O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Vamos falar do SEGA CD?

Lagarto Distraído

Bam-bam-bam
Mensagens
5.171
Reações
10.398
Pontos
353
Na verdade tem o PS1 que tem os menus e FMV do Sega cD.
A versão que todos conhecemos do Road Rash é original do 3DO (1994), que foi na qual todas as outras se basearam. Essa do Sega CD é de 95, e a de PSX/Saturn/Windows é de 96.

Taí um bom assunto pra tópico: algumas das séries da EA que hoje são clássicas, nasceram no 3DO. Need for Speed, por exemplo. É um período meio que esquecido dessa 5ª geração dos games.
Pelo amor de Deus, amigos. Eu disse PS1 por ser o console mais famoso. Eu quis dizer versão original, que todos sabem que é o 3DO
 

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
A versão que todos conhecemos do Road Rash é original do 3DO (1994), que foi na qual todas as outras se basearam. Essa do Sega CD é de 95, e a de PSX/Saturn/Windows é de 96.

Taí um bom assunto pra tópico: algumas das séries da EA que hoje são clássicas, nasceram no 3DO. Need for Speed, por exemplo. É um período meio que esquecido dessa 5ª geração dos games.
Gex nasceu tmb no 3Do não?
 

Indelével

Bam-bam-bam
Mensagens
999
Reações
2.569
Pontos
293
Gex nasceu tmb no 3Do não?
Gex, Need for Speed, D (D2 só foi sair no Dreamcast), Star Wars Rebel Assault começaram no 3DO. A EA investiu muito no console.
Eu falei que é um período meio esquecido pois consideramos que o 3DO seja um console "americano", quando na verdade saiu até Policenauts pra ele. Tem até um YuYu Hakusho exclusivo pra 3DO!
 

Fabio Alexandre

Bam-bam-bam
Mensagens
1.299
Reações
2.142
Pontos
453
Quando comprei o Sega CD em 1994, o aparelho veio com o jogo Sewer Shark na embalagem.
E comprei numa Locadora aquí perto mais 5 jogos usados: Spiderman, Batman Returns, Sonic CD, Night Trap e Road Avenger.
.
E ainda tinha um carinha no meu bairro que tinha uns 2 jogos diferentes que eu sempre emprestava: Final Fight CD e Tomcat Alley.
Então no começo eu tinha bastante coisa pra jogar e quase não aluguei jogos, e essa locadora que comprei os jogos fechou as portas.
.
Depois a unica locadora da cidade que tinha Sega CD era a Progames, onde aluguei vários jogos: Silpheed, Dragons Lair, Double Switch, Mansion of Hiden Souls, Star Wars Rebel, Jaguar XJ220, Heart of the Alien e Road Rash. Parei de alugar pois cansei dos FMVs e a maioria dos outros jogos eram os mesmos do Mega.
.
Fiquei até 1996 com ele, quando vendi pra completar o dinheiro pra comprar o Playstation 1, mas foi uma ótima experiência para o 1o. game de CD que eu tive.
Só descobri o restante da biblioteca quando começou a emulação no anos 2000, só me arrependo de não ter alugado o Earthworm Jim que tinha mais conteúdo.
 


DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.511
Reações
2.760
Pontos
703
Eu joguei pouco, mas hoje, me parece uma boa biblioteca. O Popful Mail dele é um belo jogo, e talvez seja a melhor versão do mesmo. Também tem uns shmups e rpgs muito bons (como Lunar e Shining force). Também tem muitas tranqueiras, tipo aqueles jogos de filminho (uma pá de coisa ocidental, nisso), mas fora, se aproveita uma boa quantia de games.
 

