O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Vale a pena estudar para concursos?

Shikamaru Nara

Bam-bam-bam
Mensagens
4.234
Reações
10.798
Pontos
453
Vale a pena estudar para concursos?
Os concursos públicos devem diminuir nos próximos anos, mas eles seguem sendo um bom plano e continuarão abrindo vagas
7 de setembro de 2019

Os concursos públicos são assunto há anos e causam polêmica na polarização atual que o Brasil enfrenta. O gasto com os concursos e os benefícios dados a servidores públicos são vistos como exagerados para alguns, enquanto outros ponderam a necessidade de ter bons profissionais na máquina pública e que isso vem com um preço.
O ministro da economia, Paulo Guedes, já se manifestou publicamente como sendo favorável ao enxugamento dos gastos nesse sentido. E o Decreto N. 9.739/2019 foi nessa linha, aumentando os requerimentos para abrir um concurso, tendo que dar espaço primeiro para remanejamentos e a terceirização de serviços.
XIMzXOdXACZd4ZNnlPsodtRZ2oY49AS91rK9crSFCNaqoS_iCiFhqCTqygBn__r4N7uVllfs7r5ursFO7bGIoUMUpbJkUbm4_SpdMMpT7M7nWYOpOGXYhMoCyt7tKNtpYuYxk6NOhbL4FWAPLQ

Dito tudo isso, os concursos não vão acabar do dia para a noite, apesar que uma diminuição grande seja esperada. Por isso quem está se preparando e checando se tem concursos abertos pode ficar mais tranquilo.]


A dúvida é: até quando?
Essas decisões não são eternas
As decisões políticas sempre precisam de contexto para serem melhor explicadas. Em tempos de economia recuperando-se de uma grave crise, o governo atual e anterior procuraram formas de cortar gastos. Além de pensar em privatizações, cortar em salários e benefícios também foram contemplados.
Esse é o contexto atual. Em um cenário mais positivo para as contas brasileiras a tendência é voltar a contratar profissionais, já que mesmo que sejam privatizadas várias empresas, ainda vão ser necessários concursados em diversas áreas do governo e a máquina pública.
O próprio Ministro Paulo Guedes admitiu isso ao afirmar que 40% dos funcionários devem se aposentar nos próximos anos. Por mais que o remanejamento e a terceirização sejam adotados, ainda é preciso fazer concursos para compensar essa saída em massa.
Os concursos estão parados?
A resposta é não. Devido a esse momento e as declarações de Guedes e outros nomes do Governo, um pequeno pânico foi espalhado mas que precisa ser esclarecido: os concursos vão continuar e ainda são necessários.
Recentemente publicamos sobre 70 concursos que pagam mais de R$5 mil por mês em diversas prefeituras, na Aeronáutica, Universidade de São Paulo e mais. Para vagas que são urgentes e não há tanta disputa, já que existe uma grande especificidade sobre o pedido, a tendência é que os concursos continuem suprindo essa demanda.
Ministérios e outros setores do governo que precisam de renovação e estão defasados de pessoal também continuarão com a mesma necessidade. O Instituto Rio Branco, ligado ao Ministério das Relações Exteriores, abriu o edital em julho e a prova será no dia 8 de setembro. São 20 vagas com salário inicial próximo de R$20 mil.
Vale a pena estudar para concursos?
Todo esse momento de mudanças pode deixar alguns concurseiros um pouco inseguros, já que é necessário um investimento de tempo e dinheiro – seja com cursinho, material – para passar em um concurso.
[elementor-template id="121622"]
Portanto fazer-se a pergunta se estudar para concursos vale a pena é natural neste cenário. A resposta, como sempre, é depende. O número de concursos deve mesmo diminuir no curto prazo, portanto se você vê esse pulo para o serviço público como urgente, mas não há edital a vista, é preciso pensar em plano B.
Agora caso você possa ter um pouco mais de calma para estudar e se preparar e dá para disputar vários concursos em posições e até cidades ou estados diferentes, ainda pode valer a pena.
O serviço público tem vários pontos positivos, como estabilidade, salários competitivos, benefícios que podem não ser encontrados no mercado. Caso tudo isso te atraia, é interessante ficar esperto nos editais que surgem na sua área e começar a se preparar. Os concursos públicos vão dar uma diminuída, mas não acabaram.




__

O sonho do brasileiro médio está acabando de fato ou é apenas uma marolinha? dissertem....
 

