O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Vamos falar sobre Panetones?

matgaudio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.559
Reações
5.160
Pontos
1.064
cara, o melhor panetone que já comi foi da kopenhagen, acho que era o língua de gato, simplesmente sensacional. Acho que custa uns 80, mas é bom demais. Eles lançaram um de 1,5kg tbm, deve ser bom, 120 reais...

agora se não tem tanta grana (meu caso), indico o Buducco MAXI, vem quase mais chocolate que 'pão', recomendo a todos (inclusive eles tem uma bolacha wafer da linha maxi que vem MTO recheio, sério, muito bom)

Panetone normal (sem ser chocotone), eu não gosto.
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
56.065
Reações
106.175
Pontos
1.824
Interessante saber sobre esses 3 dias de fermentação, será que é usado fermento natural? Acho que esses fermentos industrializados devem estragar em 3 dias fora da geladeira...

Sobre a manteiga, aqui eu uso margarina mais pela praticidade e pelo preço, mas usar manteiga fica muito melhor sem dúvidas, a gente compra uma colonial que é melhor ainda! Se for pra evitar margarina, também dá pra usar óleo de soja ou outro semelhante, única consequência é deixar a massa mais fofa.


Eu te entendo! Essa essência estraga tudo, tudo bem que também não gosto das frutas cristalizadas, mas a essência estraga até os chocottone que parecem tão bons. Tava até pesquisando como fazer na internet pra ver se era fácil.


Se puder, compartilhe a receita, tenho curiosidade em fazer um.


Eu testei o "panetone" com fermento natural (Massa Madre).
Mas como eu disse, devido a falta de mais gemas, ficou parecido com um pão com uma vaga lembrança de panetone.
 

Gunyu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.229
Reações
631
Pontos
829
O melhor chocotone em relação custo x benefício é disparado o do Extra.
Custa R$ 4,99 (dependendo da unidade do Extra), massa bem macia e quantidade decente de recheio.
Esse chocotone vem só no saquinho mesmo, nem tem caixa. Sem frescura, é gostoso e é baratíssimo. Imbatível pelo preço, só compro dele agora.
 

Primeiro.Chefe.Da.Fase

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.864
Reações
18.324
Pontos
1.339
Antigamente eu só comia se fosse chocotone, mas quando eu era mais novo, em casa tinha uns 20 panetone a comuns e só compravam de chocolate de vez em quando, eu aprendi a gostar do comum e hj em dia num tem erro, eu como de todo tipo.

Final de ano eu adoro pois consigo fazer manjar dos deuses que é :

Panetone,
Leite condensado
Sorvete de creme

Coloque o panetone ou chocotone num prato grande, coloque leite condensado em cima do panetone, coloque bastante, deixe no micro-ondas 15 segundos.

O leite condensado vai ser chupado pra dentro do panetone com essa técnica,

Ai coloca sorvete de creme tem cima e é só comer.


Em 1 semana, vc ganha uns 80kg comendo isso, mas vale muito a pena pois num é sempre que se pode ter o manjar de deuses.


Meu malakias fica durasso só de escrever a receita.

Enviado de meu Redmi Note 5 usando o Tapatalk
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.486
Reações
91.263
Pontos
1.503
O melhor chocotone em relação custo x benefício é disparado o do Extra.
Custa R$ 4,99 (dependendo da unidade do Extra), massa bem macia e quantidade decente de recheio.
Esse chocotone vem só no saquinho mesmo, nem tem caixa. Sem frescura, é gostoso e é baratíssimo. Imbatível pelo preço, só compro dele agora.

Realmente é bem bom. Eu compro dele também. Tenho o clube extra no celular e às vezes consigo mais barato ainda.
 

Silent Len

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.596
Reações
4.113
Pontos
704
Panetone e chocotone nessa época não podem faltar, mas a massa com manteiga faz toda a diferença sim. Aqui tem uma rede de supermercados regional que fabrica o próprio panetone, você vê, não dá nada por ele, vende tão bem quanto um Bauducco da vida sendo mais barato e segue a receita tradicional italiana. Margarina é um ingrediente que precisa começar a sair de moda da culinária brasileira mesmo nos pratos importados como é o caso.
 


