Ero_Seenin
Spaaaaaace Geek
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Olá putos.
Vejam esse vídeo a partir de 1:18
Para quem ainda não conhece muito sobre o freesync, ou se isso é realmente vantajoso, fica aí a dica:
atualmente o preço de monitores com Freesync está muito similar aos "comuns", de forma que não está valendo a pena pegar um sem esse recurso. Por exemplo, esse aqui:
https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=104828
IPS, 24 pol com freesync por 650 reais. Não está tão diferente de um painel comum sem o Freesync.
EDIT: IMPORTANTE! MONITOR PRECISA TER DISPLAY PORT PARA FUNCIONAR COM FREESYNC EM NVIDIA. ESTE ACIMA NÃO TEM. SE FOR USAR COM NVIDIA, PROCURE UM QUE TENHA.
Mas enfim, porque isso é importante?
O monitor convencional somente funciona bem quando está rodando o jogo na velocidade máxima do monitor: 60 FPS para 60 hertz, 75 fps para 75 hertz, etc.
Sempre que a velocidade for diferente, seja mais lenta ou mais rápida, ocorrem dois tipos de problemas, o mais conhecido é o famoso Tearing, a quebra da imagem em dois frames diferentes.
Porém pouca gente fala de um problema que na minha opinião é até pior que o tearing: o infame micro stutter.
Ele acontece quando o monitor precisa repetir um frame, porque o próximo ainda não foi processado pela placa de vídeo. Quando o Vsync está desativado, ele simplesmente mistura dois frames na mesma imagem, causando o tearing, mas quando você liga, ele elimina o tearing simplesmente repetindo o mesmo frame.
Isso resolve o tearing... mas causa micro stutter. Você terá uma sequencia de frames inconstante, alguns sendo mostrados apenas um vez, e outros sendo duplicados. Programas de monitoramento como o MSI Afterburner, não são capazes de mostrar o problema, porque eles monitoram apenas o trabalho da placa, e essa dessincronização ocorre no monitor. A percepção que o usuário tem é de que o jogo está rodando mais lento do que realmente está, tipo, 50 frames em um monitor de 60 hertz fica muito estranho, a fluidez é quebrada e de certa forma, manter 30 frames estáveis acaba sendo até melhor (porque em 30 frames, TODOS os frames serão duplicados, não apenas alguns).
É nesse ponto que o Freesync ou Gsync é supremo. Ele reduz a frequencia do monitor para ficar sempre sincronizado com a placa (existe um limite mínimo, geralmente 40 hertz); acabando com o microstutter e com o tearing ao mesmo tempo. Além disso, aumenta em quase nada o input lag. Um jogo rodando em 50 FPS em Freesync fica muito mais fluído do que num monitor comum. Não ficará tão bom como 60 ou 75 frames (em monitor de 60 / 75 hertz), mas é claramente superior a rodar em monitor comum.
O freesync está disponível nas placas Nvidia a partir da série 10 e nas da AMD a partir de não sei exatamente qual série, mas toda placa AMD atual tem o recurso. Na Nvidia ele aparece com o nome de GSYNC compatible, mas na prática é a mesma coisa.
Vejam esse vídeo a partir de 1:18
Para quem ainda não conhece muito sobre o freesync, ou se isso é realmente vantajoso, fica aí a dica:
atualmente o preço de monitores com Freesync está muito similar aos "comuns", de forma que não está valendo a pena pegar um sem esse recurso. Por exemplo, esse aqui:
https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=104828
IPS, 24 pol com freesync por 650 reais. Não está tão diferente de um painel comum sem o Freesync.
EDIT: IMPORTANTE! MONITOR PRECISA TER DISPLAY PORT PARA FUNCIONAR COM FREESYNC EM NVIDIA. ESTE ACIMA NÃO TEM. SE FOR USAR COM NVIDIA, PROCURE UM QUE TENHA.
Mas enfim, porque isso é importante?
O monitor convencional somente funciona bem quando está rodando o jogo na velocidade máxima do monitor: 60 FPS para 60 hertz, 75 fps para 75 hertz, etc.
Sempre que a velocidade for diferente, seja mais lenta ou mais rápida, ocorrem dois tipos de problemas, o mais conhecido é o famoso Tearing, a quebra da imagem em dois frames diferentes.
Porém pouca gente fala de um problema que na minha opinião é até pior que o tearing: o infame micro stutter.
Ele acontece quando o monitor precisa repetir um frame, porque o próximo ainda não foi processado pela placa de vídeo. Quando o Vsync está desativado, ele simplesmente mistura dois frames na mesma imagem, causando o tearing, mas quando você liga, ele elimina o tearing simplesmente repetindo o mesmo frame.
Isso resolve o tearing... mas causa micro stutter. Você terá uma sequencia de frames inconstante, alguns sendo mostrados apenas um vez, e outros sendo duplicados. Programas de monitoramento como o MSI Afterburner, não são capazes de mostrar o problema, porque eles monitoram apenas o trabalho da placa, e essa dessincronização ocorre no monitor. A percepção que o usuário tem é de que o jogo está rodando mais lento do que realmente está, tipo, 50 frames em um monitor de 60 hertz fica muito estranho, a fluidez é quebrada e de certa forma, manter 30 frames estáveis acaba sendo até melhor (porque em 30 frames, TODOS os frames serão duplicados, não apenas alguns).
É nesse ponto que o Freesync ou Gsync é supremo. Ele reduz a frequencia do monitor para ficar sempre sincronizado com a placa (existe um limite mínimo, geralmente 40 hertz); acabando com o microstutter e com o tearing ao mesmo tempo. Além disso, aumenta em quase nada o input lag. Um jogo rodando em 50 FPS em Freesync fica muito mais fluído do que num monitor comum. Não ficará tão bom como 60 ou 75 frames (em monitor de 60 / 75 hertz), mas é claramente superior a rodar em monitor comum.
O freesync está disponível nas placas Nvidia a partir da série 10 e nas da AMD a partir de não sei exatamente qual série, mas toda placa AMD atual tem o recurso. Na Nvidia ele aparece com o nome de GSYNC compatible, mas na prática é a mesma coisa.
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