O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Valeu/está valendo a pena fazer sua faculdade?

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.728
Reações
18.640
Pontos
744
Tentarei responder de uma forma diferente :

Eu e um amigo de infância temos 40 anos.

Eu tenho 3 cursos técnicos, graduação e pós e trabalho num emprego pequeno com remuneração evidentemente inferior.

Meu amigo mexe com venda e revenda de carros desde os 17, quando era instruído por seu pai. Hoje ele tem 2 filhas, mora em residência própria, possui 2 carros particulares, montou uma "garagem" de vendas na propria casa, vez ou outra quando estou trabalhando externo eu o encontro voltando de um passeio de jetski em plena terça-feira a tarde.

A grana que investi em cursos daria para eu ter um ap meu ou para aluguel.

Mas não me arrependo tanto, conhecimento é necessário.
Provavelmente ele tem o que tem por causa dos encaminhamentos do pai, não necessariamente por ele ter deixado de estudar para focar no trabalho. Isso não é muito difícil de perceber.

Na minha visão, a pessoa só cresce sem estudo se já vem de família rica, por ter algum contato muito foda ou por pura sorte.

Contar com a sorte, pra mim não é opção. Logo prefiro me capacitar.
Provavelmente esse cara, além do conhecimento e empurrãozinho passado pelo pai, deve ter grandes habilidades comerciais.

E essa é a melhor habilidade possível para ganhar dinheiro.
 

Wastelander

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.841
Reações
21.099
Pontos
1.434
Provavelmente esse cara, além do conhecimento e empurrãozinho passado pelo pai, deve ter grandes habilidades comerciais.

E essa é a melhor habilidade possível para ganhar dinheiro.
Ia postar justamente isso.

Quando alguém me pergunta qual curso superior fazer, eu digo pra fazer o que você quiser/tiver mais afinidade.

Porém, faz junto um curso de inglês. É meio que pré-requisito pra tudo hoje em dia.

E faz também um CURSO DE VENDAS, um bom de verdade. Impressionante como todo ignora esse tipo de curso sendo que você está, todo dia, vendendo alguma coisa, mesmo que indiretamente:
  • Você tenta vender o seu melhor pra cada interesse amoroso/romântico/ficante/trepada nervosa, até mesmo no Tinder
  • Você tenta vender você e o seu conhecimento para o professor aceitar ser seu orientador no TCC
  • Você tenta vender você e o seu CV para o entrevistador de empregar
 

大天使

Veterano
Mensagens
697
Reações
1.657
Pontos
148
Ia postar justamente isso.

Quando alguém me pergunta qual curso superior fazer, eu digo pra fazer o que você quiser/tiver mais afinidade.

Porém, faz junto um curso de inglês. É meio que pré-requisito pra tudo hoje em dia.

E faz também um CURSO DE VENDAS, um bom de verdade. Impressionante como todo ignora esse tipo de curso sendo que você está, todo dia, vendendo alguma coisa, mesmo que indiretamente:
  • Você tenta vender o seu melhor pra cada interesse amoroso/romântico/ficante/trepada nervosa, até mesmo no Tinder
  • Você tenta vender você e o seu conhecimento para o professor aceitar ser seu orientador no TCC
  • Você tenta vender você e o seu CV para o entrevistador de empregar
Esse é um dos grandes problemas nas instituições superiores, na real.
Muita gente faz o ENEM na esperança de pegar uma medicina/direito e aí a pessoa tira uma nota razoável.
E o que a pessoa faz? ela decide fazer um curso que não tem nada a ver com o que ela gosta. Ela escolhe apenas para se vangloriar dizendo que tem curso superior ou no desespero de conseguir qualquer emprego. Daí a pessoa acaba estudando as coisas que não gosta e perde um monte de tempo com coisas que talvez ela nem vai utilizar.
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.191
Reações
11.851
Pontos
503
Muitas das pessoas ricas são empresários e empreendedores que possuem uma baita criatividade.
O problema é que pra 1 empreendedor ser bem sucedido, 10 devem entrar na falência.
Se você é de classe baixa, então nem se fala.
A facul é uma boa porta de entrada para pessoas de classe baixa (graças ao prouni).
A garota que eu gosto se formou em pedagogia e conseguiu um belo emprego numa escola. Ela jamais conseguiria esse emprego se não fosse pela facul (a não ser se ela fizesse magistério).

Não sei ne que ponto você quis chegar, mas corrobora com o que eu disse, é um funil pro povão.

Quem quer ter uma vida "livre" e diferente da maioria sem horário pra acorda, sem cobrança a não ser a própria precisa ser ousado, acreditar naquilo que todos desacreditam, faculdade é o caminho pra vida média no geral.

Uma vida plena pra mim é ser senhor das suas vontades, tipo acordar e falar que quer pintar uma aquarela, que quer ir no cinema as 9h da manhã ou ficar na cama lendo HQ até a hora de dormir.
 


