O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Vale a pena comprar um imóvel? [2022]

Você possui imóvel(is) próprio(s)?

  • Sim

    Votes: 84 68,3%
  • Não

    Votes: 39 31,7%

  • Total voters
    123

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
Não vai entender nunca, porque nunca fez.
Simples assim.
Quem não sabe investir no mercado financeiro vai pensar assim mesmo e vai ficar focado no mais fácil e no mais caro.
A não ser que queira entrar nesses programas de casas populares em que os juros são muito baixos e talvez possa até valer a pena.
Além disso, o que estes "influenciadores" mostram hoje, não é nenhum mistério e não é nem a invenção da "roda".
Pergunta se há 15 anos atrás alguém mostrava isso na internet?
Ninguém.
Nem tinha "influenciadores".
Mas como o outro canal aí mostra ... faz quem quer, acredita quem quer ... cada um faz o que acha "bom".

Se quer incentivar o povo a gastar com produtos financeiros, ótimo. É bom para banqueiro e é bom para quem tem ações de grandes bancos. Mais lucro e gosto disso. kkk
"É bom para banqueiro e quem tem ações de grandes bancos. Mais lucro e gosto disso".

Quem vê você falando pensa que você é o Pedro Salles, sócio majoritário do Itaú, mas você deve ser um zé que tem no máximo 100 mil na bolsa e já se acha o Warren Buffet. Enquanto você deve fazer buy and hold com 500 reais e achando que vai ficar milionário com isso, tem gente comprando 100 milhões de reais em ações das mais variadas empresas. A sua bola de neve nunca vai chegar nem perto da deles, e você vai ser eterno sardinha pra tubarão.

Você é um típico "imvestedor" da internet, que se baseia em diquinha de coach influenciador mas não conhece a governança, os resultados, a política do conselho administrativo e, muitas vezes, nem o produto da empresa que compra ação.

Fique aí achando que tá abalando vendo Nathália Arcuri ao invés de ir procurar um profissional realmente capacitado pra falar do tema.

Ah, e antes que eu esqueça: algumas páginas atrás você estava se orgulhando de FIIs e dos dividendos que eles produzem, mas saiba que o único tipo de fundo imobiliário com algum tipo de garantia é o de "tijolo", que se baseia em imóveis. Os fundos de papel são pautados em títulos em cima de outros títulos. Isso nada mais é do que o que nos EUA foi chamado de CDO sintético, que nada mais era do que um título que "apostava" em outro título que, por sua vez, baseava-se no valor de um terceiro título. O CDO sintético explodiu por volta de 2005 e foi o responsável pela crise de 2008. Sugiro que assista o filme e/ou leia o livro A Grande Aposta.

No mais, você precisa calçar as sandálias da humildade. Se você realmente manjasse o que diz manjar e/ou fosse banqueiro, não estaria aqui em fórum de joguinho, se gabando e contando vantagem.

Vende suas ações e compra um Uno Mille 1992 bota ortopédica que você ganha mais. Quem sabe você entenda mais de carros a carburador.
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
O problema desse malabarismo de investimento coach é que não se encaixa na vida real, um imóvel de 800 mil o aluguel é na faixa de R$ 4500 e não 2 mil, o valor da parcela para financiar 400 mil fica na faixa de R$ 3500 e vai decrescendo, o aluguel vai aumentando de 15 a 18% ao ano dependendo do local (aqui em Floripa foi 18%).

Essa é a falha desses cálculos de coach, no cálculo "mágico" o aluguel nunca sobe, o imóvel não valoriza, a parcela não vai diminuindo e a inflação não existe.

No vídeo ali que postaram tem uma calculadora que ajuda a mostrar bem isso:
Calculadora Alugar x Financiar Investidor Sardinha (r7.com)
O investidor sardinha é o único desses caras da internet que fala algo que presta. Lembro que uma vez vi um vídeo dele falando que, se você ganha menos de 7 mil reais LÍQUIDOS, esqueça ações, guardar dinheiro, reserva de emergência e vá procurar ganhar mais. Choveu sardinha (nível esse "manjador" aqui do tópico) falando que o cara é um FDP, que dá pra ficar rico ganhando mil reais por mês e investindo 800 e blá-blá-blá.

O povo quer escutar papinho agradável (você consegue!), daí o sucesso de Pai Rico, Pai Pobre, Gustavo Cerbasi, Natália Arcuri, e todo esse povo da autoajuda financeira. Mas pergunte pra eles se algum deles algum dia ganhou mil reais por mês.

A realidade é que mais de 99% das pessoas vai apenas sobreviver, menos de 1% vai poder desfrutar o dinheiro que ganhou. O povo não quer reconhecer isso.
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
Eu entendo: angariar um monte de “curtidor” os quais exemplos temos aqui para trazer mais curtidores para o cano deles e viver de vender groselha na internet.

O que esse bando de xarope não diz é que além de toda a conta que foi discutida aqui, que imóvel não é só investimento. É aproveitamento de vida.

O cidadão te vende na moral que você deve morar numa ratoeira durante 10 anos pra juntar uma grana que quando você for buscar o imóvel que você queria ele já dobrou de preço e você não vai comprar do mesmo jeito.

Internets é isso aí.
Perfeita análise. E sabe do pior? Esses influenciadores louvados por uma massa de incauto, da qual temos um exemplo claríssimo aqui, vendem a imagem de que você ficará rico parando de tomar café, parando de beber, de comer put*, de ir pra balada, não tendo um carro, morando de aluguel, não tendo iPhone...

Segundo eles, o problema é "o quanto se gasta" e não o "o quanto se ganha", e dá pra ficar rico ganhando um salário mínimo e investindo.

