O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Valeu/está valendo a pena fazer sua faculdade?

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.734
Reações
10.854
Pontos
453
Pessoal, vou aproveitar o tópico do amigo e perguntar:
Me deram um toque de sair da faculdade privada que estou hoje pra ir pra uma pública, dizendo que empresa boa nem vê o currículo se a pessoa não estudar em faculdades top de linha (ufrj, puc, fgv e afins). Falaram pra eu largar e fazer enem pra começar do zero na UFRJ. Eu queria ir pra FGV, mas sem condições de pagar 4500,00 de mensalidade. Já estou no terceiro período de ciências econômicas, acham que esse movimento faz sentido? Será que realmente não vou achar estágio nenhum só porque minha facul não está no topo (apesar de eu a achar boa)? Fiquei com medo, por favor me dêem uma luz.

Depende quanto falta para terminar. Se tem capacidade de passar numa facul pública?
.
Às vezes compensa mais fazer qualquer faculdade e estudar para concurso. Fazer imposto de renda do povo etc.

Só estudar em facul boa já não garante mais nada. Tem inglês fluente, curso extra curriculares, trabalhos filantrópicos?

Só faz faculdade quem quer trabalhar para os outros. O problema de não ter faculdade e que vc cai na vala comum e vai competir com se Zé ou João sem faculdade mas com 20 anos de experiência.
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Valeu à pena (apesar de eu ainda está pagando (estou em 1! ~ 7!). 100% do que sei aprimorei foi durante o curso, e espero aprender mais caso eu continue.
E já estou atuando na área ainda estando na faculdade...
 
Ultima Edição:

atlanperry

Bam-bam-bam
Mensagens
930
Reações
2.343
Pontos
433
Fiz História e para mim não valeu muito a pena, pois não consegui atuar ainda na área.

O que me consola é que não paguei nada para fazer a faculdade ( Prouni 100%) e ainda ganhei uma pós-graduação totalmente na faixa por ter sido o melhor aluno do curso de História.

Enviado de meu Samsung Galaxy S9 Plus Azul usando o Tapatalk
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.254
Reações
11.969
Pontos
503
Faculdade é um grande funil pro gado, o negócio é ser patrão enriquecer os outros é coisa de otário.

Levanta a ficha dos caras mais ricos e pergunta se é o estudo que mudou a vida deles.

Estude por amor ao conhecimento, por dinheiro você não vai ser bom em nada, no máximo um salário médio e uma vida média e frustrada.

Por que tem tanto nego que ganha um put* salário e é depressivo? Pense nisso, querem agradar a sociedade, mas o vazio interno só cresce.
 
Ultima Edição:


Mensagens
3.127
Reações
7.351
Pontos
303
deve ser o investimento mais lucrativo da história da humanidade.

teus clientes fazem propaganda de graça, você pode empilhar quantos couberem em uma sala, todo pai trouxa acha que é um bom investimento assim como festa de 15 anos, mas, diferentemente, podem financiar a dívida facilmente, existem subsídios estatais etc etc.

os caras são tão burros que acham que pra GANHAR DINHEIRO a solução mais rápida é comprometer TODO o seu dinheiro + aquilo que você um dia vai ter kkkkkkkkkkk

nego é muito gado
valendo mais a pena que vender equipamento de crossfit (pneu)
 

Preg

Prodígio da preguiça
VIP
Mensagens
3.667
Reações
9.500
Pontos
653
Acho válido vc se formar em análise de sistemas. Se vc for um bom ilustrador isso lhe abrirá várias portas no mercado de TI, podendo até financiar o seu real sonho de carreia.

Abçs.
 