thiagoencd

Bam-bam-bam
Mensagens
165
Reações
181
Pontos
469
Uma curiosidade para quem já jogou Lunar no PSX/PSP ou Saturn. O Lunar de Sega CD é tão diferente que você pode dizer que o de PSX/Saturn na verdade é um remake, e não um port. As diferenças que me lembro agora (contando que o Sega CD seja a versão original):
  • no Sega CD as batalhas são aleatórias, enquanto no PSX você vê os inimigos na tela
  • algumas sequências da história foram trocadas de lugar, e de certa forma a história é um pouco diferente no PSX
  • a Luna fica bem mais tempo na party na versão de PSX. Na de Sega CD ela fica bem pouco.
  • na versão de PSP, cada magia agora tem um efeito de loading (horrível), mas pelo menos tiraram aquele lutador genérico de cabelo azul (quando um personagem temporário se unia ao seu grupo, colocavam esse sprite). Até o amigo do Alex agora tem um sprite próprio.
  • isso aqui só vale para a versão de PSP, mas lá perto do final tem uma batalha que você é obrigado a perder. No Sega CD e PSX, essa batalha acaba automaticamente no 3º turno. No PSP não. Se você tiver itens de cura suficientes, pode acabar lutando com o chefe durante meia hora até perceber que não dá para matá-lo.
E uma das maiores diferenças, mas... o chefe final da versão Sega CD é diferente (é o mesmo personagem). Porém, isso causa meio que uma rixa entre ports e remakes. É assim: o Lunar 1 de PSX/Saturn/outros é um remake, mas o Lunar 2 de PSX/Saturn segue quase que totalmente o Lunar 2 de Sega CD. Isso cria uma situação estranha, onde o Lunar 2 (todas as versões) na verdade seguem a história do Lunar 1 de Sega CD, e não do remake. Você vê isso bem cedo no jogo, pois vai aparecer um personagem que só aparece na versão de Sega CD, e ele conversa com você como se já te conhecesse. Se você só jogou o remake, não vai ter a mínima idéia de quem ele é até bem mais tarde no jogo.
Bom saber disso pois tentei jogar no Sega CD e gostei do jogo, mas perdi a paciência com as batalhas aleatórias a cada 2 segundos.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.161
Reações
23.222
Pontos
1.619
O que muita gente não percebe é que o Sega CD teve sim, bastante jogos, mas que foram BEM capados porque o videogame não aceitava jogos de outra região (e isso me fez perder muita coisa interessante que tinha nele!)

Isso tende em jogos que são bem desconhecidos pra muita gente e que desse montante, saiu coisa legal.



Ainda sonho em ver uma tradução pro Arcus 1-2-3
 
Ultima Edição:

Gillian

Supra-sumo
Mensagens
834
Reações
1.298
Pontos
183
Uma curiosidade para quem já jogou Lunar no PSX/PSP ou Saturn. O Lunar de Sega CD é tão diferente que você pode dizer que o de PSX/Saturn na verdade é um remake, e não um port. As diferenças que me lembro agora (contando que o Sega CD seja a versão original):
  • no Sega CD as batalhas são aleatórias, enquanto no PSX você vê os inimigos na tela
  • algumas sequências da história foram trocadas de lugar, e de certa forma a história é um pouco diferente no PSX
  • a Luna fica bem mais tempo na party na versão de PSX. Na de Sega CD ela fica bem pouco.
  • na versão de PSP, cada magia agora tem um efeito de loading (horrível), mas pelo menos tiraram aquele lutador genérico de cabelo azul (quando um personagem temporário se unia ao seu grupo, colocavam esse sprite). Até o amigo do Alex agora tem um sprite próprio.
  • isso aqui só vale para a versão de PSP, mas lá perto do final tem uma batalha que você é obrigado a perder. No Sega CD e PSX, essa batalha acaba automaticamente no 3º turno. No PSP não. Se você tiver itens de cura suficientes, pode acabar lutando com o chefe durante meia hora até perceber que não dá para matá-lo.
E uma das maiores diferenças, mas... o chefe final da versão Sega CD é diferente (é o mesmo personagem). Porém, isso causa meio que uma rixa entre ports e remakes. É assim: o Lunar 1 de PSX/Saturn/outros é um remake, mas o Lunar 2 de PSX/Saturn segue quase que totalmente o Lunar 2 de Sega CD. Isso cria uma situação estranha, onde o Lunar 2 (todas as versões) na verdade seguem a história do Lunar 1 de Sega CD, e não do remake. Você vê isso bem cedo no jogo, pois vai aparecer um personagem que só aparece na versão de Sega CD, e ele conversa com você como se já te conhecesse. Se você só jogou o remake, não vai ter a mínima idéia de quem ele é até bem mais tarde no jogo.
Eita? Qual personagem?