Um dos motivos deles falarem esse monte de bozta é que eles querem que a pessoa continue fudida, pra continuar consumindo os conteúdos lixos deles.

Me lembro que ganhei de um grande amigo e-book do livro "Pai Rico, Pai Pobre". Li o livro todo, foi a pior frustração literária da minha vida. Autoajuda baseada em marketing psicológico e em chantagem emocional. Sim, frases que os coaches usam como "Se você continuar bebendo, você vai falir!" ou "Se você ficar pagando financiamento, nunca terá patrimônio!" nada mais são do que mero terrorismo psicológico.

Fala aí, @O Rei Rubro. Você é de Sorocaba, né? Já foi no Pub? Nas antigas Factory, Casarão 5, Anzu e Loft?

Quantas pessoas ricas você viu lá, bebendo pra c***lho? E qual deles faliu?

Esses coaches são um bando de pilantras.
 

Harpius

Bam-bam-bam
Mensagens
2.388
Reações
1.261
Pontos
244
O problema desse malabarismo de investimento coach é que não se encaixa na vida real, um imóvel de 800 mil o aluguel é na faixa de R$ 4500 e não 2 mil, o valor da parcela para financiar 400 mil fica na faixa de R$ 3500 e vai decrescendo, o aluguel vai aumentando de 15 a 18% ao ano dependendo do local (aqui em Floripa foi 18%).

Essa é a falha desses cálculos de coach, no cálculo "mágico" o aluguel nunca sobe, o imóvel não valoriza, a parcela não vai diminuindo e a inflação não existe.

No vídeo ali que postaram tem uma calculadora que ajuda a mostrar bem isso:
Calculadora Alugar x Financiar Investidor Sardinha (r7.com)
Ha ha ha ...
15% a 18% de aluguel ?
Me explica a mágica nisso, sendo que o mercado tem muitos imóveis sobrando ?
Ninguém consegue aplicar isso para residenciais.
Só um inquilino muito passivo aceitaria um reajuste desses sem negociar.
Além disso, estes percentuais são os dois últimos anos com o IGPM explodindo e que inclusive chegou até a 25%. Nos anos anteriores os reajustes ficavam sempre abaixo de 8% a 9%, e mesmo assim, não é fácil aplicar isso com inquilinos, ainda mais bom pagadores.
Ao menos aqui em SP, capital, é muito difícil. Eu mesmo não consegui fazer isso nos meus inquilinos (pois negociavam muito) e quando tentei aplicar metade do reajuste na pandemia, perdi o inquilino 4 meses depois (por isso já me convenci que comprar imóvel para "investir" não é bom).
Além disso, na boa, a variação média de valorização de imóvel é de pelo menos 3 a 5% ao ano. E não estou nem falando de agregar acabamento de nível "premium", por que aí o cálculo é outro. Estou falando do imóvel "seco".

Eu já fiz na prática o que demonstrei. Não é nada "teórico" ou "coach", como fala.
Pra mim funcionou perfeitamente, ainda mais numa época que nem se falava isso.
Como disse, o que fiz em outro post foram cálculos "grossos" apenas para mostrar a lógica da coisa.
Quanto a redução da parcela, ela decorre do método SACRE e nesse modelo, você paga mais juros na parcelas iniciais.
A longo prazo, dentre os financiamentos, é o melhor tipo.
Para descobrir o custo efetivo do financiamento é só fazer o cálculo entre o valor principal emprestado e o valor efetivo pago para a instituição financeira, ai vai descobrir o custo que teve.
A opção apresentada é tentar reduzir a despesa financeira que teria num financiamento com um aluguel modesto de modo que ao longo do tempo fique menor que o custo de um financiamento.
Por isso escrevi que o negócio é balancear a despesa do aluguel, negociar ele todo reajuste ou até mesmo mudar para outro imóvel, quando necessário.
Até porque, tem muito imóvel aí com aluguel a 0,3% a 0,4% do valor do imóvel.
E o último ponto é investir em renda variável e ficar bem atento a isso.
Dá mais trabalho isso, mas nada que é bom vem de graça. Precisa de algum esforço.
O financiamento é mais fácil por lhe poupar disso tudo, mas tem um custo que muitas vezes é maior.

Naturalmente há situações que o financiamento pode ser mais vantajoso, como o financiamento a juros da "mamãe" que não cobra nada por emprestar din din ou dessas casas populares que o juros é lá no chão, abaixo de 5% ao ano.
A questão é estudar a melhor forma.

Agora se me disser que de repente precisa de um imóvel por caprichos pessoais ou porque de repente teve trigemeos, aí a história muda. Aí não importa qualquer performance financeiro. A decisão é baseada em sentido e não em lógica

"É bom para banqueiro e quem tem ações de grandes bancos. Mais lucro e gosto disso".

Quem vê você falando pensa que você é o Pedro Salles, sócio majoritário do Itaú, mas você deve ser um zé que tem no máximo 100 mil na bolsa e já se acha o Warren Buffet. Enquanto você deve fazer buy and hold com 500 reais e achando que vai ficar milionário com isso, tem gente comprando 100 milhões de reais em ações das mais variadas empresas. A sua bola de neve nunca vai chegar nem perto da deles, e você vai ser eterno sardinha pra tubarão.

Você é um típico "imvestedor" da internet, que se baseia em diquinha de coach influenciador mas não conhece a governança, os resultados, a política do conselho administrativo e, muitas vezes, nem o produto da empresa que compra ação.

Fique aí achando que tá abalando vendo Nathália Arcuri ao invés de ir procurar um profissional realmente capacitado pra falar do tema.