BAKADESU

Bam-bam-bam
Mensagens
2.891
Reações
4.115
Pontos
453
Olá, só quero saber sobre o ponto de vista e das experiências do pessoal aqui do forum.

Diversas vezes já pesquisei sobre faculdade e áreas de meu interesse, e as opiniões sobre ter ou não uma faculdade variam bastante de acordo com o objetivo de quem faz e da área em que atua (como áreas não regulamentadas).

Quero ser ilustrador e estou no 2° semestre de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, pois era a melhor opção para meu bolso e comodidade, mas sem vontade de continuar a seguir na área de TI.

Então, onde você está agora e onde você acha que estaria caso não tivesse se formado? Valeu e/ou está valendo a pena ter feito sua faculdade? Caso não tenha feito, conte sobre também.


Sou Micro Empresario, já larguei duas faculdade uma de Análises desenvolvimento e sistema (que achei pé no saco), na unicsul larguei no 2 semestre, e outra de História kkk , recomendo fortemente larga o que você não curte, por exemplo to planejando ir pra área da saúde porém sempre quando fui criança gostei de ajudar as pessoas e também penso em ir para ciência da computação que diferente de Análises achei mais divertido.

Uma coisa que penso, sonha como se fosse criança e aja como adulto na hora da faculdade.
Se tu sempre sonhou em ser bombeiro, medico, mecânico o que for faça faculdade baseado o que você queria ser quando criança mas passe como adulto!
Se tem que fazer para te satisfazer, pois estudar pra c***lho e fazer algo que não gosta é um porre... melhor ser pião ou virar empresario se tiver vocação.

Pois vai ser infelicidade na certa se fizer algo que não curte!
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.304
Reações
90.147
Pontos
1.503
Não sem antes ter alguma atuação no mercado, mesmo que seja num lava rápido.
Se pudesse voltar no tempo hoje eu investiria até o último cabelo do cu em vendas. Um bom vendedor nunca permanece desempregado e chega longe em termos financeiros.
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.728
Reações
18.640
Pontos
744
Ia postar justamente isso.

Quando alguém me pergunta qual curso superior fazer, eu digo pra fazer o que você quiser/tiver mais afinidade.

Porém, faz junto um curso de inglês. É meio que pré-requisito pra tudo hoje em dia.

E faz também um CURSO DE VENDAS, um bom de verdade. Impressionante como todo ignora esse tipo de curso sendo que você está, todo dia, vendendo alguma coisa, mesmo que indiretamente:
  • Você tenta vender o seu melhor pra cada interesse amoroso/romântico/ficante/trepada nervosa, até mesmo no Tinder
  • Você tenta vender você e o seu conhecimento para o professor aceitar ser seu orientador no TCC
  • Você tenta vender você e o seu CV para o entrevistador de empregar
Não sem antes ter alguma atuação no mercado, mesmo que seja num lava rápido.
Se pudesse voltar no tempo hoje eu investiria até o último cabelo do cu em vendas. Um bom vendedor nunca permanece desempregado e chega longe em termos financeiros.
Exatamente! Perfeito!

Vender é uma habilidade primária que, incrivelmente, a maioria das pessoas não dá a mínima na hora de upar seus skills. É a única habilidade que te dá possibilidade de sobrevivência sem nenhuma das outras. É a habilidade principal, eu diria.

Ir para o mercado de trabalho sem curso superior é um problema.
Ir para o mercado de trabalho sem inglês é um problema.
Ir para o mercado de trabalho (e para a vida adulta), sem habilidades de venda é um PROBLEMÃO.
 

mlooborte

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.044
Reações
11.485
Pontos
1.024
Entrei no mercado de TI quando era novo, sem faculdade.
Tentei fazer umas três vezes, mas desisti por simplesmente não gostar de estudar.

Hoje meu salário é bom e não me vejo tentando faculdade novamente.
 

Silent Len

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.596
Reações
4.113
Pontos
704
Valeu mais pelo conhecimento (científico, de mundo e pessoal), habilidades analíticas e pelo pioneirismo pois fui o primeiro (e único até o momento) da família a entrar na universidade pública, já o ganho financeiro ainda não tive um compatível com o meu grau de estudos e experiência.
 

Midgar

Habitué da casa
Mensagens
303
Reações
227
Pontos
78
Se ainda está em busca de opinião sobre o assunto, lá vai a minha:

Estou cursando Pedagogia em uma universidade privada através do PROUNI, só entrei nesse curso para não ficar muito tempo parado (acredite, já joguei três anos da minha vida parado sem fazer nada), acabando o curso de Pedagogia, não pretendo atuar na área, por inúmeros motivos, e sim começar uma faculdade de direito.

O que eu recomendo a você é, não fique parado, faça algo, porque, se com faculdade está complicado conseguir trabalho, imagina sem ! Um curso de idiomas com certificado também, inglês fluente vai passar a ser o básico no futuro.
 

