O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Vai demorar, mas religiões cairão em desuso, diz historiador da ciência

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.778
Reações
18.253
Pontos
784
A curiosidade faz parte da essência do ser humano. Por isso tudo precisa de uma explicação.
esse é o nosso erro!
a natureza não tem de se curvar a nossas aspirações! de querer que tudo tenha sua explicação, que tudo tenha sua equação pronta e seu tratado dizendo de porque é tudo como é e como será.
infelizmente, não temos a capacidade para ir em certos domínios que parecem ser eternamente intransponíveis.
 

fusca0km

Bam-bam-bam
Mensagens
5.329
Reações
6.613
Pontos
389
esse é o nosso erro!
a natureza não tem de se curvar a nossas aspirações! de querer que tudo tenha sua explicação, que tudo tenha sua equação pronta e seu tratado dizendo de porque é tudo como é e como será.
infelizmente, não temos a capacidade para ir em certos domínios que parecem ser eternamente intransponíveis.


Você prefere viver na caverna de Platão ?
 

Geo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.375
Reações
12.083
Pontos
1.129
Nem quando o materialismo reinou supremo na Europa. Agora mesmo é que as religiões continuarão com tudo.
 

Gattuso

Lenda da internet
VIP
Mensagens
24.821
Reações
21.187
Pontos
1.719
Vamos supor um mundo sem Deus.

Somos apenas conjuntos aleatórios de elementos químicos flutuando ao acaso no espaço. Os elementos químicos se organizam aleatoriamente, e produzem ondas eletricas, ou algo assim, que sao pensamentos. Ai confiamos no que é nos dito por coisas aleatórias que so numa jimpossibilidade logica seriam capazes de perceber a verdade.

Mas vai que, ne? Pode ser que seja verdade. Podemos viver, trabalhar, gozar a vida sem medo de autoridade alguma. Mas gozar o que? Primeiro que tudo é uma ilusao, por assim dizer. Segundo, como nao existe alma, dificilmente ha algo como "pessoa" ou o ego. Apenas pacotes de sensações que duram um momento, e depois morrem, gerando novas sensações, wue pensam serem herdeiras das anteriores, vivem por um momento, e morrem.

Ah, mas tambem tem segundo os sábios cientistas uma teoria de multiuniverso. Quer dizer wue a cada momento trilhoes de universos sao criados, onde tudo existe. Fico imaginando quantos desseso conhecimento é minimamente possivel. E em como trilhoes de universos seremos mantidos presos numa gaiola por bilhoes de anos por algum maluco que criou uma formuka da ikortalidade e quer que a humanidade sofra.

Dizemos que cremos nessas coisas. Mas vivemos como se nao. Vivemos como se as aleatoriedades de nosso cerebro gerassem conhecimento confiavel. Como se amanha fosse um outro dia, e podemos trabalhar bastante na quinta para adiantar o serviço na sexta.

Nknguem acredita essas coisas. Ninguem.
 

AYSJr

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
23.789
Reações
8.186
Pontos
509
"O método científico aliás se baseia no fato que nenhuma verdade é sagrada e tudo pode e deve ser questionado."
Na prática não é assim, evolução é uma teoria mais "religiosa" que o criacionismo.
Errado, a prática é exatamente assim. Poucas teorias foram postas tão a prova quanto a evolução, a diferença é que até agora todos os estudos sérios não conseguiram chegar perto de ameaçar ela.

Mas se um dia alguém realmente conseguir mostrar um fato científico contra a Evolução, a comunidade vai mudar a forma de pensar assim como já mudou com coisas consideradas muito mais imutáveis antes como aconteceu com a física Newtoniana.
 


SneakBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.443
Reações
2.046
Pontos
734
Errado, a prática é exatamente assim. Poucas teorias foram postas tão a prova quanto a evolução, a diferença é que até agora todos os estudos sérios não conseguiram chegar perto de ameaçar ela.

Mas se um dia alguém realmente conseguir mostrar um fato científico contra a Evolução, a comunidade vai mudar a forma de pensar assim como já mudou com coisas consideradas muito mais imutáveis antes como aconteceu com a física Newtoniana.
Você quer dizer "inventar" algo mais mirabolante que ela.
Como eu disse, evolução é uma teoria de religiosos.
 

AYSJr

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
23.789
Reações
8.186
Pontos
509
Você quer dizer "inventar" algo mais mirabolante que ela.
Como eu disse, evolução é uma teoria de religiosos.
De novo, errado. Diferente do criacionismo que as pessoas aceitam só porque está escrito em um livro, nenhuma teoria científica é aceita sem ter algum tipo de comprovação.
 

SneakBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.443
Reações
2.046
Pontos
734
É mesmo, sabichão!
Sabe tudo mesmo.
Animais declarados extintos à milhões de anos que ainda existem, nenhum exemplo de "entre espécie".
Cientistas que contestam.
Nem Darwin acreditava.
Mas beleza.
Obrigado, mas não curto sua religião.
Vai na fé...
 

AYSJr

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
23.789
Reações
8.186
Pontos
509
É mesmo, sabichão!
Sabe tudo mesmo.
Animais declarados extintos à milhões de anos que ainda existem, nenhum exemplo de "entre espécie".
Quais? E o que diabos animais que se diziam extintos tem a ver com Evolução?
Cientistas que contestam.
Com base em que estudos? Ciência não funciona na base de achismo e opinião.

Nem Darwin acreditava.
Mas beleza.
Obrigado, mas não curto sua religião.
Vai na fé...
Na verdade você não curte é conhecimento mesmo. E bom, quem precisa de fé é você, a ciência funciona você acreditando nela ou não.
 