Sir.Heisenberg

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.034
Reações
3.600
Pontos
709
Bom, eu fiz engenharia elétrica e é um curso bem versátil, com muito campo diferente pra atuar. Mas desde a graduação, os professores sempre falavam que no Brasil, a gente faz engenharia pra não ser "engenheiro" de fato. Muitos trabalham foram das áreas que se graduaram mas usam habilidades que aprenderam no curso.
Com isso, fui descobrindo uma grande afinidade com programação. Inclusive, quando entrei, estava em dúvida entre Engenharia Elétrica ou Computação, ou outros cursos na área de informática.
Agora tô estudando por fora, fazendo cursos e conheço diversos engenheiros, de modalidades diferentes da computação, que trabalham como desenvolvedores, ou seja, o diploma nem é assim tão importante quanto experiência profissional e cursos de capacitação. Vou fazer graduação em ADS só pra poder estagiar e adquirir experiência e conhecimento mais rapidamente.

Enfim, na minha visão, vale a pena ter uma graduação em alguma coisa sim, pelo menos na maioria dos casos.
 

SMARTchaser

Veterano
Mensagens
370
Reações
593
Pontos
103
Cara, estudar não dá dinheiro de verdade, ele apenas auxilia fortemente nisso, mas não é o principal.

Comece a trabalhar, assim poderá experimentar de tudo e saberá mais facilmente o que você gosta. O estudo deve vir depois do trabalho, como uma maneira de se aprofundar no trabalho do seu interesse. Sempre usando prática, não se deixe enganar pela enrolação da maioria das graduações, não existe coisa mais inútil que conhecimento sem prática e sem uso real.

Vou usar um conhecido de exemplo, esse começou a trabalhar com 14 anos no setor agro, inicialmente como bóia fria mesmo, decidiu que gostava do ramo e se empenhou em subir na hierarquia daquilo, para isso ele teve que começar a estudar esse setor.

Com o que pode, conseguiu subir até auxiliar administrativo, se destacando, alguns vendo q tinha aptidão para o corporativismo, a empresa em que trabalhava financiou um curso de gestão gerencial para ele, o mesmo terminando o curso se torna gerente, feliz com a carreira e sempre se aprofundando naquilo que lhe interessou.
 

SMARTchaser

Veterano
Mensagens
370
Reações
593
Pontos
103
Adiciono que você tem uma chance muito maior de fazer sucesso se fizer aquilo que gosta, jamais force algo por forçar.

Fazendo o que gosta, esse bóia fria aí conseguiu abrir uma própria empresa no ramo em que sempre se interessou e q tinha começado a estudar, sei que atualmente paga 30.000 R$ de salário.

Então a dica final é, ache aquilo que desperta seu interesse primeiro por meio do trabalho, depois se aprofunde nesse campo com os estudos.
 

Vorpax

Bam-bam-bam
Mensagens
650
Reações
1.964
Pontos
333
Bro, produza muito conteúdo científico. Faça artigos e dê um jeito de publicá-los. O network é automático: teus próprios professores vão te indicar para as melhores vagas.

Não recomendo trocar de faculdade. Faz uma pós de renome depois que é mais negócio.
Muito obrigada pelo input, estava preocupada.... Realmente, acho que não vale a pena largar tudo e ir fazer pública só por causa do nome, ia ter que desestruturar minha vida pra ir pra uma pública. E você tocou num ponto importante, preciso me dedicar mais a facul, vou começar a estudar de verdade. O nosso futuro depende de nós não é mesmo?
 

Vorpax

Bam-bam-bam
Mensagens
650
Reações
1.964
Pontos
333
Depende quanto falta para terminar. Se tem capacidade de passar numa facul pública?
.
Às vezes compensa mais fazer qualquer faculdade e estudar para concurso. Fazer imposto de renda do povo etc.

Só estudar em facul boa já não garante mais nada. Tem inglês fluente, curso extra curriculares, trabalhos filantrópicos?

Só faz faculdade quem quer trabalhar para os outros. O problema de não ter faculdade e que vc cai na vala comum e vai competir com se Zé ou João sem faculdade mas com 20 anos de experiência.
Estou no terceiro período. Passar pra UFRJ acho que conseguiria sim, mas teria que passar algum tempo estudando, visto que já esqueci muita.coisa do ensino médio
... E é um bom ponto, acho que preciso olhar mais pro meu inglês, sou intermediária.
 