Ah, e antes que eu esqueça: algumas páginas atrás você estava se orgulhando de FIIs e dos dividendos que eles produzem, mas saiba que o único tipo de fundo imobiliário com algum tipo de garantia é o de "tijolo", que se baseia em imóveis. Os fundos de papel são pautados em títulos em cima de outros títulos. Isso nada mais é do que o que nos EUA foi chamado de CDO sintético, que nada mais era do que um título que "apostava" em outro título que, por sua vez, baseava-se no valor de um terceiro título. O CDO sintético explodiu por volta de 2005 e foi o responsável pela crise de 2008. Sugiro que assista o filme e/ou leia o livro A Grande Aposta.

No mais, você precisa calçar as sandálias da humildade. Se você realmente manjasse o que diz manjar e/ou fosse banqueiro, não estaria aqui em fórum de joguinho, se gabando e contando vantagem.

Vende suas ações e compra um Uno Mille 1992 bota ortopédica que você ganha mais. Quem sabe você entenda mais de carros a carburador.

Ui. Ha ha ha ...
Queria ser Warren Buffet. Meu sonho.
Sou apenas um pequeno investidor com meu parco din din.
E não sou buy and hold.
Já disse que meu perfil é holder.
Sou bem conservador.
Meu negócio é pegar ações para ter dividendos e de tempos e tempos, avalio a performance deles para mudar um pouco.
Só por aí já pode ver que não sou nenhum fudido em investimentos.
Não sei fazer day trade, quando mais swing trade, como alguns aí.
Quanto a FII, tenho posição em ambos, tijolo (ramo logístico) e CRI, preferencialmente Kinea.
Gosto desses papéis, assim como de ações de grandes empresas em ramos essenciais.
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
Sou apenas um pequeno investidor com meu parco din din.
E ainda acha que vai ganhar muito com o lucro dos bancos?

Já conseguiu pagar a coxinha e a coca com os dividendos?

Quanto a FII, tenho posição em ambos, tijolo (ramo logístico) e CRI, preferencialmente Kinea.
Continuo sugerindo que veja o filme A Grande Aposta. Se já viu, preste mais atenção. Também sugiro que estude a crise de 2008.

Fundo de papel não tem garantia. Se um fundo de papel ser liquidado, fale tchau pro seu seu "parco din din".
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.842
Reações
230.095
Pontos
2.529
Ha ha ha ...
15% a 18% de aluguel ?
Me explica a mágica nisso, sendo que o mercado tem muitos imóveis sobrando ?
Ninguém consegue aplicar isso para residenciais.
Só um inquilino muito passivo aceitaria um reajuste desses sem negociar.
Além disso, estes percentuais são os dois últimos anos com o IGPM explodindo e que inclusive chegou até a 25%. Nos anos anteriores os reajustes ficavam sempre abaixo de 8% a 9%, e mesmo assim, não é fácil aplicar isso com inquilinos, ainda mais bom pagadores.
Ao menos aqui em SP, capital, é muito difícil. Eu mesmo não consegui fazer isso nos meus inquilinos (pois negociavam muito) e quando tentei aplicar metade do reajuste na pandemia, perdi o inquilino 4 meses depois (por isso já me convenci que comprar imóvel para "investir" não é bom).
Além disso, na boa, a variação média de valorização de imóvel é de pelo menos 3 a 5% ao ano. E não estou nem falando de agregar acabamento de nível "premium", por que aí o cálculo é outro. Estou falando do imóvel "seco".

Eu já fiz na prática o que demonstrei. Não é nada "teórico" ou "coach", como fala.
Pra mim funcionou perfeitamente, ainda mais numa época que nem se falava isso.
Como disse, o que fiz em outro post foram cálculos "grossos" apenas para mostrar a lógica da coisa.
Quanto a redução da parcela, ela decorre do método SACRE e nesse modelo, você paga mais juros na parcelas iniciais.
A longo prazo, dentre os financiamentos, é o melhor tipo.
Para descobrir o custo efetivo do financiamento é só fazer o cálculo entre o valor principal emprestado e o valor efetivo pago para a instituição financeira, ai vai descobrir o custo que teve.
A opção apresentada é tentar reduzir a despesa financeira que teria num financiamento com um aluguel modesto de modo que ao longo do tempo fique menor que o custo de um financiamento.
Por isso escrevi que o negócio é balancear a despesa do aluguel, negociar ele todo reajuste ou até mesmo mudar para outro imóvel, quando necessário.
Até porque, tem muito imóvel aí com aluguel a 0,3% a 0,4% do valor do imóvel.
E o último ponto é investir em renda variável e ficar bem atento a isso.
Dá mais trabalho isso, mas nada que é bom vem de graça. Precisa de algum esforço.
O financiamento é mais fácil por lhe poupar disso tudo, mas tem um custo que muitas vezes é maior.

Naturalmente há situações que o financiamento pode ser mais vantajoso, como o financiamento a juros da "mamãe" que não cobra nada por emprestar din din ou dessas casas populares que o juros é lá no chão, abaixo de 5% ao ano.
A questão é estudar a melhor forma.

Agora se me disser que de repente precisa de um imóvel por caprichos pessoais ou porque de repente teve trigemeos, aí a história muda. Aí não importa qualquer performance financeiro. A decisão é baseada em sentido e não em lógica



Ui. Ha ha ha ...
Queria ser Warren Buffet. Meu sonho.
Sou apenas um pequeno investidor com meu parco din din.
E não sou buy and hold.
Já disse que meu perfil é holder.
Sou bem conservador.
Meu negócio é pegar ações para ter dividendos e de tempos e tempos, avalio a performance deles para mudar um pouco.
Só por aí já pode ver que não sou nenhum fudido em investimentos.
Não sei fazer day trade, quando mais swing trade, como alguns aí.
Quanto a FII, tenho posição em ambos, tijolo (ramo logístico) e CRI, preferencialmente Kinea.
Gosto desses papéis, assim como de ações de grandes empresas em ramos essenciais.

