O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Vale a pena comprar um imóvel? [2022]

Você possui imóvel(is) próprio(s)?

  • Sim

    Votes: 84 68,3%
  • Não

    Votes: 39 31,7%

  • Total voters
    123

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
Como eu saio pouco e trabalho de casa, ainda vale a pena. Mas se eu não tivesse uma casa, provavelmente eu me mudaria para um apartamento na região nordeste. Amo o nordeste e os aluguéis na Beira-mar em cidades como Nata, João Pessoa e Maceió são muuuuito menores que aqui. Eu com certeza ainda vou morar nessas cidades.
Cara me desculpa mas ou vc mora em Beverly Hills ou vc está redondamente enganado. Não tem como aluguel a beira-mar em Natal, João Pessoa e Maceió ser tão barato assim.

@Elijah Kamski tem um apartamento em Maceió.
 

Povo da Areia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.598
Reações
6.275
Pontos
703
Rapaz, na verdade estou aguardando você falar a sua lógica em números, mas insiste nesse papo de 100% de despesa com aluguel.
Na boa, se ver todas as minhas postagens, já seria o suficiente para entender o que estou explicando.
Precisa ver o quadro completo, mas insiste em focar só no aluguel como despesa de 100%, mas não enxerga que no quadro completo, o financiamento é desvantajoso.

Vou tentar novamente simplificar a coisa para você e se não entender, como disse, vai fundo na sua idéia. Se não quer entender e quer insistir em dar murro em ponta de faca, vai lá. Não sou eu que estou perdendo dinheiro.

Vamos lá:

Você disse que comprou a 6 anos um imóvel financiado que vale R$ 800.000,00.
Deu metade do valor e financiou a outra metade, ok ?
Pagou o financiamento de R$ 400.000,00 em seis anos.
Como não me falou os juros que contratou, então vou fazer algumas presunções com base na taxa média de mercado de 7% ao ano e aí vou incluir, as despesas financeiras.
Logo, ao cabo de 6 anos, considerando os juros compostos de seu financiamento, você deve ter pago só de juros e encargos financeiros algo em torno de R$ 170.000,00 a R$ 200.000,00 para o banco, fora o valor principal.
Essa foi a sua despesas.
Agora vamos ao quadro que lhe falei.
Ao invés de logo financiar para ter o imóvel, você aluga um imóvel equivalente por pelo menos R$ 2.000,00, supondo que a parcela que pactou foi de R$ 3.500,00 a R$ 4.000,00 para 30 anos.
Sobra uns R$ 2.000,00, ok ?
Ao cabo de 6 anos, só com a diferença da parcela do financiamento e o aluguel que teria como despesas, pagaria R$ 144.000,00 em aluguel.
Contudo, como neste caso você deixaria os R$ 400.000,00 que daria de entrada numa aplicação em renda variável que lhe desse ao ano pelo menos 7% (cenário pior), este montante ao fim de 6 anos se tornaria aproximadamente R$ 700.000,00.
Agora se considerar que ao cabo de 6 anos, aplicaria os R$ 2.000,00 mensais (diferença entre o aluguel e a parcela do financiamento), você teria o valor principal de R$ 144.000,00, mas obviamente teria juros da aplicação variável, o que poderia este valor efetivo de R$ 250.000,00.
Pronto. Veja que teria ao fim de 6 anos, quase R$ 950.000,00 e poderia comprar fácil um imóvel similar ou até superior, se conseguir negociar.
Agora, aqui estou lhe falando de cálculos bem grotescos, sem ver o números que você tem.
Como disse, eu fiz isso, mas fiz em 10 anos e comprei um imóvel melhor que eu financiaria e ainda fiz a reforma nele tranquilo, sem me enforcar em financiamento.

AMBOS os modelos, você tem despesas.
A diferença é que um você paga aluguel e outro para juros bancários.
O X é saber se consegue administrar um bom aluguel e aplicar em portifólios de renda variável para superar o financiamento.
É disso que estou falando.
Nesse exemplo, até caberia essa possibilidade que você levanta, pois estamos falando de um valor mensal de 3500 e uma entrada muito alta.

Mas para a grande maioria dos exemplos, onde as pessoas financiam apartamento de 150/200 mil e com o mínimo de entrada possível (pois não possuem o dinheiro), essa possibilidade que você levanta não caberia.

Pois nesses casos, o aluguel e o valor do financiamento são praticamente os mesmo, sem contar na questão que eu comentei acima e creio que você não discorde, que o aluguel aumenta no mínimo 50% em 10 anos, e o financiamento, dependendo do tipo, vai ficando cada vez mais barato ao longo dos anos.
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
Imóvel nunca perde, a não ser que você compre mal.
O problema de "comprar bem" é que em 90% dos casos as pessoas compram na planta (apartamentos) ou em lugares recém-loteados (casas). Isso é roleta russa com o tambor e o pente cheios.

Minha família comprou aqui quando era recém loteado, era uma maravilha. Até que inauguraram um condomínio povão no melhor estilo MRV na frente da minha casa. O condomínio é um inferno, só nego folgado, gritando e estacionando caminhões na rua (que é estreita) e na frente da garagem dos outros. O cara da esquina de cima, muito esperto, viu no condomínio um mercado consumidor e começou a traficar.

Não existe "comprar bem". O fator sorte conta, e muito.
 

Harpius

Bam-bam-bam
Mensagens
2.388
Reações
1.261
Pontos
244
Nesse exemplo, até caberia essa possibilidade que você levanta, pois estamos falando de um valor mensal de 3500 e uma entrada muito alta.

