O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Vamos falar sobre videocassete.

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Pessoal entendido de eletrônica:
Há tempos que procuro um VHS com saída s-video pra converter fitas antigas. Todo aparelho que acho só tem saída video composhit.
Alguém sabe de um modelo NACIONAL com saída s-video?
E aqui a verdadeira dúvida. Há como fazer uma gambiarra, modificação com aqueles aparelho combo DVD + VHS para forçar/usar a saída s-video no vhs?
Já vi muitos aparelho como esse mas na saída s-video está "DVD ONLY". O que é uma m****.
Exemplo de aparelho:
dvd-vhs-dc-596-b-lg-impecavel-D_NQ_NP_881874-MLB27159604955_042018-F.jpg


Vou sumonar o @doraemondigimon pq ele entende de velharias e eletrônica.
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Nada como um cheirinho de mofo e um chá de fita. Ao término, dar aquela rebobinada. VHS é vida! Saudades do meu Panasonic de 7 cabeças. Meu primeiro VHS comprado, toy story legendado, nas Americanas de tijolo.
tenho 5 vhs. Nenhum com saída s-video. Tenho até um daqueles com 7 cabeças e 19micros e tal. Mas sem saída s-video fica aquela borragem nas cores.
 
Ultima Edição:

charles_logan22

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.150
Reações
16.209
Pontos
503
Pessoal entendido de eletrônica:
Há tempos que procuro um VHS com saída s-video pra converter fitas antigas. Todo aparelho que acho só tem saída video composhit.
Alguém sabe de um modelo NACIONAL com saída s-video?
E aqui a verdadeira dúvida. Há como fazer uma gambiarra, modificação com aqueles aparelho combo DVD + VHS para forçar/usar a saída s-video no vhs?
Já vi muitos aparelho como esse mas na saída s-video está "DVD ONLY". O que é uma m****.
Exemplo de aparelho:
dvd-vhs-dc-596-b-lg-impecavel-D_NQ_NP_881874-MLB27159604955_042018-F.jpg


Vou sumonar o @doraemondigimon pq ele entende de velharias e eletrônica.
Eu tenho desse vídeo cassete com dvd aí. O meu queimou :( . Era ótimo quando ele funcionava

Enviado de meu P10 Lite usando Tapatalk
 

Slashtron

Bam-bam-bam
Mensagens
2.252
Reações
3.464
Pontos
303
Svideo... Não vai ser fácil encontrar. Em velharias, antiquários, pessoas que colecionam estas coisas e variedades encontra-se.

Eu amava o VHS Mitsubishi do meu pai.
 

wtuemura

Bam-bam-bam
Mensagens
532
Reações
1.107
Pontos
333
Não existe modelo "nacional" de VHS com ou sem S-Video, todos os modelos vendidos são importados, dos modelos que foram vendidos no país muitos deles ou eram importados ou eram OEM, a empresa nacional licenciava o hardware e vendia no mercado nacional como se dela fosse.

Na Santa Ifigênia em SP você encontra lojas de equipamentos antigos onde você pode comprar VHS com S-Video porém ainda hoje são aparelhos com um preço salgado.

Se deseja converter alguma coisa, procure por empresas que realizam esse trabalho e você só paga pela captura.
http://www.videoshack.com.br/fita-vhs-para-dvd/
https://www.mburd.com.br/sobre

Nessa área de audio visual o preço final pode impactar diretamente na qualidade final da captura. No meu PC eu tenho uma placa BlackMagic que custa uma pequena fortuna assim como tenho também aquelas placa de captura USB que faz a mesma coisa mas com uma qualidade bem lixo.
 


Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Não existe modelo "nacional" de VHS com ou sem S-Video, todos os modelos vendidos são importados, dos modelos que foram vendidos no país muitos deles ou eram importados ou eram OEM, a empresa nacional licenciava o hardware e vendia no mercado nacional como se dela fosse.

Na Santa Ifigênia em SP você encontra lojas de equipamentos antigos onde você pode comprar VHS com S-Video porém ainda hoje são aparelhos com um preço salgado.