Eu joguei todas as versões e nunca reparei isso (o Silver do segacd joguei uma vez só a muuuuuitos anos)...

Lembrando que hoje tem hacks de todas as versões retirando as mudanças da working designs...

Enviado de Zenithia
 

Indelével

Bam-bam-bam
Mensagens
999
Reações
2.569
Pontos
293
Eita? Qual personagem?

Eu joguei todas as versões e nunca reparei isso (o Silver do segacd joguei uma vez só a muuuuuitos anos)...
É o Ghaleon. É que na versão de Sega CD, ele aparece como Magic Emperor Ghaleon na batalha final, enquanto no remake é apenas Ghaleon (sem a armadura). Por isso eu disse que era o mesmo personagem. No remake do 2, o Ghaleon só se revela bem lá na frente, enquanto que se você jogou o 1 de Sega CD, vai sacar de cara quem é o Record Keeper.

219673
 

Gillian

Supra-sumo
Mensagens
834
Reações
1.298
Pontos
183
É o Ghaleon. É que na versão de Sega CD, ele aparece como Magic Emperor Ghaleon na batalha final, enquanto no remake é apenas Ghaleon (sem a armadura). Por isso eu disse que era o mesmo personagem. No remake do 2, o Ghaleon só se revela bem lá na frente, enquanto que se você jogou o 1 de Sega CD, vai sacar de cara quem é o Record Keeper.

Visualizar anexo 219673
Ahhhh sim... Mas quando ele se revela no 2 dá pra saber que era o mesmo personagem não?

Enviado de Zenithia
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.531
Reações
12.979
Pontos
1.189
O SEGA CD foi o segundo console que comprei com meu próprio dinheiro. Alguns textos que escrevi foram publicados e ganhei uns trocados. Foi o suficiente para comprar um SEGA CD 2 em Julho de 1993.

O console veio com Sewer Shark, que joguei à exaustão. Um grande amigo meu tinha o primeiro SEGA CD e vários jogos, que ele me emprestava. Joguei muito Tomcat Alley, Night Trap, Sonic CD (o melhor jogo do console, de longe), Silpheed, Spider-Man, o amalucado Panic!, todos emprestados desse meu amigo. Ele também me emprestava muito o SEGA CD Classic Arcade Collection.

O resto que joguei, alugava. Road Avenger, F1 Beyond the Limit (o melhor jogo de F1 por muitos anos), Mad Dog McCree, Mickey Mania, Ernest Evans, o ótimo Final Fight e o péssimo Mortal Kombat (esse era emprestado do meu primo). Lembro que gostava do FIFA por causa das sequências em FMV (apesar dos loading times). Ah, não posso me esquecer de Microcosm, que adorava e joguei muito, também.

O SEGA CD foi menos do que eu esperava, mas é um console pelo qual tenho carinho. Meu único arrependimento foi não ter comprado Snatcher. Tive com um nas mãos, em Julho de 1995, mas preferi comprar um controle extra para o Saturn, que havia acabado de adquirir.

Joguei muita coisa mesmo. Até que bastante gente do meu círculo de amizades tinha o console. Esse meu amigo que teve o primeiro modelo, eu, meu primo, dois colegas do colégio e um outro colega que teve o Mega CD (esse não jogou quase nada...).
 

johnwolque

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.863
Reações
12.906
Pontos
703
tinha uma locadora de horas que gostava de trazer esses consoles que nenhuma outra tinha ,foi lá inclusive que joguei a única vez num neo geo cartucho, Fatal Fury Special e Samurai Shadow e só tinha esses,

já o Sega Cd tava lá e resolvi jogar pela curiosidade ,tinha Final figth ,um jogo de FMV de desenho que eu não lembro o nome e Mortal Kombat ,destes final Figth foi sem duvidas o melhor que tinha pra ele lá ,o de FMV achei legal no começo mas começou a enjoar e já MK uma decepção total ,praticamente um jogo de mega com som um pouco melhor e com o sub zero na postura correta ,passados umas tres jogadas por ele já queria voltar pro ps1
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.531
Reações
12.979
Pontos
1.189
tinha uma locadora de horas que gostava de trazer esses consoles que nenhuma outra tinha ,foi lá inclusive que joguei a única vez num neo geo cartucho, Fatal Fury Special e Samurai Shadow e só tinha esses,

