O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Vaso ruim quebra sim] Avião com Gabriel Diniz, cantor de 'Jenifer', cai em Sergipe

Sengaya

Bam-bam-bam
Mensagens
685
Reações
2.657
Pontos
433
Como sempre, povo fazendo TACA....
E se lembrem disso, tipo um mantra.
Eles morreram num PIPER.
PIPER NÃO É AVIÃO.

Abraço a todos.

Sou piloto privado, não vôo mais faz muito tempo. Monomotor é um perigo mesmo. Quanto à piper, não acho que seja tão ruim, como voar um piper cherokee e não se apaixonar, delícia de avião!
 

ME110

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.174
Reações
16.615
Pontos
1.379
Sou piloto privado, não vôo mais faz muito tempo. Monomotor é um perigo mesmo. Quanto à piper, não acho que seja tão ruim, como voar um piper cherokee e não se apaixonar, delícia de avião!

Eles são ótimos....até a hora que eles te matam.
Trabalhei 12 anos com Piper, mecanico de célula/grupo motopropulsor.
Te falar que de um universo de 20 Piper/Neiva que passou pela minha mão no período, sobrou uns 5....todos sofreram algum tipo de acidente, muitas vezes grave e com vitimas fatais.

Avião é convencional é Beechcraft/Cessna.
Piper é outra coisa, menos avião.

Rainha dos ceús?
Mooney.
Só que esse você ve muito pouco hoje em dia.

Logico...depois que a Anac foi para o lado do FAA, e não obriga mais o povo fazer revisão de motor/hélice de convencional, a coisa piorou MUITO.

Abraço a todos.
 


SirSerius

Bam-bam-bam
Mensagens
8.572
Reações
30.991
Pontos
403
Pai de piloto nega versão de carona e diz que Gabriel Diniz pagaria R$ 4 mil por voo


O avião monomotor que caiu em área de manguezal de Estância, no Sul de Sergipe, pertencia ao Aeroclube de Alagoas, do qual o piloto e o copiloto eram diretores. Gabriel seguia para Maceió, onde se encontraria com a namorada


https://odia.ig.com.br/brasil/2019/...el-diniz-pagaria-r--4-mil-por-voo.html#foto=1


João Pessoa - O pai do piloto Gabriel Abraão Farias, uma das vítimas da queda do avião que transportava o piloto Gabriel Diniz disse que o cantor pagaria R$ 4 mil pelo voo. Em entrevista à TV Gazeta, na terça-feira, Erivaldo Farias declarou que o voo fretado para viagens de ida e volta entre Maceió e Salvador seria pago pelo músico. A aeronave caiu em Sergipe, quando voava de Salvador, na Bahia, para Maceió, em Alagoas. O copiloto Linaldo Xavier Rodrigues também morreu no acidente. Em meio à dor do luto, persistem as dúvidas sobre o que provocou a queda da aeronave e se o voo era irregular.
O avião monomotor que caiu em área de manguezal de Estância, no Sul de Sergipe, pertencia ao Aeroclube de Alagoas, do qual o piloto e o copiloto eram diretores. Gabriel seguia para Maceió, onde se encontraria com a namorada. Em uma das versões, os pilotos teriam dado uma carona ao cantor. A informação, porém, foi desmentida pelo pai de uma das vítimas.


“Ele saiu daqui (Maceió) do aeroclube pra Salvador. Lá, ele arrumou um hotel para meu filho e o copiloto ficarem. Quando terminou o show, eles iam retornar pra cá. Mas não foi nada de carona. O voo foi fretado, o aeroclube era consciente e liberou a aeronave”, afirmou.
A declaração confirma a apuração inicial feita pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que viu indícios de irregularidades no uso da aeronave, já que o equipamento não tinha autorização para fazer táxi aéreo.