Alguns custos você não colocou naquela conta, tipo o aumento do aluguel e os gastos com mudança que sempre vai ter para transportar os móveis.
 


O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.736
Reações
79.807
Pontos
1.839
Perfeita análise. E sabe do pior? Esses influenciadores louvados por uma massa de incauto, da qual temos um exemplo claríssimo aqui, vendem a imagem de que você ficará rico parando de tomar café, parando de beber, de comer put*, de ir pra balada, não tendo um carro, morando de aluguel, não tendo iPhone...

Segundo eles, o problema é "o quanto se gasta" e não o "o quanto se ganha", e dá pra ficar rico ganhando um salário mínimo e investindo.

Um dos motivos deles falarem esse monte de bozta é que eles querem que a pessoa continue fudida, pra continuar consumindo os conteúdos lixos deles.

Me lembro que ganhei de um grande amigo e-book do livro "Pai Rico, Pai Pobre". Li o livro todo, foi a pior frustração literária da minha vida. Autoajuda baseada em marketing psicológico e em chantagem emocional. Sim, frases que os coaches usam como "Se você continuar bebendo, você vai falir!" ou "Se você ficar pagando financiamento, nunca terá patrimônio!" nada mais são do que mero terrorismo psicológico.

Fala aí, @O Rei Rubro. Você é de Sorocaba, né? Já foi no Pub? Nas antigas Factory, Casarão 5, Anzu e Loft?

Quantas pessoas ricas você viu lá, bebendo pra c***lho? E qual deles faliu?

Esses coaches são um bando de pilantras.

Pai rico / Pai pobre é aquele exemplo que tentam te vender que "viver" é ficar igual um passarinho comendo alpiste dentro de uma gaiola e batendo p*nh*ta para catálogo da avon para daqui 50 anos dizer que levantou X dinheiros e agora vai "viver". O viver é agora. A não ser claro, que o cidadão seja feliz morando numa ratoeira, comendo igual um mendigo e olhando para seus investimentos e pensando "nossa como sou rico, quando eu tiver 60 anos vou pegar todo esse dinheiro e vou poder pagar o melhor tratamento de cancer que existe".

E na boa mesmo...aluguel é dinheiro jogado fora. Me espanta esses gênios dos investimentos de hoje em dia ainda discutirem isso. Não tem lógica nenhuma.

Não existe razão para escolher 100% de despesa em troca de 80% despesa e 20% investimento no caso de um financiamento. A questão é ter plano de amortização e não de "não fazer" o financiamento.
 

Harpius

Bam-bam-bam
Mensagens
2.388
Reações
1.261
Pontos
244
E ainda acha que vai ganhar muito com o lucro dos bancos?

Já conseguiu pagar a coxinha e a coca com os dividendos?


Continuo sugerindo que veja o filme A Grande Aposta. Se já viu, preste mais atenção. Também sugiro que estude a crise de 2008.

Fundo de papel não tem garantia. Se um fundo de papel ser liquidado, fale tchau pro seu seu "parco din din".
Ué, eu tenho papeis de bancos.
Seja muito ou pouco, ganho dividendos e pra mim, qualquer centavo importa, mesmo que seja para pagar coxinha e a coca também, assim como um belo sanduiche de mortadela.
Quanto a fundo de papeis não ter garantia, quem disse isso ?
Tu sabe que CRI tem lastro em "tijolo", né ? A diferença que no FII de papéis a garantia é indireta e é por isso que eu escolho gestores reconhecidos.
Só não vai ter garantia se o fundo for uma farsa, tipo pirâmide, mas todos tem uma forte regulação da CVM.
Como disse, sou muito conservador. Pego FII de grandes gestores, como XP, Credit Suisse e Kinea. Tem outros menores bem tentadores, mas não vou pra estes diretamente.
Além disso, como qualquer investimento, sem dúvida tem o seu risco.
Mesmo em DI, o fundo garantidor não assegura mais do que 60 ou 70k. Se tiver mais do que isso e o banco quebrar, já era.
E você usa errado o termo "liquidado". Se ele for liquidado, vai voltar algo para o detentor da ação. O problema é ele ser liquidado de qualquer jeito e é aí que você pode perder muito ou pouco.
Mas repito, só pego FII de gestores reconhecido e também acompanho a performance deles.
Posso ser um holder, mas isso não quer dizer que de tempos em tempos eu não liquide algumas posições e parta outros tipos de FII´s ou ações.

O cara manja tanto que ele esqueceu que aluguel reajusta pelo IGPM, 17% em 2021.

Ah sim ... esqueci, né ?
Leia de novo meus posts ... já tratei disso e esclareci .
Esses reajustes você tenta compensar com negociações do aluguel e com o próprio reajustes salarial que a pessoa tem.
Por isso repito, precisa balancear de tempos em tempos a despesa com aluguéis.
Não estou aqui pirando na batatinha afirmando que a opção que coloquei é sempre a melhor.
Já dei as situações excepcionais.
Se pegar uma "monga" que aluga um imóvel luxuoso e ao longo de anos aceita passivamente reajustes do aluguel com o índice cheio sem ao menos negociar, e investe em poupança, então esquece.
O cara não está interessado em "poupar". O produto indicado é financiamento e ponto final.