já o Sega Cd tava lá e resolvi jogar pela curiosidade ,tinha Final figth ,um jogo de FMV de desenho que eu não lembro o nome e Mortal Kombat ,destes final Figth foi sem duvidas o melhor que tinha pra ele lá ,o de FMV achei legal no começo mas começou a enjoar e já MK uma decepção total ,praticamente um jogo de mega com som um pouco melhor e com o sub zero na postura correta ,passados umas tres jogadas por ele já queria voltar pro ps1

Mortal Kombat era uma tragédia. A luta com o Shang Tsung travava a cada transformação, para carregar os dados do CD. Acho que é o jogo mais mal implementado para o SEGA CD.

 

Vei pescador

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.513
Reações
18.480
Pontos
1.464
Lembro de ter jogado MAKE MY VIDEO na Universal Games aqui em Fortaleza. Td mundo parou p ver, foi bem divertido.
Depois eu vim saber q esse jogo tá em 9 entre 10 listas de piores jogos do Sega CD :kkk

Mas é fato, na época td mundo parava p ver alguem jogar Road Avenger ou Sonic CD.
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.855
Reações
27.815
Pontos
1.444
Era impressionante a ideia, mas a execução foi péssima, e embora tenha uns jogos legais, o hardware foi muito mal aproveitado.
A Sega deveria ter segurado a onda no Mega Drive mesmo, não feito Sega CD, 32x, penduricários, etc. Devia ter investido mais fortemente no Saturn para ser melhor programável e com maior capacidade 3D, tocando apenas CD, controle com analógico, lançando antes da Sony e da Nintendo.
 

BrunobrsliveX

Veterano
Mensagens
358
Reações
499
Pontos
138
Isso é bem engraçado, muitos falam que o Sega CD foi um fracasso porém além de ele ter tido um bom tempo de vida com muitos jogos.. Muitos amigos meus na época tinham o Sega CD tanto o modelo 2 quanto o cdx... Lunar e meu jogo favorito ever dele além de popfulmail e battlecorps que é um jogo onde vc controla robôs de batalha em planetas que tem aliás uma put* trilha sonora épica..

O problema do saturn era a arquitetura dele e o modo de programar.. Ele vale lembrar ficou no frente do psx no Japão por uns 2 ou 3 anos o psx passou na frente do saturn creio que em meados de 96 ou 97 por isso o vídeo game no Japão tem diversos jogos excelentes.. Nas américas foi tudo culpa da teimosia e daquele imbecil que entrou no lugar do Thomas, uma pessoa que nem vale a pena citar o nome...

Sobre o Sega CD levando em conta que ele era um acessório e era bem caro não dá para se dizer se maneira alguma que ele foi um fracasso se duvidar tem mais jogos que o 3DO, não que o 3DO Seja lá algum parâmetro para algo
 

BrunobrsliveX

Veterano
Mensagens
358
Reações
499
Pontos
138
O indivíduo tinha que comprar um Mega drive, depois tbm comprar um Sega CD e ainda por cima comprar um jogo de Sega CD que ja existia no Mega só que com som melhor?

Esse çega cedê era uma uma brincadeira muito salgada hein.
Mas o Sega CD tinha diversos jogos exclusivos dele... Na época todos tinham aquela coletânea do mega drive pois já vinha com ele
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.531
Reações
12.979
Pontos
1.189
O indivíduo tinha que comprar um Mega drive, depois tbm comprar um Sega CD e ainda por cima comprar um jogo de Sega CD que ja existia no Mega só que com som melhor?

Esse çega cedê era uma uma brincadeira muito salgada hein.