Os frequentadores de aeroclubes ressaltam, no entanto, que é preciso checar se os pilotos não estavam em “missões de navegação”. Segundo João Gonçalves, presidente do Aeroclube de Resende, um dos mais antigos do país, a prática, prevista em manuais de cursos de desenvolvimento de
pilotos, permite que piloto e copiloto carreguem consigo um terceiro tripulante sem configurar táxi aéreo.
“Esse tipo de aeronave não tem autorização para ser usada para fretamento. Mas podem alegar voo de navegação, quando os pilotos já formados exercitam suas referências visuais praticando o tráfego aéreo”, explica.
acidentecantor_11302120-11302757.jpg
Anac investiga causa do acidente - Arte O Dia
Ainda de acordo com Gonçalves, certamente tal possibilidade já está sendo analisada pela Anac. O DIA procurou o Departamento de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (Decea) para saber se houve registro de algum plano de voo da aeronave Cherokee (PA 28), de prefixo PT-KLO. Mas o Decea não retornou os contatos até o fechamento desta edição.
O Brasil conta com aproximadamente 150 aeroclubes. São dedicados ao aerodesporto e à formação de pilotos para aviação civil brasileira, contando até com escolas de pilotagem.


Procurada, a Força Aérea Brasileira (FAB), à qual está vinculada o Decea, informou que a apuração do caso está sendo feita pelo Cenipa. Segundo nota, o órgão começou a apurar as circunstâncias do acidente na segunda, dando início ao processo de investigação das causas do acidente.
'Que a gente tenha força, apesar de tudo', diz namorada
“Eu falo para os fãs, para as pessoas, para que não se sintam tristes. Gabriel é, para mim, a maior representatividade da alegria. Não me incomodo que as pessoas se manifestem com alegria neste momento”. A declaração de Francisco Lacerda Cizinato Diniz, pai do cantor Gabriel Diniz, durante o velório do filho, no ginásio esportivo Ronaldão, em João Pessoa, na Paraíba, emocionou os presentes. Ele foi o único familiar que teve forças para conversar com jornalistas que acompanhavam as homenagens ao artista.
Durante o velório, a namorada do cantor, Karoline Calheiros, se agachou ao lado do caixão, onde estavam fãs e familiares. Em um momento de discursos, decidiu quebrar o silêncio e disse que Gabriel era o amor de sua vida. Ela também relembrou a última música que o casal ouviu junto, uma canção gospel, que conta a história bíblica de Jó, um homem que decide permanecer fiel a Deus.
“Acho que acaba sendo uma mensagem pra todos que estão aqui, para que a gente tenha força, apesar de tudo. Apesar dessa dor”, declarou ela.

Desde a madrugada de ontem, fãs já se aglomeravam no ginásio, para se despedir. Uma missa em homenagem ao cantor também foi celebrada. Um louvor foi ministrado pelo cantor Felipe Alcântara, ex-vocalista da banda Os Gonzagas.

À tarde, Wesley Safadão, Xand Avião e o cantor Matheus, da dupla Matheus e Kauan, também compareceram ao local para se despedir do amigo. Safadão chorava copiosamente e Xand Avião foi atendido pelo Corpo de Bombeiros após passar mal.

Grande amigo e um dos principais entusiastas da carreira de Diniz, Safadão cantou a música “Paraquedas”, um dos primeiros hits do cantor, seu padrinho de casamento. “Não era à toa que você tinha nome de anjo, meu amigo Gabriel! A presença de Deus era real na sua forma tão leve e alegre de viver a vida!”, disse.
Do ginásio, o corpo seguiu cortejo em carro aberto, dos Bombeiros, para o Cemitério Parque das Acácias. O sepultamento foi restrito para parentes e amigos, mas fãs se reuniram no local.
Enquanto Diniz foi sepultado na Paraíba, o piloto e o copiloto que o acompanhavam foram enterrados em Maceió. O corpo de Linaldo Xavier, de 27 anos, foi sepultado na cidade de Água Branca, no sertão alagoano. Já o de Abraão Farias, na capital.


[]´s
RIP
 

ME110

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.174
Reações
16.615
Pontos
1.379
Então os que tem a "cabine" pressurizada tem uma vida útil e após isso é descontinuado?

sim e não.....