Se deseja converter alguma coisa, procure por empresas que realizam esse trabalho e você só paga pela captura.
http://www.videoshack.com.br/fita-vhs-para-dvd/
https://www.mburd.com.br/sobre

Nessa área de audio visual o preço final pode impactar diretamente na qualidade final da captura. No meu PC eu tenho uma placa BlackMagic que custa uma pequena fortuna assim como tenho também aquelas placa de captura USB que faz a mesma coisa mas com uma qualidade bem lixo.
E vc sabe qual exatamente são esses modelos (com s-video) que foram licenciados e vendidos no BR? E outra coisa, o sistema de cores deles são o padrão BR?
E essa sua placa de captura, qual seria o modelo?
 

wtuemura

Bam-bam-bam
Mensagens
532
Reações
1.107
Pontos
333
Os modelos eu não me lembro mais, faz muito tempo, já as marcas foram a Panasonic, JVC um da Philco que não me lembro o modelo, ele se vendia na época como "grava melhor do que reproduz". Sobre o sistema é difícil dizer, tem aparelhos que gravavam no nosso sistema de cores (PAL-M) assim como tem aparelhos que vinham modificados de fábrica, gravavam em NTSC e a saída era convertida em PAL-M.

Eu uso a Blackmagic intensity Pro 4k e a Intensity Shuttle.
 

rgx

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.135
Reações
8.343
Pontos
703
Acho os VHS mó bonitos e tal, mas manter um desses e suas fitas nos dias atuais imagino que seja um belo dum perrengue. No mais, respeito seu hobby, se gosta, cai dentro
 

spyblack

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.071
Reações
935
Pontos
854
acho que voce pode encontrar algo no ebay, tome cuidado em não pegar nada europeu pq o sistema de cores é bem diferente. No mais, você não vai extrair muito mais qualidade entre s-video e composto, vai ter melhora nas cores e somente isso, tudo vai depender da captura original, o que acontecia na maioria dos casos é que a câmera da captura já previamente borrava as cores e socava um contraste zoado, então não vai melhorar muita coisa converter usando s-video. O que acho que você pode fazer é procurar um técnico com um video cassete antigo, e tentar extrair o RGB dele, dai a coisa fica mais legal pq você vai poder usar captura muito melhor que s-video, pelo que sei muitos vk7 tinham processadores com saída rgb, pelo simples fato deles serem originalmente compatíveis com scart no Japão e serem capados para vendas aqui no Brasil, marcas japonesas migradas para o Brasil podem ter pinos scart no pcb ainda, ou sinal RGB lá no processador da pcb.
 

wtuemura

Bam-bam-bam
Mensagens
532
Reações
1.107
Pontos
333
Também sou da opinião que se pague um profissional para tanto pois como foi citado a saída em S-video em nada vai melhorar a imagem já gravada em equipamento que não era S-video.

O mais importante neste tipo de captura nem é ter saída RGB e sim uma função chamada TBC (time base corrector), em resumo, o TBC tem o trabalho de estabilizar a imagem, com ou sem RGB a imagem fica oscilando na tela.

Eu acho que eu devo ter uma amostra de captura VHS com e sem TBC.
 
Ultima Edição:

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.209
Reações
23.314
Pontos
1.619
Vou sumonar o @doraemondigimon pq ele entende de velharias e eletrônica.

Chamou chamou???
isso.jpg


Sobre isso, houve um modelo (da última linhagem, que já tinha 'Jog/Shuttle' nos controles remoto) que foi vendido no Brasil, e era 'made in Brasil' mesmo!

Agora, não me lembro se era da Samsung ou da Panasonic. Importados ainda podem ser encontrados da JVC com facilidade. Muitas empresas que trabalhavam com gravação de videos para eventos em geral o usavam.

Mas, existem modelos que chegaram até a utilizar saída componente. Mesmo sendo meio que, 'trambolhos', não são equipamentos estonteantemente caros (mas tem equipamentos caros, porque a grande maioria era de 7 cabeças, Hi-Fi e tinha um MONTE de outras funções inclusas. Como exemplo, a linha DIGIPURE da JVC. Cara e pra esse país, nojenta de difícil de se arrumar!!!)