Como expliquei, balancear a despesa de aluguel e fazer uma gestão razoável em investimentos é o trabalho que vai ter. Se não quer isso, vai para financiamento e o custo são os encargos financeiros.

Pai rico / Pai pobre é aquele exemplo que tentam te vender que "viver" é ficar igual um passarinho comendo alpiste dentro de uma gaiola e batendo p*nh*ta para catálogo da avon para daqui 50 anos dizer que levantou X dinheiros e agora vai "viver". O viver é agora. A não ser claro, que o cidadão seja feliz morando numa ratoeira, comendo igual um mendigo e olhando para seus investimentos e pensando "nossa como sou rico, quando eu tiver 60 anos vou pegar todo esse dinheiro e vou poder pagar o melhor tratamento de cancer que existe".

E na boa mesmo...aluguel é dinheiro jogado fora. Me espanta esses gênios dos investimentos de hoje em dia ainda discutirem isso. Não tem lógica nenhuma.

Não existe razão para escolher 100% de despesa em troca de 80% despesa e 20% investimento no caso de um financiamento. A questão é ter plano de amortização e não de "não fazer" o financiamento.

Leu mesmo pai rico e pai pobre ?
Kkkkkkkkkkk
De novo esse lance de 80% despesa e 20% investimento ?
Meu deus ...
Financia no BB. Tem também no Bradesco, einh ?
Ações da Bradesco subindo ... só não vi se os dividendos estão bons.
Hummm ... aí é bom.
 
Ultima Edição:

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.604
Reações
33.019
Pontos
1.048
@Salsicha Rogers esse @Harpius é muita vergonha alheia. Indica pra ele o tópico do Lobos de Wallstreet onde a galera lá está achando um put* negócio investir num CDB onde o seu $$$ fica preso UM FODENDO ANO pra no final do período ter 300 merrecas de rendimento.
 

Harpius

Bam-bam-bam
Mensagens
2.388
Reações
1.261
Pontos
244
@Salsicha Rogers esse @Harpius é muita vergonha alheia. Indica pra ele o tópico do Lobos de Wallstreet onde a galera lá está achando um put* negócio investir num CDB onde o seu $$$ fica preso UM FODENDO ANO pra no final do período ter 300 merrecas de rendimento.

Kkkkkkk ... Nossa, estou com muita vergonha mesmo.
Mas pensa bem ... CDB é melhor que poupança , einh ?
Vence de você, especialmente se o CDBista pegar de um banco "pequeno", mesmo pagando IR a alíquota de 22%.
Rs rs ...
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.604
Reações
33.019
Pontos
1.048
Kkkkkkk ... Nossa, estou com muita vergonha mesmo.
Mas pensa bem ... CDB é melhor que poupança , einh ?
Vence de você, especialmente se o CDBista pegar de um banco "pequeno", mesmo pagando IR a alíquota de 22%.
Rs rs ...
Vence de mim o que? Kkkkk?
Vocês vivem de ilusões. Acham que colocar 500 reais por mês num FIIs da vida vão proporcionar vocês num futuro longínquo viverem de renda. Ledo engano.

Bolsa é o maior Scam da humanidade. Só serve pros intermediários ganharem suas comissões e pra empresas pegar dinheiro barato no mercado. Tem um ou outro investidor aí que se dá bem, mas é aquilo, em 6 bilhões de pessoas só existe um Neymar. O resto fica chupando dedo esperando o dia que nunca chega.
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
O problema desse malabarismo de investimento coach é que não se encaixa na vida real, um imóvel de 800 mil o aluguel é na faixa de R$ 4500 e não 2 mil, o valor da parcela para financiar 400 mil fica na faixa de R$ 3500 e vai decrescendo, o aluguel vai aumentando de 15 a 18% ao ano dependendo do local (aqui em Floripa foi 18%).
eu acabei de mudar de endereço, sai de um ap para uma casa
ela é avaliada em 650k, pago R$ 2.500,00 de aluguel e fechei no contrato, pra ficar sem reajuste algum por 36 meses.
 

Ultima Weapon

Lenda da internet
Mensagens
26.164
Reações
32.485
Pontos
1.629
Imóvel é um passivo caro e o financiamento te joga uma carga muito demorada nas costas. Se for o sonho da sua vida então vale a pena, como investimento a tendência é não ser atrativo, aqui onde moro é muito mais barato o aluguel do que parcela do financiamento de um imóvel, isso desconsiderando todos os custos adicionais de manutenção.

Se não for financiado é mais tranquilo.
Tínhamos como meta adquirir imóvel próprio ao final de 2022, a ideia era dar pelo menos metade do valor e parcelar o restante direto com o proprietário. Então iniciou-se juntando dinheiro por alguns anos, mantendo tudo em renda fixa enquanto isso. Porém ao final do ano passado apareceu grande oportunidade, um imóvel detonado em leilão. Reformamos e será quitado em 18 meses, mesmo com as parcelas corrigidas pelo incc valeu muito a pena, hoje seria possível (não seria na verdade né, não tá quitado ainda) vender por mais do que o dobro do que será gasto até o final e a valorização dos imóveis na região supera a inflação.

Tem que ficar de olho na possibilidade de um novo tipo de financiamento habitacional, dependendo de quem ganhar as eleições pode sair um novo "Minha casa, minha vida" e abrir margem pra bons negócios. Muita gente que não tinha direito comprou, de forma ilícita diga-se de passagem, a posse de imóveis financiados neste programa, aqui no Brasil é fácil pois dá pra fazer só um contrato de gaveta e "tudo bem".
 