Normalmente é uma quantidade absurda de horas voadas...coisa de mais de 30 mil horas ou 30 anos.
Chega nessa situação, as aeronaves, já estão um caco.
Tem que passar por inspeções caríssimas e com intervalos frequentes.
No final os donos metem o pé e vendem por preço de banana pra desavisados.
Ou mais comum ainda vão morrer na África.

Abraço a todos.
 

ME110

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.174
Reações
16.615
Pontos
1.379
Pai de piloto nega versão de carona e diz que Gabriel Diniz pagaria R$ 4 mil por voo


O avião monomotor que caiu em área de manguezal de Estância, no Sul de Sergipe, pertencia ao Aeroclube de Alagoas, do qual o piloto e o copiloto eram diretores. Gabriel seguia para Maceió, onde se encontraria com a namorada


https://odia.ig.com.br/brasil/2019/...el-diniz-pagaria-r--4-mil-por-voo.html#foto=1


João Pessoa - O pai do piloto Gabriel Abraão Farias, uma das vítimas da queda do avião que transportava o piloto Gabriel Diniz disse que o cantor pagaria R$ 4 mil pelo voo. Em entrevista à TV Gazeta, na terça-feira, Erivaldo Farias declarou que o voo fretado para viagens de ida e volta entre Maceió e Salvador seria pago pelo músico. A aeronave caiu em Sergipe, quando voava de Salvador, na Bahia, para Maceió, em Alagoas. O copiloto Linaldo Xavier Rodrigues também morreu no acidente. Em meio à dor do luto, persistem as dúvidas sobre o que provocou a queda da aeronave e se o voo era irregular.
O avião monomotor que caiu em área de manguezal de Estância, no Sul de Sergipe, pertencia ao Aeroclube de Alagoas, do qual o piloto e o copiloto eram diretores. Gabriel seguia para Maceió, onde se encontraria com a namorada. Em uma das versões, os pilotos teriam dado uma carona ao cantor. A informação, porém, foi desmentida pelo pai de uma das vítimas.


“Ele saiu daqui (Maceió) do aeroclube pra Salvador. Lá, ele arrumou um hotel para meu filho e o copiloto ficarem. Quando terminou o show, eles iam retornar pra cá. Mas não foi nada de carona. O voo foi fretado, o aeroclube era consciente e liberou a aeronave”, afirmou.
A declaração confirma a apuração inicial feita pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que viu indícios de irregularidades no uso da aeronave, já que o equipamento não tinha autorização para fazer táxi aéreo.


Os frequentadores de aeroclubes ressaltam, no entanto, que é preciso checar se os pilotos não estavam em “missões de navegação”. Segundo João Gonçalves, presidente do Aeroclube de Resende, um dos mais antigos do país, a prática, prevista em manuais de cursos de desenvolvimento de
pilotos, permite que piloto e copiloto carreguem consigo um terceiro tripulante sem configurar táxi aéreo.
“Esse tipo de aeronave não tem autorização para ser usada para fretamento. Mas podem alegar voo de navegação, quando os pilotos já formados exercitam suas referências visuais praticando o tráfego aéreo”, explica.
acidentecantor_11302120-11302757.jpg
Anac investiga causa do acidente - Arte O Dia
Ainda de acordo com Gonçalves, certamente tal possibilidade já está sendo analisada pela Anac. O DIA procurou o Departamento de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (Decea) para saber se houve registro de algum plano de voo da aeronave Cherokee (PA 28), de prefixo PT-KLO. Mas o Decea não retornou os contatos até o fechamento desta edição.
O Brasil conta com aproximadamente 150 aeroclubes. São dedicados ao aerodesporto e à formação de pilotos para aviação civil brasileira, contando até com escolas de pilotagem.