O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.772
Reações
80.084
Pontos
1.839
comam esse de chocolate 60% e não tem aquele excesso de chocolate puro açúcar que deixa enjoativo , uma vez por ano vale a pena ser feliz
panettone_caixa_900g.png

Lindt também né irmão...dá até dó de comparar com Bauduco e similares.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.772
Reações
80.084
Pontos
1.839
Panetone e chocotone nessa época não podem faltar, mas a massa com manteiga faz toda a diferença sim. Aqui tem uma rede de supermercados regional que fabrica o próprio panetone, você vê, não dá nada por ele, vende tão bem quanto um Bauducco da vida sendo mais barato e segue a receita tradicional italiana. Margarina é um ingrediente que precisa começar a sair de moda da culinária brasileira mesmo nos pratos importados como é o caso.

Deveriam proibir a Margarina. Isso é veneno.
 

fedps

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
11.399
Reações
16.980
Pontos
1.053
Eu testei o "panetone" com fermento natural (Massa Madre).
Mas como eu disse, devido a falta de mais gemas, ficou parecido com um pão com uma vaga lembrança de panetone.
Essa Massa Madre eu e a minha mãe já tentamos fazer, dava tudo certo, mas o pão nunca ficava boa, por enquanto desisti dela. Se for pra fazer algo que seja com o industrializado, não vale o stress :klol:klol

É, acho que as gemas que devem dar uma característica do panetone. Mas te entendo essa "pena" em gasta gemas, sempre que faço alguma receita que usa muito ovo eu também me incomodo, ainda mais se não vai usar a clara. Me dá uma sensação de desperdício (que é evitada quando a mãe resolve pegar as claras que sobraram e faz um bolo só de claras :klove)
 

colher

Bam-bam-bam
Mensagens
3.018
Reações
8.412
Pontos
314
Não comemos pizza, não comemos panetone... Italiano é chato pra c***lho mesmo.
No aguardo do panetone salgado de strogonoff.
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
56.065
Reações
106.175
Pontos
1.824
Essa Massa Madre eu e a minha mãe já tentamos fazer, dava tudo certo, mas o pão nunca ficava boa, por enquanto desisti dela. Se for pra fazer algo que seja com o industrializado, não vale o stress :klol:klol

É, acho que as gemas que devem dar uma característica do panetone. Mas te entendo essa "pena" em gasta gemas, sempre que faço alguma receita que usa muito ovo eu também me incomodo, ainda mais se não vai usar a clara. Me dá uma sensação de desperdício (que é evitada quando a mãe resolve pegar as claras que sobraram e faz um bolo só de claras :klove)



Não dá certo como?
O pão não cresce como deveria?
Uso como base essa receita aqui, se seguir bem a risca acredito que funcionará contigo, (alias esse canal é muito bom):


Com o tempo você pode pegar essa receita e criar variações quanto tiver mais habituado.


Editado:

Só complementando.
Quando eu vou colocar o fermento para fermentar (ou deixar no pico de actividade), digamos que eu tenho um pote com 400g de fermento natural que tava na geladeira, então tiro 40g (o pote vai ficar com 360g), mas a partir daqui esqueça o pote.


Com esses 40g de fermento, coloco 80g de farinha de trigo (normal mesmo) e 80g de água (temperatura normal) e deixo lá fermentando por 8h dentro do fogão com uma panela com água fervente em baixo (as vezes fermenta antes do tempo).
40g+80g+80g= 200g de fermento no pico da actividade (cheio de bolhas de ar).


Aí sim, vou usar todos esses 200g para fazer o pão.

Agora voltando ao pote, com os 360g que sobraram, vou alimentando ele uma vez por semana (no olhometro mesmo, 40g mais ou menos) e quando vejo que tem muito, descarto o excesso.
 
Ultima Edição:

Roveredo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.437
Reações
29.702
Pontos
503
Não comemos pizza, não comemos panetone... Italiano é chato pra c***lho mesmo.
No aguardo do panetone salgado de strogonoff.

