O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Vamos falar sobre videocassete.

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.196
Reações
23.294
Pontos
1.619
Só ví o Speed Racer Clássico lá no Forum, esse Honey Honey nosso amigo aí em cima tinha........ :ksnif. Esses outros também não tem lá.

Essas animações passaram no Brasil por pouco tempo. No caso de:

Esquadrão gorilla (Srungle) - Rede Record no programa do palhaço Fosco (antes da entrada da Eliana)



(New) Speed Racer (Mach GoGoGo) - Cartoon Network (passou antes de Gundam Wing)



Voltes V - Manchete, no seu início (após o clássico Yamato ter passado)

 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
@doraemondigimon O que vc acha desse vhs?

HR-S8000UJOHN5-4-111.jpg


Achei um em conta e se compensar vou pegar. Ouvi dizer que esses aparelho mais antigos da JVC são ótimos. E esse modelo tem s-video.
A única coisa ruim é que ele é NTSC apenas.
 

EvilMonkey

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.353
Reações
43.597
Pontos
1.339
Falando em VídeoCassete, eu procuro gravações em VHS de desenhos animados dos anos 80 e 90, para fazer restauração.
Na verdade eu nem uso a imagem, e sim o som Dublado para fazer a remasterização dos episódios com a Imagem dos DVDs Americanos.
.
Faço parte da comunidade TheToonz, e os desenhos que eles estão procurando são: Silverhawks, Esquadrilha Parafuso (Disney TaleSpin), Ursinhos Gummi (Disney Gummi Bears), Esquadrão Marte (Biker Mice from Mars), Comandos em Ação (G.I. Joe) e Tartarugas Ninja versão anos 80.
.
Os episódios que circulam pela internet nós já temos, então caso alguem tenha episódios gravados entrem em contato.
Eu tenho aquí em casa um Videocassete da Samsung 7 Cabeças, que extrai com uma excelente qualidade de Vídeo e Audio.
Que legal e que m... ao mesmo tempo! ahha entrei seco no site e é por convite! :P
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.196
Reações
23.294
Pontos
1.619
@doraemondigimon O que vc acha desse vhs?

HR-S8000UJOHN5-4-111.jpg


Achei um em conta e se compensar vou pegar. Ouvi dizer que esses aparelho mais antigos da JVC são ótimos. E esse modelo tem s-video.
A única coisa ruim é que ele é NTSC apenas.

Esse é um modelo LINDO!

Impressionante ver que fizeram um modelo que fosse ficar tão marcante assim! Se o preço for REALMENTE em conta, vale a pena.

A única coisa que tem que ser verificada é se tem peças de reposição pra ele (principalmente o cabeçote. Dependendo do modelo, não se acha nem por bênção papal...)

Que legal e que m... ao mesmo tempo! ahha entrei seco no site e é por convite! :P

Opa! Convite? eu também quero!!!!:kbaba
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Esse é um modelo LINDO!

Impressionante ver que fizeram um modelo que fosse ficar tão marcante assim! Se o preço for REALMENTE em conta, vale a pena.

A única coisa que tem que ser verificada é se tem peças de reposição pra ele (principalmente o cabeçote. Dependendo do modelo, não se acha nem por bênção papal...)

Tava lendo em alguns fóruns gringos é meio controverso a opinião sobre esses aparelho "vintage" da JVC.
Vi alguns falando que esse aparelho tem bastante obsolescência programada pela JVC e que uma hora ele pode comer a fita, que determinada peça estraga muito fácil e não há peça de reposição em canto algum. Que vale mais comprar um DVHS que também possui um bom TBS.
Já outros vi falarem que ele é bem durável até, e que essas críticas são meio que infundadas.
E sobre TBS, parece que isso é um dos plus desses aparelho. Me interessei muito. Encontrei um por R$150,00. Mas essas críticas me deixaram preocupado.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.196
Reações
23.294
Pontos
1.619
Tava lendo em alguns fóruns gringos é meio controverso a opinião sobre esses aparelho "vintage" da JVC.
Vi alguns falando que esse aparelho tem bastante obsolescência programada pela JVC e que uma hora ele pode comer a fita, que determinada peça estraga muito fácil e não há peça de reposição em canto algum. Que vale mais comprar um DVHS que também possui um bom TBS.
Já outros vi falarem que ele é bem durável até, e que essas críticas são meio que infundadas.
E sobre TBS, parece que isso é um dos plus desses aparelho. Me interessei muito. Encontrei um por R$150,00. Mas essas críticas me deixaram preocupado.