Procurada, a Força Aérea Brasileira (FAB), à qual está vinculada o Decea, informou que a apuração do caso está sendo feita pelo Cenipa. Segundo nota, o órgão começou a apurar as circunstâncias do acidente na segunda, dando início ao processo de investigação das causas do acidente.
'Que a gente tenha força, apesar de tudo', diz namorada
“Eu falo para os fãs, para as pessoas, para que não se sintam tristes. Gabriel é, para mim, a maior representatividade da alegria. Não me incomodo que as pessoas se manifestem com alegria neste momento”. A declaração de Francisco Lacerda Cizinato Diniz, pai do cantor Gabriel Diniz, durante o velório do filho, no ginásio esportivo Ronaldão, em João Pessoa, na Paraíba, emocionou os presentes. Ele foi o único familiar que teve forças para conversar com jornalistas que acompanhavam as homenagens ao artista.
Durante o velório, a namorada do cantor, Karoline Calheiros, se agachou ao lado do caixão, onde estavam fãs e familiares. Em um momento de discursos, decidiu quebrar o silêncio e disse que Gabriel era o amor de sua vida. Ela também relembrou a última música que o casal ouviu junto, uma canção gospel, que conta a história bíblica de Jó, um homem que decide permanecer fiel a Deus.
“Acho que acaba sendo uma mensagem pra todos que estão aqui, para que a gente tenha força, apesar de tudo. Apesar dessa dor”, declarou ela.

Desde a madrugada de ontem, fãs já se aglomeravam no ginásio, para se despedir. Uma missa em homenagem ao cantor também foi celebrada. Um louvor foi ministrado pelo cantor Felipe Alcântara, ex-vocalista da banda Os Gonzagas.

À tarde, Wesley Safadão, Xand Avião e o cantor Matheus, da dupla Matheus e Kauan, também compareceram ao local para se despedir do amigo. Safadão chorava copiosamente e Xand Avião foi atendido pelo Corpo de Bombeiros após passar mal.

Grande amigo e um dos principais entusiastas da carreira de Diniz, Safadão cantou a música “Paraquedas”, um dos primeiros hits do cantor, seu padrinho de casamento. “Não era à toa que você tinha nome de anjo, meu amigo Gabriel! A presença de Deus era real na sua forma tão leve e alegre de viver a vida!”, disse.
Do ginásio, o corpo seguiu cortejo em carro aberto, dos Bombeiros, para o Cemitério Parque das Acácias. O sepultamento foi restrito para parentes e amigos, mas fãs se reuniram no local.
Enquanto Diniz foi sepultado na Paraíba, o piloto e o copiloto que o acompanhavam foram enterrados em Maceió. O corpo de Linaldo Xavier, de 27 anos, foi sepultado na cidade de Água Branca, no sertão alagoano. Já o de Abraão Farias, na capital.


[]´s
RIP

Isso se chama TACA.
Aeronave que não pode fazer taxi aéreo, fazendo taxi aéreo.
Como a ANAC não consegue estar em todo lugar ao mesmo tempo...povo faz isso direto.

Te falar a real, as vezes é melhor você voar num TACA, do que, num taxi aéreo.
Aeronave de taxi aéreo visa o lucro....lucro puro.
f**a-se todo o resto que possa atrapalhar o lucro...já viu né?

Abraço a todos.
 

SirSerius

Bam-bam-bam
Mensagens
8.572
Reações
30.991
Pontos
403
Gabriel Diniz estava construindo casa de praia no litoral da Paraíba
Projeto da casa do cantor em Cabedelo


Projeto da casa do cantor em Cabedelo
Extra
Tamanho do textoA A A
O cantor Gabriel Diniz, que morreu na última segunda-feira num acidente de avião, estava construindo uma casa de três andares na praia de Intermares, em Cabedelo, no litoral da Paraíba. No Instagram, os arquitetos responsáveis pelo projeto do imóvel postaram uma homenagem se referindo ao cantor como amigo e cliente amado.


Um dos arquitetos pelo projeto da casa de Gabriel, Geisel Soares contou que a casa estava em construção há cerca de um ano, na etapa de fundação.

— A gente estava começando a construção da casa agora e iniciando o projeto de interiores.


