O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Vale a pena cursar estatística?

Kelsier

Habitué da casa
Mensagens
66
Reações
151
Pontos
93
Então pessoal o que acham do curso de estatística? tem boas perspectivas no futuro?

Um amigo meu começou a fazer estatística na unicamp esse ano, e fala mil maravilhas do curso, que os salários são muito bons, empregabilidade, versatilidade etc.... até chego a suspeitar.
 

Haagenti

Lenda da internet
Mensagens
39.360
Reações
51.535
Pontos
1.712
É complicado pra cacete.
Mas o mercado tá com um buraco abissal nessa área, toda galera que conheço que está mexendo com manipulação de dados tá sendo/já foi sugada pra fora do país.
 

leoaires

Bam-bam-bam
Mensagens
1.289
Reações
2.601
Pontos
299
Sim, é uma área que estão faltando muitos profissionais capacitados.
Uma amiga minha fez e disse que o curso é difícil no início, mas a partir do momento que você domina, são mil maravilhas..
 

maquinarama

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.226
Reações
22.539
Pontos
1.324
como vale, se depois fizer uma pós em Big data e tiver inglês fluente, só vai ganhar pouco se não correr atrás ou tiver bastante azar mesmo kk

O bom caminho é realmente convergir uma pós imediatamente após o curso em big data.
 


Bloodstained

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.629
Reações
106.693
Pontos
1.003
Estatisticamente falando, acho que vale a pena procurar estatísticas que comprovem a viabilidade de se fazer o curso de estatística. :kzonzo
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Eu fiz um ano de estatística. Na época, em 2006, eu fui atraído pelos meus amigos que eram formados na área e que recebiam um salário considerável para trabalhar 4 horas por dia. Mas o curso definitivamente não era para mim. Abandonei e não me arrependo.

Agora, colegas que entraram comigo no curso fizeram exatamente o que os companheiros de fórum acima falaram: se focaram em big data/análise de dados e estão trabalhando na gringa recebendo muito bem pra isso. Um amigo meu, inclusive, está trabalhando em um banco nos EUA e recebendo na casa dos seis dígitos anuais.

Infelizmente no geral eu não sei como está a área, lembro que na época que abandonei o curso o pessoal de Estatística estava meio mordido que mesmo com uma falta gritante de profissionais estatísticos no mercado a maior parte das empresas estava contratando matemáticos/matemáticos industriais no lugar de estatísticos.
 

Cyber King

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.512
Reações
18.197
Pontos
1.199
Minha sala inteira se formou em Administração sem aprender essa matéria.
Troço complicado e chato.
Professor aliviou geral.
 

Kelsier

Habitué da casa
Mensagens
66
Reações
151
Pontos
93
Eu comecei a dar uma olhada nos conceitos iniciais aprendidos no curso superior de estatística e acabei passando a tarde toda estudando, achei que é um conteúdo muito prazeroso de estudar. Não vi toda essa dificuldade que o pessoa fala, tem alguns conceitos que são bem contra-intuitivos mas nada muito mais complicado que calculo/geometria analítica.

Algum de vocês saberia me informar quais as diferença no mercado de trabalho entre um estatístico e um matemático aplicado?
 

Guastinha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.502
Reações
11.535
Pontos
1.439
Estou mexendo com BI e a estatística para mim é muito atraente neste momento, mas não penso em começar uma graduação do zero.

Sei que o curso é muito dificil também. Tem pouco neguin no mercado, porque o curso forma pouca gente mesmo.

Por enquanto, estou comendo pelas beiradas, pretendo dominar primeiro a parte técnica para depois, se der conta, investir na parte mais pesada.

Entre estatística e BD, pendo mais pelo BD, até porque já tenho formação na area. Mas aí, continuo na parte técnica da parada.

Acho que vale, mas esteja preparado para estudar, eu por exemplo, ainda não estou, estou só "flertando"
 

Atlante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.371
Reações
15.816
Pontos
503
Minha sala inteira se formou em Administração sem aprender essa matéria.
Troço complicado e chato.
Professor aliviou geral.
Administrador nem é gente mesmo.

Ah, eu reprovei em Estatística no curso de ADM também.
 

soap

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.091
Reações
27.997
Pontos
1.044
Até eu se tivesse fazendo facul na Unicamp só ia falar mil maravilhas, se vou meter o pau é melhor sair do curso e procurar outro e quanto a estatística.........:knojo
 

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.001
Reações
63.781
Pontos
554
Lição prática de estatística:

1. 100% dos consumidores de pão acabam MORTOS.

2. 98,3% dos presidiários que cumprem pena por crimes violentos, são usuários de pão.

3. 85,2% de todos os alunos do ensino médio que obtém resultados insatisfatórios nas provas, consomem pão diariamente.

4. No século XVIII, quando todo o pão era preparado nas próprias residências, a expectativa de vida média era de menos de 50 anos. As taxas de mortalidade infantil eram absurdamente elevadas, muitas mulheres morreram no parto e doenças tais como a febres, tifóide, amarela, e surtos de gripe dizimaram cidades inteiras.

5. 92,7% dos crimes violentos são cometidos dentro de 24 horas depois da ingestão de pão.