Deve-se entender o contexto da época. Estávamos em um período de transição de paradigmas e tecnologias. Era consenso que cartuchos estavam no fim de sua vida e que a próxima geração teria CDs como mídia. Pelo custo, pelo espaço extra e pela evolução desse tipo de armazenamento para software que evoluía a passos largos no PC. Em paralelo, e viabilizado pelos CDs, estavam jogos de sucesso que se valiam de FMV, música e sons com qualidade muito superior e, principalmente, mais baratos. Jogos em 3D eram mais uma curiosidade que uma tendência.

O 3DO iniciou a quinta geração com um hardware tão impressionate quanto caro. E mesmo custando absurdos U$ 699,99 em 1993, encontrou consumidores. O Saturn ainda demoraria anos para ser lançado. A SEGA achou que precisava de um upgrade no Genesis para se manter relevante. Claro que o Mega CD é bem anterior ao 3DO, mas o mercado sabia o que viria. Nintendo e Sony, Commodore, Philips, a própria NEC, Atari, todos estavam nessa mesma corrida.

O conceito do SEGA CD é o de um coprocessador atrelado a uma solução de storage. Como foram Super FX e Sega Virtua Processor. Com a diferença que o consumidor pagaria apenas uma vez por esses elementos, com a vantagem de ser um produto comercialmente mais atrativo que um mero coprocessador atrelado em um cartucho. Fazia muito sentido.

Infelizmente a execução não foi das melhores. O aparelho ficou caro. O Mega Drive / Genesis não era preparado para ter outra saída de vídeo, exigindo que tudo que fosse processado pelo SEGA CD fosse enviado ao VDP do Genesis. As duas CPUs não podiam ser usadas em modo SMP, mas em um pipeline de processamento "forçado", com limitações de consumo dos dados pelo Genesis. O Genesis era um gargalo. Para piorar, o limite de cores do Genesis foi algo em que a imprensa se apegou muito, para criticar o aparelho.

Mesmo sendo caro, o conjunto Genesis + SEGA CD ainda era bem mais barato que as melhores alternativas da época: 3DO e PC. Inferior, claro, mas com uma biblioteca de jogos impressionante, herdada do Genesis, e um bom potencial. No fim, vendeu mais ou menos o mesmo que o 3DO (somados Mega CD e SEGA CD), e teve quase a mesma quantidade de jogos. Apesar de ter o inconveniente dos loading times bem lentos, eu sempre preferia a versão do mesmo jogo para o SEGA CD. Sempre vinha um bônus. Uma fase, cutscenes, alguma coisa. E os jogos FMV eram legais, naquele tempo. Envelheceram mal, mas na época fizeram sucesso.
 

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
14.821
Reações
27.391
Pontos
1.103
Eu sempre considerei o SEGA CD mais um showcase do que algo realmente funcional. Digo, o sistema tem alguns poucos jogos exclusivos ou conversões excelentes, como o Final Fight, mas via de regra era um sistema que não valia tanto o investimento se fosse considerar o preço do aparelho e a (falta de) qualidade de grande parte dos jogos, principalmente dos FMV, que embora chamassem bastante atenção, não tinham uma grande duração, coisa que a maioria dos jogadores nessa época estava acostumado.

No entanto, ele "envelheceu bem", no sentido de que hj é mais atrativo ter o combo mega / sega cd do que na época que foi lançado.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.708
Reações
13.740
Pontos
803
PS VR custa o mesmo preço de um console Playstation e vendeu igual ou menos que o Sega CD, mas ninguém fala que é fracasso, pelo contrário estão esperando o vr 2, assim o Sega CD fez muito bem, ele sempre foi um acessório e apenas isso.
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.877
Reações
56.778
Pontos
2.164
PS VR custa o mesmo preço de um console Playstation e vendeu igual ou menos que o Sega CD, mas ninguém fala que é fracasso, pelo contrário estão esperando o vr 2, assim o Sega CD fez muito bem, ele sempre foi um acessório e apenas isso.

Problema do Sega CD na época que as lixeiras eram muito fáceis de ser encontrados e os poucos bons jogos, quase impossível.
Aqui no Brasil então, piorou.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.065
Reações
58.079
Pontos
2.009
Vamos falar do SEGA CD?

Não.























Brinks, vamo sim.

Uma excelente ideia (e talvez necessária) que não foi bem implementada, sobretudo no aspecto mercadológico.