VanHalenBR

Lenda da internet
VIP
Mensagens
18.999
Reações
27.041
Pontos
1.844
Para mim valeu muito a pena, estar na faculdade me fez estagiar na empresa que estou ate hoje, o diploma foi essencial para conseguir visto de trabalho quando fui para Irlanda, e por ter feito Mackenzie que é uma faculdade conceituada, me ajudou a ter equivalência de currículo nos EUA e também conseguir o visto.

A carreira em computação, eu poderia até conseguir sem o diploma, não sei até onde o que aprendi na faculdade eu uso examenme aqui, as vezes voce não usa exatamente o que te ensinaram, mas a forma que voce aprende a se virar, a pensar ajuda muito, então é difícil de mensurar o que aprendi na faculdade me ajuda hoje... mas sem diploma não estaria aonde estou hoje.
 

Bat Esponja

Lenda da internet
Mensagens
33.174
Reações
68.982
Pontos
1.529
Serviu pra plano de carreira, eu deveria ter feito alguma faculdade qualquer reconhecida

Mas no Brasil se você faz uma "faculdade qualquer" você é um pária lol

Segunda graduação e pós fiz foi tudo a distância
 

Lumina Lux

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
3.062
Reações
5.232
Pontos
1.444
Pessoal, vou aproveitar o tópico do amigo e perguntar:
Me deram um toque de sair da faculdade privada que estou hoje pra ir pra uma pública, dizendo que empresa boa nem vê o currículo se a pessoa não estudar em faculdades top de linha (ufrj, puc, fgv e afins). Falaram pra eu largar e fazer enem pra começar do zero na UFRJ. Eu queria ir pra FGV, mas sem condições de pagar 4500,00 de mensalidade. Já estou no terceiro período de ciências econômicas, acham que esse movimento faz sentido? Será que realmente não vou achar estágio nenhum só porque minha facul não está no topo (apesar de eu a achar boa)? Fiquei com medo, por favor me dêem uma luz.

Cara, trabalho com RH. Em órgão público, mas tenho contatos com o pessoal da área.

A verdade é que não importa NADA o lugar onde você cursa sua faculdade. O que importa são seus diferenciais: línguas, estágios, intercâmbios, trabalhos voluntários... E isso apenas na análise curricular.

Além disso você tem que transparecer que será ÚTIL para a organização. Há uma MÍRIADE de ANALFABETOS próximos da formatura - saiba ler e Escrever como um adulto. Há um bando de gente desleixada com roupas, linguagem, postura - tenha noção e procure mimetizar o ambiente corporativo. Há aqueles que acham que estão fazendo um favor ao se lançar no mercado - comprenda que está tendo um privilégio ao ter uma oportunidade e aproveite ao máximo.

Se você se mostrar MINIMAMENTE qualificado e tiver flexibilidade para encontrar fora de sua bolha (cidade, parentes), há vagas de sobra no país.

Ah! Ter simultanemanete as capacidades de a) relacionar-se/fazer contatos e b) dedicar-se é A diferença entre morrer peão ou crescer profissionalmente.
 

Clums

Bam-bam-bam
Mensagens
393
Reações
1.008
Pontos
318
Valeu.

Fiz contatos, alguns contatos me arranjaram um estágio.

Outros contatos me arranjaram trocas de emprego.

E mais outros contatos arranjam oportunidades diversas.
 

encerrado.

Supra-sumo
Mensagens
1.077
Reações
480
Pontos
179
Sim vale sim, mano, tb já quis trabalhar com arte, não se esqueça que você mora no Brasil e o mercado pra isso é praticamente nulo, aconselho a ter um plano B, e levar as coisas em comitante, apesar de não acreditar em planos B, no seu caso acho melhor do que desistir do que curte.
 

Povo da Areia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.598
Reações
6.275
Pontos
703
Vale a pena se for pública, federal ou estadual. Eu nunca pagaria para fazer qualquer coisa nessas uniesquinas.
 

Biff89

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.323
Reações
2.378
Pontos
759
Pra mim, valeu/tá valendo a pena (encerrando Ciência da Computação na UFRGS). Entrei uma pessoa e tô saindo outra. Sem comparação o nível de conhecimento que obtive e da habilidade analítica que adquiri. Fora o networking: quase todos meus colegas formados estão bem empregados e um tá puxando o outro.