Mas para a grande maioria dos exemplos, onde as pessoas financiam apartamento de 150/200 mil e com o mínimo de entrada possível (pois não possuem o dinheiro), essa possibilidade que você levanta não caberia.

Pois nesses casos, o aluguel e o valor do financiamento são praticamente os mesmo, sem contar na questão que eu comentei acima e creio que você não discorde, que o aluguel aumenta no mínimo 50% em 10 anos, e o financiamento, dependendo do tipo, vai ficando cada vez mais barato ao longo dos anos.
Estou esperando o cidadão aí dar os números reais deles para então eu fazer os cálculos.
O cara não dá elemento algum e foge da raia só rindo.
O que fiz foi um chutão e nem levei em conta o reajuste do aluguel, mas nem seria necessário, pois nos últimos 6 anos tanto o salário como o aluguel tiveram reajustes assimétricos, mas que foi até pior no caso de aluguéis.
Dificilmente proprietários de imóveis nos últimos 6 anos fizeram reajustes pelo IGPM, ainda mais nesses últimos 2 anos que foram voláteis.
Eu mesmo não consegui fazer isso com meu inquilino.
Mas em seis anos estariamos falando de aumentos de aluguel e salarial na base de 30% e um pouco menor para aluguel.

Mas o que importa mais nessa modalidade que falei, é baixar o custo (aluguel) pegando o imóvel necessário e melhorar a performance da carteira de investimento. Aí sim vai conseguir diferenças até maiores que no financiamento.
 

Pimbaum

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.292
Reações
1.433
Pontos
884
Nesse exemplo, até caberia essa possibilidade que você levanta, pois estamos falando de um valor mensal de 3500 e uma entrada muito alta.

Mas para a grande maioria dos exemplos, onde as pessoas financiam apartamento de 150/200 mil e com o mínimo de entrada possível (pois não possuem o dinheiro), essa possibilidade que você levanta não caberia.

Pois nesses casos, o aluguel e o valor do financiamento são praticamente os mesmo, sem contar na questão que eu comentei acima e creio que você não discorde, que o aluguel aumenta no mínimo 50% em 10 anos, e o financiamento, dependendo do tipo, vai ficando cada vez mais barato ao longo dos anos.
Isso que eu sempre falo, mas talvez eu só seja burro demais pra entender essas matemáticas. Eu estou querendo comprar um imóvel pra moradia, se tudo der certo, no próximo ano. Devo dar de entrada cerca de R$ 100-150 mil e financiar outros R$ 150 mil. Já fiz cálculos de todo jeito. Se eu colocar essa grana em um investimento de 10% ao ano tirando R$ 1.500/mês, ou vou gastar tudo/quase tudo em aluguel ou vou morar em lugares péssimos.

Eu realmente não sei onde vcs moram que conseguem esses aluguéis de R$ 2mil em casas de R$ 800 mil, pq aqui em Fortaleza, pra pegar uma casa solta ok, numa região ok, facilmente bate esses R$ 1.500 reais. Mesma coisa pra um apartamento com 2 quartos, 2 banheiros. Até encontro, pagando aí cerca de R$ 1.300-1.400 de aluguel + condomínio,em lugares ok, mas não me parece valer passar por situações que vem do aluguel por causa de R$ 200 por mês a mais.

E quando me refiro a "ok", falo em bairros/regiões que eu não quero residir, que não me trazem nenhum benefício, mas que não são tão perigosas e deterioradas, e nas quais eu aceitaria viver por um tempo pra juntar uma grana.

Agora, caso eu tivesse R$ 400 mil pra dar de entrada, aí sim vejo sentido nesses cálculo, pq eu pagaria 2k no aluguel de um bom lugar, e me sobrariam mais 2k pra juntar, além da liquidez.
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
Rapaz, mas financiar e "dar" dinheiro para o banco !!
Alugar é dar dinheiro para o proprietário do imóvel.
As duas coisas são no fundo a mesma coisa.
A diferença não é avaliar de forma superficial essa crença de que quando financia, está comprando algo "seu". Isso é mentira, quando paga financiamento você também dá dinheiro ao banco.
Como falei, a questão é saber quais das operações como um todo é melhor ! Entendeu ?

Acredito que para você não faz sentido, porque talvez não entenda como funciona aplicações em renda variável. Mas quando se informar melhor e fizer simulações, vai ver que não vale a pena financiar, a não se que o banco resolva oferecer juros 0 ou um juros tão pífio que valha a pena fazer isso (coisa que duvido).

O mote do financiamento, é que você só precisa se preocupar em arrumar o dinheiro da parcela (que tem juros embutido e os serviços bancários).
Ao alugar, você tem mais trabalho, pois precisa encontrar um aluguel mais equilibrado (o que não é difícil, pois tem imóvel sobrando) e precisa aplicar em renda variável, e ficar negociando o aluguel nos reajustes.

Tem um link bem didático com a estratégia que falei.



Estou ainda opinando porque adotei essa estratégia e financeiramente é muito melhor.

Cara, nem vem com esse papo de coach, que não tem vez.

Acho engraçado que os "Faria Limers" que reclamam que financiar imóvel ou carro é dar dinheiro pro banco, se esquecem que trabalham em empresas que pegam empréstimos para se sustentarem, muitas vezes do próprio governo via o sistema FGTS/BNDES (sem dúvidas o maior caso de corrupção do Brasil. Só falta revelarem), isso quando não precisam de empréstimos pessoais e financiamentos na sua vida pessoal, contradizendo totalmente o discurso que pregam.

Sobre a Nathália Arcuri, ela é a maior charlatã da história da educação financeira no Brasil. Vende a imagem de que qualquer pé rapado vai virar um super milionário se praticamente morar na rua.
 