Eu ficava babando nas revistas, que apresentaram a bagaça como algo completamente revolucionário.
Minha primeira e única experiência com console foi jogando Wonder Dog, fiz até tópico:


Cega CD é um item que ainda terei na minha coleção.
 

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.116
Reações
4.604
Pontos
453
O conceito do SEGA CD é o de um coprocessador atrelado a uma solução de storage. Como foram Super FX e Sega Virtua Processor. Com a diferença que o consumidor pagaria apenas uma vez por esses elementos, com a vantagem de ser um produto comercialmente mais atrativo que um mero coprocessador atrelado em um cartucho. Fazia muito sentido.

Mas hein? Não entendi muito bem seu ponto de vista.

Vc ta dizendo que um add-on tão caro quanto o console vale mais a pena do que um chip em um cartucho?

Não se esqueça que vc teria que comprar um Mega drive + Sega cd + game, muito mais caro do que comprar um Mega + Virtua Racing por exemplo, ainda levando em conta que um cartucho com chip era um pouco mais caro que um cartucho comum, mas ainda sim no geral mais barato.

Financeiramente o Sega CD foi uma facada no bolso do consumidor, comprar um add-on tao caro quanto o proprio console ja existente não valia muito a pena.

Outra que comercialmente o Sega CD não fez muito bem a Sega pois um produto canibalizava o outro da mesma empresa, as produtoras tinham um dilema: fazer um jogo pra um add-on que pouco vendia ou fazer um jogo pro console titular que vendia bem e ja tinha uma grande base de consumidores?
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.065
Reações
58.079
Pontos
2.009
Vc ta dizendo que um add-on tão caro quanto o console vale mais a pena do que um chip em um cartucho?

Não que a estratégia de preço do Sega CD tenha sido a mais correta, mas e quando o chip em um cartucho não entregaria nem 10% do que entregaria o add-on (lembrando que o maior apelo de venda do Sega CD eram os FMV e o som de "qualidade de CD")?

Lembrando que estamos falando de uma época onde a megalomania tomava conta no mundo dos games, custe o que custar. Foi justamente nesse período - início da década de 90 - que tivemos bizarrices mercadológicas como um console que custava 7X mais caro que o concorrente mais caro um cartucho era mais caro que um console rival (NEO GEO AES), ou então um add-on tão caro quanto o console (Sega CD), ou ainda um console tomando a frente da geração 32 bits sendo vendido 3X mais caro que seus rivais que chegariam um tempo depois (3DO)... Por isso não condeno tanto a Sega pelo Sega CD, ainda que ela tenha sido a responsável pela própria morte a partir de uma sequência de erros grotescos.
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.129
Reações
10.519
Pontos
753
Deve ter sido o preço o maior impecilho a se popularizar. Confesso que antes de ter acesso a internet nunca ouvi falar dele nem do PC Engine. Não eram populares, nem em locadoras.
Em termos de biblioteca de jogos tinha alguns jogos muito interessantes, mas em menor quantidade até onde sei que o PC-Engine por exemplo. Mas Lunar 1 e 2 e Popfulmail realmente são clássicos. Popfulmail até hoje não saiu novamente em outras plataformas, melhor versão é a do SegaCD, já Lunar como falado temos remakes em outras. Prince of Persia do Sega CD é juntamente com a Snes as 2 melhores versões do clássico, sendo que a do SegaCD me parece mais fiel ao original (well, com exceção da abertura), a Snes é praticamente um remake expandido.
 
Ultima Edição:

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.531
Reações
12.979
Pontos
1.189
Mas hein? Não entendi muito bem seu ponto de vista.

Vc ta dizendo que um add-on tão caro quanto o console vale mais a pena do que um chip em um cartucho?

Não se esqueça que vc teria que comprar um Mega drive + Sega cd + game, muito mais caro do que comprar um Mega + Virtua Racing por exemplo, ainda levando em conta que um cartucho com chip era um pouco mais caro que um cartucho comum, mas ainda sim no geral mais barato.

Financeiramente o Sega CD foi uma facada no bolso do consumidor, comprar um add-on tao caro quanto o proprio console ja existente não valia muito a pena.

