Chamou chamou?
Eu (ainda) sou dono de um 306 (que continua sendo um projeto de restauração...) e vou falar por experiência própria:
TODO CARRO USADO (e barato), VAI TER uma manutenção maior, independente da marca. E digo isso justamente porque o carro já deve ter passado pelas mãos de muita gente.
Então, vamos ao checklist dos Pugs.
O primeiro a se fazer é verificar sistema de arrefecimento, correias dentadas e tensores e troca de óleo. TODO carro usado, ao se comprar, deve ter isso trocado pra evitar problemas (eu uso isso como regra básica!) e só nessa brincadeira, vai pelo menos uns 1000 reais!
O eixo traseiro merece ser verificado SEMPRE. E por que?
O sistema de eixo utiliza buchas e rolamentos e é óbvio que isso gasta, seja aqui ou no resto do mundo. É complexo, mas isso ajuda demais no controle do veículo e no conforto que se tem nele. Agora, no meu caso....
https://www.flatout.com.br/catt-com...eot-e-outros-esportivos-dos-anos-1980-e-1990/
(esse link explica sobre o eixo traseiro do 306 e outros carros que usam o C.A.T.T.)
O meu eixo traseiro passou por uma usinagem e durou bem comigo fazendo as maiores loucuras! Coisa de 6 anos rodando BEM forte.
Mas, continuando, o eixo é sempre o maior vilão, portanto sempre olhe o carro por trás e faça a análise das rodas. Se notar que elas não estão alinhadas ou na hora de dirigir, sentir que o carro balança a bunda em velocidades ACIMA de 60 km/h, vai ser necessário fazer as trocas de buchas, rolamentos e quem sabe, uma usinagem.
Pra se 'economizar' um pouco, o que pode fazer é achar um carro detonado com o eixo em bom estado. Nesse caso, vai ficar em torno de 1000 ~1400 reais (e ainda pode se achar de um modelo que já tenha freios a disco nele, e isso é o santo graal!) (freios a disco são 'plug'n'play' no 206)
Verificar também trizeta da marcha, suspensão e amortecimento. E se for colocar importado, o melhor custo/benefício é o equipamento da T.A. Technix (boa qualidade por preço meio em conta)
A grande maioria das pessoas fica falando (ah, EIBACH isso, KONIG aquilo...) e nem sonham que, gastando bem menos, se encontra um bom equipamento. E outra, são 'coilover', ou seja, são reguláveis na altura!
Manutenção realmente CARA e CHATA nos franceses são (ANOTE A LISTA!!!!)
Computador de bordo (se estragar, VAI FICAR CARO! Mas ele é compatível com os computadores de bordo do 207...)
Chicote/Módulo elétrico (chato de se arrumar e o preço não é dos melhores)
Lataria (todo carro importado é assim, e não tem pra onde correr)
Suspensão/amortecimento (mas vale a pena, e se colocar equipamento esportivo fica melhor ainda!)
Acho que, isso é o mais importante a se verificar nos carros mais antigos, independente de marca e modelo!
c***lho, eu devo ser o UNICO na face da Terra que curtiu o pug
Tive um, e realmente a suspensão é uma disgraça. Troquei rolamentos 2 vezes, coxim estourou uma vez, e as bandejas traseiras também.
Peguei o carro com 25k rodados, fiz tudo isso até os 70k.
Motor nunca deu pau. Econômico e espertinho.
Não é não. Eu sou louco por carros franceses (e croissaint de chocolate). E o meu, parou de rodar com quase 260.000 km rodados!