Harpius

Bam-bam-bam
Mensagens
2.388
Reações
1.261
Pontos
244
Isso que eu sempre falo, mas talvez eu só seja burro demais pra entender essas matemáticas. Eu estou querendo comprar um imóvel pra moradia, se tudo der certo, no próximo ano. Devo dar de entrada cerca de R$ 100-150 mil e financiar outros R$ 150 mil. Já fiz cálculos de todo jeito. Se eu colocar essa grana em um investimento de 10% ao ano tirando R$ 1.500/mês, ou vou gastar tudo/quase tudo em aluguel ou vou morar em lugares péssimos.

Eu realmente não sei onde vcs moram que conseguem esses aluguéis de R$ 2mil em casas de R$ 800 mil, pq aqui em Fortaleza, pra pegar uma casa solta ok, numa região ok, facilmente bate esses R$ 1.500 reais. Mesma coisa pra um apartamento com 2 quartos, 2 banheiros. Até encontro, pagando aí cerca de R$ 1.300-1.400 de aluguel + condomínio,em lugares ok, mas não me parece valer passar por situações que vem do aluguel por causa de R$ 200 por mês a mais.

E quando me refiro a "ok", falo em bairros/regiões que eu não quero residir, que não me trazem nenhum benefício, mas que não são tão perigosas e deterioradas, e nas quais eu aceitaria viver por um tempo pra juntar uma grana.

Agora, caso eu tivesse R$ 400 mil pra dar de entrada, aí sim vejo sentido nesses cálculo, pq eu pagaria 2k no aluguel de um bom lugar, e me sobrariam mais 2k pra juntar, além da liquidez.
Mas a estratégia precisa ser feita com base na sua realidade.
Precisa levar em consideração o que ganha, o que quer comprar, o que vai alugar e qual o custo do financiamento que vai conseguir.
Hoje, é impossível arrumar financiamento a 7% ao ano e é bem claro que se quiser acelerar a coisa, só mesmo fazendo sacrifício de tentar alugar algo mais simples.
O problema é ter disciplina.

Cara, nem vem com esse papo de coach, que não tem vez.

Acho engraçado que os "Faria Limers" que reclamam que financiar imóvel ou carro é dar dinheiro pro banco, se esquecem que trabalham em empresas que pegam empréstimos para se sustentarem, muitas vezes do próprio governo via o sistema FGTS/BNDES (sem dúvidas o maior caso de corrupção do Brasil. Só falta revelarem), isso quando não precisam de empréstimos pessoais e financiamentos na sua vida pessoal, contradizendo totalmente o discurso que pregam.

Sobre a Nathália Arcuri, ela é a maior charlatã da história da educação financeira no Brasil. Vende a imagem de que qualquer pé rapado vai virar um super milionário se praticamente morar na rua.

Que coach ?
Na boa, só citei o vídeo dela pela didática da coisa e para entender o raciocínio que expliquei.
Além disso, eu fiz isso na prática.
A diferença é que optei por ficar 10 anos em imóvel mais modesto para acelerar o negócio.
Mas até acredito que no cenário atual dá mais certo ainda, levando em conta que os juros de financiamento passam hoje de 9% ao ano e hoje muitos rendimentos variáveis passam dos 10%.
Além disso, eu nem faço 10% do que este povo faz ... não tenho perfil agressivo em investimentos.
Se a tal aí é ou não charlatã não faço a menor idéia. Mas se você afirma isso, talvez tenha provas de que ela seja pobre que fala demais. Se tem, compartilha aí, pois também sou curioso. kkkk
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.761
Reações
79.968
Pontos
1.839
O problema de "comprar bem" é que em 90% dos casos as pessoas compram na planta (apartamentos) ou em lugares recém-loteados (casas). Isso é roleta russa com o tambor e o pente cheios.

Minha família comprou aqui quando era recém loteado, era uma maravilha. Até que inauguraram um condomínio povão no melhor estilo MRV na frente da minha casa. O condomínio é um inferno, só nego folgado, gritando e estacionando caminhões na rua (que é estreita) e na frente da garagem dos outros. O cara da esquina de cima, muito esperto, viu no condomínio um mercado consumidor e começou a traficar.

Não existe "comprar bem". O fator sorte conta, e muito.

É o risco do negócio.
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
Se a tal aí é ou não charlatã não faço a menor idéia. Mas se você afirma isso, talvez tenha provas de que ela seja pobre que fala demais. Se tem, compartilha aí, pois também sou curioso. kkkk
Ela não é pobre que fala demais. Ela é uma milionária de família rica que casou com um cara mais milionário ainda (dono do site Omelete, por sinal).
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.761
Reações
79.968
Pontos
1.839
Champ, dê os seus números. Se quiser faço ele de forma mais real, pois nele nem considerei os aportes que fez para antecipar as parcelas.
Diga aí quando pagou entre principal e juros.
E diga o valor da parcela a pagar.

Tô bem irmão...tô procurando coach não. Acho que em 44 anos tocando o meu barco, até que estou "velejando" bem. Segue o enterro.
 

Takuma_Sakazaki

Bam-bam-bam
Mensagens
3.184
Reações
6.036
Pontos
353
Comprar ou alugar tá muito ligado, ao meu ver, a renda.

Eu mesmo pensei primeiro em ter uma renda boa, só depois investi em imóvel, mas sempre fiz investimentos e poupei dinheiro para dar uma entrada decente na compra, e novamente isso vai de encontro à renda.


Se o sujeito ganha pouco, é complicado ele comprometer boa parte da renda de m**** dele com financiamento, sendo que como é fudido e não deu entrada, vai pagar um absurdo de juros, coisa de 5x o valor financiado (sendo bonzinho).