Gattuso

Lenda da internet
VIP
Mensagens
24.821
Reações
21.187
Pontos
1.719
Eu acho que a tendência vai ser diminuir mais e ficar mais difícil.

Se você já está estudando, segue em frente, mas se você ainda pretende começar a estudar, talvez seja melhor ver se é isso que realmente você quer, se é um sonho seu, ou apenas estabilidade financeira que você procura.
 


Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
Ainda vale comparando o custo benefício dos altos cargos públicos, lógico que precisará focar horas de estudo em assuntos não tão legais( um auditor fiscal precisa estudar contabilidade avançada junto de português com regras de nota de rodapé) e, literalmente, dedicar a sua vida profissional para atingir esse objetivo. Por isso é bom entrar nesse mundo com um bom psicólogo e estrutura do ambiente propício, pois desistir é no instante.

Isso tudo que falei foi para os grandes cargos superiores: juiz; auditor fiscal; delegado( esse pode nem ter mais concurso, sendo carreira única as polícias); promotor; procurador; diplomata; PF; PRF e outros cargos com remuneração elevada( dez mil para cima). Agora para cargos com menor remuneração, a tendência será automatizar o sistema e simplesmente acabar os mesmos. Policial pode ainda valer a pena caso vire carreira única.

Caso a pessoa tenha alguém bancando e queira ter um cargo de remuneração alta, ainda vale. A questão é que essa realidade se tornou uma fantasia para a maioria do país e bancar uma pessoa somente focado pors concurso só poucos conseguem( custo de cursinho bom, viagens, hospedagem, bancar a pessoa).

Agora isso vai causar um impacto gigantesco no direito, já que 90% das pessoas formadas fizeram a graduação pelos concursos. Vamos ter, na verdade já tem, uma legião de formados sem função na sociedade. Pior que continua crescendo o número de alunos de direito no Brasil, incrível.

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.868
Reações
50.974
Pontos
1.003
Na minha opinião não vale, é muito sacrificante. A não ser que vc esteja fazendo concurso pra ganhar 6 mil pra cima
 

♈he Øne

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.576
Reações
24.052
Pontos
503
Olha, eu tô vendo uma tendência bem pelo contrário. Por exemplo, trabalho terceirizado em um órgão da justiça e pelo que vejo é que a época das vacas magras já tá acabando e tá virando mais uma época de controle de gastos(Diferente de cortar gastos). Então eu acho que os concursos continuaram, mas será em uma escala menor. Só no nível federal eu vejo que os concursos serão realmente diminuídos até o último.

A máquina estatal é grande demais ainda. Vai levar anos até acabar com muitos cargos e similares.
 

Bisnaga Louca

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.593
Reações
10.467
Pontos
753
eu busco um concurso que requeira o mesmo estudo, ou menos, do que um vestibular qualquer.

isso existe?
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Pra concurso ficar estudando é uma prática meio antiquada, algo que se instaurou em nossa cultura nos últimos 10 anos e ficou até hoje.

Estudiosos apontam que o ideal para concursos não é estudar mas sim sair pra encher a cara no bar, beber até vomitar, perder a dignidade na sarjeta, descobrir que ta pegando um tr*v*c0, brincar pelado de luta de sabre de luz com o tr*v*c0, ser levado pela policia por ter feito isso em frente a uma escola as 7 da manhã e ligar para os pais pedindo um advogado pq ta na cadeia e ficar constrangido na hora de explicar pq isso aconteceu.
 

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
8.028
Reações
5.647
Pontos
1.164
Depende do concurso, normalmente as vagas ja estão preenchidas, aqui na minha cidade teve concurso pra dentista, mas os dentista que ja passaram no concurso anterior, de 20h semanais, hoje estao fazendo 40h semanais, nao deixando vaga pra quem passou no concurso atual, piada pronta, nem perco meu tempo.
 

Sokomo Kudemasho

Bam-bam-bam
Mensagens
4.267
Reações
8.344
Pontos
453
Não porque Gattuso.
Agora, se você for mais um que busca inchar ainda mais o serviço público,
que logicamente é bancado pelo setor privado, aí é questão pessoal mesmo.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.603
Reações
38.864
Pontos
2.069
Não porque Gattuso.
Agora, se você for mais um que busca inchar ainda mais o serviço público,
que logicamente é bancado pelo setor privado, aí é questão pessoal mesmo.
De certa forma o setor público também ajuda a bancar o privado. Acho que mais de 10% do PIB nacional corresponde às compras de órgãos públicos - e quem vende é o setor privado.