O cantor adquiriu dois terrenos em um condomínio fechado. A casa teria 120 metros quadrados, três andares e contaria com um estúdio, uma sala de cinema, hall e espaço gourmet, além de garagem para quatro veículos.
— Ele se tornou muito mais amigo do que um cliente. O estilo dele era bem inusitado, despojado. Ele gostava de coisas diferentes. Por ser uma casa grande, nós o convencemos a fazer um projeto atemporal, mas combinamos que capricharíamos na parte de interiores — lembra o arquiteto.


https://extra.globo.com/tv-e-lazer/...-de-praia-no-litoral-da-paraiba-23700536.html
 
D

Deleted member 219486

Isso se chama TACA.
Aeronave que não pode fazer taxi aéreo, fazendo taxi aéreo.
Como a ANAC não consegue estar em todo lugar ao mesmo tempo...povo faz isso direto.

Te falar a real, as vezes é melhor você voar num TACA, do que, num taxi aéreo.
Aeronave de taxi aéreo visa o lucro....lucro puro.
f**a-se todo o resto que possa atrapalhar o lucro...já viu né?

Abraço a todos.

Da de ver que é melhor, tanto que caiu. Se puxar histórico vai ver que aconteceram outros casos.
 

Sengaya

Bam-bam-bam
Mensagens
685
Reações
2.657
Pontos
433
Normal para esses modelos de aeronave.
Avião que não é pressurizado não tem tempo limite de vida de célula, entenda, carcaça.


Abraço a todos.


Hahaha, 1974, que luxo! No primeiro vôo que fiz no curso de piloto privado, antes de decolar, reparei em uma chapinha no painel com dados de modelo, nº de série e ano de fabricação. Data de fabricação do vovô aéreo: 11/09/1947, isso mesmo, além de velho, a data era de 11/09, pensa se eu não fiquei meio desconfiado antes de decolar:kwow
Ah, o avião era um Cap 4 - Paulistinha, "pau e pano" :klolwtf
 

Atlante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.371
Reações
15.825
Pontos
503
Post bem covardão esse seu. Tem aí provas de alguém falando "vai tarde" para um Funkeiro e vindo aqui cagar regra?
Se tiver, cita nominalmente ué, do contrário seu posto é um monte de indiretinha pra ninguém.
Vide bost #41. Exemplo literal.
 
Ultima Edição:

werner_hetifield

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.130
Reações
2.471
Pontos
724
Essa história de demonizar qualquer piada de um famoso recém-falecido é de um falso moralismo absurdo.

Uma coisa é você festejar a morte de alguém, o que de fato é reprovável. Outra é você tentar buscar alguma forma de se fazer humor em cima disso, o que não tem absolutamente nada de errado. Se um artista representar o acidente em forma de teatro, música, ou pintura, ninguém liga. Agora se um humorista fizer piada com isso, todos ficam enfurecidos, sendo que a comédia é também uma das artes.

O Brasileiro é tão falso moralista que até morte de gente que não conhece ou admira é motivo de luto e choradeira.

Respeito não é censura. Piada e opinião devem sim ser feitas mesmo que pareçam ser antipáticas. Como diria Paulo Leminski, não é porque morreu que virou santo. A música do cara continua sendo uma m**** ao meu ver e eu vou sim achar graça desse fato.

Velhos

Esse foi o texto mais sem noção que li este ano!
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
sim e não.....

Normalmente é uma quantidade absurda de horas voadas...coisa de mais de 30 mil horas ou 30 anos.
Chega nessa situação, as aeronaves, já estão um caco.
Tem que passar por inspeções caríssimas e com intervalos frequentes.
No final os donos metem o pé e vendem por preço de banana pra desavisados.
Ou mais comum ainda vão morrer na África.

Abraço a todos.
vida útil de avião é contada em ciclos de pousos e decolagens.
 

NEOMATRIX

Lenda da internet
Mensagens
51.202
Reações
69.363
Pontos
2.059
sim e não.....