Se o sujeito tem grana, ele pode até viver de aluguel, fazer contratos a longo termo para ter certa segurança, escolher áreas nobres, etc. Mas nesse caso específico eu recomendo ter um imóvel, como vários disseram: é possível abater a dívida e se livrar de boa parte dos juros, escolher bons imóveis (eu recomendo comprar bons imóveis que necessitam de reforma, geralmente são imóveis melhores que os construídos atualmente e estão em áreas boas das cidades) e ter patrimônio.




Ah, outra dica que considero interessante é, alugando ou comprando, que seja próximo do trabalho (acho mais considerado, se for alugar), mesmo que o aluguel seja um pouco mais caro, é de considerar ter mais tempo para li, não precisar se locomover de carro ou transporte público por HORAS, etc.

Obviamente essa dica é basicamente inútil em grandes metrópoles, pois o valor do aluguel nas regiões centrais é de comer o cu, mas sempre vale garimpar boas opções mesmo assim.
 
Ultima Edição:

Zé Dorguinha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.607
Reações
10.974
Pontos
753
Rapaz, na verdade estou aguardando você falar a sua lógica em números, mas insiste nesse papo de 100% de despesa com aluguel.
Na boa, se ver todas as minhas postagens, já seria o suficiente para entender o que estou explicando.
Precisa ver o quadro completo, mas insiste em focar só no aluguel como despesa de 100%, mas não enxerga que no quadro completo, o financiamento é desvantajoso.

Vou tentar novamente simplificar a coisa para você e se não entender, como disse, vai fundo na sua idéia. Se não quer entender e quer insistir em dar murro em ponta de faca, vai lá. Não sou eu que estou perdendo dinheiro.

Vamos lá:

Você disse que comprou a 6 anos um imóvel financiado que vale R$ 800.000,00.
Deu metade do valor e financiou a outra metade, ok ?
Pagou o financiamento de R$ 400.000,00 em seis anos.
Como não me falou os juros que contratou, então vou fazer algumas presunções com base na taxa média de mercado de 7% ao ano e aí vou incluir, as despesas financeiras.
Logo, ao cabo de 6 anos, considerando os juros compostos de seu financiamento, você deve ter pago só de juros e encargos financeiros algo em torno de R$ 170.000,00 a R$ 200.000,00 para o banco, fora o valor principal.
Essa foi a sua despesas.
Agora vamos ao quadro que lhe falei.
Ao invés de logo financiar para ter o imóvel, você aluga um imóvel equivalente por pelo menos R$ 2.000,00, supondo que a parcela que pactou foi de R$ 3.500,00 a R$ 4.000,00 para 30 anos.
Sobra uns R$ 2.000,00, ok ?
Ao cabo de 6 anos, só com a diferença da parcela do financiamento e o aluguel que teria como despesas, pagaria R$ 144.000,00 em aluguel.
Contudo, como neste caso você deixaria os R$ 400.000,00 que daria de entrada numa aplicação em renda variável que lhe desse ao ano pelo menos 7% (cenário pior), este montante ao fim de 6 anos se tornaria aproximadamente R$ 700.000,00.
Agora se considerar que ao cabo de 6 anos, aplicaria os R$ 2.000,00 mensais (diferença entre o aluguel e a parcela do financiamento), você teria o valor principal de R$ 144.000,00, mas obviamente teria juros da aplicação variável, o que poderia este valor efetivo de R$ 250.000,00.
Pronto. Veja que teria ao fim de 6 anos, quase R$ 950.000,00 e poderia comprar fácil um imóvel similar ou até superior, se conseguir negociar.
Agora, aqui estou lhe falando de cálculos bem grotescos, sem ver o números que você tem.
Como disse, eu fiz isso, mas fiz em 10 anos e comprei um imóvel melhor que eu financiaria e ainda fiz a reforma nele tranquilo, sem me enforcar em financiamento.

AMBOS os modelos, você tem despesas.
A diferença é que um você paga aluguel e outro para juros bancários.
O X é saber se consegue administrar um bom aluguel e aplicar em portifólios de renda variável para superar o financiamento.
É disso que estou falando.

so esqueceu de um pequeno detalhe, o imóvel que ele pagou 800k, financiando 400k, depois de 6 anos deve valer, por baixo uns 1,3m, mesmo ele pagando 200k de juros ainda compensou, se eh que pagou isso.

se ele tivesse ficado vivendo de aluguel e investindo o dinheiro em renda, hj o imóvel que ele pagou 800k, de acordo com seu cálculo, ele teria 900k e não compraria o mesmo imóvel, já que hj o imovel dele vale muito mais.
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
so esqueceu de um pequeno detalhe, o imóvel que ele pagou 800k, financiando 400k, depois de 6 anos deve valer, por baixo uns 1,3m, mesmo ele pagando 200k de juros ainda compensou, se eh que pagou isso.
Exagerou hein? 500 mil de valor de mercado em 6 anos é 62,5%, tem que ser algo muito bom pra valorizar isso.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.233
Reações
35.459
Pontos
1.053
Mas condomínio não é um valor atoa, vc tá pagando pelo porteiro, elevador, pela segurança, manutenção e outros benefícios. Vai depender do local.

Em uma casa, você pode até gastar mais se for implementar todas essas coisas.

não é à toa mas é um dinheiro jogado fora como aluguel.

a questão do condomínio de apartamento é a quantidade de torres para ratear o custo.
em SP com empreendimento de uma torre, o custo é altíssimo.
 