Então todo mundo se ajuda.

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.477
Reações
91.184
Pontos
1.503
Não vale a pena. Se o mesmo empenho for dedicado ao setor privado e sua área estiver em alta, você pode chegar mais longe em termos de carreira e renda.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.875
Reações
230.176
Pontos
2.529
Olha, eu tô vendo uma tendência bem pelo contrário. Por exemplo, trabalho terceirizado em um órgão da justiça e pelo que vejo é que a época das vacas magras já tá acabando e tá virando mais uma época de controle de gastos(Diferente de cortar gastos). Então eu acho que os concursos continuaram, mas será em uma escala menor. Só no nível federal eu vejo que os concursos serão realmente diminuídos até o último.

A máquina estatal é grande demais ainda. Vai levar anos até acabar com muitos cargos e similares.
Mas os apadrinhados e cargos fantasmas irão continuar no federal, aqueles cargos que você recebe 20 mil e paga 10 para quem te colocou

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
 

♈he Øne

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.576
Reações
24.052
Pontos
503
Mas os apadrinhados e cargos fantasmas irão continuar no federal, aqueles cargos que você recebe 20 mil e paga 10 para quem te colocou

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
Isso em todas as esferas, enquanto rolar cargo comissionado a rodo vai continuar assim. E no comentário nem quis fazer uma crítica(Até porque acho que os mais familiarizados a conhecem), e sim uma análise da situação mesmo; A máquina estatal é gigante, não tem como parar de fazer concurso de uma hora para outra isso é algo que vai levar alguns anos até realmente diminuir os concursos em grande escala.
 

Ex-peão louco

Mad Spy
VIP
Mensagens
5.825
Reações
10.945
Pontos
503
Nego tem que parar de se iludir que vai passar em concurso. Tem que ter autocrítica. "Sou inteligente?" "Tenho disciplina o suficiente?" "Vou conseguir de verdade?"

Muita gente fica dando dinheiro pra cursinho achando que na hora da prova vai magicamente chutar certo.

Só pára e pensa se vc consegue. Se achar que sim, vale a pena.
 

♈he Øne

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.576
Reações
24.052
Pontos
503
Nego tem que parar de se iludir que vai passar em concurso. Tem que ter autocrítica. "Sou inteligente?" "Tenho disciplina o suficiente?" "Vou conseguir de verdade?"

Muita gente fica dando dinheiro pra cursinho achando que na hora da prova vai magicamente chutar certo.

Só pára e pensa se vc consegue. Se achar que sim, vale a pena.
Digo mais, já estudei para concurso e para passar é simples é só lembrar das coisas. Não precisa ser inteligente só estudar as coisas o suficiente para fixar na sua cabeça. Até matemática que vem da parte mais lógica se o cara ficar fazendo questão da banca ele entende como ela funciona e nem precisa mais estressar a cabeça.
 

Caco Antibes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.820
Reações
25.275
Pontos
1.139
Claro que vale. A questão é: você tem tempo, paciência e disciplina para estudar? Principalmente assuntos que não é da sua área?

Eu sempre fui bom numa coisa da minha vida: estudar. Pelo visto ou eu vou seguir na academia, ou passar algum concurso.

O pior que pode acontecer é você adquirir conhecimento

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk

This.

Nunca mais tive problemas com conversão de binários, e outras bases depois de alguns truques que aprendi em concursos.
Coisas que eu nunca vi na faculdade e gostaria que tivessem ensinado.

Eu só acho que vale mais a pena de tentar os cargos que são da sua área, para aproveitar conhecimento, principalmente os mais técnicos.
 

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
Infelizmente sim. Ainda que não tanto quanto outrora, a teta continua sendo muito gorda e atraente.


---

Até que demorou para alguém usar a carta de "DURR INVEJA FRACASSADOS KKK".

Essa é a grande retórica que eles tentam emplacar, já que eles sabem o quão caro e ruim é o nosso serviço público.
 

Welcomevc

Habitué da casa
Mensagens
276
Reações
371
Pontos
63
Só pra carreiras de estado e oficial militar..

Os demais eu não considero por conta do salário baixo.
 

matgaudio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.559
Reações
5.160
Pontos
1.064
acredito que nesses próximos anos vai dar uma diminuída boa na quantidade de vagas ofertadas, muito concurso com pouca vaga/apenas cadastro de reserva, isso não só por conta da situação econômica do país, mas também por conta da bandeira do próprio governo. O que eu acho legal, pois trabalho no setor público e vejo que da pra cortar tipo uns 50% da galera na boa rsrsrs

no mais, qual é a birra da galera com o concurso público? É um meio de seleção. Queriam que fosse como? Qual seria o modelo ideal de contratação para um órgão público?