Harpius

Bam-bam-bam
Mensagens
2.388
Reações
1.261
Pontos
244
@Harpius sabe no que eu invisto? Em porra nenhuma. Já estou velho, já construí o que eu tinha que construir, não vou deixar herdeiros no mundo, que se foda, quero jogar meus jogos, comer boceta, beber cerveja e curtir a vida.
Ué, que bom cara.
Na boa, não sei a sua realidade, assim como não sabe a minha.
Investimento é algo pessoal, como já cansei de dizer.

Também gosto de curtir a vida ... viajar, beber um bom whisky, jogar papo fora, etc.
Só jogar que não consigo mais, muito diferente do meu eu quando comecei neste Fórum, quando não era "coroa". Kkkkkkkkkkk ...

eu acabei de mudar de endereço, sai de um ap para uma casa
ela é avaliada em 650k, pago R$ 2.500,00 de aluguel e fechei no contrato, pra ficar sem reajuste algum por 36 meses.

Bela negociação.
Menos de 0,5% do valor do imóvel e o valor estável por 36 meses.

Imóvel é um passivo caro e o financiamento te joga uma carga muito demorada nas costas. Se for o sonho da sua vida então tudo vale a pena, como investimento de forma alguma.

Se não for financiado é mais tranquilo.
Tínhamos como meta adquirir imóvel próprio ao final de 2022, a ideia era dar pelo menos metade do valor e parcelar o restante direto com o proprietário. Então iniciou-se juntando dinheiro por alguns anos, mantendo tudo em renda fixa enquanto isso. Porém ao final do ano passado apareceu grande oportunidade, um imóvel detonado em leilão. Reformamos e será quitado em 18 meses, mesmo com as parcelas corrigidas pelo incc valeu muito a pena, hoje seria possível (não seria na verdade né, não tá quitado ainda) vender por mais do que o dobro do que será gasto até o final e a valorização dos imóveis na região supera a inflação.

Tem que ficar de olho na possibilidade de um novo tipo de financiamento habitacional, dependendo de quem ganhar as eleições pode sair um novo "Minha casa, minha vida" e abrir margem pra bons negócios. Muita gente que não tinha direito comprou, de forma ilícita diga-se de passagem, a posse de imóveis financiados neste programa, aqui no Brasil é fácil pois dá pra fazer só um contrato de gaveta e "tudo bem".

Imóvel de leilão é muito bom se acertar.
Aí sim, se financiar isso pode valer muito a pena, já que se comprar pelo lance certo, compensa o custo com o financiamento.
Conseguiu assumir a posse sem ação ou precisou despejar ?
O ruim disso é ter que brigar com quem está lá.
As vezes dá dó ... mas faz parte.
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
ela é avaliada em 650k, pago R$ 2.500,00 de aluguel e fechei no contrato, pra ficar sem reajuste algum por 36 meses.
Se o cara passar por uma dificuldade financeira MUITO grande e reajustar seu aluguel, ele pode reajustar e essa cláusula vai cair na justiça fácil, fácil.
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
Imóvel é um passivo caro e o financiamento te joga uma carga muito demorada nas costas. Se for o sonho da sua vida então tudo vale a pena, como investimento de forma alguma.

Se não for financiado é mais tranquilo.
Tínhamos como meta adquirir imóvel próprio ao final de 2022, a ideia era dar pelo menos metade do valor e parcelar o restante direto com o proprietário. Então iniciou-se juntando dinheiro por alguns anos, mantendo tudo em renda fixa enquanto isso. Porém ao final do ano passado apareceu grande oportunidade, um imóvel detonado em leilão. Reformamos e será quitado em 18 meses, mesmo com as parcelas corrigidas pelo incc valeu muito a pena, hoje seria possível (não seria na verdade né, não tá quitado ainda) vender por mais do que o dobro do que será gasto até o final e a valorização dos imóveis na região supera a inflação.

Tem que ficar de olho na possibilidade de um novo tipo de financiamento habitacional, dependendo de quem ganhar as eleições pode sair um novo "Minha casa, minha vida" e abrir margem pra bons negócios. Muita gente que não tinha direito comprou, de forma ilícita diga-se de passagem, a posse de imóveis financiados neste programa, aqui no Brasil é fácil pois dá pra fazer só um contrato de gaveta e "tudo bem".
Uma pergunta de leigo, imóvel de leilão pode ser financiado em qualquer linha de crédito?
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
Quanto a fundo de papeis não ter garantia, quem disse isso ?
Tu sabe que CRI tem lastro em "tijolo", né ? A diferença que no FII de papéis a garantia é indireta e é por isso que eu escolho gestores reconhecidos.
Você leu o que eu escrevi?

Leia de novo:

Os fundos de papel são pautados em títulos em cima de outros títulos. Isso nada mais é do que o que nos EUA foi chamado de CDO sintético, que nada mais era do que um título que "apostava" em outro título que, por sua vez, baseava-se no valor de um terceiro título. O CDO sintético explodiu por volta de 2005 e foi o responsável pela crise de 2008. Sugiro que assista o filme e/ou leia o livro A Grande Aposta.

Suponhamos que o FII de papel é o título A.

Ele é baseado no valor do título B.

Este, por sua vez, assegura o valor do título C.

O título C é garante o valor do título D.

E por aí vai até você chegar no título XYZ.

Se o profissional que te ajuda no tema não te explicou isso, sinto muito, mas acredito que você está sendo ludibriado.
 

Harpius

Bam-bam-bam
Mensagens
2.388
Reações
1.261
Pontos
244
Se o cara passar por uma dificuldade financeira MUITO grande e reajustar seu aluguel, ele pode reajustar e essa cláusula vai cair na justiça fácil, fácil.