Harpius

Bam-bam-bam
Mensagens
2.388
Reações
1.261
Pontos
244
so esqueceu de um pequeno detalhe, o imóvel que ele pagou 800k, financiando 400k, depois de 6 anos deve valer, por baixo uns 1,3m, mesmo ele pagando 200k de juros ainda compensou, se eh que pagou isso.

se ele tivesse ficado vivendo de aluguel e investindo o dinheiro em renda, hj o imóvel que ele pagou 800k, de acordo com seu cálculo, ele teria 900k e não compraria o mesmo imóvel, já que hj o imovel dele vale muito mais.
A valorização não se dá assim não.
Ela só pula desse jeito se no imóvel for agregado os acabamentos e mesmo assim, teria que ser coisa de primeira qualidade, tipos mobílias planejadas, automação e conforto térmico.
Além disso, como disse, o cálculo que fiz foi apenas um exemplo e chutando o pau na barraca nos índices, já que o cara nem quis dar os números (sabe-se lá porque).
Lógico que isso depende muito também da pessoa tentar encontrar o aluguel mais em conta e saber investir certo os recursos.
O negócio só não daria certo se a pessoa conseguir um financiamento que fique inferior ao aluguel, o que hoje é impossível já que as taxas bancárias são praticamente as mesmas.

não é à toa mas é um dinheiro jogado fora como aluguel.

a questão do condomínio de apartamento é a quantidade de torres para ratear o custo.
em SP com empreendimento de uma torre, o custo é altíssimo.
Mas aí depende ... Se você não quer pagar condominio, só ir para um casa.
Contudo, aí você abre mão de ter piscina, academia, segurança, salão de festa, quadras, mini mercados e etc.
Eu desde pequeno morei em casa, mas desde que casei, optei por morar em apartamentos para ter a infraestrutura.
Sem dúvida é caro, mas a comodidade pra mim vale a pena. Mas isso é uma escolha pessoal.

Se for primeiro imóvel e dentro de uma faixa de preço, os juros do Minha Casa Verde e Amarela estão entre 4.5% e 7.6%, dependendo da renda.


Capitais definidas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) como metrópoles:

DF, RJ e SP: R$ 264 mil;
ES, MG, PR, RS e SC: R$ 236,5 mil;
Demais locais: R$ 209 mil.

Demais capitais e cidades com mais de 100 mil habitantes das Regiões Metropolitanas das capitais estaduais, de Campinas/SP, da Baixada Santista e das Regiões Integradas de Desenvolvimento:

DF, RJ e SP: R$ 253 mil;
ES, MG, PR, RS e SC: R$ 209 mil;
Demais locais: R$ 198 mil.

Cidades com população maior ou igual a 100 mil habitantes e capitais regionais com menos de 250 mil habitantes:

DF, RJ e SP: R$ 198 mil;
ES, MG, PR, RS e SC: R$ 187 mil;
Demais locais: R$ 181,5 mil.

Cidades com população maior ou igual a 50.000 habitantes e menor que 100 mil habitantes:

DF, RJ e SP: R$ 166,7 mil;
ES, MG, PR, RS e SC: R$ 161 mil;
Demais locais: R$ 155,2 mil.

Cidades com população maior ou igual a 20.000 habitantes e menor que 50.000 habitantes:

DF, RJ e SP: R$ 159,5 mil;
ES, MG, PR, RS e SC: R$ 154 mil;
Demais locais: R$ 148,5 mil.

Demais cidades:

DF, RJ e SP: R$ 145 mil;
ES, MG, PR, RS e SC: R$ 140 mil;
Demais locais: R$ 135 mil.

Renda

Famílias com renda mensal bruta de até R$ 2.400,00:

Taxa de juros nominal de até 4,75% a.a. e, para cotistas do FGTS, taxa de 4,25% a.a.

Famílias com renda bruta de R$ 2.400,01 até R$ 3.000,00:

A taxa de juros nominal do seu financiamento pode chegar até 5,25% a.a. e, para cotistas do FGTS, taxa de 4,75% a.a.

Famílias com renda bruta de R$ 3.000,01 até R$ 3.700,00:

A taxa de juros nominal do seu financiamento pode chegar até 6% a.a. e, para cotistas do FGTS, taxa de 5,50% a.a.

Famílias com renda bruta de R$ 3.700,01 até R$ 4.400,00:

A taxa de juros nominal do seu financiamento pode chegar até 7% a.a. e, para cotistas do FGTS, taxa de 6,5% a.a.

Famílias com renda bruta de R$ 4.400,01 até R$ 8.000,00:

Taxa de juros nominal de 7,66% a.a e, para cotistas do FGTS, taxa de 7,16% a.a..
Taxa de juros incentivado assim realmente pode ser menos custoso que suportar aluguel e tentar amealhar recursos.
Mas o debate até então foi sobre imóvel que fogem desse programa.
Mesmo assim, teria que ver o valor de aluguel para esta faixa de público que já é super baixo também.
Mas aí teria que fazer algumas simulações.
 

Guirdo

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
2.715
Reações
3.715
Pontos
1.284
Vou financiar um imóvel semelhante ao que eu alugo:

Aluguel de 2k mês + cond, com a entrada mínima usando o FGTS (20%) o financiamento de imóvel de mesmo valor (400k) a parcela vai começar em R$ 3100 e vai diminuindo... no mês 100 se eu não amortizar nenhum real, a parcela vai começar a ser menor que o aluguel do mesmo imóvel e os outros 320 meses ele vai dar lucro.

