.516
Reações
33.031
Pontos
1.674
sinceramente, não vejo tanta diferença assim não.
não gosto quando começa a ter que configurar muita coisa, jogo por jogo, limitar fps, usar ferramenta externa e os caraio a 4.
prefiro sempre as coisas da maneira mais simples possível.
Mas o gsync no painel e rivatuner é a coisa mais simples possível.

Tu ativa gsync globalmente, deixar framelimit do rtss globalmente e fim.


E se a solução da nvidia lá for boa mais fácil ainda, no painel lá mesmo já limita globalmente e ativa vsync globalmente e esquece que existe.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.634
Reações
20.591
Pontos
1.344
A linha de frametime vai estar perfeita, não tem relação ela.

São os tempos dos quadros x frequência.
Seu monitor vai mostrar mais frames repetidos(ou por mais tempo) já que 60 não é múltiplo de 144 e estiver com vsync.

Vale lembrar que as vezes você setou no jogo para 60 e pode ter trocado lá para 60hz também.(vários jogos permitem isso)

Então seu travar em 72hz e ligar o Vsync vai ficar melhor por ser multiplo de 144hz? No jogo eu troco pra 60hz tb, deve ser isso mesmo!
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.634
Reações
20.591
Pontos
1.344
Off: joga rankeada? qual sua liga?

Joga hanckeada nada. Quer dizer as vezes eu jogo pra ver se subo de rank. Mas sou jogador meio casual, mas gosto de aprender um pouco sim! Eu tenho uma amiga q gosta muito e a gente tirar fight direto! haha!

O passos já mostrou que deixar usando 99%, dá input lag monstro. melhor capar mesmo.

Eu capo pq fica mais fria tb e gasta menos energia. Travar a 60fps em alguns jogos ela fica de 40 a 60% só de uso! :D
 
Topo Fundo