Poxa, falou besteira, einh ?
Explica como é que um cara que assina um contrato por livre espontanea vontade, dispõe sobre um direito que nem é inalienável, pode reverter isso na justiça, ainda mais na posição de locador ?
Olha, gostaria de ver um precedente que apoia isso que acabou de afirmar.
:kops

Você leu o que eu escrevi?

Leia de novo:



Suponhamos que o FII de papel é o título A.

Ele é baseado no valor do título B.

Este, por sua vez, assegura o valor do título C.

O título C é garante o valor do título D.

E por aí vai até você chegar no título XYZ.

Se o profissional que te ajuda no tema não te explicou isso, sinto muito, mas acredito que você está sendo ludibriado.

Poxa, rapaz.
Você viu os gestores que citei ?
Vai lá e olha o portifólio deles.
Não viaja na maionese, com todo respeito.
Só ver o tipo de papeis que estas instituições compram.
Vai ver que lá não é o tal subprime, se é isso que quer dizer.
São CRI de tijolo, caramba.
Ou você fala sem ver o portifólio ?

Para sua informação, eu leio o portifólio de tudo que invisto e inclusive, analiso as DRE.
Mesmo num FII de tijolo, se não avaliar o portifólio, pode cair em roubadas, como naquele famoso FII que alugava 100% para petrobrás e aí quando a Petrobrás devolveu tudo, os cotistas foram detonados.
E olha que era um FII de tijolo, como você faz parecer como a única coisa "garantida".
Kkkk
 
Ultima Edição:

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.604
Reações
33.019
Pontos
1.048
Ué, que bom cara.
Na boa, não sei a sua realidade, assim como não sabe a minha.
Investimento é algo pessoal, como já cansei de dizer.

Também gosto de curtir a vida ... viajar, beber um bom whisky, jogar papo fora, etc.
Só jogar que não consigo mais, muito diferente do meu eu quando comecei neste Fórum, quando não era "coroa". Kkkkkkkkkkk ...



Bela negociação.
Menos de 0,5% do valor do imóvel e o valor estável por 36 meses.



Imóvel de leilão é muito bom se acertar.
Aí sim, se financiar isso pode valer muito a pena, já que se comprar pelo lance certo, compensa o custo com o financiamento.
Conseguiu assumir a posse sem ação ou precisou despejar ?
O ruim disso é ter que brigar com quem está lá.
As vezes dá dó ... mas faz parte.
Cara, pra dizer que não estou investindo em nada, eu estou construindo uma casa e um estacionamento pro caso de eu um dia bater as botas antes da patroa, ela ter um lugar barato pra viver e uma fonte de renda pequena pra se manter, pois no apartamento onde a gente mora hoje ela não consegue manter sozinha.
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
Poxa, falou besteira, einh ?
Explica como é que um cara que assina um contrato por livre espontanea vontade, dispõe sobre um direito que nem é inalienável, pode reverter isso na justiça, ainda mais na posição de locador ?
Olha, gostaria de ver um precedente que apoia isso que acabou de afirmar.
:kops
Qualquer contrato fala no final que, para potenciais disputas, fica indicado o fórum da sua comarca para resolução.

Qualquer cláusula de qualquer contrato pode ser revista na justiça.
 

Ultima Weapon

Lenda da internet
Mensagens
26.164
Reações
32.485
Pontos
1.629
Uma pergunta de leigo, imóvel de leilão pode ser financiado em qualquer linha de crédito?
Não necessariamente, quem define é o vendedor e tem que conferir antes de dar o lance. Se for de um banco fica mais fácil porque dá pra financiar direto com eles e é mais rápido pois já conhecem a condição do imóvel, não precisando já ter crédito aprovado. Se procurar em sites dos leiloeiros verá que tem de tudo e estão mais flexíveis.

No meu caso era imóvel da prefeitura e parcelei direto com eles, de acordo com as regras do edital.
 

Harpius

Bam-bam-bam
Mensagens
2.388
Reações
1.261
Pontos
244
Cara, pra dizer que não estou investindo em nada, eu estou construindo uma casa e um estacionamento pro caso de eu um dia bater as botas antes da patroa, ela ter um lugar barato pra viver e uma fonte de renda pequena pra se manter, pois no apartamento onde a gente mora hoje ela não consegue manter sozinha.
Mas aí é diferente ...
Se constroi casa para revender ou usa para explorar uma atividade, aí é outros quinhentos.
Tenho amigos que compra terremos, constroem casas menores, regulariza e os revendem.
E ganham muito bem, mas aí tem quer um tato com imóveis, coisa que já não é meu perfil.


Qualquer contrato fala no final que, para potenciais disputas, fica indicado o fórum da sua comarca para resolução.

Qualquer cláusula de qualquer contrato pode ser revista na justiça.
Bem, papel aceita qualquer coisa, né ?
Se é isso que quer dizer ...
O que você cita é cláusula de eleição de foro, o que sem dúvida alguma NÃO lhe dá o direito de descaracterizar uma cláusula de NÃO REAJUSTE.
Essa cláusula só fala o foro de competência e mesmo assim, é uma cláusula que seria inútil no caso de contrato de locação, já que a Lei elege foro específico para estes casos como sendo do imóvel.
A questão é , repito, qual precedente apóia isso aí que você afirma ?
Nem tem rapaz ... Pra mim, locador entrar com uma ação para desconstituir a própria cláusula que o cara abriu mão seria até má-fé e o cara tomaria uma bela multa de litigância por má-fé.
Ainda quero viver o dia que um inquilino consegue impor um contrato de locação para um locador.
Aí sim seria fato inédito. Rs rs ...
 