Lembre-se que isso vai ser relativo. o que deve ser pesquisado principalmente é o estoque de peças. durabilidade, a gente já sabe que funciona como a CCE ou a Peugeot: tem gente que vai meter o pau (ui) nos equipamentos, mas sempre vai ter gente que se agrada deles e vai falar bem (meu caso com a Peugeot. Se o carro não fosse resistente, eu não estaria aqui hoje!) (meu caso com a CCE. Até hoje, foi a MELHOR tv tubão que já tive! O modelo de 29 polegadas dela superou e muito, modelos como a Philips e a LG que tivemos depois, tanto em tecnologia e durabilidade, quanto em qualidade de imagem e som)
 


Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
2w7qvdk.jpg


332rli0.jpg


@doraemondigimon olha aí.
Tô feliz demais com a aquisição. A imagem é ótima! No S-VIDEO melhor ainda, os VHS antigo parecem que rodam em 480p! Imagem Limpa como não tinha visto ainda!
O único problema é que, ele é NTSC puro. E gravações caseiras de filmadora que eu gravei em VHS ficam em preto e branco nele. A minha esperança é conseguir capturar a gravação com uma placa de captura com NTSC. Daí jogo no PC e edito do jeito que eu quiser.
Penso em usar esse:
63748_1510663584_index_gg.jpg
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.196
Reações
23.294
Pontos
1.619
2w7qvdk.jpg




@doraemondigimon olha aí.
Tô feliz demais com a aquisição. A imagem é ótima! No S-VIDEO melhor ainda, os VHS antigo parecem que rodam em 480p! Imagem Limpa como não tinha visto ainda!

Caramba! Mas que aparelho lindo. E o melhor é que ele combinou com essa mesa onde você tirou as fotos!

Sobre o fator de transcodificação, essa vai ser uma barreira meio estranha de se ultrapassar. Eu não tenho certeza de que essa placa de captura vai ter o recurso que você deseja, justamente porque quando se usa um equipamento de sistema de cor diferente do original, ele anula as cores para a saída de video. Se fosse uma conversão PAL-M para PAL-E/SECAM, nem apareceria imagem justamente devido ao diferencial da taxa de hertz.
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Caramba! Mas que aparelho lindo. E o melhor é que ele combinou com essa mesa onde você tirou as fotos!

Sobre o fator de transcodificação, essa vai ser uma barreira meio estranha de se ultrapassar. Eu não tenho certeza de que essa placa de captura vai ter o recurso que você deseja, justamente porque quando se usa um equipamento de sistema de cor diferente do original, ele anula as cores para a saída de video. Se fosse uma conversão PAL-M para PAL-E/SECAM, nem apareceria imagem justamente devido ao diferencial da taxa de hertz.
Essa transcodificação que vai ser um calcanhar de aquiles se eu não conseguir capturar a imagem com cor. Isso pq já vi transcoders e eles só tem entrada e saída av. Logo, não aproveitando o s-video que é o único motivo que me fez comprar esse VCR.
Mas vamos ver, espero que eu tenha sorte.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.714
Reações
14.389
Pontos
503
Já tentei usar meu SC-3000 Australiano numa EasyCap dessa e não consegui fazer dar a imagem, testei em todos os PAL e não funcionou em nenhum, não sei se você vai conseguir você vai conseguir fazer o que você quer, mas é bom arriscar, já que uma EasyCap dessas custa 30 contos, ai vale a pena tentar.

Eu nunca tinha visto um desses de madeira, mas deve ser muito bom, já tive diversos VHS, mas nunca tive uma da criadora dele, a JVC. Atualmente tenho dois Panasonic que foram os últimos modelos dela, são quase idênticos, mas um é de 5 cabeças, o outro de 7, e mais um que achei em uma casa abandonada, não lembro a marca agora, mas ele estava surrado e sem controle, mas por milagre ainda funcionava, só limpei o cabeçote dele, não lembro a marca dele agora, mas acho que é um LG ou Philips.
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Tentei gravar fita VHS com a easycap e de fato não muda a cor. Mesmo usando outro programa como VideoView.
Complicado. Não sei se isso é por conta da limitação da easycap ou outro motivo.
 