É uma putaria do c***lho. Já ouvi italiano falar que o sorvete que comemos não é sorvete (o único sorvete verdadeiro seria a porra do gelato deles).

São até mais chatos do que os japoneses (tem chef de cozinha japonesa que fica horrorizado com os pratos adaptados por aqui (tipo temaki the strogonoff ou pokes (que são peruanos) com ingredientes orientais).

Sobre panetones, gosto muito dos chocotones fabricados por uma rede paranaense de mercados (Supermercados Condor). Além de baratos (saem por R$ 5-7 com peso de aproximadamente 500-600 gramas - embalados em um plástico simples com logo do mercado apenas), têm uma massa gostosa e vêm com bastante recheio (chocolate não é de grande qualidade, claro, mas é gostosinho):

panettone_condor_500g_sache_frutas_181595_7898445431830.jpg
 

Tokai

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.484
Reações
4.955
Pontos
703
Morei a uma certa distancia da fabrica da Bauduco em Guarulhos uma hora dessa o cheiro de panetone teria infestado a área.
 

Tokai

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.484
Reações
4.955
Pontos
703
É uma putaria do c***lho. Já ouvi italiano falar que o sorvete que comemos não é sorvete (o único sorvete verdadeiro seria a porra do gelato deles).

São até mais chatos do que os japoneses (tem chef de cozinha japonesa que fica horrorizado com os pratos adaptados por aqui (tipo temaki the strogonoff ou pokes (que são peruanos) com ingredientes orientais).

Mas poha temaki de estrogonofe não, qual e o problema dos paranaenses com estrogonofe eles colocam em tudo e até hoje não comi um estrogonofe decente.

Mas responder um japonês desses e fácil porque as misturas que eles fazem com a própria comida tradicional deles e grande. Tipo sushi de salsicha, hambúrguer adocicado, milho com mayonese, e eles colocam maionese em tudo.
 

fedps

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
11.399
Reações
16.980
Pontos
1.053
Não dá certo como?
O pão não cresce como deveria?
Uso como base essa receita aqui, se seguir bem a risca acredito que funcionará contigo, (alias esse canal é muito bom):


Com o tempo você pode pegar essa receita e criar variações quanto tiver mais habituado.


Editado:

Só complementando.
Quando eu vou colocar o fermento para fermentar (ou deixar no pico de actividade), digamos que eu tenho um pote com 400g de fermento natural que tava na geladeira, então tiro 40g (o pote vai ficar com 360g), mas a partir daqui esqueça o pote.


Com esses 40g de fermento, coloco 80g de farinha de trigo (normal mesmo) e 80g de água (temperatura normal) e deixo lá fermentando por 8h dentro do fogão com uma panela com água fervente em baixo (as vezes fermenta antes do tempo).
40g+80g+80g= 200g de fermento no pico da actividade (cheio de bolhas de ar).


Aí sim, vou usar todos esses 200g para fazer o pão.

Agora voltando ao pote, com os 360g que sobraram, vou alimentando ele uma vez por semana (no olhometro mesmo, 40g mais ou menos) e quando vejo que tem muito, descarto o excesso.

A primeira vez o pão não cresceu e ficou um gosto bem ácido.
A segunda vez foi deixado 1 dia inteiro fermentando, mas só foi crescer mesmo quando liguei o forno. Só que continuou o gosto ácido, mas menos que o outro.
Eu acho que é algum problema na alimentação da parte que tira da madre, porque a princípio a a massa madre tava fermentando muito bem, tinha até um cheiro bom de pão.
Olhando tua dica agora, não foi colocado tanta farinha e água pra alimentar e não foi deixado tanto tempo. Até pode ter ficado umas 8 horas eu acho, mas não tinha água fervente que deve acelerar o processo.
 

Ghim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.297
Reações
17.804
Pontos
1.174
Não comemos pizza, não comemos panetone... Italiano é chato pra c***lho mesmo.
No aguardo do panetone salgado de strogonoff.