57.jpg

20130811170508-1.jpg

20130811170528-1.jpg

video-cassete-jvc-super-vhs.jpg

x257-HRS9911-f.jpg


Eu considero esse equipamento (juntamente com o reiciever e o Laser Disc), imprescindível de se ter na estante! São equipamentos cheios de 'luzinha' (como o painel do Marea), mas que, dependendo da estante que você usa, chama a atenção de quem for visitar sua sala (de preferência, mulher!!!!), mesmo apesar de se parecer equipamentos de tiozão.....


Mas, eu me lembro de ter entrado numa das casas do Leonardo (o pé de cana que canta!) e ver uma sala no estilo home cinema com video cassete, um mega som e um Laser Disc, ligados em um retroprojetor com tela retrátil em uma estante de madeira de cor marrom escuro. Olha, posso dizer que realmente BABEI no que vi!
 

wtuemura

Bam-bam-bam
Mensagens
532
Reações
1.107
Pontos
333

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
acho que voce pode encontrar algo no ebay, tome cuidado em não pegar nada europeu pq o sistema de cores é bem diferente. No mais, você não vai extrair muito mais qualidade entre s-video e composto, vai ter melhora nas cores e somente isso, tudo vai depender da captura original, o que acontecia na maioria dos casos é que a câmera da captura já previamente borrava as cores e socava um contraste zoado, então não vai melhorar muita coisa converter usando s-video. O que acho que você pode fazer é procurar um técnico com um video cassete antigo, e tentar extrair o RGB dele, dai a coisa fica mais legal pq você vai poder usar captura muito melhor que s-video, pelo que sei muitos vk7 tinham processadores com saída rgb, pelo simples fato deles serem originalmente compatíveis com scart no Japão e serem capados para vendas aqui no Brasil, marcas japonesas migradas para o Brasil podem ter pinos scart no pcb ainda, ou sinal RGB lá no processador da pcb.
Agora vc falou o que eu queria ouvir. Mod de video componente. Eu queria saber se tem como eu conseguir fazer isso. Acho que vc entende disso, pode me ajudar?
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Chamou chamou???
isso.jpg


Sobre isso, houve um modelo (da última linhagem, que já tinha 'Jog/Shuttle' nos controles remoto) que foi vendido no Brasil, e era 'made in Brasil' mesmo!

Agora, não me lembro se era da Samsung ou da Panasonic. Importados ainda podem ser encontrados da JVC com facilidade. Muitas empresas que trabalhavam com gravação de videos para eventos em geral o usavam.

Mas, existem modelos que chegaram até a utilizar saída componente. Mesmo sendo meio que, 'trambolhos', não são equipamentos estonteantemente caros (mas tem equipamentos caros, porque a grande maioria era de 7 cabeças, Hi-Fi e tinha um MONTE de outras funções inclusas. Como exemplo, a linha DIGIPURE da JVC. Cara e pra esse país, nojenta de difícil de se arrumar!!!)

57.jpg

20130811170508-1.jpg

20130811170528-1.jpg

video-cassete-jvc-super-vhs.jpg

x257-HRS9911-f.jpg


Eu considero esse equipamento (juntamente com o reiciever e o Laser Disc), imprescindível de se ter na estante! São equipamentos cheios de 'luzinha' (como o painel do Marea), mas que, dependendo da estante que você usa, chama a atenção de quem for visitar sua sala (de preferência, mulher!!!!), mesmo apesar de se parecer equipamentos de tiozão.....