Outra que comercialmente o Sega CD não fez muito bem a Sega pois um produto canibalizava o outro da mesma empresa, as produtoras tinham um dilema: fazer um jogo pra um add-on que pouco vendia ou fazer um jogo pro console titular que vendia bem e ja tinha uma grande base de consumidores?

Se você se lembrar bem do SVR, o Virtua Racing custava 100 dólares, quando os jogos do Genesis custavam 40-50 dólares. Os jogos do SNes custavam 49,99 dólares, mas os cartuchos com Super FX custavam 59,99. O SEGA CD 2 custava algo em torno de 200 dólares (não me lembro bem quanto paguei no meu, mas foi bem menos que o preço de lançamento, de 299 dólares), entregando mais poder de processamento e armazenamento, mas principalmente, entregando o que o público achava que era a próxima evolução nos jogos.

Os custos extras de desenvolvimento para o SEGA CD, em relação ao Genesis, não eram significativos a ponto de desestimular versões em CD. Não me lembro se havia algum subsídio da SEGA, entretanto. Jogos em FMV eram baratos de serem produzidos, também.

O SEGA CD parecia uma boa ideia, à época. Hoje sabemos definitivamente como periféricos desse tipo sempre falham, mas foi uma boa tentativa.
 

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.711
Reações
4.226
Pontos
704
Não joguei muita coisa além de Final Fight, Sonic e Slipheed, mas estou com as versões revisadas dos RPGs da Working Designs no meu backlog. Acho que foi uma tentativa válida, esse negócio de lançar acessórios para aumentar a vida dos consoles vem de longa data. NEC se saiu muito bem com o CD do PC Engine, Nintendo teve o Famicom Disk System. A impressão que tenho é que apostaram muito em uma tendência que não se confirmou (FMVs) e que não faltaram bons jogos, mas faltaram uns arrasa-quarteirões, daqueles que fazem as pessoas querer comprar o aparelho só para experimentar. Nesse patamar, acho que só o Sonic mesmo.

Ao menos, fez muito mais sentido que o 32X, esse sim uma viagem erradíssima.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.161
Reações
23.222
Pontos
1.619
Era impressionante a ideia, mas a execução foi péssima, e embora tenha uns jogos legais, o hardware foi muito mal aproveitado.
A Sega deveria ter segurado a onda no Mega Drive mesmo, não feito Sega CD, 32x, penduricários, etc. Devia ter investido mais fortemente no Saturn para ser melhor programável e com maior capacidade 3D, tocando apenas CD, controle com analógico, lançando antes da Sony e da Nintendo.

Aí é que está, eu acho que se a Sega tivesse lançado OU SÓ o Sega CD OU SÓ o 32X, as coisas teriam sido diferentes pois aí as duas (SOA e SOJ) estariam 'juntas', mesmo que fosse por imposição forçada, a enxergar apenas um projeto, se mantendo e dedicando mais nele e com isso, evitando de pegar a outra mão e usar ela pra bater so seu próprio rosto dizendo "essa é a sua mão? Ou é essa a sua mão?"
 

BrunobrsliveX

Veterano
Mensagens
358
Reações
499
Pontos
138
O Sega CD sempre foi um acessório apenas isso. Foi feito para expandir as capacidades do mega drive e foi apenas isso... Considerando o preço a epoca em que foi idealizado no cenário atual da época ele foi uma aposta muito acertada... Como todo console teve jogos bons e teve jogos ruins.. Os fmvs envelheceram mau assim como vários jogos da época do psx também... Tudo era questão de a época que foi lançado... Além do mais ele tocava discos de áudio o que naquela época era muito relevante muitos dos meus amigos que tinham o Sega CD o pai ou mãe comprava pois eles também usavam para ouvir música dos CDs pois naquela época um mini system era bem caro.. E para muito era vantagem poder ouvir suas músicas na TV.. Hoje em pleno 2021 e fácil dizer que não foi a decisão acertada mas se olharmos o conceito da época foi sim... Nec Sega Nintendo todas estavam olhando para acessórios de CD e como todos sabem o psx foi fruto da teimosia da Nintendo
 