Aqui na região o aluguel está aumentando 20% ao ano, em uns 3 anos o aluguel ia sair mais caro que a própria parcela do financiamento... foi bem simples de ver que valia muito a pena eu pegar um apartamento igual para mim, todo mês vou ainda amortizar um valor e vou quitar ele muito rápido
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
Não vale a pena: ter um bem de alto custo que você pode vender se precisar, pagando financiamento a baixos juros e Sistema de Amortização Constante.
Vale a pena: morar no Housi (um “apartamento por assinatura” que a Louise Barsi faz propaganda) pagando no mínimo 3500 reais por mês.
Nunca vou entender esses influenciadores financeiros da internet, sério.
 

NEOMATRIX

Lenda da internet
Mensagens
51.250
Reações
69.444
Pontos
2.059
Que se F#.
Comprei logo um imóvel caro. Claro que tive diversos fatores positivos que contribuíram pra isso mas a partir do ano que vem vou amortizar como se não houvesse amanhã.


Hein viadu do meu iPhone usando Tapatalk enquanto o Cebola permitir
 

jasonxx35

Bam-bam-bam
Mensagens
392
Reações
1.721
Pontos
318
Se vc eh pobre financie, se vc eh rico tanto faz alugar ou comprar. Nunca conheci um rico q more de aluguel que nao tenha pelo menos 1 imovel. Esse negocio de guardar 2 mil por mes pra daqui 10 anos comprar um imovel funciona na teoria, agora na pratica poucas pessoas tem disciplina pra guardar din assim.
 

NEOMATRIX

Lenda da internet
Mensagens
51.250
Reações
69.444
Pontos
2.059
Se vc eh pobre financie, se vc eh rico tanto faz alugar ou comprar. Nunca conheci um rico q more de aluguel que nao tenha pelo menos 1 imovel. Esse negocio de guardar 2 mil por mes pra daqui 10 anos comprar um imovel funciona na teoria, agora na pratica poucas pessoas tem disciplina pra guardar din assim.

A vantagem que vejo pra quem tem disciplina é ter foco.
Projeto definido, vc obrigatoriamente tem de pagar e parte das sobras, usar como amortização. Com ela vc praticamente manda o juros pra casa do c#


Hein viadu do meu iPhone usando Tapatalk enquanto o Cebola permitir
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.199
Reações
44.458
Pontos
803
Acho que a resposta depende muito do perfil de quem está comprando e das circunstâncias da aquisição.

Eu particularmente acho melhor juntar um bom dinheiro para encurtar bastante o tempo de financiamento, caso não seja possível quitar antes do momento de recorrer ao banco.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.761
Reações
79.968
Pontos
1.839
Não vale a pena: ter um bem de alto custo que você pode vender se precisar, pagando financiamento a baixos juros e Sistema de Amortização Constante.
Vale a pena: morar no Housi (um “apartamento por assinatura” que a Louise Barsi faz propaganda) pagando no mínimo 3500 reais por mês.
Nunca vou entender esses influenciadores financeiros da internet, sério.

Eu entendo: angariar um monte de “curtidor” os quais exemplos temos aqui para trazer mais curtidores para o cano deles e viver de vender groselha na internet.

O que esse bando de xarope não diz é que além de toda a conta que foi discutida aqui, que imóvel não é só investimento. É aproveitamento de vida.

O cidadão te vende na moral que você deve morar numa ratoeira durante 10 anos pra juntar uma grana que quando você for buscar o imóvel que você queria ele já dobrou de preço e você não vai comprar do mesmo jeito.

Internets é isso aí.
 

Harpius

Bam-bam-bam
Mensagens
2.388
Reações
1.261
Pontos
244
Não vale a pena: ter um bem de alto custo que você pode vender se precisar, pagando financiamento a baixos juros e Sistema de Amortização Constante.
Vale a pena: morar no Housi (um “apartamento por assinatura” que a Louise Barsi faz propaganda) pagando no mínimo 3500 reais por mês.
Nunca vou entender esses influenciadores financeiros da internet, sério.
Não vai entender nunca, porque nunca fez.
Simples assim.
Quem não sabe investir no mercado financeiro vai pensar assim mesmo e vai ficar focado no mais fácil e no mais caro.
A não ser que queira entrar nesses programas de casas populares em que os juros são muito baixos e talvez possa até valer a pena.
Além disso, o que estes "influenciadores" mostram hoje, não é nenhum mistério e não é nem a invenção da "roda".
Pergunta se há 15 anos atrás alguém mostrava isso na internet?
Ninguém.
Nem tinha "influenciadores".
Mas como o outro canal aí mostra ... faz quem quer, acredita quem quer ... cada um faz o que acha "bom".

Se quer incentivar o povo a gastar com produtos financeiros, ótimo. É bom para banqueiro e é bom para quem tem ações de grandes bancos. Mais lucro e gosto disso. kkk

Eu entendo: angariar um monte de “curtidor” os quais exemplos temos aqui para trazer mais curtidores para o cano deles e viver de vender groselha na internet.

O que esse bando de xarope não diz é que além de toda a conta que foi discutida aqui, que imóvel não é só investimento. É aproveitamento de vida.

O cidadão te vende na moral que você deve morar numa ratoeira durante 10 anos pra juntar uma grana que quando você for buscar o imóvel que você queria ele já dobrou de preço e você não vai comprar do mesmo jeito.

Internets é isso aí.

Estou impressionado com a sabedoria.
Sim, mestre ! kkkkkk
 
Ultima Edição:

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.600
Reações
38.862
Pontos
2.069
Não vale a pena: ter um bem de alto custo que você pode vender se precisar, pagando financiamento a baixos juros e Sistema de Amortização Constante.
Vale a pena: morar no Housi (um “apartamento por assinatura” que a Louise Barsi faz propaganda) pagando no mínimo 3500 reais por mês.
Nunca vou entender esses influenciadores financeiros da internet, sério.