Mas, eu me lembro de ter entrado numa das casas do Leonardo (o pé de cana que canta!) e ver uma sala no estilo home cinema com video cassete, um mega som e um Laser Disc, ligados em um retroprojetor com tela retrátil em uma estante de madeira de cor marrom escuro. Olha, posso dizer que realmente BABEI no que vi!
Esse último que vc postou a foto é de qual o modelo? E os que possuem video componente, sabe também o nome dos modelos?
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Eu queria subir para o YouTube mas ele não deixa por causa de violação de direitos autorais, aqui estão os exemplos.
https://www.mediafire.com/file/42hy89g49yl9vnn/VHS-Cx23885.mp4
https://www.mediafire.com/file/26xjljxns4889ed/VHS-ADVC100.mp4

Na primeira captura é possível notar melhor no título da música "Don't cry daddy" que a imagem oscila muito, já na segunda captura toda a imagem está estabilizada.
Te falar que a diferença pareceu muito pequena.
Mas eu procuro o s-video pq gravei filmagem de filmadora super8 em VHS e com cabo video composto, ai além das falhas eventuais ainda ficou aquela cor babunçada nas bordas (acho que color aberrations que chama). Aí sei que o S-video conserta pelo menos o color aberration deixando a cor mais estável.
 

spyblack

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.071
Reações
935
Pontos
854
Agora vc falou o que eu queria ouvir. Mod de video componente. Eu queria saber se tem como eu conseguir fazer isso. Acho que vc entende disso, pode me ajudar?
Bom, para fazer isso você vai precisar de um técnico talentoso, tempo disponível e vontade de procurar brechas e datasheets. O esquema é semelhante ao que se faz no hack de RGB para TV's crt, que usa o processador de vídeo que mostra as imagens dos menus na tela, se tem isso e o processador é do tipo exclusivo, good news. O esquema é o seguinte, o gerador de sinal para esse display injeta sinal de vídeo RGB diretamente no input do gerador de vídeo principal, ou no misturador de vídeo que faz saída para o vídeo composto, em vários casos esse gerador recebe dados de vídeo do processador principal que controla esses menus, assim dá para fazer um hack injetando sinal RGB no lugar desses menus, usando uma chave simples de múltiplos estágios. O que pode dar problema é o tipo de sincronização (sinal vsinc) da portadora RGB que você quer fazer input, alguns geradores só aceitam sincronização separada, outros misturada, e outros de modos bem estranhos...
Por isso não posso ajudar diretamente, um engenheiro pode ajudar você nessa missão mais por hobby mesmo.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.209
Reações
23.314
Pontos
1.619
Esse último que vc postou a foto é de qual o modelo? E os que possuem video componente, sabe também o nome dos modelos?

O ultimo modelo é o hr-s9911u da JVC. Lindo equipamento de video! O primeiro é que não estou me lembrando.

Com video componente, existe um modelo da Samsung que estava lendo a pouco tempo. O DVD-V9650 tem um MONTE de saídas, sendo apenas a S-Video e a Analog Stereo com exclusividade pra DVD.

dvd-v9650.jpg


O site Soundanvision tem uma avaliação desse equipamento:
https://www.soundandvision.com/content/samsung-dvd-v9650-dvd-playervhs-recorder-glance-ratings

A Panasonic também tem um modelo (mas parece ser bem mais caro) que o modelo da Samsung, porém tem que ser analisado na ponta do lápis, a qualidade dos dois!

DMR-EZ48VK



ATENÇÃO! Se achar a versão DMR-EZ48V, é europeu, portanto corra desse!
https://www.cnet.com/reviews/panasonic-dmr-ez48vk-review/

No video, ele mostra a traseira do equipamento. Veja que, o Componente é Area comum pra DVD e VHS, mas o audio analógico e S-Video são prioritários. O HDMI no entanto, deve funcionar para os dois.
 