É uma putaria do c***lho. Já ouvi italiano falar que o sorvete que comemos não é sorvete (o único sorvete verdadeiro seria a porra do gelato deles).

Não se é tanta frescura assim

Tipo, vc tem uma receita, vamos chamar de Receita ABCD.
Nessa receita vc junta os ingredientes A, B e C, e faz o preparo através do Método D

Aí vem um brasileiro, usa os ingredientes A, X e Y e faz o preparo através do Método D2, e chama de Receita ABCD do msm jeito

Como eu ja disse anteriormente nesse topico, tenho total desgosto por esses "panetones" de padarias menores que são simplesmente uma massa de pão comum com algumas frutas cristalizadas. Se eu pegar massa de pão comum e jogar uva passa, vira panetone? Obvio que nao. Aí é frescura minha se eu digo q o q tão vendendo ali nao é panetone de verdade?


imagina se um italiano resolve fazer feijoada e troca feijão por lentilha e a carne de porco por frango, será q dava pra chamar de feijoada?
 

Hank_Moody

Bam-bam-bam
Mensagens
3.897
Reações
4.859
Pontos
453
Panetone só existe um, é o clássico com frutas cristalizadas, o resto é fru fru da geração gourmet.

E convenhamos, qual a graça desses aí que escorre chocolate e a massa é só uma casca por fora?

Estraga a verdadeira essência do panetone, que é a massa.
 

colher

Bam-bam-bam
Mensagens
3.018
Reações
8.412
Pontos
314
É uma putaria do c***lho. Já ouvi italiano falar que o sorvete que comemos não é sorvete (o único sorvete verdadeiro seria a porra do gelato deles).

São até mais chatos do que os japoneses (tem chef de cozinha japonesa que fica horrorizado com os pratos adaptados por aqui (tipo temaki the strogonoff ou pokes (que são peruanos) com ingredientes orientais).

Pessoal (principalmente italiano) tem a mania de achar a adaptação de uma receita ao gosto (e recursos) da região como algo depreciativo.
Porque realmente, no Brasil, eu, como descendente direto de italianos, tenho onde encontrar (por um valor coerente com a realidade do país) queijo pecorino e pinoli pro meu pesto.

Não se é tanta frescura assim

Tipo, vc tem uma receita, vamos chamar de Receita ABCD.
Nessa receita vc junta os ingredientes A, B e C, e faz o preparo através do Método D

Aí vem um brasileiro, usa os ingredientes A, X e Y e faz o preparo através do Método D2, e chama de Receita ABCD do msm jeito

Como eu ja disse anteriormente nesse topico, tenho total desgosto por esses "panetones" de padarias menores que são simplesmente uma massa de pão comum com algumas frutas cristalizadas. Se eu pegar massa de pão comum e jogar uva passa, vira panetone? Obvio que nao. Aí é frescura minha se eu digo q o q tão vendendo ali nao é panetone de verdade?


imagina se um italiano resolve fazer feijoada e troca feijão por lentilha e a carne de porco por frango, será q dava pra chamar de feijoada?

Feijoada não é prato brasileiro e a adaptação de receitas enriquece a gastronomia mundial. Pode existir a verdadeira pizza napolitana, mas isso não faz das outras pizzas algo que não seja pizza.
 

Bisnaga Louca

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.593
Reações
10.467
Pontos
753
Todo mundo sabe que o negocio, alem de comer cu e boceta, é chocotone e que uva passas nao prestam.

Pode fechar o topico.
 

Flat White

Bam-bam-bam
Mensagens
616
Reações
1.163
Pontos
333
Nunca fui muito de panetone, até como, mas não é algo que faço questão de comer. De todos que já provei, os que mais curto são aqueles da Cacau Show que vai mais chocolate que massa de panetone hahah Vai ver por isso que é bom...Esse ano vi que tão fazendo várias variações.

Também acho frescura esse mimimi dos italianos de "isso não é panetone", "isso não é pizza", "não pode colocar ketchup", ah f**a-se. No mundo inteiro comida estrangeira é adaptada ao paladar local. E em alguns casos essa adaptação fica até melhor que o original. Não to dizendo que é o caso do panetone, porque nunca experimentei a receita original de fato pra opiniar, o mais próximo que cheguei disso foi comer os panetones de frutas cristalizadas, que não curto.
 