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.116
Reações
4.604
Pontos
453
O Sega CD sempre foi um acessório apenas isso. Foi feito para expandir as capacidades do mega drive e foi apenas isso... Considerando o preço a epoca em que foi idealizado no cenário atual da época ele foi uma aposta muito acertada... Como todo console teve jogos bons e teve jogos ruins.. Os fmvs envelheceram mau assim como vários jogos da época do psx também... Tudo era questão de a época que foi lançado... Além do mais ele tocava discos de áudio o que naquela época era muito relevante muitos dos meus amigos que tinham o Sega CD o pai ou mãe comprava pois eles também usavam para ouvir música dos CDs pois naquela época um mini system era bem caro.. E para muito era vantagem poder ouvir suas músicas na TV.. Hoje em pleno 2021 e fácil dizer que não foi a decisão acertada mas se olharmos o conceito da época foi sim... Nec Sega Nintendo todas estavam olhando para acessórios de CD e como todos sabem o psx foi fruto da teimosia da Nintendo
Sim era um acessório, acessório esse que custava o mesmo que o console titular putz, um acessório era pra ser mais barato pelo menos, sim o Sega CD tinha ate alguns jogos interessantes mas a maioria deles eram versões do Mega com músicas melhores, isso canibalizava ate o proprio Mega Drive.

Por mim ate o 32X foi uma ideia melhor pois mostrou mais potência de hardware, jogos como Doom, Virtua Fighter, Virtua Racing pareciam realmente um upgrade de verdade, o problema do 32X mesmo foi o timming, se tivesse sido lançado um ano antes talvez a historia teria sido diferente.

Mas a melhor solução seria o chip no cartucho, tipo o Virtua Racing, sim era mais caro e ate o cartucho era um pouco maior, mas para o bolso do consumidor valia muito mais a pena que comprar praticamente outro console do mesmo preço e ainda depois comprar o CD do jogo, faça as contas, e digo mais, acho o Virtua Racing mais impressionante que muita coisa no Sega CD, falo mermo.
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.531
Reações
12.979
Pontos
1.189
Sim era um acessório, acessório esse que custava o mesmo que o console titular putz, um acessório era pra ser mais barato pelo menos, sim o Sega CD tinha ate alguns jogos interessantes mas a maioria deles eram versões do Mega com músicas melhores, isso canibalizava ate o proprio Mega Drive.

Por mim ate o 32X foi uma ideia melhor pois mostrou mais potência de hardware, jogos como Doom, Virtua Fighter, Virtua Racing pareciam realmente um upgrade de verdade, o problema do 32X mesmo foi o timming, se tivesse sido lançado um ano antes talvez a historia teria sido diferente.

Mas a melhor solução seria o chip no cartucho, tipo o Virtua Racing, sim era mais caro e ate o cartucho era um pouco maior, mas para o bolso do consumidor valia muito mais a pena que comprar praticamente outro console do mesmo preço e ainda depois comprar o CD do jogo, faça as contas, e digo mais, acho o Virtua Racing mais impressionante que muita coisa no Sega CD, falo mermo.

Virtua Racing é mesmo impressionante. E só uma correção: o Sega CD não custava o mesmo que o Genesis. Custava o triplo ou o dobro, dependendo da época.

Mas a gente queria ver filminho, ter sons e músicas melhores que no SNes e termos escalonamento e rotação de sprites. Jogos em 3D eram até rejeitados, porque eram feios. E quem jogava jogos em CD era mais maneiro que o coleguinha que jogava em cartucho. :viraolho
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.057
Reações
34.959
Pontos
1.054
Sega CD até que foi um bom acessório, tem uma quantidade boa de jogos bons e clássicos ali, tbm tava na modinha dos jogos de CD-Rom de PC e os FMV chanchada que tinha na época, pena que ele não foi tão utilizado como a linha CD-ROM² do PC Engine, que teve mais jogos que o Sega CD(372 no PCECD e 205 no SCD), mas mesmo assim foi bom, ao contrário daquele lixo do Mega 32x, put* m****, pq aquilo existiu kra? :facepalm
 
Topo Fundo