Não dá pra resumir a situação de forma tão simples. Primeiro, que entender a Barsi e outros desse meio é muito fácil: ela faz publicidade para a Housi, e isso está claro nos posts dela. É uma parceria de marketing. Achar que ela realmente considera isso a melhor possibilidade seria o mesmo que acreditar que o Luciano Huck faz suas compras na Magalu.

Segundo, que imóvel pode ser sim investimento. Mas é um investimento para quem já tem certo nível financeiro, pois é um investimento com péssima liquidez. A não ser que você compre imóveis em locais concorridos, mas aí vai pagar caro por isso.

Então, quem não tem lá muito dinheiro, pode ser melhor morar num apê pequeno, de uns 50m², pagando ali os seus 1500 reais de aluguel (a depender da cidade/região), sem se preocupar com nada quando quiser sair, do que se meter num financiamento de décadas. Mas como tudo na vida, depende. Depende do que a pessoa almeja, da sua vida financeira atual, da sua carreira, família...
 

Harpius

Bam-bam-bam
Mensagens
2.388
Reações
1.261
Pontos
244
Não dá pra resumir a situação de forma tão simples. Primeiro, que entender a Barsi e outros desse meio é muito fácil: ela faz publicidade para a Housi, e isso está claro nos posts dela. É uma parceria de marketing. Achar que ela realmente considera isso a melhor possibilidade seria o mesmo que acreditar que o Luciano Huck faz suas compras na Magalu.

Segundo, que imóvel pode ser sim investimento. Mas é um investimento para quem já tem certo nível financeiro, pois é um investimento com péssima liquidez. A não ser que você compre imóveis em locais concorridos, mas aí vai pagar caro por isso.

Então, quem não tem lá muito dinheiro, pode ser melhor morar num apê pequeno, de uns 50m², pagando ali os seus 1500 reais de aluguel (a depender da cidade/região), sem se preocupar com nada quando quiser sair, do que se meter num financiamento de décadas. Mas como tudo na vida, depende. Depende do que a pessoa almeja, da sua vida financeira atual, da sua carreira, família...
Bem, eu pelo menos não gosto de imóvel, ainda mais comercial, como investimento.
Eu me arrependo de ter um conjunto comercial.
Não consigo alugar por mais de 0,4% do valor dele.
Imóvel residencial também não acho que vale a pena, mas este pelo menos pode conseguir até 0,6%, mas tem imposto de renda e administração (se resolver deixar com uma administradora).
Se for para ir para o setor imobiliário, eu particularmente prefiro ir para FII´s, tipo papeis do Kinea ou galpões logísticos, tipo XP ou HG. Pelo menos não tem IR nos dividendos e rendem mais de 0,7%.
Além de terem mais liquidez.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.600
Reações
38.862
Pontos
2.069
Bem, eu pelo menos não gosto de imóvel, ainda mais comercial, como investimento.
Eu me arrependo de ter um conjunto comercial.
Não consigo alugar por mais de 0,4% do valor dele.
Imóvel residencial também não acho que vale a pena, mas este pelo menos pode conseguir até 0,6%, mas tem imposto de renda e administração (se resolver deixar com uma administradora).
Se for para ir para o setor imobiliário, eu particularmente prefiro ir para FII´s, tipo papeis do Kinea ou galpões logísticos, tipo XP ou HG. Pelo menos não tem IR nos dividendos e rendem mais de 0,7%.
Além de terem mais liquidez.

Como investimento, imóvel físico não me atrai também. Acho que é algo que vale a pena para quem tenha muito dinheiro, que pode montar uma administradora de bens e não precisa de liquidez caso necessite vender - e também não precisa escolher se quer colocar 2 milhões em imóvel físico ou em renda variável. A pessoa teria dinheiro para ambas as coisas.
Agora, o cara guardar o seu suado dinheirinho todo mês, pra comprar um mísero apartamento e colocar pra alugar, pra receber 0,4% ao mês (ou menos) e ainda ter que se incomodar com inquilino e ficar sem renda quando inquilino decide sair? Não vale a pena mesmo.

Para morar, aí eu penso que vai da realidade de cada um. Eu estou fixo na minha cidade natal, não pretendo sair, e gosto de ter meu canto próprio, onde ninguém poderá me tirar a não ser que eu queira sair. Então foi um investimento que, para meu estilo de vida, me agradou. Mas meramente como investimento, não me interessa.
 

Harpius

Bam-bam-bam
Mensagens
2.388
Reações
1.261
Pontos
244
Como investimento, imóvel físico não me atrai também. Acho que é algo que vale a pena para quem tenha muito dinheiro, que pode montar uma administradora de bens e não precisa de liquidez caso necessite vender - e também não precisa escolher se quer colocar 2 milhões em imóvel físico ou em renda variável. A pessoa teria dinheiro para ambas as coisas.
Agora, o cara guardar o seu suado dinheirinho todo mês, pra comprar um mísero apartamento e colocar pra alugar, pra receber 0,4% ao mês (ou menos) e ainda ter que se incomodar com inquilino e ficar sem renda quando inquilino decide sair? Não vale a pena mesmo.