Ultima Edição:

Fabio Alexandre

Bam-bam-bam
Mensagens
1.309
Reações
2.171
Pontos
453
Falando em VídeoCassete, eu procuro gravações em VHS de desenhos animados dos anos 80 e 90, para fazer restauração.
Na verdade eu nem uso a imagem, e sim o som Dublado para fazer a remasterização dos episódios com a Imagem dos DVDs Americanos.
.
Faço parte da comunidade TheToonz, e os desenhos que eles estão procurando são: Silverhawks, Esquadrilha Parafuso (Disney TaleSpin), Ursinhos Gummi (Disney Gummi Bears), Esquadrão Marte (Biker Mice from Mars), Comandos em Ação (G.I. Joe) e Tartarugas Ninja versão anos 80.
.
Os episódios que circulam pela internet nós já temos, então caso alguem tenha episódios gravados entrem em contato.
Eu tenho aquí em casa um Videocassete da Samsung 7 Cabeças, que extrai com uma excelente qualidade de Vídeo e Audio.
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.326
Reações
10.962
Pontos
453
Amo video cassete, tenho mais de 100 fitas vhs e uns 5 aparelho.
Embora goste muito, dá muito trabalho manter isso aqui, fora o mofo q pega facil nas fitas, estou pensando em me desfazer de uma boa parte e manter só o arquivo digital mesmo.
 

wtuemura

Bam-bam-bam
Mensagens
532
Reações
1.107
Pontos
333
Te falar que a diferença pareceu muito pequena.
Mas eu procuro o s-video pq gravei filmagem de filmadora super8 em VHS e com cabo video composto, ai além das falhas eventuais ainda ficou aquela cor babunçada nas bordas (acho que color aberrations que chama). Aí sei que o S-video conserta pelo menos o color aberration deixando a cor mais estável.
A grande diferença entre as imagens é que uma está tremendo toda a a outra está estabilizada.

O nome correto do problema a qual se refere se chama dot craw:
300px-Crawl.jpg


O problema é causado pela intermodulação entre o sinal de luma/luminance Y (sinal de vídeo) e chroma C (informação de cores), em resumo é quando um sinal interfere no outro. VHS tem 240 linhas e @3MHz de banda para luma, se estivermos falando em um sinal NTSC o C é modulado em 3.58 Mhz e devido a essa proximidade de frequência a intermodulação acontecia.

Se você gravou usando cabo de vídeo composto, sinto informar que o sinal gravado terá o defeito que você não quer ver mesmo que use um S-VHS.

Para eliminar esses ruídos indesejáveis:
advent3a.jpg


É necessário o uso de filtros chamado "comb 3D adaptative":
philips4b.jpg


Porém se o material já foi gravado errado, então não há o que ser feito.
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Falando em VídeoCassete, eu procuro gravações em VHS de desenhos animados dos anos 80 e 90, para fazer restauração.
Na verdade eu nem uso a imagem, e sim o som Dublado para fazer a remasterização dos episódios com a Imagem dos DVDs Americanos.
.
Faço parte da comunidade TheToonz, e os desenhos que eles estão procurando são: Silverhawks, Esquadrilha Parafuso (Disney TaleSpin), Ursinhos Gummi (Disney Gummi Bears), Esquadrão Marte (Biker Mice from Mars), Comandos em Ação (G.I. Joe) e Tartarugas Ninja versão anos 80.
.
Os episódios que circulam pela internet nós já temos, então caso alguem tenha episódios gravados entrem em contato.
Eu tenho aquí em casa um Videocassete da Samsung 7 Cabeças, que extrai com uma excelente qualidade de Vídeo e Audio.
Vcs possuem o desenho Os Monstruosos(Creepy Crowlers)? Ele passava no Angel Mix. Já procurei em tudo que é canto na internet pra ver se achava dublado e nada.

901.jpg
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
A grande diferença entre as imagens é que uma está tremendo toda a a outra está estabilizada.

O nome correto do problema a qual se refere se chama dot craw:
300px-Crawl.jpg


O problema é causado pela intermodulação entre o sinal de luma/luminance Y (sinal de vídeo) e chroma C (informação de cores), em resumo é quando um sinal interfere no outro. VHS tem 240 linhas e @3MHz de banda para luma, se estivermos falando em um sinal NTSC o C é modulado em 3.58 Mhz e devido a essa proximidade de frequência a intermodulação acontecia.

Se você gravou usando cabo de vídeo composto, sinto informar que o sinal gravado terá o defeito que você não quer ver mesmo que use um S-VHS.