Ryo_Hazuki(

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.325
Reações
5.781
Pontos
703
Os aparelhos de hoje são tão sem graça..
Nos anos 90 na estante tínhamos CCE 20" com controle remoto e cheia de botões nesse esquema "escondido" aí no aparelho, um vídeo cassete Gradiente de 4 cabeças com um display show de bola, tinha o meu dyna4. Depois veio um 3 em 1 Aiwa com 5 discos com trocentas luzes e um display ainda mais foda.. de noite matava a pau.
Hoje nem estante tenho mais, a tv fica grudada na parede e o play faz de tudo um pouco jogado ali na prateleira.
 

wtuemura

Bam-bam-bam
Mensagens
525
Reações
1.101
Pontos
333
O único problema é que, ele é NTSC puro. E gravações caseiras de filmadora que eu gravei em VHS ficam em preto e branco nele. A minha esperança é conseguir capturar a gravação com uma placa de captura com NTSC. Daí jogo no PC e edito do jeito que eu quiser.
Parabéns pela aquisição.
Note que gravações caseiras em 240i não vão ficar melhores em um equipamento desses, é a mesma coisa que rodar um VCD em um aparelho de DVD, sobre as cores só com uma transcodificação interna, porém as empresas que faziam isso não existem mais. Uma antiga empresa que fabricava transcodificadores externos ainda existe, é a Transcortec, tente mandar um email para eles para ver se o transcodificador deles funcionaria com o seu VHS.
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Parabéns pela aquisição.
Note que gravações caseiras em 240i não vão ficar melhores em um equipamento desses, é a mesma coisa que rodar um VCD em um aparelho de DVD, sobre as cores só com uma transcodificação interna, porém as empresas que faziam isso não existem mais. Uma antiga empresa que fabricava transcodificadores externos ainda existe, é a Transcortec, tente mandar um email para eles para ver se o transcodificador deles funcionaria com o seu VHS.
Uma coisa que eu notei é que esse VCR tem muitas funcionalidades que não encontrei nos VCR do final dos anos 90/começo de 2000 que eu tenho. Ele segura o tracking da maioria das fitas que normalmente os outros aparelhos não conseguem. A fita pode tá quase mastigada, mas basta regular o tracking que ele arruma a imagem e segura ela numa qualidade boa.
Agora quanto ao NTSC, eu vou ter trabalho viu. Vou mandar msg pra esse lugar que vc mostrou. Mas eu pensava que conseguiria alterar a cor com uma placa de captura. A easycap não consegue isso, pensei numa Avermedia, que quem sabe capturaria em NTSC e ficasse colorido.
 

wtuemura

Bam-bam-bam
Mensagens
525
Reações
1.101
Pontos
333
Uma coisa que eu notei é que esse VCR tem muitas funcionalidades que não encontrei nos VCR do final dos anos 90/começo de 2000 que eu tenho. Ele segura o tracking da maioria das fitas que normalmente os outros aparelhos não conseguem. A fita pode tá quase mastigada, mas basta regular o tracking que ele arruma a imagem e segura ela numa qualidade boa.
Agora quanto ao NTSC, eu vou ter trabalho viu. Vou mandar msg pra esse lugar que vc mostrou. Mas eu pensava que conseguiria alterar a cor com uma placa de captura. A easycap não consegue isso, pensei numa Avermedia, que quem sabe capturaria em NTSC e ficasse colorido.
O que faz o VCR dar essa estabilidade toda na imagem é o TBC.
Nenhuma placa de captura vai deixar a imagem colorida pois há muitas diferenças entre PAL-M e NTSC ainda que a placa capture PAL-M, a cor só vai aparecer se os sinais baterem.

Como o sinal foi gravado em PAL-M, o VCR vai ler como se fosse NTSC e bagunçar todo o sinal, impossível recuperar a cor sem alguma intervenção interna que envolve a instalação de uma placa de transcodificação interna.
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
O que faz o VCR dar essa estabilidade toda na imagem é o TBC.
Nenhuma placa de captura vai deixar a imagem colorida pois há muitas diferenças entre PAL-M e NTSC ainda que a placa capture PAL-M, a cor só vai aparecer se os sinais baterem.

Como o sinal foi gravado em PAL-M, o VCR vai ler como se fosse NTSC e bagunçar todo o sinal, impossível recuperar a cor sem alguma intervenção interna que envolve a instalação de uma placa de transcodificação interna.
Será que o Nando Games faz um trabalho de transcodificação desse tipo?
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
LIGUEI ELE NO 220V e QUEIMEI O BICHO! :ksnif:ksnif:ksnif
PORRA! QUE RAIVA DE MIM CARA!
Qual a chance de consertar a fonte caras???
Triste demais velho!
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.196
Reações
23.294
Pontos
1.619
LIGUEI ELE NO 220V e QUEIMEI O BICHO! :ksnif:ksnif:ksnif
PORRA! QUE RAIVA DE MIM CARA!
Qual a chance de consertar a fonte caras???
Triste demais velho!

90%. O conserto da fonte não é tão difícil, mas bote em um local que valha a pena fazer o serviço! Tem muito picareta que, quando ver esse equipamento, vai querer fazer alguma besteira.

Sobre ter ligado na voltagem errada, eu deveria ter perguntando se na sua região era 110 ou 220v pra te prevenir. Como você mora em uma região BEM mais desenvolvida do que Goiânia, eu achava que era 110v...
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
90%. O conserto da fonte não é tão difícil, mas bote em um local que valha a pena fazer o serviço! Tem muito picareta que, quando ver esse equipamento, vai querer fazer alguma besteira.

Sobre ter ligado na voltagem errada, eu deveria ter perguntando se na sua região era 110 ou 220v pra te prevenir. Como você mora em uma região BEM mais desenvolvida do que Goiânia, eu achava que era 110v...
DF é 220v essa m****. Esqueceu que o DF é uma ilha dentro de Goiás?
Puts cara, tô torcendo muito que seja apenas um fusível ou um componente da fonte, pois se a corrente passou pra outros componentes já era. Tô malzão.
Mas amanhã mesmo tô levando pra um técnico que já conserta tem tempo pra família. Espero MUITO que dê certo.
Até abri o aparelho pra ver se conseguia olhar o fusível, mas esses aparelho tem uma placa gigante por cima, daí desanimei de mexer. Mas enfim. Agora é torcer pra Deus ajudar. rs
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.196
Reações
23.294
Pontos
1.619
DF é 220v essa m****. Esqueceu que o DF é uma ilha dentro de Goiás?
Puts cara, tô torcendo muito que seja apenas um fusível ou um componente da fonte, pois se a corrente passou pra outros componentes já era. Tô malzão.
Mas amanhã mesmo tô levando pra um técnico que já conserta tem tempo pra família. Espero MUITO que dê certo.
Até abri o aparelho pra ver se conseguia olhar o fusível, mas esses aparelho tem uma placa gigante por cima, daí desanimei de mexer. Mas enfim. Agora é torcer pra Deus ajudar. rs

Vou te falar uma coisa: quando eu morei aí em Brasília, vovó sempre me disse que a voltagem era 110....

Sobre a fonte, ela deve ter um sistema de proteção pra não sair deixando a energia ficar batendo em outras áreas. Nesse ponto já vale a pena.
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Vou te falar uma coisa: quando eu morei aí em Brasília, vovó sempre me disse que a voltagem era 110....

Sobre a fonte, ela deve ter um sistema de proteção pra não sair deixando a energia ficar batendo em outras áreas. Nesse ponto já vale a pena.
Não que eu me lembre, nos anos 90 eu lembro de sempre ser 220v.
 
Mensagens
3
Reações
4
Pontos
3
Prezados,

Tenho um acervo razoável de fitas, a maioria comprada na primeira metade da década de 2000, quando as locadoras decidiram "queimar" seus acervos de VHS para substituí-los por DVDs.

O problema dos aparelhos é a manutenção, já que muitos componentes de reposição não são mais produzidos. Meu conselho é procurar por VCRs fabricados no começo dos anos 2000, pois, como já estavam ficando obsoletos, são equipamentos que viram pouco uso. As chances de defeito são menores.

Há pouco tempo, arrematei num leilão um LG FC 431 B. É um aparelho bem simples (sequer tem o contador de tempo da fita e não tem o modo LP), mas atende às minhas necessidades. Foi um bom negócio, já que o arrematei pelo lance inicial de R$ 40,00.

Para conversão dos VHS para outros formatos, não uso placa de captura. A maioria das TVs modernas possui uma porta USB, onde pode ser conectado um pen drive (só para leitura) ou HD externo, que permite gravação também. Tem sido o jeito mais prático e eficiente que encontrei.

Não conecto o VCR à TV pelas entradas/saídas AV, mas pela entrada normal de antena e selecionando o canal 3 analógico. Assim, deixo as demais conexões livres.