Normalmente é uma quantidade absurda de horas voadas...coisa de mais de 30 mil horas ou 30 anos.
Chega nessa situação, as aeronaves, já estão um caco.
Tem que passar por inspeções caríssimas e com intervalos frequentes.
No final os donos metem o pé e vendem por preço de banana pra desavisados.
Ou mais comum ainda vão morrer na África.

Abraço a todos.

Uai...
Mas o novo dono da Aeronave, creio eu, vai procurar fazer todas as inspeções antes do primeiro voo. Não pode fazer como um carro usado, confiar na palavra do vendedor, dar uma volta, testar motor, cambio e se o assoalho tá entrando água [emoji23]


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

ME110

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.174
Reações
16.615
Pontos
1.379
Uai...
Mas o novo dono da Aeronave, creio eu, vai procurar fazer todas as inspeções antes do primeiro voo. Não pode fazer como um carro usado, confiar na palavra do vendedor, dar uma volta, testar motor, cambio e se o assoalho tá entrando água [emoji23]


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Então....isso se chama inspeção pré compra.
Se o comprador não é do ramo, vamos usar de exemplo um cantor qualquer, vendedor empurra cada lixo aeronáutico.....se não estão ligados.
Aeronave normalmente que estourou a barreira dos 10/20 anos já precisa de uma manutenção bem complicada/cara, se você não for do ramo....um neófito do ramo.
100% de certeza que você será enrolado.

Eu mesmo já fiz varias, é uma brigaiada entre as partes enorme.

Abraço a todos.
 

ME110

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.174
Reações
16.615
Pontos
1.379
vida útil de avião é contada em ciclos de pousos e decolagens.

Depende muito da aeronave em questão.

Se for uma aeronave convencional....tipo o Cherookee/Tupi da vida.....só se controla por horas e tempo de vida dos componentes.

Normalmente aeronaves pressurizadas, categoria transporte, motor a reação, são controladas por tempo/ciclos de motor/pousos.

Ciclos de motor entenda acionamento e corte, normalmente um acionamento e corte conta 01 ciclo.
pousos entenda decolagem/pouso, normalmente uma decolagem e pouso conta 01 pouso.
Tudo que é controlado por tempo, normalmente se refere ao primeiro certificado de aeronavegabilidade da aeronave, todos os tempos de vida são calculados a partir dessa data.

Existe exceções a regra e existem operações especiais de todo tipo....onde esses valores alteram muito.

Helicóptero controla tudo diferente, é muito mais restritivo.

Abraço a todos.
 

ME110

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.174
Reações
16.615
Pontos
1.379
Hahaha, 1974, que luxo! No primeiro vôo que fiz no curso de piloto privado, antes de decolar, reparei em uma chapinha no painel com dados de modelo, nº de série e ano de fabricação. Data de fabricação do vovô aéreo: 11/09/1947, isso mesmo, além de velho, a data era de 11/09, pensa se eu não fiquei meio desconfiado antes de decolar:kwow
Ah, o avião era um Cap 4 - Paulistinha, "pau e pano" :klolwtf

Aqui em Jundiaí o aeroclube ainda tem CAP 4, os amarelinhos da vida.

Abraço a todos.
 

SirSerius

Bam-bam-bam
Mensagens
8.572
Reações
30.991
Pontos
403
Coveirada Marota!

-----------------------

Morte de Gabriel Diniz: FAB conclui que condições meteorológicas e erro do piloto levaram à queda de avião

Cantor do hit 'Jenifer' morreu aos 28 anos em acidente no município de Estância (SE) em 2019.
Por G1 SE — Aracaju
30/10/2020 09h05 Atualizado há 2 minutos

Más condições do tempo e erros do piloto causaram queda de avião com cantor Gabriel Diniz






Más condições do tempo e erros do piloto causaram queda de avião com cantor Gabriel Diniz