Eu acredito que seja o concurso público, claro, gostaria que os concursos não fossem tão 'genéricos', com perguntas técnicas e específicas, mas jamais qualquer tipo de 'entrevista' ou qualquer m**** do tipo que envolva um critério subjetivo.

Eu já passei por cada processo de treinee, com aquelas dinâmicas de grupo q mano... aheuhauheaueah. E nego ainda acha que aquilo é sério, e pior, desenvolvem todo um 'estudo' pra justificar aquela canalhisse... no fim o que vai valer mesmo é o currículo e a entrevista (e aqui é o principal mesmo, pois se o cara não for com a sua lata mermão...).

Já imaginou isso no serviço público que beleza que seria, só parente/amigo. É só ver nas câmaras como funciona...

então, entendo a bronca com funcionários públicos acomodados, isso é falta de chefe pra meter avaliação negativa no vagabundo, nada tem a ver com o meio de ingresso.
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
E pra quem reclama de concurso: inveja = estuda e passa. Deve ser mt facil..
Isso é igual dizer que quem reclama de indicação política é por inveja, ou que quem reclama de quem fura-a-fila é meramente inveja e "é só chegar lá e furar."

Não estou chamando os concursados de fura-filas nem nada ilegal, mas o pessoal reclama porque é contra o gasto com funcionalismo público e/ou qualidade dos serviços pelo custo/leis (Algo que seria melhor discutido na pasta de política).

Chamar isso de inveja é muito "ui beijinho top no ombro tá?".
 

borogodo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.385
Reações
10.894
Pontos
1.169
Até que demorou para alguém usar a carta de "DURR INVEJA FRACASSADOS KKK".
221126.jpg

Isso é igual dizer que quem reclama de indicação política é por inveja, ou que quem reclama de quem fura-a-fila é meramente inveja e "é só chegar lá e furar."

Não estou chamando os concursados de fura-filas nem nada ilegal, mas o pessoal reclama porque é contra o gasto com funcionalismo público e/ou qualidade dos serviços pelo custo/leis (Algo que seria melhor discutido na pasta de política).

Chamar isso de inveja é muito "ui beijinho top no ombro tá?".
109541.jpg
 

borogodo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.385
Reações
10.894
Pontos
1.169
Isso é igual dizer que quem reclama de indicação política é por inveja, ou que quem reclama de quem fura-a-fila é meramente inveja e "é só chegar lá e furar."

Ahan... Tá sertinho, os esforços desses dois exemplos e ser concurseiro são iguaizinhos mesmo. Que analogia mais nonsense... Vc consegue fazer melhor, cara! Assim não tem como nem argumentar.
 

Euovelha

Veterano
Mensagens
417
Reações
449
Pontos
109
Opa, se vale. Mas tem que conhecer bem as próprias qualidades e limitações para não desperdiçar anos sem trabalhar, só estudando. Afinal, a maioria dos cargos filé são mais concorridos que medicina em universidade pública.
 
Ultima Edição:

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Ahan... Tá sertinho, os esforços desses dois exemplos e ser concurseiro são iguaizinhos mesmo. Que analogia mais nonsense... Vc consegue fazer melhor, cara! Assim não tem como nem argumentar.
Ninguém está comparando os esforços cara. Muito menos estou falando da capacidade ou demanda em passar em um concurso. É tão difícil assim de entender?

Estou falando que é algo que as pessoas consideram errado (funcionalismo público/cultura de cargo público/se encostar em um cargo público). Se alguém considera isso errado, somente sendo absurdamente hipócrita pra "estudar e passar".

Se quiserem defender o funcionalismo público, fiquem completamente a vontade (Apesar de ser algo talvez melhor na outra pasta). O que eu estou atacando é a completa falta de entendimento sobre os motivos das pessoas reclamarem desse tipo de coisa. Não pra menos o colega mais acima estava achando que as pessoas estão reclamando do processo seletivo em si.

No caso eu não estou nem atacando o funcionalismo público, não tem nenhum argumento meu aí, o que eu estou expondo é porque o pessoal reclama e que não é necessariamente (Porque eu não duvido que alguém o faça por isso) inveja e como dizer que os outros são invejosos não adiciona em nada na discussão além de parecer um exercício de ego.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo