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Vale a pena trocar Ka+ 2015 1.5 Manual por Prisma LTZ 1.4 AT6 ?

Azeon

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Sempre quis ter um carro automático e completinho, comando no volante e tal, pretendia pegar um Virtus 2.0 TSi porém por esses preços não rolará tão cedo, daí pensei em pegar meu Ka Sedan 1.5 SE manual e por um "punhado a mais" ir para um Prisma 2014 ou 2015, porém LTZ 1.4 AT6 completo.

Hoje o Ka me atende muito bem, porém me anima ter um carro com todos os "perecoteco" como retrovisor elétrico, vidro elétrico nas 4 portas, rodas de liga leve, essa central "MyLink" da vida é até de menos uma vez que meu celular + suporte já resolve esses problemas.

Outra coisa que vejo, é que geralmente esses top de linha costumam ter acabamento melhor e menos barulho de plástico, é verdade ?

O cara que me vendeu o Ka está para receber um Prisma 1.4 LTZ AT6 completo essa semana, pelo que vi aqui será em torno de R$50~55K, já o meu Ka foi avaliado por R$ 43K, em questão de valores está suave, é mais para saber se esse up de conforto de fato vale a pena.

Minha única preocupação é se o câmbio automático presta, porque se for para pegar carro com câmbio zoado eu fico com o meu, tive experiência com Cruze 2.0 automático e foi de boa, já Focus 2.0 PowerShift me traumatizou.

E outra coisa é a cor, c***lho carro preto é lindo demais, mas passou uma poeira já fica com cara de sujo, sem falar que os arranhados "saltam" em destaque.

Um exemplo de carro que está me chamando a atenção :

 
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DILSON80

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KM e estado geral de ambos os veículos
 

Azeon

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Pergunta básica para que possamos opinar:

KM e estado geral de ambos os veículos

Ambos estão em ótimo estado, Ka com 111K e o Prisma com 61K aparentemente (ainda não visitei).
Pelas fotos o Prisma está no mesmo estado do meu Ka, muito bem cuidado, sem nenhum rasgo nos bancos ou qualquer avaria interna ou externa, alguns arranhados deve ter, assim como o meu.

Não necessariamente pegarei esse Prisma, a dúvida é se realmente vale a pena esse upgrade por esse valor, meu carro + 13~15K por um carro automático, com rodas de liga leve e os opcionais que citei acima.

Na minha cabeça vale, porque se eu for colocar retrovisor elétrico + vidro elétrico nas portas de trás + kit multimidia e roda no meu carro atual vai sair uns R$ 10k por aí e não terei câmbio automático.
 

Pokémon Master

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Meu KA 2015/16 já fundiu o motor 3 vezes nos últimos tempos, refiz bloco, troquei 3x o cabeçote, virabrequim e bronzinas 2x, pistões e aneis 2X, jogo e comando de válvulas, bomba de óleo 3X, correia molhada 2X e só tem 180.000 km.

Não sei o que faço mais, deixei o carro encostado aqui com medo de andar nele.

Um motor legalizado custa 7.000 reais, se tivesse trocado de primeira estaria feito o certo, mas nunca vai saber que é uma bomba desse tamanho.

O cara que vende motor diz que é só chegar que vende, não dura 1 dia o estoque. Se tiver 10 motores vende os 10.

Motor descartável.

Então recomendo trocar essa bomba por qualquer coisa.
 


Dr. Pregos

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Meu KA 2015/16 já fundiu o motor 3 vezes nos últimos tempos, refiz bloco, troquei 3x o cabeçote, virabrequim e bronzinas 2x, pistões e aneis 2X, jogo e comando de válvulas, bomba de óleo 3X, correia molhada 2X e só tem 180.000 km.

Não sei o que faço mais, deixei o carro encostado aqui com medo de andar nele.

Um motor legalizado custa 7.000 reais, se tivesse trocado de primeira estaria feito o certo, mas nunca vai saber que é uma bomba desse tamanho.

O cara que vende motor diz que é só chegar que vende, não dura 1 dia o estoque. Se tiver 10 motores vende os 10.

Motor descartável.

Então recomendo trocar essa bomba por qualquer coisa.
KA é um carrinho meio problemático mesmo, o meu irmão teve o sedã 1.0 16/17, além do motor ser barulhento (motor tricilindrico mais barulhento que já ouvi, parecia uma Yamaha MT-09 acelerando) ele pegou uma buxa do rolamento do ar-condicionado ter estourado e ter ficado uns 40 dias esperando pela CCS, enquanto isto rodando em um calor de 38 graus.
Agora ele pegou um prisma 2020 1.0, que apesar de ser um pouco mais beberrão ( no álcool) e um pouco mais lerdo é um carrinho bem melhor.
 