Faculdade vale a pena, mas acho que só as Federais ou as privadas de nome, como a PUC.
 

OSMattOS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.769
Reações
17.658
Pontos
553
Minha opinião é que hoje só faz faculdade no BR quem não tem perspectiva de vida e segue o sonho de seus pais... Ou aquele bobão que caiu no conto do emprego publico.

Se tivesse meus 16 anos estaria trabalhando depois de fazer um tecnico, guardarva dinheiro e iria pra fora do país com 18-20 e com uns 24 voltaria a estudar com uma cabeça mais madura.
Não necessariamente, indiretamente estou seguindo sonho dos meus pais e avós já que faço curso tecnológico na federal mas eu até sai dele, tenho em mente apesar de algumas fraquezas e falta de encaminhamento para tal o que quero realmente fazer até fim da minha vida. Faculdade é só um passo e uma independência que vão me permitir tocar esse meu sonho e projeto em prática com fé em Deus! Mas eu entendo o questionamento ponderado por ti! Acho que tirei sorte(sorte não, foi Deus)grande por ter pego esse curso tecnológico que é bem focado, e tem demanda na região e bom salário/qualidade de vida.

Mas tenho opinião parecida msm tendo sido criado robotizado a fazer faculdade e tenha tido uma criação meio fora da realidade brasileira, nunca me desceu esse sistema e tive e ainda tenho muitos problemas em aceitar e me adaptar a isso, no início era uma tortura, agora estou com outra visão, e estou mais confiante do futuro e sei pq estou fazendo isso.Deus me deu sabedoria para entender algumas coisas.


Mas pra mim o ganho da faculdade é a experiência nova, a saída da zona de conforto, lá você aprende muita coisa na marra e os contatos/network que vc conquista.
 

OSMattOS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.769
Reações
17.658
Pontos
553
Vale a pena se for pública, federal ou estadual. Eu nunca pagaria para fazer qualquer coisa nessas uniesquinas.
Isso é! O foda é que hj tem umas federais que estão caindo cada dia mais. Estudo num instituto federal, mas lá não é nem de perto o que já foi! E a administração tá quase que péssima lá. Fora outras coisas. Tá um cenário triste até para públicas hj em dia!
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.462
Reações
20.978
Pontos
1.044
Tentarei responder de uma forma diferente :

Eu e um amigo de infância temos 40 anos.

Eu tenho 3 cursos técnicos, graduação e pós e trabalho num emprego pequeno com remuneração evidentemente inferior.

Meu amigo mexe com venda e revenda de carros desde os 17, quando era instruído por seu pai. Hoje ele tem 2 filhas, mora em residência própria, possui 2 carros particulares, montou uma "garagem" de vendas na propria casa, vez ou outra quando estou trabalhando externo eu o encontro voltando de um passeio de jetski em plena terça-feira a tarde.

A grana que investi em cursos daria para eu ter um ap meu ou para aluguel.

Mas não me arrependo tanto, conhecimento é necessário.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.887
Reações
28.596
Pontos
1.179
Serviu pra plano de carreira, eu deveria ter feito alguma faculdade qualquer reconhecida

Mas no Brasil se você faz uma "faculdade qualquer" você é um pária lol

Segunda graduação e pós fiz foi tudo a distância
A distância? Qual instituto? Era TI?
 

Rayzen_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.144
Reações
3.830
Pontos
704
Tentarei responder de uma forma diferente :

Eu e um amigo de infância temos 40 anos.

Eu tenho 3 cursos técnicos, graduação e pós e trabalho num emprego pequeno com remuneração evidentemente inferior.

Meu amigo mexe com venda e revenda de carros desde os 17, quando era instruído por seu pai. Hoje ele tem 2 filhas, mora em residência própria, possui 2 carros particulares, montou uma "garagem" de vendas na propria casa, vez ou outra quando estou trabalhando externo eu o encontro voltando de um passeio de jetski em plena terça-feira a tarde.