Sabadaço!

Bam-bam-bam
Mensagens
3.695
Reações
7.921
Pontos
299
Fazer faculdade não garante nada. Hoje em dia o que tem de semi analfabeto com diploma de ensino superior...

Eu penso que se for pra ter uma graduação, só faça se for numa faculdade boa. Se for em uniesquina vai jogar dinheiro fora, pagando pra ouvir senso comum que qualquer youtuber fala. Se você não tiver interesse em uma pública e nem dinheiro sobrando pra ir pra uma faculdade "top" (entre aspas mesmo, porque desconfio até dessas faculdades de renome ai), estude por conta, tem MUUITO conteúdo FODA na internet (em inglês).

Dedicação e vontade garante muito mais do que um pedaço de papel. Se a área que vc quer atuar não precisa de vínculo com órgãos que vão exigir uma graduação (CREA/OAB/etc), tá mais suave.

Independente de estar ou não matriculado numa faculdade, só vai ter sucesso o cara que corre atrás para além do que a graduação traz. Se você entrar na faculdade e se contentar apenas com o que aprendeu nas matérias do curso, é um abraço amore, vai pro limbo.

O mundo é de quem faz. Se vc é bom em algo, faça o melhor dele e coloque na internet, divulgue. Joga teus trampos na rede, manda pras empresas, vai pra cima sem medo e sem vergonha.

Se vc mostrar que sabe fazer bem feito o que se propõe, que tem diferencial e que está a frente dos zé ruela com diplominha que não sabe fazer nada além de cumprir ordens, a empresa vai te chamar independente de diploma ou não.


As empresas querem resultados. Se ela ver que vc pode entregar o que ela precisa, ela vai te querer. Conheço um cara formado em letras que no fim trabalha sendo um gênio do business intelligence. O que chega de e-mail de empresa querendo roubar ele do trampo atual não é brincadeira bicho.
 

CoyoteBoicote

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.653
Reações
13.897
Pontos
754
Sobre ter sorte:
Sílvio Santos não teve sorte, se dedicou muito, foi muito inteligente e criou um Império.
As filhas sim tiveram sorte...
 

puchu

Bam-bam-bam
Mensagens
973
Reações
2.009
Pontos
333
Direito de jeito nenhum, já tem muito advogado e a profissão é ingrata
vai pra área da tecnologia
 

Forbidden Memories

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
2.746
Reações
7.108
Pontos
1.004
Engraçado como as pessoas falam "iria para fora do país" como se fosse a coisa mais fácil do mundo. :kkk

Só fazer estilo Shenmue e pegar um bilhete pra hong kong ou qualquer outro país que deixe BR entrar sem visto. O problema é que eu não vejo sentido nisso: beleza você foi pra fora depois de juntar dinheiro suadamente pra trabalhar em emprego lixo e juntar dinheiro suadamente para voltar para o Brasil. ?????
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Eu não tenho doutorado e não fico com ódio de quem tem.

Não precisa ter raiva de quem fez ensino superior gente, isso não vai tornar ninguem melhor.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Sério que tem gente que é "anti-faculdade" aqui? :klol


Esse tipo de ista é novidade pra mim.

Por incrivel que pareça tem de sobra.
Mal sabem que daqui alguns anos vão virar mendigo.
Ensino superior está se tornando 100% mandatório. Nem adianta mais reclamar.

Em alguns anos se o cara não tiver uma graduação, não vai ter emprego.
Ainda mais por conta da superpopulação.

OBS: Não sou nem "anti-ensino superior" e nem "pró-ensino superior".

Claro que sim. Tenho meu emprego e talz. Não ganho muito, mas é melhor do que ficar desempregado.

Ou fazer um trabalho braçal e ganhar uma merreca.

E ainda te dá um status social, dependendo da profissão.

Exatamente.
Lembrando que no Brasil a maioria das pessoas prezam por status.
De nada adianta você saber N coisas se você só tem Ensino Médio.
Ainda mais agora que a maioria dos casamentos e amizades se baseam PRIMEIRAMENTE em saúde financeira.
E saúde financeira atrai convívio social.
A não ser que você goste de ser um forever alone, o que espero que não.

Lembrando que, tem serviço braçal que vale mais do que um empreguinho em drogaria ou em sorveteria.

Faculdade, ruim com e pior sem.
Um dia vai servir para alguma coisa pode ter certeza.

Falou tudo.
Não adianta fugir agora. Faça ideia depois.
 
Ultima Edição:

François

Lenda da internet
Mensagens
26.967
Reações
17.967
Pontos
1.754
Para mim, valeu muito a pena, pela realização pessoal e hoje estar diariamente fazendo o que eu amo.

Pensando mais na parte fria da carreira... Também, multipliquei meus ganhos por 150.

falow
 
Topo Fundo