Ghim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.297
Reações
17.804
Pontos
1.174
Pessoal (principalmente italiano) tem a mania de achar a adaptação de uma receita ao gosto (e recursos) da região como algo depreciativo.
Porque realmente, no Brasil, eu, como descendente direto de italianos, tenho onde encontrar (por um valor coerente com a realidade do país) queijo pecorino e pinoli pro meu pesto.



Feijoada não é prato brasileiro e a adaptação de receitas enriquece a gastronomia mundial. Pode existir a verdadeira pizza napolitana, mas isso não faz das outras pizzas algo que não seja pizza.

pizza já é algo com varios sabores, pizza é a o tipo da massa e nao o saber. é q nem Fettuccini, por exemplo: vc pode fazer com mil molhos diferentes.

mas enfim, uma coisa é adaptar, outra coisa é fazer diferente. uma receita costuma ter o seu "nucleo", q é o(s) ingrediente(s) e/ou processo(s) q definem a receita como tal. voltando ao exemplo da feijoada, ela nao pode existir sem feijão. da pra colocar ou nao pé de porco, algumas pessoas gostam da laranja e outras nao, mas sem feijao não é feijoada.
já o vinho é definido pela fermentaçao: se nao tem fermentaçao, nao é vinho, é suco de uva

na questao do panetone, fica a pergunta de o q caracteriza a massa. eu sinceramente nao sei. eu nunca comi o panetone italiano de verdade entao nao sei, vai ver existe uma diferença realmente importante. eu ja disse q nao adianta vc fazer uma massa de pao caseiro com ovos e farinha, jogar fruta cristalizada e chamar de panetone, existe algo mais q isso.

particularmente eu acho da pra chamar o panetone brasileiro de panetone mesmo... nao sei se o fato de trocar a manteiga pela margarina (q é uma b*sta) e nao deixar o tempo certo de fermentação vai ser o bastante para afetar o núcleo da receita. mas vai ver o panetone italiano é mil vezes melhor (alguem ai come e conta pra gente, pq eu nao tenho grana pra pagar nao)
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
56.065
Reações
106.175
Pontos
1.824
A primeira vez o pão não cresceu e ficou um gosto bem ácido.
A segunda vez foi deixado 1 dia inteiro fermentando, mas só foi crescer mesmo quando liguei o forno. Só que continuou o gosto ácido, mas menos que o outro.
Eu acho que é algum problema na alimentação da parte que tira da madre, porque a princípio a a massa madre tava fermentando muito bem, tinha até um cheiro bom de pão.
Olhando tua dica agora, não foi colocado tanta farinha e água pra alimentar e não foi deixado tanto tempo. Até pode ter ficado umas 8 horas eu acho, mas não tinha água fervente que deve acelerar o processo.


A água fervente que me refiro em uma vasilha separada abaixo ou ao lado (pelo menos), do fermento que vai fermentar (devido ao vapor quente da água).
Essa espanhola, pelo que me lembro faz assim:
Ela tira o fermento da geladeira, e deixa o bicho ficar ativado (8h/6h + ou - para ficar cheio de bolhas).
Então ela retira uma parte desse fermento ativado (uns 40g por exemplo) e faz aquela parada que eu disse (80g de farinha e 80g de água) e coloca mais 8h ou menos (depende do clima), para fermentar.
Se eu achar a foto do resultado, mostro para você ver.

Pegando a manha você vai longe.
 

fedps

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
11.399
Reações
16.980
Pontos
1.053
A água fervente que me refiro em uma vasilha separada abaixo ou ao lado (pelo menos), do fermento que vai fermentar (devido ao vapor quente da água).
Essa espanhola, pelo que me lembro faz assim:
Ela tira o fermento da geladeira, e deixa o bicho ficar ativado (8h/6h + ou - para ficar cheio de bolhas).
Então ela retira uma parte desse fermento ativado (uns 40g por exemplo) e faz aquela parada que eu disse (80g de farinha e 80g de água) e coloca mais 8h ou menos (depende do clima), para fermentar.
Se eu achar a foto do resultado, mostro para você ver.