A grana que investi em cursos daria para eu ter um ap meu ou para aluguel.

Mas não me arrependo tanto, conhecimento é necessário.
Provavelmente ele tem o que tem por causa dos encaminhamentos do pai, não necessariamente por ele ter deixado de estudar para focar no trabalho. Isso não é muito difícil de perceber.

Na minha visão, a pessoa só cresce sem estudo se já vem de família rica, por ter algum contato muito foda ou por pura sorte.

Contar com a sorte, pra mim não é opção. Logo prefiro me capacitar.
 

Vinicam

Mil pontos, LOL!
Mensagens
22.254
Reações
24.347
Pontos
1.419
Resumindo : vc perda 4 anos da tua vida pra sair de la e precisar de um estagio... aonde vc vai trabalhar e basicamente nao ganhar nada por 1-2 anos.
nao seria mais inteligente as empresas darem o estagio pra quem terminou o segundo grau e tem entendimento sobre o assunto e com estagio melhorar a sua aptidao?

Seria melhor pro funcionário, pra empresa não. Nenhum funcionário tem fidelidade com a empresa, já cansei de ver história de gente que a empresa investiu um monte pra formar só pra pessoa ir pra outro emprego assim que terminou sua especialização.
 

大天使

Veterano
Mensagens
697
Reações
1.657
Pontos
148
Faculdade é um grande funil pro gado, o negócio é ser patrão enriquecer os outros é coisa de otário.

Levanta a ficha dos caras mais ricos e pergunta se é o estudo que mudou a vida deles.

Estude por amor ao conhecimento, por dinheiro você não vai ser bom em nada, no máximo um salário médio e uma vida média e frustrada.

Por que tem tanto nego que ganha um put* salário e é depressivo? Pense nisso, querem agradar a sociedade, mas o vazio interno só cresce.
Muitas das pessoas ricas são empresários e empreendedores que possuem uma baita criatividade.
O problema é que pra 1 empreendedor ser bem sucedido, 10 devem entrar na falência.
Se você é de classe baixa, então nem se fala.
A facul é uma boa porta de entrada para pessoas de classe baixa (graças ao prouni).
A garota que eu gosto se formou em pedagogia e conseguiu um belo emprego numa escola. Ela jamais conseguiria esse emprego se não fosse pela facul (a não ser se ela fizesse magistério).
 

OSMattOS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.769
Reações
17.658
Pontos
553
Provavelmente ele tem o que tem por causa dos encaminhamentos do pai, não necessariamente por ele ter deixado de estudar para focar no trabalho. Isso não é muito difícil de perceber.

Na minha visão, a pessoa só cresce sem estudo se já vem de família rica, por ter algum contato muito foda ou por pura sorte.

Contar com a sorte, pra mim não é opção. Logo prefiro me capacitar.

Não acredito muito em sorte, e sim em encaminhamento e força de vontade/fé/Deus atrelado a pensamentos e autoafirmações.
Nunca vi palavra tão superestimada quanto sorte.


A maioria dos caras que vejo falarem sorte, na verdade teve toda uma trajétoria, principalmente espiritual e mental antes de obtiverem sucesso. Não acredito muito em "sorte" e sim em Deus e no alinhamento mental e vocacional correto.
 

大天使

Veterano
Mensagens
697
Reações
1.657
Pontos
148
Não acredito muito em sorte, e sim em encaminhamento e força de vontade/fé/Deus atrelado a pensamentos e autoafirmações.
Nunca vi palavra tão superestimada quanto sorte.


A maioria dos caras que vejo falarem sorte, na verdade teve toda uma trajétoria, principalmente espiritual e mental antes de obtiverem sucesso. Não acredito muito em "sorte" e sim em Deus e no alinhamento mental e vocacional correto.
Cara, eu tbm acredito em Deus, mas quando se trata de adquirir dinheiro, a pessoa pode ser bem sucedida através de duas formas: Determinação e sorte.
Isso é principalmente no empreendedorismo.
 
Topo Fundo