Azeon

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Meu KA 2015/16 já fundiu o motor 3 vezes nos últimos tempos, refiz bloco, troquei 3x o cabeçote, virabrequim e bronzinas 2x, pistões e aneis 2X, jogo e comando de válvulas, bomba de óleo 3X, correia molhada 2X e só tem 180.000 km.

Não sei o que faço mais, deixei o carro encostado aqui com medo de andar nele.

Um motor legalizado custa 7.000 reais, se tivesse trocado de primeira estaria feito o certo, mas nunca vai saber que é uma bomba desse tamanho.

O cara que vende motor diz que é só chegar que vende, não dura 1 dia o estoque. Se tiver 10 motores vende os 10.

Motor descartável.

Então recomendo trocar essa bomba por qualquer coisa.

Caraca bixo, que triste esse lance, aqui o Ka nunca me deu uma dor de cabeça, a única coisa que ele tem é que a b*sta da sonda lambda fica indicando problema no carburador e acende a luz da injeção, já mandei no mecânico umas 3x e fica sempre assim, meio tanque pra cima ela apaga, abaixo de meio tanque acende e fica nessa, a solução seria trocar as sondas, que pretendo fazer no fim do ano se não trocar.
 

extremepower

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Carro automático pro dia a dia na cidade é a melhor coisa. Depois que você compra você fica pensando, como é que não comprei isso antes?

Eu acho que a troca vale pelo conforto, embora esse ka 1.5 seja muito mais esperto que esse 1.4 automático aí, fora que o 1.4 ainda que mais manco deve beber um pouco mais também por conta de ser auto.
 

javagod

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Um argumento forte para você trocar é deixar a Ford. A cada dia fica mais e mais difícil manter um carro Ford, no Brasil, com peças de primeira linha.

O Prisma é um bom carro. Esse câmbio AT6 da GM é um Aisin que ela usa em toda a linha, com pequenas variações. Há alguns anos de fabricação que concentram mais reclamações desse câmbio, mas não é bomba.

Não espere Cruze em Prisma LTZ. Mas o carrinho é legal.
 

Azeon

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Carro automático pro dia a dia na cidade é a melhor coisa. Depois que você compra você fica pensando, como é que não comprei isso antes?

Eu acho que a troca vale pelo conforto, embora esse ka 1.5 seja muito mais esperto que esse 1.4 automático aí, fora que o 1.4 ainda que mais manco deve beber um pouco mais também por conta de ser auto.

Pela quantidade e pelos lugares que viajo eu não sinto tanta falta de motor forte, só não gosto que falte em umas subidas, eu fazia miséria com um Uno 1.0 na Tamoios, qualquer coisa é melhor que isso hahaha.

E é o que busco atualmente, manter meu padrão mas com o máximo de conforto possível, até vi aqui um Honda City 1.4 Automático LX por um preço parecido do que quero, sei que é um bom carro também, mas tá com 200k rodados.
 

Azeon

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Um argumento forte para você trocar é deixar a Ford. A cada dia fica mais e mais difícil manter um carro Ford, no Brasil, com peças de primeira linha.

O Prisma é um bom carro. Esse câmbio AT6 da GM é um Aisin que ela usa em toda a linha, com pequenas variações. Há alguns anos de fabricação que concentram mais reclamações desse câmbio, mas não é bomba.

Não espere Cruze em Prisma LTZ. Mas o carrinho é legal.

Tem essa também, ainda mais que eu queria ficar com o Ka por uns 5 anos, o Prisma pretendo ficar no mínimo 5 anos SE a Chevrolet não fechar no Brasil também, eu sou zicado com essas coisas.
 

javagod

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Tem essa também, ainda mais que eu queria ficar com o Ka por uns 5 anos, o Prisma pretendo ficar no mínimo 5 anos SE a Chevrolet não fechar no Brasil também, eu sou zicado com essas coisas.

Acho que não há esse risco, a médio prazo. A Chevrolet tem investido muito, no Brasil.
 

RAF Traidor

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Tenho meu Prisma há sete anos e meio. LTZ, AT, ano 2014, modelo 2015, completão. Acabou de virar 140.000 rodados. Carro muito bom, só levo na oficina pra fazer as manutenções básicas como revisões e trocas de óleo. As vezes que levo fora dessas manutenções programadas é pra trocar alguma peça por questões de desgaste. Não é carro problemático.

O meu, particularmente, me deixou na mão apenas duas vezes, quando deu problema na válvula termostática e tive que acionar o seguro pra chamar o reboque pra levar na oficina.

O câmbio automático do Prisma é confiável. No meu carro, nunca foi preciso fazer nada no câmbio dele. É confiável, não quebra, desde que você use corretamente.

É ótimo carro pra viajar, boa autonomia na estrada.
 

DILSON80

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Meu KA 2015/16 já fundiu o motor 3 vezes nos últimos tempos, refiz bloco, troquei 3x o cabeçote, virabrequim e bronzinas 2x, pistões e aneis 2X, jogo e comando de válvulas, bomba de óleo 3X, correia molhada 2X e só tem 180.000 km.

Não sei o que faço mais, deixei o carro encostado aqui com medo de andar nele.

Um motor legalizado custa 7.000 reais, se tivesse trocado de primeira estaria feito o certo, mas nunca vai saber que é uma bomba desse tamanho.

O cara que vende motor diz que é só chegar que vende, não dura 1 dia o estoque. Se tiver 10 motores vende os 10.

Motor descartável.

Então recomendo trocar essa bomba por qualquer coisa.

Um dos problemas desse carro é a questão de refrigeração, mangueira do radiador extremamente fina e que entope facilmente.

Se o dono for porco, e completar o arrefecimento com água torneiral (ou deixa que o frentista faça isso) a m**** está feita.
 

Pokémon Master

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Um dos problemas desse carro é a questão de refrigeração, mangueira do radiador extremamente fina e que entope facilmente.

Se o dono for porco, e completar o arrefecimento com água torneiral (ou deixa que o frentista faça isso) a m**** está feita.

Além disso o radiador dele é totalmente descartável, parece que é feito do material da latinha de cerveja

A bomba aqui agora só joga óleo pra fora no cárter, já desisti vou arrumar tudo de novo e vender com garantia.
 

Harpius

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Eu pegaria de boa. Embora eu não goste muito carros GM, pelo péssimo pós venda, são carros com manutenção muito em conta e sem mencionar que há muitas peças paralelas. São ainda carros que vendem rápido.
Com a Ford fora do país, a tendência é carros desta marca desvalorizarem muito.
Quanto ao câmbio automático, não é o melhor dos mundos, mas é tolerável, funciona bem e é confiável.
Já o acabamento, eu particularmente acho ele muito ruim, especialmente os arremates que são muito mal colocados e as vezes irregulares.
Mas para quem não é do tipo que tem olhar clínico, passa batido.
 

Azeon

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Eu já estou na busca por aqui.

Sei que vai demorar um pouco para encontrar o que eu quero, mas a pressa é zero.

Vou pegar um Prisma 1.4 LTZ Automático -14/15/16 com no máximo 100K rodados e na cor prata, pretendo gastar estourando 60K.

17 pra cima é aquele novo design e encarece muito.
 

f0rg0tten

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Eu já estou na busca por aqui.

Sei que vai demorar um pouco para encontrar o que eu quero, mas a pressa é zero.

Vou pegar um Prisma 1.4 LTZ Automático -14/15/16 com no máximo 100K rodados e na cor prata, pretendo gastar estourando 60K.

17 pra cima é aquele novo design e encarece muito.

Uma opção também é o cobalt. Um pouco mais de espaço e tem dele 1.8 at (monzatech, mas bem tranquilo de manter), dependendo do pé (ou da carga) bebe quase a mesma coisa do 1.4at e tem um tico a mais de disposição .
 

javagod

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Uma opção também é o cobalt. Um pouco mais de espaço e tem dele 1.8 at (monzatech, mas bem tranquilo de manter), dependendo do pé (ou da carga) bebe quase a mesma coisa do 1.4at e tem um tico a mais de disposição .

O motor do Cobalt é o Família I. Do Monza era Família II.

Boa recomendação, viu? O Cobalt é o tipo de carro bom em tudo, para não se incomodar.
 

f0rg0tten

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O motor do Cobalt é o Família I. Do Monza era Família II.

Boa recomendação, viu? O Cobalt é o tipo de carro bom em tudo, para não se incomodar.

Só não é bom em aparência, mas o ponto forte dele é esse, não incomoda.

Era uma das minhas opções antes de pegar o up! (que não estava na minha lista, diga-se), justamente para ter um carro confortável para ficar um bom tempo, de preferência automático. Danado que sou tendencioso a pegar hatches, e o up! me corrompeu ao dirigir ele.
 
