O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Vale a pena pegar uma AMD APU?

lolzvid

Bam-bam-bam
Mensagens
1.413
Reações
1.861
Pontos
203
Me deparei ontem com um A10-7850K enquanto eu pesquisava sobre algumas peças para meu provável PC novo, e procurei saber mais sobre ele.

Vi que ele roda Battlefield 4 no Medium (resolução 1366x768) nos 40fps, GRID 2 em full HD no Medium nos 50fps, e nos testes de benchmarking, ele destrói a Intel (com a HD Graphics proprietária dos processadores).

Dei uma pesquisada no preço e fiquei bem impressionado: No Kabum, ela sai entorno de R$600!

Agora para o pessoal do fórum: Vale a pena pegar essa APU? Ela vai durar muito no mercado (lançamento dela faz um ano)? Essa APU vai precisar de uma placa de vídeo externa para rodar jogos mais atuais com detalhes melhores?

Valeu!
 

TURBOOTH

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.279
Reações
13.231
Pontos
629
Se vc não quer gastar muito vale a pena. Mas não espere um desempenho absurdo.
E como o preço do processador acaba sendo um ótimo custo benefício, da placa mãe é um péssimo. Cara demais com o soquete p essas apu's.
Eu tenho um A8 3800 que só peguei pq estava extremamente barato, tudo bem que é uma HD 6550D que é bem inferior a gpu da linha A10, mas eu pelo preço fiquei satisfeito com o A8, apesar que ele não consegue rodar de forma satisfatória nem mesmo need for speed most wanted 2012. Só fica liso em 800x600 a resolução. Acima disso a queda dos frames incomoda ao extremo.
Veja qual gpu vem nesse processador e olhe os vídeos dos games dela no YouTube, e o mais importante, veja a resolução que o cara está rodando o game.
 

LHand

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.251
Reações
50.038
Pontos
624
Só vale a pena se for ficar com o vídeo integrado para sempre. Se colocar uma placa de vídeo qualquer e inutilizar a GPU integrada, o que sobre é uma CPU no máximo medíocre.

Só é uma boa se for jogar em 720p ou descompromissadamente em 1080p. Acima disso gaste mais e pegue um i3 e GPU discreta

Enviado de meu Nexus 5 usando Tapatalk
 

lolzvid

Bam-bam-bam
Mensagens
1.413
Reações
1.861
Pontos
203
Só vale a pena se for ficar com o vídeo integrado para sempre. Se colocar uma placa de vídeo qualquer e inutilizar a GPU integrada, o que sobre é uma CPU no máximo medíocre.

Só é uma boa se for jogar em 720p ou descompromissadamente em 1080p. Acima disso gaste mais e pegue um i3 e GPU discreta

Enviado de meu Nexus 5 usando Tapatalk
Eu pesquisei sobre placas externas com esse processador e tem uma tecnologia que permite que utilize uma placa externa da AMD junto com a GPU interna (com uma R7 250, os frames dos jogos são quase duplicados), e me fez me interessar mais pela APU.
 

LHand

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.251
Reações
50.038
Pontos
624
Eu pesquisei sobre placas externas com esse processador e tem uma tecnologia que permite que utilize uma placa externa da AMD junto com a GPU interna (com uma R7 250, os frames dos jogos são quase duplicados), e me fez me interessar mais pela APU.
Eu já li sobre isso.

É bom no papel, mas na prática nem tanto. Isso é um Crossfire entre a GPU integrada e a placa de vídeo. Só funciona com algumas placas mais fracas.

Porque não é tão bom? Porque tem um monte de game que não é compatível e que só vai dar dor de cabeça. Os últimos grandes lançamentos, vários patrocinados pela NVIDIA, por exemplo, demoraram meses até terem patches e drivers pra funcionarem direito com Crossfire.

Enviado de meu Nexus 5 usando Tapatalk
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.396
Reações
42.203
Pontos
1.074
se puder, evite! é melhor pegar um FX6300 ou um i3 mesmo, com placa de vídeo dedicada!
 


RenanDCS

Bam-bam-bam
Mensagens
1.762
Reações
644
Pontos
204
Depende dos games que você quer rodar. Tenho muito amigo meu que monta PC pra rodar só CS:GO, Team Fortress e outros games leves. Se esse for o seu perfil, beleza, dá pra ir tranquilo nela. Se você já procura rodar games mais pesados decentemente, como GTA V e Battlefield 4, melhor pensar em um i3 e uma R7 260X pra começo de conversa.
 

Tesla

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.239
Reações
19.736
Pontos
709
Só pegue se for pra montar um HTPC com jogatina casual ou como aletrnativa aos lixos da Intel. Pra jogar mais "seriamente" pegar uma GPU dedicada é essencial.
 

trunks_ssj

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.691
Reações
4.700
Pontos
714
Me deparei ontem com um A10-7850K enquanto eu pesquisava sobre algumas peças para meu provável PC novo, e procurei saber mais sobre ele.

Vi que ele roda Battlefield 4 no Medium (resolução 1366x768) nos 40fps, GRID 2 em full HD no Medium nos 50fps, e nos testes de benchmarking, ele destrói a Intel (com a HD Graphics proprietária dos processadores).

Dei uma pesquisada no preço e fiquei bem impressionado: No Kabum, ela sai entorno de R$600!

Agora para o pessoal do fórum: Vale a pena pegar essa APU? Ela vai durar muito no mercado (lançamento dela faz um ano)? Essa APU vai precisar de uma placa de vídeo externa para rodar jogos mais atuais com detalhes melhores?

Valeu!
Como já disseram, só vale para coisas leves como jogos indies, emuladores, videos e navegação. Ainda sim, a Intel Graphics não é nem um pouco de se jogar fora... se o objetivo for coisas leves, opte pelo mais barato. Agora se quiser jogar mesmo, pense em uma placa de vídeo (DDR5, por favor).
 

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.407
Reações
178.293
Pontos
1.514
Eu já li sobre isso.

É bom no papel, mas na prática nem tanto. Isso é um Crossfire entre a GPU integrada e a placa de vídeo. Só funciona com algumas placas mais fracas.

Porque não é tão bom? Porque tem um monte de game que não é compatível e que só vai dar dor de cabeça. Os últimos grandes lançamentos, vários patrocinados pela NVIDIA, por exemplo, demoraram meses até terem patches e drivers pra funcionarem direito com Crossfire.

Enviado de meu Nexus 5 usando Tapatalk

fora que o conjunto APU + GPU discreta pode sair mais caro que uma placa dedicada decente.
 

TURBOOTH

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.279
Reações
13.231
Pontos
629
A galera está falando p pegar i3 mas esquece que o i3 tb é uma APU e vem com intel graphics HD. Concordo que é melhor comprar esse processador se não quiser comprar placa de vídeo para esse PC.
Mas comprar um i3 e capar a HD graphics cai no mesmo conceito. Claro que o i3 bate esse processador, mas lembre-se que ele tb é APU, e esse crossfire entre a GPU do processador e a GPU externa é a maior furada, puro marketing, não caia nessa.
Se melhorar 10% na performance dos jogos compatíveis é muito.
 

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.407
Reações
178.293
Pontos
1.514
A galera está falando p pegar i3 mas esquece que o i3 tb é uma APU e vem com intel graphics HD. Concordo que é melhor comprar esse processador se não quiser comprar placa de vídeo para esse PC.
Mas comprar um i3 e capar a HD graphics cai no mesmo conceito. Claro que o i3 bate esse processador, mas lembre-se que ele tb é APU, e esse crossfire entre a GPU do processador e a GPU externa é a maior furada, puro marketing, não caia nessa.
Se melhorar 10% na performance dos jogos compatíveis é muito.

só que o i3 é uma excelente CPU, não importa se vai capar o vídeo integrado. Meu i7 aqui também teve seu vídeo integrado capado desde que montei essa config anos atrás.

Já essa APU da AMD apesar de muito melhor que a Intel no quesito gráfico, é mais fraca com uma placa dedicada. Aí cabe ao autor decidir. Se ele for ficar apenas com uma APU, AMD pode ser uma boa. Caso contrário, seria bom ele rever.
 

TURBOOTH

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.279
Reações
13.231
Pontos
629
só que o i3 é uma excelente CPU, não importa se vai capar o vídeo integrado. Meu i7 aqui também teve seu vídeo integrado capado desde que montei essa config anos atrás.

Já essa APU da AMD apesar de muito melhor que a Intel no quesito gráfico, é mais fraca com uma placa dedicada. Aí cabe ao autor decidir. Se ele for ficar apenas com uma APU, AMD pode ser uma boa. Caso contrário, seria bom ele rever.
Não tenha dúvidas, foi o que eu disse o i3 é muito melhor que esse, mas o lance de capar a GPU integrada tb ocorre no i3.
Eu tenho um i5 para jogos e um i7 para trabalho, a CPU da intel arrebenta qualquer da AMD, não estou querendo dar uma de fan boy pois sempre puxei um pouco a sardinha para a AMD por causa do custo benefício, mas se a pessoa quer uma CPU forte tem que ir de intel atualmente.
Se o autor pensa mais p frente em colocar uma placa de vídeo parruda a melhor escolha é ir de intel mesmo. Se não ele pode se divertir com o vídeo integrado da AMD que é uma solução bem a frente das manjadas HD graphics. Mas acredite ou não, a última versão da HD graphics consegue rodar MK X, eu desacreditei quando vi o vídeo no youtube e o povo confirmando isso.
Claro o jogo roda capado mas não roda terrível, da até p jogar em 60fps tirando vários detalhes e ajustando a resolução.
 

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.407
Reações
178.293
Pontos
1.514
Não tenha dúvidas, foi o que eu disse o i3 é muito melhor que esse, mas o lance de capar a GPU integrada tb ocorre no i3.
Eu tenho um i5 para jogos e um i7 para trabalho, a CPU da intel arrebenta qualquer da AMD, não estou querendo dar uma de fan boy pois sempre puxei um pouco a sardinha para a AMD por causa do custo benefício, mas se a pessoa quer uma CPU forte tem que ir de intel atualmente.
Se o autor pensa mais p frente em colocar uma placa de vídeo parruda a melhor escolha é ir de intel mesmo. Se não ele pode se divertir com o vídeo integrado da AMD que é uma solução bem a frente das manjadas HD graphics. Mas acredite ou não, a última versão da HD graphics consegue rodar MK X, eu desacreditei quando vi o vídeo no youtube e o povo confirmando isso.
Claro o jogo roda capado mas não roda terrível, da até p jogar em 60fps tirando vários detalhes e ajustando a resolução.

acho que tu não entendeu a parte do capar. Quando se fala em capar, fala da CPU capando a placa de vídeo. Nada muito dramático, mas há uma perda e essa foi a grande falha do PC Baratinho da Adrenaline. Um I3 é mais forte como CPU e "capa" muito menos a placa de vídeo.

Tu pegar uma placa de vídeo e desabilitar o vídeo integrado tu não tá capando nada, está melhorando a performance onde se precisa de GPU. A não ser que tu coloque uma placa de vídeo com desempenho igual ou pior que os gráficos integrados. Não tem essa de capar.

O que pode acontecer é capar o desempenho da placa de vídeo dedicada, mesmo que um pouco. E nesse cenário, a APU da AMD vai capar mais.

Aí vai depender do que o cara quer. Se for ficar com os gráficos integrados, a APU da AMD dá um baile...
 

lolzvid

Bam-bam-bam
Mensagens
1.413
Reações
1.861
Pontos
203
Poxa, seis são fanboy mesmo, não tenho grana pra gastar mais de 800 reais em CPU + GPU, por isso que perguntei se essa APU seria uma boa solução no meu caso (não sou muito de jogar muita coisa recente, só estou interessado no GTA V, que meu HD Graphics 3000 apanha para rodar).
 

RenanDCS

Bam-bam-bam
Mensagens
1.762
Reações
644
Pontos
204
Poxa, seis são fanboy mesmo, não tenho grana pra gastar mais de 800 reais em CPU + GPU, por isso que perguntei se essa APU seria uma boa solução no meu caso (não sou muito de jogar muita coisa recente, só estou interessado no GTA V, que meu HD Graphics 3000 apanha para rodar).

Não é questão de ser fanboy, é a realidade. Acredito que a APU sozinha não aguente o GTA V de forma decente, talvez fazendo o esquema de usar uma VGA low profile (R7 250) ajude a rodar no mínimo em 60FPS, mas não vai ser muito mais que isso. Se for pra colocar qualquer VGA mais forte, ai já não vale a pena o investimento nessa APU, pois a vantagem de ter um video integrado melhor não significa nada, já que não vai ser usado. Você acaba pagando o preço de um i5 quase por um processador que compete com o i3 no máximo.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.110
Reações
172.171
Pontos
2.599
Em minha opinião diria que não vale a pena. A APU custa quase 600 pratas. Uma placa mãe para ela não tem em grande abundância e vai encontrar a partir de 200 e pouco. Diferente de um PC normal, com APU a velocidade da memória é fundamental e quanto mais rápida a memória, muito mais cara ela fica.

kaveri_memory_scaling_gaming.jpg


Eu acho que compensa mais montar algo na humildade com i3 ou até Pentium, placa mãe simples H81 e memória mais barata possível. Uma configuração assim com placa de vídeo de entrada já dá para jogar de boa sem luxo mas sem aperto também.
 

trunks_ssj

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.691
Reações
4.700
Pontos
714
Poxa, seis são fanboy mesmo, não tenho grana pra gastar mais de 800 reais em CPU + GPU, por isso que perguntei se essa APU seria uma boa solução no meu caso (não sou muito de jogar muita coisa recente, só estou interessado no GTA V, que meu HD Graphics 3000 apanha para rodar).
Cara não tem milagre, sem dinheiro, sem desempenho. O comentário de todos faz sentido, gastar R$ 800 paus num kit APU é um put* desperdício de dinheiro, pensando no custo beneficio da empreitada e nas outras opções disponíveis. E não há milagres, jogos de PC são dependentes de VGA... e nem adianta se pendurar em vídeo de youtube que os caras rodam GTA V em P4 com tudo no mínimo... é maluquice e o desempenho é muito decepcionante, ainda mais se vc já teve contato com o jogo antes.

Isso só vai te motivar a gastar ainda mais dinheiro pra consertar a cagada feita.

Se a coisa tá desse jeito, o melhor caminho é juntar uma graninha e fazer o negócio direito ou comprar logo um PS3/XBOX360 com o bendito jogo.
 

lolzvid

Bam-bam-bam
Mensagens
1.413
Reações
1.861
Pontos
203
Não é questão de ser fanboy, é a realidade. Acredito que a APU sozinha não aguente o GTA V de forma decente, talvez fazendo o esquema de usar uma VGA low profile (R7 250) ajude a rodar no mínimo em 60FPS, mas não vai ser muito mais que isso. Se for pra colocar qualquer VGA mais forte, ai já não vale a pena o investimento nessa APU, pois a vantagem de ter um video integrado melhor não significa nada, já que não vai ser usado. Você acaba pagando o preço de um i5 quase por um processador que compete com o i3 no máximo.


1080p, Medium, 30fps+ (perfeitamente jogável, estou acostumado com o 24fps cravado do San Andreas)
Em 720p fica mais de 50fps no Medium
 

lolzvid

Bam-bam-bam
Mensagens
1.413
Reações
1.861
Pontos
203
Então, o que recomendam de CPU + GPU por R$800? Já que essa APU não deve ter desempenho nenhum...
 

Fabio Snake

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
769
Reações
848
Pontos
809
Então, o que recomendam de CPU + GPU por R$800? Já que essa APU não deve ter desempenho nenhum...

A questão da apu é tensa prq além da mobo te comer um grana, isso também vai (na descrição do video que postou G.SKILL Ripjaws X (2X4GB) 8GB 2400MHz).
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.110
Reações
172.171
Pontos
2.599
Então, o que recomendam de CPU + GPU por R$800? Já que essa APU não deve ter desempenho nenhum...
Bom, o FX-6300 se consegue por R$300 e pouco, digamos 350. Ao economizar em memória ao invés de pegar duas de 2400MHz e pegar duas 1333MHz (ou uma de 8Gb) de R$150 economiza 100 pratas mais ou menos. Aí só resta fazer os cálculos para ver o quanto sobra de dinheiro de fato e investir na placa de vídeo. Uma R7 260X dá para encontrar por R$500, o que ficaria na faixa se considerar que estará economizando na memória. E não há como comparar uma APU dessas com um combo FX-6300 + R7 260X 2Gb GDDR5.



E outra coisa importante a se considerar é que com a APU não vai adiantar muito trocar a placa de vídeo para aumentar o desempenho no futuro. Hoje pode até rodar mais ou menos o GTA V em 30 fps, mas já está no limite. Se em uma próxima leva de jogos a coisa ficar mais exigente, aí só restará colocar no low, 720p, jogar a 20fps e o que for necessário.
 

RenanDCS

Bam-bam-bam
Mensagens
1.762
Reações
644
Pontos
204


1080p, Medium, 30fps+ (perfeitamente jogável, estou acostumado com o 24fps cravado do San Andreas)
Em 720p fica mais de 50fps no Medium


Você viu que ele usou memórias de 2400mhz pra conseguir esse desempenho né? Só o gasto a mais que você vai ter com elas não vai compensar e pra APU/Video intregrado a frequencia faz bastante diferença.
 

lolzvid

Bam-bam-bam
Mensagens
1.413
Reações
1.861
Pontos
203
Você viu que ele usou memórias de 2400mhz pra conseguir esse desempenho né? Só o gasto a mais que você vai ter com elas não vai compensar e pra APU/Video intregrado a frequencia faz bastante diferença.
Sim, eu vi. Pesquisei sobre o preço delas e não é tão caro assim (uns 70 reais a mais). Pelo jeito a FX6300 + R7 260X compensa mais.

Valeu aí pelas respostas!
 

El Cabron

Ser evoluído
Mensagens
39
Reações
29
Pontos
28
esse 7850K deveria custar na faixa de R$ 400,00 aí sim estaria em um valor aceitável, ótimo para competir com os core i3
 

Max payne fox

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.108
Reações
3.280
Pontos
709
O problema é o preço das placas mães, são muito caras, e nesse caso, memórias com clocks mais altos ajudam bastante a GPU integrada.
 

El Cabron

Ser evoluído
Mensagens
39
Reações
29
Pontos
28
O problema é o preço das placas mães, são muito caras, e nesse caso, memórias com clocks mais altos ajudam bastante a GPU integrada.
eu já não acho tão caras as placas mãe, tem a partir de 200, assim como na plataforma 1150 da intel, e ainda se consegue placas com muito mais recursos por preços menores.

essa aqui seria equivalente a uma intel com chipzet z97 em questão de resursos, agora tenta comprar algo mini itx na plataforma 1150 nesse valor:
http://www.kabum.com.br/produto/55005/placa-mae-msi-p-amd-a88xi-ac-fm2-box/?tag=fm2

nos estados unidos o 7850k é 10 dólares a mais que um core i3 4150, nesse caso eu já pensaria nessa plataforma com mais facilidade.(by the way eu tenho um apu 6300 com uma r7 265 hehehe)
 
Ultima Edição:

Max payne fox

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.108
Reações
3.280
Pontos
709
eu já não acho tão caras as placas mãe, tem a partir de 200, assim como na plataforma 1150 da intel, e ainda se consegue placas com muito mais recursos por preços menores.

essa aqui seria equivalente a uma intel com chipzet z97 em questão de resursos, agora tenta comprar algo mini itx na plataforma 1150 nesse valor:
http://www.kabum.com.br/produto/55005/placa-mae-msi-p-amd-a88xi-ac-fm2-box/?tag=fm2

nos estados unidos o 7850k é 10 dólares a mais que um core i3 4150, nesse caso eu já pensaria nessa plataforma com mais facilidade.(by the way eu tenho um apu 6300 com uma r7 265 hehehe)
Nunca tive a oportunidade de achar placa mae nesse valor pra soquete de APU, mas se conseguir achar, é um bom valor. Exatamente pelos pontos que voce citou (usb 3.0, mais slots, etc.) acho que nuca vi placas nesse valor.

Enviado do meu Dreamcast gozado
 

kiyow

Supra-sumo
Mensagens
675
Reações
744
Pontos
153
eu já não acho tão caras as placas mãe, tem a partir de 200, assim como na plataforma 1150 da intel, e ainda se consegue placas com muito mais recursos por preços menores.
No kabum tem por 220~230, dois modelos: chipset antigo A55 (da epoca do FM1), sem usb 3.0, sem sata6gbps e ambas sequer tem saída de vídeo digital, só uma furreca vga. Só vale a pena a partir da A88 lá, com tecnologias recentes, mas ai é 280. É bem zoado a plataforma em si, ficar permitindo usarem chipsets velhos fazem com que tenham esse monte de pocaria de placa... Enquanto isso dá pra pegar por 230 um H81 com usb 3.0, sata 6gbps, saídas hdmi.
 

El Cabron

Ser evoluído
Mensagens
39
Reações
29
Pontos
28
No kabum tem por 220~230, dois modelos: chipset antigo A55 (da epoca do FM1), sem usb 3.0, sem sata6gbps e ambas sequer tem saída de vídeo digital, só uma furreca vga. Só vale a pena a partir da A88 lá, com tecnologias recentes, mas ai é 280. É bem zoado a plataforma em si, ficar permitindo usarem chipsets velhos fazem com que tenham esse monte de pocaria de placa... Enquanto isso dá pra pegar por 230 um H81 com usb 3.0, sata 6gbps, saídas hdmi.
é seriam os de entrada, vai contra mão ter um APU pensando em não ter video separado e não poder contar nem com hdmi onboard, mas R$ 280,00 é um meio termo bacana ainda, pra levar o top da plataforma.

mas também acho zuado oferecer crossfire sem processador pra carregar nem sequer uma única vga top de linha.
 
Topo Fundo