Condições meteorológicas adversas, atitude e indisciplina de voo do piloto levaram à queda da aeronave que transportava o cantor Gabriel Diniz, de 28 anos, em maio de 2019. É o que aponta um relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da FAB, divulgado nesta quinta-feira (29).
No acidente, morreram também Linaldo Xavier e Abraão Farias, ambos pilotos. Mas no momento do acidente, segundo o Cenipa, apenas o primeiro estava exercendo a função e teria tomado atitudes consideradas erradas durante a operação da aeronave Piper Cherokee PT-KLO. De acordo com o relatório, o piloto não avaliou adequadamente os parâmetros para a operação da aeronave com a decisão do prosseguimento do voo em condições meteorológicas desfavoráveis.
A aeronave caiu no Povoado Porto do Mato, no município de Estância, em Sergipe, no dia 27 de maio de 2019.

Cenipa conclui investigações sobre o acidente que matou Gabriel Diniz, do hit 'Jenifer'






Cenipa conclui investigações sobre o acidente que matou Gabriel Diniz, do hit 'Jenifer'

Mapa mostra local da queda de avião — Foto: Arte G1/Roberta Jaworski

Mapa mostra local da queda de avião — Foto: Arte G1/Roberta Jaworski
Veja fatores que contribuíram para o acidente, segundo o Cenipa:

  • Atitude
  • Condições meteorológicas adversas
  • Indisciplina de voo
  • Julgamento de pilotagem
  • Planejamento de voo
  • Processo decisório

O documento aponta que a aeronave, fabricada em 1974, não estava equipada com radar meteorológico e não era certificada para voar sob Regras de Voo por Instrumentos (IFR), sendo autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) operar sem Condições de Voo Visual (VMC).
O piloto Linaldo Xavier tinha 83h50m de experiência de voo e possuía licença de Piloto Privado - Avião (PPR), em curso realizado no Aeroclube de Alagoas, em 2017, e estava com a habilitação de Avião Monomotor Terrestre (MNTE) válida. Ele estava somente qualificado para realizar o voo em rota em condições estritamente visuais. O G1 tentou contato com a família do piloto, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
A investigação entendeu que “não considerar os procedimentos previstos para se manter em condições de voo visuais concorreu para a exposição da aeronave a elevado risco de acidente”, o que contribuiu para a queda da aeronave.

Carreira do cantor

Gabriel Diniz gravou em Noronha o DVD GD na Ilha  — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

Gabriel Diniz gravou em Noronha o DVD GD na Ilha — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

No auge da carreira após estourar com a música "Jenifer", um dos hits do carnaval de 2019, Gabriel tinha 28 anos quando morreu no acidente aéreo.
Antes do sucesso com "Jenifer", Gabriel Diniz gravou "Paraquedas", com Jorge e Mateus; e "Acabou, acabou", com Wesley Safadão.
O cantor nasceu em Campo Grande (MS), mas foi criado em João Pessoa (PB), onde morava com a família.
Veja vídeo gravado por Gabriel Diniz pouco antes do voo que caiu:
Gabriel Diniz fala em vídeo gravado em avião






Gabriel Diniz fala em vídeo gravado em avião

Investigação

Após investigações, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concluiu, em maio deste ano, que o avião realizava táxi aéreo de forma ilegal e autuou o Aeroclube de Alagoas, proprietário da aeronave.
Após mais de um ano e sucessivos pedidos de adiamento de prazo à Justiça, a Polícia Federal ainda não concluiu a investigação sobre o acidente aéreo pois, de acordo com o delegado Márcio Alberto Gomes Silva, responsável pelo inquérito em Sergipe, ainda eram aguardados os laudos periciais elaborados pelo Cenipa e pelo Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal.

'Ver a cama vazia é terrível'

Um ano após a morte do filho, o pai do artista, Cizinato Diniz, falou sobre a saudade que sente. Além das memórias que retornam com a data do acidente, Cizinato disse que as lembranças são mais fortes na casa onde vivem, em João Pessoa.

“O que mais me faz lembrar Gabriel hoje é passar no quarto dele e ver a cama vazia, isso pra gente é terrível”, relata o pai.

 
Topo Fundo