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Supedaneo

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Hoje o Ka me atende muito bem, porém me anima ter um carro com todos os "perecoteco" como retrovisor elétrico, vidro elétrico nas 4 portas, rodas de liga leve, essa central "MyLink" da vida é até de menos uma vez que meu celular + suporte já resolve esses problemas.

Outra coisa que vejo, é que geralmente esses top de linha costumam ter acabamento melhor e menos barulho de plástico, é verdade ?

O cara que me vendeu o Ka está para receber um Prisma 1.4 LTZ AT6 completo essa semana, pelo que vi aqui será em torno de R$50~55K, já o meu Ka foi avaliado por R$ 43K, em questão de valores está suave, é mais para saber se esse up de conforto de fato vale a pena.

Minha única preocupação é se o câmbio automático presta, porque se for para pegar carro com câmbio zoado eu fico com o meu, tive experiência com Cruze 2.0 automático e foi de boa, já Focus 2.0 PowerShift me traumatizou.

E outra coisa é a cor, c***lho carro preto é lindo demais, mas passou uma poeira já fica com cara de sujo, sem falar que os arranhados "saltam" em destaque.

Um exemplo de carro que está me chamando a atenção :


Sobre o câmbio sim! Vale muito.
O câmbio automático da GM, é realmente um câmbio automático convencional, não é automatizado, ou dupla embreagem, cvt etc...
É usado em toda linha GM, Malibu, Cruze, Tracker, Onix.
Se bem cuidado, vai ter zero problemas.
 

Azeon

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O motor do Cobalt é o Família I. Do Monza era Família II.

Boa recomendação, viu? O Cobalt é o tipo de carro bom em tudo, para não se incomodar.

Sério ? Interessante então, ficarei de olho também porque os preços são bem próximos aqui onde moro, questão de 1~2k de diferença as vezes encontro o Cobalt mais barato até, um cara até tentou me empurrar um mas não estava muito afim porque não conhecia nada dele.
 
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Azeon

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Bom encerrei a busca.

Depois de conversar bastante aqui decidimos que não precisamos de um Sedã nesse momento então pegamos um Onix, porém depois de ver bastante sobre o Onix/Prisma AT 2013~2016 vi que era um carro com um consumo elevado para a categoria decidi pegar um manual só que 2017.

Então as opções que eu tinha era Onix 1.4 LTZ AT6 2015 por R$60k e 100K rodados ou o que eu peguei, Onix 1.4 LTZ Manual 2017 por R$64k e 69K rodados.

O carro está novíssimo, couro dos bancos hidratado (cheguei a ver outros que estavam com os bancos bem ressecados), os pedais estavam em ótimas condições (indicando pouco uso) couro no volante novinho e nenhuma costura soltando e etc.

A única coisa ruim é que é preto, apesar de mais bonito ele aparenta mais arranhado e sujeira (meu Ka era preto também).

Agora um tombo que eu levei foi o do seguro, ficou em R$1800 pela HDI, ano passado eu paguei R$980 no Ka, esse ano o Ka ficaria em R$1450 e o Onix ficou um pouco acima.

EDIT: Por curiosidade eu já tive carro das marcas clássicas "nacionais" FIAT, Ford e Volks (Meu Escort 1996 AP era "meio Ford, meio Volks" hu3), só faltava Chevrolet pra fechar.
 

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konata

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O motor do Cobalt é o Família I. Do Monza era Família II.

Boa recomendação, viu? O Cobalt é o tipo de carro bom em tudo, para não se incomodar.
Se eu entendi bem, o motor dele é mais desatualizado que o de um Kadett?
 

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Se eu entendi bem, o motor dele é mais desatualizado que o de um Kadett?

Não. Eram famílias diferentes, com deslocamentos diferentes (Família I vai até 1.8, Família II vai até 2.4) e para segmentos diferentes, mas são ambas do início da década de 80.

Famílias de motores costumam ser bem longevas e vão evoluindo nesse tempo. Família II foi até 2011, Família I está aí até hoje.
 

konata

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Não. Eram famílias diferentes, com deslocamentos diferentes (Família I vai até 1.8, Família II vai até 2.4) e para segmentos diferentes, mas são ambas do início da década de 80.

Famílias de motores costumam ser bem longevas e vão evoluindo nesse tempo. Família II foi até 2011, Família I está aí até hoje.
Entendi. Esse nome me fez pensar que o FM1 seria um motor lá da época dos Model T.
 
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