O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Vamos começar a revolução na política?

Wrex

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.042
Reações
15.624
Pontos
1.109
Boa tarde pessoal, já venho a um tempo expondo algumas dessas ideias, me digam o que acham delas:

Fazer um sistema, quase como um fórum...
Mas diferente, onde haveria a votação das propostas e discussões sobre leis, projetos de lei e etc...
A partir da votação do sistema, um candidato marionete representante do sistema irá realizar o voto computado pelo mesmo.
O político seria nada mais nada menos que uma marionete do sistema, votando apenas no que foi aprovado pelo voto do sistema, que é composto de vários usuários. Obviamente isso só é necessário por o sistema político atual requer "representantes".

Todos nós sabemos que eles defendem os próprios interesses, se quisermos mudar algo REALMENTE, precisamos nós mesmos tomar as decisões.
Usuários do sistema discutem e a votação acontece, o representante dá o voto do sistema para a câmara senado, ou seja lá onde for.

Segundo, sistema de licitações e gastos públicos totalmente aberto.
Todo e qualquer gasto público deve entrar em um sistema, todas as licitações devem ser abertas pelo sistema.
Dando uma explicação macro: o objetivo é que qualquer um possa captar licitações do governo...

Por exemplo, eu preciso fazer uma ciclovia, bem porca, só vamos pintar um pouco o asfalto...
Então precisamos de 2 coisas, tinta e pintores.

Qualquer um poderia se candidatar pelo sistema para pintar, assim como qualquer um poderia se candidatar para fornecer a tinta.
As regras do sistema serviriam para impedir que fosse escolhido a bel prazer qual o fornecedor.

Um exemplo de regra: Deve ser escolhido o menor valor. (O próprio sistema escolhe o vencedor da licitação automaticamente, de acordo com parâmetros passados)...

Assim evitaria essa lambança, além do monopólio da prestação de serviços.

Enfim, claro que é um sistema complexo, mas nada de outro mundo, não vejo porquê não fazê-lo.
Obviamente seria um sistema em código-aberto, com constantes atualizações nos fluxos a fim de evitar abusos que com toda a certeza irão acontecer. Mas acho que seria bem mais eficiente que o sistema atual.

Obviamente no início tudo dependeria dos candidatos representantes do sistema, mas acredito que com o tempo possa se tornar regra geral pro país. Mas acredito ser uma ideia bem viável, visto que é compatível com o sistema atual e mesmo assim é bem diferente.

O truque está em tomar as decisões de forma coletiva através do sistema. Usuários do sistema votariam nos marionetes representantes.
Não seria nada difícil verificar a integridade das votações do sistema VS votações na câmara.

O objetivo principal do sistema é tornar políticos obsoletos, fazendo com que a própria população tenha voz.
Claro que o processo precisa ser otimizado de modo a impedir votos desconstrutivos.

Como por exemplo, eu não poderia votar em decisões sobre meio-ambiente, pois não sei nada de meio-ambiente.
Mas aí seriam ajustes finos, o principal é que o representante eleito do partido dará voz ao sistema, que é composto pela população.

Acredito na viabilidade pois o sistema seria escalável... Um vereador poderia utilizar sem problemas, claro que as pessoas que tomarão as decisões para o vereador ser relevantes. Então o sistema pode começar pequeno, apenas com 1 vereador...

Acredito que, se der certo, mais pessoas vão aderir ao sistema, então teremos mais políticos marionete eleitos, até o ponto que não seriam mais necessários. Mesmo que isso não aconteça e se torne apenas um partido de nicho... Acho uma opção válida.
 
Ultima Edição:

Wrex

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.042
Reações
15.624
Pontos
1.109
Pronto, me digam o que acham, vocês participariam da política dessa maneira?

Como programador já penso em fazer a plataforma extremamente aberta, pra ajudar na fiscalização e também facilitar a criação de aplicativos integrados... (Expor todos os dados através de webservices seria uma boa... Assim se você possui uma empresa que presta serviços de construção em determinada cidade, pode receber notificações sempre que uma nova licitação da área surgir.)
 
Ultima Edição:

Hume

Bam-bam-bam
Mensagens
3.321
Reações
9.546
Pontos
314
O problema é mesmo esse? Ao meu ver o problema é a política como um todo que assumiu o patamar da 'graça' depois da revolução francesa. Hoje a política é vista como panaceia pra todos os males, mas o mais importante que é a ação humana é o fator que é menos valorizado hoje em dia.

ps: Desculpa, só li metade do tópico e postei :lolwtf
adorei a ideia. tem meu apoio
 

Palhano

Bam-bam-bam
Mensagens
12.099
Reações
7.029
Pontos
494
Querido, entre em contato comigo.
Já tenho um esqueleto disso e preciso de um programador para a minha startup.
O fórum está praticamente online e podemos juntar as mesmas coisas.

Da onde você é? Como podemos conversar melhor?
 

Wrex

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.042
Reações
15.624
Pontos
1.109
Querido, entre em contato comigo.
Já tenho um esqueleto disso e preciso de um programador para a minha startup.
O fórum está praticamente online e podemos juntar as mesmas coisas.

Da onde você é? Como podemos conversar melhor?
Sou da República de Curitiba! Já passo meu e-mail!
 

Ghost·

Bam-bam-bam
Mensagens
3.159
Reações
10.353
Pontos
303
Após atingirmos alguma estabilidade política e econômica, acredito que esse será um debate que obrigatoriamente terá de ser feito.
Que essa proposta ganhe força e vulto.
 


Wrex

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.042
Reações
15.624
Pontos
1.109
O problema é mesmo esse? Ao meu ver o problema é a política como um todo que assumiu o patamar da 'graça' depois da revolução francesa. Hoje a política é vista como panaceia pra todos os males, mas o mais importante que é a ação humana é o fator que é menos valorizado hoje em dia.

ps: Desculpa, só li metade do tópico e postei :lolwtf
adorei a ideia. tem meu apoio
Então, o objetivo do software seria acabar com políticos, torná-los obsoletos.

Não precisamos de ninguém para nos representar, nós representaríamos a nós mesmos.
Não vejo necessidade de haver um representante com a atual tecnologia.


Após atingirmos alguma estabilidade política e econômica, acredito que esse será um debate que obrigatoriamente terá de ser feito.
Que essa proposta ganhe força e vulto.
Acho que se depender de quem já está no poder, isso nunca iria acontecer...
Mas acredito que eventualmente, se ideia der certo para um bairro e um vereador... só tende a se espalhar... e sem volta!
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.641
Pontos
744
1) Entra em pauta um projeto de lei em que não haverá mais desconto para a Previdência e a pessoa se aposenta com 50 anos e com o maior salário que recebeu;
2) Político marionete vai votar conforme a massa popular escolher.

Qual o resultado?
1) Da votação?
2) Do futuro do país?

...

Não sei se me fiz entender com o exemplo esdrúxulo.
 

Tilak

Bam-bam-bam
Mensagens
4.447
Reações
9.411
Pontos
303
...É praticamente o parlamentarismo puro essa tua idéia
 
Topo Fundo