Pipoqueiro

Bam-bam-bam
Mensagens
1.420
Reações
3.475
Pontos
453
Nunca haverá uma explicação sobre o real início do Universo, sua infinidade e organização. É nessa brecha eterna da ciência que a existência de um Ser Superior se aplicará sempre !!!!
Se for por isso... Já existe centenas de modelos físicos de universos eternos(ou seja, ao menos em hipótese, não é preciso criador)
Mas a religião não depende da crença em um Deus para existir. Posso resumir ela em um processo ritualístico, com símbolos ,espiritualista. E parece que criar essas coisas é meio que parte da nossa natureza.

Tanto que existe aquela confusão se o Budismo é religião ou filosofia (embora a ultima esteja inserida na primeira) . Se um dia Deus e o sobrenatural sair da jogada, chuto que vamos cair nesses tipos de religiões
 

fusca0km

Bam-bam-bam
Mensagens
5.329
Reações
6.613
Pontos
389
Se for por isso... Já existe centenas de modelos físicos de universos eternos(ou seja, ao menos em hipótese, não é preciso criador)
Mas a religião não depende da crença em um Deus para existir. Posso resumir ela em um processo ritualístico, com símbolos ,espiritualista. E parece que criar essas coisas é meio que parte da nossa natureza.

Tanto que existe aquela confusão se o Budismo é religião ou filosofia (embora a ultima esteja inserida na primeira) . Se um dia Deus e o sobrenatural sair da jogada, chuto que vamos cair nesses tipos de religiões


Você conhece algum texto legal sobre essa teoria de universo eterno pra eu dar uma lida ??

Se for algo sobre o universo que se expande e depois retrai de volta a um ponto pequeno, recomeçando tudo de novo o big bang então já li alguma coisa. É bem interessante mesmo.
 

fbr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.590
Reações
23.842
Pontos
1.374
Mas são esses caras que daqui 100 anos vão ser lembrados como criadores de uma religião.

Os romanos e gregos, mais avançados, deviam enxergar Jesus Cristo exatamente como vc falou aí.
Não sei, não acho que eles vão ser lembrados como religião, na verdade não tem como a gente saber como vai ser daqui há cem anos, mas considerando que a tendência do ser humano (deveria) seria "evoluir" (o que não tem acontecido ultimamente mas é assunto pra outro tópico) e que a medida que a ciência avança, pesquisas espaciais em busca de vida inteligente fora daqui, e etc vai avançando, a tendencia é que a religião seja substituída por formas alternativas de pensar que se recusam a ser reconhecidas como religião.

Mas contraditoriamente acabam gerando o mesmo sentido... E sobre Jesus, também acredito que ele possa ter sido alguém "comum" mas que fez coisas extraordinárias para sua época, vou fazer uma comparação tola ou não: seria naquela época como um chico xavier de hoje, o qual pessoalmente acredito que foi uma pessoa boa, mas duvido que tenha tido contato com espíritos mas isso não lhe tira o mérito do que fez de bom, tão pouco o mito que se tornou para muitos que acreditam.
 

Pipoqueiro

Bam-bam-bam
Mensagens
1.420
Reações
3.475
Pontos
453
Você conhece algum texto legal sobre essa teoria de universo eterno pra eu dar uma lida ??

Se for algo sobre o universo que se expande e depois retrai de volta a um ponto pequeno, recomeçando tudo de novo o big bang então já li alguma coisa. É bem interessante mesmo.

Não, não é essa de inflar e retrair. (Alias, da pra chamar isso de modelo eterno? Me parece q ele tem problemas com o tempo)
https://www.preposterousuniverse.com/writings/dtung/

esse carinha ai(sean carrol)é um cosmologo que faz modelos cosmológicos(vários), basicamente, ele cria universos (de acordo com as regras naturais, da física, ou seja, não é uma viagem), eternos. ''Ele'' não, tem vários né. Só que é assunto complexo, exige um certo conhecimento das coisas que ele cita e de física para entender. Por isso nem quis ser muito detalhista.

Eu estou confortável com essa ideia de eternidade, uma vez que esses modelos resolvam o problema da regressão infinita
 

AYSJr

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
23.789
Reações
8.186
Pontos
509
Você conhece algum texto legal sobre essa teoria de universo eterno pra eu dar uma lida ??

Se for algo sobre o universo que se expande e depois retrai de volta a um ponto pequeno, recomeçando tudo de novo o big bang então já li alguma coisa. É bem interessante mesmo.
Big Crunch já foi meio que descartado atualmente, o ritmo de afastamento do universo está em progressão e não tem nada aparente que aponta para uma desaceleração deste processo.
 

SneakBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.443
Reações
2.046
Pontos
734
Quais? E o que diabos animais que se diziam extintos tem a ver com Evolução?

Com base em que estudos? Ciência não funciona na base de achismo e opinião.


Na verdade você não curte é conhecimento mesmo. E bom, quem precisa de fé é você, a ciência funciona você acreditando nela ou não.

Celacanto e Tesla mandaram um abraço.
Vai na fé.
 

DarkMorten

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.219
Reações
19.157
Pontos
614
olha .. complicado

eu não gosto de nenhuma religião ... mas também tipo, se alguma pessoa quer acreditar no que for, isso não é da minha conta, e nem problema meu
logo .. me parece que no achometro do cara ai, sai a religião pra entrar outra coisa pra ser "guia" :? ... sei lá ... vai que muda pra pior

mas eu nem estarei vivo pra ver isso ai .. to de boa
 
Topo Fundo