Basta reproduzir a fita normalmente e fazer a gravação no HD externo (equipamento mais versátil do que a placa de captura). Como o sinal de entrada é pela antena, a TV vai "entender" que está gravando a programação normal da TV aberta.

Outra vantagem é que as imagens obtidas são no formato da tela (16:9), poupando daquela experiência irritante de ter um quadro 4:3 na tela, com aquelas faixas pretas nas laterais. Muitas conversões apresentam esse inconveniente.

Apesar de custar caro, é recomendável adquirir, também, aquela fita de limpeza do cabeçote. Muitas vezes, custa mais caro do que um VCR usado, mas é uma ferramenta de manutenção essencial.
 

keanu_yves

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
745
Reações
979
Pontos
543
Gravei todo o nosso acervo aqui em casa de VHS usando essa EasyCap ching ling e montando o DVD com o ConvertXtoDVD. Sem brincadeira, umas 20 fitas. Meu videocassete da Philips demonstrou estar em plena forma ainda. Como ele é mono, tive que fazer uma gambiarra com um split de RCA pra simular um "stereo".

Depois de pronto, rodei os DVD's no PS2 na TV de tubo e na TV de LED com um DVD em componente, até que ficou lindão. Agora tá tudo salvo em duas mídias. Vamos ver qual resiste mais.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.196
Reações
23.294
Pontos
1.619
Prezados,

Tenho um acervo razoável de fitas, a maioria comprada na primeira metade da década de 2000, quando as locadoras decidiram "queimar" seus acervos de VHS para substituí-los por DVDs.

O problema dos aparelhos é a manutenção, já que muitos componentes de reposição não são mais produzidos. Meu conselho é procurar por VCRs fabricados no começo dos anos 2000, pois, como já estavam ficando obsoletos, são equipamentos que viram pouco uso. As chances de defeito são menores.

Há pouco tempo, arrematei num leilão um LG FC 431 B. É um aparelho bem simples (sequer tem o contador de tempo da fita e não tem o modo LP), mas atende às minhas necessidades. Foi um bom negócio, já que o arrematei pelo lance inicial de R$ 40,00.

Para conversão dos VHS para outros formatos, não uso placa de captura. A maioria das TVs modernas possui uma porta USB, onde pode ser conectado um pen drive (só para leitura) ou HD externo, que permite gravação também. Tem sido o jeito mais prático e eficiente que encontrei.

Não conecto o VCR à TV pelas entradas/saídas AV, mas pela entrada normal de antena e selecionando o canal 3 analógico. Assim, deixo as demais conexões livres.

Basta reproduzir a fita normalmente e fazer a gravação no HD externo (equipamento mais versátil do que a placa de captura). Como o sinal de entrada é pela antena, a TV vai "entender" que está gravando a programação normal da TV aberta.

Outra vantagem é que as imagens obtidas são no formato da tela (16:9), poupando daquela experiência irritante de ter um quadro 4:3 na tela, com aquelas faixas pretas nas laterais. Muitas conversões apresentam esse inconveniente.

Apesar de custar caro, é recomendável adquirir, também, aquela fita de limpeza do cabeçote. Muitas vezes, custa mais caro do que um VCR usado, mas é uma ferramenta de manutenção essencial.
Bela explicação! Se possível, poste fotos do que você faz pra ilustrar o tópico e ficar mais fácil pras pessoas que precisam de fazer isso.

Gravei todo o nosso acervo aqui em casa de VHS usando essa EasyCap ching ling e montando o DVD com o ConvertXtoDVD. Sem brincadeira, umas 20 fitas. Meu videocassete da Philips demonstrou estar em plena forma ainda. Como ele é mono, tive que fazer uma gambiarra com um split de RCA pra simular um "stereo".

Depois de pronto, rodei os DVD's no PS2 na TV de tubo e na TV de LED com um DVD em componente, até que ficou lindão. Agora tá tudo salvo em duas mídias. Vamos ver qual resiste mais.

No caso das mídias, uma boa ideia é que você faça uma compressão dos videos que você fez e os jogue também em algum host online (estilo núvem) ou no YT em uma conta que você possa bloquear para acessos externos. Pelo menos, com esses dois locais a mais pra armazenamento, você corre menos risco de ter algum problema nas mídias físicas (coisa que eu nem tive chance com o video onde eu aparecia no primeiro campeonato de videogame daqui de Goiânia. Mesmo tendo perdido e xingado horrores, ainda era uma lembrança pra mostrar pro meu filhote e pra leoa)
 
Topo Fundo