Para morar, aí eu penso que vai da realidade de cada um. Eu estou fixo na minha cidade natal, não pretendo sair, e gosto de ter meu canto próprio, onde ninguém poderá me tirar a não ser que eu queira sair. Então foi um investimento que, para meu estilo de vida, me agradou. Mas meramente como investimento, não me interessa.
Ah sim, como moradia já é algo pessoal.
Eu particularmente estou na toada de ter imóvel só o de moradia mesmo, até porque, é legal ter "onde cair morto" e montar o imóvel ao seu gosto. kkkk
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.761
Reações
79.968
Pontos
1.839
Não vai entender nunca, porque nunca fez.
Simples assim.
Quem não sabe investir no mercado financeiro vai pensar assim mesmo e vai ficar focado no mais fácil e no mais caro.
A não ser que queira entrar nesses programas de casas populares em que os juros são muito baixos e talvez possa até valer a pena.
Além disso, o que estes "influenciadores" mostram hoje, não é nenhum mistério e não é nem a invenção da "roda".
Pergunta se há 15 anos atrás alguém mostrava isso na internet?
Ninguém.
Nem tinha "influenciadores".
Mas como o outro canal aí mostra ... faz quem quer, acredita quem quer ... cada um faz o que acha "bom".

Se quer incentivar o povo a gastar com produtos financeiros, ótimo. É bom para banqueiro e é bom para quem tem ações de grandes bancos. Mais lucro e gosto disso. kkk



Estou impressionado com a sabedoria.
Sim, mestre ! kkkkkk

Quem é bom faz ao vivo.
 

Guirdo

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
2.715
Reações
3.715
Pontos
1.284
Rapaz, na verdade estou aguardando você falar a sua lógica em números, mas insiste nesse papo de 100% de despesa com aluguel.
Na boa, se ver todas as minhas postagens, já seria o suficiente para entender o que estou explicando.
Precisa ver o quadro completo, mas insiste em focar só no aluguel como despesa de 100%, mas não enxerga que no quadro completo, o financiamento é desvantajoso.

Vou tentar novamente simplificar a coisa para você e se não entender, como disse, vai fundo na sua idéia. Se não quer entender e quer insistir em dar murro em ponta de faca, vai lá. Não sou eu que estou perdendo dinheiro.

Vamos lá:

Você disse que comprou a 6 anos um imóvel financiado que vale R$ 800.000,00.
Deu metade do valor e financiou a outra metade, ok ?
Pagou o financiamento de R$ 400.000,00 em seis anos.
Como não me falou os juros que contratou, então vou fazer algumas presunções com base na taxa média de mercado de 7% ao ano e aí vou incluir, as despesas financeiras.
Logo, ao cabo de 6 anos, considerando os juros compostos de seu financiamento, você deve ter pago só de juros e encargos financeiros algo em torno de R$ 170.000,00 a R$ 200.000,00 para o banco, fora o valor principal.
Essa foi a sua despesas.
Agora vamos ao quadro que lhe falei.
Ao invés de logo financiar para ter o imóvel, você aluga um imóvel equivalente por pelo menos R$ 2.000,00, supondo que a parcela que pactou foi de R$ 3.500,00 a R$ 4.000,00 para 30 anos.
Sobra uns R$ 2.000,00, ok ?
Ao cabo de 6 anos, só com a diferença da parcela do financiamento e o aluguel que teria como despesas, pagaria R$ 144.000,00 em aluguel.
Contudo, como neste caso você deixaria os R$ 400.000,00 que daria de entrada numa aplicação em renda variável que lhe desse ao ano pelo menos 7% (cenário pior), este montante ao fim de 6 anos se tornaria aproximadamente R$ 700.000,00.
Agora se considerar que ao cabo de 6 anos, aplicaria os R$ 2.000,00 mensais (diferença entre o aluguel e a parcela do financiamento), você teria o valor principal de R$ 144.000,00, mas obviamente teria juros da aplicação variável, o que poderia este valor efetivo de R$ 250.000,00.
Pronto. Veja que teria ao fim de 6 anos, quase R$ 950.000,00 e poderia comprar fácil um imóvel similar ou até superior, se conseguir negociar.
Agora, aqui estou lhe falando de cálculos bem grotescos, sem ver o números que você tem.
Como disse, eu fiz isso, mas fiz em 10 anos e comprei um imóvel melhor que eu financiaria e ainda fiz a reforma nele tranquilo, sem me enforcar em financiamento.

AMBOS os modelos, você tem despesas.
A diferença é que um você paga aluguel e outro para juros bancários.
O X é saber se consegue administrar um bom aluguel e aplicar em portifólios de renda variável para superar o financiamento.
É disso que estou falando.

O problema desse malabarismo de investimento coach é que não se encaixa na vida real, um imóvel de 800 mil o aluguel é na faixa de R$ 4500 e não 2 mil, o valor da parcela para financiar 400 mil fica na faixa de R$ 3500 e vai decrescendo, o aluguel vai aumentando de 15 a 18% ao ano dependendo do local (aqui em Floripa foi 18%).

Essa é a falha desses cálculos de coach, no cálculo "mágico" o aluguel nunca sobe, o imóvel não valoriza, a parcela não vai diminuindo e a inflação não existe.

No vídeo ali que postaram tem uma calculadora que ajuda a mostrar bem isso:
Calculadora Alugar x Financiar Investidor Sardinha (r7.com)
 
Ultima Edição:

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.761
Reações
79.968
Pontos
1.839
O problema desse malabarismo de investimento coach é que não se encaixa na vida real, um imóvel de 800 mil o aluguel é na faixa de R$ 4500 e não 2 mil, o valor da parcela para financiar 400 mil fica na faixa de R$ 3500 e vai decrescendo, o aluguel vai aumentando de 15 a 18% ao ano dependendo do local (aqui em Floria foi 18%).

Essa é a falha desses cálculos de coach, no cálculo "mágico" o aluguel nunca sobe, o imóvel não valoriza, a parcela não vai diminuindo e a inflação não existe.

No vídeo ali que postaram tem uma calculadora que ajuda a mostrar bem isso:
Calculadora Alugar x Financiar Investidor Sardinha (r7.com)

Certa, precisa e real a sua afirmação.
 
Topo Fundo