Para eliminar esses ruídos indesejáveis:
advent3a.jpg


É necessário o uso de filtros chamado "comb 3D adaptative":
philips4b.jpg


Porém se o material já foi gravado errado, então não há o que ser feito.
É esse problema mesmo. DotCrawl.
Então é possível corrigir esse erro no PC com o VirtualDub ou outro programa?
E agora que falou, acho que nem gravei com video composto, acho que gravei foi com cabo RF, o que pode ter piorado a situação.
 

wtuemura

Bam-bam-bam
Mensagens
532
Reações
1.107
Pontos
333
O filtro era aquele, existem filtris para avisynth também mas faz muito tempo com que não lido com isso.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.209
Reações
23.314
Pontos
1.619
Falando em VídeoCassete, eu procuro gravações em VHS de desenhos animados dos anos 80 e 90, para fazer restauração.
Na verdade eu nem uso a imagem, e sim o som Dublado para fazer a remasterização dos episódios com a Imagem dos DVDs Americanos.
.
Faço parte da comunidade TheToonz, e os desenhos que eles estão procurando são: Silverhawks, Esquadrilha Parafuso (Disney TaleSpin), Ursinhos Gummi (Disney Gummi Bears), Esquadrão Marte (Biker Mice from Mars), Comandos em Ação (G.I. Joe) e Tartarugas Ninja versão anos 80.
.
Os episódios que circulam pela internet nós já temos, então caso alguem tenha episódios gravados entrem em contato.
Eu tenho aquí em casa um Videocassete da Samsung 7 Cabeças, que extrai com uma excelente qualidade de Vídeo e Audio.

Não tem muito a ver com o tópico e nem com a área, mas tenho que perguntar!!!!

Vocês conseguiram algo de animes que passaram no Brasil nas décadas de 80 e 90 como, Honey Honey, Voltes V, Esquadrão Gorilla, (new) Speed Racer e outros?
 

Ulisses Seventy Eight

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.265
Reações
5.422
Pontos
703
Não tem muito a ver com o tópico e nem com a área, mas tenho que perguntar!!!!

Vocês conseguiram algo de animes que passaram no Brasil nas décadas de 80 e 90 como, Honey Honey, Voltes V, Esquadrão Gorilla, (new) Speed Racer e outros?
Honey Honey eu tinha todos os episódios em VHS gravados do SBT e infelizmente as fitas estragaram e não consegui salvar:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif.
Já tem anos que estou atrás dele mas infelizmente não consegui ainda.
 

Fabio Alexandre

Bam-bam-bam
Mensagens
1.309
Reações
2.171
Pontos
453
Vcs possuem o desenho Os Monstruosos(Creepy Crowlers)? Ele passava no Angel Mix. Já procurei em tudo que é canto na internet pra ver se achava dublado e nada.

901.jpg

Esse é mais um desenho que eles estão procurando, encontrei um tópico eles discutindo e até agora não encontraram nenhum episódio.
.
Honey Honey eu tinha todos os episódios em VHS gravados do SBT e infelizmente as fitas estragaram e não consegui salvar:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif.
Já tem anos que estou atrás dele mas infelizmente não consegui ainda.

Cara, mais que pecado perder esses episódios, já tentou em outros Videocassetes ??
Eu não sou fã de animes, mas com certeza esse seria um material que o pessoal iria querer pra fazer restauração.
Caso queira enviar essas VHS pra gente tentar salvar, entre em contato.
.
Vocês conseguiram algo de animes que passaram no Brasil nas décadas de 80 e 90 como, Honey Honey, Voltes V, Esquadrão Gorilla, (new) Speed Racer e outros?
Só ví o Speed Racer Clássico lá no Forum, esse Honey Honey nosso amigo aí em cima tinha........ :ksnif. Esses outros também não tem lá.
 

11456

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.706
Reações
11.117
Pontos
1.034
eu tenho um LG de 7 cabeças dentro de uma gaveta aqui no meu guarda roupa :klol
 
Topo Fundo