6. O pão é feito basicamente de farinha de trigo. Está provado que menos de 500 gramas de farinha de trigo são suficientes para sufocar um rato. O indivíduo médio, que consome em média dois pães de cinqüenta gramas por dia, terá ingerido no final do mês farinha suficiente para ter matado seis ratos.

7. Sociedades tribais primitivas que não fazem uso do pão, apresentam baixa incidência, de câncer, do Mal de Alzheimer, de Parkinson e da osteoporose.

8. Está provado estatística e cientificamente que o uso do pão, causa dependência física e mental. Pesquisa feita em voluntários, revelou que 99,8% daqueles que foram submetidos a uma dieta forçada somente à base de água, imploraram por pão, em três dias ou menos.

9. O pão é um alimento freqüentemente utilizado em conjunto com outros alimentos pesados e prejudiciais à saúde, tais como a manteiga, queijo, geléia e aos embutidos ricos em gorduras e colesterol.

10. Testes científicos comprovaram que o pão absorve a água. Partindo do princípio que o mais 90 % corpo humano é água, todo aquele que ingere pão, corre o risco de sofrer desidratação grave.

11. O pão é assado em fornos cujas temperaturas são mantidas acima de 200º Celsius. Essa temperatura pode matar um indivíduo adulto em menos de um minuto.

12. 58% dos indivíduos que consomem pão, são totalmente incapazes de distinguir entre fatos científicos comprovadamente significativos e baboseiras estatísticas sem sentido e manipuladas, como essa.
 

maquinarama

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.226
Reações
22.539
Pontos
1.324
Estou mexendo com BI e a estatística para mim é muito atraente neste momento, mas não penso em começar uma graduação do zero.

Sei que o curso é muito dificil também. Tem pouco neguin no mercado, porque o curso forma pouca gente mesmo.

Por enquanto, estou comendo pelas beiradas, pretendo dominar primeiro a parte técnica para depois, se der conta, investir na parte mais pesada.

Entre estatística e BD, pendo mais pelo BD, até porque já tenho formação na area. Mas aí, continuo na parte técnica da parada.

Acho que vale, mas esteja preparado para estudar, eu por exemplo, ainda não estou, estou só "flertando"

Essa parada está bombando com Data Science e Machine Learning, quem é formado e tem especialização nisso com inglês intermédiário está ganhando bem!
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.229
Reações
41.355
Pontos
1.064
Minha sala inteira se formou em Administração sem aprender essa matéria.
Troço complicado e chato.
Professor aliviou geral.

Saporra deixei pro último período, matéria chata + professor chato, aí vem o desgosto.

:coolface
 

Math Dealer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.521
Reações
4.988
Pontos
819
Vale, especialmente se você for pra campos mais aplicados e que se mesclam com computação e ficar sempre atualizado na moda do momento. O negócio atual é deep learning e machine learning que dá dando dinheiro pra quem manja (não MUITO dinheiro mas mais que o usual, dá pra viver bem). Um amigo meu não é formado em estatística mas é físico que fez pôs em mecânica estatística aplicada a redes neurais, essencialmente ele estudou física da matéria com muita estatística no meio e toda a lógica e matemática por trás se aplica a coisas que tem a ver com IA, e hoje ta trabalhando numa empresa fazendo uns lances de inteligência artificial que involve machine e deep learning e ganhando bem.
Dá pra pegar caminhos parecidos estudando puramente estatística. Mas claro isso é longe de ser fácil, tem muita matemática e programação no meio, tem que ter espirito.
 
Ultima Edição:

Guastinha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.502
Reações
11.535
Pontos
1.439
Essa parada está bombando com Data Science e Machine Learning, quem é formado e tem especialização nisso com inglês intermédiário está ganhando bem!

Estou começando a aprender data science, sei um pouco de python, agora estou aprendendo o Qlikview e quero aprender R

Depois que dominar um pouco essas ferramentas, vou aprender estatística. Mas por enquanto, estou só estudando...
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.880
Reações
27.885
Pontos
1.444
É uma boa área. Se vc curte, vai fundo.
Estatística básica é fácil e vc vê em outros cursos, mas acredito que vai ter bastante coisa complexa, como cálculo (matéria também comum em engenharias). É puxadinho... mas acho que vale sim a pena.
 

Wastelander

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.859
Reações
21.140
Pontos
1.434
Então pessoal o que acham do curso de estatística? tem boas perspectivas no futuro?

Um amigo meu começou a fazer estatística na unicamp esse ano, e fala mil maravilhas do curso, que os salários são muito bons, empregabilidade, versatilidade etc.... até chego a suspeitar.
Vale.

Se puder, faça um curso qualquer de algoritmo* / programação* (pode até ser esses online da Udemy/Alura mesmo), pq todo mundo que conheço que trampa com estatística sofre um bocado na hora de 'parametrizar' problemas no MatLab / R da vida.

Recomendo ter um notebook razoável para não depender das máquinas de laboratório tb, pq pelo menos na faculdade que fiz, eram pequenas carroças que mais atrapalhavam do que ajudavam.

* Fiz computação e dei muita 'aula particular/de reforço' pro pessoal da estatística, por isso recomendo fazer uns cursos de programação pra saber o básico... e não, não fiz estatística.
 
Topo Fundo