Ultima Weapon

Lenda da internet
Mensagens
26.164
Reações
32.485
Pontos
1.629
Imóvel de leilão é muito bom se acertar.
Aí sim, se financiar isso pode valer muito a pena, já que se comprar pelo lance certo, compensa o custo com o financiamento.
Conseguiu assumir a posse sem ação ou precisou despejar ?
O ruim disso é ter que brigar com quem está lá.
As vezes dá dó ... mas faz parte.
Era uma escola infantil que foi interditada pelos bombeiros há alguns anos. Dizem os vizinhos que invadiram algumas vezes, nesse meio tempo levaram toda a fiação elétrica e depois a própria prefeitura interditou pregando madeiras nas aberturas. Então felizmente um possível despejo não era considerado.
O lance foi no nosso limite pra dar de entrada e garantir que honrássemos as 18 parcelas posteriores, vencemos por R$1100 de diferença e foi aquela festa.
 

Harpius

Bam-bam-bam
Mensagens
2.388
Reações
1.261
Pontos
244
Meu aluguel ano passado foi reajustado em 23,4%.

Esse ano prevejo algo em torno de 33%. :kduvida




O livro do Pai Rico ao menos te leva a sair um pouco do pensamento consumista e ter um pensamento mais de investidor.

Não serve como manual de investimento, exemplo ou coisa do tipo, mas é o tipo de livro que eu acho que serve como virada de chave. Eu indicaria para quem está em uma situação de endividamento.

Falo isso por experiência, li ele anos atrás, logo quando casei e já sentia algumas dificuldades financeiras iniciais, porque eu e minha esposa éramos jovens, sem muita noção, havia um certo descontrole e tínhamos algumas dívidas do casamento.

Rapaz, só lhe falo uma coisa.
Não aceita isso não.
Negocia e se não der, procurem outro imóvel, pois vai encontrar outras opções mais viáveis.
É até estranho eu falar isso para você, sendo que eu loco meus imóveis. kkkkkkk

Mas se eu fosse você, negociaria e ainda faria um aditivo para mudar o índice para o IPCA.
Se optar por ir a um novo imóvel, já propõe o índice de reajuste pelo IPCA.
Na boa, hoje ninguém fecha contrato pelo IGPM, justamente por esse percentual maluco aí dos últimos anos.

Esse seu locador está fora da curva.
A não ser que more numa cidade que tenha poucos imóveis para alugar. Aí realmente pode dar uma dessas aí.
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
e eu posso procurar outro lugar para alugar, fácil, fácil.

quem cria raiz é arvore.
O Brasil está numa bolha imobiliária do c@r@lho. Isso começou desde o começo da década de 2010, quando o "crédito fácil" do governo à época explodiu a demanda por imóveis e eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as olimpíadas de 2016 fizeram o mercado encarecer mais ainda. A procura por algueis disparou (principalmente após a pandemia), o preço dos alugueis encareceu e os locadores estão socando cláusulas a seu bel-prazer porque sabe que os locatários estão aceitando. Esse é o ponto.

É tipo a Volkswagen, que vende carroças aqui porque sabe que brasileiro otário compra.
 

Hitmanbadass

You can't handle the truth!
VIP
Mensagens
23.891
Reações
52.161
Pontos
1.564
Vende esse tópico, eu percebo como aluguel aqui onde moro é alto pra porra.

Um imóvel de 800k custa de ALUGUEL 4000 no mínimo e ainda tem condomínio.

Se for para morar "pior" localizado tem opção mas ao custo de tempo e dinheiro para outras coisas que aqui são mais fáceis.

Em nenhum cenário eu acho mais vantajoso alguém, aqui onde moro, alugar. E olha que eu aluguei por 3 anos e pouco.
 

Harpius

Bam-bam-bam
Mensagens
2.388
Reações
1.261
Pontos
244
Vende esse tópico, eu percebo como aluguel aqui onde moro é alto pra porra.

Um imóvel de 800k custa de ALUGUEL 4000 no mínimo e ainda tem condomínio.

Se for para morar "pior" localizado tem opção mas ao custo de tempo e dinheiro para outras coisas que aqui são mais fáceis.

Em nenhum cenário eu acho mais vantajoso alguém, aqui onde moro, alugar. E olha que eu aluguei por 3 anos e pouco.
Se estiver aqui na capital SP em algum bairro bom, esse aluguel está na média 0,5% do valor do imóvel.
Mas dá para negociar um "chorinho", ao menos baixar pelo menos até R$ 500,00.
O lance é apenas ver como sua locação está indexada. Se for contrato indexado pelo IPCA, está razoável. Mas se está pelo IGPM, negocia para mudar isso antes do locador reajustar.
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
O Brasil está numa bolha imobiliária do c@r@lho. Isso começou desde o começo da década de 2010, quando o "crédito fácil" do governo à época explodiu a demanda por imóveis e eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as olimpíadas de 2016 fizeram o mercado encarecer mais ainda. A procura por algueis disparou (principalmente após a pandemia), o preço dos alugueis encareceu e os locadores estão socando cláusulas a seu bel-prazer porque sabe que os locatários estão aceitando. Esse é o ponto.

É tipo a Volkswagen, que vende carroças aqui porque sabe que brasileiro otário compra.

Brasil tem mais de 5.500 cidades, ingenuidade sua achar que todas vão seguir um padrão quando o assunto é aluguel.

e sobre VW, não vamos desvirtuar o tópico, tenho 2 em casa e sou conhecido na pasta carros com uns dos mais VW lover deste forum.
 
Topo Fundo