Pegando a manha você vai longe.
Sim, eu entendi o uso da água fervente.

Eu já cheguei até a parte de ficar ativado (tem até um teste que achei na internet, tira uma parte e coloca em um copo d'agua, se boiar é porque tá pronto), mas o problema eu acho que é depois que tira ele faltou alimentar direito, não lembro de colocar tanta farinha e água.

De qualquer forma valeu pelas dicas, quando criar vontade pra tentar novamente, vou seguir teus passos.
 

dashman

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.122
Reações
31.080
Pontos
1.374
Deveríamos transformar esse tópico em tentativas de fazer o panetone perfeito... recomendo não usar frutas cristalizadas para um melhor natal, saúde, condição de vida, PUDOR!
 

Hiaki

FEVER Free Zone
VIP
Mensagens
4.019
Reações
10.023
Pontos
653
Eu enjoei desses lixos da bauduco dai tava passando no shopping e acabei pegando.
Vamo ver se eh isso tudo

 

Zorbak

Habitué da casa
Mensagens
185
Reações
287
Pontos
88
A última vez , e também a primeira vez que comi panetone , acho que tava podre ou não , só sei que desde aquele dia nunca mais quis panetone
 

mestre_spore

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.920
Reações
26.386
Pontos
764
Eu não curto o Panetone tradicional de frutas não, mas já o Chocotone eu até já comi um inteiro alguns dias :klol
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.486
Reações
91.263
Pontos
1.503


Realmente o pessoal que fala bem do chocotone no Extra tem razão.
 

Devouhan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.843
Reações
6.414
Pontos
704
This:
Eu detesto o gosto da massa do panetone. Se fosse apenas farinha, água, manteiga e tal, beleza. Mas aquela "essência de panetone" que utilizam e deixa aquele gosto característico... Porra, pra quê? Prefiro comer um bom bolo/torta.

Aliás, geralmente não curto essas comidas típicas de Natal e fim de ano no Brasil, exceto Tender. Peru, chester, lombo suíno... Tudo carne que eu não como durante o ano porque há opções muito melhores, aí no fim de ano todo mundo quer fazer só essas merdas. Bota uma picanha/costela pra assar, desgraçado.

Não gosto do sabor da massa. Nem esses chocotones super recheados são tragáveis pra mim. O chocolate não consegue esconder o sabor forte da "essência".
 

yusuke urameshi hell

Bam-bam-bam
Mensagens
491
Reações
523
Pontos
278
Margarina é um treco tão lixoso, mas tão lixoso que, se vc deixar um pote aberto no chão, nem baratas ou formigas se interessam.

Mas eu curto panetone. Ainda esses brasileiros. Aliás, sou meio bizarro nisso, porque gosto mais dos tradicionais, do que dos tais " chocotones".
panetone brasileiro é de fato uma tristeza, apesar de eu nao ter nunca comido um italiano pra saber se sao realmente melhores

mas de fato é detestável o hábito brasileiro de trocar manteiga por margarina. a qualidade cai MUITO

só que o pior mesmo são esses panetones de padaria q usam massa de pão. os caras simplesmente usam uma massa praticamente igual à massa de pao caseiro normal e jogam umas passas por cima e pronto, chamam de panetone. fica duro, sem gosto, simplesmente horrível

mas ainda assim gosto desses panetones como o da Bauducco (da Viscoti eu fujo). Uma coisa interessante é que a rede de supermercado Zaffari tem uma marca propria de panetone q é muito barato (10 pilas) e de qualidade surpreendente. basicamente só como panetone e chocotone do Zaffari há pelo menos 2 anos

essa galerinha criada a leite com pera nao sabe nada de margarina

eu e minha empregada comiamos panetone bauduco de frutas cristalizadas e passavamos margarina qualy nele pra ficar mais gostoso(aprendi com ela)

:rox
 
Topo Fundo